Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros pela Itália

    Roteiro de 8 dias pela Itália

    Roteiro de 14 dias pela Itália

    Roteiro Costa Amalfitana e Capri

    Onde ficar em Veneza

    Onde ficar em Florença

    Onde ficar no interior da Toscana

    Onde ficar em Milão

    Onde ficar em Nápoles

    Onde ficar em Capri

    Onde ficar em Positano

    Onde ficar em Sorrento

    Roma no Viaje na Viagem

    Dicas para sua viagem à Europa

    756 comentários

    Oi, Bóia, Feliz 2022 para todos!!!

    Gostaria de saber se a Italia ainda segue fechada para conexão vindo do Brasil? Mesmo para quem tem passaporte italiano?

    Obrigada!

    Boia, boa tarde. Eu pretendo ir a Roma lor volta do dia 20 de março de 2022 porque quero correr q meia maratona de roma dia 22 de março e depois tirar ferias la. Nesse finalzinho de março ainda é frio?

      Olá, Filipe! É bem frio, sim, espere mínimas em torno de 10ºC.

      Note que a Itália ainda não está aberta para brasileiros.

    Boa tarde Bóia! Planejo estar em Roma (se a pandemia deixar!) entre os dias 18/04 e 05/05 com o objetivo principal de praticar a língua italiana. Para isso, pensei em me hospedar em casa de família. Achei o site homestay.com , mas como nunca utilizei estou insegura. Por acaso vocês sabem algo a respeito? Ou alguma outra alternativa que eu possa utilizar? Muito obrigada!!

      Olá, Meire! Não conhecia, mas está super bem recomendado. O Airbnb também permite alugar quarto em casas habitadas. Mas esse pelo jeito é super especializado.

    Olá boa noite
    Tenho passagem comprada para Roma no dia 16 de janeiro/22 e estou com receio de ainda não estar aberta para turismo de brasileiros. Pensei em comprar um trecho Roma – Madrid e poder aproveitar as férias e não “perder” a passagem (a multa para cancelamento ou alteração é absurda!!).
    A dúvida é se passageiros vindos do Brasil podem fazer trânsito no aeroporto em Roma em um voo com poucas horas de conexão ? Meu voo de chegada à Europa será em Lisboa então toda a parte de polícia federal será em Portugal.
    Obrigado

      Olá, Rodrigo! Pelas regras atuais isso não é possível. A Itália é o único país com voos diretos ao Brasil que não permite conexões para brasileiros.

    Olá!

    Pretendo ir para Europa em Fevereiro, um roteiro de 10 dias e gostaria de saber o que não poderia deixar de ver e fazer nesses dias. Tipo, Itália seria um roteiro mas não sei se ja liberou a entrada de Brasileiros, o clima em fevereiro, é muito frio? Me ajudem por favor ?
    Obrigada!

      Olá, Alessandra! Por enquanto a Itália segue fechada a brasileiros. Fevereiro é bastante frio. Você pode encontrar temperaturas mais amenas no sul da Espanha (Andaluzia) e em Portugal.

    Seu site me ajudou muito em programar minha viagem para Tchecoslovaquia em 2012 e 2014. Agora gostaria de ir a Roma – Florença – Milao e estou perdida , ja que viajo so, sobre hospedagem. Gostaria de indicaçao de hotel 3 estrelas, bem localizado,que tb tenha preço “normal”para viajante só. Se tiverem alguma indicaçao eu adoraria. ÚNico Fator agravante – sou jovem mas passei para idade madura e ficar em lugares proximos às atrações seria excelente, mas aceito indicaçoes de lugares onde tem que caminhar. Há algum B&B legal para mulheres maduras??? Muito obrigada samia

      Olá Samia

      Eu tenho 57 anos, viajo sózinha faz mais de 27 anos, e viajo muito para Itália no meu trabalho como consultora de viagens (travel designer). Em Florença existem várias opões de alojamento no centro histórico seguras e de preço razoável quando programado com tempo. Eu frequentemente alugo apartamento, principalmente quando vou mais de 7 dias a cada cidade que visito. Em florença, dê uma olhada no Tourist House Battistero, fica a 2 minutos do Duomo e a 7 a 8 minutos da estação de trem; HomEdo B&B (5 minutos do Duomo),
      B&B Soggiorno Battistero (no Duomo, mais ou menos 500 Reais por noite), Guest House Bel Duomo (300 reais mais ou menos por noite, dependendo da época). Em Roma dê uma olhada no Gio’ Suites (mesmo proprietário do Black and White), Black and White G&G no Trastevere fica na Viale Trastevere, tem ponto de Onibus e Tram bem em frente, pertinho do centro a pé, preço bom, modesto e simples), Sweet Trastevere, em Trastevere, BB Home Rome no Campo dei Fiori (caro, apartamento muito bonito, bem na praça do Campo dei Fiori), Tritone Top House (spagna). Garanta que reserva sem taxa de cancelamento, em caso de ter que cancelar a viagem ou adiar. Não te aconslho ficar perto das estações de trem, ou longe do centro histórico em nenhuma das cidades. Em Florença, para mulher sózinha, também não curto muito San Lorenzo perto do Mercado de San Lorenzo (muita muvuca).

      Espero ter ajudado e não ter sido inconveniente para os donos da página.

    Alô, prezados. Por gentileza, entre 15 de Fevereiro e 4 de Março é uma boa época para conhecer Roma e Florença? Como costuma ser o clima? E mais ao Norte (Parma e Bolonha)?
    Abraços e obrigado

      Olá, André! É época de inverno, faz muito frio. Programe uma viagem mais longa, com permanência de pelo menos um dia a mais em cada escala, porque haverá menos horas de sol e menos disposição para encarar passeios ao ar livre.

    Olá!
    Gostaria se saber como é o tempo em Roma no fim do ano. É aquele frio com chuva? Frio com céu cinza ou com céu azul ensolarado?

      Olá, Daniel! Fora do alto verão, espere sempre encarar alguma chuva na Itália.

    Bóia, boa tarde! Seria viável ficar 7 dias completos em Roma (segunda vez por lá) e, dentro desse período, passar 2 ou 3 dias na ilha de Ponza? Ou seria melhor investir em bate-voltas a outros lugares, como Nápoles?

      Olá, Stéfani! Mas você vai pagar acomodação em Roma enquanto está fora? Ou está pensando em ir e voltar no mesmo dia várias vezes?

      Se for no verão, Ponza é um destino bastante interessante. Fora do verão, não aconselhamos viagens ao litoral.

      Nápoles é um ótimo bate-volta de Roma, mas também vale ficar uma ou duas noites para ter um dia inteiro para Pompeia.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito