Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros pela Itália

    Roteiro de 8 dias pela Itália

    Roteiro de 14 dias pela Itália

    Roteiro Costa Amalfitana e Capri

    Onde ficar em Veneza

    Onde ficar em Florença

    Onde ficar no interior da Toscana

    Onde ficar em Milão

    Onde ficar em Nápoles

    Onde ficar em Capri

    Onde ficar em Positano

    Onde ficar em Sorrento

    Roma no Viaje na Viagem

    Dicas para sua viagem à Europa

    756 comentários

    Boa tarde!!!
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Vou chegar em Roma no sábado dia 11 e como sei que no domingo o Vaticano não abre, preciso agendar meu tour para o Vaticano para o dia da chegada (11). Como meu voo chega as 7 da manhã, pensei em agendar pras 13 hs (até chegar ao hotel que fica meio longe, deixar as malas e pegar o metrô para o Vaticano precisamos de bastante tempo). Só que para esse horário não tem mais no site visita com audioguia.
    Minha dúvida é: Dá pra comprar o ingresso para os Museus, Basilica e Capela Sistina adiantado e adquirir um audioguia na hora em português ou espanhol sem ficar nas filas? Ou o audioguia é vendido juntamente com os ingressos e eu preciso necessariamente ficar na fila?
    Muito obrigada mais uma vez:)

      Olá, Priscila! Eu testei aqui e dá pra comprar visita + audioguia nesse dia e horário, sim. 🙂

      Obrigada mais uma vez Bóia pela imensa ajuda. Só uma dúvida: Quando na parte do preenchimento do cadastro aparece opções de linguas (ingles ou italiano), quer dizer que o meu audioguia será nessa língua? Ou eu escolho na hora?
      Preferia espanhol, mas caso não tenha opção, vou pegar ingles mesmo…rs..
      Obrigada mais uma vez:)

      Olá, Priscila! Escolha o audioguia em inglês e na hora tente trocar pelo em espanhol. 😉

    Impossível viajar sem antes consultar o oráculo Viaje_na_viagem…
    Estou planejando para o próximo ano o roteiro Roma-Croácia (10 d itália + 5d croácia). Quero aproveitar a relativa proximidade e atravessar o Adriático em busca das belezas Croatas.Quais as suas recomendações. Pretendo ir e voltar por Roma, com voo da Alitalia direto do Galeão.
    Grande abraço e parabéns!!

    Bóia, olha eu aqui de novo.

    Esqueci de perguntar uma coisa importante. Tenho um daqueles Travel Money em casa, que usei em NY sem nenhum problema. Quando fui a Paris em 2011 não usei (levei apenas cartão de crédito e dinheiro em espécie). Dessa vez, vou pra Roma e Paris… queria saber se lá também dá pra usar sem problemas e se eu posso sacar dinheiro nos caixas eletrônicos quando precisar.

    Como não canso de falar: parabéns pelo site e obrigado pelas dicas! 🙂

    Boa tarde,
    Estamos com passagem comprada ida por Roma, dia 20out, e volta por Paris dia 02nov. Pretendemos ficar em Roma 4 dias (até 24out), assim como, ficar em Paris do dia 30out ao dia 02nov. O problema está sendo em distribuir os 5 dias entre Roma e Paris (25out à 29out). Nossa vontade é conhecer Florença, Veneza e Zurique. É possivel Boia? Como podemos fazer o roteiro? Melhor de trem ou carro? Tenho lido vários posts nos ultimos meses, mas ainda não conseguimos definir…. Ademais, obrigada pelo site que ajuda a realizar sonhos de viagem!!

      Carolina, de Roma vá para Florença de trem (1h20) e fique 3 dias, aproveitando para ir a Pisa e a Siena (e San Gimignano..). Logo vá para Veneza de trem (2 horas) e fique 2 dias. De Veneza a Paris vá de avião, há diversas ofertas boas, eu fiz o mesmo trecho por Air France em maio e custou uns 70 Euros, com mala incluída. Desista de Zurique, é fora de mão, a cidade não tem graça nenhuma e você não tem tempo. Deixe a Suiça para a próxima. É a minha sugestão. Os trens na Itália compre em http://www.trenitalia.com ou http://www.italotreno.it

      Neftali, muito obrigada, nos deu uma luz imensa!!! (marinheiros de primeira viagem). Já vamos tirar Zurique do roteiro! O que vc acha de fazer o trajeto de Roma – Florença – Veneza de carro?

      Bóia, faltou um detalhe. Temos que ir de Veneza a Paris no dia 29/out, mas a tarifas aéreas estão caríssimas!! Já vi em outro post que vc acha loucura fazer o techo de trem noturno…..Mesmo que eu pegue uma primeira classe, é loucura?……

      Oi Carolina. Não acho caríssimo pagar entre 64 e 90 Euros pelo trecho Veneza-Paris, voando Ryanair, EasyJet ou Transavia, em 29 de outubro .De trem vai ser muito mais caro, e esse trem é péssimo!

      Olá, Carolina! De trem, são mais ou menos 11 horas de viagem. Será extremamente cansativo, mesmo de primeira classe.

      Numa pesquisa rápida, achamos tarifas a partir de 234 reais para voar de Veneza até Paris, sem escalas. Use sites como o Submarino Viagens e Kayak para pesquisar tarifas de vôos entre Veneza e Paris.

      Por que não tirar Zurique e incluir Bolonha ou Milão no seu roteiro? De Milão há seis ou sete trens por dia que chegam em Zurique em 4 horas de viagem e custa cerca 32 euros. Acho contra-mão, mas de repente você pode querer muito ir a Zurique.

      Lu, não fazemos questão de Zurique, foi uma amiga que sugeriu, mas já estamos tirando do roteiro…rs Talvez seja melhor aproveitar mais em Roma – Florença – Veneza, e não fazer roteiros corridos mesmo. Você tem razão, é contra mão… Obrigada!!! 🙂

    Boa noite!

    Gostaria de uma ajuda para um roteiro de 20 dias na Itália, não sei por onde começar e nem quantos dias ficar em cada lugar. Essa será minha primeira viagem ao exterior.

    Bom dia Boia,

    Estou fechando minha viagem São Paulo – Paris
    Paris- Itália, minha duvida é se seria interessante, ao sair de Paris, eu chegar em Veneza e sair por Roma ou o contrário.Ficarei na Itália 15 dias e farei a Toscana de carro.
    Obrigada
    O que sugere?

      Olá, Flavia! Tanto faz começar por Veneza ou por Roma, deixando a Toscana no meio. Mas se quiser uma dica, deixe para o final a cidade que tem mais vontade de conhecer. 😉

    Boa tarde,
    Achei muito interessante suas colocações e seus comentário foram muito úteis, mas fiquei com uma dúvida.
    Viajarei com meu marido para roma em novembro, numa sexta e chegarei no sábado a noite, portanto não dará para aproveitarmos muito deste dia. No domingo tem algum ponto turístico que poderíamos conhecer, ou eles só abrem dia de semana? O q fazer num domingo? Ficaremos apenas até a terça seguinte, quando viajaremos para Alghero no período da tarde…

      Olá, Sheila! Você pode consultar o horário de funcionamento de cada atração nos respectivos sites. O Coliseu abre domingo 😉

    Olá, gostaria de receber dicas de roteiro para natal e ano novo na Italia, começando por Roma e terminando em Milão. Estou perdida, sem saber onde passar o ano novo… obrigada

    Olá, Juliana! Não são chuvas torrenciais. Você pegará chuvisqueiros e chuvas em todo lugar na Europa praticamente o ano inteiro. Apenas no sul da Europa (centro e sul da Itália, Grécia, Espanha, Portugal) você pegará três meses de estiagem garantida no verão.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito