João Pessoa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

João Pessoa: quando ir

Leve três aspectos em consideração ao programar sua viagem a João Pessoa: o clima (para não pegar chuva), a época do ano (para encontrar o mar azul) e a lua certa (para conseguir fazer os passeios de maré baixa).

  • Tempo bom x chuva

Para pegar o tempo mais seco, vá entre setembro a janeiro quando chove muito pouco.

(Se não quiser se incomodar com chuva, evite os meses entre abril e julho.)

Fevereiro, março e agosto são meses de transição entre as duas estações, com chuvas moderadas.

O que acontece na estação das chuvas? Pode acontecer de tudo: você pode sofrer uma seqüência de dias completamente nublados e chuvosos, pode pegar simplesmente chuvas torrenciais intercaladas com longos períodos de sol; ou pode dar sorte de não pegar chuva nenhuma. Vai depender do seu prestígio pessoal com São Pedro. Se chover, porém, não dá para reclamar: o caderninho avisou que as chuvas poderiam/deveriam vir.

João Pessoa: quando dá praia?

  • Cor do mar

O litoral da Paraíba se caracteriza pela mudança de cor do mar ao longo do ano. Se você quer encontrar praias com águas lindamente azuis ou esverdeadas como as que aparecem nestas fotos, venha entre os meses de dezembro e março.

Em abril, com a chegada das chuvas, as águas vão turvando, e permanecem cor de doce de leite até às vésperas do verão. Mesmo no início da estação seca, em setembro, as águas ainda estarão turvas, por causa dos ventos fortíssimos dessa época, que se estendem até novembro.

  • Passeios na maré baixa

Os passeios que dependem de maré muito baixa só são oferecidos em João Pessoa durante 20 dias por mês. Nos 10 dias restantes o nível do mar não baixa suficientemente para fazer emergir a 'ilha' de Areia Vermelha ou revelar as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas.

Se esses passeios são essenciais nos seus planos de viagem, programe sua vinda a João Pessoa em período de lua cheia ou nova, quando a maré ocorre sempre pela manhã e seca mais. Os passeios com o maior proveito são feitos nos 5 dias entre a véspera da entrada da lua cheia ou nova e o terceiro dia posterior à entrada da lua cheia ou nova. Em termos de horário, os melhores dias são o dia da entrada da lua (quando a maré baixa ao nível mínimo lá pelas 9h30) e o dia posterior (quando o nível mínimo da maré ocorre em torno das 10h).

(Na antevéspera da entrada da lua a maré já seca o suficiente, mas acontece cedo demais, em torno das 7h.)

Veja neste post como funcionam as marés e como entender a tábua de marés.

15 comentários

Patrícia Felisberto

Olá, pessoal. Acabei de retornar de Jampa. De fato, as chuvas foram ocasionais, mas como é típico no Nordeste, logo a seguir o céu se abre e o sol aparece. Nada é capaz de atrapalhar nossos programas nesse lugar paradisíaco! Vale muito a pena!

David
DavidPermalinkResponder

Muito úteis essas informações, obrigado!

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Queria ir em junho. Mas segundo a indicação não é um bom mês. Alguém que ua tenha ido nesta época pode me relatar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Não jogue seu dinheiro fora. Em junho a possibilidade de chover, e chover muito, é enorme. Sim, pode haver quem tenha tido a sorte de ter pego sol, e se você procurar bastante na internet, vai achar alguém que vai te encorajar a investir numa furada.

A sua pergunta é: "estou pensando em ir em junho ao segundo lugar do litoral brasileiro onde chove mais em junho. Alguém me recomenda ir em junho ao segundo lugar do litoral brasileiro em que chove mais em junho? obrigada!"

https://www.viajenaviagem.com/2016/02/praia-em-junho-brasil-caribe

Carla
CarlaPermalinkResponder

Sheila, eu não iria para lá, principalmente nos meses de maio e junho. Costuma chover bastante no nordeste, nessa época.

Mariane Martins

Estamos agora aqui, janeiro, e a tres dias chove e o sol não aparece. O pessoal disse que nesta época é normal. Então, se quiser sol, não venha em janeiro..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariane! Não é normal não. Este verão está chuvoso no Nordeste por causa de La Niña.

Lays
LaysPermalinkResponder

Os ventos de setembro chegam a atrapalhar os passeios e o dia a dia nas praias? Estive na Praia do Forte ano passado em setembro, e peguei muito vento, a ponto de dar dar de cabeça sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lays! Até hoje nunca recebemos queixas nem sobre a Praia do Forte... normalmente o que causa transtorno em agosto/setembro são as grandes marés, que podem trazer erosão. Queixas sobre ventos costumam estar associadas à costa do Nordeste voltada para o norte (oeste do RN, Ceará, Piauí, Maranhão).

Luciano Roberto Bandeira

Gosto muito de passar férias em João pessoa nunca levei minhas filhas pretendo desta vez levar mas tenho dificuldade na ora de escolher uma pousada que fique próximo da praia feira de artesanato etc somos 4 pessoas quero ter serteza de data que poderemos proveitar o sol e lazer sem invernada e estadia assecivel

Marildes Elias de melo

Gostaria que você me fizesse um roteiro para conhecer João pessoa por dois dias

Alexandra
AlexandraPermalinkResponder

Alguém poderia me dizer como está João Pessoa esse mês? Está chovendo?
Fui ano passado em fevereiro e foi perfeito.
Esse ano quero voltar nas minhas férias são em julho.
Alguém foi em julho e pegou muita chuva?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar