Sabia que já dá para Uber em Montevidéu e Buenos Aires -- e em outras cidades da América do Sul?
Uber em Montevidéu
Sem alarde, o Uber chegou ao Uruguai. Aqui no Brasil, não deu no jornal -- mas os leitores do Viaje na Viagem, sempre atentos, trouxeram a informação. Em Montevidéu, o Uber se presta sobretudo a baratear a caríssima corrida dos táxis oficiais do aeroporto. O Rodolfo e a Milena contam que pagaram, em viagens separadas, 500 pesos uruguaios (menos de R$ 65, pelo câmbio de hoje) pela corrida até Punta Carretas -- bem abaixo dos 1.280 pesos (R$ 160) da tarifa oficial.
Chamar o Uber ao chegar é moleza: o aeroporto de Carrasco tem wifi liberado.
Outro bom uso do Uber em Montevidéu é para visitar vinícolas nos arredores. A Thatiana e a Glaucia usaram e aprovaram.
Ainda não temos nenhum depoimento, porém, do uso de Uber em Punta del Este. Se o esquema funcionar por lá, vai facilitar barbaridade a vida dos sem-carro -- porque o táxi no balneário é caríssimo. Se você já tiver usado o Uber em Punta, deixe seu relato, por favor!
Uber em Buenos Aires
A chegada do Uber a Buenos Aires, em abril, foi anunciada com fanfarra e acompanhada não só pela imprensa argentina, como também pela brasileira (e com alguma repercussão internacional). O início das atividades do aplicativo provocou protestos (e alguma violência) dos taxistas; o presidente Macri declarou-se contra e a Justiça proibiu.
Mas como já aconteceu em outros mercados, o Uber continuou funcionando à sorrelfa. Semana passada o La Nación fez uma matéria sobre o primeiro mês de funcionamento do aplicativo em Buenos Aires. "Muchos turistas lo usan", diz o subtítulo do artigo.
Ainda não temos relatos de leitores do Viaje na Viagem que tenham usado o Uber em Buenos Aires. Seria fantástico que o Uber atendesse no Aeroparque, que é o maior antro de taxistas desonestos da cidade. (O aeroporto tem wifi liberado, seria fácil pedir.)
Uber em outras cidades da América do Sul
Santiago, Lima, Bogotá e Cartagena são outras cidades em que os leitores do Viaje na Viagem já usaram o Uber.
Você tem alguma cidade a acrescentar? Ou alguma experiência nessas cidades mesmo? Compartilhe, obrigado!
Como usar o Uber fora do Brasil
Não tem segredo. O aplicativo é exatamente o mesmo que você já baixou no Brasil. (Se você saiu do Brasil sem ter baixado o aplicativo, pode baixar no exterior também, sem problema.)
Para chamar os carros, é preciso ou estar conectado ao wifi ou ter um chip local com conexão à internet.
Em qualquer lugar do mundo, o aplicativo vai funcionar em português para você, no seu celular, e no idioma do motorista no celular dele. Como você pode preencher no pedido da corrida o endereço onde você quer ir, reduzem-se os mal-entendidos por problema de pronúncia. Dá também para ter uma estimativa de custo da corrida antes de aceitar.
O pagamento é debitado automaticamente no cartão de crédito internacional que você cadastrou como meio de pagamento. Há a incidência de 6,38% de IOF nas corridas feitas no exterior.
154 comentários