Amsterdã de bike: como alugar e por onde rodar

  • 0
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Pedalando no Jordaan, Amsterdã

Bicicletas no bairro de Jordaan

Ir a Amsterdã e não andar de bicicleta é como ir ao Rio de Janeiro e não subir no bondinho, ir à Capadócia e não andar de balão, ir a Bariloche e não descer de esquibunda... bem, você entendeu.

Sobre duas rodas você experimenta um pouquinho do dia-a-dia de quem vive na cidade. A bicicleta é o principal meio de transporte dos moradores de Amsterdã, faça sol ou temporal -- o que dá oportunidade de ver números de equilíbrio impressionantes, envolvendo ciclistas e guarda-chuvas, ou cenas fofas assim:

Amsterdã de bicicleta

As ciclovias estão por toda parte, as distâncias são curtas, e o convívio com os automóveis é cordial. Vamos nessa?

Onde alugar bicicleta em Amsterdã

Bicicletas em Amsterdã

Estacionamento de bicicletas em Amsterdã

Amsterdã não tem um sistema de auto-serviço para aluguel de bicicletas como a Vélib' parisiense, ou as laranjinhas cariocas. Mas há lojas para alugar por toda parte.

Em geral, as lojas não exigem reserva, a não ser em grupos grandes, de cerca de 10 pessoas. É só chegar e alugar. Nós usamos as bicicletas da MacBike, uma das maiores locadoras da cidade. As bicicletas estavam em ótimo estado, e os funcionários foram bastante atenciosos.

Existem outras muitas lojas recomendadas para escolher. Pesquise os preços e os serviços. Fiquei de olho na Star Bikes, que aluga também cestas de piquenique, com ou sem lanchinho dentro.

Documentos necessários e pagamento

MacBike, aluguel de bicicletas em Amsterdã

Aluguel de bicicletas na MacBike

Para alugar a bicicleta você vai precisar apresentar o seu passaporte. Também será solicitado um cartão de crédito como garantia, ou uma caução em dinheiro.

Essa caução é de 50 euros na MacBike , e o pagamento do aluguel só é feito na devolução da bicicleta.

O aluguel mínimo, por 1 hora, custa 7,50 euros; 24 horas saem a 14,75 euros, e a partir daí, mais 8 euros a cada dia adicional. A MacBike oferece desconto de 25% para quem tem o I amsterdam City Card.

Segurança

Cadeado para bicicleta em Amsterdã

Tranca da bicicleta

A sua locadora provavelmente oferecerá seguro. É melhor fazer. Pode parecer absurdo, mas mesmo em uma cidade em que todos têm pelo menos uma bicicleta, de vez em quando elas também são furtadas.

(Sem paranóias: Amsterdã é uma cidade segura e nada vai acontecer a você enquanto estiver pedalando.)

Na MacBike, o seguro custa 1,50 euros nas três primeiras horas, ou 3,50 euros por dia. Muito pouco perto dos 450 euros que serão cobrados caso a bicicleta suma.

Para evitar transtornos, trave sempre a bicicleta quando não estiver pedalando. As da MacBike têm um cadeado na roda traseira e uma corrente para ser presa onde você quiser estacionar.

Pedalar em Amsterdã

Faixa para bicicletas em Amsterdã

Faixa para ciclistas

Passear de bike em Amsterdã requer atenção, mas nada de muito complicado para quem tem prática no guidom. Algumas ruas têm ciclovia à margem da calçada; outras, faixa para ciclistas no asfalto, à direita das faixas dos carros. Há ruas sem ciclovia também.

Rua em Jordaan, Amsterdã

Rua sem ciclovia em Amsterdã

Ruas sem ciclovia

Quando não houver uma via exclusiva, você deve pedalar com os veículos, sempre do lado direito, no mesmo sentido dos carros.

Em geral, os motoristas respeitam os ciclistas e vice-versa.

Faixa para ciclistas em Amsterdã

Faixa de mão única

Sinal para ciclistas

Sinal para ciclistas

As ciclovias podem ter mão única ou dupla; o sentido é indicado no chão.

Não pedale na calçada, entre os pedestres, e obedeça sempre aos sinais de trânsito. Existem semáforos apenas para bicicletas. Muitos moradores avançam, mas evite seguir o exemplo.

Fique alerta nas áreas mais cheias de turistas, como a Dam e as Nove Ruas (entre Leidsestraat e Raadhuisstraat). Por lá, muita gente circula distraída e atravessa sem olhar para os lados.

A MacBike oferece um mapinha indicando as melhores vias por onde pedalar em Amsterdã. Peça orientações básicas e sugestões de rota aos atendentes da loja que escolher.

Tours de bicicleta em Amsterdã

Bicicletas de aluguel MacBike

Bicicletas de aluguel

Algumas lojas de aluguel de bicicleta promovem ou têm parceria com empresas que fazem passeios. Pedalar em grupo é bacana para quem não se sente seguro em guiar sozinho junto ao tráfego, ou para quem quiser aproveitar o aluguel da bicicleta para fazer um city tour mais divertido. A Yellow Bike e a Mike's Bike Tour são locadoras mais voltadas para passeios e levam também para fora da cidade, em pedaladas por paisagens rurais. A MacBike tem dois circuitos, de 2 ou de 3 horas, passando pelos principais pontos de Amsterdã.

Um passeio de 3 horas

Bicicleta em Amsterdã

Passeio de bike em Amsterdã

Nosso city tour independente partiu da loja da MacBike na Leidseplein. Começamos o passeio pelo Vondelpark -- uma boa idéia de aquecimento antes de encarar as ruas.

De bicicleta no Voldelpark, AmsterdãDe bicicleta no Vondelpark, Amsterdã

Vondelpark

Bicicletas em frente ao Rijksmuseum

Rijksmuseum

Depois seguimos para a Museumplein, paramos para algumas fotos em frente ao Rijksmuseum, e fomos em direção ao Begijnhof, o lindo jardim escondido nos arredores da Spui.

Begijnhof, Amsterdã

Begijnhof

Térreo aberto ao público do Amsterdam Museum

Amsterdam Museum

Com as bicicletas estacionadas, aproveitamos para passar pelo andar térreo do Amsterdam Museum, ali pertinho, que é aberto ao público. De volta no guidom, partimos para os canais.

Canal em Amsterdã

Nove Ruas

Pedalamos em zigue-zague pelas Nove Ruas (haja perna para tanto sobe-e-desce, mas a paisagem é tão bonita!) e de lá rumamos para a Dam.

Sinal para ciclistas

Dam

Ali fizemos uma parada para tomar água e fôlego para o retorno, e entregamos as bicicletas depois de 2 horas e 50 minutos de passeio. Ufa! Foi puxado, mas valeu a pena -- embora eu ainda prefira a versão de roteiro com piquenique incluso mrgreen

Mariana viajou a convite da Holland Alliance.
[Transcrito manualmente de um post publicado em junho de 2013. Pedimos desculpas pelos comentários que não puderam ser transferidos]

Leia mais:

7 comentários

Adriana melo
Adriana meloPermalinkResponder

Fiz um post compilando lugares por onde já pedalei: Amsterdam, Paris, NYC, deserto do Atacama e Brasília. http://www.atravessarfronteiras.com/2015/01/pedalar-em-viagens-unindo-o-util-ao.html?m=1

Alexandra
AlexandraPermalinkResponder

Oi, pessoal! Segui, mais uma vez, a dica de vcs e, como sempre, deu tudo certo!! Aluguei a bike com o Macbike hj e o passeio foi excelente! Obrigada!

Beth
BethPermalinkResponder

Olá eu gosto muito de tds as dicas/orientações de vcs.
Sempre que viajo, é daqui que tiro meus programas, etc...
Dessa vez eu tenho uma dúvida, nessas cidades europeias como Amsterdã,
não existe bicicleta elétrica p/ alugar? Tenho problema nos joelhos e não consigo pedalar pois é muito esforço, mas adoraria usar uma bike ( elétrica ) e desfrutar melhor do passeio e descansar minhas pernas. (rsrs)
Beth - Rio de Janeiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beth! Googlando "electric bicycle Amsterdam" encontrei esta loja:

http://www.macbike.nl/fietsverhuur/

Melissa
MelissaPermalinkResponder

Fui em 2010 para Amsterdam e aluguei uma bicicleta no Mac Bike e na época tinha um brasileiro que trabalhava lá e deu muitas dicas e fui super atencioso e simpático. Não me lembro do nome dele mas caso alguém for para lá perguntem por ele.

Cyndy
CyndyPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se existe bike com aquelas rodinhas, justamente pra quem não teve infância e não sabe andar de bicicleta como eu! ^^'

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cyndy! Não sabemos. Dê uma passadinha numa dessas lojas para ver.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar