Introdução aos Lençóis Maranhenses

Guia dos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

É lindo. É único. É o ecossistema mais original do Brasil.

Mas de “deserto”, os Lençóis Maranhenses só têm mesmo a areia. Chove bastante no primeiro semestre: é o que faz as lagoas encherem, ano após ano.

Lá por junho, as chuvas cessam e o sol passa a brilhar todos os dias. E então as lagoas começam, lentamente, a secar. Em meados de outubro, a maior parte estará vazia.

Entre junho e setembro você pode ver de perto essa paisagem única no mundo de lagoas entre dunas. Mas além de acertar no timing, vale a pena planejar a sua movimentação pelos Lençóis Maranhenses.

São três bases possíveis para se chegar aos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Enquanto Barreirinhas pouco mudou nos últimos anos, Atins e Santo Amaro sofreram muitas transformações (a maioria delas, positiva).

Entender o perfil de cada base dos Lençóis Maranhenses vai ajudar você a fazer a viagem mais redonda possível.

A Bóia recomenda:

  • Venha entre junho e setembro para encontrar lagoas com volume e sol constante
  • Se ficar até 3 noites, hospede-se numa única base
  • Com 4 a 5 noites, durma em duas bases
  • A partir de 6 noites já dá para ficar nas três bases
  • Acredite: Barreirinhas não é essencial
  • Não deixe de fazer os passeios de Santo Amaro
  • Atins é a base ‘cool’ (mas o kitesurf é mais importante que as lagoas)

Barreirinhas não é base obrigatória

Barreirinhas é a “capital” dos Lençóis Maranhenses. Por ser a base de acesso mais fácil e ter a melhor estrutura, muita gente acha que é indispensável ficar aqui.

Não é. Barreirinhas é a base mais econômica e que oferece os melhores passeios não relacionados a lagoas. Os circuitos de lagoas visitados a partir de Barreirinhas são lindos, mas dão trabalho para chegar – é preciso atravessar o rio de balsa e ainda rodar 30 a 40 minutos por estradinhas de areia.

Por isso, antes de bater o martelo na sua estada em Barreirinhas, leia sobre as vantagens e desvantagens de Barreirinhas, e informe-se sobre Santo Amaro e Atins.

Santo Amaro é o filé dos Lençóis Maranhenses

É incrível como tanta gente nunca ouviu falar de Santo Amaro do Maranhão. Na minha primeira viagem aos Lençóis Maranhenses, em 2005, um leitor me deu a dica: não perca Santo Amaro! As lagoas mais bonitas estão lá!

De fato, Santo Amaro está praticamente dentro do parque nacional. As lagoas estão pertíssimo do povoado, e sua localização permite acesso fácil a lagoas situadas no miolo do parque – as que demoram mais a secar.

Santo Amaro continua com vida social zero, mas o acesso agora não deve nada a Barreirinhas: a estrada está asfaltada e uma ponte, inaugurada em 2021, permite que qualquer carro chegue até o centrinho da vila.

A questão de hospedagem, que sempre foi o fraco de Santo Amaro, já está evoluindo. Hoje o povoado já tem uma meia dúzia de opções dignas (e algumas, até charmosas).

Leia sobre as vantagens e desvantagens de Santo Amaro.

Atins é o lado cool dos Lençóis Maranhenses

Situada na foz do Rio Preguiças, Atins é o único vilarejo dos Lençóis Maranhenses com praia. Graças aos ventos que sopram forte entre agosto e janeiro, Atins há muitos anos virou point de kitesurf.

Kitesurfistas sempre fazem surgir pousadas e restaurantes bacanas onde velejam, e Atins não fugiu à regra. Pelo contrário: Atins sempre foi o lugar com a hospedagem mais charmosa dos Lençóis.

Nos últimos tempos, porém, Atins deixou de ser apenas um point de kite para se tornar um vilarejo de praia badalado. É a versão maranhense de São Miguel do Gostoso: um lugar de praia em que a praia não chega a ser bonita, mas atrai um público descolado (e junto com eles, os riquinhos também).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    A mudança de perfil não afetou a aparência do povoado: as ruas continuam de areia, e o combo esquadrias + blindex ainda não é norma. Mas mudou bastante a hospedagem e a vida social.

    A nova geração de pousadas tem ar condicionado (e algumas, piscinas), novos restaurantes abriram, e a praia ganhou um beach lounge que seguidamente recebe superlanchas vindas de Barreirinhas.

    A temporada de lagoas é mais curta que em Santo Amaro, mas a temporada do kite se estende até depois do Réveillon (que, por sinal, é bastante procurado).

    Leia sobre as vantagens e desvantagens de Atins.

    557 comentários

    Bóia, tudo bem?
    Eu li sim, só não sei se vale passar todo o periodo da viajem (10 dias) em Santo Amaro. Não é melhor dividir com outra base, Atins ou Barreirinhas? qual indicaria com criança pequena?

    Boa tarde Bóia.
    Estou a considerar o destino (Lenções + São Luiz), em uma viajem de 10 dias.
    Ainda não sei se me hospedaria nas 3 bases de lençoes ou somente em Atins e Santo Amaro ( a ideia seria entre fim de julho e começo de agosto).
    Minha maior preocupação é saber se é possivel, com alguma comodidade, fazer uma viajem dessa com uma crianças de 2 anos e 6 meses. Na sua visão, considerando que não se pode dirigir no parque ou tal, melhor usar taxi e van mesmo entre os locais né? obrigado

      Olá, Pedro! Se você tentar dar uma lidinha no conteúdo, vai ver que Santo Amaro tem os melhores e mais confortáveis passeios. Com criança pequena, cacife passeios privativos para não incomodar o grupo.

    Boa tarde, tudo bem?
    Vou passar as férias no maranhão indo dia 09 de julho 2024 e voltando dia 17 de julho de 2024, pretendo fica em São Luiz do dia 09 até 11, dia 11 vou para barreirinhas e até 15, dia 15 retorno para São Luiz e fico até dia 17 quando venho embora, vale a pena esse planejamento? não dirijo.

    Olá! Sempre quando vou programar uma viagem passo por aqui para saber sobre suas experiências e dicas que são ótimas, parabéns. Pretendo ir para os Lençóis Maranhenses no dia 14/10 e retornar no dia 21/10, somos um casal com uma jovem de 17 anos. Será nossa primeira experiência na região. Ficar trocando de hospedagem é algo que não nos agrada muito, por isso estamos pensando em ficar em um local fixo e fazer os passeios. Por outro lado, estamos receosos optar por um local fixo não ser o mais indicado. Quando não se conhece o lugar é muito difícil fazer esse tipo de escolha. Você consegue nos ajudar nesse sentido, o que nos aconselha?

    Olá , Boa noite. Vou com a minha família aos Lençóis em 19 de julho/24. Fiquei pensando se seria melhor começar por Barreirinha/Atins e depois Santo Amaro., já que as lagoas de Atins secam mais rápido. Vou e volto por São Luís e aluguei um carro. Acha q vale a pena inverter o roteiro? Vou passar 13 dias na região.
    Obrigada

    Olá! Gostaria de saber se a voadeira coletiva de Barreirinhas para Atins é necessário reservar?
    Nas lagoas da capivara e das 7 mulheres é possível ir a pé? Precisa de guia?
    Grata!

      Olá, Maria Cristina! Na página Como chegar informamos como reservar a lancha. Não há lagoas acessíveis a pé, a não ser que você esteja num grupo de trekking.

    Entrei em contato com a empresa Santur em Barreirinhas, vocês indicam? A agência é de confiança?

      Olá, Thais! Não conhecemos todas as empresas. Se está insegura, procure a reputação online em sites como Reclame Aqui e Google.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito