O melhor lugar do exterior para usar cartão de crédito: Uruguai

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A informação deste post continua correta. De todo modo, leia as informações mais atualizadas:

Tô aí nessas carnes

Colaborou | Mariana Amaral

Desde o último aumento do IOF, levar dinheiro vivo para o exterior virou a opção preferencial de muitos turistas.

É o momento de lembrar que existe um país em que continua vantajoso usar o cartão de crédito (e o cartão o pré-pago também).

Falo do Uruguai. Desde o verão 2012-2013 o país de Mujica dá uma mãozinha aos turistas estrangeiros, devolvendo o IVA (o ICMs deles) em todas as despesas feitas com cartão de crédito ou débito internacional em serviços turísticos: restaurantes, bares, passeios.

E não é coisa pouca: dos 20% do IVA, o Uruguai devolve na hora 18,5% (a diferença de 1,5% é para gastos administrativos).

Extrato do cartão de crédito

[Tá no extrato: gastou, devolveu na hora]

Esses 18,5% são quase o triplo dos 6,38% que o Mantega cobra da gente nos gastos com cartão de crédito ou na compra de moeda para carregar cartão pré-pago.

E se você leva dinheiro vivo (reais, dólares), que não pagam IOF no Brasil, acaba pagando 12% mais caro do que quem usar cartão de crédito ou pré-pago...

Mas atenção: a mamata NÃO VALE para pagamentos em hotel, porque uma medida recente do governo Mujica simplesmente isentou os turistas de pagamento de IVA. Ou seja: pagando seu hotel com cartão de crédito ou pré-pago os 6,38% de IOF não serão compensados por nenhum abatimento.

O que fazer? Bom, você pode se comunicar com o hotel e perguntar quais moedas são aceitas no pagamento, e qual a cotação oferecida. Veja se a cotação é boa aqui e decida se vale a pena levar dólares ou reais vivos para acertar a conta (se valer a pena, eu acertaria no check-in, para não ficar com dinheiro vivo na mão).

Caso o hotel só aceite pesos e você tiver que trocar seus reais ou dólares na casa de câmbio lá no Uruguai, tenha em mente que você vai pagar uma comissão de cerca de 5%, que vai dar quase os 6,38% do IOF dos cartões.

E as compras? As compras tampouco se enquadram no reembolso automático. Só há reembolso para compras feitas em lojas com o selo tax-free. Nesse caso, é preciso sair da loja com a papelada preenchida e apresentar num posto de reembolso do aeroporto ou do porto, antes de fazer o check-in (no aeroporto) ou embarcar (no porto).

Buen viaje!

Leia mais:

103 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Marcelo
MarceloPermalink

Ola. Sabe me dizer qual o dia do ano em que o Uruguai isenta todas as mercadorias de impostos?
Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Infelizmente nunca ouvimos falar de tal dia.

André
AndréPermalink

Boa noite ! Estou indo para o Uruguai passar o ano novo , eles ainda estão debolvendo o IVA ? Obrigado Em 10/12/14

roberto
robertoPermalink

Toda casa de cambio cobra 5% de comissao?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! A comissão está embutida nas comissões. É a diferença entre as taxas de compra e venda. No Uruguai não há nenhuma cobrança além do resultado. (Na Europa, porém, algumas casas de câmbio vão cobrar uma comissão debitada da soma final.)

Cristiano Stefani
Cristiano StefaniPermalink

Entrei em contato com o serviço Van Gogh do Santander (primeiro nível - Aline e segundo nível - Ana ) em 25/12/14 as 13:27 e fui informado que não há nenhuma devolução na fatura de seu cartão de crédito. Também gostaria muito de entender para não ter que levar muito dinheiro em espécie. Se alguém puder contribuir. Agradeço muito!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiano. Responderam errado. Não é o Santander que devolve, é o sistema de pagamentos por cartão do Uruguai.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/11/uruguai-isencao-devolucao-impostos-cartao-credito

Adriano Maia
Adriano MaiaPermalink

Boa tarde,
Comprando serviços turisticos como city tours, passeios a Punta de Este e Colonia por site de agencias de turismo uruguaias com cotação em dolar tenho direito a devolução de IVA?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriano! Não.

Veja a lista das isenções e devoluções:
https://www.viajenaviagem.com/2014/11/uruguai-isencao-devolucao-impostos-cartao-credito

Bruno
BrunoPermalink

Voltei a pouco e em todos os restaurantes que paguei com cartao de credito, houve a devolucao automatica do IVA. Podem pagar sem medo que existe este retorno automaticamente.