Cancún

Guia de Cancún

Onde ficar em Cancún

Ao escolher onde ficar em Cancún, esta é a primeira questão que se impõe: vale a pena escolher um hotel ou resort all inclusive? Tudo depende da sua programação de passeios.

Se você quer fazer um passeio diferente a cada dia (Isla Mujeres, Chichén Itzá, Xcaret, Tulum, Cozumel + Playa del Carmen), tenha em mente que você vai ficar muito pouco no hotel. O all-inclusive vai ser aproveitado mesmo só à noite.

E se for um all-inclusive baratinho (“ah, tava o mesmo preço de um hotel sem café da manhã!”), vá ciente de que a comida não será grande coisa, e as bebidas serão genéricas.

O all-inclusive faz sentido se você planejar aproveitar o hotel. Nesse caso, escolha um hotel entre os mais luxosos (Le Blanc, Paradisus, Live Aqua), descolados (ME by Meliá, Hard Rock, Secrets The Vine), com mais atividades para as crianças (Iberostar, Club Med) ou em trechos calmos da praia, se você quer entrar n’água sem receio (os Riu estão).

Para passear e aproveitar o all-inclusive, o melhor é dividir a estada, programando os primeiros dias num hotel sem refeições e mais bem-localizado para passear (por exemplo: em Playa del Carmen) e os últimos dias descansando num all-inclusive em Cancún.

Uma alternativa meio-termo é hospedar-se direto num all-inclusive na Riviera Maia, onde a boa parte dos passeios pode ser feita em meio turno, permitindo que você também aproveite o hotel e a praia (que sempre será melhor na Riviera do que na Cancún urbana).

Ainda em dúvida? Leia os posts abaixo para saber mais sobre all-inclusive.

onde ficar em cancun

Diferenças das localizações em Cancún

Praia calma e all-inclusives baratinhos

Os hotéis assinalados em amarelo no mapa estão nas praias de mar calmíssimo, voltadas para a baía de Isla Mujeres. A faixa de areia é estreita mas a água é transparente e nunca há ondas. Por ali estão all-inclusives baratinhos (não espere nada da comida e da bebida) como o Occidental Costa, antigo Barceló Costa (km 4,5) e o Oasis Palm (km 4,5).

E outros com boa relação preço x qualidade, como o The Royal Cancún (km 4,5) e o complexo Riu Caribe/Riu Palace Península (km 5,5).

Praia calma e agito

O grupo marcado em vermelho tem duas vantagens: a praia continua calma e o agito (os clubes Coco Bongo e Dady O, e os bares animadões Carlos n’Charlie’s e Señor Frogs) está à porta: dá para ir caminhando. Por ali estão os all-inclusive Riu Palace Las Américas (km 8,5), Riu Cancún (km 9), Grand Fiesta Americana Grand Coral Beach (km 9) e Dreams Sands.

Se você não quer a companhia dos americanos que passam o dia nos bares do hotel para chegarem calibrados às discos, escolha um dos hotéis sem refeições incluídas: o correto Krystal Cancun e seu vizinho mais confortável, o Krystal Grand (antigo Hyatt Regency), no km 9.

Os três já estão na faixa de praia voltada para o leste, mas o mar ali naquele canto é tão calmo quanto na costa norte. Uma outra bela opção para quem quer sair para passear fora da cidade todos os dias e curtir a noite ao voltar é o Aloft, um hotel novo e moderno que está do outro lado da estrada (ou seja, não tem praia em frente).

Mar variável

Os hotéis em azul-claro ficam entre o pólo do agito e o shopping a céu aberto La Isla. O mar aqui tem comportamento variado: pode estar calminho ou agitado dependendo das condições atmosféricas. A cor será linda, mas não terá a mesma transparência das praias lá de cima.

Entre os destaques desta área estão os luxuosos Le Blanc (all-inclusive, km 10) e Live Aqua (all-inclusive, km 12,5), o moderninho ME Cancún (all-inclusive, km 12) e o recém-convertido Hyatt Zilara (era um Royal; all-inclusive, km 11,5).

Nesta região também fica um resort básico, com all-inclusive básico, que é basicamente oferecido como o chamariz dos pacotes das operadoras: o Flamingo Cancun Resort (km 11,5).

Se você não procura all-inclusive e quer hotelaria de primeira, o Westin Lagunamar não decepcionará (km 12).

Mar com ondas e grandes resorts

Os hotéis verdinhos estão abaixo do shopping Kukulcán Plaza. Esta foi a última região a ser ocupada pelos resorts, que tendem a ocupar espaços maiores e por isso serem mais completos. O mar tem ondas e, quanto mais para baixo na costa, mais repuxo.

É uma região para quem gosta mais de piscina do que de praia. O JW Marriott (km 14,5) não é all-inclusive.

Os outros que eu pesco aqui são all-inclusive: o charmoso Secrets The Vine (km 14,5), o animado Hard Rock Hotel (km 14,5), o sofisticado Paradisus Cancun (km 16,5) e o superfamília Iberostar Cancun (km 17).

O marcador rosa volta a marcar um trecho de praia tranqüila: a do Club Med, que tem uma prainha protegida na ponta de baixo da zona hoteleira.

All-inclusive na Riviera Maia

onde ficar em cancun ou tulum

Como eu já disse lá em cima, o melhor aproveitamento para uma hospedagem all-inclusive é quando você escolhe um resort na Riviera Maia. Você não precisará sair do hotel para pegar praia boa (as praias na Riviera são melhores do que as da zona urbana de Cancún) e muitos dos passeios poderão ser feitos em meio turno (cenote, Tulum, visita a Playa del Carmen, pulinho em Cancún). Só Xcaret e Chichén Itzá serão programas inevitavelmente de dia inteiro.

Na região entre Puerto Morelos e Playa del Carmen, considere o Zoëtry Paraíso de la Bonita (romanticíssimo e sofisticaderrérrímo), o Dreams Riviera Cancun e o Iberostar Grand Paraiso.

O Secrets Maroma Beach, o Hyatt Zilara Riviera Maya (os dois não aceitam crianças) e o Catalonia Playa Maroma e o Hyatt Zilara Riviera Maya.

Em Playa del Carmen, os novinhos Paradisus La Perla (não aceita crianças) e Paradisus Playa del Carmen estão na ponta norte da cidade, numa praia ótima, a cinco minutos de carro do centrinho.

O Hilton Playa del Carmen (não aceita crianças) e o Gran Porto Real estão na divisa entre o centro e as praias mais legais. Ao sul do centro (5 minutos de táxi), o condomínio Playacar é o endereço de complexos Riu e Iberostar.

Já entre Playa del Carmen e Tulum, dê uma olhadinha no Dreams Puerto Aventuras e no Catalonia Riviera Maya (ambos no densamente construído complexo Puerto Aventuras).

Consulte também no complexo Barceló Maya (na belíssima praia de Xpu-ha), no Catalonia Royal Tulum Beach (num trecho isoladão de Xpu-ha), no complexo Grand Palladium Katenah e no Gran Bahía Príncipe Akumal (um pouco ao sul de Akumal).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Riviera Maia sem all-inclusive

    Se puder, cacife um hotel top, como o Belmond Maroma (do braço hoteleiro da rede Orient-Express), o Banyan Tree Mayakoba ou o Esencia, em Xpu-ha (que é onde eu iria em lua de mel).

    Querendo pegar leve na carteira, fique em Playa del Carmen, que oferece o melhor custo x benefício do Caribe. Veja minhas recomendações em Playa no post destacado abaixo.

    87 comentários

    Ma, o Riu Palace Península tem uma ala exclusiva pra adultos em 2 prédios laterais, em frente a uma piscina tb privativa pra adultos, com vista para o mar e um bar em frente à praia e um restaurante a la carte exclusivo e incluso.
    Alguns quartos ficam de frente pra piscina, e têm uma hidro na suíte e outra na varanda (nos quartos do 1o e 2o andares).
    Hotel ok, bem frequentado (óbvio muitos americanos), bem familiar. Comida do Buffet, ok. Mas os restaurantes temáticos me pareceram todos decepcionantes e tem aquela coisa de vc ter que agendar, etc. Consegui agendar 3 e teria sido bem melhor ir no buffet. A noite dos frutos no buffet principal do mar (acho q na quarta) foi magnífica. Equipe sempre bem atenciosa.
    Mar lindo e calmo.
    Eu voltaria c certeza.

    Bom dia!!
    Estou com passagem comprada e ficarei 10 dias em Maio (5 a 15).
    A ideia é ficar uns 6 dias em Playa para fazer os passeios e o restante num all inclusive em Cancun.
    Minha dúvida é se vale a pena fechar os hotéis logo, ou esperar mais perto, já que será baixa temporada.

    Agradeço desde já!

      Olá, Josy! A partir de 90 dias começam a aparecer as tarifas descontadas. Você pode fazer reservas canceláveis sem custo (preste atenção nas condições) e eventualmente fazer novas reservas se aparecerem preços menores.

    Estive por duas vezes na região e indico a Riviera Maya para quem não tem interesse na vida noturna de Cancun ou passeios próximos (Isla Mujeres, por exemplo). Na Riviera você encontra resorts melhores, praias melhores, atendimento melhor é tudo a preço mais baixo que Cancun. Além disso, está mais próximos dos parques Xcaret, Xel-ha, Xplor e de Tulum. Estive no Barceló e indico fortemente pelo custo benefício e por estar na melhor praia da Riviera.

    Olá… Vou passar minha lua de mel em novembro em cancún ou riviera maya! Estou com dúvida em qual dos dois locais nós ficamos! Queremos um hotel bom e all inclusive pq gostamos de beber, mas ao mesmo tempo quero aproveitar o dia para passear e conhecer os passeios turísticos. Quero conhecer os shopping e cocobongo… mas tb quero ir para Tulum, Cozumel, Parques Xcaret e Xel-ha e cenotes…..

    Qual a melhor opção??? Cancun ou Riviera Maya??? Quantos dias é o ideal??

    Bom dia boiaaaaa!!!
    Desejo saber pelos menos 3 hoteis NÃO All inclusive em Cancun.
    Quero ficar 4 dias passeando, e 3 dias curtindo um resort em Rivieira Maia.

      Olá, Daniel! Leia os posts relacionados, que estão linkados nesta página.

    ola bóia, estou pensando em ficar no hotel Aloft, porém ele nao fica na praia. as praias em frente os hoteis sao fechadas ou eu poderia frequenta-las mesmo nao estando hospedado. obrigada

      Olá, Rodolpho! Você teria que ir às praias públicas da parte norte, como Gaviota.

      Mas olhe só: em vez de se sentir um intruso em Cancún, que tal se hospedar em Playa del Carmen?

      sim sim, a ideia é ficar 6 dias em playa del carmem e 4 dias em cancun, mas nesse caso acho q vou preferir ficar no krystal! muito obrigado pelos esclarecimentos. o blog é otimo, parabens!

      Se eu nao ficar em um hotel beira mar, eu nao posso frequentar aquela praia? ou apenas os bangalos da area?

      Olá, Erica! Se você tem acesso à areia, você pode transitar pela praia inteira. Só não pode ocupar espreguiçadeiras de outro hotel.

    Olá! Quero ir para Cancún, já decidi que vou ficar na rede RIU, porém não consigo definir qual dos quatro hotéis. Pela pesquisa que fiz, o Riu Caribe e o Pálace Península ficam próximos, na faixa do Km 5,5, assim como o Riu Cancun e o Riu Las Américas que ficam na faixa Km 8,5. Notei também que a diferença de valores é considerável. Mas, em contrapartida, não achei o comentário dos hóspedes que ficaram no mais barato (Rio Caribe) ruim. Todos satisfeitos (tripadvisor). Então, vocês poderiam me ajudar a identificar melhor as diferenças entre eles? Obrigada.

      Detalhe importante que esqueci de revelar: vamos (eu e meu marido) levar meu bebê que estará com 12 meses. Abraço.

      Olá, Caroline! Os hotéis do km 8,5 são interessantes para quem quer aproveitar as baladas próximas.

      Em all inclusive a diferença de preço indica a diferença de conforto das acomodações e de qualidade das bebidas. Se optar pelo mais barato, não vá com o padrão de exigência que você usaria no mais caro.

      Com criança eu ficaria no Riu Cancun…a praia é uma piscina mesmo, vale muito a pena.

    Voltei esta semana de Cancun e tive a oportunidade de conhecer o recém reinaugurado Presidente Intercontinental. Na realidade estive lá no primeiro dia em que reabriu depois da reforma (28/11/14). Fica na zona de praia calma (dos hotéis em amarelo no mapa). O hotel está maravilhoso, luxuoso, quartos totalmente reformados, camas padrão Intercontinental, enfim, perfeito. As áreas sociais também muito boas, com vários bares, e duas piscinas, sendo que uma apenas para adultos. Tem restaurantes de alto nível, e em 15min caminhando você chega na Coco Bongo, por exemplo. O hotel não é all inclusive, então é perfeito para aqueles que querem sossego e não curtem filas em buffets. A diária tá em torno de U$ 300 com café para o casal. Eu acho que vale super a pena. é uma opção mais refinada, inclusive fiz várias fotos, pena não ter como postar aqui…O site do hotel é http://www.presidentecancun.com

    Boa tarde!! Parabéns pelo site, é de grande ajuda para nossas viagens…
    Tenho uma dúvida, gostaria de me hospedar em Cancún, mas também gostaria de visitar as ruínas de Tulum, Chichén-Itzá, Cobá… seria melhor dividir minha hospedagem entre Cancún e Riviera Maya? Ou é tranquilo ficar só em Cancún e tirar alguns dias para visitar esses locais no estilo “bate-e-volta”?
    Obrigado!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito