Táxi em Buenos Aires: como não receber notas falsas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cuidado com os pesos falsos

Notas falsas de peso e enganação no troco do táxi em Buenos Aires são queixas freqüentes aqui no Viaje na Viagem. Algumas vêm de leitores que foram vítimas de golpes; outras vêm de gente que ouviu falar e está com medo de ser engambelado.

Eu normalmente digo que a possibilidade de cair num pequeno golpe como esse não deve deter ninguém de uma viagem a Buenos Aires. Todo o resto é TÃO barato, que se rolar alguma chatice dessas dá pra colocar na conta numa boa.


Não tenho dicas próprias de como reconhecer uma nota falsa porque nunca fui vítima do golpe. Tenho a meu favor um portunhol avançado, praticamente um portenhol.

Mas acho também que o que me ajuda a escapar incólume é que sempre pesquiso o endereço antes no Google Maps; e quando pego o táxi, dou a direção como um "local": digo a rua e pelo menos uma transversal. Tipo: "Borges y Nicaragua". Ou duas: "Borges entre Guatemala y Paraguay". Um taxista vai pensar duas vezes antes de passar uma nota falsa para quem dá um endereço tão completo.

Os trips, especialmente os vibanas, têm dicas mais simples, que não dependem de pronunciar o "ll" e o "y" como xis (Calle Ayacucho, em portenho, é "caxe axacutcho").

A mais valiosa delas é não entrar em táxi com notas de 50 ou 100 pesos. Procure ter sempre notas de 10 e 20 pesos no bolso antes de entrar em táxi.

Para fabricar troco:

- Tire dinheiro no caixa automático na casa dos 90: 290, 390, 490. Os 90 trocados já ficam para o fundo de táxi. (Eu não entraria para tirar só 90 pesos porque não é bom tirar pouco dinheiro devido às taxa de saque, que normalmente é fixa e acaba melhor diluída quando se faz um saque maior)

- Passe no supermercado e compre alguma besteira (dica do Marco Cavalheiro)

- Troque sempre que tomar sorvete em sorveterias como Freddo (dica do Nelson Breitner)

A Ana Carolina sugere ir à página do Banco Central da Argentina e clicar em "billetes y monedas" para ver a carinha das cédulas.

E o Victor Hugo explica que as notas de 100 falsas são grosseiras, parecem pintadas a mão e não têm marca d'água.

Y vos? Tem alguma dica para fabricar troco, reconhecer notas ou identificar taxistas desonestos em Buenos Aires? Conta pra gente!


347 comentários

TATIANA
TATIANAPermalinkResponder

Oi pessoal estive em BA em Maio com meu marido e através destes comentários achei o Marcelo taxista. Combinei td por e-mail mas não foi ele que nos buscou no Aeroparque, foi uma outra pessoa chamada Henrico, uma cara fantástico, cômico, simpático, mt atencioso. O vôo atrasou uma hora e meia e ele esperou. Qd estávamos indo embora aí sim foi o Marcelo que nos buscou no hotel, tb uma figura. Eles nos explicou que a demanda é mt grande e ele não dá conta sozinho então qd ele tem varios clientes no msm horário ou próximo ele passa as chamadas para outros colegas taxista. O Marcelo na verdade não é taxista ele trabalha com o carro dele msm. O Henrico sim, qd o Marcelo não puder atender fala p ele direcionar para o Henrico vcs vão gostar mt. Andamos mt de taxi e graças a Deus não tivemos problemas.

TIAGO
TIAGOPermalinkResponder

Tatiana,

pode me passar formas de contato com o Marcelo taxista?

Grato,

Tiago

celina
celinaPermalinkResponder

poderia me passar o email do Marcelo Bautista ou o telefone

jorge
jorgePermalinkResponder

É verdade o Henrico e o Alejandro são taxistas que trabalham também com o Marcelo Bautista. Figuraças. Indico ambos.

ANA LARISSA
ANA LARISSAPermalinkResponder

Você poderia repassar o contato do taxista? Obrigada

Angel Yturria
Angel YturriaPermalinkResponder

Mi nombre es Angel Yturria y soy taxista en Bs. AS.Yo trabajo con turistas , sobre todo brasileros y soy muy responsable, si quieren conocer mi curriculum pueden ver mi facebook.angel yturria

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Angel

Passa-me tu teléfono?!

valdemir
valdemirPermalinkResponder

fui a buenos aires e gostei, tudo o que dizem de negativo é mentira, recomendo! Mas pense bem o nosso país tem muito coisa melhor que lá.

Andreza
AndrezaPermalinkResponder

Pessoal, boa noite!

Vamos para BsAs nesta quinta 01/11, troquei alguns emails com o Marcelo Bautista, e ele me cobrou 150,00 do aeroporto EZE até San Telmo, o que acham?? E perguntei sobre a troca do dinheiro, ele disse que troca real a 2,5...será que procede? As cotações estao pagando menos, como sera que ele consegue isso?

Alguem pode me ajudar...

Obrigada!

Andreza

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreza! Não podemos recomendar nenhum agente de câmbio negro. É ilegal.

Therezinha Oliveira

Gostaria de saber qual e voltagem em Buenos Aires 110 ou 220 volts. Viajarei no próximo dia 14/11/2012.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Therezinha! É 220v.

Joeline
JoelinePermalinkResponder

Oi pessoal! Estou indo para Buenos Aires no proximo dia 20/11. Mas na hora de comprar as passagens não vi o aeroporto, e findei comprando para EZE, e o Aeroparque fica muito mais perto pra mim de acordo com a programação que farei. Vocês tem ideia de quanto dá um táxi de um aeroporto pro outro? Ou se vale a pena alugar um carro... O que me dizem??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joeline! Não alugue carro em Buenos Aires. O táxi de Ezeiza ao centro, tabelado, é mais barato que de Ezeiza ao Aeroparque.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/10/chegando-em-buenos-aires-transfer-e-dinheiro/

Fatima E T Teixeira

Estive em Buenos Aires de 19 a 26 de novembro de 2012. Eu e minha família. Ao acessar o GOOGLE li alguns comentários sobre o serviço que Marcello Bautista presta aos turistas. Entrei em contato com ele, por e mail, deixei tudo acertado e quero que todos saibam que o serviço prestado por ele e pela sua equipe foi da melhor qualidade. Estou me referindo aos preços, à cordialidade e à pontualidade.
Fiquei feliz com a indicação e gostaria de indicar a outras pessoas.
Quando voltar a Buenos Aires certamente utilizarei os serviços deles.

Raphael Silva
Raphael SilvaPermalinkResponder

Boa tarde pessoal, estou embarcando para EZE dia 05/12, gostaria do contato desse Marcelo taxista, ou vcs conhecem outra pessoa ???

Társilo Rodrigues

Bom dia, também irei no dia 05/12 para BsAS , queria o contato desse Marcelo

Edson
EdsonPermalinkResponder

Olá Ricardo,

Aproveito o blog para comentar o que me ocorreu no dia 31/12/2012 em Buenos Aires: retornando para o hotel de táxi, por volta das 22:30 hrs, fui literalmente roubado pelo motorista do táxi que, pegando minha nota de 100 pesos, disse-me que não tinha troco e me devolveu uma nota falsa sem que eu percebesse; em seguida, eu paguei a corrida com 50 pesos e ele também me devolveu outra nota falsa alegando que a nota que eu havia dado a ele estava rasgada e eu, naquele momento, não percebi que tudo era armação. Resultado : o bandido me roubou 150 pesos alem dos 50 pesos da corrida. Analisando o ocorrido eu recomendo a quem for se utilizar do serviço de táxi que tenha sempre notas de 10 e 20 pesos trocados para poder pagar a corrida; troque assim que chegar no aeroporto comprando balas ou chicletes em alguma lanchonete no próprio aeroporto. No caso de ter que pagar a corrida com notas de 50 ou 100 pesos ANTES de passar a nota para o motorista : 1 – pergunte se o mesmo tem o troco para aquele valor; 2 – abra a nota e mostre para o motorista ANTES de entrega-la; 3 – uma vez entregue a nota não a aceite de volta, exigindo seu troco. Utilizando-se destas praticas você diminui muito o risco de ser trapaceado com notas falsas.

Alfa
AlfaPermalinkResponder

Pessoal,
Serviço de transporte em Buenos Aires não tem igual ao da Ecilla - email brasiltransferba@gmail.com : brasileira, pessoa muito atenciosa que alem de prestar um serviço de primeira ainda nos deu dicas sobre a cidade. Ela nos prestou o serviço de translado do aeroporto ao hotel tanto na chegada quanto na partida além de nos atender em outros lugares que fomos. Nota 1000 ! está recomendado a todos os brasileiros que vão a BA !

jorge
jorgePermalinkResponder

Pessoal, contratei o transfer de Ezeiza até o hotel com preço inferior ao tabelado no aeroporto. Os serviços na chegada, volta e outros passeios foram prestados pela equipe do Marcelo Bautista. Recomendo utilizarem tal serviço. O sr. Alejandro nos deu dicas de segurança, dinheiro falso e locais para conhecer.
Quando voltar, certamente usarei os serviços do Marcelo e equipe.

Isabela Pita
Isabela PitaPermalinkResponder

Gostaria do contato do taxista Sr. Marcello.

PRISCILA
PRISCILAPermalinkResponder

olá estou indo para Buenos Aires...poderiam me passar o contato do Marcelo taxista, por favor.

vera
veraPermalinkResponder

Li todos os comentários, mas não vi o telefone nem email de Marcelo taxista. Tem como mandar para mim? Vou a BA após o carnaval com companhia de terceira idade. Preciso de segurança para a viagem ser tranquila. Alguém tem taxista em Montevidéo para indicar?

Luciene
LucienePermalinkResponder

Olá!! cheguei de Buenos ontém, foi tudo perfeito, a equipe do Marcelo é ótima. Alejandro, Kike, todos muito atenciosos e educadissimos.... o email dele é :marcelo_bautista@hotmail.com ele sempre responde rápido.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Obrigada pelas informações pessoal, vou a Buenos aires amanhã e estou realmente preocupada com essa troca de dinheiro falso. já peguei o contato do Marcelo e mandei um email.
quando voltar posto aqui novamente para dizer como foi.

carmem

Allyne
AllynePermalinkResponder

Olá!
Também voltei de Buenos Aires e gostaria de agradecer ao site pelas dicas e támbém circulei por lá com o Alejandro da equipe do Marcelo e o cara é gente boa demais! Foi tudo muito bom!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Poderia ter o email e o telefone do taxista Marcelo de Buenos Aires?
Obrigado
Arthur

Maria Carolina

Marcelo Bautista - marcelo_bautista@hotmail.com
Transfer & Turismo
0054 9 11 3409 1777
0054 9 11 5714 9991
Nextel 54*644*1222

Maria Carolina

Estive em BA em Abril/13 e contratei o transfer pelo Marcelo Bautista tanto para o dia da chegada quanto da partida. As pessoas que ele enviou foram bastante pontuais. A única coisa que me desagradou foi o horário que ele marcou para a volta.
Todas as pessoas que conheci no aeroporto, do mesmo voo, disseram que os transfers buscaram às 5h no hotéis centrais. O do Marcelo nos buscou às 4h da manhã, sendo que em meia hora chegamos ao aeroporto, e o voo era às 7h50!!!
Como não sabia o tempo da corrida, informei o horário do voo e ele que sugeriu o horário de 4h. Depois entendi que era pra dar tempo de voltar e buscar mais passageiros. Não achei muito justo.

Jonas
JonasPermalinkResponder

Pessoal,

Alguem conhece o taxista Alejandro Canedo?
Ja contrataram seus servicos? tudo ok?
Valeu

Pedro
PedroPermalinkResponder

Tem um post muito bom ensinado tudo sobre como identificar as notas falsas de peso.

e tem tbm lá um link para um site do governo argentino dando mais dicas!!!

Espero que ajude

http://ondeeufuiparar.wordpress.com/2013/02/19/notas-falsas-na-argentina-nunca-mais/

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Oi, gostaria de saber quanto mais ou menos sai um taxi para o B&B Querido, irei ficar hospedada lá. Gostaria de saber o que sai mais em conta o taxi ou o serviço de transfer e o que é mais seguro, obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Neste post você tem o link do Táxi Ezeiza, que traz o preço atualizado. Compare com o que for oferecido pelo hotel.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2009/10/chegando-em-buenos-aires-transfer-e-dinheiro/

Sergio
SergioPermalinkResponder

Olá,

Utilizei o serviço de transfer aeroporto/hotel do Alejandro e gostaria de indicar para todos. Pessoa educada e que deu ótimas dicas de passeios e de como reconhecer notas falsas de pesos.

Thales
ThalesPermalinkResponder

Táxi é muito barato em Buenos Aires, e realmente não compensa andar de ônibus ou metrô. Sempre andei de taxi e nunca fui vítima do golpe, mas conheço pessoas que já foram.
O golpe geralmente ocorre quando você paga com nota de 100, pois eles trocam por uma de 10 e falam que você se enganou (elas realmente são parecidas).
Então a dica é: pague sempre com notas pequenas. Se não tiver opção e for pagar com uma de 100 diga ao taxista que você está dando 100 quando estiver entregando o dinheiro, e entregue ela aberta (como se estivesse enfatizando o número 100 da nota).

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Boa noite galera

Antes de tudo, este site é perfeito, ajudou-me e muito na viagem a B.A.

O Marcelo Bautista é o cara, podem contar com ele e com a equipe dele, o Alejandro também é gente boníssima. Particularmente me fizeram a melhor cotação da cidade e não tive problema algum com as notas.

Mais uma dica: B.A dá pra percorrer um bom caminho dos passeios à pé, vale a pena!!!

Espero ter ajudado, abraços a todos e boa viagem!!

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Ops, esqueci do contato dele, rssss.......Para quem quiser o e-mail dele é marcelo_bautista@hotmail.com

Mas tem que agendar com antecedência!!

Abrax!!

Carol
CarolPermalinkResponder

Pessoal, estou indo a Buenos Aires, marquei taxi com o marcelo bautista.....ele me disse que faz o câmbio também, o real está valendo 2,44 - ele está pagando 3,00...... alguém já trocou dinheiro com ele, sabem se é confiável?

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

É impressão minha ou a área de comentários desse post virou uma enorme vitrine desse Marcelo Bautista? Tudo isso é propaganda gratuita dele? Ele é a Tia Augusta de Buenos Aires?

Danubia
DanubiaPermalinkResponder

Adorei esse site. Em outubro irei para BA e as dicas estão sendo de grande ajuda (ja que sera minha primeira vez!!)

Mari
MariPermalinkResponder

Fui pra Buenos Aires no início de novembro/13. Só usei taxi como transporte e realmente é muito barato. A corrida mais cara que paguei foi do hotel em Recoleta para Caminito e deu inacreditáveis 75 pesos. Antes de chegar lá tinha medo das notas falsas, mas o recepcionista do hotel me deu uma dica ótima: só pegue os taxis que tiverem a placa em cima escrito "RADIOTAXI". Segundo ele, esses são os taxis oficiais e com os quais não teria problema. E foi o que aconteceu. Não peguei notas falsas, nem trajetos mais longos.
Uma vez estava com pressa e peguei um taxi sem essa identificação, coincidência ou não, percebi que ele estava fazendo um percurso maior. Qnd perguntei o motivo, ele disse que uma rua estava interditada. Acho que foi uma desculpa. Por via das dúvidas, só pegava os das placas RADIOTAXI.

Maysa
MaysaPermalinkResponder

Como já citado em alguns comentários anteriores, o Marcelo é um contato excelente! Fui com alguns amigos para Buenos Aires em Março e ele nos deu muitas dicas, mas ficamos maravilhados foi com o sócio dele, o Henrique (Kike). Muito bem humorado, paciente, gente boa, honesto... Super recomendo! Eles fazem o translado do aeroporto/hotel/aeroporto e também já tem pacotes com diversos city tours. De quebra ainda trocam dinheiro, tanto real quanto dólar. =)

Contato do Kike:
E-mail: k-zarate@hotmail.com.ar
Telefone: +54 9 11 59586737
Nextel ID: 54*670*3616
Facebook: Kike Zarate

Bento Guimaraes

Estamos voltando agora de BsAs (3/09/14). Contratamos os remis ida e volta de EZE/Cidade com o Alejandro Canedo. Na chegada o seu ajudante estava nos esperando. Durante o percurso indaguei sobre a compra de pesos que havia combinado por e-mail com o Canedo mas ele, Matias se não me engano, nos informou que não tinha sido informado de nada. Primeira decepção.
Um dia antes da volta mandei um e-mail para o Canedo confirmando o nosso combinado para o retorno ao Ezeiza. Ele respondeu que estava tudo confirmado. Pois bem, na hora aprazada ele simplesmente não apareceu. Nos deu um 'bolo'. Fomos obrigados a chamar um Radio-Taxi que acabou nos cobrando menos do que eu havia combinado com o Canedo. Pagamos 270 pesos de corrida com mais 30 de pedágios.
Essa já é a segunda vez que combinamos um remis de volta e eles não aparecem. É bom ter um cartão do Radio-Taxi para essas eventualidades.

Ana
AnaPermalinkResponder

Alguém sabe se o taxi ezeiza aceita reais?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Se você for ao guichê do Táxi Ezeiza, conseguirá negociar sua corrida em reais. Para saber mais, leia: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/buenos-aires-5-dicas-para-nao-ser-enrolado-no-taxi/

Luana Oliveira

Não indico os serviços do Sr. Nestor.
Utilizei os serviços dele na última semana e não valeu a pena.
Fechei o transfer aqui do Brasil, via Whatsapp para não ter problemas ao chegar em Buenos Aires com os taxistas e me arrependi.
O valor cobrado foi R$140,00 para ida e volta do Aeroparque até o hotel no centro.
O combinado foi R$100,00 na chegada e R$40,00 na volta.
Ao chegar, deu tudo certo, ele nos aguardava e nos deixou no Hotel. Porém pegamos muito trânsito até o hotel e descobrimos no dia de retorno que ele fez um caminho muito longo. Ao nos deixar no Hotel nos informou que teria que nos levar ao aeroporto às 10h,pois domingo era Dia dos Pais e não teria quem nos atendesse depois desse horário, depois informou que poderia nos levar 12h. Segundo ele não conseguiriamos Táxi por conta do dia dos Pais.
Meu vôo de retorno era no domingo às 15h50, ou seja, o que eu ficaria fazendo no Aeroparque das 10h até 15h50?
Perguntei sobre isso no Hotel e informaram que não teriamos problema algum para pegar um táxi no Dia dos Pais, assim, cancelei o serviço com o Sr. Nestor após ter pago R$100,00 (CEM REAIS).
No domingo, pedimos um táxi às 13h e em 15min estávamos no Aeroparque, indo pela Autopista que possui pedágio. Pagamos 95 PESOS, ou seja....Um terço do valor que havíamos pago ao Sr. Nestor.
Me senti enganada, pois o valor cobrado foi bem alto, todo tempo nos oferecia passeios e câmbio, mesmo informando que já havíamos fechado os passeios aqui do Brasil. E o seu câmbio também foi bem abaixo do que encontramos na Calle Florida, com uma pessoa de confiança.

Bibiana
BibianaPermalinkResponder

Pessoal, gostaria de reiterar o comentário da Luana: NÃO utilizem os serviços do Sr Nestor! Ele não cumpriu o combinado!!! Não apareceu para nos buscar no hotel, apesar de já termos pago 80% do trajeto! Quase perdemos o voo esperando 1h por ele. Liguei centenas de vezes e não atendeu. Ele é um péssimo profissional!

João mota
João motaPermalinkResponder

Estou agora aqui em Buenos Aires e já tomei uns 8 táxis a maioria são bandidos fazem de tudo para te roubar, E se vc esqueceu alguma coisa dentro do táxi esqueça que mais nunca verás.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar