Como montar seu roteiro de viagem à Europa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Monte sua viagem à Europa

Costumo dizer que toda ida à Europa é como se fosse a primeira. A menos que você volte exclusivamente a lugares que já visitou, toda nova viagem suscitará as mesmas perguntas iniciais. Por onde chegar? Quantos dias ficar em cada lugar? Que meio de transporte escolher? Use este tutorial como ponto de partida para destrinchar suas próximas viagens européias.

Primeiro passo: NÃO compre a passagem aérea

Comprar uma passagem por impulso é o erro mais comum de (falta de) planejamento numa viagem à Europa. Achar uma passagem superdescontada de ida e volta a uma cidade específica só garante a viagem de quem só queria ir para aquela cidade. Continuar a viagem a partir dali -- e sobretudo voltar para lá para pegar o vôo da volta -- pode anular a economia e, pior, causar enormes perrengues logísticos. Só compre a passagem depois de ter definido todo o itinerário (continue lendo e veja por quê).

Itinerário: menos é mais

Barcelona

Barcelona

Ao montar um roteiro pela Europa, use o método clássico recomendado para arrumar malas: selecione todos os lugares que você gostaria de visitar, e então reduza à metade. Ou a um terço. Na excitação da montagem do roteiro, nossa tendência é empilhar todos os lugares que estejam no caminho (e fazer longos desvios para chegar a outros).

No mapa, tudo parece perto. Mas números frios, como quilometragens e durações de vôos, não levam em consideração o tempo que se gasta em arrumar a mala, fechar a conta do hotel, deslocar-se ao aeroporto (e chegar com a antecedência necessária para o check-in), vencer o trânsito dos anéis viários para sair de cada cidade e entrar na próxima (em viagens de carro), encontrar o próximo hotel, fazer o check-in, subir com as malas...

Cada troca de local envolve a perda de pelo menos meio dia (e de muita energia). Acredite: quanto mais você troca de cidade, menos você aproveita o seu tempo.

Cidades grandes: fique quatro dias

Batobus, Paris

Paris

Sim, toda cidade importante da Europa tem um ônibus de dois andares que percorre todos os cartões postais em um dia só. É um pecado, porém, limitar-se a simplesmente constatar ao vivo a existência de monumentos que você já conhecia antes de sair de casa.

Quatro dias são o mínimo necessário para você entender o básico de uma grande capital. No terceiro ou quarto dia dá-se o clique: de repente todas as fichas caem e você começa a se localizar. As obrigações turísticas (os lerês) diminuem, e você começa a se sentir um pouco morador. É uma sensação que você só vai entender quando se deixar ficar pelo menos quatro dias numa grande capital.

(Se essa capital se chamar Paris ou Londres, pense em ficar sete dias -- no fim, você ainda vai achar pouco.)

Monte a viagem em módulos

Outono na Provence, Provence

Provence

Um jeito bastante simples de resolver o seu itinerário é dividindo o tempo de viagem em módulos de 5 a 7 dias. Aloque cada módulo a uma metrópole (Lisboa, Roma, Munique) ou a uma região que você queira explorar de carro ou trem (Provence, Andaluzia, Highlands, Toscana). Permaneça na cidade grande por toda a duração do módulo; nas viagens de carro ou trem, tente resolver o roteiro em no máximo duas bases.

Bate-volta: veja mais, canse menos

Pisa

Pisa

A melhor maneira de extrair o máximo das bases que você escolher é o bate-volta. Toda cidade que não justifique um pernoite e que fique a no máximo uma hora e meia de viagem de onde você esteja rende um passeio perfeito. Você não precisa fazer check-out, viaja sem malas (de trem ou de carro) e, ao chegar, aproveita desde o primeiro instante (sem perder o pique com atividades chatas como encontrar o endereço do hotel e fazer check-in). Se você não se exigir demais, ainda volta para o local em que está hospedado com energia para aproveitar a noite. Férias, lembra?

Pit stop: saiba usar

bruxelas

Bruxelas

Trajetos mais longos entre uma base e a próxima -- tanto de carro, quanto de trem -- ficam mais divertidos quando você pode fazer uma parada estratégica no caminho. Por exemplo: Bruxelas entre Paris e Amsterdã; Dresden entre Praga e Berlim; Pompéia entre Roma e a Costa Amalfitana.

Para lançar mão desse recurso, porém, é preciso ter cuidado extra com a bagagem. Estando de carro, pare em estacionamentos vigiados e em hipótese alguma deixe a bagagem à mostra. Em viagens de trem, certifique-se de que a estação do pit-stop dispõe de guarda-volumes. Pesquise na internet: "lockers", "left luggage", "consigna", "consigne" e "deposito bagagli" associado ao nome da estação.

A passagem aérea? NÃO compre ainda!

OK, você já definiu o seu roteiro. Dividiu seus quinze dias em dois módulos de cidades grandes e um de região. Mas ainda falta mais um passo antes de emitir a sua passagem aérea: definir o(s) meio(s) de transporte dentro da Europa.

Avião, trem ou carro?

Cap-Ferrat

Saint-Jean-Cap-Ferrat

O trem é o meio de locomoção europeu por excelência. Para comparar a duração de viagens entre trem e avião, acrescente sempre três horas ao tempo de vôo -- é o mínimo de tempo extra que você leva para ir e voltar do aeroporto, fazer check-in e esperar bagagens.

Mas não use trem (nem carro) para atravessar o continente; para isso existe o avião. Evite também trens noturnos: teoricamente você ganha tempo, mas na prática o que ganha é uma noite mal dormida -- e de quebra ainda fica cansado para aproveitar o dia segiunte.

Carros e cidades grandes não combinam: o GPS ajuda, mas não elimina o stress do trânsito e da busca de estacionamento.

O carro é perfeito para deslocar-se por estradas secundárias, sem horário nem programa rígido; não por coincidência, as regiões mais apropriadas para explorar de carro são aquelas em que o trem não dá conta do recado (Toscana, Provence, Costa Amalfitana, Sicília, Andaluzia, Portugal, Rota Romântica).

Trem: passe ou ponto a ponto?

Roma Termini

Estação Termini, Roma

Passes de trem não valem mais a pena: os dias de uso são limitados e é preciso fazer reserva e pagar suplementos para usar os trens rápidos.

O melhor é fazer os trechos de trem com passagens avulsas, aproveitando tarifas descontadas. Compre diretamente no site da companhia ferroviária do país de origem de cada trecho.

Os únicos passes que continuam um ótimo investimento são os passes nacionais de países que não exigem reservas ou suplementos para uso de seus trens regulares: é o caso da Suíça (Swiss Pass) e da Alemanha (German Pass).

Low cost ou não?

Aeroporto de Barajas, Madri

Aeroporto de Barajas, Madri

Veja bem: aquelas tarifas incríveis de 5 ou 10 euros que fizeram a fama das companhias low-cost da Europa são tão difíceis de conseguir quanto as promoções que as aéreas brasileiras fazem de madrugada. Há muitos custos extras: para despachar a bagagem, para fazer check-in (mesmo pela internet!), para comprar com cartão de crédito, para marcar assento. O limite de bagagem é avarento (entre 10 e 20 kg) e cada quilo de excesso é cobrado (pelo menos 10 euros por quilo de excesso!). O mais comum é que cada trecho, sem multa de excesso de bagagem, saia em torno de 80 euros.

Antes de sair comprando low-cost a torto e a direito, descubra quanto custaria incluir esses trechos na sua passagem aérea Brasil-Europa-Brasil. Pesquise também quanto custa comprar os trechos internos avulsos nos sites das cias. aéreas convencionais. Com antecedência, costumam oferecer tarifas competitivas nas mesmas rotas.

AGORA SIM: compre a passagem aérea

Depois de definir o roteiro e os meios de transporte dentro da Europa, aí sim você está pronto para comprar a passagem aérea mais adequada.

Compre a sua passagem pelo menos até o primeiro destino que você vai efetivamente visitar, voltando do último destino do seu itinerário. Não se prenda aos vôos diretos, nem às companhias aéreas do primeiro ou do último país do seu roteiro. Qualquer aérea pode emitir uma passagem do Brasil a Veneza, com volta ao Brasil desde Praga. O que vai mudar é o aeroporto de conexão.

Definido os pontos de chegada e partida da Europa, orce quanto custa incluir os trechos aéreos internos que você vai precisar fazer entre um módulo e outro do itinerário.

Se cada trecho custar menos de 100 euros (110 dólares), será um bom negócio pela conveniência e pela segurança. (Lembre-se: é difícil conseguir low-costs por menos de 80 euros o trecho, e com as low-costs as conexões não são garantidas e o excesso de bagagem é cruel.)

Passagens multidestinos podem ser compradas com agentes de viagem ou em todos os sites (incluindo aí os das próprias cias. aéreas) que ofereçam a opção "múltiplos destinos" ou "várias cidades".

Quando é melhor fazer as reservas?

Quanto mais cedo você comprar as passagens aéreas, melhores preços deve encontrar (sobretudo se você quiser achar as barbadas das low-costs).

O melhor momento para reservar hotel é exatamente três meses antes da data de hospedagem: é quando as tarifas descontadas aparecem nos sites de reservas de hotéis. Note que os melhores descontos normalmente requerem débito imediato; leia as condições de cancelamento antes de fechar negócio.

Os trechos de trem são lançados nos sistemas das companhias ferroviárias entre 90 e 60 dias antes da data de viagem; as tarifas promocionais aparecem sempre neste momento e esgotam logo.

Dois meses antes de viajar, marque as visitas que podem ser reservadas pela internet: Galleria Uffizi em Florença, Museu do Vaticano, subida à Torre de Pisa, entrada na Alhambra...

Cartão, débito ou dinheiro?

O assunto é muito cabeludo para ser apenas um tópico. É melhor ler o post específico:

ATENÇÃO:

Desculpe, mas não podemos resolver roteiros individuais de viagem. Perguntas sobre roteiros específicos não serão aprovadas. Obrigado.

Leia mais:

2300 comentários

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Boia, preciso da sua ajuda. Comprei recentemente uma passagem promocional para Amsterdam com ida em 19/02 e volta em 04/03. Será minha primeira vez na Europa e, como já tenho marcada outra viagem para setembro, que inclui Inglaterra e França, evitei colocar esses países no roteiro.
Pensei em Amsterdam, Bruxelas, Bruges, Wurzburg, Rothenburg, Fussen e Munique. Estava decidida até agora há pouco, quando comecei a verificar deslocamentos e vi que era andança demais e muito caro (deu mais de 1000 reais de trem!). Como o Riq diz, a Europa é uma tentação pela proximidade dos locais.
Voltei à estaca zero e estou começando a me desesperar, pois falta pouco e preciso reservar hospedagem logo.
Então pensei em voar de Amsterdam para Munique, ver Fussen e talvez outro lugar muito perto e depois fazer Amsterdam, Bruxelas e Bruges. A passagem aérea custa a metade do orçamento dos trens.
Mas aí já pirei com a proximidade com a Inglaterra e pensei em ver um pouco do interior, embora vá estar bem frio.
Enfim, me dá uma luz? O que você faria? Não estou conseguindo mais pensar com clareza para decidir. Me ajuda?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Infelizmente isso acontece quando a gente compra passagem por impulso, sem ter antes a viagem planejada. O blog está há três semanas recebendo pepino em cima de pepino de gente que comprou essa passagem baratinha e descobriu que não tem tempo ou verba pra fazer a viagem que realmente gostaria.

Você dividir seus 15 dias entre Amsterdã, Berlim e Munique. Em http://www.bahn.de/international você achará passagens de trem descontadas. De Munique pode fazer bate-voltas baratos, com o Bayern Ticket (30 euros por dia) a Füssen, Garmisch-Partenkirschen e Salzburg.

Volte de avião a Amsterdã e durma na cidade na véspera do vôo de volta, para não dar chabu de conexão e você ter que comprar uma passagem de volta em tarifa cheia.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Obrigada por reponder, Boia. Realmente, em se tratando de Europa, fica mais difícil. Já aproveitei promoções com Nova York e Miami e foi super tranquilo, já que o deslocamento é pequeno. Agora foi mais difícil. Mesmo assim, ainda acho um bom negócio. Não deixa de ser uma bela aventura brotar uma viagem inesperada no meio do seu 2015 - desde que haja condições de aproveitá-la, é claro.
Vou pesquisar as suas indicações e bater o martelo. Obrigada e Feliz Ano Novo!

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Para contribuir com sua ansiedade, posso te dizer que já fui pra Bruges. Lá é muito lindo, mas não vale mais que 1 ou dois dias pra conhecer o vilarejo... Rende fotos lindas, mas o vilarejo tem pouquíssimas ruas e eu descartaria se tivesse vários lugares para conhecer....

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Obrigada, Priscila. Realmente dedicarei um dia a Bruges porque acho que vou gostar. Vou fazer bate-volta a partir de Bruxelas. Obrigada pela gentileza em responder!

claudia
claudiaPermalinkResponder

Olá! Iremos à Europa eu, meu esposo, meus pais (60 e 70 anos) e minha filha (vai estar com 2 anos e 8 meses). Possivelmente início de setembro/15. Pensamos em ficar uns 15 dias, com um roteiro Paris/Amsterdan/Londres. Em 2010, passamos a Lua de mel em Paris por 11 dias, conhecemos bastantes coisas. Agora quero levar meus pais. Pergunto:1- a melhor sequencia de cidades 2- Distribuição dos dias 3- Deslocamento entre elas (trem?) 4- Devo incluir alguma outra cidade? 5- Não somos aficcionados por museus, obras de arte, etc. Gostamos de passear pelas ruas, sentir o clima local, sem cobranças de passar em todos os pontos turísticos, ainda mais agora com a filhota, rsrs Me ajudem!!! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá Claudia! Compre passagem de ida a Amsterdam com volta por Londres. Pense em 4 dias para Amsterdã, 5 dias para Paris que você já conhece e 6 dias para Londres. Faça Amsterdã-Paris-Londres de trem.

edu
eduPermalinkResponder

Faça pela CVC que tem passeios Europa Clássica, Fantástica, ou 3 países nessa época. Eu fiz Europa Fantástica, inesquecível!!!

Fagner
FagnerPermalinkResponder

Boa noite...

Estou planejando minhas ferias para Europa.. em julho de 2015.

Quero ir para Inglaterra-Holanda-França-Espanha, penso passar 15 dias... sei que maior distribuição de dias seria Londres, Paris e Madrid... Holanda eu só penso dá uma passadinha lá... tipo uns 2 ou 3 dias... Porem, nao sei o que faço em relaçao com meio de transportes... uso somente aviao ou trem... Iria comprar a passagem somente de ida... começando em Londres... e pra voltar partindo da Espanha para Brasil. Qual seria o melhor deslocamento para outras cidades/países?

No aguardo...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fagner! Entre a Espanha e Paris ou Londres, avião. Entre Paris e Londres, trem. Leia sobre permanências no post de quantos dias em cada lugar.

Adriana Barbosa

Oi. Nossa, engraçado como é desesperador montar uma "voltinha na Europa". Ricardo ( ou é Bóia? ), aconteceu que marcamos pra viajar eu, minha mãe e minhas tias, viagem que surgiu de uma conversa do nada esse domingo.Como sem saber nada ainda direito, fomos logo olhando passagem... resumindo, uma já comprou a passagem para Lisboa de ida e volta. E eu, a nova do grupo (28 anos), tenho que ver como que vamos fazer lá, ja falei com um amigo mais experiente e percebi que deveríamos ter feito o orçamento indo por uma e voltando por outra cidade, ou seja, fizemos tudo errado. Enfim, uma tia ja comprou, acho que teremos que comprar ida e volta de Lisboa tb, pra não ficarmos separadas, já tentei montar várias coisas aqui, mas n sei, n encaixa. Vc indicaria algum itinerário? Pensei em Londres, Paris ou tirar uma dessas e colocar Amsterdã...aaii, n sei. O que vc faria? Ida: 30 de abril, volta 14 de maio. Obrigada, desde já...

Adriana Barbosa

Pensei Lisboa, ficar lá uns 4 dias, e ir pra Paris de avião, de Paris ir pra Londres, em cada uma ficar 3 a 4 dias, daí voltar pra Lisboa e voltar ao Brasil. Mas acho um desperdício não ir a Amsterdã, após meu amigo ter dito que era fácil ir de trem, a chatice toda é ter que voltar a Portugal, mas aí penso que mais um dia em Portugal antes de voltar não seria de todo ruim, até porque agora será difícil mudar isso. O que vc acha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Você já entendeu o seu problema. Veja quanto sua tia perde se cancelar a passagem, talvez valha a pena recomeçar do zero.

Adriana Barbosa

Certo. Obrigada.

Nayara Linne Matos Girão

Olá Bóia. Estou indo com mais 4 amigos para um casamento na Alemanha, então gostaríamos de aproveitar os 15 de férias e também conhecer outros paises do leste. No caso, pensei no seguinte roteiro: Berlim (4 dias), Dresden (1 dia), Praga (4 dias, com um bate-volta), Salzburgo (2 dias, com bate-volta em Hallstatt) e Viena (2 dias), voltando para Berlim. Pórém, alguns colegas querem ir até a Croácia. Você acha possível dentro dos 15 dias? E o custo-benefício? Obrigada desde já. Feliz 2015!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nayara! Incluir a Croácia pediria um novo roteiro. Veja quantos dias passar em cada cidade: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Vinicius Casaca

Oi Boia! Gostaria de uma sugestão sua... Vou a Europa final do ano com meu pai (temos 14 e 38 anos). Vamos passar 20 dias e será nossa primeira viagem internacional. Quais países você sugere para irmos? Estamos achando que vamos gastar uns R$25.000. É isso mesmo?
Obrigado Boia!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! São muitos os roteiros possíveis pela Europa. O mais interessante seria vocês conversarem e descobrirem os seus interesses comuns. Comecem o planejamento por aqui:
https://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

Vejam quantos dias passar em cada cidade:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Se vocês vão viajar no inverno europeu, consultem também:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado

A gente só não palpita sobre gastos pessoais, mas vocês podem ver como estimar as despesas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

José Ricardo de Almeida

Prezado Riq:

Eu e minha esposa, ambos com mais de 50 anos, pretendemos ir à Europa pela primeira vez em maio de 2015. Pretendemos fechar um pacote do tipo 12 dias / 11 noites com possíveis dias adicionais (mais uns 2, talvez, tipo "CVC Paris - Alpes - Itália" ou, se possível, no sentido inverso (melhor comprar na última cidade e Paris certamente seria imbatível). Sei que o deslocamento é chato mais creio que contar um "busão" direto aos hotéis, ainda que não bem localizados, tem suas vantagens, ainda mais na nossa idade. Em Lucerna / Zurique, Veneza e Florença pretendemos seguir o grupo, mas Roma e, principalmente, Paris, merece um "finalmente a sós". Nesse caso valeria pleitear um "up grade" de hotel em termos de localização, seguindo os seus conselhos específicos. Valeria a pena esse deslocamento de Roma a Paris de busão mas ao menos vendo a paisagem suissa e alsaciana ou seria melhor deslocar de Roma Paris de avião?

Um grande abraço e um grande 2015.

Solange Lopes cavalca

Olá ...pretendo visitar uma prima que reside em Lisboa em maio de 2015. Terei aproximadamente 15 dias, e queria sugestões de roteiros para serem bem aproveitados. Pode incluir também conhecer outros países vizinhos. Agradeço desde já.

Melissa
MelissaPermalinkResponder

Olá Bóia, é minha primeira vez na Europa e farei minha viagem de lua de mel.

O que me diz do roteiro de 20 dias nos seguintes lugares:
Paris 4 DIAS
ROMA 4 DIAS
HVAR 4 DIAS
MYKONOS 4 DIAS
LONDRES 3 dias e retorno?

Estou com dúvidas sobre incluir a Croácia e Grécia no mesmo roteiro!
E essas cidades respectivamente, está muito fora de mão uma das outra?
Help!! rs
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melissa! Como está escrito no texto, cada dia de deslocamento é um dia de viagem que você perde. Ir de Hvar para Mikonos é tão complicado quanto ir de Fernando de Noronha a Morro de São Paulo. Niguém é the flash. E cada deslocamento aumenta o custo da sua viagem desproporcionalmente ao que você aproveita.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

(Dica: a gente vai a lugar de festa, azaração e badalação, como Hvar e Mikonos, quando a gente está solteiro. Quando a gente casa, é melhor ir a lugares mais sossegados...)

Luiz Carlos Martins Pinheiro Filho

Solicito sua ajuda para auxiliar em dicas do que fazer.
Estou planejando passar 20 dias na Europa, saindo dia 27-01 Rio x Madri retornando dia 19-02 Londres x Rio.
Estou indo com toda família 2 adultos + 2 jovens + 1 bebe.
Preciso de dicas do que for melhor. Quanto tempo passar em cada lugar e qual melhor transporte trem ou avião para se locomover entre cada ponto.
Precisamos de dicas de pontos turísticos para conhecermos nestes locais. E melhor ponto para hospedagem ficando perto de tudo.
Saindo 27-01 Rio chegando Madri 28-01.
Chegando em Madri 28-01 e ficando 3 dias. Saindo de Madri de avião 01-02 para Roma.
Chegando em Roma 01-02 e ficando 4 dias. Saindo de Roma de avião 05-02 para Paris.
Chegando em Paris 05-02 e ficando 6 dias. Saindo de Paris de trem 12-02 para Londres.
Chegando em Londres 12-02 e ficando 6 dias. Voltando 19-02 para Rio de Janeiro.

Juli Costa
Juli CostaPermalinkResponder

Oi Ricardo,
Quero em Setembro fazer minha primeira viagem para Europa, irei com 1 amiga. Estou sem saber dividir os dias e as cidades. Diante da dificuldade, oq eu pensei a principio foi: chegada em Lisboa e ficar 3 dias.
Seguir p Madrid ou Barcelona (quero ir nas duas, so nao sei a ordem) e nelas 5 ou 6 dias. Entre essas 3 cidades qual seria o transporte melhor? Trem?
Saindo da Espanha, ir p Paris, 3 ou 4 dias. Depois Berlim mais 5 dias, mas queria agora aproveitar o entorno. Não sei o que vale a pena aqui e quais cidades seriam. Pode dar dicas? Eu teria mais dias para aproveitar, so nao sei se teria mais dinheiro rs, por isso pensei nesses pólos: lisboa - madrid/barcelona - paris - berlim.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juli! De Lisboa a Madri, avião. De Madri a Barcelona, trem. De Barcelona a Paris, trem ou avião. 3 dias em Paris não é nada. Paris a Berlim, avião. Berlim não é a mehor cidade para aproveitar o entorno na Alemanha. Dá para fazer um bate-volta a Dresden. Mas 5 dias em Berlim não é tempo demasiado.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Débora
DéboraPermalinkResponder

oi, bóia! comprei ida (21/05) e volta (04/06) por dublin, porque tenho amigos e parentes que estão lá e quero aproveitar para visitá-los.
mas o 'meio' tá difícil, porque não fiz essa programação que vc explica aqui... não sei se faço só londres e paris, ou se tento encaixar a itália também... é minha primeira vez lá e não posso negar que queria abraçar a europa e conhecer tudo! rs é muita coisa pro tanto de dias que tenho? será que consigo encontrar uma maneira relativamente econômica de fazer esses deslocamentos, sem ter planejado antes?
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora!

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Débora
DéboraPermalinkResponder

Oba, obrigada! Estou desbravando seu site, é ótimo!

Tereza
TerezaPermalinkResponder

Bom dia! Eu e meu noivo estaremos embarcando para Europa em lua de mel em março. Estarei chegando por Milão, vou até Roma e de lá pego o voo de volta em Paris. O trecho entre Roma e Paris comprei pela easyjet. Fiquei receosa em comprar na empresa pelo tanto de comentarios negativos que li. Pagamos bagagem extra de 64 kg e nossa passagem ficou em torno de 227 euros. Devo ter mais algum cuidado para evitar surpresas desagradaveis? O preço em companhias mais tradicionais estava muito alto. Sobre os hoteis, estou tentando reservar pelo booking, mas estou tendo dificuldade, por não termos um cartão de credito com limite de 10mil. Teria alguma outra forma de eu conseguir fazer as reservas dos hoteis, sem a necessidade de cartão de credito? Na viagem teremos que levar uma boa quantia em dinheiro, já que não temos o cartão. Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tereza! Cias. low cost têm essas pegadinhas. Na próxima viagem, tente incluir os trechos internos na sua passagem transatlântica.

O Booking não exige cartão de crédito com limite de 10.000 reais para efetuar reservas. E o número do cartão é apenas uma garantia de reserva. Na hora, você pode pagar com euros, se preferir.

Tereza
TerezaPermalinkResponder

Mas mesmo assim, saiu muito mais barato comprar pela easyjet. Gostaria de saber se além de babagem extra, devo pagar mais por algo que me ofereça segurança em relação a viagem. Quanto ao valor de 10.000 que referi, será o valor correspondente ao que gastaremos com hospedagem e os hoteis do booking fazem uma pré-análise do valor disponível no cartão, então teoricamente, teríamos que ter um cartão com este valor disponível.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tereza! Tem certeza que está reservando no Booking? O Booking apenas anota o número do cartão e confirma na hora, sem maiores buscas -- a não ser que você esteja optando por ofertas com débito imediato.

Talvez você esteja cometendo algum erro parecido com o que levou você a comprar uma passagem low cost tão cara...

Jussara Vilela

Boia, também preciso de sua ajuda. Planejo ir a Europa em abril. Estarei sozinha. Ainda não comprei nem reservei nada. Tive a sorte de ler suas palavras. Como organizar a viagem? Quero ir a Croácia, tenho um amigo que mora em Zaprevic; Hungria, Áustria, Suiça e Praga. Mas tenho amigos também na Alemanha. Dá pra combinar ou é muito?
Help me, pls!

Como fazer o roteiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jussara! Para começar, veja quantos dias você terá disponíveis para a viagem. Este post vai ajudar - https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog, achei sensacionais as matérias e dicas!

Estou programando minha primeira visita à Europa em Dezembro/Janeiro próximos (uns 20-30 dias viajando) e pretendo visitar muitos lugares. Basicamente, queria fazer as capitais mais famosas (Lisboa, Madrid, Londres, Paris, Berlin, Amsterdam, Roma) e passar também por Atenas, Salzburg e Luxemburgo.

Sei que pode ser bastante, mas como recomendaria que eu me locomovesse, chegasse e saísse? Andei olhando o mapa (talvez não seja a melhor maneira de pensar, rs), e não consigo ver uma luz. Talvez para Atenas e Roma eu precise de avião, não?

Agradeço desde já!

Danilo Davet
Danilo DavetPermalinkResponder

Bom dia!!

Viajo com minha esposa em Abril/Maio 2015 para Europa e neste momento estou com dificuldades de encaixar as cidades que pretendemos neste 10 dias úteis que temos à disposição. Gostaria de sugestões a respeito dos formatos que pensei, se são viáveis ou não.. se precisamos cortar algo e focar mais em outro.. etc.

Viagem: (passagens já compradas!)

RIO/PARIS 25.04.15 (chegada dia 26 às 15:00hs)
PARIS/RIO 07.05.15 às 07:20hs

Minha idéia:

26 Chegada Paris - deslocamento hotel
27 Paris
28 Paris
29 Paris - Roma (avião, saída às 17h, chegada Roma 19:45h)
30 Roma
01 Roma
02 Florença (Bate e Volta de trem 07h Às 21hs apenas para apreciar a cidade sem compromisso, fazendo o que der neste espaço de tempo. Minha esposa faz questão desta cidade em razão de um museo)
03 Roma - Londres (avião, saída de manhã chegando em Londres às 12h)
04 Londres
05 Londres - Paris (trem à noite)
06 Paris
07 Paris/Rio às 07:20hs

Cotei os trechos aéreos PARIS / ROMA / LONDRES para 2 pessoas com franquia de bagagem pela Alitalia / Air France / Iberia por uma média de 900,00 a 1100,00 ainda parcelados no C. Cred. Achei um preço bom.

Em ordem de prioridade fazemos questão de 1º Paris 2º Roma e 3º Londres. Sendo que Florença será apenas aquele plus na viagem, vez que as passagens de trem são bem em conta.

Já saímos do Brasil em outras oportunidades, porém esta será nossa primeira viagem à Europa. Sei que o roteiro esta acelerado, porém temos preferência por conhecer uma cidade a mais do que ficar com apenas 2 destas (tentando otimizar..), lógico, deste que mantenhamos um nível de qualidade aceitável no passeio..

Desde já muito obrigado!!!

Abco.

Danilo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Não recomendamos passar tão pouco tempo em nenhuma das cidades citadas. Nenhuma grande capital consegue ser vista em menos de 4 dias inteiros. Seria mais sábio e prático combinar Paris e Londres. Veja mais dicas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Tonia
ToniaPermalinkResponder

Olá gostaria de sugestão de trajeto para Europa em maio deste ano, Paris, Amsterdã, Londres, Alemanha o que consigo conhecer em 15 dias inclusive nas cidades bate volta próximo a esses locais. Devido parentes não poderei deixar de ir a Paris e Amsterda. Os deslocamentos dentro da Europa por estes locais melhor de trem ou avião. Grata desde já

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tonia! Dê uma olhada nestes posts para começar a desenhar o que você faz questão de ver:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Silva
SilvaPermalinkResponder

Bom dia!
Eu e meu marido marcamos uma viagem chegando po Zurique no dia 25/05 e voltando para o Brasil saindo de berlim no dia 20/06. Temos casa de parente para ficar nos dois lugares quais passeios indicaria e que forma de deslocamento usaríamos?
Help

Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Vocês terão bastante tempo para explorar o continente. Primeiro veja quais pontos vocês fazem questão de visitar:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
https://www.viajenaviagem.com/destino/zurique
https://www.viajenaviagem.com/destino/berlim/

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Embarco dia 03/08/2015 para Milão (já conheço, mas quero curtir um pouco) e retorno dia 30/08. Qual seria o melhor roteiro para viajar pela Suiça, Austria e Alemanha ? Um roteiro enxuto, 4 ou 5 dias em cada cidade, viajando de trem ou avião. Se der, pode ser um bate-volta até algum ponto turístico interessante.Irei com uma prima.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Infelizmente não temos como montar roteiros individuais. Mas a gente pode ajudar com dicas depois que você tiver escolhido por quais locais quer passar.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Esse ano faço 40 anos e gostaria de me presentear com uma viagem internacional. Conheço a Argentina, Chile, Londres,Paris, L.Vegas, Miami,Dallas, New York...gostaria de sugestões para outros lugares.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Navegue pelo site para ver dicas de viagem smile

Iara Reis
Iara ReisPermalinkResponder

Olá,
Eu e meu namorado estamos querendo fazer uma viagem para Europa, por 15 dias. Pretendemos ir em setembro ou outrubro. Mas não tenho ideia de como fazer nosso roteiro de viagem.. Queremos conhecer França (Paris), Espanha (Madri e Barcelona), Italia (Roma e Veneza) e Londres. Quantos dias seria ideal para ficar em cada cidade? Ja me falaram q Roma é pequena e não tem tanta coisa para conhecer, então 1 dia ja estaria bom, mas quanto as outras cidades? Por onde começar e por onde terminar, para ganhar tempo e dinheiro. Pensamos em ir de um país para outro de trem é o mais viável, nestes países que queremos ir? E a hospedagem, qual vc indicaria, não queremos nada de mais, um lugar para dormir e tomar banho e que seja limpo rss.. Poderia nos ajudar??
Obrigada

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Iara, quem te falou que Roma é pequena e não tem tanta coisa para conhecer é um herege. Aconselho escutar as sugestões dessa pessoa e fazer justamente o contrário.
15 dias é muito pouco tempo para conhecer tudo que você quer, corte a Espanha, não dá tempo, deixe para outra oportunidade. E ainda assim ficaria corrido.
Leia bem todos os post aqui do VnV, não tem fonte melhor:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iara! Quem falou pra você que Roma é pequena brincou legal, tá? Comece por aqui para decidir o que é factível de conhecer no tempo que vocês tem: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Tiara
TiaraPermalinkResponder

Ola, gostaria de uma opinião.
Meus pais e alguns tios, total de 6 pessoas estão querendo passar 10 dias na Europa no mês de outubro.
Pensei em 3 dias Lisboa, 2 em Madrid, 2 Veneza e para finalizar 3 em Paris. Mas estou na duvida por onde eles devam começar. Ate então esta lisboa-madrid-veneza-paris, todos via aéreo (encontrei os preços na faixa de 22-116 euros). Poderia me ajudar?! Obrigada!

GUILHERME
GUILHERMEPermalinkResponder

olá, td bem? estou indo para a europa em 28 de abril, até 17 de maio... tenho vontade de conhecer nessa primeira viagem inglaterra, frança, holanda e itália... qual o roteiro de países e meios de transporte que achas mais proveitoso? abz.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Infelizmente não temos como fazer roteiros individuais. Leia o post com atenção e pelo menos afine o seu roteiro, não dá pra fazer quatro "países" em tão pouco tempo.

William
WilliamPermalinkResponder

olá, em abril de 2015 estarei indo para a Europa por cerca de 15/20 dias (saindo de São Paulo) e gostaria de conhecer França (Paris), rep.Checa (praga), Alemanha (Berlim), Itália ( Veneza, toscana). Você tem alguma sugestão de sequência de países e deslocamentos internos? Poderia me ajudar? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, William! Compre passagem com ida Veneza e volta de Paris. Faça os trechos de avião, menos Praga-Berlim, que deve ser feito de trem.

alexandre peres

Obrigado pelas Dicas, realmente clareou as ideias.

Mas ainda fica a Duvida voce acha possivel conhecer Roma Paris Londres em 15 dias ???

E qual o melhor deslocamente entre Paris Roma , Avião ??

Obrigado

mateus cursino

Olá A bóia. A minha namorada e eu vamos para a Europa agora em fevereiro. Compramos passagem de ida pra Lisboa no dia 31/01 e passagem de volta no dia 02/03 de Londres pra São Paulo. Agora queria uma ajuda para organizar a viagem dentro da Europa. As cidades que queremos ir são Lisboa, Barcelona, Paris, Veneza, Florença, Santorini, Atenas, Amsterdam e Londres. Ainda não reservamos hotéis. Precisamos de umas dicas pois já está em cima da hora. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mateus! É chão demais -- e ilhas gregas no inverno é roubada. Ao orçar as passagens aéreas dos trechos internos você vai ver o tamanho do seu problema. Pense no esquema dos módulos de 5 ou 7 dias exposto no texto.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Ola Boia! Adorei teus comentarios diretos e objetivos! Bom, cometi o primeiro erro, comprei a passagem sem planejar o interno! Mas, sorte de principiante e gracas as tuas dicas, esta tudo ok (eu acho)! 15 dias entre Paris, Barcelona e Lisboa! Encontrei tuas dicas pois procurava informacoes sobre Paris / Barcelona de trem, para satisfazer a curiosidade do meu filho de 10 anos! Financeiramente nao vale a pena, mas qual o preco de um sonho, nao eh mesmo? Obrigada por todas as dicas!

SUELEN
SUELENPermalinkResponder

Olá, tudo bem?
Estamos nos organizando para a nossa viagem tão sonhada á europa com os seguintes destinos (não necessariamente nesta ordem): Londres, Paris, Roma, Florença, Veneza e Lisboa. Gostaria de ajuda para traçar a melhor rota... estamos muito perdidos.. obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suelen! Compre com ida a Lisboa e volta de Londres. Vá de avião a Roma, trem a Florença, trem a Veneza, avião a Paris, trem a Londres.

mateus cursino

mas então qual seria a solução para o meu caso? cortar algumas cidades? ficar mais tempo em algumas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! Selecione bases e fique de 5 a 7 dias em cada uma. Está escrito no texto. Por favor leia o texto.

Juliana Finder

Olá!! Gostaria de uma ajuda! Programei viagem para Europa em set/out, os lugares que quero visitar são: Londres, Paris, Roma, Veneza, Florença(se der tempo), Bruxelas, Amsterdam, Berlim e Munique! Não necessariamente nessa ordem, mas gostaria de terminar em Munique pra pegar o finalzinho da Oktoberfest! Serão 20 dias, é o suficiente? Que dica de roteiro você daria? e qual a melhor opção de locomoção entre eles?
Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana!

Leia e faça as contas:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

A Oktoberfest torna as acomodações em Munique caríssimas, nível Carnaval no Rio.

mari
mariPermalinkResponder

Na boa, nao creio que seja possivel vc aproveitar qualquer dessas cidades se fizer todas elas em 20 dias...

Cleane Maciel
Cleane MacielPermalinkResponder

Olá,

Estou montando meu roteiro de viagem para a Europa que farei com minha família, ( eu, meu marido ( ambos 45) e minha filhas de 16 e 20 anos) e congratulo-te por este tutorial, ainda não li nem a metade mas já está ajudando muito.
Você teria algo para acrescentar em virtude das faixas etárias das minhas filhas?
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleane! Já são grandinhas, não? grin

LA
LAPermalinkResponder

Boa tarde! Parabéns pelo site, muito informativo. Moro nos Estados Unidos e estou programando uma viagem com meu marido e filhos (11 e 13 anos) para a Turquia em julho/agosto (sei que é muito quente mas as craincas só tem férias junho, julho e agosto). E por causa do Ramadã resolvemos ir depois do dia 18 de julho. Sei que em Istambul nao teremos problemas durante o Ramadã mas do dia 18/06-17/07 teremos limitacoes na regiao das praias. O que voce acha? Eu conheço Istambul mas meus filhos e marido não conhecem. Iremos para Istambul pois minha irma está morando lá e não queremos deixar passar a oportunidade de visitar Istambul na companhia dela. Estamos pensando ficar duas semanas na Turquia para podermos viajar para Bodrum, Troya, Pumakalle, Capadoccia e outros lugares sem correr, aproveitando as praias. Queriamos esticar a viagem por mais uma semana para visitar outro pais que ainda não conhecemos (conhecemos Inglaterra, Holanda, Suiça, França, Italia, Grecia). Portugal seria uma opcao principalmente para meus filhos e marido praticarem o portugues so que devido a distancia fiquei um pouco desanimada (5 horas de Istambul). O preco para USA-Istambul-Lisboa-Istambul-USA é muito mais em conta. Estou um pouco receosa pelo zig-zag que teremos fazer para ir e voltar para a a nossa base, Istambul. Voce tem alguma outra sugestão? Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, LA! A Turquia é um país laico, e tanto em Istambul como nas áreas turísticas litorâneas os turistas não passam perrengue no Ramadã, não.

Qualquer lugar da Europa estará no meio do caminho entre Istambul e os Estados Unidos. No verão, os países do norte são mais agradáveis do que os do sul, onde estará bastante quente.

Mariana Kikunaga

Boa noite! Eu e meu namorado compramos passagem para ída 18/03 e volta 09/04. Temos amigos na Suiça (Basile) e ficaremos na casa deles enquanto estivermos na Suiça. Nossa idéia é ficar 4 dias na Suiça (fazendo passeios com eles), Berlim - 5 dias, Praga - 5 dias e Budapeste- 4 dias. Eles irão fazer Budapeste com a gente e depois voltamos juntos para Suiça, ficamos mais 2 dias e voltamos para o Brasil.
Nossa dúvida é se devemos ir de trem ou avião nestes trechos e se você acha que está bem dividida a questão de dias em cada cidade.
Obrigada
Mariana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Voe a Budapeste (provavelmente de Zurique). O trecho Budapeste-Praga é muito longo e desconfortável para fazer de trem, o melhor é voar. Entre Praga e Berlim, trem.

Dá também para tirar dois dias de Praga e um de Budapeste e passar três dias em Viena, fazendo Budapeste-Viena-Praga-Berlim de trem.

Mariana Kikunaga

Ok, muito obrigada pela rápida resposta. Minha preocupação é ficar muito pouco em cada lugar e não aproveitar direito em nenhuma, ou acha que esses dias são suficientes?
De Berlim à Zurich, trem ou avião?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Avião.

Rosa Maria
Rosa MariaPermalinkResponder

Sempre acompanho seu site e recomendo. ADORO!!! Eu marido e filha(23a) pretendemos fazer uma viagem a europa juntos em outubro e teremos uns 10 a 11 dias para isso . Eu particularmente pretendo voltar a Paris e ficar mais uns 3 ou 4 dias mas queremos "juntar" mais um roteiro - a duvida é: fazer junto com a Grecia ou fazer Cinque Terre utilizando para essa outra etapa uns 06 dias. O que vc me sugere? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! Outubro já será tarde demais tanto para Cinque Terre quanto para a Grécia.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Boa Noite, gostaria de contar com a sua orientação, em julho/2016 iremos em 4 mães e 4 filhas de 15 anos para uma viagem de 15 a 20 dias pela Europa, não conhecemos ainda a Europa, queremos fazer essa viagem com bastante planejamento, gastando o menos possível, mas sem perder a os passeios e cidades marcantes. Sairemos de Brasilia. Posso contar com sua ajuda? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Infelizmente não temos como desenhar roteiros individuais. Este post e os textos que estão linkados (textos em azul) foram feitos para ajudar a montar seus próprios roteiros.

Maria
MariaPermalinkResponder

Olá. Eu e mais duas amigas estamos planejando 15 dias para Paris, Roma, Milão, Pisa, Verona, Veneza. Não gostaríamos de excursão. Pensei em trem. Podemos sair de Porto Alegre direto para Lisboa (direto) ou é melhor as conexões? Aguardarei suas sugestões. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Infelizmente não temos como desenhar roteiros individuais (dê uma olhadinha nas respostas anteriores, é a frase que a gente mais usa). Note que 15 dias é pouquíssimo para todo esse chão. Por favor leia o texto, ele é bastante elucidativo e servirá para você cortar escalas. Obrigada.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Oi Bóia. Eu e o marido estamos pensando em viajar 33 dias, de abril a maio, para a Europa. Nossa ideia inicial era fazer França (Paris 10 dias + leste + Provence), parando em várias cidades (Reims, Strasburg, Troyes, Beune, Lyon, Dijon, Nice, Marseille, etc). Pensamos em fazer isso de carro, mas iremos passar por algumas cidades maiores e questões como estacionamento e tempo perdido em anéis viários me preocupa. Você consideraria fazer esse tour de trem ou fazer um mix entre carro e trem?
Como agora a França está em alerta por causa dos últimos acontecimentos, estamos repensando a viagem e talvez iremos fazer a Alemanha. Nesse caso, faria o mesmo esquema... um tour apenas pelo país, passando por cidades maiores e vilarejos, e também fica a dúvida sobre o transporte. Qual a melhor pedida?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Carro é interessante para explorar regiões delimitadas, passando por estradas secundárias, montando bases e vasculhando os arredores. Ir pingando de cidade em cidade no caminho para cruzar um país inteiro é um jeito menos interessante de usar seu tempo e seus recursos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

https://www.viajenaviagem.com/2011/11/vai-por-mim-montar-bases-e-mais-eficiente-do-que-pinga-pinga

Joao
JoaoPermalinkResponder

Oi boa noite. Como primeira vez a Europa estou com muitas duvidas sendo a principal o roteiro. Estou querendo ir eu e mais dois amigos no mes de agosto/15 e fiz o seguinte roteiro que estamos ainda analisando e queria umas dicas sua se esta bom ou devo mudar e qual seria melhor:
Seria uma viagem de 17 dias, saido do Rio de Janeiro e chegando primeiro a Lisboa onde ficariamos 4 dias, depois iriamos de trem para Madri e ficariamos 4 dias, depois Madri - Paris de trem ou avião nao sei e ficariamos 6 dias, depois Paris - Londres e ficariamos 3 dias e retornariamos para o Rio. Não sei se este roteiro esta condizente com a realidade e queria algumas dicas. Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! De Lisboa a Madri, avião. De Madri a Paris, avião. De Paris a Londres, trem. 3 dias em Londres é muito pouco.

Eva Silva
Eva SilvaPermalinkResponder

Olá. Antes de tudo, quero parabenizá-los pelo site. Com muitas informações atualizadas e detalhadas, é uma mão na roda. Estou planejando um roteiro para Europa (será a minha primeira vez por lá) na companhia de minha esposa. Nossas intenções são Londres (4 dias líquidos) > Amsterdam (3 dias líquidos) > Berlin (5 ou 6 dias líquidos) e Praga (4 dias líquidos). Iremos na penúltima semana de março e ficaremos até meados de abril. Já li todos os posts sobre as cidades, à exceção de Praga, que decidimos incluir ontem só smile Então, a minha dúvida é: é cidade demais pra ir? Será que vamos cansar de tanto ver coisa? Vi que os comentários no post "Quantos dias em cada lugar?" estão encerrados e por isso vim pra cá. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eva! Recomendamos um mínimo de 5 dias em Londres. Pense em transferir um dia de Praga para lá.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Olá!!!
Eu e meu marido estamos resolvendo nossa viagem a ilhas canarias, onde nosso principal objetivo é mergulhar, esperamos ir proximo a outubro de 2016, gostaria de saber se comprar uma passagem até lá diretamente é mais vantajoso do que ir para a capital e de lá viajar para as ilhas... quantos dias seriam o ideal? hospedagem economica e boa... como hostel ou albergue... vale mais ir por agência ou ir por conta? quais as vantagens?

Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Visite o blog da Patricia Camargo, que mora nas Canárias:

http://www.turomaquia.com

Marilene Betros

Olá Boia, Parabens pelo blog. Suas dicas são bem uteis. Meu marido e eu estamos planejando ir 15 dias para a europa em abril. pensamos o seguinte roteiro: SSA-Frankfurt, como temos um amigo em Wiesbaden irermos plantar uma base lá de la para (1) Wiwsbaden- (1) Frankfurt- Efurt,(1) Nuremberg (2) Berlim (3)Amsterdã (2) Bruxelas- Bruges (4) Paris e retornar de Paris-SSA. O que vc acha? Estamos preocupados com essas onda terrorista??? Qual o melhor meio de deslocamento?? Aguardo um retorno. Forte abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilene! O trem é o melhor meio de deslocamento. Os europeus continuarão morando na Europa e levando suas vidas normalmente.

Marilene Betros

Obrigada pela resposta. Ainda gostaria de saber se o nosso roteiro esta legal. O que vc achou? Já podemos comprar as passagens ou precisamos fazer algum ajuste? Abração

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilene! Não temos como analisar passo a passo os itinerários de todos os leitores que nos pedem. Leia as respostas anteriores, e você verá que essa é a frase que mais aparece. Por favor clique no post de quantos dias em cada cidade. Obrigada.

Bianca
BiancaPermalinkResponder

oi Bóia!!!
Sempre pego dicas ótimas aqui, muito obrigada!!! Irei para Europa por Frankfurt e gostaria de ir para Bonn, Luxemburgo e Praga. Alguma dica de transporte e sequencia de viagem?
Depois disso ainda vou pra Amsterdam e Irlanda, se não tiver uma boa opção talvez deixe Luxemburgo de fora para não ser tão corrido...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bianca! Da próxima vez, primeiro faça o roteiro, depois compre a passagem. Se você quisesse ir a Manaus e a Curitiba na mesma viagem, compraria passagem ida e volta da sua cidade até Brasília? O certo teria sido comprar com ida a Praga e volta de Dublin. Com exceção de Frankfurt-Bonn, todos os outros trechos devem ser feitos de avião: Colônia-Praga, Praga-Amsterdã, Amsterdã-Dublin e Dublin-Frankfurt. Não é uma viagem simples nem barata.

Marta Monteiro Amaral

Boia, baseado na sua vivência e conhecimentos da Europa, qual seria o roteiro que vc faria em uma viagem de 20 dias,casal e filha de 10 anos.Aprecio uma viagem cultural, mas que tb sai da mesmice. Pensei inclusive em fazer algum trecho de ônibus. Estou querendo ir agora em fevereiro, e o único local definido é a Disney de Paris(só1dia).Obrigada Marta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marta! Infelizmente não temos como montar viagens individuais. Você verá essa mesma resposta na maioria das perguntas anteriores.

Natasha Rub
Natasha RubPermalinkResponder

Olá Bóia. Estamos montando roteiro pra viajar eu e meu marido para alguns pontos da Europa no início de julho. Fizemos cotação de avião, trem e carro. Está me parecendo mais em conta e mais divertido viajar de carro. Os lugares são: Berlim, Praga, Colmar, Paris, Amsterda. Tudo isso em 16 dias. Sei que é meio corrido, mas Paris já conhecemos.
O que vc acha desse roteiro de carro? Tem possibilidade de muito tráfego no verão? Tem algum site que me prepare para o gasto com pedágio e combustível? O que devo pensar para não cair em roubadas com o trajeto de carro?
Muitas perguntas ne? rs
Obrigada. Natasha

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natasha! Não achamos nem econômico, nem divertido

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro

Natasha Rub
Natasha RubPermalinkResponder

Obrigada, Bóia. Acabei de cotar por múltiplos destinos na companhia aérea e achei um pouquinho mais caro, mas menos cansativo smile

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Gostaria de saber se Leste Europeu é um destino tranquilo para ir com meu pai (idoso, já com certa limitação motora), mãe, marido e minha filha de dois anos?
Att,

Flávia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Não há nenhuma contra-indicação.

Bruno Annunziata

Olá, boa tarde! Eu e minha esposa estamos planejando nossa primeira viagem a Europa em outubro/2015 e lendo os links do site nos deu uma ideia que gostaria de compartilhar pela inexperiência. Nosso roteiro inclui 15 dias em solo, que dividimos: Lisboa (5 dias) - Veneza (3 dias) - Roma (5 dias), sendo que de Lisboa a Veneza iremos de avião, e de Veneza a Roma pensando em ir de trem. O que você acha desse roteiro? Alguma sugestão? Desde já agradecemos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! É um ótimo roteiro. Compre a passagem aérea com ida a Lisboa e volta desde Roma.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Fala Bóia, blz? Gostaria da sua ajuda para montar um roteiro na Europa. Porém já conhecemos (Eu e minha esposa, respectivamente na casa dos 30 anos) Portugal (todo), Paris e Grécia ( Atenas, Mykonos e Santorini.) O período em que pretendemos ir será Julho/2015, entre 20 a 25 dias. OBs. Pensamos muito no leste europeu. Até ler as suas dicas "Menos é mais!" Então, o que você faria? Desde já agradeço! Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Infelizmente não podemos nem montar roteiros individuais nem emitir opiniões baseadas em gosto pessoal. Damos apenas recomendações técnicas e podemos fazer alguma sintonia fina. Procure dicas dos destinos cogitados no menu Europa, no alto. Mas saiba de antemão que "Portugal todo" não cabe nem nos 25 dias da duração máxima da sua viagem.

Andreia Scovoli

Bóia, boa noite.... Primeiramente gostaria de registrar que adoro o site e suas dicas são valiosas!!!
Estou programando minha viagem para Europa (23dias) para o início de Maio e estou bem preocupada com os preços da passagem aérea (São Paulo x Londres voltando por Milão ou Roma)... Poderia me passar alguma dica em relação as passagens!!! Como economizar e onde comprar!!! Escala é furada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! Compre quando aparecerem as promoções, daqui a pouco elas aparecem. Vá direto nos sites das cias. para comprar passagens multidestinos.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Boa noite bóia!! A situação é aquela da passagem baratinha, brasil-amsterdam-brasil. Serão 11 noites, e já decidimos que serão 4 noites Amsterdam e arredores (3 contando o dia da chegada e 1 antes de vir embora) , 4 ou 5 noites Paris, me sobram ai 2 ou 3 noites.
Porém irei com as crianças, por isso, quanto menos andança melhor. Por isso queria uma dica de onde conhecer nessas 2 ou 3 noites. E se 4 noites em Amsterdam fica muito tempo na região??
Obrigado!!
Leonardo/ctba-pr

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! 4 noites em Amsterdã é um tempo redondo. Em Paris dá pra ficar uma semana e ainda vai faltar o que ver. Bruges e Bruxelas estão no caminho.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/paris

https://www.viajenaviagem.com/destino/amsterda

https://www.viajenaviagem.com/destino/bruxelas

https://www.viajenaviagem.com/destino/bruges

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Oi, tudo bem? Eu e minha filha(15 anos) pretendemos viajar para Europa em julho de 2015. Gostaríamos de conhecer Berlim, Colônia, Amsterdam e Praga. Moramos Em Brasília. Quero fazer percurso de avião somente o trecho de ida e volta ao Brasil. Abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar