Chip pré-pago na Argentina: compre direto nas operadoras

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

chip pré-pago na argentina 3g 4g

Chip pré-pago na Argentina

Ter um chip local em viagem é uma mão na roda para confirmar endereços de atrações, consultar mapas e, por que não, reler as dicas do Viaje na Viagem, sem precisar ficar rodando atrás de wifi (ou pagando fortunas de roaming). Na Argentina, as três maiores operadoras de telefonia são a Movistar, a Claro e a Personal. Saiba como comprar e registrar o seu chip:

Onde comprar chip em Buenos Aires

movistar loja buenos aires

Loja Movistar na calle Florida

Desde maio de 2017, é preferível comprar o seu chip de celular diretamente nas lojas das operadoras de telefonia. O governo da Argentina determinou que, a partir desta data, toda linha pré-paga deve ser registrada com os dados do comprador do chip (o uso, antes, era anônimo). Para turistas estrangeiros, esse registro tem sido feito apenas nas lojas físicas das operadoras, mediante apresentação de documento.

Chips de celular continuam a ser vendidos em bancas de jornal e kioscos (aquelas lojas de conveniência que vendem de tudo um pouco), mas não podem ser registrados nesses locais – e, sem o registro, não funcionam.

Em Buenos Aires, compre o seu chip na rua Florida, na sua primeira ida ao centro (melhor no horário comercial, quando o bairro fica mais movimentado). Não esqueça de levar a carteira de identidade ou o passaporte. As lojas das operadoras ficam próximas umas das outras, o que facilita a pesquisa de preços (e se houver muita fila em uma, você pode comprar seu chip na concorrente).

Na esquina da Florida com Lavalle estão as lojas da Movistar e da Claro. A loja da Personal está na rua Corrientes com Florida.

Nos aeroportos Ezeiza e Aeroparque existem kioscos que vendem chip de celular, mas evite duplamente: o preço é super inflacionado, e você não vai conseguir fazer o registro na hora.

E como pedir um chip pré-pago? É só dizer "un tchíp prê-pago, por fabor"!

A cobertura da Movistar era considerada a melhor por todos os argentinos que consultei.

Usando chip pré-pago na Argentina

chip pré-pago na argentina 3g 4g

Chip pré-pago da Personal

Tive duas experiências com chip de celular na Argentina.

Na primeira vez, antes da necessidade de registro, comprei um chip da Personal em uma banca e carreguei créditos via atendimento eletrônico. Usei meu cartão de crédito e fui guiada ora pelo robozinho do SAC, ora por troca de mensagens SMS. O sinal 4G em Buenos Aires estava bom; em Ushuaia e El Calafate deixou a desejar, mas isso já era esperado por se tratarem de lugares muito mais ermos. Era dezembro de 2016, e o chip da Personal custava 20 pesos.

Em julho de 2017, comprei um chip da Claro em um kiosco por 45 pesos. Não consegui ativar a linha pelo celular; por conta das novas medidas do governo, precisei ir até a loja da operadora. Consegui fazer o registro usando a carteira de identidade, e carreguei créditos em um guichê na mesma loja, com pagamento em dinheiro. O sinal 4G em Buenos Aires estava ótimo, e em Bariloche pegava até nas montanhas. Recarreguei créditos em um kiosco em Bariloche, novamente pagando em dinheiro.

Em resumo, o procedimento todo ficou menos prático, e agora inclui enfrentar fila de espera na loja da operadora.

E você, comprou chip pré-pago na Argentina?

Você comprou chip pré-pago em Buenos Aires, ou em outra cidade argentina? Usou qual companhia telefônica? Como comprou créditos? Conta pra gente! Muchas gracias!

Leia mais:

57 comentários

Luiz Carlos
Luiz CarlosPermalinkResponder

Com este chip vc usa um número de telefone novo n ou preserva o seu número brasileiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Carlos! Quando você compra um chip local, em qualquer país do mundo, você deixa de receber as ligações para o número brasileiro. Mas o seu número brasileiro fica preservado no seu WhatsApp (o aplicativo vai perguntar se você deseja manter o número antigo, e você confirma).

Flávio
FlávioPermalinkResponder

Existe uma tecnologia chamada Wi-Fi calling, que faz todas chamadas pela conexão Wi-Fi (e via app pode usar a rede de dados 2G e 3G). Basta ativar o recurso com o número brasileiro e depois inserir o chip do outro pais, vai continuar recebendo chamadas no seu número de origem, e usando o app pode originar chamdas com o seu número como identificador.

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Em 2014 estava em Buenos Aires, me hospedei na Dazzler Recoleta. Na rua de trás do hotel fica o Recoleta Mall e em um dos pisos havia uma loja da Movistar. Lembro que o atendente foi muito solicito e ele mesmo ativou minha linha. Se não me engano apresentei um documento de identidade. A cobertura foi excelente em toda minha estadia em BsAs e em Mendoza também. Quando precisei recarregar usei uma pequena loja/bar em frente a este shopping. Falei o valor em pesos e o número da linha e a pessoa fez a recarga via uma maquininha. Não tive nenhum problema.

Vinícius
ViníciusPermalinkResponder

Comprei em BA, no Recoleta Mall, já que estava hospedado muito próximo. Comprei, ativei e recarreguei na loja da Movistar dentro do shopping. Tudo muito fácil, depois disso foi só usar.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Estou na Argentina agora e comprei o chip da Claro por 10 pesos e um plano de dados de 7 dias por 90 pesos de 2GB! Muito barato e funciona muito bem! Comprei na loja da Claro da rua Florida!

Léa
LéaPermalinkResponder

Chip tem em qualquer lugar, só que nem sempre sabemos qual funciona melhor na região em que estamos e já aconteceu na Argentina e em outro país que o que compramos não era o de melhor serviço.

Silvio Hayashi

Para saber qual a melhor cobertura de sinal para sua região, utilize o site abaixo. No meu caso vou comprar o chip da Personal, pois tem a melhor cobertura de sinal em Bariloche.

https://www.nperf.com/pt/map/AR/7647007.San-Carlos-de-Bariloche/2425.Personal/signal/?ll=-41.16799415146495&lg=-71.43649396392823&zoom=13

Fabio Pastorello

Eu comprei um chip da Movistar em um Kiosko, mas eles tiveram que cortar pra mim. Mas era um casal muito atencioso. E depois tive que ir comprar os créditos em outro kiosko, mas o rapaz também fez a validação pra mim. Comprei ARS 60,00 de crédito que deram certinho para 6 dias de viagem (e olha que eu uso bastante a internet). Mas em vários pontos de Buenos Aires há sinal de internet grátis da TeleCentro, o chato é que precisa toda hora ficar logando.

Angelo Pavan
Angelo PavanPermalinkResponder

Em janeiro de 2016 comprei um chip da Movistar em um kiosko próximo da Estação Retiro em Buenos Aires. Lá mesmo a senhora carregou os créditos que comprei dela, junto com o chip.
Funcionou muito bem na capital e em Bariloche.

Samir Penha
Samir PenhaPermalinkResponder

Em Janeiro fui de São Paulo até Buenos Aires de carro, ao atravessar a fronteira em Puerto Iguazu parei em um kiosko e comprei um chip da Claro Argentina para continuar usando o Waze e seguir comunicação com os amigos por internet. Só foi instalar o chip e meu celular reconheceu de boa, pus uma recarga de 20 pesos que foi o suficiente pra chegar em Buenos Aires usando internet no celular sem parar e ainda fazer umas 3 ligações dentro da Argentina. Para voltar, mais outra recarga de 20 pesos e ainda saí com crédito da Argentina.
Não percebi se houve alteração do valor ao mudar de uma província para outra dentro da Argentina, tipo roaming, como ocorre no Brasil ao mudar de um estado para o outro.

Sergio Hizidio

Alguém sabe se há algum kioske ou loja no Aeroparque?

Euler
EulerPermalinkResponder

Esse chip funciona no Chile também?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Euler! No Chile você precisa comprar um chip chileno. No Peru, um chip peruano. Na Colômbia, um chip colombiano. E assim por diante.

Túlio Souto Maior Peixoto

OI,estive em buenos aires em abril e comprei um chip da movistar e agora em novembro vou viajar pro chile , esse chip não funciona la normalmente com todos os meus saldos restantes ? =(

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tulio! Não. Existe Claro no Chile, mas um chip Claro do Brasil não seria local lá.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

No aeroporto (EZE), tem alguma lojinha de operadoras de celular?

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Estive em Buenos Aires agora em maio, usei a Movistar sem problemas. Uma dica: acessem o site da operadora para ver as promoções vigentes. No pré-pago, durante a minha viagem, eles tinham uma promoção que multiplicava seus créditos por até 6x! Isso mesmo. Carreguei ARS 100, instalei o aplicativo Mi Movistar, e lá apareceu a opção para multiplicar de 100 para 420 pesos por 10 dias. Ou seja, por menos de 15 reais tive internet à vontade durante os 13 dias de viagem, com boa cobertura e até para ver vídeos. smile

Khalil
KhalilPermalinkResponder

Comprei em Bariloche na rua Mitre, no centro, numa loja da Claro. Tive que apresentar meu passaporte, e coloquei crédito lá mesmo, só que no 2o andar. Tudo foi bem rápido e funcionou tranquilamente.

Higor
HigorPermalinkResponder

Respondendo a uma pergunta d o Sergio Hizidio:

Sim, no Aeroparque é possível comprar um chip pré-pago da Personal em um locutório próximo ao desembarque.
Uma das desvantagens da Personal em relação a Claro Argentina é o quesito pacote de dados (os pacotes da Personal são mixos)

Sergio Fonseca

Acabei de voltar de BsAs. A primeira providência foi a compra do chip. Vende na maioria dos "kioscos" mas comprei numa dessas lojinhas que vendem artigos para celular. A vantagem foi um atendimento mais simpático.

Comprei um chip Claro. Segundo o vendedor, Claro e Personal são os que funcionam melhor, pelo menos na área onde estava. Paguei 40 pesos, cerca de R$ 10 e perguntei ao vendedor sobre qual seria uma 1a, recarga adequada. Ele me sugeriu 100 pesos (R$ 25). Pois bem, foi a única recarga que fiz durante os 10 dias. Ela dá + 200 pesos para chamadas e sms e 250 MB de dados, o que já é razoável se levarmos em conta que na maioria dos restaurantes, livrarias, museus e até determinadas áreas livres, há wi-fi.

Após realizar 2 ou 3 chamadas, percebi que elas são descontadas 1o. dos bônus, permanecendo os 100 pesos inteiros.

Do próprio aparelho, você pode chamar *989# e comprar pacotes diários de 200Mb para navegar, por 10 pesos. Eles são debitados da recarga. Vale super à pena. Usei intensivamente, inclusive com transmissão de vídeio ao vivo.

O 4G funcionou perfeiramente em todas as áreas de BsAs. Recomendo.
Curtir · Responder · 8 min · Editado
Luciana Caetano
Luciana Caetano Comprei chip da Claro , vende em qualquer quiosco paguei 15 pesos o chip mais 20 pesos diarios para uma franquia de 100 ou 200 mb nao lembro direito. A franquia acabava logo mas era so pedir adicional mas era barato tbm.

Flávio
FlávioPermalinkResponder

Vivo na região das Misiones (Posadas e Puerto Iguazu) e tive uma melhor experiência com a Claro do que com a Movistar

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Comandante, Mariana e Bóia!

Tudo Bem?

Não sei se podem me falar alguma coisa sobre o assunto sobre telefonia e internet na Europa via Smartphone. Recentemente vi que à partir de 15 de Junho acabará o Roaming entre países da União Européia, logo, agora não precisaremos mais comprar um chip em cada país. Queria saber se já estão sabendo disso e se é algo realmente relevante ou se estou Viajando na Viagem! razz

Segue o link do post que fiz:
https://viajadaqui.com.br/2017/05/29/atencao-roaming-gratis-na-europa-a-partir-de-junho-de-2017/

Obrigado de coração,
Vladimir Fernandes Bento.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vladimir! Estamos ligados, sim. É que não adianta falar antes... se só vai aproveitar quem embarcar a partir do dia 14 smile

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Ah! Que Maravilha! Estava preocupado em ter escrito um post sem informações verdadeiramente úteis!
Excelente Fim de Semana,
Vladimir Bento.

Auguso
AugusoPermalinkResponder

Fui em 2013 a Buenos Aires. Cheguei num domingo e havia poucas lojas abertas. Ainda assim, encontrei um estabelecimento no microcentro onde comprei um chip.

Acho que foi um Movistar e lembro que não consegui utilizar Internet lá. Mas, por outro lado, tinha wi-fi disponível em muitos lugares!

Enzo Del Buono José Carneiro

Tive a mesmíssima experiência. Quem estiver por ali (recoleta, cemiterio e Praça da recoleta) pode fazer isso.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Comprei o da claro na loja claro mesmo, na vila de lá angostura, coloquei o crédito e sai falando, o serviço parecia melhor que a movistar, paguei 80 pesos pelo chip e 50 por 2gigas para usar em 3 dias

Tiago Rosa
Tiago RosaPermalinkResponder

Estou voltando agora da Europa, comprei um chip da Vodafone em Londres, paguei 30 euros e me dava o direito a 20Gigas de internet por 30 dias e mais 3000 min de ligações pra toda Europa, incluindo SMS ilimitado... fui pra Paris, Amsterdam, Bruxelas e Lisboa e tudo funcionou perfeitamente e sem nenhum adicional de roaming! Isso poderia existir na América do Sul!

OTAVIO ALVAREZ MOURELO

A loja oficial Movistar nao vende chip para turista eles indicam comptar em quiosques.
Verdadeira fraude, nao funciona deu um trabalho louco tenta funcionar e depois ao passar por outra loja ainda fui informado que perdi o credito feito. Nao recomendo.

Rodrigo Menezes Barbosa

Estive em Buenos Aires entre os dias 12 e 18/08 e minha primeira providência foi sair à caça de um chip pré pago. Encontrei uma loja da Claro na Av de Mayo, 878 e por 110 pesos (R$ 20,12 no câmbio de hoje, 19/08/2017), saí de lá com 2GB de Internet (10 pelo chip + 100 de recarga, dos quais 90 foram pra aquisição do pacote de 2GB válido por 7 dias). Super recomendo! O atendente fez tudo, desde a colocação do chip, até as recargas no terminal de autoatendimento e ativação do pacote de dados via SMS. Ótima cobertura em Buenos Aires!!!

Will Silva
Will SilvaPermalinkResponder

Pessoal, minha sugestão agora em 09/2017 é não comprar da Personal nem da Movistara pois tem planos pré-pagos péssimos. Basicamente 1 plano com algumas variantes de 50MB por dia por 8,00 pesos (o que não dá pra nada) podendo adicionar mais 50MB por 8 pesos por quantas vezes quiser (160 pesos por 1GB por dia).
O da Claro parece ser a melhor opção de longe (20 pesos por 1GB por dia).

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Oi! Existe apenas uma, da Personal.

orlando
orlandoPermalinkResponder

Retornei de Buenos Aires dia 28/09/2017.

Algumas mudanças: para chips Claro agora é necessário fazer um cadastro de ativação que para estrangeiros só pode ser nas lojas (fui na loja da Av. de Mayo) apresentando um documento (para brasileiros pode ser o RG ou passaporte). 10 pesos pelo chip e 70 pesos por um pacote só dados de 2G por 7 dias.

Jeferson portilho rocha

Sou brasileiro e estou na argentina. Comprei um chip moviatar e não estou conseguindo colocar para funcionar. Como devo proceder. Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeferson!

Agora é necessário ativar numa loja física. Estamos checando o procedimento para atualizar no post.

André Novgorodcev

Cheguei Hj a Buenos Aires e comprei um chip personal no Kiosko. Pra minha surpresa, não validam mais para estrangeiros pelo atendimento eletrônico. Terei que ir a uma loja física. sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Sim, é recente. Estamos pesquisando todo o procedimento para atualizar o post.

Renato
RenatoPermalinkResponder

Estou passando pelo mesmo perrengue. Comprei um chip da Personal no kiosco mas não consegui ativá-lo eletronicamente, é necessário ir até a loja física da operadora. Porém as lojas não abrem aos sábados e domingos, e segunda-feira será feriado por aqui.

Sérgio
SérgioPermalinkResponder

Comprei um chip da Movistar domingo 15/10 num kiosko e só consegui ativar hoje (17/10) na loja da Movistar na Av. Corrientes 3939. Não aceitaram meu RG para ativar o chip, somente com passaporte!

Fabio
FabioPermalinkResponder

Comprei um chip da movistar em Ushuaia em outubro, fui registrar na loja e me exigiram o passaporte, falaram que com o rg nao podia registrar. Eu tinha cópia do passaporte no email mas não aceitaram...me ferrei

IARA porto
IARA portoPermalinkResponder

Apresentando o meu passaporte na loja da Movistar da Av. Santa Fe, 1844, consegui o chip pré pago de graça. Entretanto, não consegui realizar a recarga porque na loja não faziam recarga é porque precisava esperar meia hora até receber a mensagem liberando para o uso. E toda vez que tentava no kiosco ou na Famacity dava número desconhecido. Acabei desistindo...

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá. Planejo ir a Buenos Aires em janeiro e já começo a planejar os detalhes, e comprar um chip argentino faz parte, né? Como eles pedem identificação na loja para fazer o cadastro do chip, queria saber se lá eles aceitam a carteira de habilitação para dirigir como identificação, como aqui no Brasil, ou somente RG/Passaporte.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Você não conseguirá sequer embarcar no Brasil para a Argentina com sua carteira de habilitação.

A regulamentação de registrar o chip nas lojas das operadoras é recente. Alguns leitores já relataram problemas ao tentar registrar com RG. Não sabemos se é da legislação ou foi interpretação de atendentes. Teoricamente, o RG original vale como o passaporte na Argentina.

De todo modo, sempre recomendamos viajar com passaporte. Evita sobressaltos, independe da interpretação de quem examina e você colecinoa carimbos que serão úteis quando precisar solicitar um visto de entrada em países chatos.

Lygia Lopes
Lygia LopesPermalinkResponder

Perdi uma tarde inteira tentando comprar um chip da Movistar, agora em outubro/17
Passei em uns 20 kioskos/bancas de rua e ninguém tinha chip da Movistar, Passei a ir nas lojas e me exigiam o Passaporte (não aceitavam o RG) e como entrei em Buenos Aires só com o RG, não tinha o documento exigido.
Depois de uma tarde inteira procurando, achei o chip em um único kiosko. Paguei 30 pesos e quando fui tentar cadastrar, não deu porque ele pede o número do documento para registrar a linha.
No dia seguinte, continuei tentando e, acredito que, como já tinha o chip, foi mais fácil. Entrei em uma loja e me direcionaram até uma unidade na Florida, 562 e finalmente consegui registrar meu chip sem problema algum (com o RG).

Percebi que, para comprar o Chip na Movistar, eles exigem o Passaporte, mas se você já tiver o chip, eles registram com o RG mesmo.

Nathália
NatháliaPermalinkResponder

Olá! Qual o melhor lugar para comprar o chip no aeroporto EZE? Precisarei da internet para usar o aplicativo uber, que me levará até meu destino.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathália! Não há loja oficial de operadora no aeroporto. Use o wifi do aeroporto.

MANOELA FONTOURA SPOLIDORO DE LECUE

Pessoal,

Preciso desbloquear o celular no Brasil pra inserir chip argentino?
Minha operadora é a vivo no Brasil. Sem problemas usar a claro, em buenos Aires, certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manoela! Já faz algum tempo que todos os celulares são vendidos desbloqueados no Brasil, por causa da lei da portabilidade.

MANOELA FONTOURA SPOLIDORO DE LECUE

O aeroparque tem Wi-Fi?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manoela, sim!

José
JoséPermalinkResponder

Tem que homologar o aparelho previamente igual acontece com Chile desde outubro/17 ? Se tentar comprar chip sem o cel homologado no Chile não funciona, o processo demora 7 a 10 dias, por isso tem que fazer antes de viajar .
Como está isso na Argentina ? vou em Janeiro/18

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Sabemos como acontece no Chile e temos um post específico para isso. Na Argentina acontece como está descrito no post. Este post está atualizado. Alguns leitores reclamam que algumas lojas só vendem o chip para quem tem passaporte; o esquema não funcionaria com RG.

Marcio Diniz
Marcio DinizPermalinkResponder

Caros ;
Para usar o chip da easysim4u para internet na Argentina vai ser necessario autorizar em algum lugar tambêm ?

Muito obrigado
Marcio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! Não.

Cacio
CacioPermalinkResponder

Após colocar um chip comprado em Buenos Aires, perde os contatos do WhatsApp ? Alguém sabe como funciona ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cacio! Ao instalar um novo chip no celular, o WhatsApp pergunta se você quer manter o número antigo para os seus contatos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar