Santiago

Ordem e progresso
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Santiago: a capital do Chile é o espelho perfeito da trajetória recente do país.

Limpa, ordeira, afável,  moderna – Santiago é um modelo de eficiência. Constatar a existência de uma cidade tão civilizada nas nossas latitudes já vale a viagem. Se bem que, quando o fog dá uma trégua e deixa entrever a Cordilheira ao fundo, o adjetivo que vem à sua cabeça é: linda.

Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

O Centro ainda conserva alguns prédios históricos, e praticamente monopoliza as atrações turísticas.

Colados ao Centro, os barrios Lastarria e Bellavista são pólos gastronômicos com boas opções de hospedagem.

Providencia é o bairro do comércio e uma das regiões preferidas dos brasileiros.

Mais adiante, El Golf e Vitacura revelam a nova Santiago, de avenidas amplas e prédios moderníssimos. Os hotéis mais estrelados e restaurantes top estão por lá.

O Chile inteiro não cabe numa viagem só. Aproveite para descobrir um pouco mais de Santiago a cada visita.

997 comentários

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Adorei seu site e acompanho sua coluna no rádio. Vou pra Santiago dia 29/12/2014 e gostaria de sugestões / dicas para a passagem de Ano - como onde passar e eles também usam branco como nós? Irei com um grupo de amigos . Muito obrigada Cristina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Quem responde é A Bóia. Em nenhum lugar do mundo usam banco ou pulam sete ondas como nós.

Leia sobre o Réveillon em Valparaíso:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015

maria antunes
maria antunesPermalinkResponder

Amamos Santiago, mas queria alertar sobre os motoristas de táxi, fomos vítimas de um golpe há poucos dias. Pegamos um táxi no Costanera Center e ele disse que domingo à noite a tarifa era mais cara (o que não é verdade, não existem tarifas diferenciadas lá) e nos cobrou três vezes mais que o normal...também não queria aceitar a nota de dez mil pesos, disse que não havia numero de serie no centro, acabamos pagando em dólar... como estávamos com criança, achamos melhor não criar problema. Já haviam nos alertado para o troco a menor, mas esse golpe não conhecíamos. Lamentável que em uma cidade tão agradável e com uma população tão hospitaleira existam tantos motoristas de táxi agindo de má-fé.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Maria, meu conselho para evitar essas dores de cabeça com os táxis no Chile é, sempre que entrar em um, dizer ao motorista que você quer uma "boleta" (notinha). Todos os táxis de Santiago tem uma pequena impressora que emite essa nota junto ao taximetro, onde se indica a placa do carro e o horário do começo e do fim da corrida. Com essa prova, um motorista desonesto (que não é a maioria) vai pensar muitas vezes antes de tentar um golpe.
E quem tiver um problema mais grave (o que é raro), pode e deve chamar os Carabineros (policia) que são muito confiáveis. Nenhum taxista quer problema com eles.

Saulo
SauloPermalinkResponder

Além de problemas com táxi, como a Maria relatou, leve dólar ou peso chileno. Nosso Real não vale nada lá. rs Não aceitaram em nenhum local.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

O Real sim é aceito nas casas de câmbio. Agora, obviamente que não no comércio, já que a moeda no Chile é o Peso. É a mesma coisa que tentar pagar em Pesos chilenos no Brasil, ninguém vai aceitar.

Aline Albuquerque

Saulo,

Você acredita que levando dólar e trocando por pesos Chilenos em Santiago terei melhor vantagem na troca, pois já ouvi dizer que comprar pesos (tanto argentinos quanto Chilenos) no Brasil sai bastante caro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline!

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile

Aline Albuquerque

Obrigada a Bóia. Ajudou e muito!

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Olá Bóia ou mais alguém que saiba informar....

Sobre o aeroporto GRU, sabem dizer que operadoras já estão no terminal 3 ? e quais lojas estão funcionando por lá ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evandro! Veja no site de Guarulhos: http://www.gru.com.br/pt-br/Noticias/conheca-o-novo-terminal-3

Evandro
EvandroPermalinkResponder

o site nem tá abrindo aqui, o que eu queria saber mesmo e não encontro em nenhum lugar, é se a gol vai ter embarque internacional no tem. 3, ou se tem como a partir do ter. 2 dá pra acessar os free shops do term. 3 ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evandro! Segundo o site do aeroporto de Guarulhos, a Gol está operando no terminal 2. Veja aqui: http://www.aeroportoguarulhos.net/companhias-aereas-aeroporto-guarulhos

Por enquanto, não há comunicação entre os terminais.

Fabiana Santos

Olá, Evandro. O terminal 3 tem ligação com o 2 por uma van ou por dentro do prédio. Você anda pra caramba, mas tem esteiras rolantes. Já tem alguns cafés e lojas operando no trajeto, mas ainda está meio tímido.
O prédio de estacionamentos está bem organizado e, dependendo de onde você vem, vale a pena deixar o carro lá (deixamos o nosso por 10 dias e pagamos R$150,00, mais barato do que fretar uma van).
A Gol está operando no terminal 2 ainda.

Eli roberto
Eli robertoPermalinkResponder

Oi.Sempre acompanho sua coluna no radio e ja tirei varias dicas para viagens que fiz aqui no Brasil. Estou planejando uma viagem para algum lugar da America do sul, me indicaria algum alem de Santiago? Tenho receio um pouco de viajar para outro pais pois nao falo quase nada o espanhol.Muito obrigado !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eli! Navegue pelo menu "Américas" e veja muitas idéias de destinos para a sua viagem!

Dorgival
DorgivalPermalinkResponder

Olá Eli, estive em Buenos Aires, e muita gente lá fala português. Além de haver muitos brasileiros, os locais lidam muito com turistas e entendem bem.

Bruno Henrique

Olá! Gostaria apenas de confirmar uma informação: as agencias que nos levam até as estações de ski (por exemplo Snowtour) mostram o preço apenas do traslado até o local certo? Chegando lá é necessário pagar o "ticket" para poder usar a pista e o aluguel o snowborad/skis
Outra pergunta é em relação as aulas: elas não são obrigatórias, certo?
Obrigado desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Se quiser esquiar, você vai precisar alugar o equipamento específico para snowboard ou esqui e comprar o ticket para subir à montanha. As aulas não são obrigatórias. Apenas indicadas para quem não sabe esquiar.

Erianne
EriannePermalinkResponder

Viajo para o Chile em setembro de 3a11, gostaria de saber sobre o clima e que roupas devo levar. Grata

Raquel
RaquelPermalinkResponder

erianne, estou indo embora hj de santiago...de manhã e a noite esta frio...mas a tarde esta muito calor.

Naiara Leão
Naiara LeãoPermalinkResponder

Olá,

Passarei o Natal em Santiago e gostaria de saber o que fazer e o que abre/fecha nestas datas.
No ano passado, passei o reveillon e no dia 1º tudo fica fechado, até os supermercados! O Natal tbm é assim?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Naiara. Sim, o Chile tem 5 feriados "irrenunciáveis", 1 de janeiro, 1 de maio, 18 e 19 de setembro (festas pátrias) e 25 de dezembro. Vai estar quase tudo fechado no Natal, só lugares que são atendidos por seus proprietários podem ficar abertos. E no dia 24 geralmente tudo fecha mais cedo.

Patricia Binda

Olá Ricardo e Neftali,
Estou ciente que as coisa fecham mais cedo véspera de Natal, mas será que os supermercados maiores não ficam até 22hs? Chego em Santiago 20h30 em 24-12, queríamos fazer nossa ceia no flat alugado. Será que conseguimos pegar o mercado aberto? Ou é melhor optar por restaurante?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Não dá para contar com supermercado aberto até essa hora, não.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

A Bóia está certa, os supermercados fecham por volta das 20 horas no dia 24. Pequenas compras podem ser feitas em supermercados de conveniência, como o www.okmarket.cl
No resto dos dias os grandes supermercados abrem de Domingo a Domingo das 8 as 22 ou 23 horas. Prefira um restaurante!

EDUARDO MONTEIRO

Muito bom seu site! Pretendo viajar para Santiago e região no período do próximo reveillon: de 27/12/2015 a 03/01/2015. Vou eu e minha esposa. Somos jovens de 55 anos, apreciamos bons vinhos e gastronomia. E, é a primeira vez que vamos ao Chile. Agora, ficaremos muito gratos se você puder nos orientar e/ou dar suas
sugestões para as seguintes questões:
1. O que visitar primeiro, já que no meio do período escolhido, tem o
dia 31/12 e 01/01(feriado)?
2. Você sugere as vinícolas das regiões de Santa Cruz e Curicó?
3. Reservar as 7 noites num único hotel em Santiago?
4. E, onde passar o réveillon?
Muito obrigado, Eduardo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Para dicas de roteiros e passeios em Santiago e arredores, veja: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Sobre o Réveillon em Santiago, temos algumas dicas aqui: https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015

Alvim
AlvimPermalinkResponder

Olá, gostei muito do site, realmente, muito completo e objetivo! Viajo para o Chile na primeira quinzena de Outubro/2014. No link sobre o clima postado em 19.ago.2014 às 23:02 , https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/quando-ir-santiago, diz que não é garantido, mas também é possível encontrar neve na montanha em outubro. Ontem recebi comunicado da operadora que realiza os passeios no Chile, dizendo que infelizmente os passeios para o Vale Nevado foram cancelados, devido à condições meteorológicas (informando que não haverá neve no período). Você pode dizer se essa informação procede? Se proceder, quais alternativas de passeios você recomenda em substituição ao Vale Nevado? Muito Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alvim! Se a operadora avisou, é porque a informação deve proceder. Apesar da neve ter começado a cair antes do previsto, este ano nevou pouco durante a temporada. Para mais dicas de passeios, veja: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Erika Moretti
Erika MorettiPermalinkResponder

Olá Alvim, acompanho sobre o chile com uma Blogueira que é brasileira e mora lá, realmente semana passada eles estavam pensando em até começar a suspender algumas atividades pois nao estava tendo neve suficiente, porem teve uma grande mudança pois desde o final de semana tem nevado muito muito mesmo, e a previsão e de mais neve até o fds...

Eu vou para o chile em 15/10 mais memso com tanta neve o maximo que conseguimos nesta data é apenas "brincar" na nele e nao fazer as atividades quem tem disponivel nos parques.

Se fosse na Primeira semana de outro poderia ser mais garantido, é uma pena.

Abracos!

Gabriela Fernandes

Oi Érika! To doida pra ver a neve... vou na primeira semana de outubro e espero poder ver sad Qual a blogueira que você acompanha? Obrigada!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Muito bom seu site!!!
Vou com a família (esposa e dois filhos menores) à Santiago de 06/02/15 a 18/02/15.
Ouvi dizer que 12 dias por lá é muito tempo e que a viagem ficaria monótona. Também não tenho encontrado Hotéis e/ou Hospedagens para nós quatro, a maioria só reserva para duas ou três pessoas no mesmo quarto. Você teria dicas para aproveitar melhora a viagem e ainda alguma indicação de Hospedagem que abrigue a família inteira? Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! É bastante tempo para ficar apenas em Santiago, mas você pode conhecer outros lugares no Chile. Descubra as suas opções: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Quanto aos hotéis, em uma busca no Booking eu encontrei diversas opções de suítes com dois quartos, que acomodam dois adultos e duas crianças. Procure novamente! smile

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Marcelo, sugiro verificar hospedagens no airbnb. Lá tem muitos apartamentos com excelente localização e novinhos.

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Alguém aqui sabe dizer se os aviões da GOL para Santiago tem o serviço GOL no AR ??? este serviço presta ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evandro! Para saber se o serviço está disponível no seu vôo, entre em contato com a Gol.

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Infelizmente já tentei isso, eles falam que o serviço está indicado na aeronave ....... acho que provavelmente deve ser uma atendente terceirizada que tem respostas limitadas, por isso que eu perguntei por aqui para ver se alguém que já tenha ido saiba responder !

Lucio
LucioPermalinkResponder

Olha, a Gol está sumindo sem fazer alarde o Gol no Ar... Já reparou como é difícil encontrar aeronave com esse serviço....

Daniele
DanielePermalinkResponder

O serviço gol no Ar foi descontinuado e não tem previsão de retorno.

kelly
kellyPermalinkResponder

Olá! Adooooro o site, e ouço sempre o Ricardo Freire no rádio, iremos fazer nossa primeira viagem internacional, eu o maridão, estamos meio perdidos pq estamos pela primeira vez fazendo tudo por nossa conta...passagens...hotel...traslado... vc acha preciso fazer seguro viagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelly! Não saia de casa sem seguro-assistência!

erica freitag
erica freitagPermalinkResponder

Boa noite estou indo para santiago no chile na primeira semana de outubro e gostaria de uma indicação de um Remi ( pessoa que nos leve a pontos turisticos e que nos transporte ).
sem mais obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erica! Temos uma dica de leitor aqui: https://www.viajenaviagem.com/2014/07/guias-brasileiros-exterior-dicas/

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Bóia, acabei de descobrir que comprei passagem para ir para Santiago justamente na semana da pátria. O que faço? Desisto da viagem? Esse ano vai ser feriado prolongado ainda por cima. Triste. Trágico.

Margarete Oliveira

Preciso de ajuda,pois vou chegar em Santiago no dia 18/09 e fiquei meio perdida.Tentei abrir a dica do taxista brasileiro e não consegui,já pensei até em adiar a viagem.Obrigada desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Margarete! Porque adiar a viagem? Não temos dicas de taxista brasileiro em Santiago, mas temos uma indicação de guia brasileiro deixada por um leitor. Veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/2014/07/guias-brasileiros-exterior-dicas/

Não é difícil se virar em Santiago. Pode ir tranquila. wink

danielekobi
danielekobiPermalinkResponder

Boa Tarde!
Pretendo passar minha lua de mel em Santiago, gostaria de saber se o site da submarino é confiável para comprar pacotes de hotel e passagem , pontos turísticos e lugar bom para ficar .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniele! O Submarino Viagens é confiável sim. smile

danielekobi
danielekobiPermalinkResponder

Gostei dos preços do submarino por isso fiquei com receio, a decolar tem preços bons tbem , e o site parece ser bem seguro.
o hotel que eu ví é o Altura Suítes, gostei das fotos, vc sabe me dizer se tem boa localização fica no centro de santiago.
Agradeço desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniele! O Ricardo Freire não recomenda ficar no Centro de Santiago. Para saber mais, leia: https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/onde-ficar-santiago

Não temos comentários sobre esse hotel, mas você pode ler as resenhas dos ex-hóspedes do Altura Suítes, no Booking.

danielekobi
danielekobiPermalinkResponder

Ok, vou dar uma olhada.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Bom dia a todos! Gostaria de passar o réveillon em Santiago com meu marido e meu filho que estará com 2 anos e 8 meses nessa data. É possível programar a viagem de forma segura por minha conta, sem ser por pacote com empresas de turismo? O que devo providenciar de documentação, especialmente para meu filho (ouvi falar em cartão de vacina e RG). Qual o melhor local para nos hospedar? Hotel ou apto? Conseguimos ter acesso aos passeios lá mesmo? Teriam alguma empresa para indicar que tenham valores justos? Como trocar o dinheiro? Trocar lá mesmo ou aqui no Brasil? Li alguns relatos de roubo de objetos em hotéis, isso é frequente? Se puderem me ajudar ficarei muito grata. Quantas perguntas.....rs. Esta será nossa primeira viagem para fora do Brasil, por isso tanta insegurança.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Sim, com um pouco de tempo você consegue organizar a viagem por conta própria. Mas se estiver se sentindo insegura, não tem problema algum comprar um pacote.

Apesar de ser possível viajar para o Chile somente com o RG, é sempre recomendável levar o passaporte. No caso de crianças, como o passaporte não tem filiação, é necessário levar também o RG ou a certidão de nascimento.

O post acima da todas as dicas de quando ir, onde ficar, passeios, etc. É só ler.

Para saber que moeda levar para Santiago, leia: https://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile

Sobre segurança, sempre recomendamos tomar todas as precauções que você tomaria na sua cidade. No hotel, use sempre o cofre.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Olá,
Eu e minha esposa estaremos em férias na semana santa e pretendemos viajar para Santiago em 28/03/15 e seguir para Mendoza em 01/04/15 e voltarmos no dia 04/04. A ideia inicial era alugar um carro para cruzar a fronteira, mas infelizmente não encontramos operadora que permita esta modalidade de locação.
É fácil comprar passagens de ônibus entre Santiago e Mendoza? O período que ficaremos em Santiago e Mendoza está adequado? Obrigado.
Marcos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Recomendamos ir de ônibus, sim.

Veja como:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Olá Boia, vou ao Chile com minha família de 17 a 30/09 e gostaria de saber se vc pode me dar dicas de programas para dia 18 e 19 (festas pátrias) em Santiago. Sei que além dos festejos quase tudo fecha, mas há alguma vinícula com programação? Alguma atividade cultural como museu, etc aberto? Obrigado Marcos

Fernanda Costa de Oliveira re

pretendo ir para o Chile no final de julho de 2015, dois adultos e 2 crianças 7 e 10..gostaria de indicação de onde ficar em Santiago, um hotel bom e barato
Grata

rosangela
rosangelaPermalinkResponder

Pessoal, alguém sabe dizer se a loja da Turistik no aeroporto funciona à noite?
Como o voo chega em Stgo às 20h30, gostaria de comprar o tiquet pro hop on-hop off pro dia seguinte...
Tentei contatos com a empresa mas ninguém responde...... sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosangela! Você consegue comprar o bilhete na hora.

gilberto da rocha tristao

Irei com mais 2 casais na mesma faixa etária minha (65 anos) para Santiago do Chile, Bariloche e Buenos Aires. Qual o risco de transitarmos pelas ruas desses lugares com relação a risco de assalto?? Em cada um dos lugares quais os mlhores programas e quais os imperdoveis?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilberto! Recomendamos cautela, mas não paranóia. Tome as mesmas precauções que tomaria em qualquer grande cidade brasileira. Veja mais dicas:

https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/
https://www.viajenaviagem.com/destino/bariloche/
https://www.viajenaviagem.com/destino/buenos-aires/

Werlaine Xavier

Gostaria que vc me recomendasse o melhor roteiro para viagem a Santiago/Chile. Estou indo com uma amiga e chegarei em 30/09 14:45 e retorno em 10/10/2014. É nossa primeira viagem e gostaria tambem de saber se ainda conseguiremos esquiar? Ficaremos em Las Condes. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Werlaine! Use as dicas do guia acima! É possível que a temporada de neve já tenha terminado. Fique de olho nas notícias.

Aline Peloia
Aline PeloiaPermalinkResponder

Olá, vamos o casal com minha filha de 8 anos, será nossa primeira vez de contato com a neve, estamos bem ansiosos... rsrsrsrs... Estou programando a viagem para a última semana de Julho/2015, acho q nessa época é certeza de encontrar né? Quais passeios vcs indicam para fazer com criança nessa idade? Adorei o site!! Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Não podemos prever o tempo, mas a chance é grande de haver neve no final de julho.

Para dicas de passeios, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Leia sobre o Chile com crianças no Viajando com Pimpolhos:
http://viajandocompimpolhos.com/category/destinos/america-do-sul/chile/

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Estava fazendo meu roteiro e me deparei com alguns comentários sobre um aquário em santiago porém não consigo maiores informações ? como ele é ? vale a pena visitar ? e o museo MIM vale a pena conhecer ?

Evandro
EvandroPermalinkResponder

A propósito, ja ouvi falar que ele fica no Parque O’Higgins, e outros dizem que fica ao lado do MIM.
Sobre o Parque O’Higgins,vale a pena conhecer ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! Há tantas coisas para fazer em Santiago e arredores... se você gosta de parque, sim, insira um dia de parque no seu roteiro, de preferência num dia bonito.

O Aquarium funcionava no MIM e deixou de funcionar em 2011.

Veja o que fazer em Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-santiago

kelly
kellyPermalinkResponder

Olá!
Temos nossa viagem programada para Santiago em 01/02 a 10/02, e fiquei assustada e muito triste de saber desses atentados na cidade ontem...com a sua experiência... e motivo de medo e preocupação?...será que cancelo minha viagem? estava tão animada com minha primeira viagem internacional...snif Kelly

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelly! O Chile não é um país famoso por atentados. Aparentemente, foi um caso isolado. Paris, Londres e Nova York são cidades muito mais visadas e ninguém deixa de ir para lá. A não ser que mais atentados ocorram por lá até fevereiro, pode ir tranquila.

kelly
kellyPermalinkResponder

Obrigada! irei mais tranquila

Emmanuel Andrade

Bom dia!

Gostaria de alguma dica para seguro-viajem!

Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emmanuel! Existem vários seguros bons no mercado. Nós recomendamos a Mondial, que é parceira do site.

Arnoldo Demarche Filho

Para visitar as cidades de Valparaiso e Viña del Mar, saindo de Santiago, é melhor comprar um pacote ou alugar um carro ?
Grato,

Arnoldo Demarche Filho

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arnoldo! Não precisa ir com excursão, não. Dá pra ir de ônibus, saindo do Terminal Alameda. Ou de carro, se preferir.

Para mais dicas, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

De ônibus se pode ir para Viña e Valparaíso pelo Terminal Alameda (exclusivo TurBus e Pulmann Bus) e, sendo até mais prático, pelo Terminal Pajaritos (estação de metrô Pajaritos), de onde saem ônibus a cada 15 minutos, ou até menos.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Estou indo para o Chile com meu marido e meu filho de 6 anos dia 4 de outubro de 2014, gostaríamos de saber qual o melhor lugar para ficarmos entre 4 a 8/10, já que do dia 9 a 13/10 ficaremos em Santiago. Pensamos em Pucón ou valle corralco, você tem alguma sugestão para vermos neve neste período e que tivesse passeios que criança curte?
Agradeço desde já a atenção
Abs
Cristina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Neve não é garantida no começo de outubro. Se houver, o lugar mais divertido para uma criança será Farellones, que tem tubing e tirolesa, do ladinho de Santiago.

Isabela Machado

Fui em agosto e Farellones já estava sem neve.

Roseli Barbosa

Olá, irei para Santiago em outubro/2014, chegarei lá na madrugada de um Domingo, estou super preocupada em como irei até o hotel, uma vez que o próprio hotel não me aconselhou a pegar o taxi devido aos golpes. Irei sozinha, será que alguém poderia me ajudar com alguma dica ou indicação de taxi seguro ou transfer? Desde já agradeço.

Adriele Motta
Adriele MottaPermalinkResponder

Olá Roseli, podes entrar em contato com Transvip, que é uma empresa de transporte que tem um posto de atendimento no aeroporto de Santiago. Eles oferecem transporte compartilhado (vans) e também privado saindo do aeroporto com destino a vários locais de Santiago. Podes fazer a reserva antecipadamente, através do site deles, e fazer o pagamento na hora, quando chegar ao aeroporto. Valor do transfer compartilhado (referência bairro Providência) por pessoa US$ 12,00. Valor do transfer particular US$ 30,00. Cuide com o assédio dos motoristas de táxi não autorizados - eles literalmente "atacam" os turistas desavisados ainda no portão de desembarque!

José Patatas
José PatatasPermalinkResponder

Oi Boia, Sempre leio as dicas de viagem postadas aqui no seu site, gostaria de atualizar algumas informações sobre Santiago-Chile.
Fiz uma viagem de turismo do ultimo dia 03 a 09/set, constatando o seguinte:
Ao chegar se vc não quiser ir de táxi, pegue o ônibus da empresa TAR-BUS (1.500 pesos) que vai até a Estação central e Metro Estação "Universidade de Santiago". Fiquei hospedado Ibis Estação Central, que tem a facilidade do Metro e estação de ônibus (buses) ao lado. Andei por vários bairros e observei que a cidade não anda muito limpa. Os preços em geral estão muito altos o que faz com que o nosso dinheiro não tenha tanta vantagem. O passei mais em conta que fiz foi com a empresa RODOTUR para o Valle Nevado e proximidades por 23.000 pesos por pessoa (paramos uma hora par brincar na neve), sendo muito bem atendidos pelo nosso guia. Porém não recomendo fazer o passeio para Valparaiso/Vina del Mar (custa 23.000 pesos) com a mesma empresa, pois eles passam muito rápido pelos locais e na hora do almoço param em um local que você só tem um restaurante nas imediações ou seja não tem dão outra opção, sendo que no centro de Vina Del Mar tem muitas opções, muito ruim isso. Fomos a Adega Concha e Toro e pagamos pelo tour simples 9.000 pesos por pessoa, o completo custa 19.000 pesos por pessoas, o engraçado é que os dois tem o tempo de duração de 1 hora. Para ir pode ir de Metro até a estação "Plaza de Puente Alto" ou "Las Mercedes" e pegar um táxi que vai custar mais 2.500 a 3.000 pesos. Os shoppings da cidade são muito bonitos e grandiosos, porém não vale a pena. Para ir ao Outlet "Buenaventura" que fica muito longe, peguei o metro da linha 2 e vá até a ultima estação "Vespucio Norte". Saindo da estação atravesse a estrada para o outro lado e próximo do posto shell, em um ponto de ônibus que peguei o "B05" que te deixará na frente do mesmo. Para ir no Parque Arauco, va de metro até a estação "Escuela Militar" (que alias explodiu uma bomba um dia depois que passei lá) e saindo da estação pegue o ônibus "C 20", que para em frente e para voltar é só atravessar a rua e pegar o mesmo ônibus para a estação. Para subir e descer no "Cerro San Cristobal" (Metropolitano), custa 2.600 pesos por pessoa. O metro funciona só até as 22:30h.. O restaurante Giratório é muito legal e fica bem em cima da estação "Los Leones" e o meu "del dia" fica em 9.800 pesos por pessoa, mas vem completo, alias foi a melhor refeição que comemos em Santiago, pois em Santiago de forma geral a "comida" muito ruim. Eu acho que se tivesse alugado um carro para fazer o passeio a Valle Nevado e Valparaiso tinha curtido mais, mas isso só vou descobrir quando voltar e se voltar, pois em geral minha nota para a cidade é 7. Grato pela oportunidade de informar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Muito obrigada pelo relato!

Paula
PaulaPermalinkResponder

Adoro seu site e é das principais referências quando estou planejando minhas viagens! No nosso blog, Comer, Dormir e Viajar, também contamos um pouco de nossa experiência no Chile. Gostaremos muito da visita! smile
http://comerdormireviajar.wordpress.com

Maria José dos Reis

Vou a Santiago e a Mendoza no período de dia 05/10 à 14/10/14 e gostaria de saber quais as empresas que fazem a linha Santiago-Mendoza e em Santiago quais as empresas de turismo para visitarmos a cidade. Vc pode me ajudar???Obrigada

Maria José dos Reis

Vou a Santiago e a Mendoza no período de dia 05/10 à 14/10/14 e gostaria de saber quais as empresas que fazem a linha Santiago-Mendoza e em Santiago quais as empresas de turismo para visitarmos a cidade. Vc pode me ajudar???Obrigada
Pode me dar dicas sobre Mendoza??? Onde ir, passeios, restaurantes, etc.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria José! A Andesmar e a CATA Internacional fazem o trajeto Santiago-Mendoza. Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/

A TurisTour e a Turistik fazem passeios em Santiago e arredores:
http://www.turistour.com/tour/
http://www.turistik.cl/

Veja dicas de Mendoza aqui: https://www.viajenaviagem.com/destino/mendoza/

claudete cardoso

Ola! estamos indo de Vina de Mar para o sul,e vamos pernoitar em varias cidades até chegarmos em Pucon.,onde passaremos a virada. Pode nos dar dicas de onde se hospedar? Pensei em frutillar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudete! Para hotéis em Pucón, veja sites como o Booking, onde você pode pesquisar preços, ver fotos e ler resenhas de ex-hóspedes dos hotéis que ajudam na sua decisão.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Boa noite, estou planejando uma viagem à Santiago e gostaria de saber qual o melhor Ibis para me hospedar, o Estacion Central ou o Manquehue Norte, já que no Providencia não existem mais vagas disponíveis nas datas que estarei la. Obrigado!

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Manquehue Norte com certeza ..................... apesar de ser mais caro ...... vc estará em uma área muito mais agradável para acordar e fazer uma bela caminhada e principalmente muito bem mais localizado para vida noturna .....

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Olá Evandro, vc sabe me dizer qual é a melhor opção de hospedagem? Ibis Manquehue ou Mercure do Centro? Ou o Mercure do Centro é próximo ao lado oeste do Cerro Santa Lucía, local que não é indicado por este site por não ser tão seguro? Obrigada pela atenção!

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Nunca me hospedei em nenhum dos dois....... porém como eu pesquisei muito sobre o assunto cheguei a conclusão que o centro não é o melhor dos lugares para se hospedar, já o ibis em las condes vc vai estar em uma localização nobre ........ tem um post aqui que fala bairro a bairro......

Mas é claro que a franquia Mercure oferece uma Hospedagem melhor que a IBIS, mas eu ficaria em las condes ......

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Ok, muito obrigada pela resposta!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! Nenhum dos dois é bem localizado (o Manquehue Norte fica especialmente longe). Há outros hotéis com bom custo x benefício em Santiago. Consulte a seção "Onde ficar" deste guia.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Desculpe, mas acho que o Ibis Estación Central é o que está especialmente longe da parte mais bonita e turística de Santiago, além de estar em um bairro meio caído. O Ibis Manquehue está em um bairro muito mais agradável, com comércio e restaurantes próximos, e facilidade de transporte (metrô e ônibus próximos).

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Além das opções anteriores gostaria de uma opinião também, se possível, à respeito do Mercure Santiago Centro. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! Igualmente, não é a melhor localização. Consulte os hotéis indicados wink

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Planejando meu roteiro de outubro me surgiu uma dúvida, porque quase todo mundo que indica "concha y toro de metro" fala para descer na penúltima estação - las mercedes - , enquanto a ultima - puente alto - é mais proxima ? só vi um relato mandando descer na ultima, todos os outros falam em la mercedes .... alguém explica

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

É que em Las Mercedes tem mais alternativas de táxi e pontos de ônibus perto da estação. Na estação Plaza de Puente Alto você teria que caminhar um pouco mais para encontrar transporte, mas nem é tão difícil assim...

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Por falar em ônibus, os dessa região aceitam a mesma "targeta" do metro ? outra coisa, estava olhando pelo streetview e me parece um bairro agradável, ou é só impressão ? fora a vinícola tem algo a mais por lá ?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Evandro, o metrobus de vai de Puente Alto para a Concha y Toro, que fica em Pirque, não aceita a "tarjeta BIP", mas custa só 500 Pesos (R$ 2 aprox).
Puente Alto é um município popular, que não tem atrações turísticas, fora alguns shoppings. Mas é porta de entrada tanto da Concha y Toro como do Cajón de Maipo.

cadu
caduPermalinkResponder

fui ontem e os taxis estavam na porta do metro da plaza puente alto. custou 6 ou 7000 pesos.

Evandro
EvandroPermalinkResponder

tudo isso ? eu estava vendo no gmaps e dava uma distância de 3km ou seja uma caminhada leve de 30 minutos... rsrs , acho que talvez por isso seja bem melhor em las mercedes pois tem mais opções..... por esse preço e melhor pegar um busão por 500 pesos e ainda curtir com mais calma a "viagem" ...

cadu
caduPermalinkResponder

ida e volta.... e deixa 'dentro' da vinicola

Evandro
EvandroPermalinkResponder

AHHH !!!

eu tinha entendido que era 6 a 7 mil pesos o trecho ida + outro valor a volta....

cadu
caduPermalinkResponder

eu estava em duvida mesmo...rrsrsr...minha esposa que viu e me corrigiu... abraço

Ana Maria Vinagre

Estamos indo para Santiago no dia 30/19 e ficamos ate dia 05/10, queriamos saber o clima, levar muito agasalho ou durtante o dia faz calor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Consulte a página "Quando ir":
https://www.viajenaviagem.com/quando-ir-santiago

cadu
caduPermalinkResponder

ola, estou a turismo em Santiago e pretendo ir dirigindo a algum ponto da estrada do valle nevado, ao menos até o restaurante ou Farellones. Alguem sabe onde posso consultar as condiçoes da estrada para quita-feira? nao gostaria de ficar preso a programaçao dos guias.

obrigado,

Cadu

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Não é o melhor dia, vai estar nevando um pouco, segundo a metereologia: www.accuweather.com/en/cl/farellones/1247386/september-weather/1247386
É difícil que a estrada feche ou esteja perigosa, já que a neve não vai ser tanta, mas a visibilidade pode estar prejudicada. Não esqueça de alugar as correntes para os pneus.

cadu
caduPermalinkResponder

muito obrigado... irei me adaptar à metereologia...

JOÃO VICENTE FELIPE CARNEIRO

Vou para Santiago em 15/10/2015, ficarei 07 dias.
Estou em dúvida se alugo veículos.
Gostaria de dicas de passeios e quais agências para passeios você me indica?
Agradeço,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! O guia acima tem vários links como um roteiro completo e a seção "O que fazer".

Se quiser, alugue um carro apenas para fazer os passeios fora de Santiago. Ou se preferir, contrate um motorista particular ou compre um pacote. Está tudo explicado no guia. Para saber mais, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/santiago-taxi-metro-onibus-ou-carro-alugado/

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Alguem aqui sabe em média quanto custa o aluguel de roupas de neve ( calça + luvas + jaqueta) ???? em farellones ou valle nevado

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Farellones/El Colorado:
http://www.elcolorado.cl/rental-domo/
Valle Nevado:
http://www.vallenevado.com/es/alquiler-ski/
É caro. Eu recomendo comprar uma calça usada impermeável em Santiago, na www.flamante.cl sempre tem roupa de esqui usada. Não sei agora, no final da temporada. Não esquecer de luvas, se pode comprar em grandes supermercados (Jumbo) ou em camelôs. Óculos escuros e protetor solar também são fundamentais.

Evandro
EvandroPermalinkResponder

No meu caso eu não irei esquiar até porque vou no dia 10.10 e vai estar fechado ..... então é so para passear e ter um pouco de contato com a neve mesmo... que tipo de roupa é necessário ? ou uma boa calça e uma jaqueta +luvas e gorro resolvem ???

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Resolve sim, se você não vai esquiar, não precisa nenhuma roupa especial, especialmente em outubro. E, exceto se você for muito cedo, nem vai precisar de correntes nos pneus.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evandro! Para saber sobre valores de aluguel de roupa de ski, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones

Rafael Chaves
Rafael ChavesPermalinkResponder

Boa noite, estou devorando o site com muita atenção...rsrs
Estarei indo dia 28/11/2014 e voltar 07/12/2014, e pelo que tenho visto será uma viagem inesquecível...
Gostaria de saber se teria alguma dica de passeio...noites..nessa época do ano!!
Obrigado desde jé e parabéns pelo site...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Veja sugestões de passeios na seção "O que fazer" deste mesmo guia: https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago .

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Alguém aqui sabe o tempo de voo entre santiago e guarulhos ... já ouvi reatos entre 3h e 10m e 4:15 ???

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Acho que depende da passagem que vc comprou. Pelo site da gol e da tam, por exemplo, esse trecho varia de 3h e 40 mim a 3h e 55 min.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

3 horas é o meu recorde entre SCL e GRU, com muito vento de popa. Mas o normal é entre 3h15 e 3h40. Já entre GRU e SCL é mais demorado, entre 15 e 20 minutos a mais, dependendo do vento e das condições do tempo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evandro! A média de tempo de voo entre Santiago e Guarulhos é de três horas e meia, mas o percurso pode mesmo chegar até mais de quatro horas.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Evandro, o meu recorde, com forte vento de popa, foi de SCL a GRU em 3 horas exatas. A média é entre 3:15 e 3:40. O trecho GRU a SCL é que demora de 15 a 20 minutos a mais, podendo chegar até 4 horas.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Boa noite! Vou levar um pouco de real para trocar por pesos chilenos lá em Santiago. Alguém, por favor, que já tenha ido pra lá recentemente sabe me dizer quanto é o câmbio (mais ou menos) de real para peso? E qual a nota mínima do real que os câmbios chilenos aceitam?
Desde já agradeço!

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Confere em tempor real: http://www.cambiosantiago.cl/ --- é a cotação que eles pagam, vc vai encontrar um pouco mais ou um pouco menos em outras casas........ quanto as notas nao sei te falar no chile mas a experiência que eu tenho em outros lugares é que eles só aceitam moedas altas ou seja.. 100 e 50.... normalmente as de baixo valor eles pagam menos, ou alguns nem recebem ....... e como vc está no Brasil dá pra levar notas altas tranquilamente .

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Acabei de trocar o Real a 240 Pesos, mas a média das casas de cambio está entre 225 e 235. Geralmente aceitam qualquer nota, só não recebem moedas.

Evandro
EvandroPermalinkResponder

Qual casa conseguiu a cotação ?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Na Afex, em Ebro quase esquina Encomenderos, perto do Metrô Tobalaba. Mas acho que eles estavam enganados, pois depois passei por outras Afex que estavam pagando 230.

Flaviana Ferreira

Passei 4 dias em Santiago e segui todas as dicas do Viagem na Viagem e foi tudo perfeito. Hotel Casa Mito, realmente um achado, a feira de artesanato em Los Dominicos, o Pátio Bela Vista, fizemos somente 1 parque na montanha por dia, enfim as dicas foram realmente perfeitas. Só gostaria de acrescentar um comentário, caso fiquem no Hotel Casa Mito, ou não, contratem os serviços de transfer e guia do Sr. Raul Olguin (cel prefixo+90119071) raul.olguin3616@gmail.com. Uma pessoa que você tem vontade de levar para casa no primeiro contato, ratificou todas as dicas do blog e nos encheu de carinho e informações sobre a cultura local. Fica a dica!!!

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Alguém sabe informar se os freeshops de dantiago são mais baratos que os de Guarulhos ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Você pode comparar os preços dos produtos que pretende comprar in loco. Use o site do Dufry como referência: http://www.dutyfreedufry.com.br/

Se pretende comprar vinhos, compre em Santiago.

Wellington
WellingtonPermalinkResponder

Pretendo ficar 4 noites e 5 dias no Chile. Quanto em reais/pesos devo levar somente para as despesas básicas (taxi, ônibus) e situações em que os estabelecimentos não aceitem cartões? Abç.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wellington! Para ajudar a calcular seus gastos na viagem, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Jeferson de Carvalho

Olá Bóia,
Estou planejando uma viagem com minha esposa, sogro e sogra, para Santiago. Gostaria de alugar um carro e ir de Santiago até Mendoza. Isso é possível? Como fazer para voltar ao Brasil, devo voltar a Santiago ou acha mais interessante voltar da Argentina? Se sim, quais lugares interessantes para visitar. Abraço,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeferson! A gente já fez essa rota de ônibus (https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus) e uma leitora fez de avião (https://www.viajenaviagem.com/2014/03/santiago-mendoza-buenos-aires-roteiro). Dê uma lida pra ver se alguma delas inspira você. Também vale dar uma lida nos guias de Santiago - https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago e nos links que temos sobre Mendoza - https://www.viajenaviagem.com/destino/mendoza

Carlos Rogério Orestes

Olá. Gostei muito do site. Estou organizando meu roteiro com base nas informações postadas aqui. Li sobre o uso de cartão. Pretendo pagar as despesas com cartão e pesos. Acontece que alguns amigos disseram ter tido problemas com os pesos chilenos, alguns lugares só aceitavam dólar. Meu cartão é crédito e débito, master internacional. Uso tranquilamente nos caixas de lá??

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Carlos, não existe no Chile lugares que só aceitam dólar, a moeda do país é o Peso. São raros os lugares que aceitam dólar para pagamento, mas certamente o câmbio não será conveniente. Os únicos lugares que você pode, e deve pagar em dólar são os hotéis, para evitar o pago do IVA de 19%, mostrando seu passaporte.
O sistema de caixas no Chile é unificado para todos os bancos, com a marca Redbanc. Ou seja, você pode usar tranquilamente qualquer caixa automático lá. Basta habilitar seu cartão para uso no exterior, no caixa escolher primeiro a opção "Clientes Extranjeros", escolher se quer sacar da "Tarjeta de Crédito" ou da "Cuenta Corriente". O máximo que pode ser sacado por vez é 200 mil Pesos. Recomendo sacar o máximo para diminuir o custo de comissões.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Pode usar o seu cartão tranquilamente. wink

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Oi Bóia. Tudo bem?
Quanto levaria em pesos para 4 noites? Despesas corriqueiras: café, água, táxi, etc.
Gracias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Siga essas orientações: https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá. Irei dia 16/10 e ficarei 5 dias/4 noites.
Quanto sugeriria para levar em pesos (em espécie)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Este post deve ajudar a dar uma noção de qual quantia separar para a viagem - https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar