Uruguai desconto IVA

Uruguai com desconto: veja como ganhar 22% em restaurantes e locadoras

Boa notícia: o desconto para turistas estrangeiros no Uruguai foi reativado.

O novo decreto, de 2021, prevê os descontos até 30 de abril de 2022. (Veja ano site do turismo do Uruguai.)

Nesse período, contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) terão um desconto de 22%, relativos ao estorno de IVA (o ICMS deles).

22% de desconto em restaurantes e locadoras

Uruguai desconto IVA restaurantes

A devolução de 22% de IVA em restaurantes e locadoras de carro é válida apenas para pagamentos com cartão internacional (crédito, débito ou pré-pago).

Vale a pena usar o cartão para fazer esses pagamentos, já que os 22% mais do que compensam os 6,38% de IOF cobrados pelo Brasil sobre gastos internacionais no cartão.

No caso dos restaurantes, com o que sobra dá para pagar os 10% de gorjeta do garçom.

É bom lembrar que, desde março de 2020, as despesas em moeda estrangeira no cartão são convertidas para o real pela cotação da data do gasto (e não mais pela cotação da data do vencimento da fatura). Ou seja, a sua despesa é completamente previsível, não haverá sustos entre o gasto e o pagamento da conta.

Como é feita a devolução

Restaurantes e locadoras informam a conta pelo valor total. Ao pagar com cartão internacional, o sistema efetua a devolução dos 22% de IVA.

Se o pagamento for feito com um cartão da bandeira Visa, o desconto já é feito pela própria maquininha. No seu recibo já vai constar o valor com o abatimento.

Mas se o pagamento for feito com um cartão da bandeira MasterCard, o desconto só vai aparecer na próxima fatura do cartão. O seu recibo virá no valor integral.

Isenção de IVA em hotéis

Uruguai desconto IVA hotéis

Nos hotéis não há devolução: há isenção.

Isso significa que, ao contrário do que acontece nos restaurantes, a sua conta não vem com IVA incluído. Se você for estrangeiro e estiver há menos de 60 dias no Uruguai, não terá o IVA acrescentado. Para isso, o hotel vai conferir, no check-in, o carimbo de entrada do seu passaporte ou a data de entrada na sua papeleta de imigração (se você tiver viajado com RG).

No caso dos hotéis, a isenção vale para pagamento por qualquer meio, incluindo dinheiro vivo. Alguns hotéis aceitarão, além de pesos uruguaios, também dólares ou reais, a um câmbio arbitrado pelo próprio hotel.

Por isso, não há problema em pré-pagar hospedagem antes de viajar: o IVA não está previamente incluído na diária em sites como o Booking.

(Caso você perca a papeleta de entrada ou já esteja no Uruguai há mais de 60 dias, no entanto, o IVA de 10% será acrescentado à conta.)

Outros descontos de IVA na América do Sul

Colômbia isenção IVA

Dos grandes destinos turísticos da América do Sul, só o Brasil não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros.

Veja o quanto você economiza na hospedagem em países da América do Sul:

Uruguai: 10% (qualquer meio de pagamento)

Argentina: 21% (apenas para pagamento com cartão internacional)

Chile: 19% (pagamento em cartão internacional ou dólar vivo)

Peru: 18% (qualquer meio de pagamento)

Colômbia: 19% (válido apenas para viajantes a lazer; qualquer meio de pagamento

Mas note que, de todos esses países, só o Uruguai devolve o IVA também em restaurantes e locadoras de carros.

63 comentários

Olá, tudo bem? essa regra está valendo para dezembro/2021 para locadora? é o percentual sobre o valor da reserva? é isso? ou seja, uma reserva de US$ 500 são US$ 100?

Ola vocês tem algum instagram sobre noticias atuais sobre o IVA e revelion em punta del lest 2022. gostei muito dessa pagina, parabéns!

    Olá, Laércio! Essas regras descritas neste texto estarão valendo de novo na reabertura do Uruguai ao turismo internacional.

O desconto do IVA em restaurantes é válido para Cartões de Crédito pré-pago? (travel money)
Vi em diversos lugares falando sobre o desconto, mas nenhum cita se há diferença entra o prépago ou o cartão ‘oficial’

    Olá, Eloise! No pré-pago o estorno pode demorar um pouco mais, sobretudo no MasterCard.

Só para registro, fiz o pagamento com um Cartão de Débito Internacional Mastercard…. “O valor cobrado foi U$81,48 (3.102,00 pesos Uruguaios) qdo o correto deveria ser U$63,55 (2.542,62 pesos Uruguaios)”
Até agora não tive o crédito na minha conta global do C6…
Certeza que não está funcionando para outros cartões de débito internacionais de outros bancos… acho que a Master só corrigiu o problema do Crédito….
Séria possível solicitar o esclarecimento para Master do Uruguay uma vez que vcs já tem o contato referente ao problema antigo do Crédito….

    Olá, Rodrigo! Cartão de débito deve demorar. Não temos o contato, na época do problema conseguimos falar com a agência de RP de então.

boa tarde,

gostaria de saber se o IVA também ocorre sobre os tours de visitação as vinicolas. percebi que maior parte delas possui uns pacotes com tranfer + degustação + almoço. Acredito que isso se enquadre em serviço gastronômico correto?

    Olá, Leonardo! Precisa ver caso a caso. Se a vinícola estiver inscrita como restaurante, sua maquininha estará cadastrada para a devolução. Se estiver inscrita como loja, não fará.

Olá Ricardo,

Bares, boates, paradores também retorna o IVA de 22% ou somente restaurante propriamente dito? Como sei se naquele estabelecimento irá devolver o IVA de 22% ao pagar com cartão de crédito internacional?

    Olá, Pedro! Pergunte. O desconto vem anotado na nota. Os garçons saberão informar.

Pessoal, não ficou claro pra mim como funciona a devolução do IVA para cartão de DÉBITO internacional Mastercard ??? Esse valor entra no próximo mês na conta corrente ??
Fiz um cartão no C6 Bank Conta Global mas nem C6 e nem Mastercard Brasil sabem informar….
Me ajudem….

    Olá, Rodrigo! Provavelmente o reembolso é creditado com algum atraso, como acontece com as cauções. Não existe fatura mensal nesse tipo de cartão. Não adianta perguntar nem no banco nem na MasterCard, eles não têm a menor idéia de que existe essa devolução. (Há dois anos o sistema uruguaio do MasterCard deu pane e na central brasileira eles nem sabiam que isso existia, davam informações sobre a devolução de IVA sobre compras…)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.