Roma

ColiseuCidade aberta | Ricardo Freire

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e estratégia. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori e no Trastevere nossos colegas ainda são minoria.



Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
roma-campodefiori roma-freirinhas roma-fellini roma-pizza
A época ideal é a primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verão. No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Só a Alitalia voa direto a Roma, saindo de São Paulo. A TAM só voa a Milão (também de São Paulo). Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se você vem de qualquer lugar da Itália continental, chegue de trem, que agora tem um tronco norte-sul ultra-rápido. Caso você desçar em Milão e fique uns dias por lá, vale a pena continuar a Roma pelos trilhos: são 2h59 na linha rápida direta.

Já se for fazer um giro pela Europa, veja quanto custa incluir Roma na passagem transatlântica antes de comprar low-cost (as principais que servem Roma: easyJet, Ryanair, Vueling, Meridiana, Air Berlin).

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano).

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de bumba.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Roma por Ricardo Freire


2.841 comentários para “Roma”

  1. Boa tarde, estou indo pra Roma no Natal. Gostaria de dicas de programação nesse período. Existe algum evento diferente?
    Vou passar 4 dias em Roma. Tem algum local turístico que não vale a pena visitar por conta do frio?
    Obrigada

    1. Tem esses eventos aqui: musica classica e barroca nas salas de algumas galerias e museus.

      Os que fazem nesse museu aqui, sao muito bonitas: Palazzo Doria Pamphili http://www.dopart.it/roma/suoni-e-visioni-di-caravaggio/

    2. Olá, Clara! Por lá, o maior evento de Natal seria a Missa do Galo no Vaticano, caso o tema lhe interesse: http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-noite-natal-durante-viagem/comment-page-1/#comment-329380

      A nossa melhor dica é investir em uma ceia em estilo piquenique: http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-noite-natal-durante-viagem/

      Em Roma o frio não inviabiliza os passeios principais, não.

  2. passarei 10 dias na Grecia Atenas, Santorini e Mikonos e gostaria de dicas. Somos dois adultos e duas adolescentes 15 e 17 anos

    1. Olá, Erika! Ainda não temos conteúdo organizado sobre a Grécia, mas você pode ver dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/category/grecia/

  3. Olá, Bóia é possível ir direto de Pompéia para Sorrento de trem da Circunvesuviana?

    Grata
    Glaucia

  4. Vou passar a final da copa do mundo em Roma… onde assistir o jogo com brasileiros?

    1. Pergunte ao pessoal desse restaurante aqui: https://pt-pt.facebook.com/KiloBrasil

  5. Deyse, não se complique e não dependa de barcos, fique em Veneza! http://www.viajenaviagem.com/2014/02/10-dicas-veneza/
    Siga as dicas e aproveite, Veneza é espetacular!

  6. Estou com ouvidas após ter lido suas indicaçoes de localidades para se hospedar. Peguei um hotel bem próximo ao coliseu de uma rede conhecida. Estarei mal localizada?

    1. Olá, Marcia! O Mercure Delta Colosseo é bem localizado; está próximo da área de restaurantes do final da rua San Giovanni e também a uma estação de metrô de Monti, que é um bairro ótimo para ir à noite.

  7. Minha cunhada e eu queremos fazer um passeio na África do Sul. Precisamos de um roteiro interessante e prático, incluindo cape town,um safari e uma praia, de 11 a15 dias. Poderia nos ajudar?

    1. Olá, Evonete! Este post é para perguntas sobre Roma. Para saber sobre a África do Sul, veja:
      http://www.viajenaviagem.com/category/africa-do-sul/

  8. Olá, estou programando uma viagem para Portugal e Itália em outubro, dedicando 5 dias para cada. O deslocamento é complicado? Acha que 10 dias serão suficientes para visitar estes lugares? Muito Obrigada e parabéns pelo site…

    1. Seria legal ficar 10 dias em cada um deles.
      10 dias para os dois, só se vc focar apenas as capitais.

    2. Olá, Patricia! Se você estiver considerando Portugal como Lisboa e Itália como Roma, 4 dias inteiros são suficientes para cada cidade e o deslocamento não é complicado: é só ir de avião.

  9. Olá, Bóia!Ainda tenho uma dúvida.Sairei de Roma irei de trem rápido para Nápolis, pegarei o trem regional e chegarei em Pompéia. Passarei o dia visitando Pompéia e ao final do dia, seguirei para dormir em Sorrento.Posso pegar o trem regional no fim do dia, na estação de Pompéia mesmo, ou preciso voltar para Nápoles para pegar o trem para Sorrento?

    Obrigada
    Glaucia

    1. Olá, Glaucia! Deixe a mala no guarda-volumes da entrada do sítio arqueológico de Pompéia. Você pegará o trem para Salerno na mesma estação em que desceu. A linha vai de Nápoles a Sorrento passando, entre inúmeros lugares, por Pompéia.

  10. Oi Bóia,
    tenho uma viagem marcada pra setembro para Itália.
    Gosto de observar Roma, através desse site: http://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/fontana-di-trevi.html
    Mas alguns dias observo que a Fontana di Trevi está “fechada”, ou seja, o acesso dos turistas para mais próximo da fonte está cercada por algumas cancelas. Será que a fontana de trevi passará por alguma reforma a partir de agora? Procurei no google, mas não achei nenhuma notícia recente.

    1. Olá, Gi! A Fontana di Trevi passará por restauros, segundo o MSN Notícias, mas seguirá podendo ser visitada: http://noticias.br.msn.com/economia/story.aspx?cp-documentid=263847441

  11. Oi Boia, pretendo passar uns dia na Toscana, e gostaria de algas dicas.

    1) Quanto demora a viagem de trem de Roma ate Siena e os horários?

    2) Alguma dica de hoteis?

    3) É mais legal ficar em Siena ou Florença?

    4) Existe serviço de taxis remix na região, e quanto aos custo?

    Mais alguma dica eu agradeço pois são muito valiosas.
    Abração
    Iracy

    1. Olá, Iracy! As viagens de trem entre Roma e Siena duram cerca de 3 horas. No site da Trenitalia você vê os horários e simula a sua viagem:
      http://www.trenitalia.com/
      Veja recomendações de guias brasileiros que fazem passeios pela região aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/06/guias-brasileiros-no-exterior/comment-page-1/#comments

      Fique em Siena se tem a intenção de rodar a Toscana de carro; fique em Florença se for passear de trem ou ônibus.
      http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

  12. oi Ricardo e Boia,
    após 4 noites em roma, vou pra Positano(onde fico 4 noites e após 2 em capri) . saio de trem sentido Napoli.
    vi a sugestão de vcs de uma parada em pompeia. adorei a ideia.(Na estação central de Nápoles você procura a plataforma da ferrovia regional Circumvesuviana, que leva a Pompéia (36 min., estação Pompei Scavi Villa Misteri) e Sorrento (1h07). ( os trens da Circumvesuviana são bem pobrezinho.)

    pergunta :
    1- posso sair de Roma para Napoli num outro trem mais confortável(o rápido) e depois usar esta linha circumvesuviana, somente para este trecho(napoli/pompeia/sorrento?) ou o trem melhor não para nesta estação, e daria deslocamento para reembarque?

    2- neste segundo embarque -Napoli/pompeia/sorrento- compro o bilhete direto pra sorrento, e posso descer em pompeia e após reembarcar com este mesmo bilhete?
    3- ou na hora da compra já digo que vou parar em pompeia e reembarcar após pra sorrento? (pra ir pra Positano tenho que descer mesmo em sorrento)
    grata.

    1. Olá, Janete! Compre um biglieto giornaliero na EAV (novo nome da Circumvesuviana), que é válido por todo o dia.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/

    2. Bóia, gratíssima bj

  13. Olá Bóia! Posso comprar passagem de trem na Itália, em máquinas de auto atendimento, com dinheiro?
    Corro o risco de não conseguir passagem de trem,nos dias em que trocarei de cidade,se deixar para comprá-las lá? Viajo em julho.

    Um abraço e obrigada pelas dicas!

    Glaucia

    1. Olá, Glaucia! Sim, você pode comprar suas passagens nas máquinas de auto-atendimento com dinheiro. Julho é mês de férias e as pessoas viajam muito nesta época. Sem passagem você não deve ficar, mas talvez não consiga para o dia e horário que deseja. Fora que os preços na hora são maiores do que se você comprar com antecedência. Por isso, recomendamos tentar comprar antes.

  14. Oi Ricardo e Boia. Estou indo para passar 4 dias em Roma. Alguma sugestão de um “Rome Pass” para já garantir ingressos para algumas atrações, não pegar fila, etc.? Obrigado e parabéns pelo site.

    1. Olá, Pedro! Para saber mais sobre o Roma Pass, leia: http://www.viajenaviagem.com/2012/06/roma-pass/

  15. Oi Ricardo. Viajo para Roma com uma amiga em agosto (4 dias). Gostaríamos de ficar em um bairro mais “chiquezinho” com boas opções de bares e restaurantes, mas próximo aos pontos turísticos para explorarmos durante o dia. O que você indicaria?
    Obrigada!

    1. Olá, Mariana! Quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire indica o bairro de Monti. Leia em “onde ficar”, mais acima nesta página mesmo.

  16. Oi Ricardo e Boia, vou passar 7 dias na Itália, tinha dividido 3 dias em Roma (9 a 11) e os outros 4 na Toscana (12 a 15, pois dia 16 tenho que voltar a Roma para pegar o avião). Pensei em 2 dias em Florença (12 e 13); 1 dia em Siena (14) e 1 dia na Cinque Terre (vi o post sobre o passeio de barco). A questão é, somos 4 adultos, nunca viajamos no interior da Itália, seria mais econômico e fácil fazer isso tudo de trem? Se for de carro, a carteira de motorista brasileira é aceita na Itália?
    Obrigada. Abraços!

    1. Olá, Beta! Quem responde é A Bóia! Dá pra fazer tudo de trem, sim. Porém, são poucos dias pra muito deslocamento. Para dicas de como montar o seu roteiro, veja:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
      http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

  17. Boia, farei Roma (4 noites), Florença (2 noites), Toscana (4 noites), Cinque Terre (2 noites), Veneza (3 noites ou 2 noites) e Paris (7 noites). Minha duvida é no trajeto. Chegarei por Roma, irei a Paris de aviao por Veneza e voltarei ao Brasil por Paris, mas na Italia nao sei se saio de Roma em direcao a Florença (com pit stop em Assis), depois Cinque Terre, depois Toscana e volto pra Florença pra pegar o trem até Veneza OU se vou de Roma para Toscana, depois Cinque Terre e então sigo para Florença para de lá ir para Veneza. Me salva!

    1. Olá, Andreia! Vá de trem de Roma a Cinque Terre. De trem de Cinque Terre a Florença. Mude-se para Siena, alugue um carro. Devolva o carro em Florença ou Bolonha, siga de trem a Veneza.

  18. Boa noite Ricardo
    Vou a Roma em setembro gostaria de saber se vale apenas comprar ingresso para mussees r basilica antecipado
    esse mes tem muita fila nesses locais obrigado

    1. Valdete, eu fui a Italia em Marco, baixa temporada, e dei Gracas a Deus por ter comprado os ingressos antecipados rsss
      Imagino que em Setembro as filas sejam um pouco maiores do que em Marco, entao….

      Se tiver interesse, tenho varios posts sobre Roma no meu blog: http://www.ciaoviaggio.com

    2. Olá, Valdete! Quem responde é A Bóia! Você pode comprar o Roma Pass assim que chegar em Roma. Com ele, você vai evitar muitas filas. Para saber mais, leia: http://www.viajenaviagem.com/2012/06/roma-pass/

  19. Olá, estou programando de ir para Italia entre 5e 20 de outubro. Será minha primeira viagem a Itália. É uma boa época? Chove muito?
    Parabéns pelo blog, estou adorando! Obrigada Cecília

    1. Olá, Cecília! Com exceção do alto verão, espere sempre pegar alguma chuva na Itália.

  20. Freire: em dezembro, eu e a minha esposa estamos querendo ir a Roma, Veneza e Milão, saindo de Porto Alegre. Ajuda de onde chegar primeiro e a melhor maneira de se deslocar entre as outras duas cidades.

  21. Ola Boia ca estamos de volta a Portugal dp de 4 dias intensos …Napoles e a sua bela pizza da Michelle ,Sta Rita de CASCIA uma emoçao muito forte e um sonho antigo e os outros dois em Roma no Vaticano aproveitei para subir a cupula pois n o tinha feito na minha viagem durante o jubileu…correu tudo bem,fiquei hospedada junto a Termini ,muito bom para pegar trem e onibus para NAPOLES e Cascia…suas dicas foram muito uteis…mais uma vez muito obrigada…deixo aqui uma dica para quem chegar a ROMA a noite pode pegar uma shuttle door to door ,fica muito mais seguro pois nos deixa no hotel…comprei online e funcionou tudo muito bem.Cumps Lucia

    1. Lucia, foi seguro se hospedar perto de Termini?

  22. Olá,
    Pretendo viajar para a Italia e peguei um pacote de nove dias.
    Milao/Veneza/Florença e Roma. Estou na dúvida, me falaram que é pouco dia
    para visitar os lugares.
    E a data será de 9 a 17 de novembro. E´muito frio e chuva?
    grata

    1. Olá, Liz! Se você não considerar o dia da chegada e partida, seu tempo de viagem é curtíssimo. Você vai ver, mas não vai conhecer nada direito. Como é um pacote, não tem como você alterar datas e lugares.

      Para você ter uma idéia de como montar um roteiro, veja:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      Novembro é considerado um mês de chuvas em Roma. Mas nada que vá atrapalhar a sua viagem. Para saber as médias históricas de temperatura em Roma e as outras cidades que deseja visitar, veja o weatheronline: http://www.worldweatheronline.com/Roma-weather-averages/Lazio/IT.aspx

1 ... 23 24 25

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!