Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1) 1

Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)

(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
roma2

Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.

Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.

paris1c

Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.


airbnb

novayork1

Como funciona?

Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.

Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.

londres1

Em que sites procurar?

O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.

Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.

Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA

amsterda1

É seguro?

Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.

Leia mais:


madri31

630 comentários

Aluguei um apartamento no Toscana em abril deste ano e tudo foi ótimo. Ficamos em San Gimignano, uma posição excelente para explorar a Toscana toda, estávamos de carro e o proprietário do apartamento, sr. Fábio, um italiano gente boa, nos deu inúmeras dicas. Recomendo muitíssimo. A quem interessar https://www.fabio-apartment-sangimignano.com/

devo ir à Toscana, no próximo ano. gostaria de dicas para alugar um apartamento, talvez, em Florença.

    Google vacation rentals, apartaments, firenze, florence . Leia com atenção a série inteira.

gostaria de alugar um ap para temporada em lisboa. obrigado

Preciso alugar um ap por 3 meses dez a marco em Park City, UTAH, alguém tem uma dica.
Grata.

Ricardo.
Tudo bem? Parabéns pelo blog.É Excelente.
Estou de viagem marcada para NY no dia 05 de outubro para uma temporada de 9 dias. Dia 15 sigo para Miami.
Vou pela primeira vez a NY e nas várias vezes que fui na Europa fiquei em apartamento alugado. Acho muito mais gostoso.
Somos um grupo de 5 e estou pesquisando nas empresas que voce indicou. Voce sustenta a informação sobre as empresas NYHabitat e AlugueldetemporadaemNovaIorque.com.
Obrigado, Dalmo

Thales,
Pelo que eu li na VT, a proibição em NY começa a valer em maio de 2011. Em Chicago não diz se já está valendo! Mas não dá para acreditar que seja pela segurança dos moradores, pois no prédio só entra quem tem chave.
E, na boa, deve ser ínfimo o número de turistas que furtam, né?
Ab,
Cinthia.

Riq e pessoal,
Recebi ontem minha Viagem e Turismo e me apavorei com a informação de que o governo de NY proibiu o aluguel de apartamentos por período inferior a 30 dias, sob a justificativa de segurança dos moradores do prédio e, in off, em razão da pressão da rede hoteleira.
Acho que foi mais a pressão da rede hoteleira mesmo, pq segurança dos moradores do prédio? Fala sério,no prédio só entra quem tem a chave, né…
Disseram que Chicago já seguiu o modelo e que Paris está pensando em fazer a mesma coisa!
Bjs,
Cinthia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito