Onde ficar em Fernando de Noronha

Guia de Fernando de Noronha

Onde ficar em Fernando de Noronha

Apesar de continuar muito cara em comparação ao continente, a hospedagem em Fernando de Noronha está cada vez mais profissional. Mesmo as pousadas mais simples renovaram seus equipamentos e oferecem café da manhã bastante satisfatório (lembrando que até os ingredientes frescos são ‘importados’ via aérea).

Uma pousada com localização conveniente e boas avaliações dos hóspedes sempre será um bom lugar onde ficar em Fernando de Noronha. Da nossa lista de recomendações só constam pousadas com nota mínima de 8 no Booking.

Antes de escolher, veja as diferenças entre as zonas de hospedagem e se precisa luxo em Noronha.

A Bóia recomenda:

Onde ficar em Fernando de Noronha: principais localizações

Há quatro núcleos princpiais de pousadas em Fernando de Noronha.

  • Vila dos Remédios: é o centro histórico da ilha e se estende até o mar. Concentra o comércio e a vida noturna, tem sua própria praia (a Praia do Cachorro) e está a uma distância caminhável das praias do Meio e da Conceição
  • Vila Floresta Nova fica na em frente à Vila dos Remédios, na outra margem da BR. Tem a maior concentração de pousadas da ilha. Dá para ir a pé à Vila dos Remédios e a suas praias
  • Vila Floresta Velha é a parte alta do centro. Dá para ir a pé à Vila dos Remédios, mas na volta você vai pegar uma ladeirinha. Muitas pousadas com vista para o Morro do PIco
  • Colina & Vila do Trinta se situam a meio caminho entre a Vila dos Remédios e o Porto. Para curtir a noite na Vila dos Remédios você encarar uma caminhadinha de 10/15 minutos – com subida na volta
  • Vila do Boldró e arredores tem boas pousadas a meio caminho entre o centrinho e o parque nacional
  • Praia da Conceição é a única que oferece pousadas à beira-mar
  • Sueste, na extremidade sul da BR 363, tem duas pousadas de luxo com vista para o mar

Precisa luxo em Noronha?

Ao contrário da maioria dos destinos badalados de praia do Nordeste, Fernando de Noronha nunca foi uma aldeia pitoresca de pescadores. Não. Noronha foi uma base militar. Seus bairros eram vilas militares.

Quando a ilha foi aberta para o turismo, nos anos 80, os visitantes passaram a ser acomodados nas casas dos moradore – em sua maioria, casinhas pré-fabricadas de madeira escura, besuntadas com um verniz mal-cheiroso. Para chegar ao seu quarto o hóspede passava pela sala onde a família via TV aboletada em sofazinhos cobertos com plástico para não estragar o estofado.

No fim da década de 90, programas governamentais de financiamento permitiram às pousadinhas equipar os quartos com o trio básico ar-TV-frigobar. Pouco a pouco elas foram deixando de ser ‘domiciliares’, com as famílias se mudando de suas casas originais para que mais quartos pudessem ser alugados.

O início dos anos 2000 marcou uma nova era na hospedagem da ilha. Foi quando a administração da ilha permitiu que investidores de fora se associassem a moradores na instalação de pousadas de luxo.

O aburguesamento da hospedagem em Noronha foi alvo de muitas críticas – tem gente que até hoje não engole o conceito ‘luxo em Noronha’. Mas o fato é que esses 20 anos de hospedagem-boutique acabaram contagiando (positivamente) todo o universo do turismo da ilha. Até as pousadas mais simples investiram em algum charminho. A estética militar de Noronha está em franca extinção.

Para quem não tem, digamos, di$posição para cacifar as pousadas top, há uma grande oferta de pousadas numa faixa intermediária entre as pousadas mais simples e as top.

Mesmo as pousadas menos caras já oferecem um serviço bastante profissional. Se a nota é boa, pode apostar. (O único risco é a luz do seu quarto ser branca.)

Onde ficar em Fernando de Noronha: Vila dos Remédios

Pousada Corveta

Aberta em 2018, a Pousada Corveta se localiza em plena Praça do Flamboyant, junto à BR e com vários restaurantes no entorno. Tem quartos arejados e água quente por energia solar. A música ao vivo dos bares da praça pode incomodar os ouvidos mais sensíveis.

Flamboyant Residence

O Flamboyant Residence está localizado bem na entradinha da Vila dos Remédios, a uma pequena caminhada de vários restaurantes e do ponto de ônibus. O café da manhã é de buffet (e à tarde é servido novamente café com bolo). A categoria ‘quarto família’ é duplex: tem uma cama de casal no andar de baixo e camas de solteiro no mezzanino.

Pousada Seu Dodó

Na quina de baixo da praça do Flamboyant, a Pousada Seu Dodó faz parte de um pequeno sítio. O acesso aos quartos é pela varanda comum. A maioria dos quartos tem vista para o verde e uma rede na varanda.

Pousada Tubarão, Pousada da Germana e Pousada Malibu

Num ruela transversal à via principal, três pousadas contíguas compartilham a mesma administração: a Pousada Tubarão, a Pousada da Germana e a Pousada Malibu. Apesar de ocuparem terrenos pequenos, as três têm quartos ligeiramente mais espaçosos que a média da vila.

A decoração é arrumadinha-clean; alguns quartos têm vista para o verde. Todas as três oferecem café da tarde incluído na diária.

O supermercado, o ponto de ônibus e lojas de conveniência estão à porta.

Hospedagem Junco Noronha

A Hospedagem Junco Noronha é uma boa opção para orçamentos mais restritos. Os quartos são pequeninos e as diárias não incluem café da manhã – mas a padaria e o restaurante de Mãezinha ficam bem pertinho.

Vila Hostel Noronha

No fim da rua do mercado e da padaria, o Vila Hostel tem quartos pequenos que compartilham um mesmo banheiro externo e dois quartos maiores (um triplo e um quádruplo) com banheiro interno. Os preços estão entre os menores da ilha, mas não serve café da manhã.

Pousada do Vale

A Pousada do Vale é a pousada de luxo da Vila dos Remédios. Melhor dizendo: o acesso à pousada é pela Vila dos Remédios, mas depois de descer uma ladeirinha, você já se sente no meio do mato – é como se hospedar numa chácara.

Os quartos são mais espaçosos do que propriamente luxuosos. Os jardins são muito bem-cuidados e a piscina, das mais bonitas da ilha, mesmo sem vista para o mar. Há também um spa.

Se você estiver hospedado numa quinta-feira, terá incluído na diária o (concorrido) festival de peixes do jantar (a Peixada do Sólon). Nas outras refeições, o hóspede tem 15% de desconto.

Pousadas em Noronha: Vila Floresta Nova

Pousada Maria Bonita

Inaugurada no verão de 2017, a Pousada Maria Bonita tem Bruno Gagliasso entre seus sócios.

A localização é ótima: junto à BR (sem estar na beira da estrada), à altura da entrada da Vila dos Remédios, sem ladeira para chegar ou sair. O terreno, apesar de compacto, é super bem-aproveitado: o arquiteto arranjou espaço para incluir uma piscininha (diminuta porém charmosa) e um lounge ao ar livre (do outro lado do predinho).

Ao contrário de outras pousadas da sua faixa de preço, no entanto, não há vista para o mar, nem para o Morro do Pico – a Maria Bonita é uma pousada, digamos, ‘urbana’. Seus quartos têm pegada contemporânea, com acabamento impecável, bastante acima da média noronhense.

Você só se lembra de que está na praia por causa do uso generoso de palhas, bambus e madeira na decoração — o forro de palha trançada é puro charme. A pousada não tem restaurante, mas sua posição central deixa o hóspede perto de grande parte das boas mesas de Noronha.

Pousada Maria Flor

Segunda pousada de Bruno Gagliasso na ilha (inaugurada no fim de 2020), a Pousada Maria Flor tem a arquitetura mais moderna de Noronha.

Escondida no início de uma rua sem saída na Floresta Nova, o projeto tira bom proveito visual da mata preservada nos fundos da pousada. Os quartos têm padrão 5 estrelas e a piscina, na parte alta do terreno, é das mais bem desenhadas da ilha.

Pousada Naiepe

Apesar de estar em frente à Vila dos Remédios, junto à BR, a Pousada Naiepe leva jeito de casa de sítio. O quintal tem duas árvores frondosas que dão sombra a um deck com redes. O café da manhã é bastante elogiado. O restaurante Xica da Silva fica ao lado.

Pousada Ilha do Frade

Localizada no finzinho da rua, a Pousada Ilha do Frade é uma das mais caprichadas da ilha – a tapioca que deseja bom dia no café da manhã é um dos detalhes que fazem a diferença.

Os fundos da pousada servem como mirante natural para o Mar de Fora e para a Ilha do Frade, que dá nome à pousada. Caso você chegue cedo do passeio do dia, pode aproveitar o café da tarde.

Corrente Marítima

Localizada numa rua entre a Floresta Nova e a Vila do Trinta, a Corrente Marítima é um achado para quem procura boa localização com preço simpático.

Os quartos têm pequenas varandas onde é servido o café da manhã com ingredientes que você escolhe na véspera, pelo WhatsApp.

Mar Atlântico

A Mar Atlântico foi uma das precursoras da renovação das pousadas domiciliares. Os quartos são clean e as áreas sociais, muito bem decoradas. Tem uma piscininha de fibra.

Verdes Mares

A Verdes Mares é outra antiga pousada domiciliar que foi renovada com muito charme. A decoração clean dos quartos é esquentada com colchas e cabeceiras coloridas. Alguns quartos têm um pequeno pátio privativo nos fundos.

Pousada Mar Aberto

Se você acha o estilo tudo-branco muito monótono, vai curtir a Pousada Mar Aberto. Aqui os ambientes são cheios de cor – com destaque para o forro revestido com chita florida que alegra a varanda e os ambientes sociais. A piscina é de fibra.

Pousada Pedras Secas

A Pousada Pedras Secas foi uma das primeiras pousadas fora da categoria superluxo a ser construída construídas do zero, sem reaproveitar uma casa já existente.

Os quartos têm varanda com vista para a mata – de alguns também dá para ver o mar. Oferece café da tarde.

Beco de Noronha

Nos fundos do bairro, a Beco de Noronha tem um jardim bastante agradável, com chuveirão, redário e espaço zen. Os quartos têm paredes coloridas contrastando com paredes de madeira escura. O café da tarde é servido às segundas, quartas e sextas.

Pousadas em Noronha: Vila Floresta Velha

Existem duas áreas distintas na Floresta Velha. Uma fica ao longo da BR, com acesso por uma ruazinha marginal, e só tem pousadas. A outra área é o miolo do bairro, onde se misturam moradias e pousadas.

Tesouro de Noronha

Das pousadas com acesso pela BR, a Tesouro de Noronha é a mais próxima do centro. Abriu em 2017. Tem quartos bem resolvidos (alguns, com varanda) e uma pequena piscina. Os apartamentos de fundos têm vista para o Morro do Pico.

Pousada Morena

Uma das pousadas mais antigas da ilha, a Pousada Morena foi inteiramente reconstruída para se encaixar na categoria suerluxo. Tem bangalôs espaçosos e a piscina com vista do melhor ângulo para o mar e o Morro do Pico. Um deck com jacuzzis completa a área social externa.

Pousada da Filó

Situada entre duas pousadas luxuosas (a Zé Maria e a Morena), a Pousada da Filó era uma pousada simples com vista espetacular para o mar e o Morro do Pico. Um banho de loja nos apartamentos e uma nova piscina de borda infinita deram um senhor upgrade à pousada – sem no entanto mudar de faixa de preço. Na volta da praia os hóspedes encontram café e brigadeiros no quarto.

Pousada Zé Maria

Localizada na ponta sul da Floresta Velha, com vista desimpedida para a mata e para o Morro do Pico, a Pousada Zé Maria é um dos ícones de Noronha. Sempre que Noronha é uma festa, Zé Maria é seu mestre de cerimônias – seja no ‘festival’ que acontece duas vezes por semana no restaurante da pousada, seja no seu disputadíssimo réveillon.

Os bangalôs são enormes: tem 50 e 80m² (os maiores têm jacuzzi na varanda). Há também quatro apartamentos ‘standard’ que dividem um mesmo bangalô e têm tarifas econômicas – para o padrão Zé Maria, claro.

Pousada Lua Bela

Aberta em 2016 depois de passar uma reconstrução total, a Pousada Lua Bela tem apartamentos e bangalôs confortáveis na medida, um piscinão e vista para o Morro do Pico.

É uma boa alternativa para quem quer instalações ainda novas por preços menos altos que os das pousadas de luxo. Um café da tarde está incluído nas diárias.

Doce Lar Hostel

O Doce Lar Hostel fica escondidinho no miolo da Floresta Velha. Leva jeito de casa, mesmo. Tem dois dormitórios com camas de solteiro (um feminino e outro misto) e mais um dormitório com beliches (misto). Também oferece quartos privativos (três com banheiros exclusivos, e um com banheiro comparitlhado).

Pousada Triboju

A Pousada Triboju é uma parceria entre dois astros pop. Ju Medeiros, o cantor oficial de Noronha, se associou ao baiano Durval Lelys, da banda de axé Asas de Águia, para montar uma das pousadas mais luxuosas da ilha.

Os bangalôs são bastante amplos: têm 70 m². Há também suítes, com sala e quarto, para acomodar famílias.

A piscina fica no centro do terreno, circundada pelos bangalôs e pela sede. O que perde em vista, ganha em privacidade.

Pousadas em Noronha: Colina & Vila do Trinta

Para quem vem da Vila dos Remédios em direção ao Porto, a Colina é a área à esquerda, voltada para o mar. Quase todas as construções ali são de pousadas.

A Vila do Trinta está à direita, e é um bairro com muitas moradias e algum comércio (a agência do Bradesco fica ali).

Colina Pousada Spa

Aberta no finzinho de 2018, a Colina Pousada Spa resultou da total reconstrução da antiga Pousada Colina. É das mais confortáveis da ilha.

Há uma fileira de apartamentos com vista para o mar (um deles, com hidro ao ar livre) e outros que dão para o jardim.

No fundo do terreno há bangalôs com piscininhas privativas – mas sem vista para o mar.

Alto Mar Guest House

Entre as pousadas pequenas de Noronha, a Alto Mar Guest House se destaca pela decoração criativa e alto astral. Os melhores quartos têm varanda e vista para o mar.

Pousada Magia

Toda coloridinha e decorada com inspiração new age, a Pousada Magia oferece uma das melhores relações custo x benefício da ilha.

Miragem Noronha

A Miragem Noronha é outra pousada construída do zero no local funcionava uma pousada simples. Tem uma boa piscina e uma linda vista.

Todos os quartos têm varanda – e na categoria luxo, a varanda vem com uma banheira de hidromassagem.

Os preços são intermediários entre as pousadas de alto luxo e as pousadas comuns.

Pousada da Villa

Ocupando uma casa grande na Vila do Trinta, a Pousada da Villa tem quartos confortáveis e um bonito pátio com mesinhas de ferro. Fica perto do ponto de ônibus e do mercado.

Pousada Alto da Vila

Convertida em pousada em 2017, a Pousada Alto da Vila já abriu no novo padrão de conforto da ilha. As áreas sociais são bem decoradas.

Casa Swell Hostel

A Casa Swell Hostel é o hostel mais descolado da ilha. Os quartos coletivos têm beliches. Mas há também quartos privativos – de casal, triplo e quádruplo.

Pousadas em Noronha: outros locais

Hospedando-se nas pousadas deste tópico, o centrinho já vai estar muito longe para ir a pé. Mas você estará a até 10 minutos de táxi de qualquer restaurante da ilha.

Vila do Boldró e arredores

Ecopousada Teju Açu

Escondidinha no meio do mato da estrada da Alamoa, sob a égide do Morro do Pico, a Ecopousada Teju Açu é, na minha opinião, a mais gostosa das pousadas de luxo de Noronha. Aconchego define. Graças ao uso generoso de palmeiras, bananeiras e folhagens, a (diminuta) propriedade ganha ares de jardim tropical.

O projeto arquitetônico é o mais bem-resolvido da ilha. Os bangalôs se distribuem de maneira assimétrica no entorno da piscina – que é compacta, mas valorizada por um belo mobiliário. Os apartamentos podem ser térreos (‘Teju’) ou no segundo andar (‘Teju Açu’). Caso você não se importe de andar pela estrada da terra (e enfrentar uma ladeirinha na volta), a Praia da Conceição está a 15 minutos de caminhada.

Na volta da praia, escolha um dos drinks da talentosa bartender Cinthia Lopes e aprecie a vista do Morro do Pico ao entardecer.

Hotel Dolphin

Postado à beira da BR, o Hotel Dolphin esconde um grande terreno com vista desimpedida para o Morro do Pico.

As acomodações, confortáveis e bem-decoradas, têm entre 23 m² (os ‘quartos duplos’) e 68 m² (a ‘villa deluxe spa’, com varanda e hidromassagem ao ar livre). A área da piscina é valorizada por elegantes gazebos.

Dá para ir a pé à Vila dos Remédios, mas acredito que você vá preferir chamar um táxi devido à ladeirinha. Caminhar até o ICMBio, porém, é fácil – o percurso é curto e no plano.

Pousada Canto do Boldró

A Pousada Canto do Boldró fica num lugar inesperado: entre a vila do Boldró e a praia do Boldró. Basta descer a ladeirinha, e você está na areia.

Os quartos são simples, mas espaçosos – e dá para tomar café da manhã com vista para o mar. Aproveite para não perder nenhuma das palestras do Tamar, que fica a 5 minutos de caminhada.

Praia da Conceição

A única praia com hospedagem é a Praia da Conceição – uma das praias centrais de Noronha.

Casa Conceição

O bed & breakfast Casa Conceição está de fato pé na areia. Você sai pelo portão da frente e está entre a barraca Duda Rei e o Bar do Doca, em plena praia.

Os quartos são compactos, mas os ambientes sociais – com cara de casa – são da maior simpatia. Você toma café da manhã com vista para o mar, no jardim ou na varanda da sala.

Pousada da Praia

Na fileira de trás dos bares de praia, a Pousada da Praia ocupa um prédio histórico – onde funcionou, em priscas eras, a cia. telegráfica italiana Italcable. A casa foi toda reformada por dentro e tem decoração bem colorida.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Sueste

    Nannai Noronha Solar dos Ventos

    A grife Nannai chegou a Fernando de Noronha em dezembro de 2020. A Nannai Noronha Solar dos Ventos é resultado de um makeover total da antiga pousada Solar dos Ventos.

    A localização privilegiadíssima – um terreno grande, com vista para a praia do Sueste – finalmente tem todo o seu potencial realizado. A nova piscina, entre o restaurante e os bangalôs, é a nova inveja de Noronha.

    Assim como o resort em Porto de Galinhas, o Nannai de Noronha dispõe de apartamentos geminados (de 30 m² para duas pessoas) e bangalôs avulsos (de 56 a 75 m², para até 3 adultos e 1 criança). Os hóspedes têm se derramado em elogios ao serviço.

    A praia do Sueste (atualmente interditada para banhos por ameaça de tubarão) fica a 15 minutos de caminhada.

    Pousada Maravilha

    Ícone da jet-setização de Noronha, a Pousada Maravilha introduziu o padrão de charme e serviço que passou a ser perseguido pelas demais pousadas de luxo da ilha.

    Os bangalôs proporcionam tomar banho de ofurô na varanda com vista para a praia do Sueste. Há também apartamentos geminados, um pouco menos caros.

    Pousada Sueste

    Em frente à Pousada Maravilha, do outro lado da estrada, a Pousada Sueste é uma relíquia da ilha. Seus quartos ganharam equipamentos novos, mas a pousada não perdeu o jeitão das antigas domiciliares, mantendo paredes de madeira, piscina de fibra e um ar caseiro na sala de estar.

    40 comentários

    Ola, irei a Noronha pela primeira vez com meu marido de 05 a 10 de junho. O que eu NAO posso deixar de fazer (passeios e lazer), quais suas sugestoes ? Pretendo ficar na Vila do Remedios, para que possamos ficar perto do comercio, restaurantes, etc, mas não queremos investir tanto em hospedagem, por ficarmos praticamente fora o dia todo… Quais suas indicações ? Orcamento curto em funcao dos voos estarem altissimos e seguirmos viagem por Porto de Galinhas com todas as dicas da Boia 😉 ate retornarmos para nosso destino inicial (RJ).

    Essa matéria já está com as atualizações que o Ricardo comentou na live? Acho que não constam as informações da viagem de agosto/22

    Bom dia. Alguma recomendação de local / hospedagem para ficar em Noronha com criança de 06 anos ?

    Obrigado

      Olá, Fabio! Não há hotéis com estruturas voltadas para crianças. Verifique se a pousada tem piscina, ao menos.

    Olá, boa tarde! Vou pra Noronha em setembro, 5 noites, em lua de mel. Alguma sugestão de pousada para o ocasião com boa localização?

      Olá, Julia! Nâo existe pousada de luxo mal localizada em Noronha. Maravilha, Nannai, Morena e Zé Maria têm as melhores vistas. Mas escolha a que achar mais charmosa e couber no seu orçamento.

    Boa noite, diante da reabertura do turismo, já é recomendável fazer a reserva em Noronha? Irei no fim de setembro de 2022 e não sei se já devo reservar.

      Olá, Ricardo! Não é necessária tanta antededência, mas se você achar bons preços de passagem aérea, pode comprar.

      Ok, entendi sobre passagem aérea, mas tem relação à hospedagem, nesse atual cenário, quanto tempo de antecedência devo reservar em Noronha?

      Olá, Ricardo. Você já recebeu a resposta, mas vou acrescentar minha experiência: fui neste mês à ilha (dezembro, que podemos considerar alta temporada) após decidir e providenciar tudo (passagens, hospedagem, taxas, etc.) em apenas uma semana. É claro que com antecedência você poderá economizar, mas não há necessidade de tanta antecedência assim.

    Ricardo, boa tarde

    Quanto ao preenchimento do formulário para pagamento da TPA (Taxa de Preservação Ambiental)o site lista uma série de estabelecimentos (pousadas hostel etc), mas a que fiz reserva não consta dessa relação do site. Você poderia me dizer como procedo com este detalhe para preencher corretamente tal formulário?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito