Santiago

Ordem e progresso
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Santiago: a capital do Chile é o espelho perfeito da trajetória recente do país.

Limpa, ordeira, afável,  moderna – Santiago é um modelo de eficiência. Constatar a existência de uma cidade tão civilizada nas nossas latitudes já vale a viagem. Se bem que, quando o fog dá uma trégua e deixa entrever a Cordilheira ao fundo, o adjetivo que vem à sua cabeça é: linda.

Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

O Centro ainda conserva alguns prédios históricos, e praticamente monopoliza as atrações turísticas.

Colados ao Centro, os barrios Lastarria e Bellavista são pólos gastronômicos com boas opções de hospedagem.

Providencia é o bairro do comércio e uma das regiões preferidas dos brasileiros.

Mais adiante, El Golf e Vitacura revelam a nova Santiago, de avenidas amplas e prédios moderníssimos. Os hotéis mais estrelados e restaurantes top estão por lá.

O Chile inteiro não cabe numa viagem só. Aproveite para descobrir um pouco mais de Santiago a cada visita.

1038 comentários

Rita de Cassia

olá, Ricardo, olá Bóia,

Estava lendo os comentários do Ivan sobre restaurante e concordo plenamente com ele!
E reforço aqui o que postei no item restaurantes: uma porcaria, caro e "pega turista" o restaurante Puerto Marisko na Isidora Goyenechea. Péssimo! Desonesto!
Mas tenho uma indicação de carro com motorista se precisarem para fazer as vinícolas (desta vez fizemos o valle de Casablanca, vinícola Casa del Bosque, excelente). Trata-se do Hector que foi corretíssimo. Contratei por e-mail, para me pegar no aeroporto e no outro dia ir às vinícolas e ele é muito competente.
Se precisarem Hector <
Abraços,
Rita

ariane
arianePermalinkResponder

Por favor, me passa o email desse motorista. você conheceu o restaurante El Giratorio?? será q é tudo q dizem?? e valor será caro?? Aguardo, obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ariane! O Restaurante Giratório é pega-turista.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/onde-comer-santiago

ricardo grossi fernandez

Ariane , fui com minha esposa a tres anos em santiago e foi otimo , uma lua de mel gostosa depois de 19 anos de casado , almocei no giratório e e muito gostoso , o almoço e em torno de uma hora e meia e nesse tempo ele faz os 360 graus , vvc ve santiago e a cordilheira , pode ir não se decepcionara , estou indo agora julho 1015 co a familia toda , eu esposa ,duas filhas e minha mãe ok.

Carlos Eduardo

Oi Rita, estou indo pra Santiago no carnaval e gostaria muito de fazer a regiao das vinicolas. Poderia me passar o contato do Hector ? Fico grato desde ja.

Monica
MonicaPermalinkResponder

Gostaria de saber o email deste motorista Héctor que foi postado

isabella santana

rita, vc poderia me passar o email do Hector? irei esse fds para santiago pela primeira vez e me interessei. acho que sera mais proveitoso que excursao.
o tempo e locais de visitacao vc que escolheu?
abracos e obrigadas

Wethy
WethyPermalinkResponder

Rita,

Podeira me passar o contato do Hector?

Obrigada!

Cristina Wallner

Adoramos a indicação do Héctor, competente, pontual, muito atencioso!!

Cristina Wallner

Voltamos ontem de Santiago onde ficamos 6 dias, adoramos. Segui as dicas aqui sugeridas e foram muito importantes. Os passeios ao Valle Nevado, Farellones, (atualmente sem neve mas vale muito a pena), Valparaíso, Viña del Mar (almoçamos num castelo à beira do Pacífico), Citi tour, vinícola Undurraga, aeroporto(translados) e dicas de gastronomia do hectorsilvacastillo@gmail.com, ou WS +56998129760, muito atencioso e dedicado!! Recomendo!
Não visitamos outras vinícolas porque estamos muito próximos do Vale dos vinhedos na serra gaúcha que não deixa nada a desejar.... O valle de Casablanca belíssimo, comprei uvas e cerejas para degustar no caminho até Valparaíso. Imperdível visita às casas de P. Neruda. Já estou com saudades do "Arroz Pacífico" do El Galeón (mercado), já Donde Alfredo....(deixa a desejar). O hotel muito bem localizado (Principado) perto de tudo, Bella Vista e Lastarria (bares para happy hour) e centro. Legal a dica da visita guiada ao La Moneda ( impressionante simplicidade) e troca da guarda. Cidade agradável, sem contratempos!! Agradeço as preciosas dicas!!

ana maria cardoso

Boas dicas, Rita! Você pode passar algum contato com o Hector? Vou à Santiago em março e seria um contato importante em terras desconhecidas. Abraço

Rita de Cassia

Não saiu o e-mail do Hector, motorista com van em Santiago. É hectorsilvacastillo arroba gmail ponto com
Recomendadíssimo!
Abs
Rita

carmem
carmemPermalinkResponder

Oi Rita vc poderia me informar quanto pagou pelo passeio, vamos em 6 pessoas,será que da pra ir todos juntos.Obrigada

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Boa tarde Boia
Farei a travessia da cordilheira dos Andes de Santiago a Mendoza, pode me dar algumas sugestões e informações importantes?
Obrigado

Mauro José
Mauro JoséPermalinkResponder

Olá, estou em Santiago...cotação do peso nada favoravel..cheguei dia 06 e estava 180.00.... Ontem melhorou..foi a 193.00.

Samuel
SamuelPermalinkResponder

Olá! Vcs saberiam dizer se a companhia Sky Airlines é boa? Estou pretendendo fazer uma viagem de São Paulo - Santiago, alguém já fez essa viagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samuel! É uma low-cost chilena. Não espere muito do serviço de bordo.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Ao menos a Sky entrega refeições quentes a bordo, ao contrário do sanduíche frio e vagabundo da Lan e da Tam...

Rossana
RossanaPermalinkResponder

Olá,
Acabamos de voltar de uma semana em Santiago numa viagem familiar em 13 pessoas. Infelizmente, apesar de termos nos preparado bastante para a viagem e apesar de todos os elogios que lemos nos blogs de viagem, ficamos bastante decepcionados. O apart hotel Bellas Artes, embora num esquema recomendado, somente valeu pela localização, pois a estrutura e o serviço foram ruins. De maneira geral, ficamos com a impressão de que os chilenos são meio grosseiros e enganadores, com esquemas "engana turista" em táxis, restaurantes, mercados.... Outra decepção foi a cultura do vinho. Achamos os passeios às vinícolas muito fracos, bem aquém do esquema de vinícolas europeias e pior do que vinícolas brasileiras. E os preços dos vinhos nos restaurantes era proibitivo, mais caro do que no Brasil, que não é um país com tradição em produzir vinho. Nem nos supermercados o vinho tinha um preço razoável. E, infelizmente, esta sensação foi unânime com a maioria dos brasileiros que encontramos durante a viagem: a decepção estava presente no discurso de todos....

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Rossana. Vinho caro? Em que supermercado você foi? Moro em Santiago e compro no Supermercado Lider três garrafas de vinho reserva a 6.990 Pesos. Custa 10 Reais cada. Não acho caro.

bruna
brunaPermalinkResponder

Olá, neftalí! vi que você mora em Santiago. Estou indo em Agosto pra lá e sozinha. Você poderia me ajudar com dicas de hoteis com boa localização? obrigada, Bruna. Abraços!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Bruna! Olha, até por morar aqui eu não conheço os hotéis. E por localização, é só ler todos os post do VnV:
www.viajenaviagem.com/destino/santiago/onde-ficar-santiago
www.viajenaviagem.com/2010/09/20-hoteis-em-santiago/
www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-santiago-os-relatos-dos-leitores/
Dou fé de que eles explicam Santiago melhor do que eu. ¡Saludos!

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Olá Bruna, pretendo ir a Santiago no mês de agosto, se quiser fazer contato..

Lucia de F C da Silva

Boa tarde. Vou à Santiago em meados de março e gostaria de algumas sugestões de passeio, li que mora aí.
Você tem alguma transfer para indicar do aeroporto até o hotel IBIS??
Grata.
Lúcia

judite singh
judite singhPermalinkResponder

Estive em Santiago em 2012 por 10 dias, AMEI, tanto que estou retornando esta semana para mais 20 dias.

Jorge Carvalho

Karen,

O remis me foi indicado pelo Hotel (Santiago Park Plaza). Ele é muito confiável, gentil, educado, conhecedor da regiāo! Pode ir sem medo.

Fiz dois passeios com ele. Pontual.

KAREN
KARENPermalinkResponder

muito obrigada, abraço!

ALINE
ALINEPermalinkResponder

Você poderia me passar o contato dele? Ele tem carro pequeno ou van? Somos só eu e meu esposo. Grata!

João Ricardo
João RicardoPermalinkResponder

Bom dia
vou a Santiago no periodo do carnaval brasileiro de 12/02 a 17/02, reservei o hotel Torremayor lyon em Providencia , esse hotel é bom?
minha esposa esta gravida de 5 meses e eu gostaria que me dessem dicas do que fazer com ela nesses dias.
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Leia a opinião de ex-hóspedes do Hotel Torremayor Providencia no Booking. E veja sugestões de passeios na seção "O que Fazer" do guia de Santiago - https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago

João Ricardo
João RicardoPermalinkResponder

obrigado.
nota 10 seu site!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Pra quem quiser ver a Copa América no Chile, que começa em junho de 2015, a segunda etapa de venda de entradas começa na 6a feira 14 de janeiro:
hwww.ticketproca2015.cl
O primeiro jogo do Brasil é em Temuco e os outros dois em Santiago, no estádio Monumental do Colo-Colo. Se pode comprar as entradas tanto por sede como seguindo a uma seleção específica. Os jogos do Chile, no estádio Nacional de Santiago, estão praticamente esgotados.
A Alemanha não joga, graças a Deus.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Perdão, 6a feira 16 de janeiro começam as vendas.

Aline Albuquerque

Ainda bem que a Alemanha não joga. rsss

Melissa
MelissaPermalinkResponder

Olá , vou em Junho para o jogo do Brasil no estádio Monumental e queria ajuda para saber se vale a pena procurar hotéis próximo ao estádio. O bairro onde fica é bom? Alguém poderia ajudar? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melissa! Não há uma zona hoteleira no entorno. Assim como não existem hotéis próximos ao Maracanã, ao Morumbi ou à Fonte Nova.

Escolha uma das zonas hoteleiras que indicamos:
https://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-santiago

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Melissa. Como comentou a Bóia, perto do estádio Monumental não há hotéis. Mas a estação Pedreros da linha 5 do metrô te deixa a menos de 10 minutos caminhando, e vai funcionar até o final dos jogos. De Providência ou Las Condes você demora no máximo 30 minutos para chegar.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá pretendo viajar para o Chile com meus filhos de 12 e 6 anos em julho para comemorar o aniversário deles, e para que ele conheçam a neve, o que vcs me indicam? Hoteis bom custoxbenefico, enfim o que fazer com eles?

ricardo grossi fernandez

Boa tarde Patricia , é melhor vc ir para bariloche na argentina , a pista de esqui ou brincadeiras fica a 11 kilometros do centro , bem perto e as coisas não são caras , estive la em junho passado e a cotação era 1,00 para 4,20 pesos , em santiago apesar de ser aproximadamente 50 kilometros de distancia as curvas castigam muito quem sofre de enjoo.
para crianças e adultos melhor bariloche

Noara Machado
Noara MachadoPermalinkResponder

Olá pessoal, quero conhecer o Chile e quero muito ir no inverno para ver a neve, gostaria de saber se no início de setembro será possível isso acontecer ?
No início de setembro tem neve no Chile ? Tem como esquiar ??

Priscila Barcellos

Ricardo, moro no RJ e queria aproveitar um feriado pra fazer a travessia dos Lagos Andinos tirando a passagem de milhas (período: 30/10 a 02/11).
Vc acha que compensa ou é muito pouco tempo? É um bom período?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Quem responde é A Bóia. Você vai gastar um dia para ir e um dia para voltar. Se você só tem esses 4 dias, fique em Santiago ou em Buenos Aires.

Jaime Oliveira

Olá Ricardo, boa tarde !

Estarei viajando para o Chile no período de carnaval (11/02 [Chegada às 20:30] - 18/02 [Saída às 09:55]), me hospedarei no Hotel Ibis da Providência e gostaria de algumas dicas para viagem.

Primeiramente tenho algumas dúvidas:
Onde trocar Real por Pesos Chilenos em um melhor custo x benefício x segurança?
Os Brasileiros são taxados em IVA? Como fazer para não ser taxado neste imposto?
Quais passeios você sugere (1ª Viagem) [Gosto de tudo relacionado a vinhos e queijos]? Se tiver um roteiro pronto aceito sugestões.

Olhei no seu site e vi algumas sugestões que gostei:

UM DIA INTEIRO ENTRE VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR .................... R$ 367,00 Reais (Em média p/ 2 pessoas)
MEIO DIA VISITANDO UMA VINÍCOLA (Concha y Toro).................... R$ 188,00 Reais (Em média p/ 2 pessoas) + Táxi
UM DIA INTEIRO NO VALE DE CASABLANCA............................... R$ 367,00 Reais (Em média p/ 2 pessoas)
MEIO DIA PARA COMPRAS (Providência)................................ R$ O que gastar ...

O meu maior problema é que estou com um orçamento meio apertado e gostaria de no máx gastar uns R$ 700,00 (por pessoa) com passeios (Apenas ingressos). Seria possível?

Obrigado.

Abraços.

Jaime

Sandra
SandraPermalinkResponder

Dá para ir à Concha y Toro de metrô e táxi. A partir do Metrô Mercedes, o táxi custa 3000 pesos chilenos (só ida). A entrada na vinícola custa 9000 pesos para maiores de 18 anos (menores não pagam). Faça as contas e veja se fica mais barato.

Jeferson José

Olá! Ótimo esse site, está me ajudando muito. Me caso em abril, gostaria de saber se vale a pena ir entre os dias 14/04 a 20/04 para nossa lua de mel. Muito obrigado se puder ajudar. Vi alguns comentários positivos e negativos, estamos confusos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeferson! Em abril, as temperaturas máximas podem passar dos 20ºC, mas as mínimas podem ser abaixo de 10ºC.

Aline Albuquerque

Ē necessário seguro viagem para brasileiros visitarem o Chile?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Nâo é obrigatório, mas é totalmente recomendável. Não queira se ver sem direito a assistência médica num país estrangeiro.

Sidney
SidneyPermalinkResponder

Ricardo,
Parabéns pelo site e muito obrigado pelas informações que ajudam muito a todos.

É necessário vacina para viagem ao Chile ?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sidney! Quem responde é A Bóia. Não é preciso não.

Vanessa Huback

Gostaria de deixar aqui meu relato sobre Cajón del Maipo, o local que mais me fascinou e que é pouco conhecidos dos brasileiros ainda.
O lugar mais bonito que eu fui nos arredores de Santiago. De carro deve ser aproximadamente 1h a 1:30h até a cidade de San José del Maipo.
Da cidade pega-se uma estrada em direção ao vulcão de San José del Maipo para chegar até Embalse el Yeso, que é uma represa que abastece Santiago e que tem um lago lindo.
Na outra direção tem uma estrada para Baños Colinas e Baños Morales. Eu optei ir a baños colinas que é muito mais bonito, apesar de bem mais longe. Os baños colinas são piscinas naturais abastecidas com água que sai a 60º Celsius. Essa água é quente por passar pelo vulcão da cidade. é um local muito bonito.
Porém tanto para Embalse El Yeso como para Baños Colinas a estrada é de terra depois que passa do centro de San José del Maipo. Cada uma das estradas tem aproximadamente 33 km de terra e portanto eu não aconselho a irem por conta própria, já que não tem ônibus que deixe perto e carro alugado só se for bem alto, pois senão é muito arriscado.
Aconselho a ir por uma agência. Em geral as agências não realizam os dois passeios no mesmo dia, mas eu dei a sorte de conhecer o Maurício Tapia Navarrete, que é quem agencia a entrada a baños colinas (valor da entrada: 8 mil pesos chilenos).
O Maurício fez um preço camarada e buscou a mim e a minha família numa Caravan ( carro alto e extremamente confortável, no qual cabem umas 9 pessoas). Saímos as 6: 45 h da manhã do hotel, fomos direto para o Embalse El Yeso, paramos para fotos. Depois fomos para baños colinas, entramos na água e depois almoçamos numa pensão lá perto. Comida deliciosa, apesar do local ser bem simples. Pagamos 4500 pesos por uma refeição completa, que incluía caldo de frango de entrada e de prato principal frago cozido no vapor ( pechuga de pollo ao jugo) acompanhado de arroz e salada. Para quem não quisesse almoçar, eles vendiam empanadas gigantes assadas no forno a lenha e muito gostosas de pino (carne) e queijo na faixa de 1500 pesos.
Super recomendo esse passeio. No local é bem frio, então recomendo levarem casaco, pois está abaixo da cordilheira dos Andes.
Uma outra curiosidade é que Baños colinas faz fronteira com Mendoza, na Argentina. São aproximadamente 7 km apenas de cavalo entre as duas.
Então a minha dica é: vão com o Maurício que é supergentil, e no dia nos buscou e nos deixou no hotel por volta das 17 h .No dia o motorista foi o Alejandro, supersimpático também. O Maurício adora o Brasil e os brasileiros.
Contatos do Maurício Tapia Navarrete :
whatsapp: + 56 9 862 45 155
email: cajon.maipo.chile@gmail.com
facebook: https://www.facebook.com/mauriciot1 ou Termales Turismo Intereses Especiales

ALINE
ALINEPermalinkResponder

Oi Vanessa, bom dia! Gostaria de saber as condições dessa estrada de terra...qual o perigo/risco de ir por conta própria, com carro alugado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Não jogue essa responsabilidade nas costas de alguém que não foi dirigindo. Há riscos inerentes a fazer trajeto em estrada de terra na montanha num país que não é o seu. Encare esses riscos ou faça como um turista ajuizado faria: vá em tour organizado ou com motorista.

Kelly
KellyPermalinkResponder

Olá ! Estou indo para Santiago dia 01/02 e ficarei até dia 10/02, eu e meu marido, pretendemos conhecer Viña e Valparaíso, e li por aqui que seria melhor pernoitar por lá, eu pergunto, consigo reservar hotel quando chegar em Santiago? ou melhor reservar daqui?, e que tb não sei exatamente qual dia irei.

Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelly! Dá para fazer as duas cidades em bate-volta a partir de Santiago - https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/
Mas se você pretende pernoitar, vale fazer a reserva antes. Viña del Mar fica mais cheia no verão.

Kelly
KellyPermalinkResponder

Obrigada!

Anesca
AnescaPermalinkResponder

Olá pessoal e leitores do Blog!
Estive lendo e relendo as dicas de Santiago e arredores e estou simplesmente encantada!
Contando as horas pra chegar minha viagem. Irei na minha Lua de Mel em Agosto/15.
Tenho algumas dúvidas, caso puderem responder ficarei muito grata!
- Meu voo faz conexão em Buenos Aires, umas 5 horas de espera. Pra comer, comprar algo, etc, é necessário comprar pesos argentinos ou conseguimos usar reais mesmo?
- Alguma casa de câmbio pra indicar em Santiago? Vamos levar pesos chilenos suficientes somente para chegar no hotel, já sei que a troca lá é mais barata que aqui no Brasil. Vamos chegar numa segunda-feira às 13h.
- O que vocês indicam de passeio para esse primeiro dia? Shopping, Mercado Central...?
- Durante a semana é mais vazio nas estações de esqui? Qual a melhor para iniciantes? Valle Nevado é muito bonito, mas é para profissionais ou estou enganada?
- Melhor dia para ir na Concha Y Toro é durante a semana?

Desde já, agradeço o retorno!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anesca!

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago

https://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-santiago

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile

Anesca
AnescaPermalinkResponder

Em relação ao aeroporto de Buenos Aires... Consigo comprar em reais? Chego lá às 05:30h da manhã e o voo pra Santiago sai às 11h... Falo pra tomar um café, etc.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anesca! Se não conseguir usar reais diretamente, troque alguns reais no câmbio, que funciona 24 horas, ou use cartão de crédito. Melhor perder um pouquinho no câmbio do que ficar com fome.

Maria Laura
Maria LauraPermalinkResponder

Olá pessoal, estou indo agora em abril/2015, passar 1 semana em Santiago com meu marido e meu bebê que estará com 1 ano e 2 meses. Ficaremos no bairro de Lastarria. Alguma dica de passeios/o que fazer/onde comer considerando nosso bebê?
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Laura! Para dicas de programas com criança em Santiago veja o Viajando com Pimpolhos: http://viajandocompimpolhos.com/category/destinos/america-do-sul/chile/

jose ribeiro
jose ribeiroPermalinkResponder

Gostaria de saber se a Gol é uma boa cia para o Chile?...
Ou... qual cia recomendável?
Grato!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Depende onde você more. A Gol e a Sky só saem de São Paulo, a Tam e a Lan também têm vôos diretos partindo do Rio e a Air Europa tem dois vôos semanais partindo de Salvador, até março. O serviço é bem parecido em todas. A companhia mais recomendável nesse caso é a que tenha o preço mais barato, e os horários mais convenientes para você.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Viajei de Gol recentemente para o Chile e me surpreendi positivamente. O espaço entre as poltronas está maior, havia serviço de bordo do qual não tenho queixas (ao contrário de voos internos no Brasil) e os atendentes, desde o aeroporto, foram atenciosos.

Antonio
AntonioPermalinkResponder

Olá, estive em Santiago de 1º até 9 de janeiro, realmente o Restaurante Giratório é pega turista, assim como vários outros. Procurem o Pateo Bella Vista tem ótimos restaurantes, alguns parecem o 'consulado brasileiro'. Segue uma dica: em santiago estacionamento é muito difícil, procure alugar uma Van com motorista para fazer as vinícolas (vale a pena) e Valle Nevado mesmo no verão, contratei Sr. Raul, excelente pessoa (raul.olguin3616@gmail.com) bom motorista e muito atencioso com crianças. Espero ter ajudado.

isabella santana

olá boia, boa noite
estou ( eu, namorado, irma e cunhado) indo pela primeira vez p santiago do dia 07 a 12 de fevereiro agora. o transfer do hotel ( NH ciudad de santiago) nos pegaria e estávamos com roteiro programado c excursões para o city tour em santiago dia 08, concha y toro dia 09 e valpariso e vina del mar dia 10. o dia 11 deixamos livre. Mas estou achando tudo muito metódico e sem possibilidades de descobertas e curtir os passeios no nosso tempo. Pensei em aventurarmos por conta propria e vi um post de uma pessoa q alugou um motorista para os passeios. o q compensa mais para nós 4? transfer do hotel ( 24000 pesos) ou taxi? dá para andar sem guia por santiago? o deslocamento para a vinicola e as cidades vizinhas é tranquilo ou o motorista seria uma boa ideia? caso seja, dá para comprar a entrada da vinicola em algum site? mtas dúvidas rsrs desde ja agradeço qqr esclarecimento. obrigada e boa noite, isabella

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabella! O táxi custa o equivalente a 30 dólares.

Veja como fazer os passeios por conta própria:
https://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-santiago

ALINE
ALINEPermalinkResponder

Bom dia! Excelente as dicas do site!!! Conhece Algarrobo? Dizem que lá tem a maior piscina de água salgada do mundo, mas fica dentro de um "resort", o San Alfonso del Mar. Gostaria de saber se tem como pelo menos conhecer o local? Mandei e-mail para eles, mas não obtive resposta!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! A gente não acha que valha a pena. Praia não é o forte do Chile, e viajar pra ver uma piscina... sei não grin

Lilian
LilianPermalinkResponder

Irei ao Chile em abril,tenho algumas dúvidas:
Preciso do passaporte ou somente o RG vale?
Qual o melhor bairro para ficar? que seja perto de metros, restaurantes e que não seja perigoso a noite...etc...
Se alguem puder me ajudar...
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Você pode viajar para o Chile com o seu RG, desde que ele tenha menos de 10 de emissão. Mas o Ricardo Freire sempre recomenda levar o passaporte. Para saber mais, leia: https://www.viajenaviagem.com/2011/01/america-do-sul-rg-ou-passaporte

Para dicas de bairros, veja a nossa página "Onde ficar":
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/onde-ficar-santiago

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá Ricardo, olá Bóia! Chegarei em Santiago dia 09/02 as 12h30 com uma amiga, e pretendemos fazer o seguinte:
dia 09 a tarde passeio pela cidade
dia 10 Tour de dia inteiro por Santiago, conforme a sugestão do VnV com o onibus da Turistik
dia 11 Bate e volta a Viña e Valpo
dia 12 Concha y toro de manhã; Undurraga à tarde (ainda não tenho certeza se vamos a Undurraga ou se ficamos em Santiago a tarde)
dia 13 Bate e volta a Cajon del Maipo/ Aguas Termales
dia 14 Passeio de trem pelo Vale do Conchagua
dia 15 Tour de compras em Santiago; visita a feira de antiguidades em Lastarria (é onde ficaremos)
dia 16/02 retornamos.
Restaurantes à noite, qdo voltarmos dos passeios de dia todo... O q vcs acham? Correido? Tá bom???
Obirgada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Está bacana! Talvez você queira cortar um passeio para curtir mais Santiago. Deixe para decidir durante a viagem smile

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Vou pro Chile em 18/02 e fico por 5 dias depois irei a Pucon e regresso no dia 28/02 as 07:30 hs da manha mas meu voo é somente as 16hs o que vcs me sugerem para fazer na cidade ? Lembrando que estarei de mala .... tem algum locker na rodoviaria ??? Obrigada

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Santiago tem várias rodoviárias. As maiores e principais tem locker (custodia ou guardaequipajes). Dê uma volta pela parte da cidade que mais gostou nesse tempo livre, dá pra aproveitar a manhã e todas as rodoviárias estão próximas ao metrô. Mas as 13 horas você já deveria estar pegando o ônibus para o aeroporto (13:30 se vai de táxi).

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Muito obrigada pela dica !!!! Com certeza terá algo que não consegui ver nesses 5 dias !!! Vc tem alguma dica boa de restaurante em Santiago mas nada turistico !!!!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Patricia. Pode seguir as dicas do VnV, dou fé de que são ótimas:
www.viajenaviagem.com/destino/santiago/onde-comer-santiago
Eu sou fã de restaurantes peruanos, e em Santiago tem vários, devido em parte à enorme quantidade de imigrantes peruanos no país.

Fernanda Mendes

Olá,

Eu e meu marido iremos em Março para o Chile. Ficaremos de 15 a 18 em Santiago e então seguiremos para Puerto Varas. Gostaria de deixar os passeios e a compra da passagem terrestre Santiago- Puerto Varas para quando chegarmos no Chile, alguém já fez esse trajeto?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

12 horas de viagem, preços desde 9.900 (semi-cama) a 26 mil Pesos (salão cama), a estrada um tapete mas monótona. Sempre é melhor e mais barato comprar antecipado, mas por não ser alta temporada ou fim de semana, não deveria haver problemas. A passagem aérea Santiago-Puerto Montt direto custa 60 mil com todas as taxas na Sky, demora 1h45.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Eu recomendaria pesquisar também ida e volta Stgo-Pto Montt na Lan. Comprando antecipadamente há promoções a 55 mil Pesos ida e volta, praticamente o preço do ônibus leito.

Anesca
AnescaPermalinkResponder

Olá!
Para um bate-volta em Viña Del Mar e Valparaíso, caso resolvermos dormir e voltar para Santiago, qual o melhor lugar para visitar primeiro? E dormir em Viña ou Valparaíso?
Obrigada!!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Acho que Viña del Mar tem mais estrutura e é mais bonito para fazer um pernoite.

Anesca
AnescaPermalinkResponder

Obrigada!
Alguma recomendação de hotel/pousada? Gostaria de ir no Cassino à noite, há alguma acomodação perto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anesca! Pesquise hotéis em sites como o Booking.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Anesca. No mesmo cassino de Viña tem um hotel:
www.enjoy.cl/enjoy-vina-del-mar
E bem perto de Santiago há outros dois:
www.casinomonticello.cl
www.enjoy.cl/enjoy-santiago

Camila
CamilaPermalinkResponder

Boa noite, planejo ir a Santiago do dia 18 a 26 de abril e gostaria de saber quais cidades próximas a Santiago você recomenda uma visita. Li que Vina e Valparaiso são próximas, tem mais alguma interessante?
Qual o preço médio de uma alimentação sem muito luxo?
Obrigada pela atenção.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Camila, vc já leu esse link? Tem diversas indicações inclusive das principais atrações próximas a Santiago.

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Os preçs de restaurantes se equivalem aos do Brasil de nível semelhante.

Lilian Benedeti

Olá Camilla!!
Pretende ir a Cajón del MAIPO? Um lugar maravilhoso!!!
Se for, podiamos dividir transporte.
Qlqr coisa entra em contato!!
LILIAN e MARXUEL

Leandro Barbosa

Fiz.um passeio a Viña del Mar pela empresa Touristik. Na ida, paramos visitamos uma vinícola e depois o Guia sugeriu almoçarmos no Restaurante Adaneva. Fuja da indicação do Guia, pois a comida é de má qualidade e o restaurante só é indicado porque deve haver algum comissionamento. 
Em Santiago não deixe de conferir o Pátio Bella Vista, o Funicular e a Catedral Metropolitana.

Maria do Carmo

Como faço o cálculo da conversão do peso Chileno em Real? Alguém pode me ajudar?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

¡Hola! É só dividir o valor em Pesos chilenos pelo valor que você trocou seus Reais. Exemplo com o valor de hoje, 1 Real = 230 Pesos. Então 10 mil Pesos dividido por 230 = R$43,48.
Se 1 Real é 230 Pesos, 10 Reais é 2.300, 100 Reais é 23.000, e assim por diante.
Muita gente tem a idéia errada de que a moeda do Chile é inflacionada e vale pouco, mas isso não tem absolutamente nada a ver, é um conceito equivocado, pois o Peso chileno existe há mais de 40 anos sem nunca ter cortado o zero. Já no Brasil no mesmo período tivemos várias moedas, cortando sempre os últimos zeros.

Lilian Benedeti

Olá!!
Eu e meu noivo iremos a Santiago, em lua de mel, no dia 21/04/15 e ficaremos ate 26/4/15. Gostariamos de fazer amizade com algum casal que tambem vá neste periodo para dividirmos transporte/passeios.
LILIAN

Ana Maeia Bwntes

Ola.Tenho férias todo mês de março e gostaria de conhecer o Chile, porem vou viajar só, não falo outro idioma .Pergunto, Será diíicil a comunicação? Qual o roteiro que você me sugere?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Brasileiros e vizinhos sempre acabam se entendendo.

Veja nosso post de primeira viagem a Santiago a ao Chile:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago

Leandro Barbosa

Ana o Portunhol aqui é tranquilo e os Chilenos são bastante receptivos.
Eles brincam dizendo que o Chile deveria se chamar "Brachile" devido a tamanha quantidade de brasileiros que viajam pra cá.

Leandro Barbosa

Fiz.um passeio a Viña del Mar pela empresa Touristik. Na ida, paramos visitamos uma vinícola e depois o Guia sugeriu almoçarmos no Restaurante Adaneva. Fuja da indicação do Guia, pois a comida é de má qualidade e o restaurante só é indicado porque deve haver algum comissionamento.
Em Santiago não deixe de conferir o Pátio Bella Vista, o Funicular e a Catedral Metropolitana.

Ana Oliveira
Ana OliveiraPermalinkResponder

Eu e minha familia ( 3 adultos) estaremos indo para o Chile (Santiago) para passar 12 dias em Junho/15, dentro os quais gostaria de incluir uma pernoite no Valle Nevado. O que me sugere quanto a hospedagem, alimentacao, roupa de frio p/ alugar e equipamentos de ski?

grata,

Lena Medeiros
Lena MedeirosPermalinkResponder

Olá, estive em Santiago em Julho/2014, com um grupo de 5 amigos estou retornando em julho/2015 com minha filha de 15 anos, fomos atendido por um guia chamado Tito Sandoval, que nos levou de van para passeio em vinícola, Viña Del MAr e Valparaiso, noutro dia fomos ao Valle Nevado, excelente, muito educado, cortes, e fala portugues, perdi o contato dele, voces o conhecem? Se alguém for na data de 21 a 29 de julho, poderemos fazer alguns passeio juntos. Aguardo

Luiz e Kelly
Luiz e KellyPermalinkResponder

Boa tarde,

Obrigado a todos pelas dicas de Santiago, iremos agora em março e para falar a verdade, vi tantos lugares pra conhecer que não conseguimos traçar um roteiro, a visita as vinicolas, centro histórico, cordilheiras acho que são indispensáveis, ou aconselham outros locais?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz!

Selecione seus passeios aqui:
https://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-santiago

cinthia
cinthiaPermalinkResponder

Boa tarde, primeiramente parabens pelo site, tudo o que precisamos saber encontramos aqui.
Eu irei ao chile em maio e gostaria de umas dicas sobre a Avenida Vicuna Mackena, é bem localizada? Fica no bairro de providência? fácil acesso aos pontos turísticos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cinthia! A avenida começa em Providencia e vai longe. Os números baixos estão perto de Providencia, sim.

Erika
ErikaPermalinkResponder

Pessoal, estou indo com uma amiga para o Chile em outubro. Alguém sabe dizer como é esta época lá? Alguém aqui vai nessa época? Estou adorando esse site!

cinthia
cinthiaPermalinkResponder

Ficar proximo ao metro parque bustamante é uma boa??
obrigada pela atenção smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cinthia! Ficar perto do metrô sempre é bom, mas se você quer estar numa região conveniente para turistar e sair à noite, use as dicas que damos aqui:
https://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-santiago

Luiz e Kelly
Luiz e KellyPermalinkResponder

Valeu pela dica do site, já estamos montando o roteiro e quando retornarmos comentamos como foi nossa viagem.

Valeria C Almeida

Como tenho usado muito as informações que encontro no site gostaria de deixar o meu relato da viagem que fiz a Santiago no início de fevereiro. Santiago mudou muito nos últimos anos, pois encontrei uma cidade bem mais bonita e as pessoas bem mais amáveis. Ficamos hospedadas no bairro da Providência, bem prático é bem localizado com um ótimo comércio. Utilizamos um dia para conhecer os pontos turísticos da cidade utilizando o ônibus hop-on hop-off da Turistik. O ticket do ônibus você compra no próprio hotel. Nesse dia almoçamos no Mercado Central, pois queríamos provar os mariscos gigantes e a Centolla. Foi um almoço muito mais visual do que saboroso. No dia Seguinte fomos ao Vale Casablanca conhecer a vinícola Casa Del Bosque almoçamos no restaurante Tanino (muito bom) dentro da vinícola e visitamos a vinícola Indômita. No outro dia visitamos Valparaíso onde visitamos La Sebastiana, a casa-museu de Pablo Neruda, imperdível e almoçamos em Vina Del Mare. Para fazer esses passeios utilizei uma indicação que encontrei no site de um motorista Hector Silva hectorsilvacastillo@gmail.com. Fiquei impressionada com o atendimento e com a rapidez que acertamos os passeios praticamente 24h antes de embarcar para Santiago, pois já tinha enviado e-mail para duas empresas de turismo que levaram mais de 10 dias para responder (quando já estava deixando Santiago) O Hector não pode nos atender pessoalmente, mas enviou o Sr Carlos que trabalha com ele e foi tudo perfeito. Durante esses dois dias foi pontual, atencioso muito educado sempre preocupado em saber se estávamos sendo bem atendidas. Super recomendo.

Eugênio Lima
Eugênio LimaPermalinkResponder

Olá, vou para Santiago agora em março e estou com algumas dúvidas para fechar o meu roteiro. Basicamente tenho 3 dias que não sei o melhor passeio que colocar por se tratarem de finais de semana, soube que o domingo em Santiago é um pouco "morto" e preciso de ajuda. Quero ir num dos dias para Concha y Toro, no outro para Viña e Valpo e no outro para o Valle Nevado ou Cajon del Maipo. A dúvida é: qual é o melhor passeio para a sexta, para o sábado e domingo? É indiferente ou algum é mais parado ou bem mais caro no domingo? Aproveitando, vale mais a pena Valle Nevado (mesmo sem neve) ou Cajon del Maipo? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eugênio! Nossa dica é evitar a montanha nos fins de semana da temporada de neve. O resto, você decide.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago

https://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-santiago

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Boa noite! Estarei em Santiago em Abril. Dia 23 quero alugar um carro para ir à vinícola concha y toro e ficar com o carro para ir no dia 24 para Valpo. Vou me hospedar no Eurotel Las Condes e vi que posso alugar o carro ali por perto. A dúvida é se alugo por ali ou no aeroporto? Para ir p vinicola é sentido aeroporto? A devolução vai ser no aeroporto pois de lá pego um voo para puerto montt. Obrigada!!!

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Aproveitando segue o roteiro para dicas, ainda posso modificar: chego dia 21 de madrugada (meia noite de 22). Hospedagem Eurotel las condes. Dia 22 turistando em Santiago. Dia 23 aluga o carro, concha y toro e turistar mais um pouco. Dia 24 (sexta) de carro vou para Vina Del mar e Valpo e durmo lá no Gran Hotel Gervasoni. Dia 25 retorno para o aeroporto de Santiago e pego um voo que sai as 11h para puerto montt, chegando lá 12:45. Alugo um carro e fico até dia 28, no hotel bellavista em puerto varas. Dia 28 eu retorno no voo de 9h para Santiago que chega às 10:40. A princípio eu ficaria no aeroporto esperando meu voo as 15:40 que retorna ao Brasil, mas a Tam cancelou esse voo e me colocou no mesmo voo no dia 29. Então de 28 para 29 ainda não sei o que fazer. Sugestão ? O roteiro ta legal? Obrigada. Seu site é excelente!!!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Maíra. O roteiro está legal e o último dia eu aproveitaria para passear mais por Santiago. Só acho que não vale a pena alugar um carro para ir para a Concha y Toro, e tão fácil e prático ir de metrô, inclusive pode ser mais rápido, e você pode degustar vinhos sem problema. Alugue o carro bem cedo no dia que for a Viña/Valparaíso, você pode fazer um tour por alguma vinícola do Valle de Casablanca, que fica no caminho. Só aviso que não é a época mais espetacular para conhecer os vinhedos, pois todas as uvas foram cortadas em março. Abraço.

Thaisa Melo
Thaisa MeloPermalinkResponder

Estou indo a Santiado em 15/06/15 a 20/06/2015. Vi que essa época as Estações de Esqui provavelmente não vão estar abertas. Mas considerando que eu seja uma pessoa de sorte (risos) eu gostaria de conhecer o Valle Nevado por ser super famoso, mas sei que não é uma opção barata. Vi que Farellones é mais "legal", principalmente para mim que sou principiante (primeira vez que vou ver a neve). Minha dúvida é se eu for com agencia de turismo eu posso conhecer as três estações, mas ficar mais tempo em Farellones? Indica alguma agencia? Ou seria melhor ir por conta própria?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thaisa! As estações de esqui normalmente abrem na segunda quinzena de junho. Portanto, você deve conseguir. A melhor maneira de fazer uma viagem do seu jeito, é por conta própria. Pacotes de agências são fechados e dificilmente eles serão do jeitinho que você quer. wink

Cynthia
CynthiaPermalinkResponder

Olá pessoal, adorei este site, já montei todo meu roteiro com as dicas!

Embarco no dia 04/06 de manhã e volto no domingo de madrugada 07/06, ou seja, terei 2 1/2 dias em santiago.

Na quinta pretendo ir ao centro de Santiago e jantar no patio Bellavista
Na sexta quero ir ao Vale Nevado ou Farellones, depende de como estará o tempo na capital.
No sábado quero vistar a Concha Y Toro pela manhã e a tarde algo light, pois irei pro aeroporto por volta das 22:00...

Por causa do tempo apertado, queria saber se alguém já chegou em algum hostel/hotel antes do check in e pode pelo menos deixar as malas para poder fazer os passeios, ou logo depois de fazer o check out?

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cynthia! Em hotéis é normal deixar as malas antes do check-in e depois do check-out. Mas indicamos se informar antes de fazer a reserva. wink

Cynthia
CynthiaPermalinkResponder

Que ótimo! smile muito obrigada!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar