Paris

Nasci para flanar | Ricardo Freire

A receita é clássica, não fui eu que inventei. Para aproveitar Paris ao máximo, basta pôr em ação o mais parisiense dos verbos: flâner. Flanar. Caminhar ao acaso. Dominar a arte de observar com discrição.

No caminho é impossível não topar com cartões-postais – que ficam ainda mais inesquecíveis quando aparecem assim, do nada, sem avisar. Mas veja bem: Paris não está apenas nas visões grandiosas. Está nos mercadinhos, nos cafés fuleiros, e sobretudo na incrível noção de elegância que todos parecem compartilhar.

E quanto à famosa rispidez dos parisienses – responda “Bonjour, Madame” ou “Bonjour, Monsieur” a cada bom-dia que receber nas lojas e restaurantes, e você vai ver como a sua percepção vai mudar.



Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
paris-comochegar2 paris-ondeficar2 paris-quantotempo2 paris-ondeesticar2
Não existe época imprópria para visitar Paris. Mas tampouco — pelo menos do ponto de vista meteorológico — existe uma época perfeita.

Os céus de Paris costumam estar mais cinzentos do que ensolarados, e é difícil escapar de alguma chuva, não importa quando você vá. Nevar é raro (quando acontece, é mais para o finzinho de janeiro ou em fevereiro).

Agosto é o mês em que parece haver mais turistas — mas é porque muitos parisienses tiram férias e saem da cidade. Alguns restaurantes e lojas voltados para os moradores podem dar férias coletivas, mas a Paris dos turistas continua funcionando.

A Air France e a TAM voam direto de São Paulo e do Rio.

A TAP liga São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza a Paris com uma conexão em Lisboa. Todas as outras cias. aéreas que levam para a Europa também chegam a Paris, saindo de São Paulo e/ou do Rio, com uma conexão.

Se você já estiver na Europa, venha de trem de Londres (2h20), Amsterdã (3h20), Colônia (3h15) ou da Suíça (3h30 de Genebra, 4h30 de Zurique).

Vindo de Portugal, da Espanha, da Itália ou de qualquer outro país, prefira o avião.

Paris é dividida em 20 bairros numerados, ou arrondissements (diga: arrondiss’mã) organizados em espiral a partir do coração da cidade, onde estão a estação Châtelet (a mais movimentada) e o Louvre.

Quanto mais baixo o número do arrondissement, mais central é a sua localização (e mais fácil fica para você se locomover). Tente ficar entre os arrondissements 1 e 6 (Châtelet/Louvre, Bourse, Marais, île St.-Louis, Quartier Latin, Sorbonne, St.-Germain), e você chegará mais rápido a qualquer canto da cidade.

Evite barbadas em fim de linha de metrô; a dica é não se hospedar perto das “Portes”, que são os limites de Paris.

Se for a sua primeira vez em Paris, não fique menos do que cinco dias inteiros. Menos que isso, só vai dar para ver a Paris que você já ‘conhecia’ antes de sair de casa.

Para quem fica mais tempo, dá para escolher um bate-volta de trem — como a Reims (45 min.), Chantilly (1h), Chartres (1h), Troyes (1h30), Nancy (1h30) ou Strasbourg (2h30). Bruxelas (1h25) e/ou Bruges (2h30), também podem ser encaixadas como pit stops no caminho a Amsterdã.

Se for para o Vale do Loire (2h de carro), fique ao menos duas noites. O Mont St.-Michel (3h30 entre trem e ônibus) também fica bem melhor com pernoite.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Paris por Ricardo Freire


3.038 comentários para “Paris”

  1. Ricardo, estou pensando em fazer uma viagem de 5 dias em Paris, 5 dias em Roma e 10 dias na Austrália agora em junho ou julho devido as férias escolares das minhas filhas e da minha esposa. A ida para a Austrália é para visitarmos um sobrinho que está morando lá. Antes íamos apenas para a Roma pois minha filha de 11 anos queria conhecer a Itália e aí, minha outra filha de 9 anos quer conhecer o Museu do Louvre por isso pensamos nestes prazos em cada região, é possível? Qual sua recomendação? A minha filha mais velha sofre de eplepsia, tem alguma recomendação especial?
    Abraços

    João Eudes

    1. Olá, João Eudes! Quem responde é A Bóia. Converse com o médico da sua filha sobre as precauções devidas.

      Leia sobre a Austrália:
      http://www.viajenaviagem.com/category/sydney
      http://www.viajenaviagem.com/category/melbourne
      http://www.viajenaviagem.com/category/hamilton-island

  2. Oi Ricardo ! Podemos contar com sua critica/sugestão para fechar nossa programação na França ?
    Resumo ( já com que já reservamos)
    18/4 :chegada 15:00 Londres (H) -hotel Ibis St Pancras.
    19/20/21: ( 3 dias) Londres ( compramos bus+torre+london eye para dia 19/ programamos +1 dia museus/+1 dia livre)
    22/4 : Saida Londres-Paris via Eurostar.Na Gare du Nord pegar carro alugado as 16:00 e iniciar viagem para Loire.
    23/24/25 :( 3 dias) Reservamos (ainda não esta pago)hotel em Amboise que nos pareceu melhor base .( rodar e voltar)
    26/4 :Retorno a Paris :entregar carro e pegar chaves apt alugado (o que nos espera?rsrsrsrs)no Marais.
    27/4 a 3/5: ( 8 dias)Paris
    4/5: embarque 7:00 Rio.
    Bom… minhas inseguranças de principiante: faltou um dia em Londres ( já era ..), 2 e não 3 dias no Loire !, 4 dias em Paris é o mínimo mas queria sua recomendação para programar os demais dias ( temos 3 dias que imaginei fora de Paris ….Versalhes/Reims/Provins/Troie/…….?
    Temos um feriado no meio do caminho e tambem imaginei ( se indicar) fazer esses bate volta intercalando com Paris e tambem ainda não fechei o micro ( o que fazer no dia…+/- sem stress para comemorar 35 anos de casados…)
    Que sugere?
    Seja o que for , desde já agradecemos por tudo que temos absorvido do seu blog. Abs !!!

    1. Olá, Claudio & Lourdes! Quem responde é A Bóia.

      Numa primeira viagem, o Ricardo Freire recomenda um mínimo de 5 dias, idealmente 7 dias, tanto em Londres quanto em Paris.

      Já que você quer um conselho, verifique as condições de alteração da passagem do Eurostar. Aumente a quantidade de dias em Londres. Programe dois dias inteiros no Loire. Desencane de mais bate-voltas, nada será mais interessante do que ficar em Paris.

  3. Compartilho link de ótimo post recente do sempre ótimo site Conexão Paris sobre cursos de francês em Paris: http://www.conexaoparis.com.br/2014/02/23/curso-de-frances-em-paris/

    Espero que ajude!
    Abcs!

  4. [...] Posted on 9 março, 2014 in Geral Essa definição eu achei na internet no site do Ricardo Freire… A receita é clássica, para aproveitar Paris ao máximo, basta pôr em ação o mais [...]

  5. Zé Maria, a recomendação da Maria das Graças é a melhor. Ainda estes dias estava lendo um post sobre curso de francês no Conexão Paris.

    Bóia, há comentários queixosos, de que a Aliança Francesa, na França, não é do mesmo nível que as do Brasil.

  6. Olá Ricardo! Vou passar por Paris por dois dias e estou em dúvida em que local me hospedar…Gostei muito de Um Hostel em Montmarte e um hotel em Saint Dennis perto do Louvre….apesar do distrito deste ultimo ser bem localizado, gostei muito dos passeios turísticos do Hostel….Vou sozinha…Qual sua opinião? Obrigada..abs

    1. Olá, Carol! Montmartre é animado, mas é fora de mão para deslocamentos em Paris.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/10/em-que-regioes-de-paris-e-melhor-se-hospedar/

  7. Olá Ricardo, gostei do seu blog que não conhecia . Morei 3 anos em Paris na década de 70 e volto à minha 2a pátria cada 2 anos .Escrevo p/ te dar uma dica que talvez vc não conheça e que eu adoro : o Comptoir de la Gastronomie , misto de bistrô e empório onde se acha coisas ótimas p/ quem curte cozinhar em particular
    o foie gras en bocal, produzido por eles . Fica na rue Monmartre não longe da Montorgueil e da Rue Tiquettonne onde costumo ficar . Abraço , Carlos

    1. Obrigada, Carlos! Vou repassar! (O Ricardo Freire adooooora a região da Montorgueil/Tiquetonne!)

  8. (Dúvida: poluição altíssima em Paris?)

    Olá, Bóia e pessoal! :)
    Li muuuitas dicas aqui no site, reservei hotéis e alguns passeios a partir das dicas daqui, obrigada mesmo a todos vocês!

    Viajo dia 02/04.
    Só que, agora que estou com tudo reservado e passagens compradas…vi em vários websites a notícia de que Paris está com o nível de poluição “quase insuportável”, que o ar está “irrespirável” (jornal de Portugal).
    :( :( :(

    Vocês têm notícias de algum contato de lá, que possa confirmar se a situação está complicada assim mesmo, ou se é exagero da mídia? (fico muito preocupada, pois sou bastante alérgica)

    Gostaria muito de viajar assim mesmo, não quero perder todo o “din-dim” que já gastei..fora a frustração…mas gostaria de ter uma ideia da situação que vou encontrar…faltam apenas 15 dias para a tão sonhada viagem!

    Desde já, obrigada!
    Abraços!

    1. Olá, Beatriz! O Conexão Paris, ótimo blog com tudo sobre a cidade, colocou um post sobre o assunto hoje mesmo:
      http://www.conexaoparis.com.br/2014/03/14/poluicao-em-paris-transportes-gratuitos-ate-domingo/

      Você pode perguntar por lá como está a situação, já que a Maria Lina mora em Paris mesmo. Os jornais costumam exagerar mesmo, nesses casos.

      1. Oi, Bóia, obrigada pela resposta!
        Vou falar com eles sim.
        Abração e obrigada!

        :)

        1. Beatriz, estou em Paris durante essa semana e essa história da poluição estar terrível pode até ser verdade para padrões europeus. Mas, se comparado a padrões de cidades como São Paulo, RJ e outras, a situação é bem tranqüila. Pode-se ver até estrelas e a lua durante a noite….coisa que aliás não vejo em SP faz algum tempo.

  9. Ola bóia boa tarde!!

    Qual informação você tem sobre o bairro de Franconville – Le Plessis Borchaud em Paris??

    Gostaria de saber se a região é boa??? Se é muito distante do centro, se da pra ir de metro?

    1. Olá, Irene! É um subúrbio. Fica a 25 km. É servido pela linha E do trem suburbano RER.

  10. Olá!vou para Paris (1a vez) com meu marido e nossa filha adolescente,e gostaria de opiniões sobre o hotel Le Six e o Atmosphère,quanto a localização e qualidade dos serviços.Obrigada,pessoal do VNV!

    1. Olá, Monica! O Le Six fica em Montparnasse, entre os boulevards Raspail e Montpanasse, já perto do Jardim de Luxemburgo. Clique e leia o que dizem do hotel no Booking.

      O Atmosphères fica na rue des Écoles, zona hoteleira entre o Quartier Latin e o Panthéon. Ali por perto, a praça da Contrescarpe e a rue Mouffetard são lugares interessantes. Clique e leia o que dizem do hotel no Booking.

    2. Monia , vou a Paris emsetembro com minha filha, reservei o Atmospheres depois de uma longa pesquisa, me pareceu ótimo ,caso fique nele deixe aqui teu parecer!!

  11. Olá Boia e Ricardo!

    O que podem me dizer do passeio de barco no rio sena? Onde procuro? Alguma empresa mais recomendada?

    Grata

    Aline

    1. Olá, Aline! Você pode escolher entre Bateaux Parisiens, Bateaux Mouches et Vedettes du Pont Neuf.

      Nossa recomendação é usar o barco-ônibus Batobus, cuja tarifa dá direito a um dia de navegação:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/10/paris-batobus-barco-onibus-pelo-sena/

  12. Ola!
    Ja fui a Paris e conheci os pontos turisticos principais, como torre, arco, rio sena, louvre, entao agora vou passar 3 ou 4 dias, depois sigo para Madri, queria sugestao do que posso fazer em Paris nesses 3 dias?
    Obrigado desde ja!

    1. Olá, Lilian! Sugerimos alguns passeios na página-guia de Paris: http://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire/
      Você também pode consultar o blog Conexão Paris da Maria Lina para outras dicas:
      http://www.conexaoparis.com.br/

  13. Olá pessoal!
    Estamos programando fazer 4 destinos da Europa: Amsterdam, Colônia, Bruxelas e Paris. Nossas férias estão programadas para agosto/2014 e queríamos confirmar se devido as férias européias muitos locais estarão fechados.
    Desde já eu agradeço a ajuda. Abraços.

    1. Olá, Vanessa! Alguns restaurantes podem dar férias coletivas em Paris. As atrações turísticas estarão todas funcionando. A exceção é o dia 15 de agosto, que é feriado na Itália.

  14. Olá! Pretendo ir a Paris num voo com conexão em Lisboa. Gostaria de saber onde vou passar primeiro pela imigração, Lisboa ou Paris? Minha preocupação é que se for primeiro em Lisboa talvez não dê tempo, pois a previsão de chegada em Lisboa é as 5:55 e o voo para Paris as 6:55. Obrigada desde já!

    TP0060
    – 12 ago 16:45 Brasília 13 ago 05:55 Lisboa Economy

    TP0436
    – 13 ago 06:55 Lisboa 13 ago 10:20 Paris (ORY) Economy

    1. Olá, Ana Luiza! Você passa pela imigração em Lisboa. O tempo de conexão é mesmo curto. Sendo as passagens vinculadas, a cia. aérea se responsabiliza caso algum atraso cause a perda do 2º vôo. Intervalos um pouco maiores são mais seguros.

      1. Olá Bóia, muito obrigada pela resposta!

    2. Olá Bóia, obrigada pela resposta! Abraço

  15. Olá, gostaria de uma indicação de um hotel bem localizado em Paris e com um bom preço! Obrigada

    1. Olá, Mercia! No post acima, o Ricardo Freire indica as melhores regiões no “onde ficar”. E se quiser saber mais sobre hotéis, você pode ler aqui alguns relatos de leitores: http://www.viajenaviagem.com/2011/02/hoteis-em-paris-os-depoimentos-dos-leitores/

  16. Olá,

    estarei hospedda no hotel Crystal em Saint Germain, apenas com minha mãe, mas como estaremos com muitas bagagens (2 cada uma mais a de bordo), não acho viável irmos de transporte público ao Aeroporto.

    A dúvida é: para o Aeroporto Orly, a melhor opção custoxbenefício seria o taxi, correto? (comparado a transfer particular). O taxi nesse caso tem uma tarifa fixa ou é velocímetro? Como agendar? Ouvi dizer que agendr através do hotel fica bem mais caro… Iremos embora de Paris no dia 23 de abril. Grata, josiane

    .

    1. Olá, Josiane! Sim, a forma mais prática de chegar ao seu hotel, nesse caso, é o táxi. Partindo de Orly, a corrida não fica cara e é por taxímetro. Procure pela fila do táxi oficial.

      Leia mais aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

      1. Oi Bóia, obrigada pela resposta!!! Na verdade a dúvida é inversa, ir do hotel ao Orly… Agendar taxi pelo hotel? Pagar um transfer particular? Sem usar transporte público o que é melhor???

        1. Olá, Josiane! Agende um táxi ou uma van compartilhada com o hotel. No sentido Paris-aeroporto, ir de van é menos complicado do que pegar a van no aeroporto.

  17. Uma foto no museu D’orsay. fantastique!
    Cumpts,
    viagemdoceviagem@blogspot.com

  18. Olá
    Estarei em Paris de 2/maio a 9/maio, gostaria de saber se o Paris Pass vale a pena, pensei em comprar o Paris Museum Pass, mas nao pretendo ficar na obrigação de ir todos dias a museus então gostaria de saber se o Paris Pass valeria a pena e se realmente dá direito a todas as atrações de Paris inclusive a transporte públicos.
    Muito Obrigada
    Jaqueline

    1. Olá, Jaqueline! O Paris Pass é pega-turista.

      Veja:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-comparacao-passes-transporte/

  19. Olá bóia, boa noite!!

    Vou para Paris e a conexão é em Madrid, depois de Paris vou para Amsterdã em Roma.

    Tem problema apresentar as reservas de hotéis em Portugues??

    1. Olá, Irene! Não tem problema não.

  20. Oi Ricardo, estou indo a primeira vez a Europa, Paris com algum destino conjugado, eu, meu marido e dois filhos pequenos de 2 e 5 anos. Estou insegura de ir por conta própria, pensei em adquirir um pacote por agencia , que não seja aqueles pacotes de vários dias e vários países, pois estou c duas crianças e gostaria de fazer no ritmo delas. A princípio iríamos ficar dez dias. Vc indica alguma agencia?

    1. Olá, Janaina! O Ricardo Freire não indica agências. Mas para ajudar, indicamos este post sobre como montar a sua viagem pra Europa: http://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

      E para tirar dúvidas sobre viajar com pacote ou sozinha, dê uma olhada neste post aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/o-que-e-melhor-pacote-excursao-ou-conta-propria/

  21. Olá!
    Vou ficar 4 dias em Paris. Qla roteiro devo fazer?
    Obrigado!
    Naiara Borba

    1. Olá, Naiara! Infelizmente não temos roteiros prontos, mas você pode montar o seu próprio roteiro, de acordo com o que mais te interessar, usando nossas dicas acima.

      Você encontra roteiros detalhados sobre a cidade no Conexão Paris: http://www.conexaoparis.com.br/

  22. Olá bóia! Olá Ricardo! Adoro o site VnV!
    Parabéns!
    Vou para Paris celebrar meus 40 anos com meus filhos adolescentes. Alguma dica específica para adolescentes? É a primeira vez deles na Europa!
    Vale a pena jantar com eles no restaurante da torre?
    Chego por Amesterdam e fico 4 hs por lá….vale um city tour rapidinho?
    Pretendo ficar 5 dias em Paris e 5 em Berlim. Alguma dica de cidadezinha perto de Berlim que dê para fazer bate e volta?
    Vale pegar 1 dia de Paris e fazer um bate e volta até Londres?
    É a grande dúvida qual hotel legal num bairro legal que possam sentir a night de Paris?
    Obrigada!
    Beijo

    1. Olá, Danielli! Aqui quem responde é A Bóia! 4 horas é pouco para sair e voltar ao aeroporto. Entenda aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/
      A boa notícia é que o aeroporto de Amsterdã é bem bacaninha, com áreas de descanso gostosas. O tempo não vai demorar a passar.

      Não sacrifique um dia em Paris para ir e voltar de Londres; a cidade não cabe em um bate-volta. Sobre o jantar na Torre Eiffel, a gente acha mais bacana jantar em algum lugar com vista para a torre ;) Um piquenique no gramado também é bem legal de fazer.
      http://www.viajenaviagem.com/2013/03/restaurantes-romanticos-em-paris/

      A partir de Berlim, você pode fazer bate-volta a Potsdam: http://www.viajenaviagem.com/2012/07/berlim-bate-volta-potsdam/

      Veja onde se hospedar e onde está o agito em Paris aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/10/em-que-regioes-de-paris-e-melhor-se-hospedar/

  23. Boa tarde!!! Estao sendo muito uteis as informacoes! Estamos indo a Paris dia 13/04, eu meu marido e nosso filho de 4 anos! Ficaremos 7 dias e depois vamos para a Suica, onde ficaremos 5 dias e voltaremos a Paris para retornarmos ao Brasil. Vcs me aconselham irmos e voltarmos de trem ou alugar um carro? Um grande abraco, Analicia.

    1. Olá, Analicia! Você pode fazer tudo de trem!

      1. Oi Boia! Pela nossa cotacao fica mais barato alugar um carro do que ir e voltar de trem! Mas sera que e tranquilo e facil viajar de carro de Paris a Suica? Abraco!

        1. Olá, Analicia! Some gasolina, pedágios, estacionamento, eventuais multas e todo o tempo que você vai perder entrando e saindo de cidades grandes, e o trem ficará barato.

          1. Oi Bóia! Estamos procurando passagens de trem para a Suíça e não tem mais disponíveis! Nossa viagem e agora esse mês, e dia 22 saímos de Paris para a Suíça, como vc sugeriu íamos de trem, mas não tem mais! Será que dá para comprar por la, ou agora e melhor irmos de carro mesmo? O trajeto de Paris a Suíça de carro e tranquilo? Obrigada mais uma vez em nos auxiliar! Abraço.

            1. Olá, Analicia! Achamos trens no dia 22 de abril de Paris para Basel, Lausanne, Zurique e Genebra na SNCF: http://www.voyages-sncf.com

              Se quiser ir de carro, vá de carro. Só lembre de comprar a vignette antes de entrar na Suíça, e volte pra França pra devolver o carro, se não quiser pagar uma fortuna de sobretaxa para devolver o carro em outro país.

  24. Olá, Ricardo/Bóia e toda equipe do VnV!
    Sou fã de vcs!!!

    Bem… essa é a minha primeira viagem para Paris! Mas, vou aproveitar para visitar Bruxela, Bruges e Amsterdã também. Inicialmente, não tô programando bate e volta. Mas, sim, ir e ficar nas cidades. Gosto sempre de conhecer o cotidiano das cidades que visito.
    Estamos programando a viagem da seguinte forma:
    *05 noites em Paris
    *03 noites em Bruxelas
    *04 noites em Amsterdã
    O que acham? Mudariam alguma coisa?

    Abraços a todos e mto obrigada!

    1. Olá, Gleicy! Tire um dia de Bruxelas e ponha em Paris. Em Bruxelas, use um dia para visitar a cidade e outro para Bruges.

  25. Estou comprando uma passagem aérea e preciso decidir logo…vou a paris e Londres no mês que vem, e surgiu uma dúvida q está empatando minha viagem:
    ao voltar de Londres, de trem, como faço para ir direto para o aeroporto de orly?
    Nunca fiz isto e não conheço a estação, só fui lá uma vez e assim mesmo com uma pessoa que conhecia, então nem prestei atenção…por isto precisava de uma explicação detalhada, tipo passo a passo, sabe, se terei que ir ao subsolo da estação, por exemplo…não falo francês e meu inglês é básico.
    Como meu voo é no outro dia cedinho, estou seguindo a indicação do site para dormir lá perto do aeroporto.
    Se puder me ajudar , ficarei muito grata!
    Abraços,
    Bel

    1. Olá, Bel!

      A Orly supervale a pena ir de táxi; de transporte público sai metade do preço, a economia não compensa.

      Veja:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

  26. Ahh, desculpe Ricardo, complementando a pergunta anterior, pretendo pegar o último trem em Londres, creio que devo chegar na estação de Paris por volta das entre 10 e 11 horas da noite.
    Obrigada

  27. BOIA
    Obrigada por responder! Mas é fácil pegar taxi na estação à noite? vou chegar as 23:30 hrs …tem taxi credenciado esta hora? A estação é grande…sabe dizer onde pego estes taxis?

    obrigada
    Bel

    1. Olá, Bel! Há um ponto de táxi em toda estação, bem sinalizado.

  28. Bel, quando cheguei de Londres e peguei um taxi na estação percebi que existe um rodízio de taxistas que não são credenciados. Passam na frente da estação e o auxiliar vai parando e colocando os passageiros dentro. Eu conhecia o trajeto até o hotel e expliquei ao motorista que, mesmo assim, tentou encompridar o caminho. Pedi para parar e voltei a pé até o hotel. Estava sozinha e, como fiquei nervosa, falava stop, stop here please rsrsrs Só quando paguei a corrida, percebi e, comecei a dar risada.

  29. Malu Esper,e mais alguém aí que souber me responder???

    Malu,Obrigada por ajudar! Pois é o meu medo é cair nesta armadilha, já tinha lido comentários aqui sobre isto! Como diferenciá-los? Existe uma cor oficial? Em qual andar da estação eles ficam? queria uma explicação melhor,pois como é muito tarde, queria ficar mais tranquila….

    Obrigada a todos????

    1. Olá, Bel! Para te ajudar, na página da Raileurope tem um mapa da Gare du Nord com indicação do ponto de táxi. É só olhar aqui: http://www.raileurope.com.br/place/paris-gare-du-nord

  30. Ola Pessoal, boa noite!
    Agradeço a quem puder ajudar com informações… é o seguinte:
    Tenho uma conexão com a Air France vindo de Lisboa por Paris para o Rio… vi que é curtíssima… Uma hora apenas… Já estou com frio na espinha… e olha que a viagem é só em maio… rsrs
    Alguém tem informação a respeito dessa conexão? Saio do terminal 2F para o 2E… É rápida? Será que em uma hora daria para pegar o outro voo?
    Forte abraço a todos…

    Ricardo

    1. Olá, Ricardo! A conexão é curta, mesmo. Se o vôo foi marcado pela Air France é porque deve dar tempo suficiente. Mas, se não der, tendo passagens vinculadas, a companhia aérea se responsabiliza pela perda do segundo vôo.

      O site do aeroporto Charles de Gaulle tem um guia para ajudar com conexões: http://www.aeroportsdeparis.fr/ADP/en-GB/Passagers/Access-maps-car-parks/guide-connecting-flight/

    2. Ricardo,ano passado minha conexão Paris-Atenas foi assim também!Fiquei tensa mas deu tudo certo : )

      1. Vanessa, obrigado por compartilhar a experiência…. já me deixa mais tranquilo.

    3. O tempo de conexão é muito curto. Por coincidência, tive as mesmas preocupações com situações idênticas à sua e, por 3 vezes a correria foi “premiada” por atrasos da Air France. O percurso é um pouco longo, mas a companhia aguardará os passageiros. Fique tranquilo…!!!

      1. Afonso…. Muito obrigado pela dica…. Forte abraço…. Ricardo

      2. Olá Afonso… desculpas por amolar… rssrs, mas gostaria de lhe perguntar: Ao sair do voo vindo de Lisboa para pegar para o Brasil temos que passar pela polícia novamente em Paris? A locomoção é feita por uma parte interna ou temos que sair e reembarcar? Grato pela ajuda e tenho certeza que vai ajudar tantas outras pessoas pois vi que é uma grande dúvida sem respostas nos fóruns da internet. Abraços, Ricardo.

        1. Olá, Ricardo! Você só passa pela polícia em Lisboa. E não precisa reembarcar em Paris. Corrigindo: o trecho Lisboa-Paris é doméstico. Você terá que passar pela imigração na saída em Paris. Suas malas vão direto de Lisboa para o Brasil.

  31. Bom dia!!! Estou pretendendo ir à Europa de Lua de mel, estamos procurando pacotes de agencias. Mas cada vez que olho tenho mais dúvidas, fico muito perdida, pois não sei bem como escolher, qual critério usar para a escolha, já que queremos uma viagem romântica e tranquila. Pensamos primeiramente em Paris e Roma, mas não sabemos qual outra cidade incluir. Podemos ficar somente 12 dias. Alguma sugestão? SOS Noiva!!! Abraço

    1. Olá, Deliany! O Ricardo Freire recomenda ficar pelo menos 4 dias inteiros em Paris e mais 4 em Roma.

      Para montar seu roteiro, leia: http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

  32. Olá Ricardo e Bóia!

    Estou planejando uma viagem para Europa em Maio/junho deste ano e quero muito visitar o Mont Saint Michel partindo de Paris com um pernoite lá. Vou de trem, saindo da Gare Montparnasse e estava pensando em deixar minha mala lá se nessa estação houver bagageiro (ir apenas com uma bagagem de mão). O que vc acha? Vc sabe se há bagageiro nessa estação? Onde posso encontrar informações sobre serviço de bagageiro em Paris? Obrigada! Parabéns pelo trabalho ótimo de sempre

    1. Olá, Karina! Há guarda-volumes na Gare Montparnasse. O horário de funcionamento é das 7h às 23h (incluindo feriados): http://en.parisinfo.com/transports/73384/Consignes-dans-les-gares-et-les-parcs-de-loisirs

      Mais dicas para Mont St.-Michel em http://www.viajenaviagem.com/2009/09/uma-escapada-ao-mont-st-michel/

  33. Olá boia!
    Estou para ir a paris em 30 de setembro e voltar 09 de outubro! E já estou pesquisando as passagens… Porem como nunca viajei de avião, e se quer para a Europa me surgiu umas duvidas!
    Para começar os preços das passagens, os que vi giram em torno de 4.400 a 5.600 (para duas pessoas) ida e volta, vou sair de Florianópolis, seriam os voos pela GOL e Air Europa, Esse preço esta bom?? Compro as passagens já.? Ou espero para ver se fica mais barato?
    Estou vendo essas passagens pelo skyscanner, ( já olhei decolar, submarinos viagens e etc), e seria, Florianópolis, Guarulhos, Madri e dai sim Paris, a espera em Guarulhos e em madri é de apenas 1 hora, será que da tempo para fazer a conexão?
    Também duvidas sobre essa Air Europa, é boa?
    Quanto a estadia em paris, estava pensando em um B&B, apart hotel ou hostel, o que você indica? Reservar já?

    Tantas duvidas!!
    Obrigado, muito show o site de vocês.

    1. Olá, Hector! A Air Europa é uma cia. aérea low-cost internacional com reputação de cancelar rotas. Leia sobre a companhia no blog Aquela Passagem: http://www.aquelapassagem.com.br/tag/air-europa/

      Veja também as avaliações de passageiros brasileiros no site Melhores Destinos:
      http://guia.melhoresdestinos.com.br/avaliacoes-air-europa-30-206-p.html

      Veja o melhor momento para comprar passagens, e outras dicas: http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-comprar-passagens-areas-nacionais-internacionais/

      As promoções de hotéis surgem em média com 3 meses de antecedência à viagem. Muitos hotéis permitem fazer reservas com cancelamento grátis. Assim, encontrando um preço menor, mais perto da viagem, é só trocar de hotel, sem multa.

      O Booking é nosso parceiro e permite pesquisar preços, opiniões de ex-hóspedes e ofertas de hotéis.

  34. Gostaria de saber onde encontro um guia brasileiro que esteja disponível para acompanhar um casal no período de setembro, aí na Euroupa! Muito obrigada.

  35. Olá Ricardo e Bóia,
    Sou leitor do Viaje na Viagem e inclusive fui a Argentina com dicas daqui. Bem, mas agora quero realizar um sonho com minha esposa que ir a Europa, temos 15 dias em outubro e gostaria de conhecer Londres, Paris e Roma, mas não tenho a mínima noção de como começar o roteiro. Nesse período só dá tempo conhecer as capitais, ou algo próximo ? Qual transporte usar de Londres a Paris e de Paris a Roma? Estou querendo comprar a passagem chegando por Londres e saindo por Roma. Por favor, me ajudem com algumas dicas, vi que tem 9 dias na Europa, porém queria uma programação um pouco maior.

    1. Olá, Cleyton! Comece a montar o seu roteiro por aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
      A ordem entre as três cidades indifere, desde que você comece ou termine por Roma, já que Paris e Londres estão mais próximas.
      Vá de Paris a Londres, ou vice-versa, de trem. Entre qualquer uma das duas e Roma, vá de avião. Tente incluir esse trecho na sua passagem transatlântica.

  36. Ola, Ricardo e Bóia !

    Estou chegando em Paris dia 23/05 com mais 2 pessoas. Vou ficar na Place D’Italie

    Vale a pena ir de taxi (é no taximetro ou fixo, como nos especiais daqui ?) Alguma idéia do valor ?

    Caso contrário, qual a melhor opção ?

    Grato,

    1. Olá, Sergio! Não precisa repetir a pergunta em posts diferentes. Já respondemos, aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-comparacao-passes-transporte/comment-page-2/#comment-376114

  37. Ola, (desculpa a falta de acentos mais ganhei um MAC e nao me do com este teclado inglês) Vou me casar em 15 novembro de 2014 e pretendo passar minha lua de meu em paris, gostaria de sair de Florianópolis no dia 16 e retornar para casa dia 23 pergunto se este tempo para minha primeira viagem a Paris e suficiente? da para conhecer os pontos turísticos? onde devo me hospedar? dica de hotel!? quanto em dinheiro devo levar? e o resto usarei cartão! quanto ao clima neste período como fica? poderia ate esticar mais 2 dias se nao der para ver tudo assim teria que me programar antes, fica fácil de calcular os gastos com vôo e hotel mais o resto fico em duvida em relação a comprar antecipado ou no local os acessos a museu, espetáculos, passeio de barco, ônibus etc… costuma valer a pena comprar antes? terei problemas com a visto? quanto gastaria nas despesas com comida, deslocamento, diversão etc… uma media apenas pois sei que depende onde eu irei e comerei! Muito obrigado desde já. Lembrando que estarei em lua de Mel. =)

    1. Olá, Luiz! O Ricardo Freire recomenda entre 5 e 7 dias para uma primeira viagem a Paris.

      Veja indicações de hotéis:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/02/hoteis-em-paris-os-depoimentos-dos-leitores/

      Leia sobre passeios:
      http://www.viajenaviagem.com/category/paris

  38. Olá, Boia e demais.

    Vocês poderiam me informar se, na hipótese de eu decidir fazer um curso de francês em Paris com duração de 30 dias, eu precisaria de algum visto especial de estudante ou poderia ir apenas com o visto Schengen de 90 dias que recebemos diretamente na imigração ao desembarcarmos nos aeroportos dos países signatários do tratado Schengen?

    Estou planejando fazer isso (curso de francês em Paris por 30 dias), aliado a férias e turistagem mais light e descompromissada na França. Isso no médio prazo, talvez para janeiro de 2015 ou 2016. Em todo o caso, o meu tempo de permanência total seria de no máximo entre 45 a 50 dias (com 30 dias em Paris). A pergunta é mais no sentido de que se for necessário algum visto específico, eu já comece a me planejar para possíveis papeladas e etcéteras.

    Abs,

    Cris

    1. Olá, Cris! Não é preciso visto específico para tão pouco tempo. Você precisaria de visto caso fosse ultrapassar a permanência máxima permitida para brasileiros, que é de 90 dias a cada 180 dias.

      1. Obrigada pela resposta, Boia!

        Era mais ou menos isso que eu imaginava, mas queria ter certeza, para se fosse o caso, ir atrás dos procedimentos de visto, etc.

        Só posso optar por esse tipo de experiência mais “enxuta” mesmo (30 dias de férias + 15 dias de recesso de ano novo), então, nem em sonhos eu conseguiria ultrapassar o limite dos 90 dias a cada 180 dias mesmo!!

        Ultrapassada essa dúvida e sem a necessidade de sair atrás de visto, agora só me resta a parte ÓTIMA, que é o planejamento e busca de escolas e lugares no Airbnb, hohoho!! (e mais a parre dura de arrecadar e economizar a grana para a aventura! :)

        Abs,

        Cris

  39. Olá Ricardo, tudo bem? Sou uma leitora assídua de seu site, que me foi útil (e continua) na organização de muitas das minhas viagens e agora gostaria de deixar uma dica para aqueles que irão de visita à Paris. Para quem deseja comprar seus dermo-cosméticos e complementos alimentares à um bom preço recomendo a Pharmacie des Galeries , 11 Rue do Mogador(ao lado das Galerias Lafayette). Eles possuem tb um ótimo atendimento em português.

    Abraço.Obrigada

  40. É humanamente impossível fechar contrato com agências de intercâmbio. Graças à Deus :-)
    Vamos por conta própria, como aprendi aqui na época do guaraná com rolha.
    Já fechei o curso na Sorbonne; agora preciso de um hostel espetacular por 45 dias, entre Julho e Agosto.
    Peço ajuda, Bóia e pessoal.
    Obrigado,

    1. Olá, Zé Maria! Para pesquisar hostels em Paris, recomendamos o Hostelworld: http://www.hostelworld.com/

      1. Boia, estou alugando apartamento de uma brasileira em Paris. Preciso fazer algum procedimento para não ter problema na imigração?

        1. Olá, Zé Maria! Sim, peça para ela enviar uma carta-convite. É preciso também ter passagem de volta e seguro-assistência com cobertura Schengen.

          1. O problema é que ela mora em São Paulo…

    2. Zé maria, sua pergunta do mês passado foi o que me instigou a querer fazer um curso de francês em Paris, hehe. Já conheço Paris, já fui 3 vezes como turista em tempo integral, mas agora me deu uma “vontadinha” de “morar” um pouco lá, nem que seja por um mês fazendo um curso de francês, hehe.

      Vi que você escolheu a Sorbonne. Poderias me indicar um site de lá para eu começar? Eu vi o site da Alliance, achei até interessante, e até já encontrei um “mini” flat barato e bem perto do local pelo Airbnb, mas queria outras indicações também!

      Abs,

      Cris

      1. Entre no site da Sorbonne mesmo. Minha filha que fez tudo.

    3. tenta alugar um apt pelo Airbnb. Da uma olhada se compensa!

  41. Boia, devo colocar este comentário junto com os outros que fiz dias atrás, ou fica aqui mesmo?

    1. Olá, Zé! Pode ser aqui mesmo! ;)

  42. como é paris em agosto…é muito calor:
    Eu li em algumas paginas que restaurantes e cafes fecham nesse mes, sera ue compensa ir em agosto:
    obgd

    1. Olá, Mohamed! Pode haver uma ou outra onda de calor, como também pode pintar uma frente fria e dar alguns dias de 15ºC… é melhor se garantir reservando um hotel com ar condicionado (que é item raro em hotéis econômicos).

      Todas as atrações turísticas estão abertas em agosto. Alguns restaurantes mais estrelados e um ou outro estabelecimento podem dar férias coletivas nesta época, mas não vai faltar lugar para você comer e beber.

  43. Olá, adoro vocês. Vou passar com esposa e dois filhos, 8 e 12 anos,23 dias na Europa. Já decidimos 7 dias em Londres e 7 dias em Paris. O que fazer no
    s outros 8 dias? Sul da França? Bélgica com Holanda? Alemanha? Me ajudem. Partimos no dia 30 de maio. Sucesso

    1. Olá, Cláudio! Todas as alternativas são válidas. Podemos até pôr no Perguntódromo, mas aparecerão fãs das três regiões e ainda colocarão mais idéias na sua cabeça, porque a Europa é infinita. Todas essas regiões são ótimas em junho, não há nenhuma a desrecomendar. Em termos de oportunidade, o sul da França é o que estará em seu melhor momento do ano. Discuta as possibilidades com as crianças para ver com o que elas se entusiasmam mais.

  44. Boa tarde Ricardo, tudo bem?
    Montei um passeio para Paris e Londres para 23 de agosto de 2014, iremos, eu e minha esposa para Paris, em voo da Alitalia, com escala em Roma. Gostaria de saber se para viajar no Eurostar (passagens já compradas)de Paris para Londres. É necessário obter visto ou não para entrada em território da Inglaterra, uma vês que são países limítrofes.
    Peço também informar-nos sobre a obtenção de visto para viajar de São Paulo à Paris, uma vez que leio informações desencontradas nos sites de pesquisa.
    Abraços
    Silvino

    1. Ola Silvino, para estada inferior a 90 dias nao precisa de visto não. Mas tenha em maos todos os comprovantes de reserva dos hoteis e as passagens de volta pro Brasil.

  45. Olá Ricardo. Pretendo fazer uma viagem com meu marido, em outubro, do Rio à Paris, por 5 dias, terminando em Marselha. O que você indica com relação a transporte entre aquelas cidades e o que daria pra conhecer.
    Já estive em Paris há alguns anos, mas Marselha não.
    Te agradeço muito se puder me ajudar.
    Um abraço, Iracy.

  46. Qual o melhor mês para conhecer Paris:
    Setembro, Outubro ou Novembro??

    1. Olá, Bruno! Setembro pega o final do verão e outubro e novembro, o outono. Como o Ricardo Freire diz no post acima, não existe época errada para visitar Paris.

  47. Bóia, boa noite.

    Vou para França ficar na casa de uma amiga, porém meu voo é com conexão em Madri.

    A carta convite a ser apresentada em Madri pode ser em francês visto que ou ficar na França ou é melhor em espanhol?

    Obrigada!

    1. Olá, Irene! Pode ser em francês, sim.

  48. Olá Bóia e amigos,

    A minha primeira questão é: vou à Paris entre 14 a 22 de Junho e gostaria de saber uma estimativa do clima e temperatura para saber que tipo de roupa levar. Sou mais chegada ao frio, e não acharia ruim de pegar um clima mais ameno.

    Em segundo lugar, meu vôo da Air France chega no Terminal 2E, enquanto meu namorado que já está na Europa, chega no Terminal 2G. Ainda não combinamos um lugar específico para nos encontrarmos pois olhando no mapa do terminal 2, a locomoção parece ser feita apenas por ônibus, certo? Não há meios de se ir andando ou com esteiras dentro do próprio aeroporto?

    http://www.airfrance.com.br/common/image/pdf/fr/cdg_terminal_2.pdf

    Qualquer sugestão será bem vinda.

    Boa viagem a todos.

    1. Olá, Gabrielle! Esteja preparada para mínimas em torno ou ligeiramente abaixo dos 15ºC, e máximas ligeiramente abaixo dos 25ºC.

      O mapa que você achou mostra os caminhos para pedestres também.

      Levem celulares carregados. O primeiro que chegar acha um lugar simpático para ficar e manda um SMS para o segundo dizendo onde está esperando.

1 ... 25 26 27

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!