Uruguai: prorrogados descontos do IVA para turistas até abril de 2017

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Desconto Uruguai

ATUALIZAÇÃO: BENEFÍCIOS PRORROGADOS A 30 DE OUTUBRO DE 2017

A lei que dá isenção e descontos de IVA a turistas no Uruguai acaba de ser renovada até 21 de abril de 2017. Uma ótima notícia para quem vai a Montevidéu, Punta del Este ou Colonia del Sacramento.

Para quem perdeu os capítulos anteriores, esses benefícios são:

  • IVA zero em diárias de hotel, com qualquer meio de pagamento
  • devolução de 18,5% de IVA no pagamento de restaurantes e locadoras de carro com cartão de crédito
  • devolução de 10% de IVA no aluguel de temporada, pago com cartão de crédito
  • devolução total de IVA para compras em lojas cadastradas
  • pagamento de pedágio em real, dólar ou peso argentino

Esses benefícios foram introduzidos em 2013, e desde então foram renovados. Saiba como funciona aqui.

Leia mais:

27 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Lima
LimaPermalink

É muito bom e o melhor é a redução automática na maquininha pagando com cartão.

O ruim é que as demais compras ficam sujeitas ao uso do quiosque. No dia que precisei usar em Colonia, ao sair do Uruguai, o quiosque estava sem ninguém. Um segurança disse que o funcionário passou mal e foi embora. E lá ficou o quiosque vazio.

Alessandro
AlessandroPermalink

Lima, estou indo para Montevideu no próximo final de semana. Como funciona este esquema dos quiosques? Não entendi.
Obrigado

Silvia Andrade
Silvia AndradePermalink

Pelo que entendi ele fala daquele esquema de somar as notas e descontar no aeroporto... já tentei uma vez, mas perguntei e me indicaram o caminho errado. Quando cheguei já na área de embarque e depois de 20 min. de procura, me disseram que era lá fora. Agora vou procurar direitinho logo quando chegar no aeroporto. De resto, vou pagar com cartão e conferir na hora o bom desconto - 18,5% sobre a conta não é para se desprezar...

Claudio
ClaudioPermalink

Saindo de carro para o Brasil não há como recuperar o IVA de compras. Cheguei a escrever às embaixadas reclamando e a resposta confirmou isso. Bom, há 2 verões atrás, mas como moro perto da fronteira e não ouvi falar nada sobre isso ter mudado, fica a dica...

Marcelo
MarceloPermalink

Passarei o reveillón no Uruguai, fiz a reserva das diárias dos hotéis através do Booking, e o valor já foi cobrado no meu cartão de crédito antes da viagem. Paguei o IVA neste caso? Em caso positivo, como solicitar o reembolso? É possível?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Veja o que consta no seu recibo. Acredito que não tenha sido cobrado, porque você pagou com cartão de crédito internacional.

Dagnou
DagnouPermalink

Oi,mesmo com o dólar alto compensa pagar no cartão de credito?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dagnou! As moedas têm suas cotações inter-relacionadas. Quando o dólar aumenta contra o real, normalmente aumenta também contra o peso uruguaio. e fica elas por elas. Caso o dólar aumente só frente ao real, mas não frente ao peso uruguaio, então o real vai desvalorizar com relação ao peso uruguaio e vai de novo ficar elas por elas. O único risco é da desvalorização do real entre o pagamento e o vencimento da conta. Mas se por causa desse pequeno risco você prefere a certeza de pagar 18,5% mais caro, vá em frente.

liliane ribeiro manzanares

Boa tarde, estou indo ao Uruguai no próximo dia 31/01/2016. Pretendo ir a Colonia de Onibus, e la fazer a travessia de barco para Buenos Aires. Tenho duas duvidas: 1ª: Tentei comprar as passagens do onibus pela COT, como lido aqui no site, recebi uma mensagem do banco sobre a compra realizada com sucesso, mas no site não apareceu nenhum voucher, sabem o que aconteceu? Se é assim mesmo?
2ª: Como funciona o carnaval em Buenos Aires, la será feriado nos dias 08 e 09/02/16?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liliane! Nem sabíamos que dava para comprar passagem de ônibus online... A COT tem atendimento telefônico, ligue pelo Skype e explique seu problema.

Claudia Diniz
Claudia DinizPermalink

O Bóia salvadora dos náufragos me ajuda! A devolução do IVA deve ser prorrogada mais uma vez? Vou p Montevideo dia 02/04.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Não sabemos. Todos os anos ficamos nessa expectativa até aparecer algum sinal de confirmação. Este anos tememos o pior -- normalmente a medida ia até 31 de julho, este ano vai só até 31 de março; a situação argentina mudou bastante. Em março vamos começar a assuntar para ver se descobrimos alguma coisa.

Meire
MeirePermalink

Olá, Bóia! Pelo que vi, os benefícios não foram renovados novamente, é isso mesmo? Vou para o Uruguai em abril e estou em prantos com isso hahaha

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Meire! Ainda não temos essa informação. Em todos os anos a renovação só foi noticiada no último momento. Mas esse ano está com cara de que os benefícios não serão renovados.

Thomas
ThomasPermalink

Bom dia pessoal.
Estou indo para o Uruguai em Maio e tenho algumas dúvidas:

1) Algumas confirmação de que o desconto realmente não será renovado?
2) Caso eu reserve os hotéis até o dia 31/03 o desconto é descontado na hora ou tem algum processo posterior?
3) Este desconto se aplica a aluguel de quartos via AIRBNB?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thomas! A informação nunca é dada antes da data, mas este ano intuímos que os benefícios não serão renovados. Acreditamos que o que vale é a data da estadia, não da reserva.

Flávio
FlávioPermalink

Thomas, o desconto sai na hora do pagamento, e no recibo do cartão de crédito, bem embaixo, já informa se APLICA ou NO SE APLICA DESCUENTO IVA. Acredito que não seja válido para Airbnb

Thiago
ThiagoPermalink

Vejam o que está no site (www.turismo.gub.uy) do ministério do turismo:

Benefícios especiais para turistas não-residentes

A partir de 1º de agosto do presente ano estende-se o prazo dos benefícios para os turistas não-residentes até 31 de março de 2017.

Devolução do IVA sobre serviços turísticos prestados até 31 de marzo de 2017 a pessoas físicas não-residentes, desde que sejam pagos mediante cartões de débito ou crédito emitidos no exterior. A empresa emissora do cartão deverá incluir no estado de conta o desconto que apareça no tíquete emitido pelo POS. Os serviços compreendidos são:

01 Serviços gastronômicos, quando prestados por restaurantes, bares, cantinas, confeitarias, cafeterias, salões de chá e similares, ou pelos hotéis, motéis, apart-hotéis, hosterias, estâncias turísticas, hotéis de campo, fazendas turísticas, pousadas de campo, casas de campo e camping hostels, desde que essas prestações não abranjam o conceito de hospedagem.
02 Serviços de catering para a realização de festas e eventos.
03 Serviços para festas e eventos, não inclusos no literal anterior.
04 Locações de veículos sem motorista.

Devolução do 10,5% do valor do arrendamento de imóveis com fins turísticos a arrendatários que sejan pessoas físicas não-residentes, desde que o arrendamento se realize em Imobiliárias cadastradas e o meio de pagamento utilizado seja cartão de débito ou crédito emitido no exterior. Essa devolução operará até 31 de marzo de 2017. A empresa emissora do cartão deverá incluir no estado de conta o desconto que apareça no tíquete emitido pelo POS.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Já fizemos um post sobre isso. Estranhamos apenas o "a partir de 1º de agosto". Deve ter sido um erro, já pedimos confirmação ao ministério do turismo.

https://www.viajenaviagem.com/2016/03/isencao-de-iva-no-uruguai-2017

Lorena Menetrier
Lorena MenetrierPermalink

Estou indo para o Uruguai no dia 09/04 será que até lá teremos uma resposta?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lorena! Parece que foi prorrogado. Há apenas um "a partir de 1º de agosto" na página oficial em português que parece ter ficado por engano. Já pedimos uma confirmação via Twitter e Facebook, mas não nos responderam.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Alguma confirmação se é um erro esse "a partir de 1 agosto" ou se até lá não haverá desconto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! O texto do post já está atualizado.

Claudia Barbosa
Claudia BarbosaPermalink

Olá, Bóia! Vou para o Uruguai no dia 23 de abril. Será se há chance de prorrogarem os benefícios? Eles costumam prorrogar com antecedência ou só quando já está perto de acabar? Desde já, agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Avisam sempre em cima da hora. Este ano, porém, começou um zunzunzum de que talvez os benefícios não sejam renovados. Estamos acompanhando.

Andrei
AndreiPermalink

Olá! Estou indo para o Uruguai início de Abril e fiquei com dúvida com relação a isenção do IVA em hotéis. Quando entro no site do hotel no Uruguai o valor que aparece eu entendo que é sem a isenção do IVA visto que não faço identificação que sou brasileiro quando Estou consultando a tarifa, certo? Se eu fizer a reserva e pagar com cartão de crédito sobre este valor será descontado o IVA? Entrei em contato com um hotel e ele sinalizou que o valor estava sem IVA porém achei estranho...Ele disse que caso não fosse estrangeiro teria que pagar o IVA além daquele valor...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrei! A tarifa já é sem IVA.