Buenos Aires: 10 razões para não se hospedar no Centro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Calle Maipú, Buenos Aires

1. Porque o Centro é feio. Buenos Aires é uma cidade muito bonita. Em alguns lugares, como a Recoleta, fica linda. Em outros pontos pode estar um pouco maltratada, mas dificilmente perde o charme. Pra que, então, desperdiçar sua viagem a Buenos Aires se hospedando numa das partes mais feias, sujas e degradadas da cidade?

2. Porque o Centro morre à noite. 20 anos atrás, o Centro de Buenos Aires fervia dia e noite. De dia, a calle Florida concentrava o comércio elegante. À noite, a calle Lavalle nunca esvaziava, com cafés bem freqüentados e cinemas que, nas sextas e sábados, atravessavam a madrugada. (A cena mais impressionante que já presenciei em Buenos Aires foi a saída do cinema às 3 da madrugada; a rua estava tomada como se fosse a hora do almoço.) Nada disso existe mais. De movimento, no Centro, só restaram os teatros da avenida Corrientes.

3. Porque o Centro é um deserto gastronômico. Se você sair para escolher um restaurante ao acaso, vai acabar almoçando e jantando na praça de alimentação da Galerías Pacífico.

4. Porque sempre há uma armadilha-pra-turista dobrando a esquina. É como ficar em Copacabana. Todos os programas pra turistão são oferecidos na região. Ande três ou quatro quadras na Florida, e você vai ganhar mais filipetas do que será capaz de ler. É preciso ser safo para escapar.

5. Porque você vai acabar indo toda noite a Puerto Madero. A cinco minutinhos de táxi da Florida, Puerto Madero é o destino mais prático para as noites de quem está no Centro. Puerto Madero é urbanisticamente bem interessante e merece ser visitado, mas seus méritos gastronômicos são escassos.

6. Porque é provável que você fique limitado à Buenos Aires dos turistas. Centro, Boca, feirinha de San Telmo no domingo, Puerto Madero, passeio pelo Tigre, talvez uma travessia a Colonia. Caminhadas de manhã pela Recoleta? Tardes namorando vitrines em Palermo Soho? Escapadas noturnas a Palermo Hollywood? Dificilmente entram na programação. Deve ser por isso que muita gente justifica a escolha do centro para "ficar mais perto das atrações turísticas". Na verdade o que acontece é que você não consegue se livrar delas.

7. Porque é mais inseguro. Não há mais lugar totalmente seguro em Buenos Aires, mas no Centro você estará um pouquinho mais inseguro -- tanto nas aglomerações diurnas quanto na pasmaceira noturna.

8. Porque os hotéis são mais antigos. Há bons hotéis no Centro (o Esplendor Buenos Aires, os NHs, os Dazzler top de linha), mas a maioria é antigona.

9. Porque você não se hospedaria no centrão de São Paulo ou no centro do Rio com tanta naturalidade. Estou errado?

10. Porque a Recoleta é central, também. E também tem lá seus hotéis em conta (não espere muito deles, mas tem). Fica 7 pesos de táxi mais distante das "atrações turísticas". Mas muito mais perto da Buenos Aires mais bacana. (Basta descer do seu quarto e você já está nela.) 

Leia mais:

159 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Danilo
DaniloPermalink

Olá meu amigos, estou indo para Buenos Aires em Abril deste ano, estou em duvida de dois hotéis e não sei se eles foram as melhores escolhas. Por favor me ajudem. Os hoteis foram o Livin Residence e o Room Mate Carlos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danilo! Não temos resenhas sobre o Room Mate Carlos, é de uma boa rede espanhola.

Leia sobre o Livin Residence aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/hoteis-em-buenos-aires-os-depoimentos-dos-leitores/

Alexandre
AlexandrePermalink

Eu quero passar as minhas férias de julho na argentina, estou pesquisando apartamento, para ficar duas semanas pelo site 4rentargentina o que vc tem a recomendar sobre esse site e qual lugar vc recomendaria para ficar, considerando segurança, gastronomia pontos turísticos.

Aonde ficar em Buenos Aires? « O Pimenteiro

[...] Se você está com dúvidas sobre se hospedar no centro ou não recomendo a leitura desse artigo do Viaje na Viagem (que eu não havia lido, por sinal rs). Mas também digo: Dá pra ficar no centro SEM DRAMAS. Sua [...]

Vinícius
ViníciusPermalink

Nos hospedamos no centro em 2010 e não nos arrependemos. Ficamos no 725 Continental, um ÓTIMO hotel. Todo novinho e moderno, cama grande e confortável, atendimento de primeira. Ficaria novamente com certeza. É verdade que a Recoleta é mais charmosa, mas no centro fomos a pé ao Puerto Madero e ao Café Torttoni sem problemas, fora que o hotel fica ao lado da Calle Florida.

Mariana
MarianaPermalink

É, terei de discordar com esse post...
Ficamos na Av. Rivadavia em um hostel muito charmoso a um preço imperdível, Hostel Parada, e amamos!
Fomos a otimos restaurantes no centro...
e não há hostel ou hotel à 70 reais/quarto duplo na Recoleta.

Quem quiser gastar pouco em um hostel silencioso, limpo, central e charmosíssimo é uma ótima pedida = HOSTEL PARADA

Élida
ÉlidaPermalink

ATENÇÃO!!!!!
NUNCA, eu disse NUNCA fique no Mayflower!!! Vejam o depoimento de BrunoME no tripadvisor!

Amanda
AmandaPermalink

Olá estou em dúvida se fico no hotel Intersul recoleta no bairro de recoleta ou se fico no Bys Palermo que fica na Fco. Acuña De Figueroa 1263, Palermo. Na verdade estou em dúvida sobre qual o melhor bairro para eu ficar e além de estar perto das atrações turísticas também me divertir a noite. Estou indo para Buenos Aires dia 02 de julho, também queria saber se nesse período é muito frio lá. Espero retorno pois estou perdida em qual bairro ficar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Em julho estará bastante frio. Recoleta é mais central e fácil para passear; Palermo tem mais restaurantes e vida noturna.

Mano
ManoPermalink

Estarei indo em julho para Buenos Aires, passarei uns dias de lua de mel no hotel holliday inn puerto madero.

Gostaria de indicações para uns 5 dias.

Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mano! Veja dicas para o seu roteiro aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

Não deixe de visitar a página-guia de Buenos Aires:
https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire/

Mano
ManoPermalink

A Bóia, agradeço a orientação. Realmente nem precisava ter perguntado, pois este site é completo. Eu estou fazendo várias anotações.

Parabéns à todos.