zermatt suiça Glacier Paradise

Guia da Suíça

Zermatt: subindo ao Gornergrat e ao Glacier Paradise

Zermatt pode não ter carros particulares (só pequenos veículos elétricos de carga e transporte de passageiros), mas em compensação tem uma variedade de trens e teleféricos para ascender até mais perto das montanhas do seu skyline.

Chegamos num fim de tarde e teríamos apenas o dia seguinte na região. Deu para combinar os dois passeios principais – Gornergrat e Glacier Paradise sem correria exagerada.

Glaciar Groner, Zermatt
O povo do sol nascente

Como a meteorologia anunciava céu claro, acordei cedíssimo para pegar o nascer do sol — é quando o Matterhorn fica com o pico avermelhado. Os orientais não perdem esse programa por nada. (É interessante que muitas vezes Zermatt me pareceu uma cidade japonesa…)

Matterhorn ao nascer do sol

O primeiro passeio do dia — e, se você só puder fazer um, que seja esse — foi para o Gornergrat, de onde se tem a vista mais bonita para o Matterhorn.

A estação da ferrovia Gornergratbahn fica em frente à estação principal de Zermatt. Como não passa por vilarejos, é tida como uma ferrovia turística; logo, o Swiss Pass só vale para pegar 50% de desconto (vou dar os preços todos ao fim do post).

Gornergratbahn

São 35 minutos até o Gornergrat, que fica a 3.100m de altitude (você pode acompanhar pelo mapa impresso na mesinha do trem — esse mesmo que fotografei).

Entre Zermatt e Gornergrat
Entre Zermatt e Gornergrat
Desembarcando em Gornergrat

Lá em cima, taráááááá: você cara a cara não apenas com o Matterhorn, mas também com o lindo glaciar Gorner e o Monte Rosa (do outro lado já é a Itália.

Gornergrat
Gornergrat
Matterhorn e helicóptero

O período da manhã é o melhor para fazer esta excursão, porque o Matterhorn está iluminado pelo sol. Mas à tarde o hotel que funciona no topo — o 3100 Kulmhotel — tem um programa interessante, o Starlight Dinner: você janta e depois pode observar as estrelas no telescópio do seu observatório astronômico. E se dormir por lá, no dia seguinte pode ver o pico do Matterhorn vermelhão de perto…

3100 Kulmhotel, Gornergrat

Voltamos de trem, mas paramos uma estação antes de Zermatt, em Findelbach. Ali experimentamos por meia hora o que muita gente faz o dia inteiro nos meses de temperatura amena: caminhar pelas trilhas de montanha. É tudo suiçamente bem sinalizado.

Descendo do Gornergrat a Zermatt
Zermatt: subindo ao Gornergrat e ao Glacier Paradise 2

Nosso objetivo era a localidade de Furi, onde almoçaríamos.

Zermatt: subindo ao Gornergrat e ao Glacier Paradise 3

Furi tem uma estação da linha de teleférico que vai ao Klein Matterhorn — rebatizado com fins marketeiros como Glacier Paradise. A linha usa dois tipos de bondinhos: um pequeno, nas partes menos altas, e um grandalhão (“gôndola”) na subida final.

Gôndola ao Glacier Paradise
Gôndola ao Glacier Paradise
Gôndola ao Glacier Paradise

O Klein Matterhorn/Glacier Paradise é o ponto mais alto da Europa a que se pode chegar de teleférico: você sobe a 3.800 m de altitude (e imediatamente se arrepende de ter tomado aquela cerveja no almoço).

Klein Matterhorn/Glacier Paradise

O lugar é tão alto que tem esqui até no verão. Chegamos quinze minutos depois de a pista ter fechado — nos meses de temperatura amena a pista funciona mais pela manhã, antes do sol começar a derreter o gelo.

Sommerski no Glacier Paradise
Palácio de Gelo no Glacier Paradise

Para quem não esquia, além da vista há o palácio de gelo — na minha opinião, com esculturas mais bonitas do que o do Jungraujoch. (E com um mini-esquibunda pra quem curte…)

Esquibunda no Glacier Paradise
Esquibunda no Glacier Paradise
Esquibunda no Glacier Paradise

 

 

 

 

 

 

Então, depois de um trem, uma caminhada e dois bondinhos, descemos de volta à civilização alpina 😀

Zermatt: subindo ao Gornergrat e ao Glacier Paradise 4

Quanto custa

São dois passeios separados.

  • De Zermatt a Gornergrat, ida e volta adulto: 88 francos suíços (44 francos suíços com Swiss Pass válido). Todos os preços aqui.
  • De Zermatt ao Glacier Paradise, ida e volta adulto: 95 francos suíços (47,50 francos suíços com Swiss Pass válido). O Palácio de Gelo é cobrado à parte: 8 francos suíços. Todos os preços aqui.
  • Peak Pass: 3 dias de viagens ilimitadas pelo trem ao Gornergrat e pelos teleféricos ao Glacier Paradise. Adulto: 167 francos suíços. Fora da temporada de inverno, portadores de Swiss Pass válido compram por 125 francos suíços. Preços incluem entrada no Palácio de Gelo.  Todos os preços aqui.

 Preços de março/2023

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais::

    Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

    Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

    Lugano, Suíça à italiana

    Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

    Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

    Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

    Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

    Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

    Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

    47 comentários

    Bom dia !
    Como faço para assinar o site e obter respostas de duvidas q tenho sobre viagem ?
    Ou devo assinar o conentodotromo? Vcs enviam resposta no meu email ?
    Obrigada sou muiiiiiiiiiiiiito fã

      Olá, Denise! Deixe sua dúvida na caixa de comentários de um post sobre o assunto e nós responderemos 🙂

    Olá Boia!

    Estou indo para Zermatt em Junho. Vou passar três dias lá, mas o terceiro vou ficar só até meio dia, pois partirei pra Paris.

    Gostaria de visitar os três picos em dois dias, mas estou em duvida em logistica rs. Não sei qual dos dois colocar num dia só e qual deixar sozinho no segundo dia.

    Inicialmente pretendo fazer em um dia o Gornergrat e o Glacier Paradise, igual você descreveu no seu roteiro, mas parando para descer até Riffelsee.
    No segundo dia fazer Hothorn.

    Você acha que vale a pena fazer Hothorn? Quanto ao valor, vou comprar o peak Pass, que dá acesso irrestrito aos tres…

    Me ajudem! hehehehehe

    Obrigado!

      Olá, Flavio! O Ricardo Freire não pode comentar sobre o Hothorn porque não foi nele… em junho você terá dias mais longos do que o Ricardo teve em setembro. Aproveite o seu passe!

    Gostei muito do post. Vocês estiveram lá em que época do ano? Já li em alguns sites que só se ver neve entre final de novembro e início de maio. Mas estou me programando para ir em outubro. Quer dizer que não verei neve? Não terá esqui?

    Abraços

      Olá, Max! O Ricardo Freire esteve em setembro. Havia gelo e também um pouco de neve. Era possível esquiar pela manhã. Às 14h fechavam a pista porque a neve derretia.

    Olá Ricardo!
    Estou planejando minha ida a Suiça no final de maio e vou ficar 1 semana em Sion na casa de amigos.Quero ir a Zermat mas estou suuuper confusa. Tenho q pegar um trem de Sion até zermatt, dormir lá, acordar e pegar o Glacial Express para Gornergrat? É isso? passar o dia nesse Gornergrat e no Glacier Paradise. E daí voltar para Zermat? o ticket do glacial express me leva nesse precurso de zermat – gornergrat – glacier paradise – zermat?

      Olá, Camille! Você está confundindo várias coisas.

      Uma coisa é o Glacier Express, que é um trem que vai de Zermatt a St. Moritz.

      Outra coisa são os cumes que você pode visitar a partir da cidadezinha de Zermatt. Gonergrat e Glacier Paradise são dois lugares que você visita quando está hospedada em Zermatt.

    Olá estou em Zermatt com minha familia, minha dica de restaurante é o italiano Molino. Na Bahnhofstrasse 32…em 4 comemos bem e a conta ficou com a gorgeta em 140 francos….não é barato mas valeu a pena.

    Novamente agradeço. Mas não sem antes pedir-lhe mais uma informação: conhece o passei de parapente em Zermatt? Estou muito interessado e espero ter coragem na hora h. Imagino que seja um sonho e bem mais seguro que uma montanha russa aqui no Hope Hari. Obrigado e grande abraço.
    PS: Que bom ter Você!
    Marcelo.

      Olá Marcelo, não sei se ajuda… mas fiz o vôo de paragliding em Interlaken e foi incrível.
      Lindo e com muita segurança.
      Em Zermatt deve ser show também.
      Só prepare o bolso: entre 170 e 190 francos suíços. Pra mim, valeu ajustar o orçamento. 😉

      Abs

      Olá, Luxcoelho!
      Obrigado pela informação! Você se lembra qual foi a empresa que você contratou para fazer o paragliding em Interlaken?
      Agradeço novamente.
      Abs!
      Danilo

    Olá,

    Eu de novo (rsrsrs).
    Sem quere abusar e já abusando: teria algumas boas dicas de restaurantes bons e que não sejam caros. Pelo que tenho lido, Zermatt é uma cidade muito cara. Preocupo-me em não entra em roubadas.
    Agaradeço outra vez.
    Abraço.
    Marcelo.

    Oi Bóia,

    Mais uma vez agradeço por sua atenção e objetividade. Grande abraço e feliz 2013.

    Olá Bóia,
    Iremos de Paris à Lucerna no finalzinho de Janeiro e ficaremos 4 dias inteiros. Gostaria de sugestões de passeios para otimizar esses dias. Família de 2 casais e cças(2, 4 e 13 anos). Achei fantásticos os passeios de trem, teleféricos, estações de ski, castelo de gelo (é a gruta de gelo?), Glacier Express, enfim essas atrações mais naturebas…Te agradeço de antemão. Ah, alguma sugestão de transporte de Paris à Lucerna? Abs
    Alfredo-Curitiba-Pr

    Olá Bóia! Agradeço muito pela resposta. O blog tem me ajudado demais a planejar toda a viagem. Mais uma vez, parabéns e obrigado!
    Bóia, gostaria de mais uma informação, se não for pedir muito…
    Como lhe disse, a partir de 12 de janeiro, eu, minha Filha e minha irmã passaremos 4 ou 5 dias em Zermatt. Pretendemos fazer todos os passeios possíveis e imagináveis (trens, bondinhos, teleféricos, Glacial Express, Gornergrat, etc.). Saberia dizer-me se vale a pena comprar o passe de trem (swiss pass)?
    Grande abraço e feliz ano novo, com muita saúde e paz!

    Marcelo.

      Olá, Marcelo! O Swiss Pass vale a pena para deslocamentos pela Suíça. Em boa parte dos meios de locomoção de Zermatt o Swiss Pass dará apenas descontos. Infelizmente não há outro meio de saber se o Swiss Pass vale ou não a pena senão fazendo contas: simule todas as viagens que fará na Suíça no site da https://www.sbb.ch/en e some com os passeios programados. A gente adoraria poder fazer isso pelos leitores, mas não temos como.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito