Paris

Nasci para flanar | Ricardo Freire

A receita é clássica, não fui eu que inventei. Para aproveitar Paris ao máximo, basta pôr em ação o mais parisiense dos verbos: flâner. Flanar. Caminhar ao acaso. Dominar a arte de observar com discrição.

No caminho é impossível não topar com cartões-postais – que ficam ainda mais inesquecíveis quando aparecem assim, do nada, sem avisar. Mas veja bem: Paris não está apenas nas visões grandiosas. Está nos mercadinhos, nos cafés fuleiros, e sobretudo na incrível noção de elegância que todos parecem compartilhar.

E quanto à famosa rispidez dos parisienses – responda “Bonjour, Madame” ou “Bonjour, Monsieur” a cada bom-dia que receber nas lojas e restaurantes, e você vai ver como a sua percepção vai mudar.



Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
paris-comochegar2 paris-ondeficar2 paris-quantotempo2 paris-ondeesticar2
Não existe época imprópria para visitar Paris. Mas tampouco — pelo menos do ponto de vista meteorológico — existe uma época perfeita.

Os céus de Paris costumam estar mais cinzentos do que ensolarados, e é difícil escapar de alguma chuva, não importa quando você vá. Nevar é raro (quando acontece, é mais para o finzinho de janeiro ou em fevereiro).

Agosto é o mês em que parece haver mais turistas — mas é porque muitos parisienses tiram férias e saem da cidade. Alguns restaurantes e lojas voltados para os moradores podem dar férias coletivas, mas a Paris dos turistas continua funcionando.

A Air France e a TAM voam direto de São Paulo e do Rio.

A TAP liga São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza a Paris com uma conexão em Lisboa. Todas as outras cias. aéreas que levam para a Europa também chegam a Paris, saindo de São Paulo e/ou do Rio, com uma conexão.

Se você já estiver na Europa, venha de trem de Londres (2h20), Amsterdã (3h20), Colônia (3h15) ou da Suíça (3h30 de Genebra, 4h30 de Zurique).

Vindo de Portugal, da Espanha, da Itália ou de qualquer outro país, prefira o avião.

Paris é dividida em 20 bairros numerados, ou arrondissements (diga: arrondiss’mã) organizados em espiral a partir do coração da cidade, onde estão a estação Châtelet (a mais movimentada) e o Louvre.

Quanto mais baixo o número do arrondissement, mais central é a sua localização (e mais fácil fica para você se locomover). Tente ficar entre os arrondissements 1 e 6 (Châtelet/Louvre, Bourse, Marais, île St.-Louis, Quartier Latin, Sorbonne, St.-Germain), e você chegará mais rápido a qualquer canto da cidade.

Evite barbadas em fim de linha de metrô; a dica é não se hospedar perto das “Portes”, que são os limites de Paris.

Se for a sua primeira vez em Paris, não fique menos do que cinco dias inteiros. Menos que isso, só vai dar para ver a Paris que você já ‘conhecia’ antes de sair de casa.

Para quem fica mais tempo, dá para escolher um bate-volta de trem — como a Reims (45 min.), Chantilly (1h), Chartres (1h), Troyes (1h30), Nancy (1h30) ou Strasbourg (2h30). Bruxelas (1h25) e/ou Bruges (2h30), também podem ser encaixadas como pit stops no caminho a Amsterdã.

Se for para o Vale do Loire (2h de carro), fique ao menos duas noites. O Mont St.-Michel (3h30 entre trem e ônibus) também fica bem melhor com pernoite.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Paris por Ricardo Freire


3.145 comentários para “Paris”

  1. okk,obrigada bóia pela dica , estou optando mais pelo Atmosphere.
    vou deixar o canal para passeios como aqui sugerido!

    1. Oi Ricardo e cia! Queremos ir a Europa em outubro e so temos 7 dias. Pensei em começar por Paris, que ja fomos, mas foi corrido, ficando 3 dias. Depois pegar um trem para Bruges e no mesmo dia para Amsterda.
      Vocês acham viável este trajeto ou tá corrido demais. E o Airbnb é mesmo seguro para nos hospedarmos?
      Abraço!

      1. Olá, Claudia! Em 7 dias de viagem é melhor ficar por Paris e arredores. Veja: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

        O AirBnB é um site que funciona muito bem, mas você deve escolher um anfitrião com boas avaliações de ex-hóspedes.

  2. Olá,

    Estarei em Paris em junho e ficarei hospedado em apartamento alugado por meio do airbnb. Para comprovação da estadia basta o recibo de pagamento?

    Muito obrigado

    Pablo

    1. Olá, Pablo! Sim.

  3. Gostaria de saber se é seguro o site passeios@localers.com para comprar imngressos
    Aguardo
    obrigada

    1. Olá, Lu! Infelizmente não temos como garantir a confiabilidade de ninguém. Veja como pesquisar a reputação de serviços na Internet: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

    2. Olá, Lu, meu nome é Gabriela e trabalho para a Localers aqui em Paris. Também acompanho o Viaje na Viagem e vi seu comentário hoje. Além das dicas do post do Ricardo Freire, você pode também verificar os comentários dos nossos clientes acessando a nossa página no TripAdvisor: http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g187147-d3657579-Reviews-Localers-Paris_Ile_de_France.html

      Caso você decida entrar em contato conosco, sou eu mesma que vou te atender! Espero ter notícias suas em breve.

  4. quero dizer ingresso

  5. olá boia, surgiu uma duvida recentemente pois um amigo esta querendo ir junto conosco e assim pensamos na possibilidade de alugar um studio.vi alguns na localnomad e Airbnb, achas seguro? que tipo de cuiddo devo ter?
    obrigada

    1. Olá, Duane! O Ricardo Freire alugou pela AirBnB no ano passado. Note, porém, que tecnicamente é uma contravenção: uma lei parisiense proíbe o aluguel de temporada. Mas continua sendo oferecido.

  6. Sim, li sobre isso, mas gostaria de saber se e seguro,
    obrigada

    1. Olá, Duane! Tome os cuidados necessários como, verificar a autenticidade do anfitrião. Quanto mais selos o anfitrião tem, melhor e mais seguro é. Os comentários de hóspedes também são importantes para saber como foram as experiências de quem já se hospedou em determinado apartamento.

      1. obrigada boia pela dica! estou muito interessada em um otimo studio, próximo ao Pompidou ( Rue Bernard de Clairvaux, 75003 ),porem a Lina do conexão Paris fez algumas ressalvas negativas em relação ao local por juntar pessoas um tanto “diferentes”, barulhentas….gostaria muito de saber a opinião d boia se vale a pena,já que admiro esses dois blogs!grata!

        1. Olá, Duane! O entorno do Beaubourg é bastante muvucado realmente. O Ricardo Freire já alugou apartamento por lá e gostou. É uma questão de gosto e certamente não é uma região recomendável a qualquer pessoa, é preciso ir preparado para uma Paris menos fofinha do que a que se tem na cabeça. Mas as vantagens logísticas (localização e transporte) existem.

  7. Olá!
    Temos uma noite para ir ao Vale do Loire. Carro não dá para nós. Pensamos em ver somente dois castelos: o de Amboise e o Chenonceau e dormir em Tours. Em vista do horário de entrada e saída do hotel, pensamos em trem até Amboise (cedo) e visitar o castelo. De lá, ver o Chenonceau (tem ônibus?). De Amboise, ir para Tours (ônibus?) para pernoitar e ver um pouco da cidade. De Tours, voltar para Paris. Qual a melhor estação para pegar o trem em Paris? Nosso hotel é junto ao Arco do Triunfo. Obrigada, mais uma vez!

    1. Olá, Jussara! O Ricardo Freire explica como chegar nos castelos mais visitados do Vale do Loire neste post: http://www.viajenaviagem.com/2012/04/5-castelos-top-no-vale-do-loire/

  8. Sou de menor, tenho 17 anos e viajo em setembro a paris, vai ser dificil achar acomodaçao para mim? E para alugar apartamento è possivel?

    1. Olá, Heitor! Você precisará de autorização dos seus pais. Alugar apartamento no seu nome é fora de questão.

  9. Olá, Ricardo! Vou levar minha esposa para comemorar os 40 anos dela em Paris no próximo ano. As passagens já estão fechadas de 28/03 a 04/04, mas estamos muito perdidos nas intermináveis opções de hotéis… Poderia nos dar algumas dicas? Considerando o motivo da viagem, quais seriam as opções de passeios imperdíveis para uma semana em Paris? Muito obrigado!

  10. ola, chego em Lisboa ,depois de uma semana voo a Paris, volto pra Lisboa , e de Lisboa pra SP.
    faz a imigração somente em Lisboa?

    grato

  11. olá boia, agora surgiu uma duvida se seria melhor alugar um studio pois ira mais uma pessoa conosco. Entao recorri ao AIRBNB e v um studio muito legal na Rue Bernard de Clairvaux, Paris, Ilha de França 75003
    pelos comentários o lugar parece ótimo, que achas? devo ter algum cuidado extra ao fechar?
    obrigada

  12. Olá Ricardo,

    Irei em junho para europa (viagem de 20 dias)com marido e filha (15 anos). Porém estou em dúvida entre 2 roteiros:
    1. Paris/Inglaterra/Interlaken e Salzburgo ou
    2. Paris/Inglaterra/Interlaken e Vale do Loire.
    Qual a sua sugestão ?

    1. Olá, Claudia! A opção do Vale do Loire faz mais sentido logístico.

      Compre passagem com ida Brasil-Londres e volta Zurique-Brasil (ou o contrário). Faça Londres-Paris de trem, vá ao Vale do Loire de trem e volte a Paris, faça Paris-Interlaken de trem, Interlaken-Zurique de trem.

  13. Oi Ricardo,
    Irei em meados de maio para Milão e S.Moritiz até Zurich,você tem dica de restaurante bom para aproveitarmos bem?

    1. Olá, Simone! Quem responde é A Bóia.

      Você cita Milão, St. Moritz e Zurique na sua pergunta, mas faz a pergunta na página de Paris. Por favor, use sempre posts relacionados ao destino.

      Leia sobre Zurique:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/04/24-horas-em-zurique-o-roteiro-completo-do-bruno-vilaca/

      http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

  14. Boa noite, tenho planos de ir para Paris em Julho, gostaria de ficar em algum albergue, você poderia me indicar algum?
    Obrigada!!

    1. Olá, Jéssica! Procure no http://www.hostelworld.com .

  15. Estaremos chegando em Paris através da Eurostar, saindo de Londres as 10 hs. Será possível ir a Versalles, conhecer o castelo e ver o show noturno de fogos? Como voltar se o trem já parou?

    1. Olá, Themys! Deixe para ir a Versalhes num outro dia. Neste dia você só terá feito check-in e se livrado das malas no hotel às 14h.

  16. Olá, estou pensando em alugar um apartamento em Paris, entre julho e agosto. Vi um apartamento no 7º arrondissement (Avenue de Breteuil). É um bom lugar? Fácil locomoção? Seguro?

  17. Olá Bóia,
    Vou para Budapeste em junho e farei escala em Paris.
    Já conheci a cidade em outra viagem (7 dias) e minha espera no aeroporto será de 7 horas. Você acha que dá tempo de sair do aeroporto para respirar uns ares parisienses? Ou sobra pouco tempo líquido?
    Saindo da imigração, com quanto tempo de sobra dá pra arriscar essa saída?

    1. Olá, Denise! Pense em até duas horas para a imigração, duas horas de antecipação para estar no aeroporto de volta para os procedimentos de embarque, uma hora para ir e uma hora para voltar do centro.

      Leve um livro, é o mais sensato a fazer.

  18. Olá Bóia, quero fazer uma viagem França-Itália ou Portugal-Espanha, quantos dias você recomenda para cada viagem? Quero muito conhecer o interior francês se for a primeira , ou o interior português se for a segunda, principalmente as paisagens montanhosas. Devo usar carro? E avião para ir de uma cidade à outra?

    1. Olá, Rosiane! Primeiro você deve escolher o roteiro que quer fazer. Escolhendo os países, procure saber as cidades que quer visitar. Quando tiver uma idéia mais concreta, poderemos ajudar.

      Para ajudar a montar seu roteiro, leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      Para dicas dos países, veja:
      http://www.viajenaviagem.com/category/franca/
      http://www.viajenaviagem.com/category/italia/
      http://www.viajenaviagem.com/category/portugal/
      http://www.viajenaviagem.com/category/espanha/

  19. Olá, irei a Paris em setembro, depois vou a Milao, Veneza, Forence e Roma, a minha dúvida e se volto p/Paris para retornar a São Paulo . A melhor opção Roma/Paris e avião?
    Obrigada, Mara

    1. Olá, Mara! Compre passagem com ida a Paris e volta desde Roma.

      De Paris a Milão vá de avião. Orce quanto fica incluindo este trecho na passagem internacional e quanto fica separadamente.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

  20. Olá, pretendo ir à Paris em setembro, mas não estou encontrando passagem promocional, estão muito caras. Haverá algum evento importante na cidade nesse mês? Obrigada Cristianne

    1. Olá, Cristianne! A melhor época para comprar passagem aérea é até 3 meses antes da data da viagem. Depois disso, a não ser que apareça uma super promoção, os preços não caem. Compare preços de passagens em buscadores como Submarino ou http://www.kayak.com.br.

      Para entender mais sobre as passagens aéreas e seus preços, leia: http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-comprar-passagens-areas-nacionais-internacionais/

  21. Olá!
    Sou fã do Viaje na Viagem, tanto no blog quanto no radio! Valeu pelas dicas de Paris, mas ainda estou com uma duvida.
    Estou indo com meu marido para Paris em novembro, de 17 a 27. Como nao é nossa primeira vez na cidade, gostariamos de pegar os 3 primeiros dias e explorar alguma regiao próxima, antes de nos estabelecermos na capital, por volta de 20/11. Pesquisei sobre a Bretanha e Mont Saint Michel, mas nessas datas não terá o ‘esquema’ das marés. Então a Bretanha ficará para uma proxima oportunidade. E o Vale do Loire? Vale a pena em novembro? Que outra dica vocês dariam?
    Super obrigada!

    1. Olá, Ticiana! Sim, o Vale do Loire é possível.

      Leia sobre o Vale do Loire:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/04/5-castelos-top-no-vale-do-loire/

  22. Olá
    Acho suas dicas fantásticas.
    Irei para Paris em julho, com minha neta de 16 anos.Comprando o Paris Museum Pass para mim, minha neta (que tem entrada gratuita em vários museus) pode entrar comigo, só com Carteira de estudante?
    ,Obrigada

    1. Olá, Walderez! Ela entra com você com carteira de identidade. Menores de 18 anos têm entrada livre nos museus de Paris, e como você poderá furar fila, ela fura junto.

  23. Olá Boia e Ricardo!
    Seu site é sensacional!
    Estou precisando de uma ajuda! Estou indo com meu marido daqui a 3 semanas para Paris e Londres. E entre essas duas cidades tenho 3 dias e eu gostaria de encaixar alguma outra. Já conheço Amsterdam e as opções que pensei foram: Zurich (achei vôos com bons preços) ou Bruxelas (mas me falaram que é meio sem graça). Uma outra opção é ficar só em Paris e fazer passeios por perto, de um dia, indo e voltando para não ter que reservar hotel, e as opções que me atraem são: Giverny, Estrasburgo, vale do Loire e Bruges. O que você faria, qual sua dica? Se tiver alguma outra cidade também estou super aberta a sugestões! Muito obrigada!!

  24. Uma dúvida que vejo que vários têm dos hotéis Ibis em Paris é qual fica melhor localizado. Acabo de chegar, fiquei no Ibis Cambronne, no Opera Bastille e no Styles Republique. Todos são muito bem localizados e com estações de metrô perto, porém sem nenhuma dúvida a melhor localização é do Ibis Paris Cambronne (Tour Eiffel), disparado. É um setor muito agradável, bonito, bem frequentado e limpo.

  25. Olá! Obrigada pela resposta, mas sem querer abusar, vc acha que vale mais a pena ir para essas cidades próximas do que para Zurique?

    1. Olá, Gabriela! O Ricardo Freire acha Zurique a mais desinteressante das cidades suíças.

      Veja aqui 30 roteiros na Suíça e veja se você tem tempo para o desvio:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

  26. Paris é linda, muitos lugares para conhecer, charme e história. Passear pelo Louvre ou Notre-Dame ou, ainda, apreciar a Torre Eiffel são coisas fantásticas. Gostei muito do texto abaixo que fala um pouco da história de alguns lugares de Paris.

    http://www.pensopinando.com/2014/05/conhecendo-um-pouco-de-paris.html

  27. Gostaria de saber o que funciona no natal em Paris e se recomenda algum restaurante para reservar na data.

    1. Olá, Anali! Natal em Paris é uma noite comum para quem não tem uma festa pra ir. Existem dezenas de restaurantes legais em Paris. Alguns como o Les ombres (No ultimo andar do Museu Quai Branly) e Georges (último andar do museu Centre Georges Pompidou) tem janelas de vidro, com uma bela vista de Paris. Pense no que deseja ceiar e quanto quer gastar e faça a sua escolha. :) É recomendável reservar o restaurante com antecedência.

  28. [...] menos ou mais experiente, que foram cruciais nas duas vezes em que estive na cidade luz, são eles: http://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire/; http://www.vamosparaparis.com/; http://www.tripadvisor.com.br/. Estes sites são acessíveis, com [...]

  29. Bóia, quantos euros eu tenho direito de comprar oficialmente para viajar para o exterior.
    No caso: Paris?
    Me falaram que é só ir em determinadas agências do banco do Brasil e levar a cópia da passagem.
    Obrigado,

    1. Olá, Zé Maria! Em cédulas, você pode sair do Brasil com o equivalente a R$ 10.000 ou entrar na França com 10.000 euros. Passando desses valores, é preciso declarar à Receita brasileira na saída e à receita francesa na chegada. É perfeitamente legal sair do Brasil/entrar na Europa com valores superiores ao limite, desde que seja declarado.

      Cartões pré-pagos normalmente podem ser carregados com o equivalente até 10.000 dólares. Você pode comprar quantos cartões quiser, ou ir recarregando o cartão à distância. Cartão pré-pago não conta como dinheiro vivo.

  30. Bóia, eu e minha esposa estamos indo para Paris no dia 20/07/14 e retornamos no dia 13/08/14. Vamos ficar hospedados na casa de um casal brasileiro até o dia 30/31 de julho. Depois, pensamos em visitar outras cidades/países, só que queríamos comprar um pacote terrestre de 10/12 dias percorrendo o que desse neste tempo. Você sugere que eu compre este pacote aqui no Brasil ou é fácil adquirir pacotes terrestres lá em Paris (com guia brasileiro, já que não falamos francês nem inglês)? Agradeço as dicas que você puder passar para nós. Um forte abraço! P.S. Se puder, sugira alguns roteiros legais.

    1. Olá, Zé Antônio! Desculpe, mas infelizmente não temos a menor intimidade com esse tipo de viagem. Sugiro que você passe numa agência aqui no Brasil e contrate uma excursão terrestre com guia em espanhol ou português.

  31. Ola estou pensando em viajar para paris em novembro com minha esposa, porém não sei absolutamente nada da lingua francesa, quais os maiores problemas que irei encontrar? dizem que o povo francês não gosta muito de se comunicar em inglês!

    1. Marcelo, se vc decorar meia dúzia de frases em francês, e abordar os parisienses na lingua deles, vc não terá dificuldade alguma, pelo contrário, eles serão bem solícitos e muitas vezes te responderão em inglês.
      O que vc não dvee fazer é abordar um parisiense em inglês.

    2. É isso mesmo, Marcelo. Os franceses serão educados se você for educado com eles. Bonjour, merci, sil vous plait, não custa nada aprender o mínimo, e você vai ver a diferença. Estive em Paris recentemente e fiquei impressionado com a educação e até com a simpatia dos parisienses, fui muito bem tratado. Paris pra mim é a cidade mais linda do mundo, depois do Rio de Janeiro.

    3. Olá, Marcelo! Como os colegas disseram, sempre comece as frases com Bonjour ou Bonsoir. Em seguida, pergunte: Parlez-vous anglais? (parlê vu anglé?) E sempre agradeça. Merci!

  32. Boa noite, qual área ou bairros ficam perto da estação da Eurostar, pq meu vôo sai 12:00 em Londres e tenho que sair de Paris no primeiro trem. Ou caso fique inviável, volto p Londres no dia anterior.

    1. Olá, Sabrina! Em Paris, o Eurostar chega na Gare du Nord, que fica no 10º arrondissement. Se dormir em Londres na noite anterior é uma possibilidade, prefira essa alternativa.

      1. Obrigdo, foi essa mesma a minha escolha, prefiro evitar dor de cabeça e peguei um hotel perto do aeroporto.

  33. Olás! Já fui a Paris há dois anos atrás, ficando na cidade por 17 belos dias. Inesquecível essas férias, que deixaram uma sensação de que o retorno deveria ocorrer muitas outras vezes na vida!!!! Com esse sentimento, estou retornando à França entre os dias 17 a 28 de junho. Contudo, dessa vez pensei em ficar apenas por 4 dias em Paris, sendo o restante do tempo usufruído na região de Bordeaux. Alguma dica bacana de Bordeaux? Não encontrei posts dessa cidade e das redondezas no site.

    Pensei também em partir de Bordeaux um dia (esquema bate e volta) para visitar Carcassone ou para ver arte rupestre ou na Caverna de Lascaux ou na de Perche Merle. Será que vale a pena devido à distância?

    Grandes Abraços de uma fã do Viaje na Viagem
    Ana Carolina

  34. Ah… descobri que a partir do dia 26/06 ocorrerá Féte le vin em Bordeaux. Alguém já foi? Vale a pena?
    Abraços,
    Ana Carolina

    1. Olá, Ana Carolina! O Viaje no Detalhe tem ótimas dicas de Bordeaux: http://www.viajenodetalhe.com.br/category/aquitaine/

      Bordeaux está a 335 km de Carcassonne. Um bate-volta seria exaustivíssimo.

      Vamos compartilhar sua pergunta da Fête du Vin no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

      1. Olá, Ana Carolina. Estava em Bordeaux e tive a mesma dúvida: valeria a pena mudar meu roteiro (Sarlat e região e depois Bayonne) para ficar e curtir a Fête le Vin? Uma pessoa em Saint-Emilion me convenceu de que a troca não seria boa… Segundo ela, os expositores da festa não produzem vinhos tão bons como os dos châteaux de Saint-Emilion. Além disso, a festa fica lotada e a cidade cheia de turistas (que já estão lá por causa das “soldes”). Eu desisti…

  35. Alguém sabe algo sobre a greve dos agentes do serviço de segurança da Torre Eiffel?
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2014/06/13/interna_mundo,432441/torre-eiffel-e-fechada-por-greve-dos-funcionarios-do-servico-de-seguranca.shtml
    Tá fechada? Tem previsão?

  36. Caros amigos do Viaje na viagem, meu marido e eu estamos pensando em viajar para a Europa em dezembro (20/12 – aniversário de 34 anos de casamento)indo direto para França, ficando lá 7 a 8 dias, depois iríamos para a Espanha, mais 7 a 8 dias e, finalmente Portugal,7 a 8 dias também.Seria possível esse percurso de trem começando por Paris, se possível, qual seria o melhor caminho e o tempo está razoável ou poderíamos readequar os dias em cada país? Podemos comprar o passe de trem para os três países?
    Gostaria de fazer uma viagem sem correrias, nem que não víssemos tudo que há para ver.Espero que me ajudem, pois estou planejando sozinha o roteiro e tenho muitas dúvidas.Desde já agradeço a atenção.

    Maria de Lourdes Pacanaro Bueno.

    P.S. Adoro o site de vocês e já utilizei muitas de suas dicas em outras viagens que fiz!

    1. Olá, Maria de Lourdes! A gente sugere o trem para deslocamentos de até 4 horas de duração. Para viagens mais longas, o avião é mais recomendado. Entre Madri e Barcelona, por exemplo, seria indicado ir de trem, mas não entre Madri e Paris.

      Leia mais aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/
      http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

  37. Olá!
    Vou a Paris com meu marido e filho de 3 anos no final de agosto, ficarei 5 dias, estou pensando em ficar em um Ibis, vi que existem vários, você me recomendaria qual deles, principalmente com relação a localização, perto de pontos turísticos,segurança,etc
    Há! Adoro esse site! Parabéns!!!

    Abraços
    Estela

    1. Olá, Estela! Para ver as melhores regiões para se hospedar em Paris, leia: http://www.viajenaviagem.com/2011/10/em-que-regioes-de-paris-e-melhor-se-hospedar/

      O Ibis mais bem localizado na opinião do Ricardo Freire é o Bastille Opéra; o segundo é o Alésia Montparnasse.

    2. Estela, eu acabo de chegar de Paris e fiquei tanto no Ibis Bastille Opera como no Ibis Cambronne Tour Eiffel. Vou ter que discordar do VnV alguma vez, pois gostei muito mais da localização e do bairro do Ibis Cambronne. Não que seja mal localizado o Bastille Opera, de jeito nenhum, mas Cambronne tem muito mais charme, e é melhor frequentado e limpo. Questão de gosto mas, por exemplo, das poucas vezes que vi pessoas dormindo na rua em Paris, foi perto do Bastille Opera. Já em Cambronne me senti um parisiense, é um bairro bem tranquilo e seguro, mas com três estações de metrô ao lado, e boas linhas de ônibus, que é o melhor meio de transporte de Paris.

  38. Ricardo estamos indo para Londres/Paris 07 dias em cada pais, mas minha preocupacao é onde comer de uma forma economica em Paris , estou indo com minhas filhas adolescentes que não curtem alta gastronomia e muito menos bistros franceses , voce poderia dar umas dicas de lugares agradaveis para fazermos uma refeicao legzl para agradar paladares de jovens ?

    1. Olá, Marilda! Haverá pizzarias e cantinas por toda parte.

      Temos um post sobre lugares baratos, mas a maioria é de cozinha francesa:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/07/paris-onde-jantar-sem-ir-a-falencia/

  39. Olá, Bóia vou a Paris na segunda quinzena de agosto/2014, gostaria de comprar o ingresso para o Louvre e imprimir em casa(não quero enfrentar fila), tem como? Caso sim, pode me dar uma ajuda, obrigada.

    1. Olá, Leila!

      Recomendamos o Paris Museum Pass:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-museum-pass/

      Se quiser mesmo só o ingresso do Louvre, compre no site da Fnac:
      http://louvre.fnacspectacles.com/

  40. Olá, estou em Paris a 3 dias com minha esposa e filha, e gostaria de dar uma volta a noite pela cidade para ver a iluminação. Estou pesquisando as linhas de ônibus noturnos, porém tenho algumas dúvidas:
    pago as passagens com os mesmos bilhetes do ônibus diurno?
    É seguro?
    Alguém tem alguma sugestão de rota?

    1. Olá, Carlos! Sim.

  41. Olá, gostaria de saber quatos devo levar para gastar em uma viagem de 6 dias Paris/Londres.

    1. Olá, Kennedy!

      Veja como estimar gastos de viagem:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

  42. Olá estou interessada em frequentar um curso em Paris e gostaria de saber a melhor forma de acomodação, achei alguns sites de host families, gostaria de saber se esse tipo de acomodação é seguro. Estou vendo no site frenchstudentstays.com, vc conhece?

    1. Olá, Cristiane! Para hospedagem de longa duração, o melhor é examinar as recomendações do seu curso.

  43. Ficarei 4 semanas, e a escola nào faz nenhuma recomendação a respeito de acomodação, gostaria de saber se esse sistema de host family é confiável, e se vc conhece o site que falei, ou tem algum para me recomendar.

    1. Olá, Cristiane! Desculpe, mas não somos experts neste segmento. Sabemos, no entanto, que é bastante comum estudantes de cursos de línguas se hospedarem em casas de família. Mas não temos como atestar sobre a idoneidade de nenhuma empresa.

      Veja como apurar a reputação de empresas na internet:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

  44. Olá, no início de agosto vou passar 6 dias entre a Riviera francesa com base em Nice e 8 dias pelo norte da italia (genova, florença, bologna, veneza, verona e milao). Gostaria de saber qual a melhor forma de se locomover nessas cidades, visto que será alta temporada nesses países. O ideal seria alugar um carro ou optar pelo trem e/ onibus ?
    Muito obrigada !

  45. Olá, eu é minha irmã estaremos em Paris de 10 a 17 de julho
    Poderia nos orientar como aproveitar melhor essa semana?
    Obrigada

    1. Olá, Bárbara! Clique nos links e veja as dicas para montar o seu roteiro! ;)

  46. Ola Boia, tenho uma dúvida sobre a entrevista na imigração em Paris. Vou para lá com minha mãe, que é aposentada e não tem cartão de crédito.
    Sobre aquela quantia em dinheiro suficiente para cobrir todos os dias de viagem, eu posso apresentar o limite só do meu cartão de crédito para cobrir a quantia de nós duas ou não? Cada uma tem que apresentar o seu valor separado? Obrigada!

    1. Olá, Natasha! Vocês podem passar juntas, porque são da mesma família.

  47. Boa tarde Ricardo, vou para Dusseldorf a trabalho na metade de novembro e quero aproveitar e passar uma semana com minha esposa em Paris. É muito ruim esta ápoca, ou da para aproveitar a cidade. O que dá para fazer?

    1. Olá, Estevão! Faz frio. Aproveite as atividades indoor. Leia: http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

  48. Amigos, alguém tem sugestões de bate e volta para fazer a partir de Carcassonne?
    Obrigado
    Valdinho

    1. Olá, Valdinho! Este site indica 18 programas para fazer sem carro em Carcassonne, incluindo alguns bate-voltas:

      http://www.pouillypants.com/appartement/18things.htm

  49. Olá ,
    O Parque da Eurodisney fica aberto em janeiro? Vc acha que é muito frio pra levarmos as crianças?
    grata

    Marta

    1. Olá, Marta! A Disneyland Paris abre todos os dias do ano. No inverno, as temperaturas são baixas e pode ser um pouco complicado para adultos e crianças que não estão acostumados com o frio. Mas todas as atrações, lojas e restaurantes têm aquecimento. E se puder, escolha ir em um dia de sol.

      Para saber as médias históricas de temperatura de Paris em janeiro, veja: http://www.worldweatheronline.com/Paris-weather-averages/Ile-De-France/FR.aspx

  50. Obrigado Bóia.
    O site é ótimo. Abraço

1 ... 26 27 28

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!