São Luís

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

São Luís: onde ficar

Para aquela passada rápida por São Luís (com um pulo em Alcântara) antes de seguir para os Lençóis Maranhenses, hospedar-se no centro histórico é mais prático. Vindo a negócios, ou querendo aproveitar a vida noturna, a região de Ponta d'Areia/Lagoa da Jansen é mais conveniente. Veja também nesta página onde dormir em Alcântara.

Centro histórico

Portas da Amazônia

Portas da Amazônia

A única pousada charmosinha é a Portas da Amazônia. A localização é ótima, no coração do bairro -- o que significa que as noites de sexta serão barulhentas para quem fica nos quartos da frente. Não espere luxo: é uma pousada feita sob medida para estrangeiros com mais bom-gosto e espírito de aventura do que dinheiro; entre nessa onda e você vai curtir o lugar.

A alternativa é ultraconvencional: o grandalhão Grand São Luís, que fica na praça do Palácio dos Leões e está mais protegido da muvuca. Apesar de razoavelmente confortável, seguro e com bom café da manhã, é um hotel cansado, que precisaria de um senhor banho de loja para ter algum apelo visual e despertar da letargia. Em compensação, as diárias são extremamente em conta, e dá para tomar sol área da piscina.

Hospedando-se em qualquer um dos dois você estará a menos de 10 minutos de caminhada do cais da Praia Grande, de onde saem as lanchas para Alcântara.

Ponta d'Areia e São Marcos

Luzeiros

Luzeiros

O maior pólo hoteleiro de São Luís fica aqui. Você estará a 10/15 minutos de táxi do centro histórico e estar mais perto dos bares e restaurantes de São Luís. O melhor hotel da cidade, o Luzeiros, fica num ponto tranqüilo (e pertíssimo do restaurante Cabana do Sol, o mais tradicional da cidade).

Já o Stop Way fica na Lagoa da Jansen, onde há muito bares (apesar de nenhum estar a uma distância segura para ir caminhando).

Na faixa mais econômica, escolha entre Soft Inn e o Premier, junto à avenida.

Um pouco mais adiante, o Ibis São Luís ainda está novinho e também deixa você na rota de restaurantes e bares.

No Jardim Renascença

Na outra margem da Lagoa da Jansen, esse bairro novo, de perfil mais corporativo, tem dois bons hotéis 3 estrelas, de padrão business sem frescura: o Nobile Inn e o Bristol Express.

Calhau

Pestana São Luís

Pestana São Luís

Apesar de por muito tempo ter sido o hotel de praia mais famoso da cidade, o Pestana São Luís não está à beira-mar. Mas é o único da cidade com estrutura de (pequeno) resort. As áreas sociais são charmosas, os banheiros estão reformados e a piscina foi redesenhada. A praia está a 300m da portaria.

Diretamente na avenida beira-mar, as melhores opções são o Tulip Inn Praiabella e o Calhau Praia Hotel.

Alcântara

Maison du Baron

Para ficar bem no centrinho, a melhor pedida é a Maison du Baron; se você for com mochila, dá para ir a pé desde o atracadouro (menos de 10 minutos de caminhada).

A Bela Vista fica a 10 minutos de caminhada do centro, e tem uma pequena piscina. Ao chegar e partir, use táxi; para ir à cidade, dá para ir a pé (à noite, volte de mototáxi).

Já a Pousada dos Guarás fica na praia; é indicada para quem vai ficar pelo menos duas noites (assim você aproveita o segundo dia inteiro de praia). Ao chegar, ao partir e à noite você vai precisar de táxi.

6 comentários

Fátima Rodrigues

Gosto muito de São Luís, mas a cada vez que volto na cidade vejo um certo descaso com a cidade. Numa das vezes que fui o Centro Histórico passava por um restauro, muitos museus estavam funcionando, porém da última vez fui, estavam fechados e com aspecto de abandono.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Que maravilha de lugar.
Gostei muito das dicas, pois nao conheço ainda S.luis.

Diogo Ferreira

Olá! Desde já, muito obrigado pelas valiosas dicas.

Perto do Luzeiros em São Luís é seguro caminhar para almoçar e/ou jantar pelos restaurantes nas redondezas?

Em Alcântara, ficando na Pousadas dos Guarás, é seguro caminhar até o centro ou até o terminal?

Obrigado novamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diogo! De noite é melhor usar táxi em ambas cidades. As ruas no entorno do Luzeiros são ermas, você não vai se sentir tranqüilo. (Mas para ir até a Cabana do Sol dá para ir caminhando, é bem perto.) O problema da localização da Guarás é que o caminho é escuro, de noite você pode até se perder.

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Estou pesquisando hotel para curtir a praia de São Luís, mas vejo muitos falando que lá a praia não é boa para banho. Qual hotel mais proximo do mar indica para quem quer curtir uma praia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Rafaela! Quando for a São Luís, pesquise o relatório mais recente de balneabilidade da SEMA. O relatório de 14/11 aponta que a praia que apresenta melhores condições de banho é a praia de São Marcos. Você pode se hospedar em qualquer hotel de Ponta de Areia e ir para lá de táxi.

http://www.sema.ma.gov.br/arquivos/1542218455.pdf

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar