Guia da Suíça

Como chegar ao Matterhorn de trem

Em Zermatt está o Matterhorn, a montanha que estamos acostumados a ver estampando de caixas de lápis de cor Caran d’Ache e embalagens de Toblerone.

Junto com Interlaken, Zermatt está estruturada para receber com dignidade o turismo de massa. Nenhuma das duas tem pretensões aristocráticas, feito St. Moritz, Davos ou Gstaad.

Além da capacidade hoteleira e das condições perfeitas para esqui, trekking e alpinismo, as duas capitais alpinas têm como trunfo montanhas de cartão-postal. Em Interlaken ficam os montes Eiger, Mönsch e Jungfrau, este servido pela ferrovia mais alta da planeta, a Jungfraubahn.

matterhorn

É provável que você tenha que escolher entre um e outro para o seu périplo — mais tarde faço um post comparativo. Mas caso você faça questão de ir ao Pão de Açúcar e ao Corcovado suíços na mesma viagem, então me siga.

De Interlaken a Zermatt

A viagem entre Interlaken e Zermatt é um típico percurso pela região alpina da Suíça: lento e com baldeações, porém oferecendo belíssimas paisagens mesmo nos trechos (ou nos trens) que não são marketeados como panorâmicos.

Saímos de Interlaken Ost no trem das 14h para Berna; demos um oi novamente para o lago de Thun e descemos aos 21 do primeiro tempo, em Spiez. Ali esperamos quinze minutinhos e reembarcamos no trem que ia para Brig. Mais 26 minutos e descemos em Visp (em francês, Viège). Na estação já dava para ver cumes nevados muito próximos.

De Visp a Zermatt

Visp/Viège é o hub para todo mundo que queira subir a Zermatt. O último trecho é feito em trens que, apesar de servirem como transporte regular (afinal, mora gente em Zermatt e no caminho), já têm design panorâmico, mesmo na segunda classe.

O trem vai subindinho devagar — e você pode acompanhar o deslocamento pelo mapa impresso na sua mesinha (vários trechos panorâmicos vão oferecer a mesma comodidade). A viagem até Zermatt leva 1h05.

De Visp a Zermatt

Faltando 25 minutos você já consegue ver as montanhas do seu lado direito.

A penúltima estação, Täsch, é conectada a um gigantesco estacionamento: Zermatt é uma cidade onde carros particulares não circulam.

E então, duas horas e catorze minutos depois de deixar o pé do Jungfrau, já podíamos avistar o Matterhorn.

Zermatt

No dia seguinte a gente subiria até os melhores camarotes. Güentaí.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais::

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Lugano, Suíça à italiana

Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    107 comentários

    OLA!!! em março eu irei p londres encontrar minha filha q esta fazendo intercambio. Faremos uma viagem de 15 dias ,Paris e Suiça.
    Gostaria muito fazer Alpes Suiço de trem . Andei vendo fotos de Zermatt e Interlaken e adorei as paisagens.Por favor me ajudem com meu roteiro.
    bjs

    Oi Boia e Rique
    estou pretendendo viajar para Europa em abril de 2012 e gostaria de saber se em janeiro seria muito tarde para começar fazer as reservas
    vou com meu filho que fala ingles e nao queremos pacote,nosso roteiro
    seria Suiça, Alemanha,Holanda e Inglaterra por 15 dias.Tenho acompanhado vc pela Europa e estou assimilando infs para meu roteiro
    bjs

      Olá, Carmem! Três meses antes é quando costumam aparecer promoções, então vocês estariam com uma antecedência boa para reserva. Até lá não custa nada ficar de olho para caso surja alguma barbada imperdível.

    Olá! Estou completamente perdida fazendo minha lua de mel… PErcebi que em março não tenho como fazer o trajeto completo do Bernina (com o onibus) então sairia de St Moritz e voltaria para lá no mesmo dia… Aproveito algo?
    Acabei fazendo assim:
    Dia 17 – Paris – Zurique
    Dia 18 – Zurique
    Dia 19 – Zurique – Lucerna – Lugano (malas despachadas para destino final) DIA DE TREM
    Dia 20 – Lugano – St. Moritz
    Dia 21 – Bernina Express
    Dia 22 – St. Moritz – Zermatt – Glacier Express
    Dia 23 – Zermatt
    Dia 24 – Zermatt – Interlaken
    Dia 25 – Interlaken -Jungfraubach
    Dia 26 – Interlaken – Berna – Interlaken
    Dia 27 – Interlaken – Montreaux – Laussanne – Genebra (malas para o destino final)
    Dia 29 – Genebra – Zurique (avião para Amsterdã)

    O que vc sugere??? Tiro algo? Troco alguma coisa? Faço mais bases e menos chick ins/outs??

    Fico menos tempo na Suiça e vou a Viena?

    Obrigada.

      Eu mudaria o seguinte: de Luzern iria a St. Moritz via Chür, de lá faria o passeio do Bernina Express e então faria St. Moritz-Lugano-Zermatt.

      Isso pq o trajeto Lugano-St. Moritz, a partir de Andermatt, é idêntico ao do Glacier Express.

      Agora um comentário, considernado que é lua de mel: acho que seu roteiro tem tempo demais dentro de trens. Eu tiraria Lugano do roteiro e acrescentaria um dia para curtir com mais calma Genève. Não é preciso percorrer todos os trens turísticos repetindo rotas, acho.

      Mas se estiver determinada a fazer isso, pelo menos inverta ordem Luzern-St. Moritz-Lugano-Zermatt.

      Outra possibilidade é ir direto de Zürich a St. Moritza, e visitar Luzern a partir de uma base em Interlaken com um dia extra lá, reduzindo o vai-e-vém.

      Oi, Andre! Obrigada pelas dicas. EStou reanalisando meu roteiro… Vc sabe se é possível ir a Lichtenstein com o Swiss Pass? Se não for, como faço?
      Obrigada mais uma vez!!!
      Fernanda

    Estive nos dois em viagens diferentes. Para o Matterhorn fui via Milão. No inverno tem um ônibus que deixa todo mundo bem no centrinho pela manhã e retorna no final do dia. Dá para passear na mini-cidade ( Cervinia), passar o dia esquiando e voltar, é um belo passeio e custou acho que 28 euros ( + comida, entrada para esquiar e aluguel de esquis).

    Já para o Jungfrau fui via Interlaken com pernoite, é um passeio bem longo e com horários específicos do trem que sobe até lá.

    Oi boia e Riq,
    queria saber se fazer essa viagem (interlaken-zermatt) de carro é tranquilo… a estrada é boa? meu maior receio é que pretendo faze-la no inverno. (ja sei que nao entra carro em zermatt mas que ha estacionamentos proximos). ou seria melhor fazer de trem? Qto as passagens de trem (zermatt-interlaken) eh preciso comprar com antecedencia? obrigada

      Olá, Fabi! O André Lot vai te dizer que é melhor ir de carro, mas o Ricardo Freire é trem toda vida onde o trem funciona, como na Suíça. Faça um Swiss Pass e reserve os vagões panorâmicos com alguma antecedência, sim.

    Olá, Ricardo
    Antes de mais nada, parabéns a você e aos patrocinadores peo site; estão salvando minha vida com todas as dicas valiosíssimas que clocaram aqui. Disponho abaixo meu roteiro, pra em seguida te pedir ajuda com duas dúvidas.
    dia 1 – de Florença a Lucerna de trem (COMPRO O SWISS PASS DE 1A OU 2A CLASSE? AMBOS PERMITEM OS VAGÕES PANORÂMICOS?). Chego ao final da tarde.
    dia 2 – deixar malas no hote em Lucerna e seguir para Chur bem cedo pra fazer o trecho Bernina Express Chur-Tirano-Chur e, ainda no mesmo dia, voltar para Lucerna. (DÁ TEMPO DE FAZER ISSO EM UM DIA?)
    dia 3 – Manhã em Lucerna; à tarde seguir para Interlaken.
    dia 4 – Subir o Jungfrau (COM O SWISS PASS, POSSO COMPRAR O TICKET ESPECÍFICO LÁ NA HORA?)
    dia 5 – pequenas cidades ao pé do Jungfrau.(HÁ ALUGUEL DE BIKE PARA CIRCULAR PELAS CIDADEZINHAS, LAUTERBRUNNEN, GRINDEWALD…)
    dia 6 – Sair bem cedo de interlaken e pegar o golden pass até montreal. castelo de Chillon. seguir pra genebra, de onde meu vôo sai às 20:00h.(DÁ PRA USAR O FAST BAGGAGE PRA RETIRAR EM GENEBRA?.
    Desde já agradeço.
    Abraço!

      Olá, Fabiana! Aqui quem responde é A Bóia.

      1 – O Swiss Pass só é válido na Suíça. Sua passagem de Florença a Lugano precisa ser comprada à parte. Os trens panorâmicos aceitam Swiss Pass de 1a. e 2a. classe, mas você precisa ter reserva.
      2 – Não é recomendável fazer isso num dia. Faça os trens panorâmicos apenas numa direção.
      4 – Você compra o suplemento na hora.
      5 – Alugue bicicleta em Interlaken e suba com ela no trem.
      6 – Dá para fazer o check-in da sua bagagem.

      Um conselho; espere até a série terminar para fazer o seu roteiro. Não se bsaeie apenas no que já foi publicado. Haverá um post com sugestões de roteiros. Não tente incluir todos os trens panorâmicos numa mesma viagem, não dá certo. Escolha apenas um e monte sua viagem em torno dele.

      A Bóia, muito obrigada!
      Se tiver que escolher apenas um panorâmico, então seria o Bernina.
      E, como estou vindo de Florença, pra fazer apenas uma direção, eu teria que seguir até Tirano e de lá subir até Chur. Eu não queria pegar o ônibus em Lugano, acho muito cansativo (3 horas). Não tem uma rota direta de Floreñça a Tirano em um trem italiano? Ou vai levar o mesmo tempo que o onibus de Lugano? Aliás, dá pra fazer isso no memso dia ou tenho que pernoitar em Tirano? E, ao chegar em Chur, queria seguir direto pra Lucerna. Estou ciente que swiss pass é só pra Suiça, pensei comprar passagens avulsas para os trechos na Itália, pois acho que não vale a pena comprar um rail pass pra Itália também, já só viajarei 3 vezes dentro do país. Quero esperar as propostas de roteiros de vcs, mas viajo dia 6/04/12 e as opções de hotel estão ficando escassas… Se puder me tirar essa dúvida sobre Lugano antes, agradeço muito.
      Abraço

      Fabiana,

      Tirano fica na ponte de um vale. Há trens regionais que partem de Milano e chegam lá, passando por Lecco, Como e Sondrio.

      De Milano Centrale até Tirano são 2h30 de trem. De Firenze até Tirano, são 4h50 de viagem, devido ao tempo perdido na conexão em Milano. Você só consegue chegar lá as 12h50 se partir no horário mais cedo.

      Minha dica: para não ficar muito puxado (Firenze-Luzern no mesmo dia, o que envolveria sair 8h de Firenze e chegar em Luzern bem a noite), faça um pernoite não em Tirano, mas em Sondrio, que fica há 30 minutos de trem na linha que vai a Tirano e é bem bonita no outono. Daí, vc pode viajar em um horário matutino no Bernina, e chegar em Luzern com tempo.

      Não compensa comprar passe de trem na Itália.

      Lembre-se se de que os horários de trem regional (Milano Cle. – Tirano) só aparecem de 7-15 dias antes da viagem, e o preço deles nào muda. Compre Firenze – Milano antecipado.

      André,
      Muito, muito, obrigada!
      Eu não sabia que esse trecho Milano Cle. – Tirano só aparecia 7-15 dias antes. Achei que não havia essa possibilidade.
      Farei, sim, a pernoite em Sondrio.
      Valeu pela rapidez na resposta.
      Abraço!

    Oi Ric/ Bóia,
    Tudo bem?!
    Aproveitando a essa última viagem na Suiça, meu próximo destino, queria uns palpites no meu roteiro.. 🙂 … To viajando, ou ele é possível?

    Dia 1
    Chego em Genebra as 10:00 da matina, pensei em passar o dia passeando por lá
    Dia 2 – Acordar cedo e ir para Montreux, visitar o chateau de Chillon e a tarde pegar o trem para Zermatt
    Dia 3 – Ski em Zermatt
    Dia 4 – Visitar o centrinho de Zermatt e ir no final do dia para Lausanne
    Dia 5 – voltar para Geneva cedinho, meu vôo sai as 16:00

    Obrigada pela ajuda,
    Abraços

      Mary, achei Genebra bastante sem graça. No seu lugar eu iria direto para Lausanne ou Montreux.

      O centrinho de Zermatt não leva mais que 45 minutos para ser percorrido… se você passar mais um dia por lá, é melhor subir ao Gonergrat.

      Você pode fazer check-in de avião em toda estação suíça importante antes das 9 da manhã, livrando-se das malas.

    Olha, passo aqui todos os dias e vejo imagens das mais lindas e fico revivendo (só que com paisagens de verão) a viagem que fiz em março deste ano. É muito legal saber que fui em todos estes lugares que o @riqfreire foi. Ou seja, com certeza não perdi nenhuma atração dentre as mais importantes. E, para não me alongar muito, só tenho mais uma coisa a dizer: A Suíça e suas paisagens alpinas são uma coisa linda DEMAIS!!! Quem tiver a oportunidade, por favor: vá!!!

    concordo com o comentário da Carmen. Estou planejando a Suiça para junho de 2012 e tinha muitas duvidss mas com estes posts já quase defini meu roteiro pelos Alpes Suiços. Esta muito fácil de entender e se programar. Mais uma vez, obrigado Riq.

    Eu quero dar os meus parabéns a AccorHotels.com pelo apoio do VnV na Europa e também a Mondial, seguradora oficial da viagem. Assim nós podemos desfrutar dos textos e as imagens da viagem pela Europa.
    Obrigada!!!

      Pegando carona na sua observação, Carmen querida: a parte suíça da viagem também tem o apoio do Turismo da Suíça. Daqui a pouco vão entrar em ação a Mobility, com os carros que vou dirigir na Itália, na França, na Espanha e em Portugal, e o grupo Pestana e as Pousadas de Portugal, com quem me hospedarei em Portugal.

      Mas nenhuma das nossas viagens seria possível sem o apoio dos nossos patrocinadores-master, Hoteis.com e Gol. Obrigado a todos!

      Riq, sei que é meio off-topic, mas como vc mencionou suas outras viagens de carro que logo virão, deixo uma dica antes que esqueça.

      Para quem vai dirigir carro na Europa por auto-estradas e passar por vários pedágios (provavelmente não é seu caso), uma dica interessante é o serviço da Europe Toll Tickets Services (https://www.tolltickets.com ).

      O que eles fazem, basicamente, é te alugar a baixíssimo custo tags eletrônicas de pedágios para os principais países da Europa. O aluguel pode ser feito com cartão de crédito, os tags são entregues em até 2 dias no endereço do hotel! Depois, são devolvidos via correio.

      O custo extra (além dos pedágios) em geral é de uma taxa de € 8, além de 6 a 9% sobre o valor dos pedágios em taxas administrativas.

      Para quem vai rodas muito em trajetos picados por auto-estradas, é uma mão na roda, reduzindo filas de pedágio, máquinas para inserir cartão de crédito etc.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito