A informação deste post continua correta. De todo modo, leia as informações mais atualizadas:
Colaborou | Mariana Amaral
Desde o último aumento do IOF, levar dinheiro vivo para o exterior virou a opção preferencial de muitos turistas.
É o momento de lembrar que existe um país em que continua vantajoso usar o cartão de crédito (e o cartão o pré-pago também).
Falo do Uruguai. Desde o verão 2012-2013 o país de Mujica dá uma mãozinha aos turistas estrangeiros, devolvendo o IVA (o ICMs deles) em todas as despesas feitas com cartão de crédito ou débito internacional em serviços turísticos: restaurantes, bares, passeios.
E não é coisa pouca: dos 20% do IVA, o Uruguai devolve na hora 18,5% (a diferença de 1,5% é para gastos administrativos).
[Tá no extrato: gastou, devolveu na hora]
Esses 18,5% são quase o triplo dos 6,38% que o Mantega cobra da gente nos gastos com cartão de crédito ou na compra de moeda para carregar cartão pré-pago.
E se você leva dinheiro vivo (reais, dólares), que não pagam IOF no Brasil, acaba pagando 12% mais caro do que quem usar cartão de crédito ou pré-pago...
Mas atenção: a mamata NÃO VALE para pagamentos em hotel, porque uma medida recente do governo Mujica simplesmente isentou os turistas de pagamento de IVA. Ou seja: pagando seu hotel com cartão de crédito ou pré-pago os 6,38% de IOF não serão compensados por nenhum abatimento.
O que fazer? Bom, você pode se comunicar com o hotel e perguntar quais moedas são aceitas no pagamento, e qual a cotação oferecida. Veja se a cotação é boa aqui e decida se vale a pena levar dólares ou reais vivos para acertar a conta (se valer a pena, eu acertaria no check-in, para não ficar com dinheiro vivo na mão).
Caso o hotel só aceite pesos e você tiver que trocar seus reais ou dólares na casa de câmbio lá no Uruguai, tenha em mente que você vai pagar uma comissão de cerca de 5%, que vai dar quase os 6,38% do IOF dos cartões.
E as compras? As compras tampouco se enquadram no reembolso automático. Só há reembolso para compras feitas em lojas com o selo tax-free. Nesse caso, é preciso sair da loja com a papelada preenchida e apresentar num posto de reembolso do aeroporto ou do porto, antes de fazer o check-in (no aeroporto) ou embarcar (no porto).
Buen viaje!
103 comentários