São Luís

São Luís

Misture Nordeste com Amazônia, França com Portugal, bumba-meu-boi com reggae, guaraná com Jesus, e o resultado será uma cidade absolutamente singular.

Fundada por conquistadores franceses, São Luís foi logo reconquistada por portugueses, que deixaram seu legado nos casarões de fachadas de azulejo do centro. Apesar não ser tão visível, o sincretismo afro-brasileiro é tão importante quanto o da Bahia; o candomblé é chamado tambor-de-mina. O reggae caiu no gosto do maranhense, com músicas cantadas em “embromation” e dançadas de corpo colado, como no forró. Até o guaraná é original: cor-de-rosa e com forte gosto de canela, atende pelo nome de Jesus.

Basta encarar uma travessia de pouco mais de uma hora para passear na mais misteriosa e dramática de nossas cidades históricas: Alcântara, onde até as ruínas são belas.

E entre junho e setembro, siga viagem aos Lençóis Maranhenses, e você encontrará outra mistura única: dunas intermináveis, pontilhadas por lagoas cristalinas, vigiadas de perto por mangues tão vigorosos quanto os da Amazônia.

São Luís: quando ir

São Luís quando ir

Como fugir das chuvas em São Luís

O clima do Maranhão se caracteriza por duas estações distintas:

  • Estação chuvosa: janeiro a junho
  • Estação seca:: julho a dezembro

Quer saber o quanto chove na estação das chuvas?

Em dezembro as chuvas começam a voltar devagarinho, ainda sem atrapalhar (100 mm de média histórica).

Em janeiro já costuma chover 200 mm.

Fevereiro, março e abril é o trimestre mais chuvoso. As precipitações alcançam 400 mm por mês (é bastante chuva).

Em maio as chuvas já diminuem um pouco, para 300 mm.

Em junho as chuvas vão cessando aos poucos — a média é de 200 mm de chuva no mês.

Em julho costuma chover uma besteirinha, 100 mm.

De agosto a novembro as chuvas serão raríssimas.

São Luís: as chuvas

Quase não chove Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

Chove um pouco: Janeiro | Junho

Chove mais: Maio

Chove demais: Fevereiro | Março | Abril

E a temperatura?

Chova ou faça sol, você só vai pegar frio em São Luís se ligar o ar condicionado no máximo.

As temperaturas variam entre 23ºC e 30ºC na estação chuvosa e 24ºC e 31ºC na estação seca.

São João em São Luís

São Luís o que fazer: bumba meu boi

Uma época especial para visitar São Luís é durante os festejos de São João, quando há apresentações de bumba-meu-boi em diversos arraiais espalhados pela cidade.

Em 2020, as prévias devem acontecer no fim de semana de 12 a 14 de junho. Já o São João oficial, com arraiais funcionando todas as noites, deve ir de 19 a 29 de junho de 2020.

Leia mais sobre o São João em São Luís na página O que fazer em São Luís. Clique aqui.

Festa do Divino em Alcântara

Outra época bastante auspiciosa para viajar a São Luís é durante a Festa do Divino de Alcântara. Durante 10 dias, a cidade histórica recebe visitantes com comida, bebida, música e muitas tradições.

A festa acontece sempre da véspera da 5ª feira da Ascensão do Senhor até o Domingo de Pentecostes — entre 40 e 50 dias depois do Domingo de Páscoa.

A próxima Festa do Divino em Alcântara vai se realizar entre 10 e 19 de maio de 2024.

Leia mais sobre a Festa do Divino na página de Alcântara deste guia. Clique aqui.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses

São Luís quando ir

A melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses vai de junho a setembro, quando o tempo está firme e mais lagoas estão cheias. No primeiro semestre chove muito (e é preciso sol alto e forte para admirar as cores das lagoas). A partir de outubro, a maioria das lagoas estará seca.

Veja mais detalhes na seção Quando Ir do guia dos Lençóis Maranhenses. Clique aqui.

128 comentários

Olá, estou querendo conhecer São Luis em Outubro, vi algumas publicações falando sobre poluição do mar. Gostaria de saber se é recomendado ou não entrar no mar. Obg

    Olá, Joana! Nesse momento São Luís está na estação de chuvas. É preciso voltar a estação seca para conferir a balneabilidade.

Olá! Estou com férias marcadas para o período de 10 a 25 de março e venho estudando a possibilidade de conhecer São Luis e esticar até os Lençóis. Li que é uma época um pouco chuvosa e que as lagoas não estarão no auge da beleza. Mesmo assim é recomendado ir? Há risco muito alto de pegar todos os dias com chuva? (não tenho como remarcar para outro período) =S

Estive em São Luis, Alcântara e nos Lençóis em junho último e tenho notícias a respeito do estado das duas cidades e um alerta para quem quer conhecer Santo Amaro: Corra! A fatídica estrada ligando a MA-402 até a cidade já está sendo construída e aquele paraíso pode acabar.
Muitas fotos sobre as lagoas e comunidades da região e uma agradável surpresa: Travosa!
Tudo aqui: https://jccbalaperdida.blogspot.com.br/
Grande abraço!!!!

Parabéns pelo seu post sobre São Luís! Sou ludovicense (nasce em São Luís), moro em Brasília há 20 anos e sempre viajo muito, para lá e outros lugares no Brasil e no exterior. Você foi muito feliz em todas as suas informações e muito preciso também. Além de mostrar ao turista as coisas boas que a cidade/Estado podem oferecer.

Olá. Estou indo para um congresso que será realizado no Hotel Rio Poty. Alguém pode me informar o nome de algum hotel localizado nas imediações? Carlos

Ótimo post!
Se você for pra Alcântara (o que realmente vale a pena e ainda experimentar o docinho tradicional da ilha), dê uma olhada também na lua, pra ver como o mar vai estar, porque quando fui quase todo mundo passou mal no barco porque tinha muuuuita onda! 😉

Olá Boia, andei vendo alguns sites e tudo parece lindo! então fiquei em duvida entre ir depois de barreirinhas a Santo Amaro ou Atins (pois não será possível ir nas duas) Qual é a sua preferida? 🙂 Não vale responder as duas!!! Obrigada!

    Olá, Heloise! O Ricardo Freire nunca pegou condições ideais em Atins, por isso ele tem fotos mais bonitas de Santo Amaro.

Olá, Chego em São Luis 02:30 AM no dia 26/06, quero ir para barreirinhas e santo amaro. Pensei no seguinte roteiro:
Van Sao Luis a Barreirinhas (pego no aeroporto as 3h AM) onde ficamos até dia 28 (duas noites)
De Barreirinhas vamos para Santo Amaro, onde ficamos até 30/06 (duas noites)
De Santo Amaro voltamos para Sao Luis no dia 30 (de onde retornamos a nossa cidade no dia 02/07).
É adequado fazer primeiro Barreirinhas depois Santo Amaro? escolhi assim pq tem a disponibilidade de hoteis/pousadas que selecionamos.
Obrigada!

    Estava com a mesma dúvida! Seguindo a fórmula do Ricardo, estava pretendendo passar 3 noites em Santo Amaro, 2 em Barreirinhas e 2 em Atins no final de julho. Porém fiquei com receio de começar pelo mais bonito e depois me decepcionar. Será que devo inverter???
    Outra dúvida: vou ficar apenas 2 dias em São Luis, vale ficar na Ponta d’areia ou no Centro Histórico?
    Aproveito para parabenizar o trabalho de vocês!! A Bóia e Ricardo, vocês são incríveis!! 🙂

    Olá, Adriana! Santo Amaro e Atins têm beleza equivalente. Considere Barreirinhas um refresco à beira-rio entre a aridez das duas cidades dentro do parque.

Quais os problemas e riscos de ir de carro de Fortaleza a São Luis?

Pretendo fazer uma viagem de 2 semanas em julho com meus filhos, 1 semana em Fortaleza e 1 no Maranhão (São Luis + Lençóis). Pensei em ir de carro, parando em Jericoacoara e nos Lençóis Maranhenses aproveitando que ambas estão no caminho, mas não sei se é uma boa idéia ou seguro fazer isso.

    Olá, Roberto! Não há riscos, mas o caminho é longo e não é feito pelo litoral. De Barrerinhas, nos Lençóis, você dará uma volta de 600 km pelo asfalto até Parnaíba, no Piauí (que está, em linha reta, a pouco mais de 100 km).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito