Guia da Suíça

Como chegar ao Matterhorn de trem

Em Zermatt está o Matterhorn, a montanha que estamos acostumados a ver estampando de caixas de lápis de cor Caran d’Ache e embalagens de Toblerone.

Junto com Interlaken, Zermatt está estruturada para receber com dignidade o turismo de massa. Nenhuma das duas tem pretensões aristocráticas, feito St. Moritz, Davos ou Gstaad.

Além da capacidade hoteleira e das condições perfeitas para esqui, trekking e alpinismo, as duas capitais alpinas têm como trunfo montanhas de cartão-postal. Em Interlaken ficam os montes Eiger, Mönsch e Jungfrau, este servido pela ferrovia mais alta da planeta, a Jungfraubahn.

matterhorn

É provável que você tenha que escolher entre um e outro para o seu périplo — mais tarde faço um post comparativo. Mas caso você faça questão de ir ao Pão de Açúcar e ao Corcovado suíços na mesma viagem, então me siga.

De Interlaken a Zermatt

A viagem entre Interlaken e Zermatt é um típico percurso pela região alpina da Suíça: lento e com baldeações, porém oferecendo belíssimas paisagens mesmo nos trechos (ou nos trens) que não são marketeados como panorâmicos.

Saímos de Interlaken Ost no trem das 14h para Berna; demos um oi novamente para o lago de Thun e descemos aos 21 do primeiro tempo, em Spiez. Ali esperamos quinze minutinhos e reembarcamos no trem que ia para Brig. Mais 26 minutos e descemos em Visp (em francês, Viège). Na estação já dava para ver cumes nevados muito próximos.

De Visp a Zermatt

Visp/Viège é o hub para todo mundo que queira subir a Zermatt. O último trecho é feito em trens que, apesar de servirem como transporte regular (afinal, mora gente em Zermatt e no caminho), já têm design panorâmico, mesmo na segunda classe.

O trem vai subindinho devagar — e você pode acompanhar o deslocamento pelo mapa impresso na sua mesinha (vários trechos panorâmicos vão oferecer a mesma comodidade). A viagem até Zermatt leva 1h05.

De Visp a Zermatt

Faltando 25 minutos você já consegue ver as montanhas do seu lado direito.

A penúltima estação, Täsch, é conectada a um gigantesco estacionamento: Zermatt é uma cidade onde carros particulares não circulam.

E então, duas horas e catorze minutos depois de deixar o pé do Jungfrau, já podíamos avistar o Matterhorn.

Zermatt

No dia seguinte a gente subiria até os melhores camarotes. Güentaí.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais::

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Lugano, Suíça à italiana

Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    107 comentários

    Boa noite. Adoro seu blog e visito-o sempre que estou organizando alguma viagem. Dessa vez estou indo passar 2 semanas, no final do ano, na Itália e na Suíça.
    Fecho a Itália em Milão e gostaria de ir de lá para Interlaken, da forma mais econômica possível (pois achei a Suíça meio carinha…rsrss). Vou comprar o Swiss Pass, então pretendo andar o máximo possível de trem na Suíça e minha dúvida é: qual a cidade suíça mais próxima da Itália e que seja uma boa base para ir para Interlaken? Assim, eu gastaria pouco de Milão até essa cidade e dela para Interlaken eu usaria o Swiss Pass.

    Será que minha explicação ficou confusa? rsrsrs

    Se você souber a resposta ou alguma dica para solucionar a questão, ficarei imensamente grata! Obrigada.

      Olá, Alessandra! A cidade mais próxima da Itália é Lugano. Mas você não conseguiria fazer bate-volta de Lugano a Interlaken.

      Olá, Bóia, obrigada pela resposta. Na verdade eu vou ficar 2 noites em Interlaken, minha preocupaçao é se eu consigo ir de Lugano para Interlaken usando o Swiss Pass. Estou pesquisando na internet, mas não consegui entender se o Swiss Pass cobre esse trecho.
      Você saberia me informar?

      Muito obrigada pela atenção!
      Já foi uma super ajuda a dica de Lugano!

      Olá, Alessandra! O Swiss Pass cobre todas as viagens de trens de passageiro na Suíça, também todos os barcos que funcionem como barcos de passageiro e ainda o transporte público nas cidades.

    Noto que é possível ter uma cidade como base e fazer passeios de trem para outras cidades, que são relativamente curtos (2hs) Evita o carregamento de malas. Esta cidade mais central num geral sugere Lucerna ou Berna

    Bom dia ! estou indo para zuriquea trabalho com meu marido e como fazemos 30 anos de casados gostaria de passar de sabado a segunda em algum lugar romantico perto de zurique ja que ele tem que esta de volta a zurique na segunda a noite e pensei em zermatt , vc teria alguma sugestao de roteiro bacana perto de zurique para me indicar ???
    obrigada
    Carol

    Olá,

    Lendo o post sobre o roteiro Interlaken- Zermat, tive a mesma dúvida que a Maria Assunção, não encontrei a resposta, por isso estou escrevendo novamente.

    Não entendi, o Ricardo saiu de Interlaken e foi para Berna, depois desceu em Spiez, e seguiu viagem.

    É possível fazer este roteiro desde Berna? ou é obrigatório ir a Interlaken?
    Grata,
    Andréa

      Olá, Andrea! O Ricardo Freire apenas estava descrevendo o roteiro que fez a convite dos transportes suíços.

      Se você tem pouco tempo, escolha entre Interlaken e Zermatt. Não é necessário fazer os dois. É muito mais aproveitável você escolher uma dessas cidades e ficar mais dias, fazendo todos os passeios e atividades disponíveis.

      Oi Bóia,

      Obrigada pelo retorno. Na verdade vou ficar 12 dias na Suiça, resolvi montar base em Berna pela facilidade dos trens e distâncias. Provavelmente faremos os dois, Interlaken e Zermatt, e ainda o Bernina.
      Quanto ao Bernina, que vc respondeu em outro post, vou estudar a possibilidade de ir até Lugano.
      Muito obrigada pela ajuda.
      Andréa

    Ricardo, e de carro? Tem como fazer essa viagem ou é uma grande roubada?

      Olá, Humberto! Quem responde é A Bóia. Os carros chegam só até Lauterbrünnen (tem garagem) ou Grindenwald (lugares limitados de estacionamento). A partir daí, só de trem.

    Olá,

    Adoro o blog de vocês!
    Vocês sabem me dizer se de Berna para Interlaken ou de Interlaken para Brienz é necessário agendar o trem e qual a média de preço para esses passeios?

    Obrigada : )

    Olá

    Vale a pena fazer bate volta Zurique / Interlaken de carro em fev ? Pois estou com criança pequena. Obrigado

      Olá, Rogério! De trem será mais rápido (nenhum tempo perdido com o procedimento de aluguel do carro, saída da cidade, estacionamento em Interlaken, ida do estacionamento à estação para seguir viagem), e será mais prático e mais seguro.

      Na montanha (até onde é possível ir de carro) você precisaria de correntes e de alguma destreza para dirigir em condições invernais. De trem todo mundo aproveitará melhor a viagem.

    Ola, estou pensando em ir de zurich para zermatt hoje a noite. Minha duvida e se o carro chega ate o hotel e vai ate as estaçoes de esqui ou fica fora da cidade. Neste caso, o deslocamento é feito de taxi? Obrigado

      boa noite Fernando, quando fui a Zermatt, não era possível andar de carro na cidade. A não ser os elétricos. Mas tudo era perto dava para ir a pé até as estações. Chegamos a Zermatt de trem, viagem ótima mas um pouco demorada, umas duas horas de interlaken. De Zurique acho que umas quatro horas de trem, confortável e com uma paisagem maravilhosa, sem estresse de dirigir. De carro, nessa época com neve não sei se é muito confortável. Boa viagem!

    Vou para suiça em jan/fev.
    Tenho hotel reservado em zermatt por 5 dias. Sairei de genebra, e dps volto para genebra para continuar viagem pela frança…Vale a pena comprar o swiss pass ?? Onde compro, na sbb.ch ?? O passe vale só para trens, ou vale para os lifts das estações e outras atrações ?
    Outra pergunta, vc indicaria algum lugar para conhecer (viagem bate e volta, talvez interlaken) saindo de zermatt ?
    obrigada

      Olá, Bia! O SwissPass dá desconto nos meios de elevação. Mas no seu caso a única chance de saber se vale a pena é fazendo as contas.

      Aproveite tudo o que Zermatt oferece, não há nenhum bate-volta cômodo que justifique perder um dia.

    Oi pessoal!

    Irei a Suiça em outubro e já comprei meu swiss pass, gostaria de saber se ele pode ser usado para o Choco Train?

    Um abraço

    Sylvia

      Olá, Sylvia! Não pode não. Mas deve dar algum desconto, entre no site do Chocolate Train para confirmar.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito