Piscinas naturais - Porto de Galinhas

Piscinas naturais: 7 dicas para não perder a viagem

De todos os passeios oferecidos nas praias do Nordeste, os que levam a piscinas naturais no meio do mar são os mais procurados. Tanto interesse assim é fácil de explicar.

Nossas praias – sobretudo no Nordeste – não costumam ter água cristalina. As fotos daqueles aquários transparentes – com peixinhos que podem ser vistos a olho nu! – são realmente irresistíveis. 

Mas existe toda uma ciência para aproveitar o seu passeio a uma piscina natural. Siga essas dicas e você não vai perder a viagem.

Veja nossas 7 dicas para não perder seu passeio a piscinas naturais.

1. Olho na tábua das marés!

As piscinas naturais só aparecem na maré baixa. A vazante faz com que a água fique represada nos recifes, que se transformam por três ou quatro horas em aquários (ou pelo menos grandes tanques).

A pegadinha está no fato de que o horário das marés não é constante. Todo dia a mudança das marés ocorre entre 30 e 45 minutos mais tarde do que no dia anterior.

Se num domingo a maré mais baixa ocorrer às dez da manhã, na terça-feira vai ocorrer entre onze e onze meia. Onde você encontra essa informação? Na tábua das marés.

Os hotéis dos lugares com piscinas naturais normalmente exibem a tábua das marés na recepção. Este post mostra como você consegue a informação online.

2. É de lua (cheia ou nova)

Quanto mais seca a maré, mais cristalina fica a água das piscinas. E você sabia que o nível das marés varia conforme a lua?

Nas luas cheia e nova o movimento das marés é mais radical. Já nas luas crescente e minguante a diferença entre as marés é pouca; os nordestinos chamam este fenômeno de “maré morta”.

A visita às piscinas naturais fica bem menos impressionante nesta época (em alguns lugares, como Picãozinho, em João Pessoa, elas nem aparecem).

Para tirar melhores fotos, faça o passeio das piscinas numa maré baixa em época de lua cheia ou nova. Veja na tábua das marés o nível mínimo do dia – se houver algum dia com nível entre 0,1 e 0,3, não deixe de marcar o seu passeio.

3. Chegue antes do ponto mínimo da maré

Você encontra as piscinas naturais entre uma hora e meia antes e uma hora e meia depois do nível mínimo da maré baixa.

Procure chegar antes de a maré atingir o nível mínimo: a água estará mais límpida.

Quando a maré volta a encher (imediatamente depois de atingir o nível mínimo), a água fica mexida e entram impurezas.

Para calcular direito o horário da chegada, não se esqueça de levar em conta que o traslado de barco entre a praia e piscina natural pode levar até meia hora, dependendo do lugar.

4. Piscinas naturais de outra cidade? Não vale o perrengue

Não viaje duas horas ou mais para visitar piscinas naturais.

Dificilmente você vai chegar no melhor horário – quem vem de longe acaba indo nos últimos barcos, e pegando a piscina natural quando já está enchendo.

Sem falar que muitas vezes o tempo muda no caminho, e você se desloca (e paga caro) à toa.

Visite apenas as piscinas naturais do destino onde você está – ou então piscinas naturais dos arredores, em passeios de até 1 hora e meia de deslocamento.

Ou seja: não recomendamos passeios saindo de Maceió, Recife ou Porto de Galinhas para as piscinas naturais de Maragogi. Deixe para fazer os passeios de piscina natural em Maragogi quando você estiver hospedado por lá.

5. Choveu? Nublou? Passe

É roubada fazer passeio a piscinas naturais na época de chuvas (abril-julho). A água não vai ficar nem remotamente parecida com a que mostram nas fotos.

Mesmo na época mais seca, o passeio fica bastante prejudicado depois de eventuais chuvas torrenciais, que mexem demais a água.

Dias nublados também são inúteis para esse tipo de passeio. A transparência das piscinas só é vista com sol alto (de preferência, a pino). Incidência lateral (de manhã cedíssimo, meio da tarde) também não ajuda.

6. Tamanho de piscina natural não é documento

As maiores piscinas sempre são as mais desejadas – e por isso mesmo, as mais cheias. Não se deixe levar somente pela fama. Se lhe oferecerem piscinas naturais menos conhecidas, porém mais próximas de onde você está, vá nessas.

Você vai ter menos companheiros, e não vai correr o risco de se sentir num banho coletivo japonês.

O que encanta numa piscina natural (mais até do que os peixinhos!) é o fato de surgir um lugar no meio do mar onde dá pé. E isso qualquer piscininha pode proporcionar.

7. Aproveite as piscinas naturais à beira-mar

Nem todas as piscinas naturais ficam no meio do mar. Algumas represam a própria praia na maré baixa, proporcionando banhos de mar maravilhosos.

Assim são Taipu de Fora e Algodões, na Península de Maraú; Camurupim, ao sul de Natal; Barra de São Miguel (e também a Praia do Francês), ao sul de Maceió; a própria Boa Viagem, no Recife.

A praia da vila em Porto de Galinhas também fica sensacional na maré baixa; depois de visitar as piscinas, volte para a areia e aproveite o banho, no lado direito.

 

508 comentários

Oi sou eu de novo. Verifiquei a tábua de marés no dia 06/05 domingo, às 9:47 estará 0.0 e será lua cheia, os 2 dias seguintes estará, 10:34h – 0.0 e 11:23h – 0.1. Boas condições????

    Olá, Cristina! ótimas condições. Resta torcer para haver sol, porque maio é época de chuvas na costa leste do Nordeste.

Olá, pretendo ir a Maragogi no fim de abril ou início de maio, quando estarei de férias, mas depois do que li, fiquei receosa, Já fui a Porto de Galinhas na mesma época, 3 anos atrás e foi maravilhoso, sol, água morna, piscinas naturais…. Será que Maragogi é só propaganda mesmo? Alguém conhece a pousada Verdes Mares?

    Olá, Cristina! A pousada é bastante básica. As melhores praias de Maragogi ficam ao norte da vila; tente passar um dia de sol em Ponta de Mangue.

Alguém ja foi em Porto de Galinhas no finalzinho de abril e inicio de maio? é que gostaria de aproveitar o feriadinho, já que conseguiria faltar no sexta no serviço o poderia ficar la até terça…..porém, estou com muito medo de pegar chuvas…. alguém pode “palpitar”pf?

Posso alugar carro e ir de carro sozinho pra maragoggi? Nao conheço maceio e pretendo conhecer maragoggi ..é facil o acesso? ou lelhor fazer passeio pela agencia?

    Olá, Luis Henrique! Não recomendamos o passeio de Maceió a Maragogi. Vá a Maragogi quando você for a Maragogi — sem pernoitar, o passeio é puxado e raramente garante que você chegue na hora certa das piscinas naturais. As praias do continente ao norte da vila são lindas e não dá tempo de aproveitar nesse passeio corrido de um dia. Além disso, há limitação de visitantes para as piscinas naturais, então passageiros avulsos chegando na hora dificilmente conseguem vaga para as Galés. Quem já está hospedado na vila ou nos arredores tem melhores condições de fazer o passeio.

Oie, pessoal

Irei para Maragogi em 27/12 para passar o Reveillon com minha familia. Alguem me indica lugares para almoçar??? Preciso de dicas gente, pois irei com minha filha de 1 ano e meio e nao quero ter surpresas e sim descansar e passear……Tranquilamente.

Obrigada!!!

    Olá, Gislaine! Os bons lugares para almoçar em Maragogi estão bem à vista, como o restaurante Frutos do Mar, na praia do centro, e o Restaurante do Mano, na praia de São Bento. Na vizinha Japaratinga, há o restuarante do hotel Albacora e também os restaurantes da Praia da Bica.

Caros,
Depois de Fernando de Noronha, qualquer passeio em piscina natural é piada de mau gosto e perda de tempo.
Aquela ilha é um grande aquário transparente, inclusive com chuva ou nublado.
Abs

Tem Piscinas naturais em Arraial D´Ajuda? se confirma essa informação ricardo freire? Sobre Hospedagem o que vc me indica? Mar Paraiso Resort ou La Torre Resort? grato.

    Olá, Fabio! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para perguntas.

    Na maré baixa o mar fica represado em muitos trechos da praia de Arraial — no Araçaípe, no Mucugê e no Patacho. Não são piscinas naturais para mergulhar, porque não são transparentes e ficam junto à areia; mas é um horário gostoso para andar de caiaque ou ir à praia com crianças.

    O LaTorre fica em Porto Seguro.

    O Mar Paraíso é um hotel confortável e fica pé na areia na praia do Mucugê. O Ricardo Freire no entanto entende que a graça de Arraial d’Ajuda está em ir toda noite fazer footing e aproveitar os barzinhos e restaurantes da rua do Mucugê; logo, quem vai de all inclusive acaba não aproveitando a vila.

    Veja um post sobre o LaTorre:
    https://www.viajenaviagem.com/2010/11/la-torre-um-pequeno-all-inclusive-em-porto-seguro/

Olá…estamos no Salinas, e fechamos o passeio para as piscinas de Barra Grande…Voce acha que Galés e a Barra Grande são semelhantes ou vale a pena ir na de Galés? Ou nas duas?
Beijos e obrigada!

    Olá, Daniela! As Galés são muito maiores. E muito mais cheias de gente. Estas são as diferenças.

    Olá “A Bóia” !!! Obrigada por responder…
    Mas me fala uma coisa, voce acha que ir somente na Barra Grande já vale a pena?
    Beijos e obrigada !!!

    Olá, Daniela! Eu nunca flutuei por esses lados. O que eu sei é o que o Ricardo Freire não é muito fã das Galés não, porque são realmente entupidas de gente. Mas a maioria das pessoas faz questão de ir porque não sabe como dizer à família, aos amigos e à sociedade em geral que foi a Maragogi mas não foi às Galés.

    Entendi…mas eu não ligo pra “nome” não…O que importa é a qualidade…E se for a mesma coisa, prefiro mesmo o local menos lotado de gente…também não curto ‘muvuca’ de pessoas.
    Enfim…irei mesmo nas piscinas da Barra Grande (como sugerido pelo Hotel Salinas), que segundo eles, é a mesma coisa, porém menor (como voce disse…)
    Tomara que eu esteja certa e não erre !!!…Mas como voce mesmo disse…se eu não for a Galés, será que vai ter graça?…rss..bjão

Visitei Maceió,Maragogi e Porto de Galinhas em dezembro passado…tudo muito lindo….Minha reserva terminou no dia 25 de dezembro e eu queria ficar mais.Fui parar numa tal praia da enseada em Gaibu próximo de Recife….Durante a semana é muito calmo…eu ficava horas com meu snorkel nas piscinas naturais que se formavam na beira da praia…vendo muitos peixinhos,ouriços e siris…e mais legal..não tinha nenhum jangadeiro te apressando pra voltar…hehehehe

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito