Keukenhof 2020 - como visitar

Coronavírus: não viaje (pelo menos) até o fim de abril

Todo mundo ama o Keukenhof

Coronavírus e viagens

Muita gente tem o costume de pesquisar no Viaje na Viagem qual é a melhor época para viajar para todo lugar. Tem uma razão: a gente também diz quais são as épocas para não viajar para esse ou aquele lugar. A gente não esconde nada: desaconselha viajar nas épocas em que pode chover muito, pode haver furacão, pode estar lotado demais, pode estar tudo fechado…

Pois bem: infelizmente, de agora a pelo menos até o fim de abril não é época boa para viajar para lugar nenhum.

Não só porque a viagem está sujeita a todo tipo de perrengue — fechamento de atrações e restaurantes, bloqueio de fronteiras, interrupção das ligações aéreas, imposição de quarentenas ao chegar (e a voltar também), tudo isso sem aviso prévio.

Esse é só um lado da questão. O outro lado, mais importante ainda, é que precisamos ficar em casa para ajudar a conter a propagação da Covid-19 no Brasil.

Mesmo que não haja medidas de restrição de viagem no Brasil ou em alguns outros países (que podem ser impostas a qualquer momento!), devemos ajudar a restringir a circulação — pelo bem de todos.

Como cancelar sua viagem

Você precisa usar o mesmo canal onde comprou a sua viagem.

Se você comprou com agente de viagem, entre em contato com o agente e peça para que informe as suas opções.

Se você comprou sua passagem em sites de cias. aéreas ou em agências online (tipo Decolar ou Expedia), procure na própria homepage o link para a página de cancelamentos ou reembolsos.

Se você reservou um hotel em sites de reserva de hotéis (tipo Booking ou Hotéis.com) com tarifa não-reembolsável, localize o email de confirmação e clique no link para admnistrar a sua reserva.

O reembolso é garantido?

A política de cancelamento e reembolso varia de fornecedor para fornecedor — e vem mudando com bastante velocidade.

Muitos fornecedores já dispõem de ferramentas para fazer a alteração no próprio site, dispensando ligação para a central de atendimento.

Para países com restrição de entrada ou circulação está fácil conseguir alterar a viagem sem multa. Alguns (poucos) fornecedores oferecem reembolso integral. A maioria, infelizmente, oferece apenas o crédito para remarcar a viagem, sujeito a diferença tarifária.

Para países ou períodos ainda sem restrições anunciadas, o cancelamento e a alteração sem custos estão mais complicados. Nesses casos pode valer a pena esperar até que restrições de viagem para o seu destino sejam impostas, para que a sua viagem entre na categoria anterior.

Para viagens dentro do Brasil, Gol, Azul e Latam estão permitindo alterações sem custo, com datas variáveis (15 de abril na Latam, 14 de maio na Gol e 31 de maio na Azul).

O horário do seu vôo foi alterado? Você tem direito a reembolso total!

Devido à baixa brutal do movimento, as cias. aéreas brasileiras e estrangeiras estão sendo obrigadas a reformular sua malha aérea, enxugando vários horários.

Caso o seu vôo seja cancelado ou tenha o horário alterado (em mais de 30 minutos para vôos nacionais, ou em mais de 1 hora para võos internacionais), existe uma regra da Anac que determina que o passageiro pode recusar o novo dia/horário e pedir reembolso total, sem multas.

Regra da Anac

Você pode ler esta regra nas FAQs do site da Anac.

A pegadinha: essa opção não costuma ser oferecida online. Para exercer seu direito de reembolso de um vôo com horário alterado você vai precisar enfrentar a fila da central telefônica e solicitar ao atendente.

Vale a pena apelar à Justiça?

Dadas as proporções da pandemia, não acredito que seja difícil conseguir na Justiça o reembolso que for negado por fornecedores com escritório no Brasil.

A campanha “Não cancele, remarque!”

Existe uma campanha para conscientizar os viajantes a não cancelar suas viagens, mas remarcarem mais para a frente. Isso poderia diminuir o tamanho da quebradeira de empresas do ramo de turismo, poupando muitos empregos em pousadas, hotéis, agências de viagem e de turismo receptivo.

Eu apóio totalmente a iniciativa.

Porém… acho que existe um elo que precisa ser sensibilizado para que dê certo: as cias. aéreas. É decepcionante que muitas cias. aéreas não ofereçam sequer alguns períodos do ano para que o consumidor remarque sua passagem sem diferença tarifária. A continuar assim, clientes que compraram passagens promocionais terão estímulo para buscar o reembolso por meio litigioso, e não para fazer a mesma viagem no futuro.

Como você está resolvendo sua viagem?

Compartilhe com a gente a sua experiência para alterar ou cancelar sua viagem. Assim todo mundo se ajuda. Obrigado!

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

394 comentários

Obrigada ! Espero que o booking resolva. Vocês tem ouvido de outras pessoas dificuldades com o cancelamento gratuito devido essa MP do governo ?
Tenho que fazer uma outra reserva para dezembro e estou adiando devido a esse problema que tive . Jamais achei que teria problemas com o cancelamento gratuito.

Olá , estou tendo problemas com uma reserva que fiz com cancelamento gratuito pelo booking e o hotel fez cobrança antecipada . Estou em contato com o booking para resolver esse problema . O hotel alega que tem até 12 meses para me pagar depois do fim da pandemia devido a MP. Como reservei com cancelamento gratuito o próprio Booking.com me disse que isso não se aplicaria e teriam que me devolver o dinheiro em até 15 dias , estou aguardando a resolução . O cancelamento foi em 16/09. Pelo que entendi essa MP do governo não se aplicaria aos cancelamentos gratuitos , estou certa ? Mas infelizmente alguns hotéis estão usando isso . Ao que parece atualmente nem o cancelamento gratuito é seguro . Não sei se isso é algo geral ou especificamente com esse hotel no caso o Serra Azul , em Gramado .

    Olá, Sandra! Que bom que o Booking está intercedendo a seu favor. Se não conseguir resolver, procure o Juizado de Pequenas Causas.

Boa tarde. Minha tia minha comprou para ela e minha avó as passagens de ida e volta do ES para SP. Devido a pandemia teve de reagendar a viagem para dezembro/2020, toda via, como a minha avó é uma senhora de idade e tem muitos problemas de saúde, minha tia decidiu cancelar as passagens e tentou solicitar o reembolso, porém lhe foi negado com o motivo da viagem ter sido reagendada.

Gostaria de saber se isso procede?

Boa tarde! Inicio as minhas férias em 10/10/2020 e gostaria de saber se vale a pena ir para Cancun, via México, que está liberado para brasileiros. Ou se seria melhor viajar pelo Brasil, neste caso, qual seria o melhor destino, de carro ou de avião???? Obrigada.

Fiz uma reserva pela Decolar mês passado,porém desisti da compra.
Quando tento cancelar, a informação é que ,caso opte pelo reembolso, o mesmo será feito em até 12 meses após anunciado o fim da pandemia.
É correto isso?

Quando poderei viajar para madri.ja comprei a passagem.foi cancelado por causa do corona.

    Olá, Maria! Primeiro a União Européia precisa liberar a entrada de brasileiros. Depois que isto acontecer, os vôos serão reprogramados e você conseguirá remarcar sua passagem.

Boa tarde!
Comprei um pacote para duas pessoas pela decolar, para novembro de 2020, será que vale a pena manter a data.. até lá essa situação de pandemia terá amenizado?
estou com muita dúvida em relação a troca de data.

    Olá, Jenifer! Agora em agosto não temos como prever como estará a situação em novembro. Provavelmente vá variar conforme o destino da sua viagem, é para isso que montamos esse painel.

    Antes que haja a vacina, porém, tenha em mente que qualquer viagem que você faça vai envolver a adesão aos novos protocolos, como usar máscara e manter distanciamento social. Se você imagina uma viagem sem esses protocolos, espere até depois da vacinação acontecer.

Ólá Bóia,
Tinha viagem para Europa em maio e, pelos hotéis serem tarifas não reembolsáveis, consegui reagendar para setembro. Agora estou pensando em reagendar para maio/21. Você acha que faz sentido ou deve estar proibido ainda em maio?
Obrigado

    Olá, Eduardo! Infelizmente a gente só pode torcer. É de se esperar que em maio já possamos viajar para a Europa, mas só tempo dirá. Em setembro agora é quase certo que não dê.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito