Guia de Santiago

Guia de Santiago

Santiago

Pode voltar a pôr Santiago do Chile nos seus planos de viagem.

As manifestações que perturbaram a região central de Santiago em 2019 já não acontecem mais. (Apenas uma micromanifestação toda sexta-feira no finzinho da tarde, reclamando a liberação de presos que os manifestantes chamam de presos políticos.)

Fora do Centro da cidade – para os lados de Providencia, El Bosque, El Golf, Vitacura e Las Condes – Santiago continua a cidade que temos na cabeça: moderna, organizada e, quando o fog dá uma trégua, uma lindeza, emoldurada pela Cordilheira.

Apenas ao caminhar pelo coração do Centro você vai estranhar: a região empobreceu a olhos vistos por causa da pandemia. Os calçadões foram tomados por ambulantes, muitos deles imigrantes.

Mas mesmo na região central de Santiago você vai reencontrar os núcleos boêmios do Barrio Lastarria, de Bellas Artes e do entorno do Patio Bellavista como eram antes das manifestações ou da pandemia.

No mais, a montanha continua onde sempre esteve, assim como as vinícolas e Valparaíso.

O Chile é um país que você acabará visitando várias vezes – para ir ao Atacama, aos Lagos Andinos, à Patagônia, ao Vale de Colchaga. E cada uma dessas viagens, vai passar por Santiago. Sempre haverá uma nova chance de explorar melhor ou repetir o melhor da cidade.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    1156 comentários

    Alguém aqui sabe dizer se os aviões da GOL para Santiago tem o serviço GOL no AR ??? este serviço presta ?

      Olá, Evandro! Para saber se o serviço está disponível no seu vôo, entre em contato com a Gol.

      Infelizmente já tentei isso, eles falam que o serviço está indicado na aeronave ……. acho que provavelmente deve ser uma atendente terceirizada que tem respostas limitadas, por isso que eu perguntei por aqui para ver se alguém que já tenha ido saiba responder !

      Olha, a Gol está sumindo sem fazer alarde o Gol no Ar… Já reparou como é difícil encontrar aeronave com esse serviço….

    Muito bom seu site!!!
    Vou com a família (esposa e dois filhos menores) à Santiago de 06/02/15 a 18/02/15.
    Ouvi dizer que 12 dias por lá é muito tempo e que a viagem ficaria monótona. Também não tenho encontrado Hotéis e/ou Hospedagens para nós quatro, a maioria só reserva para duas ou três pessoas no mesmo quarto. Você teria dicas para aproveitar melhora a viagem e ainda alguma indicação de Hospedagem que abrigue a família inteira? Valeu!

      Marcelo, sugiro verificar hospedagens no airbnb. Lá tem muitos apartamentos com excelente localização e novinhos.

    Olá, gostei muito do site, realmente, muito completo e objetivo! Viajo para o Chile na primeira quinzena de Outubro/2014. No link sobre o clima postado em 19.ago.2014 às 23:02 , https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/quando-ir-santiago, diz que não é garantido, mas também é possível encontrar neve na montanha em outubro. Ontem recebi comunicado da operadora que realiza os passeios no Chile, dizendo que infelizmente os passeios para o Vale Nevado foram cancelados, devido à condições meteorológicas (informando que não haverá neve no período). Você pode dizer se essa informação procede? Se proceder, quais alternativas de passeios você recomenda em substituição ao Vale Nevado? Muito Obrigado!

      Olá Alvim, acompanho sobre o chile com uma Blogueira que é brasileira e mora lá, realmente semana passada eles estavam pensando em até começar a suspender algumas atividades pois nao estava tendo neve suficiente, porem teve uma grande mudança pois desde o final de semana tem nevado muito muito mesmo, e a previsão e de mais neve até o fds…

      Eu vou para o chile em 15/10 mais memso com tanta neve o maximo que conseguimos nesta data é apenas “brincar” na nele e nao fazer as atividades quem tem disponivel nos parques.

      Se fosse na Primeira semana de outro poderia ser mais garantido, é uma pena.

      Abracos!

      Oi Érika! To doida pra ver a neve… vou na primeira semana de outubro e espero poder ver 🙁 Qual a blogueira que você acompanha? Obrigada!

    Muito bom seu site! Pretendo viajar para Santiago e região no período do próximo reveillon: de 27/12/2015 a 03/01/2015. Vou eu e minha esposa. Somos jovens de 55 anos, apreciamos bons vinhos e gastronomia. E, é a primeira vez que vamos ao Chile. Agora, ficaremos muito gratos se você puder nos orientar e/ou dar suas
    sugestões para as seguintes questões:
    1. O que visitar primeiro, já que no meio do período escolhido, tem o
    dia 31/12 e 01/01(feriado)?
    2. Você sugere as vinícolas das regiões de Santa Cruz e Curicó?
    3. Reservar as 7 noites num único hotel em Santiago?
    4. E, onde passar o réveillon?
    Muito obrigado, Eduardo

    Olá,

    Passarei o Natal em Santiago e gostaria de saber o que fazer e o que abre/fecha nestas datas.
    No ano passado, passei o reveillon e no dia 1º tudo fica fechado, até os supermercados! O Natal tbm é assim?

      Oi Naiara. Sim, o Chile tem 5 feriados “irrenunciáveis”, 1 de janeiro, 1 de maio, 18 e 19 de setembro (festas pátrias) e 25 de dezembro. Vai estar quase tudo fechado no Natal, só lugares que são atendidos por seus proprietários podem ficar abertos. E no dia 24 geralmente tudo fecha mais cedo.

      Olá Ricardo e Neftali,
      Estou ciente que as coisa fecham mais cedo véspera de Natal, mas será que os supermercados maiores não ficam até 22hs? Chego em Santiago 20h30 em 24-12, queríamos fazer nossa ceia no flat alugado. Será que conseguimos pegar o mercado aberto? Ou é melhor optar por restaurante?

      Olá, Patricia! Não dá para contar com supermercado aberto até essa hora, não.

      A Bóia está certa, os supermercados fecham por volta das 20 horas no dia 24. Pequenas compras podem ser feitas em supermercados de conveniência, como o http://www.okmarket.cl
      No resto dos dias os grandes supermercados abrem de Domingo a Domingo das 8 as 22 ou 23 horas. Prefira um restaurante!

    Olá! Gostaria apenas de confirmar uma informação: as agencias que nos levam até as estações de ski (por exemplo Snowtour) mostram o preço apenas do traslado até o local certo? Chegando lá é necessário pagar o “ticket” para poder usar a pista e o aluguel o snowborad/skis
    Outra pergunta é em relação as aulas: elas não são obrigatórias, certo?
    Obrigado desde já!

      Olá, Bruno! Se quiser esquiar, você vai precisar alugar o equipamento específico para snowboard ou esqui e comprar o ticket para subir à montanha. As aulas não são obrigatórias. Apenas indicadas para quem não sabe esquiar.

    Oi.Sempre acompanho sua coluna no radio e ja tirei varias dicas para viagens que fiz aqui no Brasil. Estou planejando uma viagem para algum lugar da America do sul, me indicaria algum alem de Santiago? Tenho receio um pouco de viajar para outro pais pois nao falo quase nada o espanhol.Muito obrigado !

      Olá, Eli! Navegue pelo menu “Américas” e veja muitas idéias de destinos para a sua viagem!

      Olá Eli, estive em Buenos Aires, e muita gente lá fala português. Além de haver muitos brasileiros, os locais lidam muito com turistas e entendem bem.

    Olá Bóia ou mais alguém que saiba informar….

    Sobre o aeroporto GRU, sabem dizer que operadoras já estão no terminal 3 ? e quais lojas estão funcionando por lá ?

      o site nem tá abrindo aqui, o que eu queria saber mesmo e não encontro em nenhum lugar, é se a gol vai ter embarque internacional no tem. 3, ou se tem como a partir do ter. 2 dá pra acessar os free shops do term. 3 ?

      Olá, Evandro. O terminal 3 tem ligação com o 2 por uma van ou por dentro do prédio. Você anda pra caramba, mas tem esteiras rolantes. Já tem alguns cafés e lojas operando no trajeto, mas ainda está meio tímido.
      O prédio de estacionamentos está bem organizado e, dependendo de onde você vem, vale a pena deixar o carro lá (deixamos o nosso por 10 dias e pagamos R$150,00, mais barato do que fretar uma van).
      A Gol está operando no terminal 2 ainda.

    Adorei seu site e acompanho sua coluna no rádio. Vou pra Santiago dia 29/12/2014 e gostaria de sugestões / dicas para a passagem de Ano – como onde passar e eles também usam branco como nós? Irei com um grupo de amigos . Muito obrigada Cristina

      Amamos Santiago, mas queria alertar sobre os motoristas de táxi, fomos vítimas de um golpe há poucos dias. Pegamos um táxi no Costanera Center e ele disse que domingo à noite a tarifa era mais cara (o que não é verdade, não existem tarifas diferenciadas lá) e nos cobrou três vezes mais que o normal…também não queria aceitar a nota de dez mil pesos, disse que não havia numero de serie no centro, acabamos pagando em dólar… como estávamos com criança, achamos melhor não criar problema. Já haviam nos alertado para o troco a menor, mas esse golpe não conhecíamos. Lamentável que em uma cidade tão agradável e com uma população tão hospitaleira existam tantos motoristas de táxi agindo de má-fé.

      Maria, meu conselho para evitar essas dores de cabeça com os táxis no Chile é, sempre que entrar em um, dizer ao motorista que você quer uma “boleta” (notinha). Todos os táxis de Santiago tem uma pequena impressora que emite essa nota junto ao taximetro, onde se indica a placa do carro e o horário do começo e do fim da corrida. Com essa prova, um motorista desonesto (que não é a maioria) vai pensar muitas vezes antes de tentar um golpe.
      E quem tiver um problema mais grave (o que é raro), pode e deve chamar os Carabineros (policia) que são muito confiáveis. Nenhum taxista quer problema com eles.

      Além de problemas com táxi, como a Maria relatou, leve dólar ou peso chileno. Nosso Real não vale nada lá. rs Não aceitaram em nenhum local.

      O Real sim é aceito nas casas de câmbio. Agora, obviamente que não no comércio, já que a moeda no Chile é o Peso. É a mesma coisa que tentar pagar em Pesos chilenos no Brasil, ninguém vai aceitar.

      Saulo,

      Você acredita que levando dólar e trocando por pesos Chilenos em Santiago terei melhor vantagem na troca, pois já ouvi dizer que comprar pesos (tanto argentinos quanto Chilenos) no Brasil sai bastante caro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito