Piscinas naturais - Porto de Galinhas

Piscinas naturais: 7 dicas para não perder a viagem

De todos os passeios oferecidos nas praias do Nordeste, os que levam a piscinas naturais no meio do mar são os mais procurados. Tanto interesse assim é fácil de explicar.

Nossas praias – sobretudo no Nordeste – não costumam ter água cristalina. As fotos daqueles aquários transparentes – com peixinhos que podem ser vistos a olho nu! – são realmente irresistíveis. 

Mas existe toda uma ciência para aproveitar o seu passeio a uma piscina natural. Siga essas dicas e você não vai perder a viagem.

Veja nossas 7 dicas para não perder seu passeio a piscinas naturais.

1. Olho na tábua das marés!

As piscinas naturais só aparecem na maré baixa. A vazante faz com que a água fique represada nos recifes, que se transformam por três ou quatro horas em aquários (ou pelo menos grandes tanques).

A pegadinha está no fato de que o horário das marés não é constante. Todo dia a mudança das marés ocorre entre 30 e 45 minutos mais tarde do que no dia anterior.

Se num domingo a maré mais baixa ocorrer às dez da manhã, na terça-feira vai ocorrer entre onze e onze meia. Onde você encontra essa informação? Na tábua das marés.

Os hotéis dos lugares com piscinas naturais normalmente exibem a tábua das marés na recepção. Este post mostra como você consegue a informação online.

2. É de lua (cheia ou nova)

Quanto mais seca a maré, mais cristalina fica a água das piscinas. E você sabia que o nível das marés varia conforme a lua?

Nas luas cheia e nova o movimento das marés é mais radical. Já nas luas crescente e minguante a diferença entre as marés é pouca; os nordestinos chamam este fenômeno de “maré morta”.

A visita às piscinas naturais fica bem menos impressionante nesta época (em alguns lugares, como Picãozinho, em João Pessoa, elas nem aparecem).

Para tirar melhores fotos, faça o passeio das piscinas numa maré baixa em época de lua cheia ou nova. Veja na tábua das marés o nível mínimo do dia – se houver algum dia com nível entre 0,1 e 0,3, não deixe de marcar o seu passeio.

3. Chegue antes do ponto mínimo da maré

Você encontra as piscinas naturais entre uma hora e meia antes e uma hora e meia depois do nível mínimo da maré baixa.

Procure chegar antes de a maré atingir o nível mínimo: a água estará mais límpida.

Quando a maré volta a encher (imediatamente depois de atingir o nível mínimo), a água fica mexida e entram impurezas.

Para calcular direito o horário da chegada, não se esqueça de levar em conta que o traslado de barco entre a praia e piscina natural pode levar até meia hora, dependendo do lugar.

4. Piscinas naturais de outra cidade? Não vale o perrengue

Não viaje duas horas ou mais para visitar piscinas naturais.

Dificilmente você vai chegar no melhor horário – quem vem de longe acaba indo nos últimos barcos, e pegando a piscina natural quando já está enchendo.

Sem falar que muitas vezes o tempo muda no caminho, e você se desloca (e paga caro) à toa.

Visite apenas as piscinas naturais do destino onde você está – ou então piscinas naturais dos arredores, em passeios de até 1 hora e meia de deslocamento.

Ou seja: não recomendamos passeios saindo de Maceió, Recife ou Porto de Galinhas para as piscinas naturais de Maragogi. Deixe para fazer os passeios de piscina natural em Maragogi quando você estiver hospedado por lá.

5. Choveu? Nublou? Passe

É roubada fazer passeio a piscinas naturais na época de chuvas (abril-julho). A água não vai ficar nem remotamente parecida com a que mostram nas fotos.

Mesmo na época mais seca, o passeio fica bastante prejudicado depois de eventuais chuvas torrenciais, que mexem demais a água.

Dias nublados também são inúteis para esse tipo de passeio. A transparência das piscinas só é vista com sol alto (de preferência, a pino). Incidência lateral (de manhã cedíssimo, meio da tarde) também não ajuda.

6. Tamanho de piscina natural não é documento

As maiores piscinas sempre são as mais desejadas – e por isso mesmo, as mais cheias. Não se deixe levar somente pela fama. Se lhe oferecerem piscinas naturais menos conhecidas, porém mais próximas de onde você está, vá nessas.

Você vai ter menos companheiros, e não vai correr o risco de se sentir num banho coletivo japonês.

O que encanta numa piscina natural (mais até do que os peixinhos!) é o fato de surgir um lugar no meio do mar onde dá pé. E isso qualquer piscininha pode proporcionar.

7. Aproveite as piscinas naturais à beira-mar

Nem todas as piscinas naturais ficam no meio do mar. Algumas represam a própria praia na maré baixa, proporcionando banhos de mar maravilhosos.

Assim são Taipu de Fora e Algodões, na Península de Maraú; Camurupim, ao sul de Natal; Barra de São Miguel (e também a Praia do Francês), ao sul de Maceió; a própria Boa Viagem, no Recife.

A praia da vila em Porto de Galinhas também fica sensacional na maré baixa; depois de visitar as piscinas, volte para a areia e aproveite o banho, no lado direito.

 

508 comentários

Ali pertinho de Porto fica a Praia do Cupe, que é beeeem menos procurada e oferece um banho de mar excelente, com piscinas naturais praticamente desconhecidas. Tem uma estrutura básica de barracas, que servem cerveja gelada, peixe frito com macaxeira, etc.

Se quiser fugir um pouco do “crowd” de Porto, o Cupe é uma ótima pedida. Mas não espalhe 🙂

    Olá, Suca! Você deve estar falando do Pontal do Cupe, a praia do Pontal de Ocaporã e da Pousada Tabapitanga. O Ricardo Freire sempre dá essa dica :mrgreen:

Riq, os cariocas chegaram ontem de Maragogi, carnaval 2011! Você , like always, tinha razão. Vou resumir.
Prós do Hotel Praia Dourada:
– localização espetacular
– melhor praia do Nordeste (cor e temperatura perfeitas!) – me queimei com uma água viva, dá pra acreditar? Os garçons me ensinaram: tem que joga vinagre e colocar gelo por 10 min.
– atendimento dos funcionários maravilhoso! (quem disse que o serviço de resort é ruim?) – pró-ativos, simpáticos e educados.
– café-da-manhã maravilhoso(tapiocas, bolos, paes, ovos, sucos, frutas, etc etc etc), assim como todas as outras refeições (lagosta e moquecas no almoço, jantares muito fartos e saborosos!) Desvantagens do hotel:
– O banheiro é de 1 estrela. A recepcionista me informou que fiquei na ala que ainda não tinha sido reformada.
– Manutenção ruim, parece que o hotel foi decorado em 87 e nunca mais ninguém mudou nada.
– os talheres são muito ruins…
– Os recreadores são animados porem completamene voltados para o publico infantil.O hotel poderia ter investido mais , visto que no resort que uma amiga ficou em Porto de Galinhas tinha um palco profissional montado na area da piscina com banda ao vivo todas as noites de carnaval.
Com relação aos passeios:
– Fomos até às piscinas naturais de Maragogi. Contratamos com o proprio hotel que atraves de um transfer nos levou até a praia. O prometido era irmos de catamarã com muita gente, porem na hora estavamos sobrando, o calculo foi mal feito e nos colocaram numa lancha de 6 pessoas (numero exato do nosso grupo). Foi o MUST!! Chegamos muito antes da multidao, vimos tudo com calma, tiramos fotos embaixo dagua com os profissionais da regiao (vale a pena!!! ao contrario do mergulho que eles oferecem lá, que nao vale, nao ha necessidade).
– Fomos passear pela rota ecologica graças a dica do Riq (me enviou lá no post “Maceió”). Pagamos 100 reais por casal, para que um motorista de uma van da Costa Verde (equipada com LCD e agua!)ficasse a nossa disposição o dia todo! Conhecemos o Rio Tatuamunha (mas nao vimos o peixe boi), mergulhamos nas praias paradisiacas do Laje e Patacho. Almoçamos na Pousada do Patacho – Christian, o MEGA SIMPATICO francês, foi o unico que nos recebeu para o almoço mesmo estando com a pousada lotada(tentamos a Pousada do Caju/Amendoeira/Toque e nada…) Foi o melhor almoço da viagem, não só da viagem, mas um dos mais memoraveis de nossas vidas para todos ali. Lagostim com manteiga de pistache, tomate quente recheado com torrada e segredos. Parabens aos cozinheiros Jo e Mario! E a Morena e Vicky, super sorridentes! Sem contar o ambiente, ma-ra-vi-lhoso, que estilo!!!
Fico por aqui. Riq, VALEU!!!!

Com estas dicas,não tem como o passeio ser ruim.Saindo da questão do passeio as piscinas naturais de maragogi,as praias locais como ponta do mangue,burgalhau…. são indicadas para banho de mar na maré alta tendo suas aguas calminhas? ou só na maré baixa que é indicado?

    Olá, Queu! As praias de Maragogi têm águas calmas em todas as marés. Na lua cheia e na lua nova algumas praias secam bastante na maré baixa.

Fomos em Maio/2010. Passeio inesquecível. Muitos peixes nadando juntos.

Como o link é de dica aí vai a minha. Compre uma Crocs ou Havaiana que prende no pé. Sem chinelo não dá pra chegar lá.

Parabéns pelo site Ricardo,a muito tempo sigo suas dicas(antes pelo Freires.com).Vc é meu guru de viagem.Amei Maragogi ,estivemos em março de 2010,fui na lua cheia e aproveitei ao maximo todos os passeios.As galés estavam cheias ,mas nao haviam farofadas.Gostaria de recomendar a Pousada Olho d`agua em Maragogi,modesta e econômica.Sucesso

Ola Ricardo,

Me perdoe a ingnorancia, mas estou indo para Boipeba e Barra Grande na semana que vem e consultei o site que vocë indicou para ver a tabua da mare.

Mas nao vejo la essa regiao. A regiao mais proxima que aparece ‘e a de Ilheus… to fazendo alguma coisa errada?

Obrigada!

Camila

Será que alguem pode me ajudar? Vou para Maragogi dia 19/12 e ficarei lá até 22/12. Liguei p/ 2 locais que fazem passeios às piscinas naturais p/ reservar um horário para o dia 20/12 e minha supresa foi: em um local disseram que a maré baixa seria as 9h e no outro lugar que a maré baixa seria ás 14h. Emqual devo confiar? já olhei no site da marinha e não ajuda muito, já que o local mais próximo é o Porto de Alagoas. Obrigada

    Oi Selma
    Estive em Maragogi em setembro. Não vi nada de excepcional nesta praia. Acho q é mais propaganda. Tem outras muito melhores em Alagoas. Acho q pra ir nas piscinas o melhor é pela manhã bem cedo. Fui nas de Maceió e fomos enganados pelo jangadeiro pois qdo chegamos ao local a maré da estava alta (água pelo peito)e não vimos piscina nenhuma. Já eram umas 11h e ele garantiu q ainda dava pra ver. Ficamos todos decepcionados. Acho q as piscinas de Porto de Galinhas são melhores.
    Mas quem viu uma, viu todas…
    Espero q sua experiência seja melhor q a minha…boa sorte!

    Atenção: A MARÉ NÃO TEM HORA FIXA. Muda todo dia. Não procede a informação “o melhor é ir pela manhã bem cedo”. Depende do dia/da semana, é preciso consultar a tábua das marés. Leiam o texto principal do post, por favor.

    Selma,
    A diferença é muito grande e com certeza uma deles está tentando te empurrar uma furada. Vc pode se basear pela tabela da maré do porto de Maceió mesmo. A diferença não é tão grande assim. Se ainda persistir a dúvida, talvez seja interessante entrar em contato com o seu hotel. Eles podem resolver essa questão.
    Espero ter ajudado.
    Abraço e curta a viagem!

    Selma,
    Complementando a informação, consultei a tábua de marés de Alagoas e às 9h vai estar 0.3, ou seja, muito boa para aproveitar como deve. Ainda melhor é que a lua nova estará começando. No horário de 14h a maré estará 1.9, ou seja, péssima!!!

    Abraço.

Fui há 1 semana a Porto de Galinhas, perfeito!!!!estão revezando as piscinas, não tem mais farofa e cada jangada tem limite para o nº de passageiros.Em Carneiros no sábado, também foi perfeito!!!!Alguns catamarãs na area, a água maravilhosa, muitos carangueijos e peixes nas piscinas em frente o Bora Bora, pouca gente.Pena que alguns jet-skis perturbavam a paz por lá.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito