Zermatt: subindo ao Gornergrat e ao Glacier Paradise

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Glaciar Groner, Zermatt

Zermatt pode não ter carros particulares (só pequenos veículos elétricos de carga e transporte de passageiros), mas em compensação tem uma variedade de trens e teleféricos para ascender até mais perto das montanhas do seu skyline.

Chegamos num fim de tarde e teríamos apenas o dia seguinte na região. Deu para combinar os dois passeios principais sem correria exagerada.

O povo do sol nascente

Como a meteorologia anunciava céu claro, acordei cedíssimo para pegar o nascer do sol -- é quando o Matterhorn fica com o pico avermelhado. Os orientais não perdem esse programa por nada. (É interessante que muitas vezes Zermatt me pareceu uma cidade japonesa...)

Matterhorn ao nascer do sol

O primeiro passeio do dia -- e, se você só puder fazer um, que seja esse -- foi para o Gonergrat, de onde se tem a vista mais bonita para o Matterhorn.

A estação da ferrovia Gornergratbahn fica em frente à estação principal de Zermatt. Como não passa por vilarejos, é tida como uma ferrovia turística; logo, o Swiss Pass só vale para pegar 50% de desconto (vou dar os preços todos ao fim do post).

Gornergratbahn

São 35 minutos até o Gornergrat, que fica a 3.100m de altitude (você pode acompanhar pelo mapa impresso na mesinha do trem -- esse mesmo que fotografei).

Entre Zermatt e Gornergrat

Entre Zermatt e Gornergrat

Desembarcando em Gornergrat

Lá em cima, taráááááá: você cara a cara não apenas com o Matterhorn, mas também com o lindo glaciar Gorner e o Monte Rosa (do outro lado já é a Itália.

Gornergrat

Gornergrat

Matterhorn e helicóptero

O período da manhã é o melhor para fazer esta excursão, porque o Matterhorn está iluminado pelo sol. Mas à tarde o hotel que funciona no topo -- o 3100 Kulmhotel -- tem um programa interessante, o Starlight Dinner: você janta e depois pode observar as estrelas no telescópio do seu observatório astronômico. E se dormir por lá, no dia seguinte pode ver o pico do Matterhorn vermelhão de perto...

3100 Kulmhotel, Gornergrat

Voltamos de trem, mas paramos uma estação antes de Zermatt, em Findelbach. Ali experimentamos por meia hora o que muita gente faz o dia inteiro nos meses de temperatura amena: caminhar pelas trilhas de montanha. É tudo suiçamente bem sinalizado.

Descendo do Gornergrat a Zermatt

Estação de FindelbachA caminho de FuriA caminho de Furi

Nosso objetivo era a localidade de Furi, onde almoçaríamos.

FuriFuriFuri

Furi tem uma estação da linha de teleférico que vai ao Klein Matterhorn -- rebatizado com fins marketeiros como Glacier Paradise. A linha usa dois tipos de bondinhos: um pequeno, nas partes menos altas, e um grandalhão ("gôndola") na subida final.

Gôndola ao Glacier Paradise

Gôndola ao Glacier Paradise

Gôndola ao Glacier Paradise

O Klein Matterhorn/Glacier Paradise é o ponto mais alto da Europa a que se pode chegar de teleférico: você sobe a 3.800 m de altitude (e imediatamente se arrepende de ter tomado aquela cerveja no almoço).

Klein Matterhorn/Glacier Paradise

O lugar é tão alto que tem esqui até no verão. Chegamos quinze minutos depois de a pista ter fechado -- nos meses de temperatura amena a pista funciona mais pela manhã, antes do sol começar a derreter o gelo.

Sommerski no Glacier Paradise

Palácio de Gelo no Glacier Paradise

Para quem não esquia, além da vista há o palácio de gelo -- na minha opinião, com esculturas mais bonitas do que o do Jungraujoch. (E com um mini-esquibunda pra quem curte...)

Esquibunda no Glacier ParadiseEsquibunda no Glacier ParadiseEsquibunda no Glacier Paradise

Então, depois de um trem, uma caminhada e dois bondinhos, descemos de volta à civilização alpina grin

Voltando a Zermatt

Quanto custa

São dois passeios separados.

--> De Zermatt a Gornergrat, ida e volta adulto: 82 francos suíços (41 francos suíços com Swiss Pass válido). Todos os preços aqui.

--> De Zermatt ao Glacier Paradise, ida e volta adulto: 99 francos suíços (45 francos suíços com Swiss Pass válido). O Palácio de Gelo é cobrado à parte: 8 francos suíços. Todos os preços aqui.

--> Peak Pass: 3 dias de viagens ilimitadas pelo trem ao Gornergrat e pelos teleféricos ao Glacier Paradise. Adulto: 190 francos suíços. Fora da temporada de inverno, portadores de Swiss Pass válido compram por 143 francos suíços. Preços incluem entrada no Palácio de Gelo.  Todos os preços aqui.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais::

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Lugano, Suíça à italiana

Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

47 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Ricardo,

Encantador, infelizmente não tive na época em que fui para a Suiça tempo para ir para Zermatt, mas pretendo voltar e ir para lá assim que possível.

Eduardo
EduardoPermalink

Que passeio fantástico, as fotos ficaram magníficas? Pergunta de pais loucos pra conhecerem o lugar: o passeio é palatável para crianças de 6,7 anos? viram alguma por lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Aqui quem fala é A Bóia. Infelizmente eu não viajo com o Ricardo Freire (acho isso inclusive uma grande injustiça!), mas me parece que a Suíça é uma espécie de Disneylândia de verdade. Se suas crianças se encantam com andar de trem, ver neve, andar de barco, entrar em palácios de gelo, elas vão adorar.

A melhor época para ir com crianças são as férias de julho -- há mais atividades ao ar livre e muitas outras crianças em férias por lá.

Leia também os posts de Interlaken!

https://www.viajenaviagem.com/category/interlaken

Carmen
CarmenPermalink

Riq e Nick, ustedes se están aficionando a la nieve! cada ano um pouco de neve, não?
E eu pensei que depois de neve do ano passado na Europa, vocês nunca mais vai viajar para um lugar com neve....

Mariângela
MariângelaPermalink

Olá, nós vamos passar 2 dias na Suiça, chegamos de manhã dia 27/12 e vamos para Paris dia 28/12 a noite, para 2 dias qual passeio vc sugere na Suiça? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariângela! "A Suíça" é muito amplo. Você chegará por Zurique, é isso?

Lembre-se de que no inverno os dias são curtos, e você só vai ter entre as 9h e as 16h para apreciar paisagens. Se você sair bastante cedo no dia 28, pode passar o dia nos trens montanheses de Interlaken. Veja este post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-interlaken-ao-top-of-europe-pela-jungfraubahn/

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Vou a Zermatt em dezembro e gostaria de uma dica de hotel, estou planejando passar 2 noites lá e depois pegar o Glacier Express. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Perguntei ao Ricardo Freire onde ele ficou e ele disse que gostou muito:

http://www.aristella-zermatt.ch/

Mas com dindim sobrando, ele ficaria no Omnia:

http://www.the-omnia.com/english/

A propósito: você já leu o post do Glacier Express? Tá lindo grin
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/zermatt-a-st-moritz-no-glacier-express-o-mais-famoso-trem-suico/

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Oi Boia!
Muito obrigada pela rápida resposta. Entrei no site dos hotéis e me pareceram bem legais, porem não consegui disponibilidade para as minhas datas (24/12 a 26/12) neles. Vou continuar minha busca.
Li o post do Glacier Express e adorei! Parabens!

Fabi
FabiPermalink

Boia, como vou a Suiça no inverno, queria saber como fazer esses 2 passeios em zermatt sem fazer essa caminhada de 30 min ate furi. Desço ate zermatt novamente e pego outro teleferico para o glacier paradise?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabi! Pode fazer usando apenas os trens e teleféricos.

Rogerio Nogueira
Rogerio NogueiraPermalink

Oi Riq e Boia, vou com a minha esposa em março 2012 de Milão pra Zurique, onde vamos ficar 3 dias. Num dos dias, estamos pensando ou em ir pra St Moritz ou pra Zermatt, qual vcs acham melhor pra gente poder aproveitar o melhor dos Alpes nessa época? Ou seria melhor ir pra Interlaken? Será na primeira semana de Março. Abraço pra vcs e parabéns pelos posts. São pra lá de ótimos e úteis.

Andre L.
Andre L.Permalink

St. Mortiz é muito longe para um day-trip desde Zurich. Se vc quer ver Alpes, vai para Grindelwad (no Jungrajoch). Se você quer uma cidade com Alpes de paisagem de fundo, Interlaken é legal.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogerio! Tendo apenas três dias o melhor que você tem a fazer é ficar numa cidade mais típica do que Zurique -- Lucerna, por exemplo -- e fazer uma incursão de um dia à região de Interlaken, como sugere o André.

St. Moritz só se justificaria se você seguisse à Itália. Zermatt tem acesso mais complicado e por isso requereria uns dois dias de permanência.

Mauro Godinho
Mauro GodinhoPermalink

Zermatt é definitivamente um destino que nao pode ser esquecido.
O unico problema é o custo $$$ de estadia que é bem alto.

Zermatt se localiza no final do Mattertal valley, e nao é acessivel de carro. A opçao mais em conta é alugar um Chalet nas redondezas de Zermatt, o que permite explorar mais nao somente o vale, mas a regiao de Wallis / Valais.

A pedido de amigos, e mais tarde por conta da demanda, comecei a alugar o meu chalet em St. Niklaus, 20km de Zermatt.

Mauro Godinho

Aqui as fotos do Chalet:
http://www.airbnb.com/rooms/275946

Gornergrat « Paola Mirele

[...] duas maneiras de conhecê-la, explicadas minuciosamente aqui. Eu optei pelo Gornergrat, que, segundo o Ricardo Freire, é a vista mais bonita da montanha, e eu [...]

marcelo
marceloPermalink

Olá! Parabéns!

Estarei em Zermatt em janeiro/2013 (4 dias). Corro o risco de não encontrar bilhetes para os passeios mais interessantes como Glacial Express e Gornergrat? Desde já, muito obrigado.
Marcelo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Conseguirá sem problemas.

marcelo
marceloPermalink

Olá Bóia! Agradeço muito pela resposta. O blog tem me ajudado demais a planejar toda a viagem. Mais uma vez, parabéns e obrigado!
Bóia, gostaria de mais uma informação, se não for pedir muito...
Como lhe disse, a partir de 12 de janeiro, eu, minha Filha e minha irmã passaremos 4 ou 5 dias em Zermatt. Pretendemos fazer todos os passeios possíveis e imagináveis (trens, bondinhos, teleféricos, Glacial Express, Gornergrat, etc.). Saberia dizer-me se vale a pena comprar o passe de trem (swiss pass)?
Grande abraço e feliz ano novo, com muita saúde e paz!

Marcelo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! O Swiss Pass vale a pena para deslocamentos pela Suíça. Em boa parte dos meios de locomoção de Zermatt o Swiss Pass dará apenas descontos. Infelizmente não há outro meio de saber se o Swiss Pass vale ou não a pena senão fazendo contas: simule todas as viagens que fará na Suíça no site da http://www.sbb.ch/en e some com os passeios programados. A gente adoraria poder fazer isso pelos leitores, mas não temos como.

Alfredo
AlfredoPermalink

Olá Bóia,
Iremos de Paris à Lucerna no finalzinho de Janeiro e ficaremos 4 dias inteiros. Gostaria de sugestões de passeios para otimizar esses dias. Família de 2 casais e cças(2, 4 e 13 anos). Achei fantásticos os passeios de trem, teleféricos, estações de ski, castelo de gelo (é a gruta de gelo?), Glacier Express, enfim essas atrações mais naturebas...Te agradeço de antemão. Ah, alguma sugestão de transporte de Paris à Lucerna? Abs
Alfredo-Curitiba-Pr

A.L.
A.L.Permalink

No primeiro dos 4 dias em que tiver sol, use um dia inteiro para ir ao Jungfraujoch e explorar. Saia cedo, assim que amanhecer, para aproveitar bem o dia (que é curto).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alfredo! Para aproveitar bem, escolha uma estação e faça todos os passeios.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/

marcelo
marceloPermalink

Oi Bóia,

Mais uma vez agradeço por sua atenção e objetividade. Grande abraço e feliz 2013.

marcelo
marceloPermalink

Olá,

Eu de novo (rsrsrs).
Sem quere abusar e já abusando: teria algumas boas dicas de restaurantes bons e que não sejam caros. Pelo que tenho lido, Zermatt é uma cidade muito cara. Preocupo-me em não entra em roubadas.
Agaradeço outra vez.
Abraço.
Marcelo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Infelizmente não temos um guia tão profundo sobre a cidade. O Ricardo Freire passou dois dias e se ateve a estratégias e passeios.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/

Marcelo
MarceloPermalink

Novamente agradeço. Mas não sem antes pedir-lhe mais uma informação: conhece o passei de parapente em Zermatt? Estou muito interessado e espero ter coragem na hora h. Imagino que seja um sonho e bem mais seguro que uma montanha russa aqui no Hope Hari. Obrigado e grande abraço.
PS: Que bom ter Você!
Marcelo.

Luxcoelho
LuxcoelhoPermalink

Olá Marcelo, não sei se ajuda... mas fiz o vôo de paragliding em Interlaken e foi incrível.
Lindo e com muita segurança.
Em Zermatt deve ser show também.
Só prepare o bolso: entre 170 e 190 francos suíços. Pra mim, valeu ajustar o orçamento. wink

Abs

Danilo
DaniloPermalink

Olá, Luxcoelho!
Obrigado pela informação! Você se lembra qual foi a empresa que você contratou para fazer o paragliding em Interlaken?
Agradeço novamente.
Abs!
Danilo

Ana Maria Romão Freitas

Olá estou em Zermatt com minha familia, minha dica de restaurante é o italiano Molino. Na Bahnhofstrasse 32...em 4 comemos bem e a conta ficou com a gorgeta em 140 francos....não é barato mas valeu a pena.

camille toledo
camille toledoPermalink

Olá Ricardo!
Estou planejando minha ida a Suiça no final de maio e vou ficar 1 semana em Sion na casa de amigos.Quero ir a Zermat mas estou suuuper confusa. Tenho q pegar um trem de Sion até zermatt, dormir lá, acordar e pegar o Glacial Express para Gornergrat? É isso? passar o dia nesse Gornergrat e no Glacier Paradise. E daí voltar para Zermat? o ticket do glacial express me leva nesse precurso de zermat - gornergrat - glacier paradise - zermat?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camille! Você está confundindo várias coisas.

Uma coisa é o Glacier Express, que é um trem que vai de Zermatt a St. Moritz.

Outra coisa são os cumes que você pode visitar a partir da cidadezinha de Zermatt. Gonergrat e Glacier Paradise são dois lugares que você visita quando está hospedada em Zermatt.

maxleomax
maxleomaxPermalink

Gostei muito do post. Vocês estiveram lá em que época do ano? Já li em alguns sites que só se ver neve entre final de novembro e início de maio. Mas estou me programando para ir em outubro. Quer dizer que não verei neve? Não terá esqui?

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Max! O Ricardo Freire esteve em setembro. Havia gelo e também um pouco de neve. Era possível esquiar pela manhã. Às 14h fechavam a pista porque a neve derretia.

Flavio
FlavioPermalink

Olá Boia!

Estou indo para Zermatt em Junho. Vou passar três dias lá, mas o terceiro vou ficar só até meio dia, pois partirei pra Paris.

Gostaria de visitar os três picos em dois dias, mas estou em duvida em logistica rs. Não sei qual dos dois colocar num dia só e qual deixar sozinho no segundo dia.

Inicialmente pretendo fazer em um dia o Gornergrat e o Glacier Paradise, igual você descreveu no seu roteiro, mas parando para descer até Riffelsee.
No segundo dia fazer Hothorn.

Você acha que vale a pena fazer Hothorn? Quanto ao valor, vou comprar o peak Pass, que dá acesso irrestrito aos tres...

Me ajudem! hehehehehe

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavio! O Ricardo Freire não pode comentar sobre o Hothorn porque não foi nele... em junho você terá dias mais longos do que o Ricardo teve em setembro. Aproveite o seu passe!

Denise
DenisePermalink

Bom dia !
Como faço para assinar o site e obter respostas de duvidas q tenho sobre viagem ?
Ou devo assinar o conentodotromo? Vcs enviam resposta no meu email ?
Obrigada sou muiiiiiiiiiiiiito fã

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! Deixe sua dúvida na caixa de comentários de um post sobre o assunto e nós responderemos smile

Daniela Kleinfelder
Daniela KleinfelderPermalink

Boa tarde!
Vocês sabe me informar mais oi menos a partir de que horas temos luz do dia e que horas o sol se põe no fim de novembro/começo de dezembro? Obrigada!
Daniela

Daniela Kleinfelder
Daniela KleinfelderPermalink

Muito Obrigada!!
Daniela

Rodrigo Luiz Salviano de Freitas

Boa Tarde!

Este site é incrível! Não viajo sem antes olhar os comentários de vcs...

Pretendo ir para Suíça em maio de 2014! A época é boa? Quantos dias sugerem para explorar bem o país? De lá, pretendo ir para Veneza. Será que é melhor pegar trem, avião ou alugar um carro.

Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Maio é uma época boa, sim! Você pode ver roteiros para a sua viagem aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Gisela
GiselaPermalink

Ricardo
Bom dia. Estamos planejando ir em Zermatt agora em Janeiro. Você sabe nos informar se domingo funciona a parte turística? Já que as informações que tenho é que tudo fecha nos domingos. Tenho uma filha de 6 anos, acha viável ir com ela para Zermatt ou é melhor ficar apenas em Zurich. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gisela! Tudo funciona aos domingos. Zermatt será uma cidade mais divertida para uma criança do que Zurique.

Luciana Tavares Alves Maia

Bom dia,estou programando minha viagem para maio de 2015,assim q terminar o roteiro ,comprarei logo as passagens,para ter um desconto maior.tenho uma dúvida?Vou passar um dia em Zermatt,gostaria de ir de Zermatt a Gornegrat e tb ao glacier paradise.Para chegar ao glacier e pegar o teleférico tenho q fazer a trilha ou posso descer a Zermatt e pegar um teleférico?Parabens pelo site

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas? Clique e leia:

Suíça: 30 roteiros prontos