Trancoso

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Trancoso: onde ficar

Trancoso se caracteriza pela hospedagem de charme. Fora do Quadrado, porém, os preços não assustam tanto. Veja nesta página nossa seleção de pousadas e hotéis onde ficar em Trancoso:

A Bóia recomenda: onde ficar em Trancoso

Clique nos nomes em azul para ver os detalhes

No Quadrado:
Capim Santo (gostoso)
Uxuá (estiloso)
Hospedaria do Quadrado (custo x benefício)

Fora do Quadrado:
Seis e Meia (com borogodó)
Quarto Crescente (com mimos)
Mundo Verde (com vista)

Na Praia:
Estrela d'Água, Villas de Aragón (bangalôs com piscinas privativas)
Villas de Trancoso, Tutabel (sofisticação e sossego)
Le Refuge (central e não-cara)

Por toda a cidade:
Casas de temporada (comodidade & distanciamento social)

Voltar | Topo

Hospedagem em Trancoso: o que esperar

Pousada Hibisco, Trancoso

Pousada Hibisco

Apesar de serem percebidas como caras, as pousadas de Trancoso são muito bem avaliadas. No Booking, notas acima de 9 são bastante comuns. Na nossa seleção, quase todas têm nota de 9 para cima.

Quartos charmosos, vegetação viçosa e atendimento cheio de gentileza são características comuns a pousadas de todos as faixas de preço.

Se puder, hospede-se no Quadrado. Não é apenas a localização mais nobre: é a mais gostosa, mesmo.

Mas se o Quadrado não couber no seu bolso, não se aflija. Fora do Quadrado, mas ainda no Centro, você vai encontrar excelentes alternativas, por preços palatáveis.

Caso a sua prioridade número 1 seja acordar com o pé na areia, então escolha sua hospedagem à beira-mar na nossa seleção de hotéis e pousadas nas praias.

Se está indo com a família ou em turma, ou quer passar suas férias evitando aglomerações, veja como encontrar sua casa de temporada em Trancoso.

Voltar | Topo

Com que antecedência devo reservar?

Piscina da Pousada Estrela d'Água, Trancoso

Pousada Estrela d'Água

Pelo fato de Trancoso ser o destino de casamentos ao longo de todo o ano, muitas pousadas acabam lotando com uma antecedência de vários meses, mesmo na baixa temporada. Vale a pena reservar onde ficar em Trancoso logo que você decidir a data da sua viagem, mesmo que vá viajar fora de férias ou feriadões.

Onde ficar em Trancoso: Quadrado

É a localização mais preciosa. Você dorme e acorda no lugar mais mágico da vila. É como se hospedar "no centro histórico" em outras cidades.

Capim Santo

Pousada Capim Santo, Trancoso

Pousada Capim Santo

Uma vielinha no início do Quadrado leva a uma instituição de Trancoso: a pousada Capim Santo. Ali está guardado o DNA de Trancoso pré-badalação. Tudo começou em 1984, quando Sandra Marques e Fernando Leite montaram o restaurante (que hoje tem filiais em São Paulo e no Rio, tocados pela filha, a chef Morena Leite). A pousada surgiu em 1987. E não parou no tempo: foi ganhando conforto, sem perder a personalidade. Os apartamentos têm de 30 a 80m², e são a um só tempo arejados e aconchegantes. No quintal, além de uma gostosíssima piscina, há um ofurô esculpido num tronco de árvore (obra de Hugo França). O café da manhã está na minha lista de top 5 de pousadas brasileiras. E quem está hospedado não tem dificuldade para conseguir uma mesa no restaurante da pousada, um dos mais disputados da vila. Nota 9,4 no Booking (abril/2020)

Uxuá Casa Hotel

Uxuá Casa Hotel, Trancoso

Uxuá Casa Hotel

Aberto em 2009 pelo holandês Wilbert Das, ex-diretor de criação da grife Diesel, Uxuá Casa Hotel é um hotel de luxo como nenhum outro no Brasil. Você não vai encontrar materiais nobres, objetos de design ou outros símbolos convencionais de status. O luxo do Uxuá é oferecer a experiência de morar numa casinha no Quadrado. São 11 casas completas, com cozinha e tudo -- quatro delas, históricas, com janelas para o Quadrado. As outras, erguidas de acordo com técnicas de construção tradicionais da região, ficam espalhadas pelo meio da propriedade, circundadas por densa vegetação. Todas são decoradas com peças únicas e objetos cuidadosamente garimpados -- é como se morasse alguém de verdade, e você tivesse dado a sorte de conseguir alugar. O staff combina simpatia e eficiência na medida certa. E o clima é descontraído, sem aquela aura de pretensão que costuma acometer hotéis caros. A piscina, de fundo de pedras, tem mais áreas na sombra do que no sol. Para se bronzear, vá ao bar de praia do Uxuá: ali há uma área exclusiva para hóspedes, e os táxis de ida e volta são por conta do hotel. Nota 9,6 no Booking (abril/2020)

Hospedaria do Quadrado

Quer se hospedar em pleno Quadrado, sem gastar os tubos? Na Hospedaria do Quadrado, dá. A casinha original, no Quadrado, virou uma sala de estar. Os 5 quartos ficam na parte de trás. Duas suítes têm linda vista para a mata (uma delas, com terraço). Um dos quartos, bastante compacto, tem diárias super econômicas.
Nota 9,3 no Booking (abril/2020).

Casa La Torre

Aberta em dezembro de 2018, a Casa La Torre é o mais novo hotel de luxo do Quadrado. Pertence ao mesmo dono do resort La Torre, de Porto Seguro, que usa esse território avançado em Trancoso para valorizar sua marca. São apenas 8 quartos: a categoria 'standard' ocupa o centro do casarão; a 'luxo' dispõe de varanda e a 'suíte vista', além da vista para o mar, tem uma varanda onde dá vontade de morar. O café da manhã é servido até o meio-dia, e há convênio com uma academia nas redondezas. Não tem piscina. Nota 9,8 no Booking (abril/2020).

Segredos de Trancoso

Sabe aquela igrejinha branca que aparece ao fundo nas fotos panorâmicas do Quadrado, já perto da beira da falésia? A pousada Segredos de Trancoso fica bem ali, à esquerda de quem olha para a igreja. São quatro casas completas, com cozinha equipada (na encarnação anterior, o lugar se chamava Jacaré do Brasil Casas) e vista do gargarejo para o mar. A piscina é uma lindeza. Toda manhã, à hora combinada, o café da manhã é servido na sua casa. Nota 9,2 no Booking (abril/2020).

Pousada Café Cultura

A casinha no Quadrado onde morou Dora Miranda (uma das desbravadoras de Trancoso nos anos 80, dona também do restaurante Cacau) se transformou na Pousada Café Cultura. Os 4 quartos, branquinhos, ficam no fundo da casa. Na parte da frente funciona um café -- onde é servido, além do desjejum, um elogiado café da tarde, incluído na diária. Nota 9,3 no Booking (abril/2020).

Mar à Vista

Vizinha da Capim Santo, a Pousada Mar à Vista tem quartos menos charmosos do que a média no Quadrado, mas com uma vantagem inegável: 5 deles têm vista desimpedida para o mar, ao longe. A piscina fica debruçada na falésia e é circundada por um jardim muito bem cuidado. Nota 9,3 no Booking (abril/2020).

El Gordo

Pousada El Gordo, Trancoso

Pousada El Gordo

Dono de restaurantes em Lisboa, o português Nuno Almeida chegou a Trancoso em 2003. A filial baiana do El Gordo combina restaurante e pousada, ocupando um terreno que vai do Quadrado à beira da falésia, com vista para o mar. O restaurante é central na pousada: funciona à beira da piscina, interferindo na privacidade dos hóspedes (e fazendo barulho nos quartos mais próximos). Prefira uma das duas suítes com vista para o mar. Os demais quartos carecem de maior iluminação natural. Nota 8,8 no Booking (abril/2020).

Voltar | Topo

Hospedagem fora do Quadrado

Trancoso é bastante espalhada -- e tem uma topografia complicada. Caso você não consiga se hospedar no Quadrado, dê preferência a pousadas localizadas no eixo da rua principal, para poder ir e voltar do Quadrado a pé, em superfície plana. A urbanização por ali é muito feia, mas dentro das pousadas sempre será bonito. Outra ótima localização é imediatamente atrás do Quadrado, junto ao Bosque de Trancoso.

Pense duas vezes antes de escolher uma pousada no miolinho logo abaixo da rua da entrada. Ali a natureza continua predominando, mas o traçado das ruas é errático e você vai enfrentar aclives se quiser andar a pé. (Caso a a rua não seja calçada, ainda vai encarar lama depois de qualquer chuva.)

Com exceção da Mata N'Ativa, todas as pousadas indicadas nesta seção estão a uma curta caminhada do Quadrado, em superfície plana ou com inclinação mínima.

A até 300 metros da entrada do Quadrado

Estas pousadas estão assinaladas em vermelho no mapa.

Pousada Jequitibá

Localizada na "rua de trás" do Quadrado, a Pousada Jequitibá tem instalações bem-apessoadas a preços que não assustam. Tem quartos para 3, 4 e até 5 pessoas. Não há piscina. O Quadrado está logo ali, virando a esquina. Nota 9,2 no Booking (abril/2020).

Pousada Hibisco

Pousada Hibisco, Trancoso

Pousada Hibisco

Uma das pousadas mais tradicionais de Trancoso, a Pousada Hibisco fica a duas quadras do Quadrado, no início da estrada para o Arraial d'Ajuda. Seus pontos altos são o jardim (com uma piscina bem grandota) e a casa que serve de área social, com agradabilíssimos avarandados. Os quartos são básicos. Nota 9,2 no Booking (abril/2020).

Mundo Verde

Piscina da Pousada Mundo Verde

Pousada Mundo Verde

Mesmo estando a 3 quadras do Quadrado, a Pousada Mundo Verde dá a impressão de estar totalmente fora da cidade. À beira da falésia, tudo o que se vê dali é mata e o mar -- ou seja, o "mundo verde" que o nome promete. Os quartos são bastante amplos, sem maiores arroubos na decoração. A piscina serve tanto para quem quer nadar (tem uma raia) como para relaxar. As espreguiçadeiras do deck estão bem posicionadas para tomar sol. Nota 9,5 no Booking (abril/2020).

Pousada Calypso

A Pousada Calypso é outra pousada-raiz de Trancoso que foi se modernizando com o tempo, sem perder o jeitinho vintage. Fica "atrás" do Quadrado, no começo da descida para a praia. Os sobradinhos de fachada colorida têm interior branquinho, com decoração clean. À falta de piscina, tem ofurô. Os preços costumam ser ótimos.
Nota 9,6 no Booking (abril/2020).

Pousada do Bosque

A carioca Araguacy Fonseca abriu a Pousada do Bosque há quase 40 anos. Continua tocando o negócio pessoalmente, ao lado da filha Ananda. A localização é estratégica -- a 5 minutos a pé da entrada do Quadrado, e no início da descida para a Praia dos Coqueiros. Os 19 quartos se distribuem pelo bosque que dá nome à pousada. Todos estão reformados e com equipamentos novos. A piscina tem uma cascatinha. Nota 9,2 no Booking (abril/2020).

Entre 300 e 500 metros da entrada do Quadrado

Estas pousadas estão assinaladas em laranja no mapa.

Etnia Casa Hotel

Pousada Etnia, Trancoso

Etnia Casa Hotel

Desde a sua inauguração, no Réveillon de 2002, a Etnia sempre se manteve como a pousada mais elegante de Trancoso. Depois de uma expansão em 2019, tornou-se o Etnia Casa Hotel. São 7 villas de 1, 2 ou 3 quartos, com 130 a 280 m² de área e muito verde em volta. Na decoração, as referências mediterrâneas dos primórdios deram lugar ao terroir do sul da Bahia, mas sem perder o ar despojado-chic. As villas são alugadas sempre inteiras, com diárias que incluem o café da manhã, servido no avarandado junto à charmosa piscina. Está a 5 minutinhos de caminhada da entrada do Quadrado, indo pela rua principal. Nota 9 no Booking (abril/2020).

Pousada Seis e Meia

Procurando uma pousada cool, com vibe praiana, no centro de Trancoso? Achou: a Pousada Seis e Meia. A decoração combina cimento queimado, madeira, fibras naturais, plantas e móveis levinhos, num estilo que poderia ser definido como minimalista-tropical. A piscina está entre as mais bonitas do Sul da Bahia. Costuma oferecer bom custo x benefício. Nota 9,4 no Booking (abril/2020).

Pousada Encantada

Na quadra de trás da rua principal, a Pousada Encantada usa madeira e fibras naturais na decoração, e tem uma piscina gostosa, com cascatinha, nos fundos. O atendimento da proprietária Kelly é elogiadíssimo. Nota 9,7 no Booking (abril/2020).

Entre 500 e 700 metros da entrada do Quadrado

Quarto Crescente

Com nota 9,9 no Booking, a Quarto Crescente deve ser a pousada do seu porte (22 quartos) mais bem avaliada do Brasil. O segredo de tamanho sucesso está na generosa oferta de mimos para os hóspedes: pipoca e brigadeiro liberados o dia inteiro, chá da tarde incluindo sopinhas, transporte gratuito diário (em horários marcados) para quatro praias dos arredores. Junte a isso quartos confortáveis, uma piscina jeitosa (com um pequeno deck molhado) e preços justos, e a satisfação está plenamente explicada. Fica a menos de 10 minutos de caminhada da entrada do Quadrado, pela rua principal. Nota 9,9 no Booking (abril/2020).

Pousada Samambaia

Ocupando um terreno com mata aos fundos, na quadra de trás da rua principal, a Pousada Samambaia é outra excelente alternativa para quem quer se hospedar perto do Quadrado sem ir à falência. Os quartos são apenas simpáticos, mas a área da piscina é encantadora. Está a menos de 10 minutos de caminhada da entrada do Quadrado. Nota 9,4 no Booking (abril/2020)

Mata N'Ativa

Pousada Mata N'Ativa

Pousada Mata N'Ativa

Nenhuma pousada de Trancoso oferece tanto contato com a natureza quanto a Mata N'Ativa. Instalada à margem do rio Trancoso em meio a densa vegetação nativa, tem chalés que equilibram rusticidade e conforto. A estrutura atende tanto a casais em lua de mel (o spa tem uma jacuzzi de casal) quanto famílias (a piscina tem uma área rasa, e há um playground com brinquedos de madeira). É possível fazer passeios de caiaque no rio. O Quadrado está a 12 minutos de caminhada, com uma ladeira (a subida é no sentido hotel-vila); o táxi custa R$ 20. A Praia dos Nativos está a 7 minutos de caminhada, pela rua lateral. Se não quiser ir ao Quadrado à noite, você pode usar o restaurante da pousada. Nota 9,2 no Booking (abril/2020).

Voltar | Topo

Onde ficar em Trancoso nas praias

As praias ao norte da vila (Nativos, Rio da Barra e Taípe) podem apresentar águas ligeiramente turvas depois de chuvas ou em períodos de mar agitado. As praias próximas ao centro e ao sul da vila (Coqueiros, Rio Verde e Itapororoca) costumam ter mar azul quase todo o tempo.

Em termos de movimento, a praia de Itapororoca (onde está a pousada Tutabel) é a mais deserta. Os trechos mais afastados da vila da praia dos Nativos (onde estão as pousadas Estrela d'Água e Villas de Trancoso) também têm poucos passantes. A praia do Rio da Barra (onde está o Rio da Barra Villa Hotel) recebe visitantes para o dia, sem muvuca. A praia dos Coqueiros (onde está a Le Refuge) é a mais movimentada. A praia do Rio Verde (onde estão a Bahia Bonita e a Villas de Aragón) também tem barracas, mas só lota na temporada.

Os hotéis e pousadas desta seção estão listados geograficamente, de norte a sul.

Club Med Trancoso (Praia do Taípe)

Apesar do nome, o Club Med Trancoso está localizado dentro do distrito do Arraial d'Ajuda (veja abaixo), a 7 km do Quadrado, por estrada de terra (20 minutos). O resort ocupa o alto de uma falésia; a piscina foi construída bem em frente, relativamente perto da beirada. A vista é espetacular: boa parte das praias entre Arraial d'Ajuda e Trancoso aparecem em quadro. Os quartos ficam em blocos de dois andares na parte de trás do terreno. A decoração segue rústica, mesmo nos apartamentos já renovados -- não espere encontrar ambientação urbana.

Consulte tarifas do Club Med Trancoso com valores exclusivos para cadastrados no Zarpo

O sistema all-inclusive não se limita a comidas e bebidas: a maioria das atividades está incluída (só o golf, oferecido num campo dentro do condomínio vizinho Terravista, é pago à parte). Há três bares e dois restaurantes (um deles, à la carte). O entretenimento noturno é garantido por shows estrelados pelos G.O.'s ("gentis organizadores", como são chamados os funcionários do Med). Para ir à praia você pode descer 222 degraus ou usar a van, que faz o percurso em horários determinados. O táxi para Trancoso é tabelado. Em 2019, custava R$ 220. (Para voltar, você consegue taxistas na vila que fazem o trajeto a R$ 100.)

O Club Med Trancoso fica no... Arraial d'Ajuda!

De acordo com as divisas oficiais do município de Porto Seguro, o distrito de Trancoso só começa na margem sul do Rio da Barra. A Praia do Taípe, onde está o Club Med está situado, pertence ao território do Arraial d'Ajuda. Até o prefixo telefônico do Club Med é o mesmo do Arraial d'Ajuda: 3575 (o de Trancoso é 3668).

Na época da abertura do Club Med, no fim de 2002, empresários do Arraial protestaram pela escolha do nome: a existência de um "Club Med Arraial d'Ajuda" traria muitos benefícios ao marketing do vilarejo.

Então quer dizer que o Club Med está mais perto de Arraial d'Ajuda do que de Trancoso? Não. Para quem vem caminhando pela praia, o Club Med está mais ou menos no meio do caminho entre os dois vilarejos. Mas pela estrada, porém, o Med está bem mais perto de Trancoso (7 km) do que do Arraial (15 km). Ufa!

Rio da Barra Villa Hotel (Praia do Rio da Barra)

Uma pousada básica instalada à margem do Rio da Barra ganhou ótimas instalações de praia e se transformou, já há alguns anos, no Rio da Barra Villa Hotel. Os quartos, geminados em blocos compridos, foram reformados e ganharam algum banho de loja, mas continuam mais simples do que a diária pode fazer supor. O ponto alto do hotel é a estrutura de praia, charmosa e confortável. Note, porém, que bar e restaurante de praia são abertos a não-hóspedes. Nota 8,8 no Booking (abril/2020).

Villas de Trancoso (Praia dos Nativos)

Luxo e discrição definem o hotel Villas de Trancoso. Suas villas de 1 ou 2 quartos medem de 70 a 180m² e levam jeito de autênticas casas de praia (sem cozinha, porém). Há também apartamentos convencionais, de 40 m². A sede, onde está o restaurante e os livings, é chamada de "cabana", e integrada à linda piscina de bordas de mármore. A área de praia é exclusiva para hóspedes -- mas o restaurante está aberto ao público, medidante reserva. Fica a 2,5 km do Quadrado. Nota 9,6 no Booking (abril/2020).

Estrela d'Água (Praia dos Nativos)

Quando abriu, em 1998, a Estrela d'Água foi a primeira pousada de luxo de Trancoso -- aquela que sinalizou definitivamente a transição de Trancoso de hippie a chic. Seu bar de praia imediatamente se tornou o ponto de encontro dos endinheirados que descobriram o vilarejo depois da fama. Durante 10 anos, chegou a fazer parte do catálogo da rede Relais & Châteaux.

A frente da pousada é ocupada por dois decks. O da frente, erguido sob palafitas para preservar a vegetação de restinga, abriga o bar e é aberto ao público. O deck de trás, em torno da piscina, é exclusivo dos hóspedes. Ao fundo da piscina fica a sede, com restaurante, área de café da manhã, salas e avarandados decorados com charme. Os apartamentos se localizam na parte de trás do terreno. As "suítes superiores" são os quartos originais da pousada, agrupados em sobrados de dois andares. São bastante caros pelo que oferecem; você paga por estar na pousada, não pelo conforto do apartamento. As "suítes solário" são situadas no térreo dos sobrados, e têm um pátio cercado. As melhores acomodações são os "bangalôs master", com 120 m² de área, piscina privativa no pátio e jacuzzi no banheiro. Há um apartamento à beira-mar: o "Bangalô Costa", antiga casa de Gal Costa, primeira dona da propriedade. O Quadrado está a 2 km; o táxi custa R$ 20 em cada direção. Nota 9,4 no Booking (abril/2020).

Le Refuge (Praia dos Coqueiros)

Se você (a) está sem carro e (b) quer ficar do lado da praia, não há pousada mais conveniente que a Le Refuge. Você estará na porta da servidão que leva à Praia dos Coqueiros, a praia central da vila -- de onde, se quiser, pode ir caminhando pela areia até a Praia do Rio Verde. O ponto de táxi e mototáxi (respectivamente R$ 20 e R$ 5 até o Quadrado) fica em frente à pousada -- e caso se disponha a ir a pé, são 10 minutos ladeira acima. Os quartos são corretos; a piscina, com raia e área rasa, é bem bacaninha. Os preços não costumam assustar. Nota 9,2 no Booking (abril/2020).

Bahia Bonita (Praia do Rio Verde)

Pousada Bahia Bonita

Pousada Bahia Bonita

A Pousada Bahia Bonita não apenas está no miolinho das barracas de praia da Praia do Rio Verde: ela é uma dessas barracas. Os quartos, decorados com bom-gosto, ocupam casas de dois andares -- os apartamentos do andar de cima têm vista. A pousada não tem piscina. Está a 2 km do Quadrado. Nota 9,1 no Booking (abril/2020)

Villas de Aragón (Praia do Rio Verde)

Pousada Villas de Aragón

Pousada Villas de Aragón

Um hotel sofisticado numa praia muvucada: assim é o Villas de Aragón. Antigo Etnia Casa de Mar, o hotel tem apenas oito apartamentos, de 60 a 90 m² -- seis deles, com piscinas privativas. Há também uma bonita piscina "social". A área da praia é, na maior parte do tempo, exclusiva para hóspedes; só recebe visitantes mediante reserva, fora de temporada, de acordo com a lotação do hotel. Para curtir praia deserta, basta caminhar para a direita, onde já começa a praia da Itapororoca. Está a 2 km do Quadrado. Nota 9,4 no Booking (abril/2020).

Pousada Tutabel (Praia de Itapororoca)

Pousada Tutabel, Trancoso

Em termos de praia, esta é a melhor localização de Trancoso. A Pousada Tutabel está postada na paradisíaca Praia de Itapororoca, de aspecto ainda selvagem e com areias quase sempre desertas. Está dentro de um condomínio grã-fino cujas casas estão escondidas pela vegetação -- a única avistável da praia é justamente a da pousada (originalmente, era a casa de praia de um famoso publicitário). As suítes, entre 40 e 80 m², estão distribuídas em duas alas. Todas têm varanda e decoração aconchegante. Há também uma villa à parte, de 300 m², com dois quartos e piscina, no fundo do terreno. Famílias são bem-vindas: não há restrição de receber crianças, e muitas suítes acomodam camas extras. A piscina 'social' fica perto do mar, mas protegida da visão de quem (eventualmente) passa pela praia. Caminhando à direita em 20 minutos você chega à praia de Itaquena, a mais selvagem de Trancoso. A pousada está a 5,5 km do Quadrado; a entrada no condomínio é controlada por guarita. Nota 9,5 no Booking (abril/2020).

Voltar | Topo

Casas de temporada em Trancoso

Trancoso tem um grande mercado de casas para alugar por temporada.

É possível encontrar, verificar disponibilidade, saber preços e alugar essas casas sem burocracia na página de casas de temporada em Trancoso no Booking.

Verifique no mapa a localização das casas com relação à rua principal (BA 987) e o Quadrado (a igrejinha está marcada no mapa). Depois de efetuar sua reserva, você terá um canal direto com o anfitrião, que vai repassar contatos de diaristas e babás, se você quiser.

Trancoso tem um bom supermercado (o Nogueira), além de mercadinhos, padarias (incluindo artesanais) e farmácias.

Voltar | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar