Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros pela Itália

    Roteiro de 8 dias pela Itália

    Roteiro de 14 dias pela Itália

    Roteiro Costa Amalfitana e Capri

    Onde ficar em Veneza

    Onde ficar em Florença

    Onde ficar no interior da Toscana

    Onde ficar em Milão

    Onde ficar em Nápoles

    Onde ficar em Capri

    Onde ficar em Positano

    Onde ficar em Sorrento

    Roma no Viaje na Viagem

    Dicas para sua viagem à Europa

    758 comentários

    mt bons os comentarios!! se vc tiver sobre dicas de restaurantes e etc seria otimo tb!! beijos e parabens

      Olá, Anna! Não temos dicas específicas de onde comer aqui no site. Apenas tente evitar restaurantes com “menu turístico” ou menu em 4 línguas na porta.

      Fuja de restaurantes que servem o “Primo piatto” e o “Secondo piatto”. São caros e mal servidos. Nestes casos, a massa é servida por primeiro, e depois de (muitos e muitos) minutos, é servida a carne.

    Muitísimo obrigada pelas dicas, serão de grande valia na viagem. Ficarei bem atenta aos pormenores da viagem. Mais uma vez obrigada pela gentileza. Abraço. Lucia.

    Olá Bóia!
    Irei a Roma de 21 a 29/01/2015. É minha primeira viagem internacional e tb o sonho da minha vida!!! Pra que td aconteça da melhor forma possível, vc poderia me ajudar com algumas questões? Qual a melhor opção de hospedagem Termini ou Trastevere? Vale a pena uma ida (mesmo que bate e volta!) à Florença? Fica caro essa ida a Nápoles e Pompeia?! Sou prof de arte e absurdamente apaixonada pelo renascimento, que dicas vc poderia me dar sobre esse assunto? Desde já obrigada, sou freqüentadora assídua do seu site!!

    Olá,
    Vou ficar 30 dias na Itália (15/jan a 15/fev/2015), com base em Roma. Vamos à Tortora na Calábria e depois à Sicília, sem dia marcado. Estando em Roma por muitos dias que passeios você me aconselharia? Sentirei muito frio? Não gosto de calor por isso decidi ir no inverno, mesmo porque a passagem ida e volta é mais barata. Levo $ 2,000 euros e cartões de crédito só por segurança. Tenho hospedagem com amigos em Roma, Firenze, Calábria e Sicília. O que me diz? Dá para aproveitar bastante? Abraço. Lucia.

    Olá Bóia!! O site de vocês é tudo de bom. Viajei com as dicas dele o ano passado para Paris e Londres e deu tudo certo. Vou para Itália em abril próximo. Chego em Roma 30 de março e volto de Veneza para o Brasil no dia 12 de abril, a noite. Farei o roteiro Roma/Florença/Veneza. Pensei em ficar 30.03 a 05.04/Roma; 05.04 a 09.04/Florença e 09.04 a 12.04/Veneza. Estou em dúvida quanto ao período entre Florença e Veneza, se está bem dividido, ou se fico mais um dia em Florença. Muito obrigada, Luciana.

    Bom dia a todos!
    Estou planejando uma viagem pela Europa em julho do ano que vem, e gostaria que Roma estivesse no roteiro… mas me assustei um pouco com esse monte de notícias sobre as reformas nos principais pontos turísticos da cidade.
    Alguém sabe me dizer se essas reformas, como a da Fontana Di Trevi, têm prazo para conclusão? E se, mesmo em reforma dos principais pontos, a cidade ainda vale a pena para um “turista de primeira viagem”?
    Um abraço a todos, o site está ótimo.

      Olá, Luís Fernando! É quase impossível visitar a Europa e não ver pelo menos um monumento em obras de restauração. As obras na Fontana di Trevi estão previstas para acabar no final de 2015. Mas não deixe isso atrapalhar a sua viagem.

    Boa tarde! Estarei em Roma em setembro de 2015 e encontrei um apto para alugar próximo á estação Lepanto do metrô (do outro lado do rio Tibre). Gostaria de saber o que acha desta localização. Fica muito fora de mão para o roteiro de visitas? Devo levar roupas de inverno para esse período?
    Grata desde já!
    Paula

      Olá, Paula! Em setembro fará ainda bastante calor.

      Você não estará mal localizada, não. Estará inclusive ainda na parte antiga da cidade.

    Olá, estou passando para agradecer as dicas. Comprei ingressos para o Vaticano, conforme sua orientação, e deu td muito certo. Escapamos de fila imensa. Sugiro o café da manhã no Vaticano, que comprei junto com o ingresso, pela internet e foi bem bacana.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito