como se locomover em barcelona de metro

Guia de Barcelona

Transporte em Barcelona

Veja como usar os meios de transporte em Barcelona, usando os transportes mais práticos: metrô, ônibus e táxi. Recomendamos os melhores passes de transporte, e respondemos: tem Uber em Barcelona?

A Bóia recomenda

  • Escolha o passe de transporte sob medida para você
  • Explore a zona histórica caminhando
  • Aproveite a boa rede de metrô para ir do seu hotel às atrações
  • Lance mão do táxi quando quiser mais conforto

Passes de transporte em Barcelona

passes de transporte em barcelona

Para se locomover em Barcelona usando transporte público, é recomendável comprar um passe de transporte. Os passes barateiam os deslocamentos e são práticos de usar.

  • Os passes com melhor custo x benefício são o T-casual e o T-familiar.
  • O Hola Barcelona, desenhado para turistas, é o mais fácil de usar, mas sai um pouco mais caro.

Entenda como cada um dos passes funciona:

T-casual e T-familiar

O T-casual e o T-familiar são passes que você pode usar no metrô, ônibus e no trem regional, com baldeações gratuitas num período de 75 minutos.

São vendidos nas maquininhas do metrô, e já vêm com créditos. A modalidade ‘1 zona’ cobre toda a área turística da cidade.

O T-casual

  • custa 12,15 para 1 zona
  • dá direito a 10 viagens
  • é individual
  • vale até que haja um reajuste de preço

O T-familiar

  • custa 10,70 para 1 zona
  • dá direito a 8 viagens
  • é compartilhável entre passageiros
  • vale por 30 dias desde o primeiro uso

Seguindo o nosso roteiro de Barcelona, e ficando num hotel bem localizado, você deve precisar de um ou dois passes T-casual ou T-familiar ao longo da sua estadia. Sai mais barato do que comprar um cartão Hola Barcelona.

Pegadinha: com o T-casual ou o T-familiar você pode ir do aeroporto de Barcelona ao centro da cidade de trem, e vice-versa, mas não de metrô. Para fazer o trajeto de metrô, é preciso comprar de forma avulsa o ‘bitllet aeroport’.

Hola Barcelona

O Hola Barcelona Travel Card é um passe de transporte público que dá direito a viagens ilimitadas por 2, 3, 4 ou 5 dias.

Sua validade é por horas corridas: o de 2 dias vale por 48 horas a partir do primeiro uso, o de 3 dias, por 72 horas a partir do primeiro uso, e assim por diante.

O Hola Barcelona é vendido nas maquininhas do metrô e nos pontos de informação turística. Você também pode comprar pela internet, com desconto, e retirar nas maquininhas do metrô ao chegar.

O cartão deve ser usado apenas pelo titular, e é aceito no metrô, ônibus e no trem regional.

Quanto custa o Hola Barcelona (fevereiro/2024):

  • 2 dias (48 horas): 17,50
  • 3 dias (72 horas): 25,50
  • 4 dias (96 horas): 33,30
  • 5 dias (120 horas): 40,80

Diferente do T-casual ou do T-familiar, o Hola Barcelona pode ser usado para ir e voltar do aeroporto de Barcelona de metrô.

A maior vantagem do Hola Barcelona é despreocupar você quanto ao transporte por toda a permanência na cidade. Mas é um passe que só se paga se você usar transporte público muitas vezes ao dia.

Metrô em Barcelona

Metrô em Barcelona

Usar o metrô é uma forma bastante fácil de se locomover em Barcelona.

A rede é formada por 8 linhas de metrô e mais 3 linhas de trens urbanos.

As atrações turísticas ficam dentro da zona 1, e a maioria tem uma estação de metrô por perto.

Também há metrô no aeroporto e nas estações de trem, facilitando a chegada e a partida de Barcelona.

Mapa do metrô de Barcelona

Tarifas e horários do metrô em Barcelona

O metrô de Barcelona funciona diariamente de 5h à meia-noite.

O bilhete avulso (senzill, em catalão) custa 2,55 (fevereiro/2024). Mas é mais econômico comprar um passe de transporte do que comprar bilhetes avulsos a cada viagem. Veja quais passes nós recomendamos.

Saiba também como chegar de metrô do aeroporto ao seu hotel em Barcelona, e quanto custa o bilhete.

Ônibus em Barcelona

O ônibus é uma boa alternativa ao metrô para alguns trajetos em Barcelona – como à praia da Barceloneta, ou ao Park Güell.

Nos demais, o metrô costuma ser mais rápido e conveniente. Mas se você gosta de se deslocar olhando a paisagem, pode sempre usar aplicativos como o Google Maps ou Moovit para encontrar a melhor rota de ônibus.

O bilhete avulso (senzill) custa 2,55 (fevereiro/2024) e pode ser comprado diretamente com o motorista. Mas é melhor ter um passe de transporte, que barateia a passagem.

Escolha o melhor passe pra você.

Táxi em Barcelona

Não é difícil conseguir táxi em Barcelona. Você pode chamar um táxi na rua mesmo, ou pedir para o seu hotel agendar a corrida para você.

Se você pretende se deslocar bastante com táxi, vale baixar o aplicativo Free Now, que chama táxis de rua. Mas normalmente não é necessário.

Para os padrões brasileiros, os táxis de Barcelona são caros – mas em termos europeus, têm tarifas razoáveis. Da avenida Passeig de Gràcia ao Park Güell, a corrida deve sair por uns 12.

Saiba como ir do aeroporto de Barcelona ao seu hotel de táxi.

Tem Uber em Barcelona?

Desde o fim de janeiro de 2019, a Uber não opera mais em Barcelona. A Cabify também se retirou. Se quiser chamar carros por aplicativo, use o Free Now, que trabalha com táxis comuns.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Barcelona a pé

    Barcelona é uma cidade perfeita para explorar a pé. O nosso roteiro de Barcelona organiza as atrações para que você possa se locomover a pé sempre que possível.

    É caminhando que você vai descobrir os melhores cantinhos da zona histórica de Barcelona, onde estão o Bairro Gótico, o Born e a Rambla.

    Também é gostoso caminhar pelo calçadão da Barceloneta e pela avenida Passeig de Gràcia.

    Preços de fevereiro/2024.

    27 comentários

    Olá, pessoal! Acaba de ser introduzido no sistema de transporte de Barcelona o cartão T-Mobilitat, semelhante ao Navegante, de Lisboa, e ao Oyster, de Londres. Com isso, ficam aposentadas as antigas passagens de papel. É um cartão recarregável, pelo qual se paga 0,50 euros uma única vez. Abraços.

    Olá, o hola Barcelona de dois dias é válido por 48 horas a partir do primeiro uso ou vence a meia noite do segundo dia como o de Paris?
    E vale pra qualquer uma das zonas?
    Consigo comprar ele no aeroporto?
    Obrigado

    Olá pessoal!
    Obrigado pelo trabalho de vocês.
    Compramos o Barcelona Card Modernista que, ao comprar, ganhamos o Holla Barcelona com essa compra. No entanto, chegaremos por volta da 00:00 no aeroporto e as oficinas de turismo estarão fechadas.
    Tenho duas perguntas:
    1. É possível pegar o cartão de transporte Holla Barcelona que ganharemos nesse voucer combo do cartão modernista nas máquinas de autoatendimento do metrô do aeroporto?
    2. Para chegar a nosso hotel de metrô do aeroporto, precisaremos usar duas linhas: a L9 (que sai do aeroporto) e a L1. Seria possível, pelo horário, fazermos esse percurso para o hotel?

      Olá, Marcus! O metrô de Barcelona só funciona na madrugada de sexta (até as 2h) e de sábado (a noite inteira).

      Pelo que entendi no site do Card Modernista você precisa retirar o cartão num posto físico. O mesmo cartão já servirá como cartão de transporte.

      Dito isso, não é uma boa ideia pegar transporte público de madrugada do aeroporto para o hotel em lugar nenhum do mundo. Esse é o momento de investir num táxi.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito