Piscinas naturais: 7 dicas para não perder a viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Porto de Galinhas

De todos os passeios oferecidos nas praias do Nordeste, os que levam a piscinas naturais no meio do mar são os mais procurados. Tanto interesse assim é fácil de explicar. Nossas praias – sobretudo no Nordeste – não costumam ter água cristalina. As fotos daqueles aquários transparentes -- com peixinhos que podem ser vistos a olho nu! -- são realmente irresistíveis. Em alguns lugares, a atração é tamanha que a visitação chegou a ficar fora de controle.

Felizmente, as visitas começam a ser reguladas. Em Maragogi, no norte de Alagoas, onde a situação era mais grave, o fluxo de visitantes às Galés (as piscinas mais famosas do Nordeste) está totalmente controlado. As embarcações agora têm um limite de passageiros, e os donos de barcos foram obrigados a se revezar na operação – há passeios todos os dias, mas não de todos os barcos. A venda de alimentos nas piscinas também foi proibida.

Acabei de passar pelo resort Salinas do Maragogi, e fiquei satisfeito de constatar que o hotel agora está diversificando os passeios – nos dias em que não pode ir às Galés, leva seus hóspedes à croa de São Bento e às piscinas naturais de Japaratinga e Barra Grande. Uma regulamentação desse tipo seria benéfica em toda costa a nordestina.

Existe toda uma ciência para aproveitar o seu passeio a uma piscina natural. Siga essas dicas e você não vai perder a viagem.

1. Olho na tábua

As piscinas naturais só aparecem na maré baixa. A vazante faz com que a água fique represada nos recifes, que se transformam por três ou quatro horas em aquários (ou pelo menos grandes tanques). A pegadinha está no fato de que o horário das marés não é constante. Todo dia a mudança das marés ocorre entre 30 e 45 minutos mais tarde do que no dia anterior. Se num domingo a maré mais baixa ocorrer às dez da manhã, na terça-feira vai ocorrer entre onze e onze meia. Onde você encontra essa informação? Na tábua das marés. Os hotéis dos lugares com piscinas naturais normalmente exibem a tábua das marés na recepção. Este post mostra como você consegue a informação online.

2. É de lua

Quanto mais seca a maré, mais cristalina fica a água das piscinas. E você sabia que o nível das marés varia conforme a lua? Nas luas cheia e nova o movimento das marés é mais radical. Já nas luas crescente e minguante a diferença entre as marés é pouca; os nordestinos chamam este fenômeno de “maré morta”. A visita às piscinas naturais fica bem menos impressionante nesta época (em alguns lugares, como Picãozinho, em João Pessoa, elas nem aparecem). Para tirar melhores fotos, faça o passeio das piscinas numa maré baixa em época de lua cheia ou nova. Veja na tábua das marés o nível mínimo do dia – se houver algum dia com nível entre 0,1 e 0,3, não deixe de marcar o seu passeio.

3. Chegue antes

Você encontra as piscinas naturais entre uma hora e meia antes e uma hora e meia depois do nível mínimo da maré baixa. Procure chegar antes de a maré atingir o nível mínimo: a água estará mais límpida. Quando a maré volta a encher (imediatamente depois de atingir o nível mínimo), a água fica mexida e entram impurezas. Para calcular direito o horário da chegada, não se esqueça de levar em conta que o traslado de barco entre a praia e piscina natural pode levar até meia hora, dependendo do lugar.

4. Passeio, sim; viagem, não

Desaconselho deslocamentos longos só para ir a piscinas naturais. Não vale a pena passar duas horas, duas horas e meia num ônibus para ir (e outras tantas para voltar) só para fazer um passeio de barco. Muitas vezes o tempo muda no caminho, e você se desloca (e paga caro) à toa. Aproveite as piscinas naturais da região onde você está. Deixe para visitar as outras piscinas naturais do estado quando você viajar especificamente para o outro lugar. (Sim, este foi um recado para quem vai a Maceió e quer perder um dia na estrada indo e voltando de Maragogi, e para quem vai a Itacaré e pretende fazer o sacrificadíssimo passeio a Taipu de Fora.)

5. Choveu? Nublou? Passe

É roubada fazer passeio a piscinas naturais na época de chuvas (abril-julho). A água não vai ficar nem remotamente parecida com a que mostram nas fotos. Mesmo na época mais seca, o passeio fica bastante prejudicado depois de eventuais chuvas torrenciais, que mexem demais a água. Dias nublados também são inúteis para esse tipo de passeio. A transparência das piscinas só é vista com sol alto (de preferência, a pino). Incidência lateral (de manhã cedíssimo, meio da tarde) também não ajuda.

6. Tamanho não é documento

As maiores piscinas sempre são as mais desejadas – e por isso mesmo, as mais cheias. Não se deixe levar somente pela fama. Se lhe oferecerem piscinas naturais menos conhecidas, porém mais próximas de onde você está, vá nessas. Você vai ter menos companheiros, e não vai correr o risco de se sentir num banho coletivo japonês. O que encanta numa piscina natural (mais até do que os peixinhos!) é o fato de surgir um lugar no meio do mar onde dá pé. E isso qualquer piscininha pode proporcionar.

7. Piscinas à beira-mar

Nem todas as piscinas naturais ficam no meio do mar. Algumas represam a própria praia na maré baixa, proporcionando banhos de mar maravilhosos. Assim são Taipu de Fora, na Península de Maraú; Camurupim, ao sul de Natal; Barra de São Miguel (e também a Praia do Francês), ao sul de Maceió; a própria Boa Viagem, no Recife. A praia da vila em Porto de Galinhas também fica sensacional na maré baixa; depois de visitar as piscinas, volte para a areia e aproveite o banho, no lado direito.

Leia mais:

488 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Cláudia Miranda
Cláudia MirandaPermalink

No Arraial d'Ajuda você encontra muitas piscinas naturais onde se pode ir à pé, sem necessidade de barco.
Tanto na praia do Mucugê, na ponta da Pitinga e no Araçaípe, na maré baixa, é possivel ver pequenos peixes muito coloridos, ouriços, ofiúros, pepinos do mar, pequenos siris, anêmonas.

Dionísio
DionísioPermalink

Duas decepções no quesito piscinas naturais foram, para mim:

- Maragogi: parecia que eu estava num estádio de futebol, em Grenal final de Libertadores, lotado de gente. Tinha até garçom com bandeja com comida passando dentro d'água com o braço bem estendido para cima. E o povo jogava salgadinhos Elma Chips para os peixes. Um horror! Que bom que mudou, como informa o Ricardo.

- Pajuçara: mesmo num dia de sol a pino, não vi nada. Não sei o que houve.

Piscinas que para mim foram sensacionais:

- Porto de Galinhas, vila, pela água cristalina e a proximidade aos peixes.

- Porto de Galinhas, Pontal do Cupe, pelo ótimo banho de mar;

- Parrachos de Maracajaú, para mim a mais divertida, pela diversidade de fauna aquática facilmente visível e pelo bom tamanho.

- Quarta Praia de Morro de São Paulo, água clarinha, bem rasinha, dava para ficar sentado no fundo apreciando o visual com água na cintura. Lindo lugar.

Outras marcantes, por motivos diversos:

- Boa Viagem, por poder tomar aquele banho de mar calminho e morno num "tancão" bem em frente aos espigões da avenida. Surreal.

- Perto do Forte Orange (não lembro o nome), pela temperatura altíssima, impressionante, jamais batida por outra praia. Parecia que tinha um aquecedor ligado.

Tati
TatiPermalink

A praia do Forte Orange fica na Ilha de Itamaracá (PE). Que após vários governos e a "brilhante" idéia de implantar presídios perdeu o lugar de queridinha de veraneio para Porto de Galinhas.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pajuçara já é turva há séculos, mas continuam vendendo...

Me disseram que as Galés de Maragogi estão controladas. A ver.

Dessas minha preferida é o Pontal do Cupe smile Não faço nenhuma questão de peixinhos hahaha....

Claudio Motta
Claudio MottaPermalink

A Barra de São Miguel em Alagoas é uma excelente opção para os que não gostam de barcos. Estive lá recentemente e sua beleza é indescritível. Só deixo a dica de se evitar domingos e feriados, pois a muvuca fica muito grande! Fora isso, é perfeito para famílias com crianças.

Abraços,
http://cronicasdeviagens-mottas.blogspot.com/2010/11/licenca-para-interrupcao-barra-de-sao.html

Rosa
RosaPermalink

Concordo plenamente, Cláudio. Barra de São Miguel é maravilhosa!!!

Wander
WanderPermalink

perfeito : é isso mesmo o que muita gente não sabe. Minhas 2 experiências : sim, sai de Maceio em onibus de excursão para Marogogi, saimos do hotel as 6:00 hs da manhã, chegamos nas Galés com a maré já subindo, não vimos nada de peixinhos,só muito muvuca e farofa mesmo, em pleno alto mar. Isto foi em 2004, acho. Por outro lado em Porto de Galinhas peguei a maré bem baixa na lua nova, vi muitos peixinhos, mas o melhor foi na piscininha bem rente a praia, como dito no post, melhor banho de mar de minha vida, agua morma, não dava vontade de sair dali.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Fui em Porto de Galinhas uma vez. Sensacional!

Paulo Torres
Paulo TorresPermalink

Fiz um passeio muito bom em Prado (sul da Bahia) para as piscinas naturais do Recife da Guaratiba. Zero muvuca, só meia horinha de barco, água bastante clara - não como numa propaganda de Prestígio, mas dava pra ver bem os peixes e corais.

E o passeio era barato: coisa de R$35/pessoa, isso em 2005, e dava direito a passar o fim de tarde no parque aquático Ilha da Alegria.

Eunice
EunicePermalink

A costa da Ilha de Itaparica voltada para Salvador - de Mar Grande a Cacha-Pregos é uma enorme piscina. A barreira de corais conhecida como "caramuã" forma essa piscina. E a caramuã, segundo meu marido, que foi mergulhador por muito tempo, é um dos melhores destinos de mergulho. Todo o litoral baiano tem trechos com piscinas naturais, sem necessidade de passeio de barco, ex.: Stella Maris; Praia do Piruí, em Arembepe; Praia do Forte, alguns trechos de Itacimirim, Vilas, Buraquinho, Jauá.

Fabio NG
Fabio NGPermalink

Dicas preciosas e certeiras!

Nessas horas não dá pra confiar nas agências, pra eles está sempre "sensacional", mesmo que esteja caindo o mundo -- fenômeno que também ocorre com outras tribos, como de mergulho ou passeios de escuna. Não adianta: pra quem vive destes passeios e atividades, na hora da venda nunca tem tempo ruim.

A gente foi pra piscinas de Maragogi a partir de Maceió, com carro alugado, uma década atrás. Puxadíssimo, umas 2h numa estrada sem atrativos no looooongo trecho longe do litoral. Não vale como bate-volta. (Ah, se tivesse Google Maps naquela época...)

Mas a tábua das marés dava -0,1 (!) em lua propícia, e foi um dos mergulhos mais espetaculares que fizemos na vida! wink

Viagem afora
Viagem aforaPermalink

Somos encantantados com as piscinas de Taipus de Fora!!!
Mas é lamentável quando o vendedor de tapioca ás 10h00, com a maré baixa, pesca polvo com arpão no meio dos turistas!! Assim em pouco tempo náo existirá mais turista para comprar tapioca !! Muito triste!! Porque se existe o paraíso, é ali !! Imperdível!!

Simone Lobo
Simone LoboPermalink

Fico feliz que estejam controlando as piscinas de Maragogi. A primeira vez que fui, há uns 14 anos, era somente o nosso barco e ainda com a maré no nível mais baixo. Não me lembro de ter visto paisagem mais linda até hoje. Bem, não precisa dizer que voltei há 2 anos e me decepcionei completamente (não, não segui as dicas do Riq e fui da Rota Ecológica até lá - pra que meu Deus?). O pior foi ver pessoas passando com churrasquinho, confesso que fiquei até com vergonha.
As piscinas em frente à praia do Toque são lindas, conforme o Riq já divulgou tantas vezes. Não vale sair de lá por nada.

Marcelo
MarceloPermalink

Aprecio muito esse tipo de mergulho e algumas de minhas experiências foram:

-Rota Ecológica: não encontrei tanta diversidade de peixes qto em Taipus, mas na baixa temporada
as piscinas estavam ali só prá mim!

-Boipeba: além de Moreré, prá onde vai o povo de Morro e os sargentinhos já estão gordos
e grandes de tanta ração, há alguns locais com recifes junto à praia, que oferecem uma experiência
muito melhor que Moreré e sem a muvuca dos passeios.

-Taipus de Fora: levei sorte nas duas vezes em que fui conferir os recifes, as condições estavam
perfeitas, tais como as que o Ricardo descreve. Numa dessas vezes tive uma experiência surreal:
um enorme cardume de pequenos peixinhos estava "aprisionado" pela maré no tanque e acho que
foram com minha cara pq se aproximaram e fiquei no meio de um turbilhão de peixes, era como
estar no olho de um furacão, com centenas de milhares de olhinhos me observando.
Vi algumas pessoas pisando nos corais e me deu ímpetos de morder-lhes as pernas.

-Na península de Maraú, os guias me levaram a uma praia muito sossegada, semideserta,
acho que era Saquaíra e onde há pequenos recifes junto à praia. Não tem tanto peixe quanto
em Taipus, mas fica tudo pro seu deleite, não há mais ninguém.

Nesse verão vou a Noronha e é claro que não deixarei de mergulhar nos recifes.

Muito bom ler as dicas do pessoal aí em cima, vou anotá-las.

Vinícius
ViníciusPermalink

Eu também não segui as recomendações do site e tive uma grande decepção quando estive com a minha esposa em Maragogi. A principal razão é que fechamos com um taxista e com um casal de conhecido para ir de Maceió à Maragogi e não analisamos a tábua de maré. Conclusão, apesar de saírmos muito cedo (4h30 da manhã) não conseguimos aproveitar adequadamente a piscina natural. Se não bastasse, decidimos esticar até Porto de Galinhas, o que foi o nosso segundo erro, afinal, a distância é muito grande e quando finamente retornamos à Maceió (por volta das 21 horas) não conseguimos aproveitar mais nada.
Felizmente aprendemos a lição.

Leandro
LeandroPermalink

Impressionante como em muitas publicações de turismo ainda se lê "o horário da maré baixa é tal" ou coisas parecidas... A parte da tábua de mares é muito importante, minha primeira vez em Picãozinho foi uma decepção por isso, a segunda foi com maré baixa e aproveitei mais. Também já estive em Recife de Fora e Maragogi, nesta última o mar era mais claro mas quase não vi recifes fora da água (numerosos nas duas outras piscinas que visitei), até hoje não sei se é uma característica local ou se a maré não estava muito baixa.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Me disseram que as piscinas já ficaram mais rasas do que são hoje, mas você deve ter ido numa lua pouco favorável.

Simone Lobo
Simone LoboPermalink

Sem exagero Riq, na primeira vez em que fui (faz uns 13 anos), dava para estender uma canga nos recifes, tão rasa estava a maré. Tenho fotos que comprovam!

Raquel
RaquelPermalink

Oi,em relação as piscinas de maragogi,qual o pnto máximo da maré baixa eu posso fazer bem o passeio?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acima de 0,5 já não é tão bom; acima de 0,8 não vale a pena ir.

Raquel
RaquelPermalink

Ricardo,uma ajuda então.Irei para maragogi em fevereiro/2011(11-15)e de pois em maceio de (15-19),no período que estarei em maragogi a tábua das marés no ponto mais baixo estará assim:12/02-0.7(17:00) 13/02-0.6(18:20) 14/02-0.4(19:20) 15/02-0.2 ás 20:00 ou 0.5(07:40).Qual destes dias seria o mais indicado,ou o menos pior?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Deu azar, Raquel. O único dia em que pode valer a pena é o dia 15 na maré baixa das 7h40 (0,5). O sol não vai estar suficientemente alto. Mas em compensação as piscinas não devem estar cheias de gente, porque não dá tempo de vir a turba de Maceió a essa hora.

Raquel
RaquelPermalink

Valeu pela dica.Gostaria de outra ajuda... como informei no dia 15/02 estarei indo para meceio e ficarei até dia 19 hospedada, e neste período a maré a maré estará baixa pela manhã, dia 16-0.3(08:30) 17-0.2(09:05) 18-0.0(09:47) 19-0.0(10:30). Para conhecer praia francês e do gunga,também dependo da maré baixa? algum destes lugares possuem piscinas naturais? qual destes dias seria o mais indicado? e para ir piscinas pajuçara,ponta verde...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Francês e Barra de São Miguel têm piscina natural à beira-mar, na maré baixa, porque a água fica represada pelos recifes.

Há piscinas naturais entre Barra de São Miguel e Gunga, que são visitadas por lanchas que saem tanto da Barra quanto do Gunga.

MA Calheiros
MA CalheirosPermalink

Raquel,

Bom dia.
Se não estiver chovendo, quando for ao Francês o melhor horário é bem cedo, fique logo na entrada da praia,barraca francezinha (mas não almoce por lá). na areia procure por Joana. Peça agua de coco a vontade e o abacaxi com vodka(é ótimo) e barato. Para almoçar, voltando passe na massagueira - lá tem muitos restaurantes de frutos do mar ( alguns bons são: bar do pelado, bar do pato,).

Em maceio vá a pajuçara. a maré vai estar boa. Peça para conhecer a piscina do amor, é bem proximo a piscina mais conhecida.

Não deixe de conhecer o restaurante Wanchaco - comida peruana. e o divina gula - comida mineira.

a noite vale a pena caminhar no calçadão e tomar sorvete na Bali.

Cristina
CristinaPermalink

Fui a Porto de Galinhas 2 vezes - numa não vi as piscinas por conta da tábua. Na outra, estava tão suja a cidade que não quis ir. Maragoji fui na chuva. E viva as piscinas que surgem qdo vc nao se programa! rsrs

Raquel
RaquelPermalink

Ok,voltando para maragogi,para tomar banho de mar dependo da maré baixa ou as praias por lá são mais calmas independente da maré?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dá pra tomar banho em qualquer maré. Eventualmente, dependendo do ponto onde você esteja, na maré baixa a praia pode secar bastante, nas luas cheia e nova. Então você precisa caminhar centenas de metro mar adentro. Mas esta é a hora de ir à piscina natural.

Leandro
LeandroPermalink

Ah sim, já estive em Porto de Galinhas também, apesar de muito cheio costuma valer, a água fica clara até a beira da praia, mas o grande diferencial (para as outras que conheci) é que as piscinas estão coladas à praia, qualquer um que saiba nadar (até se só souber "estilo cachorrinho") pode dispensar as balsas facilmente. Mas bom mesmo é ir durante a semana fora de temporada, com sol e maré boa.

Raquel
RaquelPermalink

Cristina,você perdeu!!! eu fui em abril deste ano em porto de galinhas e as piscinas naturais são lindas!!!!!!

Amélia
AméliaPermalink

Fui há 1 semana a Porto de Galinhas, perfeito!!!!estão revezando as piscinas, não tem mais farofa e cada jangada tem limite para o nº de passageiros.Em Carneiros no sábado, também foi perfeito!!!!Alguns catamarãs na area, a água maravilhosa, muitos carangueijos e peixes nas piscinas em frente o Bora Bora, pouca gente.Pena que alguns jet-skis perturbavam a paz por lá.

Selma
SelmaPermalink

Será que alguem pode me ajudar? Vou para Maragogi dia 19/12 e ficarei lá até 22/12. Liguei p/ 2 locais que fazem passeios às piscinas naturais p/ reservar um horário para o dia 20/12 e minha supresa foi: em um local disseram que a maré baixa seria as 9h e no outro lugar que a maré baixa seria ás 14h. Emqual devo confiar? já olhei no site da marinha e não ajuda muito, já que o local mais próximo é o Porto de Alagoas. Obrigada

silvia
silviaPermalink

Oi Selma
Estive em Maragogi em setembro. Não vi nada de excepcional nesta praia. Acho q é mais propaganda. Tem outras muito melhores em Alagoas. Acho q pra ir nas piscinas o melhor é pela manhã bem cedo. Fui nas de Maceió e fomos enganados pelo jangadeiro pois qdo chegamos ao local a maré da estava alta (água pelo peito)e não vimos piscina nenhuma. Já eram umas 11h e ele garantiu q ainda dava pra ver. Ficamos todos decepcionados. Acho q as piscinas de Porto de Galinhas são melhores.
Mas quem viu uma, viu todas...
Espero q sua experiência seja melhor q a minha...boa sorte!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Atenção: A MARÉ NÃO TEM HORA FIXA. Muda todo dia. Não procede a informação "o melhor é ir pela manhã bem cedo". Depende do dia/da semana, é preciso consultar a tábua das marés. Leiam o texto principal do post, por favor.

Claudio Motta
Claudio MottaPermalink

Selma,
A diferença é muito grande e com certeza uma deles está tentando te empurrar uma furada. Vc pode se basear pela tabela da maré do porto de Maceió mesmo. A diferença não é tão grande assim. Se ainda persistir a dúvida, talvez seja interessante entrar em contato com o seu hotel. Eles podem resolver essa questão.
Espero ter ajudado.
Abraço e curta a viagem!

Claudio Motta
Claudio MottaPermalink

Selma,
Complementando a informação, consultei a tábua de marés de Alagoas e às 9h vai estar 0.3, ou seja, muito boa para aproveitar como deve. Ainda melhor é que a lua nova estará começando. No horário de 14h a maré estará 1.9, ou seja, péssima!!!

Abraço.

Camila
CamilaPermalink

Ola Ricardo,

Me perdoe a ingnorancia, mas estou indo para Boipeba e Barra Grande na semana que vem e consultei o site que vocë indicou para ver a tabua da mare.

Mas nao vejo la essa regiao. A regiao mais proxima que aparece 'e a de Ilheus... to fazendo alguma coisa errada?

Obrigada!

Camila

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É Ilhéus, sim.

Camila
CamilaPermalink

OBRIGADA!! O QUE SERIA DA MINHA VIAGEM SEM VOCÊ!! HAHA

Leila Marchio
Leila MarchioPermalink

Parabéns pelo site Ricardo,a muito tempo sigo suas dicas(antes pelo Freires.com).Vc é meu guru de viagem.Amei Maragogi ,estivemos em março de 2010,fui na lua cheia e aproveitei ao maximo todos os passeios.As galés estavam cheias ,mas nao haviam farofadas.Gostaria de recomendar a Pousada Olho d`agua em Maragogi,modesta e econômica.Sucesso

Adriana
AdrianaPermalink

Fomos em Maio/2010. Passeio inesquecível. Muitos peixes nadando juntos.

Como o link é de dica aí vai a minha. Compre uma Crocs ou Havaiana que prende no pé. Sem chinelo não dá pra chegar lá.

queu
queuPermalink

Com estas dicas,não tem como o passeio ser ruim.Saindo da questão do passeio as piscinas naturais de maragogi,as praias locais como ponta do mangue,burgalhau.... são indicadas para banho de mar na maré alta tendo suas aguas calminhas? ou só na maré baixa que é indicado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Queu! As praias de Maragogi têm águas calmas em todas as marés. Na lua cheia e na lua nova algumas praias secam bastante na maré baixa.

Porto de Galinhas com crianças: dicas e roteiros para a família! « Viajando com Pimpolhos

[...] post do VnV dá umas dicas sobre o assunto das marés: https://www.viajenaviagem.com/2010/11/piscinas-naturais-7-dicas-para-nao-perder-a-viagem/ Aqui o site da marinha com o horário das marés em vários locais do Brasil: [...]

Luciana
LucianaPermalink

Riq, os cariocas chegaram ontem de Maragogi, carnaval 2011! Você , like always, tinha razão. Vou resumir.
Prós do Hotel Praia Dourada:
- localização espetacular
- melhor praia do Nordeste (cor e temperatura perfeitas!) - me queimei com uma água viva, dá pra acreditar? Os garçons me ensinaram: tem que joga vinagre e colocar gelo por 10 min.
- atendimento dos funcionários maravilhoso! (quem disse que o serviço de resort é ruim?) - pró-ativos, simpáticos e educados.
- café-da-manhã maravilhoso(tapiocas, bolos, paes, ovos, sucos, frutas, etc etc etc), assim como todas as outras refeições (lagosta e moquecas no almoço, jantares muito fartos e saborosos!) Desvantagens do hotel:
- O banheiro é de 1 estrela. A recepcionista me informou que fiquei na ala que ainda não tinha sido reformada.
- Manutenção ruim, parece que o hotel foi decorado em 87 e nunca mais ninguém mudou nada.
- os talheres são muito ruins...
- Os recreadores são animados porem completamene voltados para o publico infantil.O hotel poderia ter investido mais , visto que no resort que uma amiga ficou em Porto de Galinhas tinha um palco profissional montado na area da piscina com banda ao vivo todas as noites de carnaval.
Com relação aos passeios:
- Fomos até às piscinas naturais de Maragogi. Contratamos com o proprio hotel que atraves de um transfer nos levou até a praia. O prometido era irmos de catamarã com muita gente, porem na hora estavamos sobrando, o calculo foi mal feito e nos colocaram numa lancha de 6 pessoas (numero exato do nosso grupo). Foi o MUST!! Chegamos muito antes da multidao, vimos tudo com calma, tiramos fotos embaixo dagua com os profissionais da regiao (vale a pena!!! ao contrario do mergulho que eles oferecem lá, que nao vale, nao ha necessidade).
- Fomos passear pela rota ecologica graças a dica do Riq (me enviou lá no post "Maceió"). Pagamos 100 reais por casal, para que um motorista de uma van da Costa Verde (equipada com LCD e agua!)ficasse a nossa disposição o dia todo! Conhecemos o Rio Tatuamunha (mas nao vimos o peixe boi), mergulhamos nas praias paradisiacas do Laje e Patacho. Almoçamos na Pousada do Patacho - Christian, o MEGA SIMPATICO francês, foi o unico que nos recebeu para o almoço mesmo estando com a pousada lotada(tentamos a Pousada do Caju/Amendoeira/Toque e nada...) Foi o melhor almoço da viagem, não só da viagem, mas um dos mais memoraveis de nossas vidas para todos ali. Lagostim com manteiga de pistache, tomate quente recheado com torrada e segredos. Parabens aos cozinheiros Jo e Mario! E a Morena e Vicky, super sorridentes! Sem contar o ambiente, ma-ra-vi-lhoso, que estilo!!!
Fico por aqui. Riq, VALEU!!!!

Suca
SucaPermalink

Ali pertinho de Porto fica a Praia do Cupe, que é beeeem menos procurada e oferece um banho de mar excelente, com piscinas naturais praticamente desconhecidas. Tem uma estrutura básica de barracas, que servem cerveja gelada, peixe frito com macaxeira, etc.

Se quiser fugir um pouco do "crowd" de Porto, o Cupe é uma ótima pedida. Mas não espalhe smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suca! Você deve estar falando do Pontal do Cupe, a praia do Pontal de Ocaporã e da Pousada Tabapitanga. O Ricardo Freire sempre dá essa dica mrgreen

Classificados de Artesanato da Vila

Se estiver em João Pessoa, não deixe de conhecer Carapibus e suas piscinas naturais. Um lugar lindo e ainda bem deserto.
veja um pouco sobre essa maravilha em: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/03/praia-de-carapibus-um-paraiso-de-aguas-muito-mornas/

Não deixe de conhecer Areia vermelha também, pertinho de joão Pessoa.

cristiane ribeiro
cristiane ribeiroPermalink

Visitei Maceió,Maragogi e Porto de Galinhas em dezembro passado...tudo muito lindo....Minha reserva terminou no dia 25 de dezembro e eu queria ficar mais.Fui parar numa tal praia da enseada em Gaibu próximo de Recife....Durante a semana é muito calmo...eu ficava horas com meu snorkel nas piscinas naturais que se formavam na beira da praia...vendo muitos peixinhos,ouriços e siris...e mais legal..não tinha nenhum jangadeiro te apressando pra voltar...hehehehe

Daniela
DanielaPermalink

Olá...estamos no Salinas, e fechamos o passeio para as piscinas de Barra Grande...Voce acha que Galés e a Barra Grande são semelhantes ou vale a pena ir na de Galés? Ou nas duas?
Beijos e obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! As Galés são muito maiores. E muito mais cheias de gente. Estas são as diferenças.

Daniela
DanielaPermalink

Olá "A Bóia" !!! Obrigada por responder...
Mas me fala uma coisa, voce acha que ir somente na Barra Grande já vale a pena?
Beijos e obrigada !!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Eu nunca flutuei por esses lados. O que eu sei é o que o Ricardo Freire não é muito fã das Galés não, porque são realmente entupidas de gente. Mas a maioria das pessoas faz questão de ir porque não sabe como dizer à família, aos amigos e à sociedade em geral que foi a Maragogi mas não foi às Galés.

Daniela
DanielaPermalink

Entendi...mas eu não ligo pra "nome" não...O que importa é a qualidade...E se for a mesma coisa, prefiro mesmo o local menos lotado de gente...também não curto 'muvuca' de pessoas.
Enfim...irei mesmo nas piscinas da Barra Grande (como sugerido pelo Hotel Salinas), que segundo eles, é a mesma coisa, porém menor (como voce disse...)
Tomara que eu esteja certa e não erre !!!...Mas como voce mesmo disse...se eu não for a Galés, será que vai ter graça?...rss..bjão

fabio Marques
fabio MarquesPermalink

Tem Piscinas naturais em Arraial D´Ajuda? se confirma essa informação ricardo freire? Sobre Hospedagem o que vc me indica? Mar Paraiso Resort ou La Torre Resort? grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para perguntas.

Na maré baixa o mar fica represado em muitos trechos da praia de Arraial -- no Araçaípe, no Mucugê e no Patacho. Não são piscinas naturais para mergulhar, porque não são transparentes e ficam junto à areia; mas é um horário gostoso para andar de caiaque ou ir à praia com crianças.

O LaTorre fica em Porto Seguro.

O Mar Paraíso é um hotel confortável e fica pé na areia na praia do Mucugê. O Ricardo Freire no entanto entende que a graça de Arraial d'Ajuda está em ir toda noite fazer footing e aproveitar os barzinhos e restaurantes da rua do Mucugê; logo, quem vai de all inclusive acaba não aproveitando a vila.

Veja um post sobre o LaTorre:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/la-torre-um-pequeno-all-inclusive-em-porto-seguro/

cccppp
cccpppPermalink

Caros,
Depois de Fernando de Noronha, qualquer passeio em piscina natural é piada de mau gosto e perda de tempo.
Aquela ilha é um grande aquário transparente, inclusive com chuva ou nublado.
Abs

Gislaine
GislainePermalink

Oie, pessoal

Irei para Maragogi em 27/12 para passar o Reveillon com minha familia. Alguem me indica lugares para almoçar??? Preciso de dicas gente, pois irei com minha filha de 1 ano e meio e nao quero ter surpresas e sim descansar e passear......Tranquilamente.

Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gislaine! Os bons lugares para almoçar em Maragogi estão bem à vista, como o restaurante Frutos do Mar, na praia do centro, e o Restaurante do Mano, na praia de São Bento. Na vizinha Japaratinga, há o restuarante do hotel Albacora e também os restaurantes da Praia da Bica.

Luis Henrique
Luis HenriquePermalink

Posso alugar carro e ir de carro sozinho pra maragoggi? Nao conheço maceio e pretendo conhecer maragoggi ..é facil o acesso? ou lelhor fazer passeio pela agencia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis Henrique! Não recomendamos o passeio de Maceió a Maragogi. Vá a Maragogi quando você for a Maragogi -- sem pernoitar, o passeio é puxado e raramente garante que você chegue na hora certa das piscinas naturais. As praias do continente ao norte da vila são lindas e não dá tempo de aproveitar nesse passeio corrido de um dia. Além disso, há limitação de visitantes para as piscinas naturais, então passageiros avulsos chegando na hora dificilmente conseguem vaga para as Galés. Quem já está hospedado na vila ou nos arredores tem melhores condições de fazer o passeio.

zeza
zezaPermalink

Alguém ja foi em Porto de Galinhas no finalzinho de abril e inicio de maio? é que gostaria de aproveitar o feriadinho, já que conseguiria faltar no sexta no serviço o poderia ficar la até terça.....porém, estou com muito medo de pegar chuvas.... alguém pode "palpitar"pf?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zeza! Nesta época você já arrisca pegar chuva. É o que diz o caderninho. Se chover, não dá para reclamar.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/na-estacao-de-chuvas-chove-sem-parar-ou-so-um-pouquinho/

O outono é melhor para pegar praia no Sudeste e em Santa Catarina.

Cristina
CristinaPermalink

Olá, pretendo ir a Maragogi no fim de abril ou início de maio, quando estarei de férias, mas depois do que li, fiquei receosa, Já fui a Porto de Galinhas na mesma época, 3 anos atrás e foi maravilhoso, sol, água morna, piscinas naturais.... Será que Maragogi é só propaganda mesmo? Alguém conhece a pousada Verdes Mares?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! A pousada é bastante básica. As melhores praias de Maragogi ficam ao norte da vila; tente passar um dia de sol em Ponta de Mangue.

Cristina
CristinaPermalink

Oi sou eu de novo. Verifiquei a tábua de marés no dia 06/05 domingo, às 9:47 estará 0.0 e será lua cheia, os 2 dias seguintes estará, 10:34h - 0.0 e 11:23h - 0.1. Boas condições????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! ótimas condições. Resta torcer para haver sol, porque maio é época de chuvas na costa leste do Nordeste.

O Guia de Portugal
O Guia de PortugalPermalink

Dicas ótimas!

A piscina natural da Barra de São Miguel é uma delícia para tomar banho.

A piscina natural de São Miguel dos Milagres é liiinda, e dá para ver peixes!

A piscina natural de Pajuçara há poucos anos atrás valia muito a pena, dava p ver peixinhos lindos, a cor da água era perfeita, mas parece que a poluição, esgoto, excesso de turistas mudaram o cenário, realmente NÃO é o que vendem, já foi, mas infelizmente os peixes que se vê por lá são gordos,feios, os turistas dão comida adoidado, não tem regra nenhuma, as vezes tem tanta gente que é uma coisa louca! Absurdo!! É uma pena, pois a praia de Pajuçara e a piscina natural são lindas, mas continua valendo a pena dar um mergulho na piscina natural, só não espere ver peixes.

Clovis Grimaldo
Clovis GrimaldoPermalink

Estive recentemente em Porto de Galinhas, e as dicas sobre a tábua das marés foram ótimas! Cheguei à praia na hora certa, aproveitei a piscina, saí na hora certa, voltei pra praia e aproveitei o restante do dia na praia que estava ótima!

Tudo bem metódico! rsrsrsrs mas vale para nao haver decepção!

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Olá, estarei em Porto de Galinhas no período de 04 a 08/03, pelo site da Marinha não encontrei Porto de Galinhas, encontrei Porto de Suape e Recife, por qual desses devo me orientar.
Grata, Ana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Qualquer um dos dois dá certo.

Viviane
VivianePermalink

Olá Ricardo,Parabéns pelo blog está tudo perfeito!!
Vou para maceio dia 17 de MAIO,já fechei o pacote, agora todos estão me dizendo que não vou conseguir aproveitar e nem fazer o mergulho devido ser um mês chuvoso, estou desesperada.O que vc acha?
Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviane! Aqui quem responde é A Bóia. Maio é época de chuvas, então se chover não dá para reclamar.

Alair Alves
Alair AlvesPermalink

Olá Ricardo,
Achei super legal seu blog. Muitas informações úteis. Vou para Maceió em 07-10-2012 e ficarei lá até 19-10-2012 na praia de Guaxuma. Vi suas informações sobre as marés, o melhor dia para visitar as piscinas naturais é lua cheia ou nova com nível entre 0.1 e 0.3. Pela tábua de outubro eu tenho do dia 12 até 18 favorável. A lua nova começa dia 15, porém estou com uma dúvida, a maré neste dia e no dia 16 está com nível 0.0: é um bom dia para a visita? E quais as piscinas mais próximas de Guaxuma voce me aconcelharia? obrigada,

Alair

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alair! Nível 0.0 é excelente. As piscinas mais próximas são as de Ipioca (tem que falar com barqueiros); as mais organizadas, com visita organizada, são as de Paripueira.

Alair Alves
Alair AlvesPermalink

obrigada Ricardo,

valeu!!! Vou tentar aproveitar ao máximo!

Daniela Moraes
Daniela MoraesPermalink

Fui à Porto de Galinhas em dezembro/2011, ficamos hospedados em Muro Alto, que acredito seja mesmo o melhor local pra se hospedar por conta da tranquilidade e da beleza das águas(principalmente no trecho em frente aos Resorts Summerville e Nai-Nai).A praia da vila de Porto é linda, mas muito cheia. As piscinas são legais tb, mas ficaram aquém da expectativa. Os melhores passeios que fizemos foram Maragogi e Praia dos Carneiros. No primeiro, águas perfeitas, límpidas e muitos peixinhos. Fizemos mergulho de batismo, com um instrutor para cada pessoa, cerca de meia hora, R$60, p pessoa, foi ótimo, maré baixa, inesquecível. Depois mergulhamos de snorkel e vimos muitos peixinhos coloridos. Neste fomos com uma agência de turismo e deu tudo certo, uma hora e meia de viagem desde Porto e almoço pronto no retorno das galés. Não se pode dar comida aos peixes, nem consumir qq tipo de alimento, subir nos arrecifes, nada de farofada, pois é área de preservação ambiental. Á Praia dos Carneiros fomos de carro(alugamos um)e não nos arrependemos, pois os passeios dos receptivos incluem o catamarã até a igrejinha, bancos de areia e banho de argila, ou se for pagar lá custa cerca de R$ 30, p pessoa. Alugamos uma lancha, com toda a privacidade, só para o casal, com o Tarcísio, rapaz educado e gentil, cobrou-nos R$ 25 p pessoa, pois negociamos. Ficamos cerca de 3h com ele e acabamos pagando uma gorjeta pela presteza e gentileza na condução do passeio. Ele vende cerveja na lancha, mas pode levar a sua se preferir. Foi, para nós, o passeio mais lindo de todos que fizemos em POrto de Galinhas, a praia é paradisíaca. Almoçamos no Bora Bora, atendimento razoável, preço condizente com o normal.Pena que lá o dia acaba cedo, 16h fecham os bares de praia e a gente tem que ir embora. Sair muito cedo de casa é ouro, pra poder aproveitar ao máximo cada dia.

Marcos
MarcosPermalink

Olá, ótimas as dicas do site, até aprendi a ver a tabua das mares!!! Porém já fiquei desanimado, pois irei para Maragogi em 26/05 e retorno em 02/06 e as visitas às piscinas naturais provavelmente não vão rolar como o planejado: lua nova (dia 20 a 27), lua crescente (dia 29 até 04/06) e a tábua da maré (as melhorzinhas): Dia 27 - domingo- 14:15 0.5; dia 28 15:21 0.6;Dia 29 16:30 0.5; dia 01/06 06:58 0.4. Vc acha que dá para arriscar algum desses dias, se não houve chuva???
Valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! O melhor dia é o domingo, quando a maré baixa ocorre mais cedo.

anna
annaPermalink

Ricardo comprei bilhete para ir com minhas filhas de 16/6 a 23/6 para Ilheus - Itacaré - Maraú e tomei um banho frio qdo minha irmã me contou q chove direto nesse periodo.
Sempre?????O dia todo????Mesmo q seja lua nova?????
O q fazer???Preciso descansar uma semana e é meu niver....troco o roteiro????Para onde?????Ou arrisco....Quero ir para local tranquilo + q também tenha comercio perto pequenas lojas charmosas e restaurantes.....E ai???????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anna! Sua irmã está certa -- essa é a época de chuvas na região. Leia sobre o inverno do Nordeste:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Veja para onde ir se quiser fugir da chuva:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/ferias-no-brasil-como-fugir-da-chuva/

Adriana
AdrianaPermalink

Olá! Tudo bem?
Viajarei para Maceió com minha mãe no dia 02/06 até 05/06. Nós ficaremos num hotel em Pajuçara e soubemos das galés de Pajuçara! Essa informação da tábua das marés é novidade para mim, gostaria de saber se esse período é bom para visitar? E como faço para ver isso lá??
Em seguida iremos para Marechal Deodoro, ficaremos de 06/06 até 08/06 numa pousada na praia do Francês. Fiquei feliz de saber nos post's que tbm tem galés lá!!
Será que vou conseguir ver os peixinhos com segurança? Eu não sei nadar!! smile
É verdade que chove muito no início de junho em Maceió???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Junho é época de chuvas.

"Galés" é o nome das piscinas naturais principais de Maragogi. Nos outros lugares fala-se apenas em piscinas naturais.

As da Pajuçara são muito visitadas, mas já não apresentam nenhuma transparência.

Não há perigo de visitar nenhuma piscina natural, a visita é feita na maré baixa, quando está rasinho. Veja a tábua das marés na recepção de seu hotel ou pousada.