Algarve dicas: o que fazer

Guia do Algarve

Algarve

Veja neste guia prático de viagem ao Algarve:

O litoral do Algarve é obra de escultor. Nos 60 km de costa entre Lagos e Albufeira, uma miríade de prainhas (e um bom número de praiões) se sucedem por entre as falésias, com direito a mirantes que escancaram a transparência dos azuis e verdes do mar.

As praias mais bem esculpidas vêm com rochedos que brotam na areia ou mesmo no meio do mar. Cavernas, túneis e arcos de pedra, naturalmente modelados pela natureza, completam a paisagem — às vezes à vista, outras vezes revelados apenas em passeios de barco.

Muitíssimo antes de Portugal virar o destino do momento (no mundo todo), o Algarve já era sucesso de público. Alemães e ingleses vêm há décadas passar o verão aqui, feito argentinos em Canasvieiras ou mineiros em Guarapari.

Por isso, ao planejar uma viagem pelo Algarve, é preciso ter cuidado para escapar das armadilhas do turismo de massa. Este guia foi feito para você experimentar o melhor do Algarve, seja num roteiro vapt-vupt, seja numa viagem mais relax.

Portugal aberto a brasileiros. Veja as exigências

Portugal abriu suas fronteiras para todos os viajantes brasileiros dia 1º de setembro (2021) e atualizou as regras dia 18 de setembro.

Viajantes brasileiros acima de 12 anos que não completaram sua vacinação ou se vacinaram com Coronavac precisam apresentar teste negativo RT-PCR (feito até 72 horas antes do embarque) ou antígeno (feito até 48 horas antes do embarque). É recomendável fazer os testes em laboratórios formais.

Quem já tiver esquema vacinal completo com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen (vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos) está dispensado do teste.

Crianças até 11 anos não precisam fazer teste.

Ao fazer check-in e para frequentar áreas internas de restaurantes nos fins de semana é preciso apresentar teste negativo para covid. Os testes podem ser PCR (válidos por 72 horas), antígeno (válidos por 48 horas) ou rápidos (feitos à porta do estabelecimento). Quem tem esquema vacinal completo com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen não precisa fazer teste, basta apresentar seu comprovante de vacinação.

Quando ir ao Algarve

Algarve dicas: quando ir

Melhor época: de junho a setembro

Como toda região de praia na Europa, o Algarve é melhor visitado no verão – de junho a setembro. Esta é a época em que as cidades à beira-mar têm vida, o sol é constante (deixando a paisagem mais bonita) e o calor justifica pegar praia.

Os meses ideais para esta viagem são junho e setembro, quando você encontra tempo ótimo e a região não está tão lotada.

Algarve dicas: julho e agosto

Em julho e agosto, época de férias escolares na Europa, o Algarve fica super cheio. Mas mesmo nesses meses a densidade demográfica nas praias não será maior que num domingo de sol numa capital brasileira à beira-mar. Estive no Algarve na segunda quinzena de agosto e não tive problemas de deslocamento ou mesmo estacionamento nas praias fora das cidades. A lotação das praias em agosto está registrada nas fotos deste guia.

Meses de transição: maio e outubro

Algarve dicas: quando ir

Em maio o tempo já estará firme, mas a temperatura pode não estar elevada a ponto de dar vontade de pegar praia (e a água vai estar ainda mais fria).

Em outubro o outono já estará instalado, com temperaturas mais baixas e mais dias nublados.

Frio: de novembro a abril

Algarve dicas: Tavira

Do meio do outono ao meio da primavera, espere encontrar frio (máximas em torno de 15ºC, com algumas escapulidas para perto dos 20ºC) e muita coisa fechada nas cidades. Há mais dias nublados que no verão, e podem ocorrer chuvisqueiros chatos.

Vale a pena ir ao Algarve no inverno?

Eu não iria, porque fico deprimido em praia no inverno: na minha opinião, a energia do verão é essencial para curtir esses lugares.

Mas se você quiser apenas apreciar (e instagramar) as praias do Algarve do alto de seus mirantes, pode atingir seu objetivo se pegar dias bonitos na região.

Caso você queira aproveitar sua viagem de janeiro ou Carnaval a Portugal para dar uma passadinha pelo Algarve, faça reservas canceláveis sem custo e monitore a previsão do tempo. Quando chegar perto da data e a meteorologia indicar que seus dois ou três dias no Algarve vão ser nublados ou chuvosos, cancele e use esses dias para visitar outros destinos em Portugal.

Como chegar

Algarve de carro

O Algarve é perfeito para visitar de carro. Você tem autonomia para visitar as praias que quiser, sem depender de tours ou transporte público. Estacionar nos centros históricos é complicado, mas nas praias não é tão difícil (ainda que algumas vezes você tenha que caminhar bastante do estacioamento à praia).

Saia de Lisboa já com seu carro alugado. A auto-estrada A2 leva direto de Lisboa a Albufeira em 250 km.

No fim da A2, em Albufeira, você muda para a A22, a auto-estrada que cruza todo o Algarve. Siga na direção oeste se você vai a Carvoeiro (275 km de Lisboa), Portimão (280 km de Lisboa) ou Lagos (300 km de Lisboa). Pegue a direção leste se você vai a Vilamoura (265 km de Lisboa), Faro (280 km de Lisboa), Tavira (300 km de Lisboa) ou se vai prosseguir para a Espanha (Sevilha está a 170 km de Tavira).

De Lisboa ao Algarve pela Costa Alentejana e Vicentina

Além da auto-estrada, de pistas sempre duplicadas, existe a possibilidade de viajar entre Lisboa e o Algarve pela costa. As estradas N261 e A26-1 têm pista simples e passam a alguma distância do mar (não são costeiras!), mas permitem que você entre ou pernoite nos vilarejos à beira-mar desta região (leia mais sobre eles aqui).

Por esta rota, estas são as distâncias desde Lisboa:

De Odeceixe a Lagos são 55 km.

Do Algarve à Espanha de carro

A A22 portuguesa desemboca na A49 espanhola, garantindo a viagem em pista duplicada até Sevilha e de lá a outros pontos da Andaluzia.

Distâncias a Sevilha:

Mas veja bem: só vale a pena atravessar para a Espanha se você for devolver o carro em Portugal. A sobretaxa para devolver o carro em outro país não compensa.

Avalie também se vale a pena estar de carro em Sevilha, uma cidade onde o carro é um estorvo e vai precisar ficar parado no estacionamento (pago) durante toda a sua estadia.

A melhor estratégia, na minha opinião, é devolver o carro no aeroporto de Faro, ir de lá a Sevilha de ônibus (todos os ônibus a Sevilha fazem uma parada no aeroporto de Faro) e só alugar um carro de novo ao sair de Sevilha para ir a outros pontos da Andaluzia.

Algarve dicas: como chegar

Algarve de avião

O aeroporto que serve ao Algarve está em Faro.

Faro é ligada por vôos diretos a Lisboa, ao Porto e às maiores cidades da Europa ocidental, como Londres, Paris, Milão, Amsterdã, Bruxelas, Frankfurt, Berlim e Genebra — tanto por cias. convencionais como pelas low-costs easyJet e Ryanair.

Se não houver vôos diretos, você pode conseguir vôos com conexão em Lisboa ou no Porto com a TAP.

Em Faro você pode alugar um carro ou ir à sua base de trem ou ônibus.

Trânsfers de Faro para outros pontos do Algarve

Compre com nosso parceiro Viator:

Algarve dicas: quando ir

Algarve de trem

Se o seu destino for Albufeira ou Faro, pode vir de Lisboa de trem.

Há pelo menos 5 trens por dia — veja os horários no site da CP.

O trem mais rápido é o Alfa-Pendular, que vai de Lisboa Oriente (passando por Lisboa Entrecampos) a Albufeira em 2h35, a Faro em 3h e a Tavira em 3h50.

Já os trens Intercidades, um pouco menos confortáveis e mais paradores, vão de Lisboa Oriente (passando por Lisboa Entrecampos e Lisboa Sete Rios) a Albufeira em 3h, a Faro em 3h30 e a Tavira em 4h20.

Você pode alugar carro tanto em Albufeira (clique Lagos (veja como chegar de ônibus).

Do Algarve à Espanha de trem

Não há trem entre o Algarve e a Espanha.

Algarve de ônibus

Sem carro, a melhor maneira de chegar a Lagos, Portimão e Vilamoura, e a única maneira de chegar a Carvoeiro é de ônibus.

No site da Rede Expressos você vê horários e compra passagens em três diferentes cias. (Rede Expressos, Renex e EVA). Pesquise com saída de Lisboa Sete Rios, a rodoviária mais central da cidade, ligada à estação Jardim Botânico do metro.

As linhas menos paradoras fazem Lisboa-Lagos em 3h45, Lisboa-Portimão em 3h10 e Lisboa-Vilamoura em 3h25.

Para ir de ônibus a Carvoeiro, compre passagem a Lagoa. O percurso leva 3h. Em Lagoa você segue a Carvoeiro de táxi ou de ônibus local, da linha Portimão-Praia do Carvalho (10 minutos de viagem).

Você pode alugar carro em Lagos (clique aqui), Portimão (clique aqui) ou Vilamoura (clique aqui).

Do Algarve à Espanha de ônibus

É muito fácil ir do Algarve a Sevilha de ônibus. Compre no site da Alsa.

Duração da viagem a Sevilha:

  • Desde Lagos: 5h30
  • Desde Portimão: 5h
  • Desde Albufeira: 4h30
  • Desde o Aeroporto de Faro: 4h
  • Desde Faro: 3h30

Veja onde ficar em Sevilha e um roteiro prático de 7 dias pela Andaluzia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

95 comentários

Olá, tudo bem?
Estou indo para Portugal no dia 12 de maio, tenho muita vontade de ir no Algarve, vc acha que já daria para aproveitar lá?

    Olá, Alexandra! Ainda não vai estar na temporada, mas o tempo já deve estar firme e com temperatura amena.

Bom dia!
Eu e meu marido iremos a Portugal em abril. Chegaremos por Porto e vamos seguindo ao sul parando em algumas cidades. Pensamos em Coimbra, Fátima, Alcobaça, Óbidos, Sintra e Cascais. Dormir em Estoril. Dia seguinte seguir em Direção ao Algarve e ficar por lá 3 dias. É viável passar por todas essas cidades num mesmo dia?
Após Algarve, finalizaremos nossa viagem com 4 dias em Lisboa.

Obrigada desde já

    Olá, Raíssa! Não dá. Você conseguiria ir de São Paulo ao Rio de carro parando em Maresias, Ubatuba, Paraty, Ilha grande e Angra no caminho, num dia só?

    Raissa, escolha 2 cidades para fazer paradas. Coimbra e Fátima OU Coimbra e Óbidos, Ou Fátima e Óbidos e assim por diante… Fátima não demanda muito tempo,a não ser que vcs queiram assistir a uma missa. Coimbra, tem muitas coisas a serem visitadas.Óbidos, rende, pelo menos uma manhã ou uma tarde. Alcobaça, se for para visitar o mosteiro, leva, na melhor das hipóteses, 1h e meia. Sintra, rende vários dias…Ou no mínimo, 1 dia inteiro. Cascais, também vele meio dia de passeio.
    Sugiro que vc pesquise sobre esses lugares, para escolher quais visitar nesse pouco tempo. Lembrando que ainda tem o tempo de viagem, tempo que perdemos ao entrarmos nas cidades e procurarmos um lugar para estacionar, tempo para fazer uma refeição, ir ao banheiro… O dia, continua tendo apenas 24h…

Bom dia!!
Estamos programando uma viagem de 7 dias em junho/20 e vamos ficar hospedados em Carvoeiro. Não conhecemos Portugal/Espanha, por isso queria incluir Lisboa ou Sevilha na programação. Na sua opinião, é possível encaixar nesse tempo?
Outra pergunta: partindo do Brasil, é melhor entrar por Lisboa e descer de carro ou ir direto para Faro? Se formos descer de carro, indica alguma cidade para conhecermos no caminho?
Obrigada!!

Ok, obrigada, estamos ainda montando o roteiro, acho então que nossa idéia inicial de chegar dia 23 e alugar um carro e ir direto conhecer a região e depois de uns dias, voltar a Lisboa pra passar o Réveillon, talvez seja mais interessante, concorda?

    Olá, Denise! Não recomendamos o Algarve nesta época. Mas você evidententemente não é obrigada a seguir a nossa recomendação.

Olá, vamos viajar para Portugal agora em dezembro/2019 e vamos passar Natal e Réveillon por lá, voltando início de janeiro/2020. Como queremos conhecer a região do Algarve, minha dúvida é se vale a pena passar o Réveillon por lá, em alguma das praias, elas são movimentadas nessa época?

    Olá, Denise! No Réveillon haverá movimento, mas não é uma época boa para estar num lugar de litoral.

Olá! Pretendo fazer uma viagem Algarve + Andaluzia com crianças de 7 anos e idosos. Por favor, gostaria de saber sua opinião quanto ao acesso às praias, terei dificuldade? Nas fotos parecem que temos que usar muitas escadas.

    Olá, Rosângela! As melhores praias têm, sim, escadas, mas só para quem efetivamente vai à praia. Se você só vai olhar do mirante, não precisa usar as escadas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.