De São Paulo a Gramado de carro, com paradas: Serra Catarinense

Guia de Gramado

De São Paulo a Gramado de carro: roteiro com as melhores paradas

Grandes viagens de carro são uma ótima alternativa tanto para quem quer evitar viajar de avião. Que tal realizar aquela viagem de carro ao Sul que você sempre teve vontade de fazer?

Estes dois roteiros têm saída de São Paulo, mas acrescentando mais dois dias você pode sair do Rio de Janeiro ou mesmo de Belo Horizonte.

Se puder, faça o de roteiro de duas semanas, que explora atrações tanto da Serra Gaúcha quanto da Serra Catarinense.

Caso só tenha uma semana, o roteiro de 9 dias combina os destinos mais procurados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

São Paulo a Gramado em 2 semanas (ida e volta)

Nesse roteiro de São Paulo a Gramado de carro, você sai num sábado de manhã e volta para casa dali a três domingos, à noite. Todos os deslocamentos são feitos de dia. Você nunca viaja por dois dias seguidos: fica pelo menos duas noites em cada escala, para ter no mínimo um dia inteiro para passear.

São Paulo a Gramado de carro

Mesmo dispondo de duas semanas, você vai precisar optar entre paradas. Mas sempre que for necesário escolher, você vai encontrar um quadrinho em que a Bóia explica qual é a parada mais interessante para você.

Escolha a 1ª Parada da ida

Escolha uma dessas paradas e fique 2 noites. Você chegará no sábado à tarde e terá o domingo livre para passear.

A Bóia recomenda: que parada escolher?

  • Curitiba: escolha a Curitiba para abreviar o primeiro dia de estrada e fazer o circuito das atrações da cidade. Reservando com antecedência, dá para fazer o passeio de trem pela Serra do Mar.
  • Blumenau: escolha Blumenau se você quiser entrar no clima da herança colonial européia já em Santa Catarina.
  • Balneário Camboriú: escolha Balneário Camboriú se você gosta de noite com ambiente urbano, com bares e restaurantes no calçadão, e se quiser levar as crianças ao Beto Carrero World.

Curitiba (sábado e domingo)

São Paulo a Gramado de carro: Curitiba

Distância de São Paulo a Curitiba

São 420 km de distância (5h30 de estrada, sem contar as paradas).

Melhor caminho de São Paulo a Curitiba

Vá pela BR 116 (Régis Bittencourt), o caminho é direto e o percurso é inteiramente duplicado.

O que fazer em Curitiba

Na tarde da chegada, visite o Jardim Botânico e aproveite a Feirinha Gastronômica do Batel (vai até as 20h).

No domingo, vá à Feira do Largo da Ordem e complete o dia com visitas a parques já reabertos – meus preferidos são o Parque Tingui (que tem casas ucranianas) e o Bosque Alemão (com a Trilha de João e Maria, ilustrando o conto dos Irmãos Grimm).

Alternativamente, você pode tirar o domingo para embarcar no circuito do Trem Serra Verde Express (ida costeando a Serra do Mar, almoço em Morretes, volta de van) ou fazer o mesmo passeio de carro (descendo pela estrada da Serra da Graciosa e voltando pela BR 277).

Onde ficar em Curitiba

Quality Curitiba (funcional, na bela Praça Japão, no Batel), Slaviero Full Jazz (moderninho, bons preços), Ibis Batel (o mais bem-localizado dos Ibis), Transamérica Curitiba (confortável, bom serviço), Nomaa (boutique, no “Batel Soho”, o filé do Batel).

Blumenau (sábado e domingo)

Pomerode, Rota do Enxaimel

Distância de São Paulo a Blumenau

São 640 km de distância (8h30 de estrada, sem contar as paradas).

Melhor caminho de São Paulo a Blumenau

Vá pela BR 116 (Régis Bittencourt) até Curitiba, então contorno de Curitiba e descida pela BR 376 até Santa Catarina, desembocando na BR 101. À altura de Navegantes, pegue a BR 470. Os últimos 50 km ainda estão em processo de duplicação.

O que fazer em Blumenau

No próprio sábado, visite a Vila Germânica, que sedia a Oktoberfest. No domingo, vá até Pomerode (45 km) para fazer o circuito da Rota do Enxaimel (um núcleo de casas históricas da colonização alemã no distrito de Testo Alto (depois, visite a cervejaria Schornstein).

Onde ficar em Blumenau

Ibis Blumenau e Slaviero Essential (funcionais e bem centrais), Ibis Budget Blumenau (econômico), Glória (o clássico da cidade).

Balneário Camboriú (sábado e domingo)

Beto Carrero World

Distância de São Paulo a Balneário Camboriú

São 620 km de distância (8 horas de estrada, sem contar as paradas).

Caminho de São Paulo a Balneário Camboriú

BR 116 até Curitiba, então contorno de Curitiba e descida pela BR 376 até Santa Catarina, desembocando na BR 101. Percurso inteiramente duplicado.

O que fazer em Balneário Camboriú

No domingo, vá ao Beto Carrero World (40 km) ou, se não quiser sair de Balneário, faça o circuito do Parque Unipraias.

Onde ficar em Balneário Camboriú

Ibis Styles e BRUT by Slaviero (novos & estilosos), Mercure Camboriú (confortável), Hotel Melo (econômico).

2ª Parada da ida: Serra Catarinense (2ª e 3ª)

Distância até a Serra Catarinense

530 km de Curitiba (7h30 horas de estrada, sem contar as paradas), 313 km de Blumenau (5h30 de estrada, sem contar as paradas) ou 300 km de Balneário Camboriú (4h45 de estrada, sem contar as paradas), via BR 101 e BR 282.

Caminho até a Serra Catarinense

  • De Curitiba: Desça pela BR 376 até Santa Catarina e siga pela BR 101. À altura de Palhoça, saia para a BR 282. Passando Bom Retiro, saia pela SC 110 até a SC 390, que leva a Bom Jardim da Serra. Os últimos 230 km em pista simples.
  • De Blumenau: Siga pela BR 470 até Rio Sul, onde você sai para a SC 350. Em Alfredo Wagner você sai para a BR 282. Passando Bom Retiro, pegue a SC 110 até a SC 390, que leva a Bom Jardim da Serra. O percurso é feito inteiramente em pista simples.
  • De Balneário Camboriú: Siga pela BR 101. À altura de Palhoça, saia para a BR 282. Passando Bom Retiro, saia pela SC 110 até a SC 390, que leva a Bom Jardim da Serra. Os últimos 230 km em pista simples.
  • Atenção: a Serra do Rio do Rastro está em obras. Por isso o percurso é feito por Urubici.

O que fazer na Serra Catarinense

Serra Catarinense: Serra do Rio do Rastro

A estrada da Serra do Rio do Rastro (Lauro de Freitas-Bom Jardim da Serra) está em obras e não permite tráfego de 2ªa a 6ª (está aberta apenas sábado e domingo e feriados). Mas dá para chegar de viagem e ir direto contemplar a vista no Mirante da Serra do Rio do Rastro.

Na terça, vá de carro ao Mirante do Cânion da Ronda e agende a visita guiada da vinícola Villa Francioni (a 50 km de Bom Jardim da Serra). Querendo um dia mais intenso, agende para a manhã ou a tarde uma caminhada ao Cânion das Laranjeiras com guia local.

Onde ficar na Serra Catarinense

Rio do Rastro Eco Resort (confortável e auto-suficiente, próximo ao Mirante), Pousada Bugio da Serra (chalés rústicos, vista panorâmica da montanha), Fazenda Santa Rita Turismo Rural (bom custo x benefício), Pousada Serra & Jardim (caprichosa).

Bento Gonçalves (4ª e 5ª)

Distância até Bento Gonçalves

385 km de Bom Jardim da Serra (6h30 de estrada, sem contar as paradas).

Caminho até Bento Gonçalves

Vá pela SC 390 até São Joaquim e siga pela SC 114 até Lages. Atravesse ao Rio Grande do Sul pela BR 116.

À altura de Campestre da Serra, saia pela RS 437, que passa por Antônio Prado. Siga em direção a Veranópolis (40 km em estrada de terra) e pegue a BR 470 em direção a Bento Gonçalves. O percurso é feito inteiramente em pista simples.

De São Paulo a Gramado de carro: Vale dos Vinhedos

O que fazer em Bento Gonçalves

A viagem tem atrações pelo caminho. Saia da BR 116 para a RS 437 e pare em Antônio Prado (tem o centro histórico mais bem preservado da Serra Gaúcha). Também vale uma paradinha em Vila Flores, distrito histórico de Veranópolis. Entre Veranópolis e Bento Gonçalves há vários trechos panorâmicos pelo Vale do Rio das Antas; pare para contemplar o Belvedere do Espigão.

Na 5ª feira, faça o passeio da Maria Fumaça pela manhã (disponível a partir de novembro). Caso o passeio não interesse, faça a visita guiada com degustação de espumantes na Cave Geisse, em Pinto Bandeira. Depois do passeio da manhã, almoce e faça a visita guiada na Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos. Na 6ª feira, faça check-out do hotel, percorra o circuito dos Caminhos de Pedra e siga de lá a Gramado.

Onde ficar em Bento Gonçalves

Dall’Onder Grande Hotel (na rua do agito noturno), Laghetto Viverone e Dall’Onder Victoria (ambos perto de um pequeno shopping), Spa do Vinho (vertical e rebuscado, no Vale dos Vinhedos), Lote 20 (novinho e estiloso, em Pinto Bandeira).

Gramado (6ª, sábado, domingo e 2ª)

Com quatro noites, você vai ter três dias livres para passear.

Distância

110 km (2h20 de estrada, sem contar as paradas), via Santuário de Caravaggio e Caxias do Sul.

Caminho

Siga pela mesma estrada dos Caminhos de Pedra até o Santuário de Caravaggio. Continue pela Rodovia dos Romeiros até o centro de Farroupilha e siga pela BR 453 a Caxias do Sul. Continue pela BR 116 até Nova Petrópolis. De lá, a RS 235 leva a Gramado. Apenas o trecho entre Farroupilha e Caxias do Sul é duplicado.

Lago Negro, Gramado

O que fazer em Gramado

Onde ficar em Gramado

Aparados da Serra (3ª e 4ª)

Distância

115 km de Gramado (1h45 de estrada, sem contar as paradas).

Caminho

Saia por Canela. A RS 020 vai até Cambará do Sul. O percurso é feito inteiramente em pista simples.

Por que escolher esta parada

Escolha seguir este itinerário e fazer esta parada em Cambará do Sul para usufruir da ótima estrutura do Parque Nacional dos Aparados da Serra, que oferece trilhas auto-guiadas a mirantes deslumbrantes. Caso não se interesse por caminhadas, porém, considere a volta alternativa (veja aqui).

Cânion do Itaimbezinho

O que fazer

Na tarde do dia de chegada, faça uma das trilhas do cânion da Fortaleza (a 18 km do centro) — a trilha do Mirante (3,5 km total) ou a trilha do Tigre Preto + Pedra do Segredo (3 km total). Caso você chegue cedo, consegue fazer as duas. No 4ª, faça as duas trilhas da parte alta do cânion do Itaimbezinho (a 20 km do centro) — a trilha do Cotovelo (6 km total) e a trilha do Vértice (1,5 km total). Ambos têm os percursos bem sinalizados e acesso por carro.

Onde ficar

Parador Casa da Montanha (cabanas e bangalôs confortáveis à beira de um pequeno vale, um dos hotéis de montanha mais charmosos do Brasil), Cambará Eco Hotel (junto ao centrinho, à beira-lago; hotel convencional, de 3 andares), Recanto do Lago (cabaninhas à beira-lago, fora da cidade), Aires de Patagônia (estilo estância, fora da cidade), Pousada Serra Geral (confortável, serviço elogiado, no centro).

Parada da volta: Praia em Santa Catarina

Escolha um desses dois destinos do litoral para curtir praia antes de voltar para São Paulo.

A Bóia recomenda: que parada escolher?

  • Florianópolis: Escolha a Florianópolis se tiver fôlego para passear pela ilha.
  • Bombinhas: Escolha Bombinhas para curtir descanso — no máximo, para rodar até outras praias na própria península.

Florianópolis (5ª, 6ª e sábado)

De São Paulo a Gramado de carro: ostras em Florianópolis

Distância

325 km de Cambará do Sul (4h45 de estrada, sem contar as paradas).

Caminho

Desça pela BR 427 até a BR 101, que leva às praias catarinenses. Os primeiros 55 km são percorridos em pista simples.

Distância a São Paulo

700 km (9h30 de viagem, sem contar as paradas).

O que fazer

Na tarde da chegada (quinta), visite o vilarejo açoriano de Santo Antônio de Lisboa e contemple o pôr do sol comendo ostras, ali ou na vizinha Sambaqui. No dia seguinte (sexta), pegue praia (Jurerê, Lagoinha ou Praia Mole) e depois faça um almoço tardio na Costa da Lagoa. No sábado, faça o passeio de barco à Ilha do Campeche e faça um almoço tardio no Mercado Público (veja aqui).

Onde ficar

Selina Floripa (descontraído, em grande terreno em frente à Praia Mole), Girassóis da Lagoa (bed and breakfast à beira d’água no centrinho da Lagoa da Conceição), Mercure Convention (hotelão no caminho das praias do norte e da Lagoa da Conceição), Antares Club Hotel (pé na areia na praia da Lagoinha), Jurerê Beach Village (apartamentos com cozinha equipada, pé na areia em Jurerê), Valerim Florianópolis (econômico, no Centro), Blue Tree Premium (ao lado do shopping, no Centro).

Bombinhas (5ª, 6ª e sábado)

Praia de Bombinhas

Distância

375 km de Cambará do Sul (5h45 de estrada, sem contar as paradas).

Estrada

70 km não-duplicados.

Distância a São Paulo

650 km (9h de estrada, sem contar as paradas.

O que fazer

Aproveite a tarde da chegada e a 6ª para curtir com sossego a praia principal, Bombinhas, e as prainhas escondidas logo adiante (Lagoinha, Embrulho e Sepultura). Daí no sábado dê um rolê pelas outra praias da península (Quatro Ilhas, Mariscal, Zimbro, Conceição, Tainha).

Onde ficar

Vila do Farol (pousada com estrutura de hotel, na praia principal), Pousada Palmeiras (acesso às prainhas escondidas), Boulevard Bombinhas (na prainha escondida da Lagoinha), Dubai Bungalows (acesso a pé a Bombinhas e Quatro Ilhas).

Volta alternativa: sem Aparados

Caso você não simpatize com o programa de caminhadas nos Aparados da Serra (ou se a parada na Serra Catarinense já preencher a cota de paisagens serranas na sua viagem), vá direto de Gramado para Santa Catarina, fazendo duas paradas no litoral.

Clique nos nomes em azul para as informações sobre a parada.

Florianópolis + Bombinhas

  • Vá de Gramado a Florianópolis (450 km de distância, 5h40 de estrada). Durma a 3ª, a 4ª e a 5ª em Florianópolis.
  • Siga de Florianópolis a Bombinhas (80 km de distância, 1h30 de estrada). Durma a 6ª e o sábado em Bombinhas.
  • Volte de Bombinhas a São Paulo no domingo (650 km de estrada, 9h de viagem sem contar as paradas).

Florianópolis + Balneário Camboriú

  • Vá de Gramado a Florianópolis (450 km de distância, 5h40 de estrada). Durma a 3ª, a 4ª e a 5ª em Florianópolis.
  • Siga de Florianópolis a Balneário Camboriú (85 km de distância, 1h10 de estrada). Se quiser, pegue praia em Bombinhas no meio do caminho. Durma a 6ª e o sábado em Balneário Camboriú (com crianças, passeie no sábado no Beto Carrero World).
  • Volte de Balneário Camboriú a São Paulo no domingo (620 km de estrada, 8h de viagem sem contar as paradas).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

São Paulo a Gramado em 9 dias (ida e volta)

Neste roteiro de São Paulo a Gramado de carro, você sai sábado de manhã e está de volta em casa no domingo da semana seguinte, à noite. Todos os deslocamentos são feitos de dia. Você nunca viaja dois dias consecutivos. Dorme pelo menos duas noites em cada base, para ter no mínimo um dia inteiro para passear no local.

Como o tempo é curto, você vai precisar optar entre paradas. Mas conte com a Bóia para escolher a parada que melhor se encaixa no seu perfil de viajante.

Escolha a parada da ida

Escolha uma dessas paradas e fique 2 noites, para poder descansar do longo deslocamento. Você chegará no sábado à tarde e terá o domingo livre para passear.

A Bóia recomenda: que parada escolher?

  • Escolha Balneário Camboriú se você gosta da noite com ambinete urbano, e quer levar as crianças ao Beto Carrero World
  • Escolha Blumenau se você quiser entrar no cliima da herança colonial europeia já em Santa Catarina.
  • Escolha Bombinhas se preferir um dia de praia
  • (Você também pode trocar por alguma das paradas da seção Volta)

Balneário Camboriú (sábado e domingo)

Beto Carrero World

Distância

620 km de São Paulo (8 horas de estrada, sem contar as paradas).

Caminho

BR 116 (Régis Bittencourt) até Curitiba, então contorno de Curitiba e descida pela BR 376 até Santa Catarina, desembocando na BR 101. Percurso inteiramente duplicado.

O que fazer

No domingo, vá ao Beto Carrero World (40 km) ou, se não quiser sair de Balneário, faça o circuito do Parque Unipraias.

Onde ficar

Ibis Styles e BRUT by Slaviero (novos & estilosos), Mercure Camboriú (confortável), Hotel Melo (econômico).

Blumenau (sábado e domingo)

Cervejaria Eisenbahn, Blumenau

Distância

640 km de São Paulo (8h30 de estrada, sem contar as paradas)

Caminho

BR 116 (Régis Bittencourt) até Curitiba, então contorno de Curitiba e descida pela BR 376 até Santa Catarina, desembocando na BR 101. À altura de Navegantes, pegue a BR 470. Os últimos 50 km ainda estão em processo de duplicação.

O que fazer

no próprio sábado, visite a Vila Germânica, que sedia a Oktoberfest. No domingo, vá até Pomerode (45 km) para fazer o circuito da Rota do Enxaimel (um núcleo de casas históricas da colonização alemã no distrito de Testo Alto (depois, visite a cervejaria Schornstein).

Onde ficar

Ibis Blumenau e Slaviero Essential (funcionais e bem centrais), Ibis Budget Blumenau (econômico), Glória (o clássico da cidade)

Bombinhas (sábado e domingo)

De São Paulo a Gramado de carro: Bombinhas

Distância

650 km de São Paulo (9h de estrada, sem contar as paradas).

Caminho

BR 116 (Régis Bittencourt) até Curitiba, então contorno de Curitiba e descida pela BR 376 até Santa Catarina, desembocando na BR 101. Saia da estrada à altura de Porto Belo. Os últimos 15 km são em pista única.

O que fazer

Se quiser turbinar seu instagram, faça um giro de praias da península no domingo. Mas se resolver tirar o dia para curtir praia de verdade, aproveite a praia principal de Bombinhas e suas prainhas escondidas logo adiante (como Lagoinha, Embrulho e Sepultura).

Onde ficar

Vila do Farol (pousada com estrutura de hotel, na praia principal), Pousada Palmeiras (acesso às prainhas escondidas), Boulevard Bombinhas (na prainha escondida da Lagoinha), Dubai Bungalows (acesso a pé a Bombinhas e Quatro Ilhas).

Gramado (2ª, 3ª, 4ª e 5ª)

Com quatro noites, você vai ter três dias livres para passear.

Distâncias

  • De Balneário Camboriú: 510 km (6h30 de estrada, sem contar as paradas)
  • De Blumenau: 575 km (7h30 de estrada, sem contar as paradas)
  • De Bombinhas: 500 km (6h45 de estrada, sem contar as paradas)
  • Caminho: Siga pela BR 101, que está inteiramente duplicada até o Rio Grande do Sul. À altura de Terra de Areia, pegue a BR 453 (Rota do Sol). À altura de Tainhas, saia para a RS 020, que passa por São Francisco de Paula e chega a Gramado via Canela. Os últimos 130 km são de pista única
De São Paulo a Gramado de carro

O que fazer em Gramado

Onde ficar em Gramado

Escolha a parada da volta

Escolha uma dessas paradas e fique 2 noites. Você vai ter um dia inteiro para descansar ou passear antes da viagem de volta.

A Bóia recomenda: que parada escolher?

  • Praia do Rosa: Escolha a Praia do Rosa para descansar. As pousadas são aconchegantes, preparadas também para um eventual frio. Há bons restaurantes.
  • Florianópolis: Escolha Florianópolis se você não concebe fazer uma viagem de carro ao Sul que não inclua uma visita à ilha. Mas vou avisando: um dia e meio livres é muito pouco tempo.
  • (Você também pode trocar por alguma das paradas não-escolhidas da seção Ida.)

Praia do Rosa (6ª e sábado)

Praia do Rosa

Distância

380 km de Gramado (5h15 de estrada, sem contar as paradas).

Caminho

Volte pela RS 020 e BR 453 até a BR 101. Suba na direção norte e saia da estrada à altura de Garopaba. Serão 145 km em pista simples (130 km até a BR 101, e 15 km da BR 101 até o Rosa).

Distância a São Paulo

750 km (10h30 de viagem, sem contar as paradas; é uma volta bastante puxada).

O que fazer

Na tarde da chegada (sexta), aproveite a praia principal. No dia seguinte (sábado), se não quiser repetir o programa, dá para fazer um tour de praias entre Garopaba e Imbituba: Silveira, Ferrugem, Barrinha, Lagoa de Ibiraquera.

Onde ficar

Fazenda Verde do Rosa (terreno amplo que vai até a beira-mar, chalés individuais), Caminho do Rei (uma pousada de montanha na praia, melhor mirante da Praia do Rosa), Village Praia do Rosa (casinhas completas, com churrasqueira, junto à praia), Villa Agrifoglio (quartos arejados e chalés completos, perto do acesso ao canto norte da praia, mais sossegado).

Florianópolis (6ª e sábado)

Canto esquerdo da Praia Mole, Florianópolis

Distância

450 km de Gramado (5h40 de estrada, sem contar as paradas).

Distância a São Paulo

700 km (9h30 de viagem, sem contar as paradas).

O que fazer

na tarde da chegada (sexta), visite o vilarejo açoriano de Santo Antônio de Lisboa e contemple o pôr do sol comendo ostras, ali ou na vizinha Sambaqui. No dia seguinte (sábado), pegue praia (sugiro Jurerê, Lagoinha ou Praia Mole) e depois almoce na Costa da Lagoa (veja aqui).

Onde ficar

Selina Floripa (descontraído, em grande terreno em frente à Praia Mole), Girassóis da Lagoa (bed and breakfast à beira d’água no centrinho da Lagoa da Conceição), Mercure Convention (hotelão no caminho das praias do norte e da Lagoa da Conceição), Antares Club Hotel (pé na areia na praia da Lagoinha), Jurerê Beach Village (apartamentos com cozinha equipada, pé na areia em Jurerê), Valerim Florianópolis (econômico, no Centro), Blue Tree Premium (ao lado do shopping, no Centro).

Vale a pena alugar carro para viajar?

Viajar com carro próprio é uma decisão óbvia: já está na garagem, é só pôr na estrada.

Mas e se você não tiver carro? Ou se o carro não estiver em condições de ser submetido a uma viagem para longe? Ou ainda se você não estiver disposto a desgastar seu carro num percurso de longa distância?

Alugar um carro para fazer uma viagem pode ser vantajoso, sim. E é menos caro do que você imagina.

A partir de 7 dias de locação, a diária média cai bastante, porque o sistema já aplica a tarifa semanal.

E se você pensar numa viagem realmente longa e puder alugar o carro por 30 dias corridos, vai ficar surpreso: a tarifa mensal, calculada automaticamente pelos sites, pode ficar mais em conta do que a manutenção que você precisaria fazer no seu carro na volta (e com a facilidade de pagar em até 10 vezes).

Você pode pesquisar esses valores facilmente em sites como nosso parceiro Rentcars, que compara tarifas promocionais de várias locadoras.

34 comentários

Primeiramente gostaria de agradecer pelo conteúdo de ótima qualidade do blog! Viajamos para o sul da Bahia seguindo as dicas e foi ótimo! Não estou conseguindo casar as diárias que já tenho em Bento Gonçalves (ponto principal da viagem por causa das vinícolas) com os dias destinados a região da Serra do Rio do Rastro. Saio do Rio dia 30/10, vou dormir em Curitiba. Minha reserva em Bento Gonçalves é no dia 02/11. O que sugere? Pensei em ficar/dormir em Curitiba nos dias 30 e 31. No dia 01/11 ficar em Blumenau. E no dia 02 fazer Blumenau x Bento Gonçalves. Deixaria a Serra do Rio do Rastro para a volta para o Rio. É viável?

Muito obrigada pelos roteiros, nosso planejamento é partir 17/12/21, mas não faremos Floripa porque ja conhecemos!
Vamos com crianças .. 1 ano e 7 anos.
Alugaremos 1 carro com certeza.. orçamento interessante.
Xô pandemia até lá.

Com as fronteiras fechadas, pensei em fazer esse roteiro de 15 dias, mas em Maio-Junho. Dai fiquei com duvida, apesar de ser um excelente epoca para Serras gauchas e catarinenses, fiquei com duvida se as praias de Santa Catarina valem a pena nessa epoca

    Olá, Luis! O outono tem tempo mais firme que o verão no litoral catarinense. Abril é uma época ideal. Em maio pode rolar um veranico, vai depender da sorte. Em junho pode fazer sol mas estará frio para praia.

Bom Dia, Bóia!!
Estou planejando uma viagem de SP – RS de 20 dias(Final de novembro e inicio de dezembro de 2021) e gostaria de saber o que você acham desse roteiro?
Curitiba – 3 dias
Bombinhas (6 dias) – Incluindo Balneário
Florianópolis (5 dias)
Nova Veneza (1 dia)
Gramado / Canela (5 dias) – Incluindo Bento Gonçalves/ Garibaldi / Cambará

O que acha?
Abraços e muito obrigado.

    Olá, André! É pouco tempo para a Serra Gaúcha, diminua Floripa e Bombinhas e faça base em Bento também.

    Bombinhas eu havia deixado 6 dias, porque 2 dias seriam para o Beto Carrero World, o que acha??
    É realmente necessário a base em Bento? De Canela eu não consigo aproveitar a região?

    Olá, André! São duas horas e meia para ir, duas horas e meia para voltar. A região oferece dois dias de passeios.

Nossa, adorei esse roteiro, você tem alguma ideia de quanto sairia esse rolê?

    Olá, Flávia!

    Depende de onde você se hospeda, de como come/bebe, de quantas atrações pagas vai querer visitar, até mesmo do consumo de combustível do seu carro.

Estamos pensando em ir de carro, somos 4 amigos, de Sao Paulo a Ametista do Sul mas aproveitando para conhecer Gramado que não conhecemos,a lém do Salto de Yucumã e outros lugares turisticos e bonitos. Desejamos fazer isso em 16 dias, em princípio sem reservas antecipadas, no final de novembro. Adoro suas sugestões, gostaria de sua opinião. Grata

    Olá, Edite! Não temos conteúdo sobre Ametista do Sul, mas neste roteiro a parada pode ser encaixada entre a Serra Catarinense e Bento Gonçalves.

Adorei o roteiro! Estamos programando de ir de Sorocaba a Gramado em janeiro com nossa filha de 8 anos. Alguma dica especial para passeios com crianças?

Ótima sugestão de roteiro! 😉
Fizemos um roteiro semelhante, há 20 anos (!!!), mas fomos de avião do Rio pra Caxias do Sul, alugamos carro subindo por dentro até Curitiba e descendo de volta pelo litoral: toda a serra gaúcha, Lajes, Curitiba, Bombinhas, Floripa. Levamos uns 12 ou 15 dias… Na serra catarinense, ficamos em uma fazenda (não era hotel fazenda, era fazenda mesmo!), em Lajes. Não sei se ainda há fazendas com hospedagem nessa região, mas foi uma experiência fantástica, bem no meio do caminho pra Curitiba!
Abs.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.