Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros pela Itália

    Roteiro de 8 dias pela Itália

    Roteiro de 14 dias pela Itália

    Roteiro Costa Amalfitana e Capri

    Onde ficar em Veneza

    Onde ficar em Florença

    Onde ficar no interior da Toscana

    Onde ficar em Milão

    Onde ficar em Nápoles

    Onde ficar em Capri

    Onde ficar em Positano

    Onde ficar em Sorrento

    Roma no Viaje na Viagem

    Dicas para sua viagem à Europa

    760 comentários

    Vou para Roma em dezembro e pretendo solicitar um transfer de FCO até o bairro de Prati. Meu vôo pousa às 18:45 hora local, devo marcar esse horário com o transfer ou 1 hora a mais, por causo do desembaraço com as bagagens?

      Olá, Erika! No formulário pede-se o número do vôo e o horário de chegada. No campo de horário, reforce com a expressão “estimated landing time”, horário estimado de pouso.

    Só para alertar, cuidado com o guarda bagagem na estação Termini! Não recomendo de jeito nenhum, se ainda assim vc quiser arriscar, chegue com uma hora ou mais de antecedência para pegar sua mala. Cheguei 50 minutos antes do trem sair e com 40 minutos ainda não tinham achado uma mala das três que guardei lá. Tive que armar o maior barraco da minha vida naquele lugar, gritos e mais gritos para os funcionários tomarem uma atitude, com educação eles nem olham na tua cara. Uma italiana que estava na fila me ajudou, correu atrás de outra funcionária, se não fosse ela eu tinha perdido meu trem. Eu deixei as malas por apenas duas horas para andar tranquilamente pelos restaurantes. O sistema deles é ridículo, muita gente em apuros lá. Cuidado!

    Olá Boia! Pretendo ir para Itália do dia 29/02 a 09/03… A ideia é seguir seu roteiro de 8 dias (Roma / Florença / Veneza) minha preocupação não é nem com o frio, mas com chuva. Gostaria de saber se acha viável essa viagem em março, se vou conseguir aproveitar os monumentos e etc., ou se seria melhor adiar até setembro (minha próxima data disponível)
    Muito obrigada!

      Olá, Letícia! Setembro é mais agradável, de fato. Mas março só não é recomendável para o litoral. É um bom mês com relação a preço de hospedagem e lotação dos lugares.

    Olá! Minhas férias e do marido em novembro, entre 20 a inicio de dezembro, é possível curtir Roma e Florença nesta época?

      Olá, Laura! Sim. Nos meses frios só o litoral não vale a pena. No auge do inverno cidades pequenas hibernarão, mas não é o caso de Florença ou Roma.

    Oi, Boia! Acabamos de voltar da Itália, como sempre seguindo as dicas do blog 😀

    Update sobre o chip da Tim, comprado no aeroporto: agora custa 35 euros e a gente escolhe entre 40gb sem ligações ou 15gb + 200 minutos de ligações (que inclusive podem ser utilizados em ligações para o Brasil). Usamos em Napoli/Costa Amalfitana/Puglia/Roma e até que funcionou bem, mas em alguns lugares perdia sinal ou a internet ficava lenta (tipo a Tim no Brasil mesmo hehe). Em linhas gerais, nos atendeu muito bem 🙂

    Olá Boia, estou precisando da sua ajuda novamente.
    Como faço para ir do aeroporto FCO até o aeroporto de Ciampino. Obrigada.

      Olá, Camila! Indo de trem ao Termini e pegando o ônibus para Ciampino lá. Ou pegando um táxi do Fiumicino para o Ciampino — não é tabelado, deve sair uns 70 euros pelo taxímetro.

    Sugere fazer a visita aos museus do Vaticano que inclui o Castel Gandolfo (biglietteriamusei.vatican.va)?

      Olá, Helena! Não fizemos esse passeio. Mas se você tem curiosidade e tempo, por que não? Vai firme!

    Olá! Estava pensando em fazer o tour noturno pelos museus do Vaticano, mas vi que ele tem um tempo determinado em 3h30min. Você acha que é possível ver tudo nesse tempo? Ou é melhor pegar o ingresso normal e ir durante o dia? No aguardo e obrigado! 🙂

      Olá, Guilherme! A vantagem é ter infinitamente menos gente. Se você achar que 3h30 não são suficientes, compre tours em outras noites até que a sua curiosidade vaticânica seja completamente saciada.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito