Piscinas naturais: 7 dicas para não perder a viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Porto de Galinhas

De todos os passeios oferecidos nas praias do Nordeste, os que levam a piscinas naturais no meio do mar são os mais procurados. Tanto interesse assim é fácil de explicar. Nossas praias – sobretudo no Nordeste – não costumam ter água cristalina. As fotos daqueles aquários transparentes -- com peixinhos que podem ser vistos a olho nu! -- são realmente irresistíveis. Em alguns lugares, a atração é tamanha que a visitação chegou a ficar fora de controle.

Felizmente, as visitas começam a ser reguladas. Em Maragogi, no norte de Alagoas, onde a situação era mais grave, o fluxo de visitantes às Galés (as piscinas mais famosas do Nordeste) está totalmente controlado. As embarcações agora têm um limite de passageiros, e os donos de barcos foram obrigados a se revezar na operação – há passeios todos os dias, mas não de todos os barcos. A venda de alimentos nas piscinas também foi proibida.

Acabei de passar pelo resort Salinas do Maragogi, e fiquei satisfeito de constatar que o hotel agora está diversificando os passeios – nos dias em que não pode ir às Galés, leva seus hóspedes à croa de São Bento e às piscinas naturais de Japaratinga e Barra Grande. Uma regulamentação desse tipo seria benéfica em toda costa a nordestina.

Existe toda uma ciência para aproveitar o seu passeio a uma piscina natural. Siga essas dicas e você não vai perder a viagem.

1. Olho na tábua

As piscinas naturais só aparecem na maré baixa. A vazante faz com que a água fique represada nos recifes, que se transformam por três ou quatro horas em aquários (ou pelo menos grandes tanques). A pegadinha está no fato de que o horário das marés não é constante. Todo dia a mudança das marés ocorre entre 30 e 45 minutos mais tarde do que no dia anterior. Se num domingo a maré mais baixa ocorrer às dez da manhã, na terça-feira vai ocorrer entre onze e onze meia. Onde você encontra essa informação? Na tábua das marés. Os hotéis dos lugares com piscinas naturais normalmente exibem a tábua das marés na recepção. Este post mostra como você consegue a informação online.

2. É de lua

Quanto mais seca a maré, mais cristalina fica a água das piscinas. E você sabia que o nível das marés varia conforme a lua? Nas luas cheia e nova o movimento das marés é mais radical. Já nas luas crescente e minguante a diferença entre as marés é pouca; os nordestinos chamam este fenômeno de “maré morta”. A visita às piscinas naturais fica bem menos impressionante nesta época (em alguns lugares, como Picãozinho, em João Pessoa, elas nem aparecem). Para tirar melhores fotos, faça o passeio das piscinas numa maré baixa em época de lua cheia ou nova. Veja na tábua das marés o nível mínimo do dia – se houver algum dia com nível entre 0,1 e 0,3, não deixe de marcar o seu passeio.

3. Chegue antes

Você encontra as piscinas naturais entre uma hora e meia antes e uma hora e meia depois do nível mínimo da maré baixa. Procure chegar antes de a maré atingir o nível mínimo: a água estará mais límpida. Quando a maré volta a encher (imediatamente depois de atingir o nível mínimo), a água fica mexida e entram impurezas. Para calcular direito o horário da chegada, não se esqueça de levar em conta que o traslado de barco entre a praia e piscina natural pode levar até meia hora, dependendo do lugar.

4. Passeio, sim; viagem, não

Desaconselho deslocamentos longos só para ir a piscinas naturais. Não vale a pena passar duas horas, duas horas e meia num ônibus para ir (e outras tantas para voltar) só para fazer um passeio de barco. Muitas vezes o tempo muda no caminho, e você se desloca (e paga caro) à toa. Aproveite as piscinas naturais da região onde você está. Deixe para visitar as outras piscinas naturais do estado quando você viajar especificamente para o outro lugar. (Sim, este foi um recado para quem vai a Maceió e quer perder um dia na estrada indo e voltando de Maragogi, e para quem vai a Itacaré e pretende fazer o sacrificadíssimo passeio a Taipu de Fora.)

5. Choveu? Nublou? Passe

É roubada fazer passeio a piscinas naturais na época de chuvas (abril-julho). A água não vai ficar nem remotamente parecida com a que mostram nas fotos. Mesmo na época mais seca, o passeio fica bastante prejudicado depois de eventuais chuvas torrenciais, que mexem demais a água. Dias nublados também são inúteis para esse tipo de passeio. A transparência das piscinas só é vista com sol alto (de preferência, a pino). Incidência lateral (de manhã cedíssimo, meio da tarde) também não ajuda.

6. Tamanho não é documento

As maiores piscinas sempre são as mais desejadas – e por isso mesmo, as mais cheias. Não se deixe levar somente pela fama. Se lhe oferecerem piscinas naturais menos conhecidas, porém mais próximas de onde você está, vá nessas. Você vai ter menos companheiros, e não vai correr o risco de se sentir num banho coletivo japonês. O que encanta numa piscina natural (mais até do que os peixinhos!) é o fato de surgir um lugar no meio do mar onde dá pé. E isso qualquer piscininha pode proporcionar.

7. Piscinas à beira-mar

Nem todas as piscinas naturais ficam no meio do mar. Algumas represam a própria praia na maré baixa, proporcionando banhos de mar maravilhosos. Assim são Taipu de Fora, na Península de Maraú; Camurupim, ao sul de Natal; Barra de São Miguel (e também a Praia do Francês), ao sul de Maceió; a própria Boa Viagem, no Recife. A praia da vila em Porto de Galinhas também fica sensacional na maré baixa; depois de visitar as piscinas, volte para a areia e aproveite o banho, no lado direito.

Leia mais:

488 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rachel
RachelPermalink

Agosto é um bom m~es para visitar Porto de galinhas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rachel! A estação de chuvas vai até julho ou agosto: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Germano J Schneider
Germano J SchneiderPermalink

Alguém sabe se em Porto de Galinhas é possível encontrar para alugar aqueles calçados para proteger os pés dos corais.?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Germano! Não alugam esse tipo de calçado por lá não.

Germano J Schneider
Germano J SchneiderPermalink

E pra vender, tem? Será que um Croc quebra o galho?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Germano! Deve evitar-se andar em cima dos corais.

Priscila
PriscilaPermalink

Boa tarde

Vou tirar férias em agosto vou viajar na segunda semana de agosto para Maceio alguém sabe se neste período costuma chover?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! A época mais seca vai de meados de setembro a meados de março. O pior das chuvas cai entre maio e junho.

Eliedson Moreira
Eliedson MoreiraPermalink

Boa noite

Sou de Belo horizonte e estou indo viajar dia 30 de junho ate 15 de julho onde passarei por Jericoacoara,canoa quebrada,maragogi e porto de galinhas.Mas pelo o que ando vendo pela tv esta chovendo muito por ae.Em julho essa chuva diminui ou nao como fica o tempo nessa epoca.Valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliedson! Leia sobre a estação de chuvas no Nordeste aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliedson! Recomendamos alugar carro apenas se você quer fazer outras praias pelo caminho (Lagoinha, Flexeiras, Mundaú, Icaraizinho), com pelo menos um pernoite (Flexeiras ou Icaraizinho). Senão não vale o perrengue de dirigir direto até lá, arranjar um lugar para estacionar, deixar o carro estacionado...

Lutero
LuteroPermalink

Eliedson,
estou em Porto de Galinhas desde ontem 25 e realmente chove, mas nada tão preocupante, porque abre sol e chove fraco novamente. Dá pra tirar fotos tranquilamente.

Tais
TaisPermalink

Olá,

Vou à Maceio na 2ª semana de agosto e gostaria de saber como podemos fazer para ir as praias, é melhor alugar carro ou procurar agencias?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tais! Recomendamos alugar carro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

Paulo
PauloPermalink

Alugue um carro, nem sai tão caro assim e você fica livre para ir e vir para onde quiser a hora que quiser. Se estará em Maceió, recomendo a Praia do Gunga, o lugar é fantástico, mas se for de carro aconselho se informar antes, por que achei muito mal sinalizado para chegar ate la. Bom passeio!!!

Eliedosn
EliedosnPermalink

Muito Obrigado lutero e boia,agora e contar os mint para chegar.abraço

Marina
MarinaPermalink

Olá, vou ficar entre o dia 29/07 a 05/08 em Porto de Galinhas. Será que irá fazer sol? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marina! Provavelmente sim, mas não dá para garantir. A estação seca vai de setembro a março.

Luana Carvalho
Luana CarvalhoPermalink

Olá,
Vou viajar para Porto de galinhas ficarei no periodo do dia 22/07 até 01/08. O que acontece que já fiz um pacote fechado com uma agência e agora que comecei a verificar na intenet os comentarios sobre o lugar e periodo do ano.Verifiquei que não e sempre que se pode fazer o passeio nas picinas naturais,dependendo da mare, quero muito fazer esse passeio, será que consigo em algum desses dias que estarei lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luana! Consulte a tábua das marés. O post ensina o passo a passo, leia com atenção.

Natália
NatáliaPermalink

Olá! Pretendo ir á Maragogi em janeiro. Queria saber se é a melhor opção em Maceió pra quem não vai alugar carro. Posso ficar tranquila em fazer as excursões oferecidas pelo resort? Ou é melhor eu procurar hum hotel mais pro centro, perto de tudo?
Obrigada! Ótimo site! Parabéns!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natália! Não recomendamos o bate-volta de Maceió a Maragogi:

https://www.viajenaviagem.com/2012/04/por-que-eu-nao-recomendo-o-bate-volta-de-maceio-a-maragogi/

Deixe para ir às piscinas de Maragogi quando você estiver hospedada em Maragogi.

Fabricio Borba
Fabricio BorbaPermalink

Prezado, boa tarde!

Primeiramente, parabéns pelo site.
Estou planejando minhas férias de Janeiro e pretendo passar 7 dias com minha namorada em Maceió e Maragogi. Anteriormente pensamos em ficar 3 dias em Maceió e 3 dias em Maragogi (acho que é até muito 3 dias, seria? Poderíamos passar um ou dois dias para PG), e verificando o site, me interessei em conhecer também Porto de Galinhas já que está tão perto.
Porém, estou com minha carteira de motorista suspensa (risos) e minha namorada não dirige, nos impossibilitando de alugar um carro.
Sendo assim, ficamos com medo de sermos explorados por transfers, taxistas, etc, para conhecermos praias como as já citadas aqui e em outros post.
Gostaríamos de saber, quais são as dicas para não sermos enganados na visita as praias. Se você pudesse ajudar, seria legal!

Obrigado. Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabricio! Praia é um lugar para descansar. Não gaste sua semana de férias de praia na estrada, zanzando entre praias que são igualmente bonitas. Deixe Porto de Galinhas para quando você for para Porto de Galinhas. As praias não são próximas, você vai gastar 3 horas entre elas. Combinar Maceió, Maragogi e Porto de Galinhas só valeria a pena se você fosse chegar por Maceió e voltar por Recife, e estivesse de carro. Os trânsfers privados são caros mesmo.

Christiane
ChristianePermalink

Bom dia, primeiramente parabéns pelo site, adorei as dicas!!
Estou indo com minha família, marido + 3 filhos, para Porto De Galinhas na 2ª quinzena de fevereiro/2013, ficaremos 15 dias no Marulhos Resort, praia de Muro Alto, te pergunto o seguinte, quais os passeios que vc nos recomenda, as crianças tem 6 anos (trigêmeos), acompanham numa boa, pensei até em mergulho para todos nós, vc acha válido locar carro, enfim, sempre é válido dicas de alguém que conhece a região.
Abraços,
Christiane

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Christiane! Alugar carro sempre é bom nas praias do Nordeste. Vocês poderão ir a Carneiros, ao centro de Porto de Galinhas todos os dias (piscina natural de dia, footing à noite), Maracaípe, Serrambi, Cabo de Santo Agostinho.

Rovana
RovanaPermalink

Vou ficar no Pratagy. De onde é melhor pegar a jangada para as piscinas naturais? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rovana! No hotel informarão se há piscinas naturais nas redondezas do Pratagy e se há barqueiros.

carla
carlaPermalink

Ola boa noite! estarei indo para maceio em novembro.....e pesquisei o calendario da lua e nao sera nem a lua nova e a cheia......sera que terei alguma dificuldade de visitar as piscinas naturais.....sera que a agua estara cristalina nessa epoca do ano....muito obrigado e adorei o site .....estou tirando muitas duvidas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! A piscina natural da Pajuçara não tem mais cristalinidade em tempo nenhum. O mar em Maceió vai estar bonito em novembro. A piscina natural mais próxima, e a única que recomendamos para quem está em Maceió, é a de Paripueira.

carla
carlaPermalink

Muito obrigado pela opniao......estarei visitando o site ate minha viagem.....assim ficarei mais informada dos melhores passeios.....boa noite

Maninha
ManinhaPermalink

Olá,

Tenho amigos que visitaram Maceió e me relataram que as pessoas não permanecem nas praias até muito tarde, a que horas o sol se põem? Para quem quer fazer passeios as piscinas naturais, qual é o melhor horário? Estou com viajem marcada para setembro, já consultei a tábua das marés e vi que na data que estarei por ai é entre lua nova e cheia, bom para quem quer aproveitar as piscinas naturais,é fornecido algum tipo de equipamento de proteção para usar nas piscinas?Morro de medo de pisar num ouriço do mar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maninha! Não haverá ouriços nas piscinas que aceitam visitas. Os corais estão mortos, você só verá peixes. O horário do nordeste é errado o ano inteiro, amanhece cedo demais (5 da manhã), entardece às 5 também, às duas da tarde já tem sombra na praia, todo mundo volta pra casa.

Com qualquer lua as piscinas só aparecem na maré baixa, não há outro jeito senão seguir a tábua das marés.

Sylvia
SylviaPermalink

Leve um tenis ou qualquer outro calçado emborrachado para caminhar nos corais ,dentro e fora dágua.

Sylvia
SylviaPermalink

Este é o calçado ideal para caminhar em corais, tem nas lojas de surf http://www.splashabout.com/en/chausson-rose-turquoise-1/

Maninha
ManinhaPermalink

viagem

Débora
DéboraPermalink

Estarei em Maceio de 06 a 13 de outubro e vi que a maré mais baixa estará em 0,8. Nesta semana nenhum dia terá maré de 0,1 a 0,3, mesmo assim compensa ir nas piscinas naturais de Pajuçara e Barra de São Miguel? Ou está muito alta? Fiz com maré subindo em Natal (Maracajaú) e a agua estava bem turva e mar agitado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! As piscinas naturais da Pajuçara estão permanentemente turvas. As de Barra de São Miguel fazem parte do passeio ao Gunga; se não estiverem totalmente cristalinas por não estarem tão rasas, ao menos oferecerão um banho gostoso.

Mario
MarioPermalink

Boia, é recomendável fazer um bate-volta até Maragogi?
Qual a distância entre as duas cidades?

Patricia
PatriciaPermalink

Olá,Boia!
Vou ficar em Maceió do dia 22 ao dia 29 de setembro e pelo que vi nas previsões de maré, a lua será crescente e o nível mínimo 0.2 e 0.3 estão marcados entre 8:00 e 8:30hs da manhã. Ficarei hospedada no Ritz Lagoa da Anta e gostaria de saber se terei de sair muito cedo pra chegar às estas piscinas naturais e se realmente valerá a pena, afinal a lua não será nova nem cheia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! A piscina natural mais próxima de você que vale a pena ir é a de Paripueira, a 30 km. Você teria que arranjar uma embarcação que saísse às 7h da manhã de Paripueira.

Patricia
PatriciaPermalink

Obrigada Boia! Este site é mesmo demaisssssssssssss.
Recomendo a todos.

sione
sionePermalink

boa noite gostaria de saber se as piscinas naturais de maragogi vale a pena ir amanhã e que horario, estamos perto do centro ah iremos de carro. boa noite agradeço

sione
sionePermalink

no centro de MACEIO

ValniceCarvalho
ValniceCarvalhoPermalink

Olá,

estaremos em Maragogi dous dia 20 à 27 de outubro. Será uma boa época?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valnice! Não é mais época de chuva. Verifique o horário das marés para fazer passeios às piscinas.

Fernando
FernandoPermalink

Olá Bóia e Riq!

Primeiramente quero parabenizar pelo excelente conteúdo, este é o melhor site sobre viagens que conheço!

Estou planejando minha viajem de férias para Abril/13 vamos eu e minha esposa, Ficarei 7 dias e ainda estou na dúvida entre Porto de Galinhas e Maceió, minhas perguntas são: Vale a pena alugar um carro e ficar com ele durante a estadia ou é melhor pagar o transfer aeroporto/hotel hotel/aeroporto se virar por lá? E Preferimos a tranquilidade ao agito, neste cado você recomenda Maceió ou Porto de Galinha (no geral)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Em abril já não dá mais para garantir tempo seco na região; o inverno pode começar a qualquer momento.

Recomendamos sempre estar de carro no Nordeste, você tem liberdade para todos os passeios.

Lígia
LígiaPermalink

Quero te parabenizar pelas dicas.....mto úteis...e principalmente siceras! Os viajantes de plantão agradecem!!! Valeu mesmo! (queria eu ter lido isto antes de ir à Bahia, teria sido uma viagem totalmente diferente).

Vânia
VâniaPermalink

Olá,

Planejamos ir com a família para para Maraú, Taipu de Fora, de 15 a 21 de janeiro/13. Não gostamos de lugares cheios e adoramos a natureza. Pelo que pesquisamos nos sites, Maraú parece ser uma boa opção. Mas será uma boa época? Sua dicas ´são realmente ótimas! obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vânia! A época é de tempo firme, e na segunda quinzena deve estar menos cheio do que na primeira. Poucos ficam em Taipus propriamente dita, então vocês terão a praia para vocês pela manhã e no fim da tarde.

cassia
cassiaPermalink

oi boa noite!

Estou em maceio e vim pra cá só pra conhecer maragogi e me disseram que nao compensa ir a maragogi esta semana pois nao terao maré baixa! snif!snif! é verdade vou embora e nao vou conhecer as bela piscinas! por favor me de uma boa noticia ficarei aqui ate sexta!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cássia! Não recomendamos o bate-volta de Maceió a Maragogi em nenhuma circunstância:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/por-que-eu-nao-recomendo-o-bate-volta-de-maceio-a-maragogi/

O que deve estar acontecendo é que esta semana a maré baixa ocorre numa hora que não permite o deslocamento de Maceió. Mas mesmo quando permite, não recomendamos. Deixe para ir às piscinas de Maragogi quando você estiver em Maragogi.

Mário
MárioPermalink

Olá, vou a porto de Galinhas, no período de 09/10/2012 á 16/09/2012, será q conseguirei ir as piscinas naturais de porto de galinhas e de maragogi,será q terei um aproveitamento quanto visibilidade da água e as condições da maré nesta época.
abraço, e parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mário! Consulte a tábua das marés, está linkada no post.

solange
solangePermalink

vou a porto seguro entre 11 e 18 de novembro,voce recomenda visitar o recife de fora? ou outro.qual será a visibilidade nessa época?.Não conhecia o site ,parabens ,agradeço as dicas acima.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Solange! O Recife de Fora está bastante prejudicado pela visitação. Não é dos passeios recomendados pelo Ricardo Freire na região.

Tatiane
TatianePermalink

Olá

Vou estar em Maceió no período de 03/10 ao dia 09/10. O melhor dia para ir para Maragogi e tentar um mergulho é no dia 03, é isso mesmo?

Pelo que vi na tábua de maré é o melhor dia.

Neide
NeidePermalink

Oi Ricardo,
Adorei seu site! Muito bom mesmo. Estava pela internet procurando dicas de viagem pois pretendo ir a taipu de fora em janeiro. Esta época lá é bom? Queria ir na primeira quinzena, mas a lua não está nova nem cheia, será se mesmo assim consigo pegar as piscinas naturais? Os passeios por lá são caros? Dá pra fazer sem guia?
Abraços...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neide! Janeiro é época de tempo seco. As luas nova e cheia tornam o fenômeno da piscina natural mais visível, mas a praia é aproveitável sempre. Taipus de Fora já é o passeio principal de Barra Grande. Você poderá ir a pé à Lagoa do Cassange. Em Barra Grande é possível fazer passeios de barco pelas ilhas da baía de Camamu.

João Pessoa: o que fazer, onde ficar, onde comer | Blog Outros Ares

[...] na praia de camboinha. Dica: Antes de viajar para conhecer piscinas naturais, confira estas dicas importantes do Ricardo freire, no site Viaje na Viagem  Visitar o centro histórico– confira as dicas do Átila do blog Vou contigo sobre um tour no [...]

Madalena
MadalenaPermalink

Olá!

Estarei em Maceió no período de 13 a 20 deste mês de outubro;gostaria de saber qual será o melhor dia para eu ir a Maragogi conhecer as galés de lá.Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Madalena! Não recomendamos o bate-volta de Maceió a Maragogi.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/por-que-eu-nao-recomendo-o-bate-volta-de-maceio-a-maragogi/

Deixe para ir às Galés quando você se hospedar em Maragogi.

Zeza
ZezaPermalink

Ola, estou querendo ir a Recife no feriado da república. Gostaria de dicas de hoteis ou pousadas. Gostaria de fugir dos resorts para aproveitar a praia e os passeios, mas sem dispensar o charme.
E sobre dicas de passeios, onde possse encontrar? Grata
Parabéns pelo site e obrigada pela ajuda que nos dá

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zeza!

Leia sobre Recife a partir desta página:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/recife-ricardo-freire

Lucimara
LucimaraPermalink

Bom dia,
Estou indo a Porto de Galinhas de 15 a 21/10, ficaremos no Ancorar, depois de fechado o pacote, vejo que está um pouco distante da Vila de Porto de Galinhas, alguma sugestão,de como ir, dá pra ir a pé ou aconselha locar carro? os passeios a praia dos carneiros por exemplo eu tenho que ir ate a Vila e de lá sair? Os passeios de buggy pra onde são melhores? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucimara! Você também poderá ir de táxi ao centrinho. Os bugues só são autorizados a andar na areia num trecho pequeno próximo ao pontal de Maracaípe. As operadoras que fazem excursões a Carneiros passam nos hotéis. Recomendamos alugar carro.

Fernando Melo
Fernando MeloPermalink

Boa tarde,

Enfim poderei curtir porto de galinhas, o meu carnaval já está comprado haha!
Boia, fiz as reservas no hotel Best Western Solar, ele fica a 2,km de distancia da vila ... Você tem alguma informação desse hotel? Li no decolar e no tripadvisor coisas boas e ruins ... decidi fechar, pois o preço e as fotos eram convidativas ...

Outra coisa ... vi na sua resposta para a Lucimara que você recomenda alugar um carro ...vc tem idéia de quanto está o aluguel? Estou tentando tirar carteira até o carnaval e caso nao consiga, como é o transporte para as praias?

Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Críticas divididas é algo normal. Atente às críticas objetivas (limpeza, barulho, overbooking) e releve as subjetivas (serviço, conforto). As subjetivas têm a ver com expectativa e histórico de viagem de cada um.

Caso você não alugue carro vai depender de táxi e passeios organizados.

Valeria Pereira
Valeria PereiraPermalink

Parabéns! O site é excelente.
Eu e meu marido estaremos de ferias em abril/13 (entre 13 e 15 dias) e a nossa ideia é pegar um voo rio/recife, alugar um carro, ir para Maragogi e fazermos la a nossa base. Conhecer Maragogi, redondezas e ir a recife fazer um passeio, ir também a Maceio sempre retornando para Maragogi.Vi que para recife da mais ou menos 2:00h (136 km) e para maceio 1:30h (125 km)- google maps. Não sei se isso é o melhor a fazer. Existe vida noturna em Maragogi ou proximo ? Minha vida noturna não passa das 23:00 rsrsrs. Alguma sugestão ? Obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valéria! Infelizmente o bate-volta de Maragogi tanto a Recife quanto a Maceió é muito cansativo. Na vida real dá 2h30 em cada direção. Deixe para visitar Recife ao chegar ou sair (fique uma ou duas noites por lá). E reserve Maceió para uma próxima.

Tenha em mente que em abril já pode ter começado a chover. A estação das chuvas começa em abril e vai até julho nesta região.

Valeria Pereira
Valeria PereiraPermalink

Obrigada pela resposta, vou conversar com meu marido e talvez repensarmos a nossa viagem.

Edilson Cunha
Edilson CunhaPermalink

Olá!
Eu e minha esposa iremos dia 13/01/13 para Porto de Galinhas. Ficaremos pelo nordeste até 02 ou 03/02, e além de P.G. queremos ir a Fernando de Noronha(3 noites).
Pela tábua de marés, não consegui identificar quais os melhores dias para estar em P.G. e quando não estiver tão bom (qdo as marés estão altas) ir para F. N.
O melhor seria a maré estar baixa no horário do meio dia?
De 13 a 17 a maré estará baixa entre 12:00 e 15:00, esse é o melhor horário?

E quando a maré está alta, tem local na beira da praia? A água não encobre toda a areia?

E em Fernando de Noronha, li que janeiro não é o melhor mês, é isso mesmo?

Valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edilson! O melhor é quando a maré baixa está no meio da manhã, tipo 10h. Isso não ocorrerá durante a sua viagem. Então o melhor vai ser ir nesses primeiros dias mesmo.

Quando a maré está alta a praia da vila tem trechos que ficam cobertos pela água, mas outros trechos não ficam. A praia que recomendamos é o Pontal do Cupe, à esquerda do hotel Pontal de Ocaporã.

Em Fernando de Noronha não há diferença do estado do mar por causa da maré. Esta época é de ondas.

Ana Karenina
Ana KareninaPermalink

Olá,
Estamos pretendendo ir à Porto de Galinhas e levar nossas filhas de 2 e 7 anos. Existem passeios que podemos levá-las? E a noite em Porto, também tem baladas ou restaurantes que vc recomende? porque eu e meu marido gostaríamos de sair sozinhos tb. Abraço e parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Karenina! A vila tem ótimos restaurantes, como Beijupirá, Domingas, Peixe na Telha, Barcaxeira, e bares como o Fiteiro do Porto. Só há balada na temporada, fique atenta para anúncios de festas na Vila de Todos os Santos, em Maracaípe.

Os passeios de Porto de Galinhas são os que todo mundo sabe: jangada às piscinas naturais, bugue ao pontal de Maracaípe com barco até a colônia de cavalos-marinhos, passeio de barco à Ilha de Santo Aleixo, passeio a Carneiros de barco ou de carro. Veja se sua filha de 2 anos tem paciência e resistência para passeios longos como o de Carneiros e Santo Aleixo.

Barbara
BarbaraPermalink

Oi!!!
Estarei indo para Maceio dia 14/11 e volto dia 19/11. São 5 moites somente. Ficarei no San Marino Hotel em ponta verde e gostaria de saber se vale a penar alugar um carro no aeroporto (com devoluçaõ no próprio local) pois esta saindo a cerca de R$500. Acha que ficara mais em conta do que ir nos passeios pelas agencias disponiveis no hotel??Meu marido esta com "medo" de ficar perdido por la devido a comentarios sobre a má sinalização para chegar as praias melhores. Prai do gunga e frances fica a qto tempo de carro do meu hotel?
Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Barbara! Os passeios custam entre 50 e 70 reais por pessoa.

Leia sobre as praias:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

Barbara
BarbaraPermalink

Obrigada Bóia! Vc tem um link falando tbm sobre os pontos positivos e negativos de comprar em agencias de passeios ou de aluguel de um carro pra rodar por lá? Como eu disse estamos receosos tbm devido a como chegar às praias (gunga, frances, barra de são miguel, etc) eu sei que "quem tem boca vai a Roma" rs mas se nao tiver sinalização a ida às praias pode ser ainda mais demorada. O que vc acha??

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Barbara! É muito fácil chegar às praias. Não há problema de sinalização. Nosso estilo é por conta própria.

Daniela Cunha
Daniela CunhaPermalink

Vou para a praia do forte em fevreiro, numa semana de lua crescente para cheia...boa opção? ficarei no tivoli com criança pequena. Vamos aproveitar a praia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! A praia em frente ao Tivoli não depende de maré para ser aproveitada; às vezes dá sargaços, mas não dá para prever quando. As piscinas naturais do Papa-Gente ficam ao norte da vila, longe do hotel.

Tânia
TâniaPermalink

Olá,
minhas férias sempre são em Janeiro e nem sempre dou sorte de pegar maré baixa. Vi em alguns sites que as melhores luas são novas e cheias. Não entendo nada de tábua de marés. Sabe me informar qual o melhor período de janeiro de 2013 para pegar as piscinas naturais? Fui há alguns anos atrás e nada de piscinas naturais, peguei maré cheia.
Grata,
Abraço!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tânia!

Em janeiro de 2013 a lua nova entra em 11 de janeiro, e a lua cheia, em 27 de janeiro. Programe a viagem a piscinas naturais ao redor destas datas. Programe a visita para o ponto mais baixo da maré. No seu hotel darão essa informação.

Consulte:
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/index.htm

Selecione: Porto de Maceió, janeiro, 2013. Neste momento os dados de 2013 ainda não estão no ar.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Parabéns pelo site, é muito útil!!Vamos fazer uma viagem em família (10 adultos e 1 criança) de 26/01/13 a 03/02/13, ficaremos em Maragogi. Pergunto se seria melhor desembarcar no aeroporto de Recife ou de Maceió? Durante a estadia quais praias vc recomendaria visitar próximo a Maragogi? Acha que um bate-e-volta até Porto de Galinhas é válido (1 dia apenas)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! A distância é a mesma, há mais vôos para Recife. Não recomendamos o bate-volta entre Maragogi e Porto de Galinhas. Vá a Carneiros, é mais próximo.

marcela
marcelaPermalink

Olá!!!! É verdade que na praia de Serrambi também formam piscinas naturais??? É muito distante da vila de Porto de Galinhas??? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcela! Serrambi é uma praia calma até na maré alta. Na maré baixa formam-se piscinas naturais aonde se chega a pé (nas luas cheia e nova, na maré baixa, a praia seca bastante). Fica a 14 km de Porto de Galinhas. Há um resort, o Serrambi:

https://www.viajenaviagem.com/2011/01/serrambi-pequeno-resort-numa-grande-praia/

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Boa tarde, gostaria de saber quanto tempo de carro eu levo entre Maragogi e Porto de Galinhas?

obrigada,

Carol

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Carolina! Entre duas horas e duas horas e meia, dependendo do trânsito na estrada.

Eliane
ElianePermalink

Bóia, estaremos em família (2 adultos e 2 crianças_4 e 11 anos) chegando dia 07 dez 2012 no Salinas de Maceió. Pergunto: Vale a pena se deslocar para Maragogi para ver as piscinas naturais ou tem outra opção mais perto? E o preço? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliane! Há piscinas naturais em Paripueira, muito mais pertinho!

Eliane
ElianePermalink

Aproveito também para parabenizar pelo excelente site! As informações que encontrei são muito úteis e as fotos lindas. Dá vontade de viajar mais!

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigada, Eliane! mrgreen

Vania
VaniaPermalink

Quero ir para Porto de Galinhas (Muro Alto) em março, qual a data melhor em sua opinião, eu pensei em ir na lua cheia, vc recomenda????Me ajude, pois iremos em 8 pessoas e a responsabilidade é minha....aiai...já estive lá é maravilhoso!!!!
Aguardo a resposta em meu email, obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vania! Indo na lua cheia ou na lua nova, você vai pegar marés baixas mais baixas. Por favor consulte calendários.

Maria Cristina
Maria CristinaPermalink

Primeiramente, parabéns pelo site, super útil!
Vou ficar de 20 a 27 de dezembro em Porto de Galinhas e gostaria de sugestões sobre os melhores passeios alem de buggy ponta a ponta e Praia do Muro Alto. Bons (inclusive no preço) restaurantes tb seriam muito bem-findos. Grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Cristina! Ainda não temos conteúdo específico sobre Porto de Galinhas. Recomendamos a praia do Pontal do Cupe, à esquerda do hotel Pontal de Ocaporã; é melhor do que qualquer passeio que oferecem por lá.