Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Serviços de transporte podem ter sido suspensos ou apresentarem horários e preços diferentes em função da pandemia da Covid-19. Atrações como museus, teatros, parques e outros podem estar temporariamente fechados. Consulte os sites oficiais indicados aqui para informações atualizadas.

Que moeda levar para 50 países

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Roma 1

Como chegar

Duas cias. têm vôos diretos a Roma. A Alitalia tem vôos saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. A Latam voa direto desde São Paulo. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Roteiros pela Itália

Roteiro de 8 dias pela Itália

Roteiro de 14 dias pela Itália

Roteiro Costa Amalfitana e Capri

Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Florença

Onde ficar no interior da Toscana

Onde ficar em Milão

Onde ficar em Nápoles

Onde ficar em Capri

Onde ficar em Positano

Onde ficar em Sorrento

Roma no Viaje na Viagem

Dicas para sua viagem à Europa

Passagens mais baratas para Roma no Kayak

Encontre seu hotel em Roma no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Roma na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Roma com a Viator

Trânsfers e passeios em Roma com a Easy Travel Shop

650 comentários

Olá!

Gostaria de saber se é possível despachar vinho na volta pela Alitalia, e, se sim, qual a quantidade de garrafas por passageiro. No site da Cia. não tem muitas informações. Por telefone, cada atendente fala uma coisa. Li na internet relatos de passageiros que não conseguiram despachar por essa empresa. Alguém já voou pela Alitalia e conseguiu trazer?

Obrigada.

    Olá, Boia! Obrigada pela atenção!

    Aparentemente não foi a embalagem: “Tudo embalado nas melhores caixas que já vi. De verdade. Compro vinho e despacho no mundo todo, New York, Londres, Paris. Nenhuma loja jamais embalou com o cuidado deles: caixas realmente resistentes, com proteção interna de isopor, toda travada com fita, e amarrada por fora com aquelas fitas plásticas que fecham caixas de geladeiras e televisores. Sinceramente, nunca vi nada igual, nas várias dezenas de caixas que já trouxe ao longo dos anos.”

    Marina, vou procurar a lei para poder dar respaldo à resposta. Parece que a questão é que para transportar bebidas alcoolicas, elas devem ser compradas e embaladas pelo duty free. Eu não despachei e comprei no duty free e o limite de garrafas era de 2 por passageiro. Há cias aéreas que vc compra a bebida e elas te entregam a garrafa na porta do avião para evitar que o passageiro supere o limite.

Voces poderiam me informar se a compra pelo EDREAMS para passagens em voos internacionais e confiavel? O Submarinoviagens faz pesquisas e compras multidestinos?

    Olá, Sheila! O Submarino só orça multidestinos por telefone.

    Edreams é uma agência grande e, a essas alturas, tradicional.

    O http://www.kayak.com.br tem uma ótima ferramenta multidestinos.

Olá pessoal, quero parabenizar pelo site, é ótimo. Vou à Itália em fevereiro de 2015, vou ficar do dia 12/02 ( saída de São Paulo ) à 01/03 ( saída de Roma), sendo que de 14/02 à 21/02 estarei com um grupo pela Sicília, no período de 21/02 à 01/03, eu e meu marido queremos fazer Roma- Florença e Veneza, vocês podem nos sugerir se é melhor ir de Palermo a Roma, começando por Roma ou iniciar por Veneza, indo de trem ou avião de Palermo a Veneza?
Obrigada,
Angela

Olá, Juliana! O seu RG e a cópia do passaporte servem.

    Eu levei a Carteira de Motorista e cópia do passaporte. Mas não olharam nenhum dos dois! rs rs Só passaram o código de barras no leitor e mandaram entrar.

Olá Boia!! Tou com uma baita dúvida.. Eu comprei vários bilhetes pela TrenItalia e queria saber se entro nos trens só com o pfd impresso ou tenho que trocar na bilheteria? Agradeço desde já.

Roma é realmente uma das cidades mais lindas do mundo! Estive lá em fevereiro desse ano para curtir o dia dos namorados (moro em Viena), foi demais 🙂 Também tenho um blog de viagem: http://www.gohipgirl.com. Fiz um post com o meu Top 10 em Roma, dá uma olhada e veja se também concorda 😉

Olá Bóia! estou com passagens fechadas para Roma de 20/12/2014 a 01/01/2015. Gostaria de saber como é o ano-novo em Roma e o que há de interessante para se fazer na cidade. também estou vendo um apto pelo homeaway nas cercanias da Piazza San Salvatore in campo (próximo ao Campi de Fiore). É um lugar tranquilo para se ficar?
Obrigado!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.