Mercado da Ribeira, o novo espaço gastronômico moderninho de Lisboa

Heloísa Dall'Antonia
por Heloísa Dall'Antonia

Mercado da Ribeira

O prédio que abriga o Mercado da Ribeira, em frente ao Cais do Sodré, em Lisboa, data do fim dos anos 1800. Conhecido pela oferta de verduras e flores, entre outros itens, o local acabou perdendo espaço quando foi aberto o MARL, o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, em 2000. Em maio de 2014, porém, um projeto de revitalização transformou parte do espaço numa atração imperdível para quem está de passagem pela cidade.

mercadodaribeira_01

Uma área de 5500 m² do térreo do Mercado tornou-se uma grande praça de alimentação com curadoria da edição local da revista Time Out. Mais de 30 restaurantes dos mais diversos estilos dividem o espaço, oferecendo de comida orgânica (biológica, na Terrinha) a gastronomia prêt-à-manger de chefs conhecidos, como Alexandre Silva (do Bica do Sapato), Henrique Sá Pessoa (do Alma), ou Marlene Vieira (do Avenue). O ponto em comum? Todos representam e oferecem produtos feitos em Portugal.

Mercado da Ribeira

Mesas espaçosas, como de refeitório, recebem casais, famílias e até Bóias desacompanhadas em busca de petiscos e comidinhas interessantes por um preço razoável (no almoço, é possível encontrar combos de prato do dia + bebida + sobremesa por menos de 15 euros).

Mercado da Ribeira

O ambiente é moderno e gostoso até para quem não pretende fazer uma refeição na hora: há lojas de vinhos, plantas, conservas e até uma tabacaria no local.

Mercado da Ribeira

Mercado da Ribeira

Nos próximos meses, a Time Out ainda pretende inaugurar um espaço para espetáculos, um bar e um restaurante fechado no mezanino do Mercado.

O espaço Time Out Mercado da Ribeira funciona de domingo a quarta das 10h à meia-noite e de quinta a sábado das 10h às 2h. Fica na avenida 24 de Julho, 50. O metrô mais próximo (a quatro quadras) é o Cais do Sodré.

Mercado da Ribeira

Heloísa viajou a convite do Turismo de Lisboa.

13 comentários

ed
edPermalinkResponder

Lugarzinho da moda com preços inflacionados. Lisboa tem coisa bem melhor, vá para conhecer e depois saia pra curtir o que a cidade tem de melhor, de fato!

Damares Lombardo

Que maravilha! Gosto tanto de mercados que este post me deu vontade de retornar em breve à Lisboa!!!

Angela L
Angela LPermalinkResponder

Lisboa parece muito com a minha Salvador, contudo os portugueses foram muito mais INTELIGENTES que os nossos governantes da área de turismo, pois temos aqui lugares lindíssimos e extremamente mal-aproveitados, sujos e decadentes. Acho encantador como Portugal cuida de seus sítios, dando um retorno econômico sensacional com o aumento do fluxo de turistas, além do uso da própria população. Vou conhecer esse Mercado, grata pela dica!

Julio Cesar
Julio CesarPermalinkResponder

Estive no Mercado em setembro e gostei muito. Meu hotel era bem em frente e ia lá todas as noites. Apenas desaconselho uma visita nos finais de semana, pois enche muito. Lisboa precisava de um lugar que a tornasse mais cosmopolita e desse um upgrade na área do Cais do Sodré.

Aracy Araújo
Aracy AraújoPermalinkResponder

Estive em 2008 e já achei maravilhoso. Comida boa, local agradável. Para quem gosta de visitar mercados (eu amo) vale a pena conferir.

Maria Cecilia
Maria CeciliaPermalinkResponder

Estivemos em Lisboa em outubro deste ano e achamos o Time Out Mercado da Ribeira muito legal, tanto que voltamos lá várias vezes . Ambiente super descontraído e comida super variada e de boa qualidade. Ótimo custo/benefício.

Andrea Pio
Andrea PioPermalinkResponder

Sensacional. Lugar ideal para quem gosta de comer e bem e beber com poucos investimentos. Fácil acesso e bem descolado.

Ivonilda
IvonildaPermalinkResponder

Gostaria de saber quanto eu gasto, em média, com almoço e janta em Portugal em 01 dia.

Luciane Rocha
Luciane RochaPermalinkResponder

Adorei esse mercado . Muito movimentado e com deliciosa e variada gastronomia. Comida e bebida P todos os gostos !!!

Valdecir
ValdecirPermalinkResponder

Estive agora em abril neste local, achei bonito e agitado, agradável para passear, porém um pouco caro.Lisboa tem muitos lugares ótimos com preços bem mais acessíveis da para fazer muito com poucos Euros.

Isabel Cristina da Silva

Adorei a reportagem do mercado com a Mel Do programa Destino Certo. Ainda vou conhecer o local e conhecer o João que acompanhou a reportagem. Português muito simpático. Isabel - Brazil

Manuela
ManuelaPermalinkResponder

A quatro quadras do metrô? A estação do Cais do Sodré fica praticamente na frente, anda-se nem um minuto para chegar lá, é só atravessar a Avenida 24 de julho.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar