Praia em março: Daniela, Florianópolis

Praia em março: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Praia em março: Daniela, Florianópolis

Querendo pegar praia em março, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Foto: Praia da Daniela, Florianópolis

  • Barra amarela | Praia no Brasil
  • Barra lilás | Praia no exterior

Praia em março sem chuva: Praiômetro

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em março. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro… Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em março, depois a do Caribe.

Praia em março no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

No Brasil, a melhor praia para curtir o mês de março sem chuva está em Búzios. O Rio de Janeiro também está bem no limite super-recomendável, com 103 mm.

Fora do país, mas ainda parte dos destinos de verão do brasileiro, Punta del Este costuma manter o tempo seco em março.

Pode ir:

Em outros destinos do país, o tempo não é tão seco mas, ainda que chova, isso não deve atrapalhar sua viagem.

É um bom mês (melhor que o alto verão!) para ir a Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa) também garante o tempo, assim como Torres, no Rio Grande do Sul. Quanto mais perto do final do mês, mais o tempo vai firmando no estado catarinense, conservando o clima quente.

Vale a pena programar sua viagem à Bahia (Morro de São Paulo, Salvador, Boipeba, Barra Grande, Itacaré, Ilhéus, Comandatuba, Santo André, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Prado), Espírito Santo (Vitória, Itaúnas) e Sergipe (Aracaju).

Ainda no Nordeste, ainda sem terem entrado na estação das chuvas, considere o Rio Grande do Norte (Galinhos, Pipa, São Miguel do Gostoso e Natal) e Alagoas (como Maragogi, Rota Ecológica/Milagres e Maceió).

Melhor não ir:

Aqui ficam as regiões cujo registro histórico de chuvas fica entre 200mm e 300mm. Então, se chover, não dá para reclamar.

No Nordeste, Pernambuco (Fernando de Noronha, Recife, Porto de Galinhas) e Paraíba (João Pessoa) já começam a enfrentar a época de chuvas.

Descendo para o Sudeste, Angra dos Reis e Paraty (no Rio de Janeiro) e São Sebastião (em São Paulo) enfrentam tempo bem instável, assim como a Ilha do Mel no Paraná.

Não vá!

Nesta época, ignore o conceito de eterno verão em destinos do Nordeste como São Luís do Maranhão, Barra Grande do Piauí, Jericoacoara e Fortaleza, que entram na estação mais chuvosa.

As águas de março da canção de fato fecham o verão em Ubatuba.

Praia em março no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Caribe sequíssimo! É só escolher seu tipo de praia na região para aproveitar. Pode se esbaldar em Aruba, Curaçao, San Andrés, Turks e Caicos, Ilhas Cayman, Barbados, Tobago, Bahamas, St. Maarten, St. Barth, Anguilla, Cuba, Cancún, Punta Cana, Los Roques e Cartagena. Até a Cidade do Panamá tem tempo firme. Em todos os destinos do Caribe, espere pagar tarifa de alta estação até a Páscoa; depois da Páscoa, entra o tarifário de estação intermediária (época de melhor custo x benefício para viajar à região — depois da Páscoa até junho).

Um tiquinho mais pra cima, em Miami, o tempo também promete.

Leia mais:

23 comentários

Só conheci este site agora, já com o pacote de 7 dias comprado para Jericoacoara no período de 20/03 até 27/03/2022. O que é possível fazer por lá nessa época de chuvas?

    Olá, Marino! Dá para fazer tudo. Eventualmente pode chover, mas também pode ser que não chova.

Olá gostaria de ir para João Pessoa no mês de março…. Nesse período vai dar praia? Tem sol?

    Olá, Julio! É um mês de transição entre a época seca e a época chuvosa, pode chover um pouco mas normalmente vai dar praia.

São Sebastião SP….o mês de março costima ser chuvoso? Ou é aproveitável 🌞

    Olá, Renata! No verão sempre espere alguma chuva na Rio-Santos. Mas pode ser aproveitável sim, vai depender da sorte.

Ricardo, estamos bem em dúvida sobre uma viagem em março de 9-10 dias. Oq recomenda mais?
barra grande/marau + boipeba + morro sp ou Trancoso + caraiva + corumbau? Os 2 posts aguardaram muito 🥰
Antes ficaremos 5 dias no Capitólio.

    Olá, Leila! Quem responde é A Bóia. Em março o tempo deve estar melhor no Sul da Bahia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.