Onde ficar em Buenos Aires

Guia de Buenos Aires

Onde ficar em Buenos Aires

Buenos Aires tem quatro zonas hoteleiras: o Centro, a Recoleta, Palermo e Puerto Madero. A escolha da região onde ficar em Buenos Aires tem impacto na maneira que você vai curtir a cidade.

Já vamos adiantando: não espere muito do café da manhã. O desayuno argentino é pobre em frutas frescas (muitas vezes só haverá uma fruta em calda) e o iogurte costuma ter sabor baunilha. Mas sabendo disso de antemão, você já calibra sua expectativa matinal.

Há hotéis econômicos, de luxo ou boutique em várias partes da cidade. Nós temos nossos bairros favoritos:

  • A Recoleta, para uma primeira vez em Buenos Aires;
  • Palermo, para curtir o circuito de bares e restaurantes;
  • E San Telmo, para uma eventual imersão porteña.

Vale a pena pagar hotel com cartão de crédito?

Pagamentos de hotel com cartão de crédito ou débito internacional são isentos do IVA de 21%.

E com o novo cambio tarjeta, em vigor desde dezembro de 2022, já está valendo a pena usar cartões novamente na Argentina. O cambio tarjeta faz os seu dinheiro render apenas 10% menos do que no câmbio paralelo (cambio blue). Mas mesmo esta pequena perda é largamente compensada pela isenção do IVA.

Com isso, acabou o pesadelo de ter que trocar uma montanha de dinheiro no blue para pagar o hotel em dinheiro vivo.

Mas tem uma pegadinha aí: como as diárias são sempre expressas em dólar, alguns hotéis conseguem cobrar diretamente em dólar no cartão, e você acaba pagando quase o dobro do que pagaria se a cobrança fosse em pesos.

Por isso, é preciso ter certeza de que o hotel vai fazer a conversão da diária em dólares pelo câmbio oficial, e cobrar em pesos no cartão. Esse valor vai ser reconvertido em dólares pelo câmbio tarjeta, barateando muito a sua hospedagem, e isentando você do IVA.

A gente mostra as contas e conta como garantir a cobrança certa na nossa página Que moeda levar para Buenos Aires.

Hotéis na Recoleta

recoleta bairro buenos aires

A Recoleta é onde as manhãs são mais bonitas em Buenos Aires. Bairro das embaixadas, dos hotéis mais clássicos e de um cemitério que virou atração turística, é a melhor localização para se hospedar em uma primeira vez na cidade. E numa segunda, e numa terceira, se enquanto viaja você gosta de aproveitar mais o dia do que a noite.

Basta sair do hotel para se ver num dos bairros urbanos mais bonitos do mundo. Na Recoleta, a arquitetura é a maior atração. Você não vai ter muita coisa a fazer nas redondezas além de caminhar. Mas suas caminhadas vão contar como um passeio.

Escolhendo se hospedar na Recoleta você fica no meio do caminho entre as atrações turísticas do Centro e os restaurantes badalados de Palermo. Transporte público (ônibus, metrô) estará sempre à mão, e corridas de Uber ou táxi não sairão caras para ir e voltar dos bairros vizinhos.

Apesar de ser conhecido pelos seus cinco estrelas, no bairro da Recoleta existem hotéis de todos os estilos e para todos os bolsos.

Luxuosos

Alvear

Inaugurado nos anos 30, o mítico Alvear é o equivalente portenho do Copacabana Palace. Sem perder a pompa, vem se adequando aos novos tempos. Uma reforma recente criou um rooftop bar e suítes com desenho contemporâneo.

Park Hyatt Palacio Duhau

A mescla entre o novo e o antigo é ainda mais bem sucedida no Park Hyatt Palacio Duhau, em que um palacete restaurado combina com uma discreta torre moderna. Os interiores são elegantes e sóbrios.

Four Seasons

O Four Seasons também tem a sua mansão belle-époque, e mantém um estilo mais atual na torre anexa. Está localizado no bairro do Retiro, mas se auto-proclama parte da Recoleta. (Questão de duas quadras. Podemos deixar passar.) Aproveite: você não vai precisar nem sair do hotel para ir a um dos melhores restaurantes da cidade, o Elena.

Design & boutique

Mio

O charmosérrimo e bem localizado Mio tem spa, um lobby bar aconchegante e amplos apartamentos em estilo loft. Escolha um quarto da categoria deluxe e espalhe-se em seus 50 metros quadrados, onde reina uma banheira esculpida em madeira maciça.

Sofitel Buenos Aires Recoleta

O Sofitel Buenos Aires Recoleta (antigo The Brick Hotel) ganhou uma boa renovada de estilo depois de ser incorporado pela Accor, sob a bandeira MGallery. Seu grande trunfo é a localização, em frente ao shopping Patio Bullrich.

CasaSur Recoleta

Já com um jeitinho mais boutique, o CasaSur Recoleta é um pequeno refúgio em plena avenida Callao, uma das principais vias do bairro. Os móveis, clássicos, remetem aos anos 40. Como nos demais hotéis da marca, hóspedes podem alugar bicicletas gratuitamente para passear pela cidade.

Esplendor Plaza Francia

Na esquina da Avenida del Libertador, o confortável e ligeiramente extravagante Esplendor Plaza Francia tem a vantagem de uma ótima relação luxo x benefício.

Serena

E bem nos limites da Recoleta, quase na Recova, o escondidinho Serena é um verdadeiro achado. Do mesmo grupo do Serena de Punta del Este, oferece quartos elegantes e uma piscina aquecida coberta.

Meliá Recoleta Plaza

Na calle Posadas, pertinho do cemitério, o Meliá Recoleta Plaza tem móveis de antiquário e ocupa um predinho onde residiu a primeira-dama Eva Perón.

Arenales

Mais deslocado do miolinho turístico do bairro, o Arenales tem instalações em tons neutros, com inspiração no design escandinavo.

CE Design

Do outro lado da avenida Santa Fé, o CE Design tem quartos super básicos, voltados para viajantes de negócios. As suítes são mais caprichadas, com decoração estilosa porém clean.

Intermediários

Dazzler Recoleta

Pertinho da nova estação Las Heras do metrô, o Dazzler Recoleta é um 4 estrelas com preços que costumam ser atraentes. Os ambientes sociais são moderninhos, mas os quartos não sofrem com excessos de decoração. Há uma piscina no pátio.

Recoleta Grand

Na mesma rua — a movimentada avenida Las Heras — o bonitão Recoleta Grand é um dos hotéis mais novos do bairro. Tem quartos confortáveis e proposta eco-friendly.

Loi Suites Recoleta

O Loi Suites Recoleta é um campeão de audiência entre brasileiros. A boa estrutura só conta a favor: academia, spa e piscina coberta. Os quartos são sóbrios, e desde a categoria mais básica têm mesa de trabalho, microondas e chaleira elétrica.

Blank Hotel

Num pedaço mais tranquilo da Recoleta, o Blank Hotel (antigo Howard Johnson Boutique) comporta até quatro pessoas por quarto, naquela configuração tradicional dos hotéis americanos, em duas camas queen.

ARC Recoleta

Na mesma vizinhança, o ARC Recoleta não deixa a dever aos fãs de hotéis como o Ibis.

Perto do Cemitério da Recoleta

E o que você acharia de se hospedar ao redor de um dos cemitérios mais famosos do mundo? É onde estão dois dos hotéis mais bem avaliados da Recoleta: o Urban Suites, a pouquíssimos metros da entrada, e o Sileo, que tem até varandinha com vista para os jazigos.

Econômicos

Cyan Recoleta Suites

O Cyan está de frente para o cemitério e é um hotel dois-em-um. Os quartos mais completos e amplos, com cozinha totalmente equipada, estão no Cyan Recoleta Suites.

Cyan Recoleta Hotel

Mas o enxuto Cyan Recoleta Hotel também tem suas comodidades, como microondas e uma bancadinha para refeições nos apartamentos. Ambos têm diárias bem camaradas.

A Hotel

Já o borogodó do A Hotel é o seu clima de pousadinha.

Mas, se você não se importa em providenciar o seu próprio café da manhã, considere se hospedar em um apart-hotel. É nos apart-hotéis da Recoleta onde estão as grandes barbadas de hospedagem no bairro.

Apart-hotéis

Casa Bevant

A Casa Bevant poderia estar em Palermo, mas está na Recoleta, quase na esquina da movimentada avenida Callao. É um apart-hotel boutique. Anexo, o misto de café e empório Almacén Bevant adiciona ainda mais pontos nos quesitos charme e conveniência.

Ayres de Recoleta Plaza

Os dois flats Ayres de Recoleta (o mais simples, na Uriburu, e o Ayres de Recoleta Plaza, na Guido) têm estúdios com cozinha compacta, e piscina nas áreas comuns.

Hotéis em Palermo

palermo hoteis buenos aires

Restaurantes disputados, grafitti, lojinhas independentes: Palermo é onde Buenos Aires é mais jovem e cosmopolita. Lá se inventa tanta moda que o bairro, extra-oficialmente, foi virando vários – Palermo Soho, Palermo Hollywood, Alto Palermo, Palermo Chico, Palermo Botánico…

Os vizinhos Palermo Soho e Palermo Hollywood são onde tudo acontece. É nesse pedaço que você vai querer se hospedar –- onde está o dream team dos hotéis-boutique de Buenos Aires. São hoteizinhos em prédios baixos ou casarões adaptados, com poucos quartos e atendimento personalizado. Vão sempre estar a poucas quadras de algum ótimo lugar para comer ou beber. E se a noite render, não precisa se apressar para levantar da cama. Palermo também acorda tarde.

O único senão da região é que fica mais longe para turistar por Buenos Aires. Mas se você gosta de estar no burburinho, pode ficar aqui já na primeira viagem. Para se deslocar de transporte público com mais facilidade, escolha um hotel perto da avenida Santa Fé, onde está o metrô. Ou rode com táxi e Uber.

Hotéis em Palermo Hollywood

A transformação de Palermo em bairro da moda em Buenos Aires começou ao norte dos trilhos do trem, numa região de galpões onde se instalaram estações de TV e estúdios de cinema, e que por isso acabou conhecida como ‘Palermo Hollywood’. Pelas manhãs não há muito o que se ver – ao escolher um hotel nesta área, tenha em mente que lá não é tão gostosinho de bater perna como no Soho.

Fique em Palermo Hollywood pelo agito noturno, e invista em um hotel confortável e de personalidade, onde você também vá ter vontade de passar tempo.

Home

Pioneiro em Palermo Hollywood, o Home tem um nome apropriado: é mesmo um lugarzinho muito aconchegante para ficar. Os quartos são uma fofura com sua decoração retrô-kitsch-futurista. O café da manhã é quase diagramado, em vez de servido – tudo arrumadinho com capricho, num salão envidraçado, de frente para o jardim.

Vitrum

O estilo do Home parece ter inspirado outros hotéis no bairro, como o divertido Vitrum.

CasaSur Palermo

Já ‘a cara’ do bairro é mesmo o CasaSur Palermo, um dos hotéis mais cool do pedaço, e que poderia muito bem estar em Berlim, Santiago ou Washington DC. Entre os mimos para os hóspedes, oferece city-tour gratuito por Buenos Aires, todos os sábados, e empresta bicicletas para passeios por conta própria.

Fierro Hotel

Com proposta parecida, o Fierro Hotel tem pegada contemporânea tanto nos quartos quanto em seu restaurante, Uco.

Palo Santo

O Palo Santo tem jardins verticais que não são apenas paisagismo: trata-se de um hotel verde, premiado por suas iniciativas de sustentabilidade. Os quartos são cheios de luz natural, com varandinha em todas as unidades, móveis assinados e muito espaço. Fica a 3 quadras da avenida Santa Fé, a melhor localização para quem pretende ir e vir de metrô por Buenos Aires.

Hotéis vintage

Em um bairro tão novidadeiro, o vintage também tem vez: é o charme do Hotel Clásico, com um toque industrial; do Rendez Vous, coloridão e bem-humorado, e do Krista, que fica em um casarão adaptado e tem quartos que parecem casinha de boneca.

Ilum

Prefere algo mais básico? Escolha o minimalista Ilum.

Dazzler Palermo

E se não resistir a um hotel de maior porte, fique no Dazzler. Este é o único hotelão de Palermo Hollywood, e tem localização bastante conveniente, perto da zona mais movimentada de restaurantes.

Hotéis em Palermo Soho

Quando o boom de Palermo Hollywood se reproduziu ao sul dos trilhos, o centrinho de Palermo Viejo foi rebatizado de ‘Palermo Soho’ (‘Soho’ significando ‘SOuth of HOllywood’). Passear por aqui é uma delícia: Palermo Soho é onde está o comércio de rua mais bacana, especialmente nas ruas Honduras, El Salvador e suas transversais.

Nuss

No miolinho de tudo, o elegante Nuss está instalado num pequeno prédio de esquina, que parece novo, mas já abrigou um convento. Tem quartos confortáveis e com um quê bem clássico. Para não se incomodar com o barulho aos finais de semana, peça um quarto mais silencioso (a baguncinha da Plaza Serrano fica a um quarteirão). O terraço é um charme.

Mine

O hippie-chic Mine é todo buena onda, com seus quartos decorados com mandalas e clima tranquilo. Entra ano, sai ano, e continua entre os hotéis mais bem avaliados do bairro.

L’Hôtel Palermo

Outras boas opções no centrinho de Palermo Soho estão em prédios antigos que foram transformados em hotéis. Como o bucólico L’Hôtel Palermo, que nem parece estar no meio da cidade.

Legado Mítico

Ou o Legado Mítico, que homenageia grandes personagens argentinos em acomodações discretamente temáticas.

Jardín Escondido by Coppola

Até Francis Ford Coppola caiu de amores por Palermo Soho, e resolveu transformar a casa em que residiu em hotel-boutique – o Jardín Escondido.

The Glu

Apenas ligeiramente fora do ‘fervo’, o The Glu é craque em hospitalidade, com uma equipe de recepção mais do que prestativa. O café da manhã é servido direto no quarto, em horário combinado. No lobby, espresso e cappuccino são cortesia a qualquer hora. Os quartos mais standard têm amplos 35 metros quadrados

Outras opções

O baladeiro Prodeo e o suntuoso 1828 Smart Hotel também estão logo ali, nos limites do miolinho mais animado do bairro.

A meio caminho entre o centrinho de Palermo Soho e o metrô, um pequeno polo de hotéis oferece localização estratégica para quem quer dividir o tempo entre curtir o bairro e bater perna por Buenos Aires.

Miravida Soho

Numa mansão da década de 30, o intimista Miravida Soho tem apenas 6 quartos e o próprio bar de vinhos.

Vain

Apesar do nome, o Vain não é nada metido – pelo contrário, tem um climinha super acolhedor.

Pleno Palermo Soho

E o Pleno Palermo Soho é a melhor aposta, em Palermo Soho, para aqueles que gostam de hotéis com design mais contemporâneo e clean.

BA Sohotel

Vale considerar ainda o basiquinho BA Sohotel.

Hotéis em San Telmo

san telmo bairro buenos aires

Mais antigo bairro da cidade, San Telmo é a Buenos Aires da nossa imaginação. Caminhar por suas ruas de paralelepípedo, entre os casarões coloniais, é esperar que comece a soar um tango a qualquer momento. De vez em quando são dois passos e ‘Por una cabeeeeeza…’.

Nos últimos anos, novos restaurantes, bares e hotéis vêm trazendo mais agito ao bairro, que tem fama de boêmio, mas fica mais movimentado só mesmo aos finais de semana (domingo é o dia da feirinha de antiguidades na Plaza Dorrego).

Se vale a pena se hospedar em San Telmo? Sim, se você tem uma estadia curtinha na cidade, em um fim de semana, e gostaria de viver uma experiência bem porteña. De segunda a quinta, o bairro pode parecer muito paradão, e as ruas vazias passam uma certa sensação de insegurança.

San Telmo é vizinho do Centro, de La Boca e de Puerto Madero. O transporte público mais à mão vai ser o ônibus. A estação de metrô mais próxima da Plaza Dorrego é a San Juan, a 6 quadras. Conte também com Uber e táxi para passear.

Anselmo

O hotel-design Anselmo tem localização nota mil: em frente à Plaza Dorrego, onde acontece a feira de antiguidades. Os quartos são pequenos, mas funcionais, e as áreas comuns são super charmosas. Faz parte da Curio Collection, uma divisão dos hotéis Hilton com jeitinho mais ‘boutique’.

Outras opções

Outras boas opções de hospedagem em San Telmo são o Telmho, basiquinho, em frente à Plaza Dorrego; e o aconchegante Patios de San Telmo, a três quarteirões da estátua da Mafalda.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Hotéis no Puerto Madero

    Puerto Madero não é um bairro convencional: é a área portuária de Buenos Aires, recuperada há duas décadas. Nesses anos, os armazéns, galpões e fábricas recuperados ganharam a companhia de prédios modernos. Os hotéis por aqui são grandes e têm pegada contemporânea. A localização é relativamente central: o porto se estende do Centro até a altura de San Telmo. Mas com exceção do próprio passeio ao Puerto Madero (e seus restaurantes), você vai precisar sair e chegar de táxi ou Uber.

    Faena Hotel & Universe

    Onde ficar em Buenos Aires: hotel Faena

    O Faena Hotel & Universe é praticamente uma atração turística. Todo mundo quer dar uma olhadinha nos seus ambientes extravagantes, que continuam fiéis ao projeto original de Philippe Starck. Tem dois restaurantes (o chic-kitsch Bistró Sur e o aconchegante El Mercado) e o cabaré onde é exibido o mais instigante show de tango da cidade, o Rojo Tango. Os quartos têm detalhes rococó bem ao estilo Starck. Fica em Madero Este, fora da área dos armazéns do porto.

    Alvear Icon

    Também afastado do corredor de restaurantes do porto, o Alvear Icon é o mais novo 5 estrelas da cidade. Divide um prédio altíssimo com um residencial que igualmente leva a grife do hotel Alvear.

    Hotel Madero

    Perto da ponta sul do porto, o Hotel Madero oferece a melhor relação custo x benefício do pedaço. Os quartos conseguem ser a um só tempo elegantes e aconchegantes.

    Para ficar na zona mais movimentada do Puerto Madero, porém, você vai precisar reservar o Hilton Buenos Aires. Quartos e áreas sociais são típicas de hotelões americanos (repare nos carpetes), mas as vistas são incríveis, e a localização, imbatível no Puerto Madero.

    165 comentários

    Cheguei há pouco de Buenos Aires e fiquei hospedado no Blank Hotel Recoleta, que considerei uma excelente opção, e peguei a dica aqui no site. As instalações são ótimas, um bom café da manhã, e o entorno é repleto de excelentes restaurantes. Dá pra conhecer vários pontos turísticos à pé, além de ter uma estação de metrô a 3 quadras. Deixo aqui minha contribuição e sugestão para quem está buscando hospedagem na Recoleta.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito