Algarve dicas: o que fazer

Guia do Algarve

Algarve

Veja neste guia prático de viagem ao Algarve:

O litoral do Algarve é obra de escultor. Nos 60 km de costa entre Lagos e Albufeira, uma miríade de prainhas (e um bom número de praiões) se sucedem por entre as falésias, com direito a mirantes que escancaram a transparência dos azuis e verdes do mar.

As praias mais bem esculpidas vêm com rochedos que brotam na areia ou mesmo no meio do mar. Cavernas, túneis e arcos de pedra, naturalmente modelados pela natureza, completam a paisagem — às vezes à vista, outras vezes revelados apenas em passeios de barco.

Muitíssimo antes de Portugal virar o destino do momento (no mundo todo), o Algarve já era sucesso de público. Alemães e ingleses vêm há décadas passar o verão aqui, feito argentinos em Canasvieiras ou mineiros em Guarapari.

Por isso, ao planejar uma viagem pelo Algarve, é preciso ter cuidado para escapar das armadilhas do turismo de massa. Este guia foi feito para você experimentar o melhor do Algarve, seja num roteiro vapt-vupt, seja numa viagem mais relax.

Portugal aberto a brasileiros. Veja as exigências

Portugal abriu suas fronteiras para todos os viajantes brasileiros dia 1º de setembro (2021) e atualizou as regras dia 18 de setembro.

Viajantes brasileiros acima de 12 anos que não completaram sua vacinação ou se vacinaram com Coronavac precisam apresentar teste negativo RT-PCR (feito até 72 horas antes do embarque) ou antígeno (feito até 48 horas antes do embarque). É recomendável fazer os testes em laboratórios formais.

Quem já tiver esquema vacinal completo com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen (vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos) está dispensado do teste.

Crianças até 11 anos não precisam fazer teste.

Ao fazer check-in e para frequentar áreas internas de restaurantes nos fins de semana é preciso apresentar teste negativo para covid. Os testes podem ser PCR (válidos por 72 horas), antígeno (válidos por 48 horas) ou rápidos (feitos à porta do estabelecimento). Quem tem esquema vacinal completo com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen não precisa fazer teste, basta apresentar seu comprovante de vacinação.

Quando ir ao Algarve

Algarve dicas: quando ir

Melhor época: de junho a setembro

Como toda região de praia na Europa, o Algarve é melhor visitado no verão – de junho a setembro. Esta é a época em que as cidades à beira-mar têm vida, o sol é constante (deixando a paisagem mais bonita) e o calor justifica pegar praia.

Os meses ideais para esta viagem são junho e setembro, quando você encontra tempo ótimo e a região não está tão lotada.

Algarve dicas: julho e agosto

Em julho e agosto, época de férias escolares na Europa, o Algarve fica super cheio. Mas mesmo nesses meses a densidade demográfica nas praias não será maior que num domingo de sol numa capital brasileira à beira-mar. Estive no Algarve na segunda quinzena de agosto e não tive problemas de deslocamento ou mesmo estacionamento nas praias fora das cidades. A lotação das praias em agosto está registrada nas fotos deste guia.

Meses de transição: maio e outubro

Algarve dicas: quando ir

Em maio o tempo já estará firme, mas a temperatura pode não estar elevada a ponto de dar vontade de pegar praia (e a água vai estar ainda mais fria).

Em outubro o outono já estará instalado, com temperaturas mais baixas e mais dias nublados.

Frio: de novembro a abril

Algarve dicas: Tavira

Do meio do outono ao meio da primavera, espere encontrar frio (máximas em torno de 15ºC, com algumas escapulidas para perto dos 20ºC) e muita coisa fechada nas cidades. Há mais dias nublados que no verão, e podem ocorrer chuvisqueiros chatos.

Vale a pena ir ao Algarve no inverno?

Eu não iria, porque fico deprimido em praia no inverno: na minha opinião, a energia do verão é essencial para curtir esses lugares.

Mas se você quiser apenas apreciar (e instagramar) as praias do Algarve do alto de seus mirantes, pode atingir seu objetivo se pegar dias bonitos na região.

Caso você queira aproveitar sua viagem de janeiro ou Carnaval a Portugal para dar uma passadinha pelo Algarve, faça reservas canceláveis sem custo e monitore a previsão do tempo. Quando chegar perto da data e a meteorologia indicar que seus dois ou três dias no Algarve vão ser nublados ou chuvosos, cancele e use esses dias para visitar outros destinos em Portugal.

Como chegar

Algarve de carro

O Algarve é perfeito para visitar de carro. Você tem autonomia para visitar as praias que quiser, sem depender de tours ou transporte público. Estacionar nos centros históricos é complicado, mas nas praias não é tão difícil (ainda que algumas vezes você tenha que caminhar bastante do estacioamento à praia).

Saia de Lisboa já com seu carro alugado. A auto-estrada A2 leva direto de Lisboa a Albufeira em 250 km.

No fim da A2, em Albufeira, você muda para a A22, a auto-estrada que cruza todo o Algarve. Siga na direção oeste se você vai a Carvoeiro (275 km de Lisboa), Portimão (280 km de Lisboa) ou Lagos (300 km de Lisboa). Pegue a direção leste se você vai a Vilamoura (265 km de Lisboa), Faro (280 km de Lisboa), Tavira (300 km de Lisboa) ou se vai prosseguir para a Espanha (Sevilha está a 170 km de Tavira).

De Lisboa ao Algarve pela Costa Alentejana e Vicentina

Além da auto-estrada, de pistas sempre duplicadas, existe a possibilidade de viajar entre Lisboa e o Algarve pela costa. As estradas N261 e A26-1 têm pista simples e passam a alguma distância do mar (não são costeiras!), mas permitem que você entre ou pernoite nos vilarejos à beira-mar desta região (leia mais sobre eles aqui).

Por esta rota, estas são as distâncias desde Lisboa:

De Odeceixe a Lagos são 55 km.

Do Algarve à Espanha de carro

A A22 portuguesa desemboca na A49 espanhola, garantindo a viagem em pista duplicada até Sevilha e de lá a outros pontos da Andaluzia.

Distâncias a Sevilha:

Mas veja bem: só vale a pena atravessar para a Espanha se você for devolver o carro em Portugal. A sobretaxa para devolver o carro em outro país não compensa.

Avalie também se vale a pena estar de carro em Sevilha, uma cidade onde o carro é um estorvo e vai precisar ficar parado no estacionamento (pago) durante toda a sua estadia.

A melhor estratégia, na minha opinião, é devolver o carro no aeroporto de Faro, ir de lá a Sevilha de ônibus (todos os ônibus a Sevilha fazem uma parada no aeroporto de Faro) e só alugar um carro de novo ao sair de Sevilha para ir a outros pontos da Andaluzia.

Algarve dicas: como chegar

Algarve de avião

O aeroporto que serve ao Algarve está em Faro.

Faro é ligada por vôos diretos a Lisboa, ao Porto e às maiores cidades da Europa ocidental, como Londres, Paris, Milão, Amsterdã, Bruxelas, Frankfurt, Berlim e Genebra — tanto por cias. convencionais como pelas low-costs easyJet e Ryanair.

Se não houver vôos diretos, você pode conseguir vôos com conexão em Lisboa ou no Porto com a TAP.

Em Faro você pode alugar um carro ou ir à sua base de trem ou ônibus.

Trânsfers de Faro para outros pontos do Algarve

Compre com nosso parceiro Viator:

Algarve dicas: quando ir

Algarve de trem

Se o seu destino for Albufeira ou Faro, pode vir de Lisboa de trem.

Há pelo menos 5 trens por dia — veja os horários no site da CP.

O trem mais rápido é o Alfa-Pendular, que vai de Lisboa Oriente (passando por Lisboa Entrecampos) a Albufeira em 2h35, a Faro em 3h e a Tavira em 3h50.

Já os trens Intercidades, um pouco menos confortáveis e mais paradores, vão de Lisboa Oriente (passando por Lisboa Entrecampos e Lisboa Sete Rios) a Albufeira em 3h, a Faro em 3h30 e a Tavira em 4h20.

Você pode alugar carro tanto em Albufeira (clique Lagos (veja como chegar de ônibus).

Do Algarve à Espanha de trem

Não há trem entre o Algarve e a Espanha.

Algarve de ônibus

Sem carro, a melhor maneira de chegar a Lagos, Portimão e Vilamoura, e a única maneira de chegar a Carvoeiro é de ônibus.

No site da Rede Expressos você vê horários e compra passagens em três diferentes cias. (Rede Expressos, Renex e EVA). Pesquise com saída de Lisboa Sete Rios, a rodoviária mais central da cidade, ligada à estação Jardim Botânico do metro.

As linhas menos paradoras fazem Lisboa-Lagos em 3h45, Lisboa-Portimão em 3h10 e Lisboa-Vilamoura em 3h25.

Para ir de ônibus a Carvoeiro, compre passagem a Lagoa. O percurso leva 3h. Em Lagoa você segue a Carvoeiro de táxi ou de ônibus local, da linha Portimão-Praia do Carvalho (10 minutos de viagem).

Você pode alugar carro em Lagos (clique aqui), Portimão (clique aqui) ou Vilamoura (clique aqui).

Do Algarve à Espanha de ônibus

É muito fácil ir do Algarve a Sevilha de ônibus. Compre no site da Alsa.

Duração da viagem a Sevilha:

  • Desde Lagos: 5h30
  • Desde Portimão: 5h
  • Desde Albufeira: 4h30
  • Desde o Aeroporto de Faro: 4h
  • Desde Faro: 3h30

Veja onde ficar em Sevilha e um roteiro prático de 7 dias pela Andaluzia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

95 comentários

Olá
Como incluir Algarve no roteiro de 15 dias?
Obrigada

    Olá, Diana!

    Você pode inverter a ordem, subindo de Lisboa para o Porto via Fátima e Coimbra, então alugando o carro no Porto, indo ao Douro, descendo pela Serra da Estrela e Alentejo para seguir ao Algarve.

    Se não fizer questão de terminar a viagem no Algarve, pode descer de Lisboa para o Algarve, subindo depois ao Alentejo e seguindo viagem como no roteiro do post.

    Em qualquer hipótese, você vai precisar acrescentar pelo menos 3 a 5 dias dias àquele roteiro, ou retirar algumas paradas.

Olá,
Alguém sabe como é a primeira semana e julho no Algarve, principalmente em Lagos e carvoeiro?
É muito lotado? Detesto muvuca, tipo domingo de praia no Guaruja, mas tenho esta semana livre e pensei em ir para o Algarve. Será que terei espaço para minha cadeira na praia? Ou melhor ir outra época?
Obrigada

    Olá, Flavia! As fotos do guia do Algarve foram tiradas em agosto. Julho estará um pouco menos cheio. Mas é verão, não espere encontrar as praias vazias.

BOM DIA, minha filha estuda em Portugal / Faro desde 09/2017 e já possui NIF , CARTÃO DE UTENTE e VISTO DE RESIDÊNCIA renovado e valido até 2020. Para se movimentar no espaço schengen, ela precisa ter seguro viagem ou essa documentação é suficiente ?

    Olá, Paulo! Não entendemos da legislação para estrangeiros residentes. Acredito que não seja necessário, porque controles dentro das fronteiras Schengen visam apenas a identificar ilegais ou potenciais terroristas.

Olá!
Vou em maio de 2019 para Portugal ficando 10 dias. Chegada em Lisboa e retorno do Porto. Gostaria de uma sugestão já que quero conhecer Algarve. Vou alugar um carro em Lisboa e entregar no Porto. Adoro as dicas de vcs! Agradecida.

Bom dia, programei férias em Portugal para junho/19 e, mesmo lendo e relendo as dicas do comandante, ainda estou com algumas dúvidas nos deslocamentos.
Meu roteiro está assim: Lisboa (6 noites), com bate-voltas à Sintra, Óbidos, Mosteiro da Batalha e Fátima; depois Algarve (4 noites – hospedagem na Praia do Carvoeiro), depois Porto (3 noites) e por fim Peso da Régua (2 noites), retornando ao Porto onde pegarei o voo para Paris.
Dúvidas:
1. Sei que a região do Chiado é a recomendada para hospedagem, mas encontrei um bom hotel com boa tarifa próximo à Alfama (Hotel Convento de Salvador), que fica distante cerca de 1 km dos demais recomendados no post. A localização deste hotel é boa também?
2. O deslocamento de Lisboa – Algarve opto por carro desde Lisboa, ou trem até o Algarve e depois o carro? E do Algarve ao Porto tem trem rápido ou opto pelo avião? A Ryanair é a única que tem voo direto. As demais fazem conexão em Lisboa.
Viajarei com um criança pequena.
Se puder ajudar, agradeço!

    Olá, Fabiana! Estando no centro histórico (e Alfama está), você dormirá e acordará na Lisboa que tem na cabeça, então está ótimo.

    Eu alugaria o carro em Lisboa e devolveria no aeroporto de Faro, voando para o Porto. Compre o vôo direto da Ryanair, sim, mas com todos os agregados: compre bagagem, marcação de assento antecipada e embarque prioritário. Não marque nenhum vôo de low-cost muito cedo — entrega de bagagens e embarque são complicados, é preciso estar no aeroporto pelo menos 2h30 antes do horário.

    (De trem são quase 6 horas, com baldeação em Lisboa. Se não quiser enfrentar a Ryanair, compre uma TAP com conexão mesmo.)

Pretendo no mês de setembro/2019 ir para Portugal/Espanha, gostaria de conhecer o Algarve e a região de Andaluzia na Espanha. Qual seria o melhor roteiro? Ir primeiro a Portugal e depois para Espanha ou o contrário, 15 dias seriam suficientes? Já conheço Lisboa e alguns lugares em Portugal, inclusive já fui ao Algarve, mais foi uma viagem rápida e como achei essa região linda, escolhi voltar novamente com mais calma. Obrigada.

Olá Boia, muito obrigada! realmente tenho pesquisado mas encontro sempre com conexão em Lisboa.
Bjosss

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.