Piscinas naturais: 7 dicas para não perder a viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Porto de Galinhas

De todos os passeios oferecidos nas praias do Nordeste, os que levam a piscinas naturais no meio do mar são os mais procurados. Tanto interesse assim é fácil de explicar. Nossas praias – sobretudo no Nordeste – não costumam ter água cristalina. As fotos daqueles aquários transparentes -- com peixinhos que podem ser vistos a olho nu! -- são realmente irresistíveis. Em alguns lugares, a atração é tamanha que a visitação chegou a ficar fora de controle.

Felizmente, as visitas começam a ser reguladas. Em Maragogi, no norte de Alagoas, onde a situação era mais grave, o fluxo de visitantes às Galés (as piscinas mais famosas do Nordeste) está totalmente controlado. As embarcações agora têm um limite de passageiros, e os donos de barcos foram obrigados a se revezar na operação – há passeios todos os dias, mas não de todos os barcos. A venda de alimentos nas piscinas também foi proibida.

Acabei de passar pelo resort Salinas do Maragogi, e fiquei satisfeito de constatar que o hotel agora está diversificando os passeios – nos dias em que não pode ir às Galés, leva seus hóspedes à croa de São Bento e às piscinas naturais de Japaratinga e Barra Grande. Uma regulamentação desse tipo seria benéfica em toda costa a nordestina.

Existe toda uma ciência para aproveitar o seu passeio a uma piscina natural. Siga essas dicas e você não vai perder a viagem.

1. Olho na tábua

As piscinas naturais só aparecem na maré baixa. A vazante faz com que a água fique represada nos recifes, que se transformam por três ou quatro horas em aquários (ou pelo menos grandes tanques). A pegadinha está no fato de que o horário das marés não é constante. Todo dia a mudança das marés ocorre entre 30 e 45 minutos mais tarde do que no dia anterior. Se num domingo a maré mais baixa ocorrer às dez da manhã, na terça-feira vai ocorrer entre onze e onze meia. Onde você encontra essa informação? Na tábua das marés. Os hotéis dos lugares com piscinas naturais normalmente exibem a tábua das marés na recepção. Este post mostra como você consegue a informação online.

2. É de lua

Quanto mais seca a maré, mais cristalina fica a água das piscinas. E você sabia que o nível das marés varia conforme a lua? Nas luas cheia e nova o movimento das marés é mais radical. Já nas luas crescente e minguante a diferença entre as marés é pouca; os nordestinos chamam este fenômeno de “maré morta”. A visita às piscinas naturais fica bem menos impressionante nesta época (em alguns lugares, como Picãozinho, em João Pessoa, elas nem aparecem). Para tirar melhores fotos, faça o passeio das piscinas numa maré baixa em época de lua cheia ou nova. Veja na tábua das marés o nível mínimo do dia – se houver algum dia com nível entre 0,1 e 0,3, não deixe de marcar o seu passeio.

3. Chegue antes

Você encontra as piscinas naturais entre uma hora e meia antes e uma hora e meia depois do nível mínimo da maré baixa. Procure chegar antes de a maré atingir o nível mínimo: a água estará mais límpida. Quando a maré volta a encher (imediatamente depois de atingir o nível mínimo), a água fica mexida e entram impurezas. Para calcular direito o horário da chegada, não se esqueça de levar em conta que o traslado de barco entre a praia e piscina natural pode levar até meia hora, dependendo do lugar.

4. Passeio, sim; viagem, não

Desaconselho deslocamentos longos só para ir a piscinas naturais. Não vale a pena passar duas horas, duas horas e meia num ônibus para ir (e outras tantas para voltar) só para fazer um passeio de barco. Muitas vezes o tempo muda no caminho, e você se desloca (e paga caro) à toa. Aproveite as piscinas naturais da região onde você está. Deixe para visitar as outras piscinas naturais do estado quando você viajar especificamente para o outro lugar. (Sim, este foi um recado para quem vai a Maceió e quer perder um dia na estrada indo e voltando de Maragogi, e para quem vai a Itacaré e pretende fazer o sacrificadíssimo passeio a Taipu de Fora.)

5. Choveu? Nublou? Passe

É roubada fazer passeio a piscinas naturais na época de chuvas (abril-julho). A água não vai ficar nem remotamente parecida com a que mostram nas fotos. Mesmo na época mais seca, o passeio fica bastante prejudicado depois de eventuais chuvas torrenciais, que mexem demais a água. Dias nublados também são inúteis para esse tipo de passeio. A transparência das piscinas só é vista com sol alto (de preferência, a pino). Incidência lateral (de manhã cedíssimo, meio da tarde) também não ajuda.

6. Tamanho não é documento

As maiores piscinas sempre são as mais desejadas – e por isso mesmo, as mais cheias. Não se deixe levar somente pela fama. Se lhe oferecerem piscinas naturais menos conhecidas, porém mais próximas de onde você está, vá nessas. Você vai ter menos companheiros, e não vai correr o risco de se sentir num banho coletivo japonês. O que encanta numa piscina natural (mais até do que os peixinhos!) é o fato de surgir um lugar no meio do mar onde dá pé. E isso qualquer piscininha pode proporcionar.

7. Piscinas à beira-mar

Nem todas as piscinas naturais ficam no meio do mar. Algumas represam a própria praia na maré baixa, proporcionando banhos de mar maravilhosos. Assim são Taipu de Fora, na Península de Maraú; Camurupim, ao sul de Natal; Barra de São Miguel (e também a Praia do Francês), ao sul de Maceió; a própria Boa Viagem, no Recife. A praia da vila em Porto de Galinhas também fica sensacional na maré baixa; depois de visitar as piscinas, volte para a areia e aproveite o banho, no lado direito.

Leia mais:

488 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Caju
CajuPermalink

Olá Bóia,

Tenho uma viajem marcada para Maragogi no dia 17/12/12 e vou ficar até 24/12/12, e estive vendo a tábua das marés e elas estarão oscilando em 0,6 e 0,7 entre 12:40 às 18:00 do dia 17 à 22 e 0,7 às 06:30 e 7:15 da manhã nos dias 23 e 24, o que você recomendaria ?
Obrigado !

Yurl
YurlPermalink

Ola boia!
Pretendo sair de salvador 25/12, ficar 1 dia em aracaju (já conheço), 1 dia em maceio (já conheço), 2 em maragogi e 2 em porto de galinhas, será que vale a pena? E será que eu encontro hospedagem nessa época do ano sem ser pacote? Espero sua resposta para me programar! Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Yurl! Há muitas pousadas que fazem reservas avulsas, tanto direto como em sites como o Booking; use o motor de busca que você encontra nesta página.

Vania
VaniaPermalink

Obrigada por sua atenção e resposta!!!!
Gostaria de saber se a praia do Cupe é melhor que a Praia do MuroA Alto...reservamos em Muro Alto, mas se a do Cupe for melhor nós mudaremos.
grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vania! Na opinião do Ricardo Freire, é. Note que se você estiver de carro, são 5 minutos entre as duas praias (Muro Alto e Pontal do Cupe).

Por favor não confunda "Praia do Cupe", que é o nome normalmente dado a boa parte da orla de Porto de Galinhas fora do centrinho, com "Pontal do Cupe". A praia do Cupe tem mar violento e traiçoeiro. O trecho protegido é o do Pontal do Cupe. Só há dois hotéis na área, o Pontal de Ocaporã e a pousada Tabapitanga. Não há resorts. Verifique se atendem ao nível de conforto desejado.

marilena kriguer
marilena kriguerPermalink

estaremos em maceió a partir do dia 02 a 22 de janeiro de 2013.se possível nos fornecer os dias, que será possível,mergulho nas piscinas naturáis.grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marilena! Poderá todos os dias, no horário da maré baixa. Consulte a tábua das marés, online ou na recepção do seu hotel.

jossinesio da silva
jossinesio da silvaPermalink

Resido em Natal e gostaria de saber que trecho devo seguir para ir até a cidade Aracaju, pelo litoral, passando pela praia do francês e por Barra de São Miguel.

Cordialmente agradeço pelo resposta,

Jossinesio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jossinésio! Saia de Maceió pela beira-mar (Praia da Avenida) e você naturalmente vai dar na AL 101 Sul, que leva às duas praias.

Luiza B.
Luiza B.Permalink

A Praia da Vila, Porto de Galinhas é realmente excelente pra curtir após o passeio. Principalmente se estiver acompanhado de crianças. É bom verificar se naquele dia do seu passeio vale a pena pegar a jangada pra chegar as piscinas, as vezes a maré está tão baixa que você consegue ir e voltar a pé com água na cintura e é bem mais gostoso e divertido.
Valor da jangada por pessoa (ida e volta): R$ 15,00

Ana
AnaPermalink

Olá!
Vou a Maceió, Maragogi e Porto de Galinhas no período de 7 a 20 de Junho, fiquei sabendo que é período de chuvas em ambos locais, isso procede? As chuvas costumam ser intermitentes? Estou pensando em ficar hospedada na praia do peroba, é uma boa escolha ou ficar em Burgalhau é melhor? Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! É época de bastante chuva.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Só videntes podem saber se as chuvas serão intermitentes ou não.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/na-estacao-de-chuvas-chove-sem-parar-ou-so-um-pouquinho/

Samantha Lebre
Samantha LebrePermalink

Olá, estou com viagem marcada para recife dia 9/2/2013 e ficarei até 5/3, pretendo passar apenas o carnaval em olinda e depois conhecer Maceió, gostaria de dicas sobre os passeios, lugares, praias para visitar, grata.

Viviane
VivianePermalink

Olá, bom dia!
Eu e minha familia (2 crianças 3 e 5 anos) estaremos visitando Porto de Galinhas, de 29/01 a 05/02/2013. Ficaremos em um Hotel na Praio de Muro Alto.
Alguma dica de dias e horarios para aproveitar passeios?
Desde já agradeço muito, pois são férias muito esperadas para nós!
Abraços, Viviane

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviane! Na recepção do seu hotel você encontrará a tábua das marés. Pode também clicar no link em azul que está no post. Só o passeio às piscinas naturais é regulado pelo horário da maré.

Tianinha
TianinhaPermalink

Marquei a minha viagem para março e verifiquei que a maré mais baixa será 0.4.Será aproveitável? Outra dúvida é se as piscinas naturais próximas ao Pontal de Ocaporã são tão boas quanto as da Vila de Porto.E só mais uma...Com essa maré de 0.4.é desaconselhável ir à praia dos Carneiros?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tianinha! No Pontal do Cupe (onde está o Pontal de Ocaporã) não há piscinas naturais como as da praia da vila; é apenas uma praia muito boa que tem águas represadas pelos recifes. Mas não se trata da mesma experiência. Recomendamos esta praia para banho, não para passeio.

Carneiros não depende de maré; pelo contrário, o Ricardo Freire acha que fica mais gostosa na maré cheia, porque pode secar muito na maré baixa e daí a praia some.

Com menos de 0.5 a experiência de piscinas naturais vale a pena.

Tianinha
TianinhaPermalink

Obrigada pela atenção.Muito importante seus esclarecimentos .Eu já estava triste de ter investido em datas que não pudesse aproveitar o que porto tem de melhor.

Recife, Praias e Arredores | Domingão de Twittadas

[...] 69. @1000dias | calhetas e galinhas por 1000dias | LINK 70. @arrecifeshostel | portal de porto de galinhas | LINK 71. @arrecifeshostel | portal – destino porto de galinhas | LINK 72. @aventureiros | porto de galinhas – paraíso tropical | LINK 73. @aventureiros | o que fazer em porto de galinhas – pe | LINK 74. @barracadopezao | barraca do pezão oferece uma estrutura diferenciada | LINK 75. @beijupira | beijupira porto de galinhas | LINK 76. @brasildemochila | roteiro porto de galinhas | LINK 77. @carolmonterisi | porto de galinhas e maracaípe | LINK 78. @compviagens | porto de galinhas: uma praia encantadora de dia e a noite | LINK 79. @maosdevaca | porto de galinhas não mais apenas uma vila de pescadores | LINK 80. @minubebr | dicas de porto de galinhas no minube | LINK 81. @setecipojuca | porto de galinhas | LINK 82. @sim_blog | porto de galinhas (pe) | LINK 83. @temperesuaviag | novo point do verão: pezão em porto de galinhas – maracaípe | LINK 84. @viagempimpolhos | porto de galinhas – dicas e roteiros para a família! | LINK 85. @viajandocomeles | porto de galinhas – o que fazer neste famoso destino | LINK 86. @viajanteremediado | pelas praias do brasil… porto de galinhas – pe | LINK 87. @viajenaviagem | enotel, o único all-inclusive de porto de galinhas | LINK 88. @viajenaviagem | nannai, o luxo de porto de galinhas | LINK 89. @viajenaviagem | piscinas naturais: 7 dicas para não perder a viagem | LINK [...]

Yara
YaraPermalink

Olá, marquei minha viagem para Recife nos dias 03 a 09/04 2013. Tenho duas crianças, sendo uma de 1 e 2 anos. A maré estará entre 0.8 a 04. Pretendo ficar hospedada em Porto de Galinhas e Maragogi. Queria uma sugestão de onde aprofeitar melhor com a maré baixa, porto de galinhas ou Maragogi. Em abril costuma chover ?

Abradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Yara! Em abril costuma chover. Aproveite para ir às piscinas nos dias em que a maré atingir o ponto mais baixo. 0,8 já não é interessante.

regina
reginaPermalink

Olá ! Vou para Porto de Galinhas no final de abril, do dia 25/04 a 1/05 estou com duvidas com relaçao a hospedagem, onde ficar? Tenho as opções do Marulhos, Beach Class e Ancorar Flat (Dorisol). Qual hotel é melhor com relação a alimentação e serviços? Pode me ajudar? Quero uma praia com agua calma, pois vou com crianças. Grata, Regina

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regina! A praia do Ancorar tem ondas e repuxo. Em frente ao Marulhos e ao Beach Class a praia tem pedras, mas você pode andar cinco a dez minutos para a esquerda para entrar no mar em Muro Alto.

magali azevedo
magali azevedoPermalink

vamos eu e meu marido para p.de galinhas de 09-15/05/13,gostaria de sugestão de localização para pousada que se possa ir a pé para centrinho a noite e que fique em praia ótima para banho.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Magali! A praia da vila é boa para banho, sobretudo à direita e à esquerda da área das piscinas naturais. No centrinho o Ricardo Freire indica pousadas como Luar das Marés e Marahú.

Vitor Mathes
Vitor MathesPermalink

Olá, boa tarde !

Estou pensando em ir até Maragogi e ficar do dia 29/05 ate 02/06, gostaria de saber se esse periodo geralmente é de tempo bom? se da para mergulhar? Obrigado desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vitor! Essa época é muito chuvosa. Veja no Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Camila
CamilaPermalink

Boia, inicio de Abril é uma epoca ainda boa para Porto de Galinhas?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Nessa época já chove bastante. Veja no Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

ro
roPermalink

Ola, estou indo com a familia em abril 19 a 26/2013, estamos na duvida de 2 hoteis, ritz lagoa da anta e salinas. Somos jovens e com filha de 7 anos gostamos de canoagem, stand up... Qual praia é mais indicada para esses tipos de esporte? Conseguimos alugar com facilidade o equipamento? Precisamos alugar carros todos os dias?
Att

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ro! Em Maceió o stand up paddle é possível no lado de Ponta Verde contíguo à Pajuçara. É possível alugar equipamento em Maceió. O trecho de Ipioca do Salinas de Maceió tem um pouco de ondas; o melhor trecho em Ipioca é o do Danatureza. Não sabemos se há aluguel de equipamento para stand-up paddle em Ipioca, informe-se com os hotéis.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

Vanessa
VanessaPermalink

Olá, estou indo pra Maceió dia 09/09 e ficarei 7 dias. Alugarei um carro no aeroporto e partirei pra maragoggi, ficarei uns dias e depois ficarei em Maceió até o dia da partida. Como chegarei a noite, a estrada pra Maceió - maragoggi é boa e fácil acesso?? É fácil chegar?? E em relação a quantidade de dias , vc recomenda ficar mais tempo em Maragogi ou Maceió?? Qual roteiro vale mais a pena?? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa!

Leia sobre Maceió:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

Fique duas ou três em Maragogi. Saia de Maragogi depois do almoço, tipo 14, 15h. Nunca é bom pegar estrada depois do anoitecer no Nordeste.

Vanessa
VanessaPermalink

Meu vôo chega as 20:30 em Maceió, vou alugar um varro no aeroporto e ir p Maragogi, é perigoso?? Ficarei na pousada olho d'água.
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Não é perigoso, mas o melhor seria dormir em Maceió. O Ricardo Freire não recomenda pegar estrada não-duplicada no Nordeste à noite.

Vanessa
VanessaPermalink

Muito obrigada bóia!!!!! As dicas foram muito valiosas!

Silvia Rodrigues
Silvia RodriguesPermalink

Olaaa... pretendo ir para MARAGIGI nos dias 24/09 á 29/09... Para visitar as piscinas naturais, ideal seria na MÁRÉ BAIXA? Sera que nestas datas terei o prazer fazer isso?

Silvia Rodrigues
Silvia RodriguesPermalink

dias 24/09 á 29/09/2013, a maré estará baixa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! A maré estará baixa todos os dias do ano em dois momentos.

Veja os horários na tábua das marés:
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/

Dicas para aproveitar as piscinas naturais de Maragogi | planejoviajar

[...] de visitar Maragogi dei uma conferida em dicas nos blogs Viaje na Viagem e Outros Ares. Gostaria de complementar com algumas outras dicas interessantes para aproveitar [...]

Ana Beatriz
Ana BeatrizPermalink

Olá pessoal, também escrevi um texto com algumas outras dicas para aproveitar as piscinas. Abraço!

http://planejoviajar.wordpress.com/2013/04/12/dicas-para-aproveitar-as-piscinas-naturais-de-maragogi/

Oliveira
OliveiraPermalink

Estava pensando em marca a reserva para Porto de galinhas para 17 de junho a 23 de junho 2013 , mas ao ver a tabua da maré resolvi mudar para 24 de junho a 30 de junho para aproveitar a lua cheia e a maré baixa. Mas o que me preocupa é o clima, Gostaria de saber se chove muito em junho? Será que minha futura esposa vai conseguir ver algumas peixinhos? Vou casar 23/06 e viajo de lua de mel 24/06.

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Oliveira! Sim, a época é chuvosa, mas o comportamento da chuva é imprevisível (pode inclusive não chover). Como vocês vão ficar uma semana, certamente haverá um dia com tempo bom no horário da piscina natural. A mudança da semana é estratégica.

Fernanda
FernandaPermalink

Olá!

Vamos fazer uma viagem em Agosto para Maceio de sábado a sexta!
Estamos pensando em passar a quarta em Porto de galinhas e dormir em maragogi para visitar na quinta e voltar sexta de manhã para Maceio para o voo à tarde!
Acha que vale a pena visitar Porto de Galinhas e Maragogi?
A Praia da Garça Torta é um lugar legal para fcar em Maceio?
Obrigada pelas dicas! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Programe pelo menos duas noites, tanto em Porto de Galinhas, quanto em Maragogi. Assim você com certeza conseguirá ver as piscinas naturais na hora certa.

Graça Torta fica a 10 km da Maceió urbana.

Fernanda
FernandaPermalink

Obs: pretendemos alugar um carro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Sem carro seria impossível. Continuamos recomendando dois pernoites em cada cidade.

Cintia
CintiaPermalink

Oi bóia...quero ficar uma semana na Salinas de Maragogi, mas não sei se desço no aeroporto de Maceió ou Recife. O que é melhor? Ou tanto faz? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cintia! Tanto faz! Mas Recife tem mais vôos smile

Cintia
CintiaPermalink

Oi bóia, obrigada pela resposta. Em Recife há mais voos diretos e os preços se equivalem ou são melhores que Maceió, bem como do transfer. A dúvida foi gerada porque a maioria das pessoas, posts, agências falam muito de Maceió, por isso pensei q tinha alguma pegadinha q não tinha percebido. Muito obrigada.

Fatima
FatimaPermalink

Olá!

Vou para Porto de Galinhas em Julho/13 estou com uma criança de 9 anos e vamos ficar no Best Western, mas li alguns comentários que a praia em frente ao hotel não é boa para curtir?
É melhor mudar para um hotel em Muro Alto?

O que você me aconselha?

abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fatima! A praia mais gostosa e segura de Porto de Galinhas fica próxima aos hotéis Pontal de Ocaporã e Tabapitanga.

Angelinda
AngelindaPermalink

Ola! Sou de Santa Catarina e Irei a Maragogi no periodo de 18 a 24 de outubro. Gostaria de saber se este mes ainda eh chuvoso e se a praia em frente a pousada olho dagua eh propria para banho! Outro questionamento diz respeito as tao faladas piscinas naturais: eh necessario o uso de catamara ou barco p chegar ate elas? Ou existem praias com piscinas naturais na orla? Obrigadissima

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Argelinda! A época é ótima para ir a Alagoas, fará sol com pouquíssima possibilidade de chuva. Sua pousada fica no centrinho de Maragogi, onde a praia não é muito boa para banho; as melhores praias de Maragogi estão ao norte da cidade (Burgalhau, Ponta de Mangue). As piscinas naturais ficam a vinte minutos de barco do continente, você precisará se encaixar num dos passeios.

meire
meirePermalink

Olá, vou para Maceió (Pajuçara) no período de 31/Julho a 05/08 e sei que provavelmente não irei ver as piscinas naturais (por causa da época), mas mesmo assim vale o passeio à Maceió? Tenho 2 crianças que estão com grandes expectativas - somos do RJ.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Meire! As piscinas naturais da Pajuçara são as menos interessantes; valem mais pelo passeio de jangada do que pelo que você vai ver (as águas estão turvas). Na Praia do Francês, na Barra de São Miguel e no Gunga também há passeios a piscinas naturais.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

SILVIA
SILVIAPermalink

olá, adorei o site e as dicas, muito proveitosas. Vou para Maragogi (16 a 18/08) e Porto de Galinhas (18 a 20/08). Em Maragogi, maré 0,5 as 6:30, isso significa q precisamos pegar a embarcação as 6? qual seria uma segunda opção de passeio ou piscina natural se a maré não ajudar? Em Porto de Galinhas, 0,2 as 8:28, acho q condição é melhor, né?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Veja: https://www.viajenaviagem.com/2013/04/como-usar-tabua-mares/

SILVIA
SILVIAPermalink

Ok!, obrigada pela informação, mas qual seria segunda opção de passeio em Maragogi?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Visite as praias ao norte da vila, Burgalhau e Barra Grande. Vá a Japaratinga, 15 km ao sul. Vá à Praia dos Carneiros, 50 km ao norte.

Solange Tavares
Solange TavaresPermalink

Olá,
Adorei este site. Vou para Maragogi com meu marido e dois filhos adolescentes em 12 de Julho. Estou triste achando que não escolhemos direito, ficaremos no Hotel Salinas de Maragogi. Qual a dica que me daria? Vamos conseguir aproveitar? E a chuva, atrapalha o passeio? Muito obrigada desde já pela atenção, abraços.

kleiner coutinho
kleiner coutinhoPermalink

Olá! estou indo no dia 12 de agosto em porto de galinhas, apesar da previsao de chuvas, da para aproveitar as piscinas naturais, chove muito? O que eu faço a pasagem ja esta comprada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kleiner!

Veja como aproveitar o inverno do Nordeste:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Rogério
RogérioPermalink

Olá,

Estou com viagem marcada para o nordeste comemorar o primeiro ano de casamento para os dias 11/10/13 à 15/10/13, vou sair do Rio de Janeiro em um voo para Recife, chego ao 12:00 e vou alugar um carro seguindo direto para Maragogi/ AL onde ficarei 3 dias (pode me enviar dicas além das Galés?), depois seguirei para Porto de Galinhas onde ficarei mais 02 dias e retornaremos de Recife para o Rio.
Alguma sugestão local, a época é boa (sem chuvas)? Pena qua não é lua cheia nem nova (para visitação às Galés), e em Porto de Galinhas quais as sujestões, acha que dá tempo para algo no Recife/Olinda? Nosso voo de volta será às 16:00. Aguardo as dicas e desde já obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogério! Você não terá tempo para nada em Recife ou Olinda. Em Maragogi visite também as praias ao norte da vila, Burgalhau e Ponta de Mangue, e também Japaratinga. No caminho a Porto de Galinhas passem o dia na praia dos Carneiros.

Rogério
RogérioPermalink

Obrigado!

Elisa
ElisaPermalink

Olá,
Estou indo para Maceió (3 noites)-Maragogi(2 noites)-Porto de Galinhas (2 noites) em Setembro. Estou precisando de umas dicas. Qual o melhor passeio às piscinas naturais em Maragogi? Precisava também de uma dica de hotel em Maragogi. Não quero nada muito caro, algo simples mas confortável. Vou chegar na quarta-feira a noite em Maragogi, visito as piscinas na quinta e vou para Porto de Galinhas na sexta de manhã, então seria um hotel só para dormir mesmo.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisa! Se quiser ficar na vila de Maragogi, escolha entre o Areias Belas e a pousada Olho d'Água. Verifique qual operador sairá no dia seguinte para as Galés; a visitação é limitada, e há um rodízio de barcos que podem chegar às piscinas naturais principais (quando não está no seu dia de ir às Galés, o operador vai escolher outra piscina).

Elisa
ElisaPermalink

Muito obrigada Bóia!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisa! Uma outra dica é já partir para Porto de Galinhas na tarde seguinte, para acordar já em Porto. Perder a manhã na estrada é perder um dia de praia e passeio; use as tardes para os deslocamentos.

Elisa
ElisaPermalink

Tem razão. Farei isso: uma noite apenas em Maragogi.
Mais uma vez, muito obrigada!

Paula
PaulaPermalink

Olá!
Estou indo para maragogi esse fds. Vi que a maré não é a melhor. Li aqui, que a melhor praia é bugalhau ou ponta de mangue. Como estou com bebe, gostaria de uma dica de praia tranqüila, e pousada/ hotel, pertinho da praia. Gostei de bugalhau, mas o hotel que achei já está lotado. Fico até Terça dia 02/7.
Achei ótimo todas as dicas!!! Já está me ajudando muito.
Como a maré estará alta, alguma dica de outro lugar entre Aracaju e maragogi? Estou morando em Aracaju, e queria conhecer um pouquinho...
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! A maré alta só influencia a visitação de piscinas naturais. As praias de toda essa região norte de Alagoas (Costa dos Corais) são calmíssimas em qualquer maré.

A Rota Ecológica, ali pertinho, tem pousadas pé na areia, mas é provável também que estejam lotadas nesse começo de férias escolares.

https://www.viajenaviagem.com/2007/07/alagoas-rota-ecologica/

Paula
PaulaPermalink

Valeu!!!
Com certeza vamos fazer essa rota! Ainda tem mto para conhecer!!!!
Curti muito sua pagina! Parabéns!!!!

Rosana
RosanaPermalink

Boa noite, gostaria se puder me orientar sobre translado.Deixei mais ou menos conversado sobre a "Maragogi Viagens" fazer meu translado de Recife a Maragogi, mas não sei se esta empresa é idônea, vc poderia me orientar.Minha preocupação é que meu voo chega as 18:50..noite já
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosana! Combine o traslado com seu hotel ou pousada, e não haverá problema. Os taxistas do aeroporto do Recife também levam a Maragogi, a corrida é tabelada.

Cristiani
CristianiPermalink

Olá estou viagem marcada para Natal nos dias 19 a 25/09/2013, um casal e uma menina de 04 anos, qual as praias mais recomendadas para se visitar....compensa irmos até joão pessoa? Queria conhecer Pipa, mas me falaram que é litoral no qual tem se que descer ribanceiras para chegar as prais (o que seria inviável com criança pequena). Na verdade quero sugestão para aproveitarmos nossa viagem sem frustração (A já reservei um hotel em Ponta Negra).

Karina
KarinaPermalink

Olá, comprei passagens para Recife dia 03/10/2013, chegamos 13h e voltamos dia 06/10/2013 as 17h. Queromos alugar um carro no aeroporto e conhecer Maragogi, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros. Qual é a melhor opção de praia em cada um desses lugares que você considera para aproveitarmos o melhor? Pensei em ir no dia 03 para Porto de Galinhas e aproveitar a tarde e curtir a noite, e me hospedar lá. No dia 04 pela manhã fazer o passeio as piscinas naturais e antes do almoço ir para carneiros e passar o dia.As 16h ir para Maragogi e me hospedar proximo a praia de Barra Grande. Dia 05 aproveitar aproveitar Praia de Antunes, Dourados e Ponta do Mangue. Dia 06 ficar pela manhã na Praia de Barra Grange, antes do almoço ficar 2h em Carneiros ou Porto de Galinhas e voltar para Recife. Gostaria de saber sobre o que vc acha do Roteiro que montei.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karina! O que é "aproveitar Praia de Antunes, Dourados e Ponta do Mangue"? Num dia só? Praia só se aproveita quando você fica nela. Praia é para descansar. Praia não é para "conhecer". Não há nada o que "conhecer" numa praia.

As distâncias são muito maiores do que você imagina. Pegar praia em Maragogi, almoçar em Carneiros ou Porto de Galinhas e estar em Recife no fim da tarde é absolutamente infactível.

Vá para Porto de Galinhas. Faça os passeios às piscinas naturais, passe um dia -- aproveitando -- o Pontal do Cupe, vá a Maracaípe ver os cavalos-marinhos. Ficou faltando um dia para Carneiros. Deixe para ir a Maragogi quando você tiver tempo de ir a Maragogi.

Fernanda
FernandaPermalink

Boa noite!!!

Vou para Maragogi, porém, optei por descer no aeroporto de Recife e ir de carro até o resort. o Horário previsto de chegada em Recife será às 07:00 da manhã, assim até o horário do Check in do resort terei um certo tempo, qual praia você indica para conhecer no trajeto, pois vou com a família?
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Você pode passar na praia dos Carneiros, em Tamandaré.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-combinar-porto-de-galinhas-e-maragogi-na-mesma-viagem/

renata
renataPermalink

Estarei indo para Maragogi dia 28/08 e ficarei até 31/08. Tem alguma possibilidade de eu ver as piscinas naturais?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Aprenda a consultar a tábua de marés:
https://www.viajenaviagem.com/2013/04/como-usar-tabua-mares/

andreia
andreiaPermalink

Olá Boia.

Estamos indo para Maceio no dia 16/09/2013. pretendemos ficar la alguns dias e depois em Maragogi e tambem em Porto de galinhas. quantos dias é suficintes para aproveitar cada lugar? E tambem gostaria de saber sugestoes de pousadas que tem o melhor custo beneficio. Tendo em vista que somos um casal e uma crianca de 5 anos.
Obrigada

claudia
claudiaPermalink

oi vou para pajuçara dia 29/08 e vou ficar até o dia 05/09 gostaria de saber se faz frio á noite e se tiver chovendo tem como ir em algum passeio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Só faz frio no ar condicionado smile

Não faça passeios às piscinas naturais com tempo chuvoso. Não vale a pena.

Carina
CarinaPermalink

Olá, Riq e Bóia!
Vamos para Maragogi em dezembro, para 5 dias de estadia. Nosso hotel fica na Praia do Camacho.
Você acha que eu preciso alugar um carro?
Para os passeios (piscinas naturais, santuário do peixe-boi, buggy pela orla), o hotel leva.
Mas para conhecer as outras praias, preciso de carro? (Ou melhor, preciso conhecer as outras praias ou estes passeios me bastam?)
E para jantar à noite? É fácil pegar táxi - ou é melhor ter o carro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carina! Para visitar outras praias você precisará de táxi, mototáxi ou carro alugado.

Eder
EderPermalink

Fala Bóia, ótimo seu blog, comentários e atenção dada por você a todas as perguntas. Então, segue a minha smile quero ir para Salinas de Maragogi em janeiro/2014 mas só achei a tábua de marés até 31/12/2013. Vou esboçar o janeiro eu mesmo. Mas fiquei na dúvida... você diz para dar preferência a Lua Cheia e Lua Nova. Logo no inicio de 2014 terá uma Lua Cheia. Posso considerar a altura como sendo 0,2 na Lua Cheia, uma vez que em dezembro/2013 ela é quase toda nesta altura? Outra coisa: uma semana em Maragogi e 4 dias em Maceió é uma distribuição adequada das férias? Abração e muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eder! O número não é constante durante toda a lunação nem se repete exatamente a cada lua.

Fique em Maragogi o tempo que achar necessário para descansar e aproveitar o resort. Fique em Maceió o tempo necessário para visitar as praias que queira curtir.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-combinar-porto-de-galinhas-e-maragogi-na-mesma-viagem/

https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

https://www.viajenaviagem.com/2013/06/5-barracas-praia-maceio/

Daniela Madeira
Daniela MadeiraPermalink

Olá,
Vou para Boipeba em outubro e a minha ideia é aproveitar as piscinas naturais a partir da praia (sem passeios de barco). Minha dúvida é a seguinte: vale a pena ficar hospedada em Moreré para aproveitar as piscinas ou elas só se formam no meio do mar, como Maragogi? Outra coisa: na praia de Tassimirin dá pra fazer snorkeling na maré baixa ou o mar é muito perigoso? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! As piscinas naturais de Moreré são no meio do mar que nem em Maragogi.

A praia, porém, é bem calma. Tassimirim dá para fazer snorkel na maré baixa, sim.

Raquel
RaquelPermalink

Bom dia

Estou em Maceió e quero muito ir a Paripueira, porém durante a minha estadia a maré mais baixa ocorrerá as 6:30, 0, 4.
É possível aproveitar nesse horário? Fiquei na dúvida se isso é cedo demais. Se for, qual o primeiro horario ideal?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! Neste dia é melhor aproveitar a maré baixa da tarde; verifique o horário.

Ana
AnaPermalink

Olá Riq!
Tu conhece alguma barraca de praia bacana e charmosa que fique nas imediações das piscinas naturais?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Quem responde é A Bóia. Piscinas naturais de onde?

Ana
AnaPermalink

Olá Bóia,
Perdão se me expressei mal. Vou à Porto de Galinhas em outubro e busco uma barraca bacana e charmosa perto da vilinha de Porto, próximo às piscinas naturais.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Nessa região há barraquinhas comuns. Recomendamos ficar à direita das piscinas, onde a faixa de areia não some na maré alta.

Barbara
BarbaraPermalink

Boa tarde!

Vou para porto de galinhas no período de 22/01/2014 a 26/01/2014 será na fase da lua minguante e vi que a mare é altíssima para todos estes dias, não vou conseguir ver as piscinas naturais de porto de galinhas nem de maragogi? vc recomenda que eu mude a data? obrigada!