Roma

ColiseuCidade aberta | Ricardo Freire

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e estratégia. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori e no Trastevere nossos colegas ainda são minoria.



Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
roma-campodefiori roma-freirinhas roma-fellini roma-pizza
A época ideal é a primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verão. No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Só a Alitalia voa direto a Roma, saindo de São Paulo. A TAM só voa a Milão (também de São Paulo). Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se você vem de qualquer lugar da Itália continental, chegue de trem, que agora tem um tronco norte-sul ultra-rápido. Caso você desçar em Milão e fique uns dias por lá, vale a pena continuar a Roma pelos trilhos: são 2h59 na linha rápida direta.

Já se for fazer um giro pela Europa, veja quanto custa incluir Roma na passagem transatlântica antes de comprar low-cost (as principais que servem Roma: easyJet, Ryanair, Vueling, Meridiana, Air Berlin).

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano).

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de bumba.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Roma por Ricardo Freire


2.678 comentários para “Roma”

  1. Olá, tô querendo comprar o ingresso do Vaticano pelo site, para o dia 22/04/2014. Mas no site só tem disponível a partir das 11:30. Se eu comprar o ingresso para as 13:30, será que consigo ver tudo?
    Tem algo no Vaticano que eu possa visitar antes, que não dependa do ingresso?
    Grata pela atenção

    1. Olá, Mônica! Normalmente as pessoas que não são historiadoras ou museólogas passam entre 2h e 3h no museu.

  2. Além disso, queria saber se o horário que eu comprar deve ser o exato horário que eu ingressarei no museu ou quer dizer que é a partir daquele horário? Grata

    1. Olá, Mônica! Sim.

      1. Não entendi Bóia. Se eu comprar o ingresso para as 11 horas quer dizer que só posso entrar 11 horas? Ou posso entrar a partir desse horário, por exemplo, posso entrar 12 ou 13 ou 14, eu que decido?

        1. Olá, Mônica! É o horário que você deve entrar.

          1. Muito obrigada Bóia.
            Tenho uma dúvida: tentei comprar a entrada para o vaticano pelo site oficial e não tem mais disponibilidade para o dia 22/04 (acho que por conta da semana santa). Será que eu consigo comprar no dia, pegando fila?
            Se eu não for no dia 22/04, só terei o dia 23/04 para ir, mas é uma quarta-feira e acho que é dia de audiência papal. Nesse dia, dá para visitar tudo ou fica complicado?
            Achei o ingresso para o dia 22/04 nesse site http://www.rome-museum.com/index.php
            Não é o site oficial do vaticano, será que posso confiar? Me ajude por favor
            Grata mais uma vez

            1. Olá, Mônica! Há muitos intermediários vendendo tours guiados. Infelizmente temos como garantir a confiabilidade de ninguém.

              Veja como verificar a reputação online de fornecedores:
              http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

              A grande maioria das pessoas vai ao Vaticano sem ingresso marcado; simplesmente entra na fila.

  3. Galera, outra dúvida para quem puder me ajudar:
    Eu estarei em Roma na semana santa. Vou assistir a missa da páscoa no domingo, dia 20/04, pela manhã. Gostaria de saber se à tarde, estarão abertos a basílica de São Pedro e o Castel Sant’ Angelo para visitação.
    Onde eu poderia encontrar essa informação?
    Obrigada

    1. Oi, Monica

      O site do Vaticano diz que o Museu estara fechado no dia 20/04 (ele so abre nos ultimos domingos do mes) e o Castel Sant Angelo estara aberto ( no site informa que estara fechado na 2a feira. Voce pode de repente tentar simular uma compra de ingresso para se certificar).

      No meu blog, http://www.ciaoviaggio.com, dou algumas dicas de como visitar esses museus. :)

      Abs, Vanessa

  4. Ola’.eu moro em Roma, praticamente no centro,pertinho da basilica de San Giovanni e do Metro…. tenho um quarto que alugo para turistas, se alguem se interessar me contate…..

    nbarilli@hotmail.com

    meu cell: +39 3298024485 (whatsApp)

    Neide

  5. Bom dia,

    Li o comentário sobre o trio Roma-Florença-Veneza no mínimo em 10 dias (tenho apenas os dez mesmo) mas não encontrei a sugestão por onde começar nem como seria a melhor forma dividir esse roteiro. Estou atualmente morando em Londres. Vocês poderiam me ajudar?

    Obrigado
    Jorge

    1. Olá, Jorge! Compre passagem de ida a Roma e volta de Veneza.

      Leia mais:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

  6. oi gostariamos de dicas sobre sicilia,como melhor roteiro,melhores restaurantes e melhores hoteis
    luciana

    1. Olá, Luciana! Leia sobre a Sicília:

      http://www.viajenaviagem.com/category/sicilia

  7. Olá, estarei indo para a Itália agora no dia 29/04. Tenho duas perguntas:
    1: Dia 1 de maio é o dia do trabalho, estarei em Roma. As atrações fecham? O que posso fazer para não perder o dia?
    2: Passarei o final de semana em Florença e gostaria de saber se no sábado e no domingo as atraçoes fecham e o que posso fazer para evitar perder a viagem até lá!
    Obrigado

    1. Olá, Thiago! As principais atrações turísticas e restaurantes funcionam mesmo nos feriados e finais de semana. Só fique atento ao horário de funcionamento das atrações, pois algumas fecham mais cedo que outras. No feriado de 1º de Maio, especificamente, a maioria das atrações fecha em Roma (e em boa parte do resto da Europa). Encontramos aqui sugestões de passeios bacanas para fazer na cidade neste dia:
      http://www.walksofitaly.com/blog/travel-tips/may-1-labor-day-italy
      Veja as dicas do Ricardo Freire sobre o que fazer quando há um feriado na sua viagem:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/09/feriado-em-viagem-calma-nao-e-o-fim-do-mundo/
      Quanto à sua passagem por Florença, as atrações abrem, mas é possível que haja mais turistas por lá por conta do feriado. Não esqueça de reservar suas entradas para a Galleria degli Uffizi e para a Accademia:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/10/florenca-furando-fila-na-uffizzi-e-na-accademia/

  8. Olá Bóia!

    Você sabe me dizer se tem algum bom aplicativo para Smartphone que facilite os passeios a pé em Roma?
    Obrigado!

  9. Ola, depois de passar 4 dias em Roma, vou a Siena, de onde farei bate volta de carro para as principais cidades. A idéia inicial era ir de trem para Siena, mas tem de fazer baldeação e a viagem dura 03:20 h.
    Para economizar tempo , pensei em alugar o carro direto em Roma, cujo tempo de viagem seria de 02:30 e ecomizaria o tempo das estações de trem. Acham viavel? Nesta caso, para sair mais facil de Roma, onde seria melhor retirar o carro para sair mais facil da cidade? Termini?
    Grato. Gustavo

    1. Olá, Gustavo! Você vai precisar de pelo menos um dia para Siena propriamente dita. Vá de ônibus — é direto, leva 2h30, e você economiza um dia de locação de carro.

      http://www.sena.it/Autobus/Roma/Siena/219-234/49-1.html

      Caso você queira alugar mesmo em Roma, as opinões são controversas. Há quem diga que dá para sair do Termini na boa; há quem diga que você arrisca pegar zona de tráfego limitado, proibida para não-moradores. Saindo do aeroporto não há esse risco. Mas achamos que, a menos que você vá fazer algum pit stop entre Roma e Siena (Gubbio, por exemplo), vale a pena ir de ônibus.

  10. Gente, se hospedar em Navona fica muito longe dos pontos turísticos? Tem um hotel nota 9.7 no booking, mas fica nesse bairro de Roma.

    1. Olá, Andrea! Desculpe nossa ignorância, só conhecemos a Piazza Navona, que fica no centro histórico. Dei uma googlada e não achei onde pudesse ficar esse bairro.

      De todo modo, o que o Ricardo Freire diz sobre ficar fora da Roma histórica é que você perde a chance de dormir e acordar junto ao que levou você até Roma. A Roma moderna pode ser uma cidade bacana, mas é uma cidade comum.

  11. Olá Boia,
    qual a melhor maneira de viajar de trem pela Itália: Trenitalia ou Italotreno? Ouvi falar que essa última tem uma qualidade superior por ser privatizada. Há alguma diferença entre a qualidade das duas?
    Obrigada
    Ananda

    1. Olá, Ananda! A Italo tem trens mais modernos, mas menos rotas.

1 ... 22 23 24

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!