Zermatt: subindo ao Gornergrat e ao Glacier Paradise

Glaciar Groner, Zermatt

Zermatt pode não ter carros particulares (só pequenos veículos elétricos de carga e transporte de passageiros), mas em compensação tem uma variedade de trens e teleféricos para ascender até mais perto das montanhas do seu skyline.

Chegamos num fim de tarde e teríamos apenas o dia seguinte na região. Deu para combinar os dois passeios principais sem correria exagerada.

O povo do sol nascente

Como a meteorologia anunciava céu claro, acordei cedíssimo para pegar o nascer do sol — é quando o Matterhorn fica com o pico avermelhado. Os orientais não perdem esse programa por nada. (É interessante que muitas vezes Zermatt me pareceu uma cidade japonesa…)

Matterhorn ao nascer do sol

O primeiro passeio do dia — e, se você só puder fazer um, que seja esse — foi para o Gonergrat, de onde se tem a vista mais bonita para o Matterhorn.

A estação da ferrovia Gornergratbahn fica em frente à estação principal de Zermatt. Como não passa por vilarejos, é tida como uma ferrovia turística; logo, o Swiss Pass só vale para pegar 50% de desconto (vou dar os preços todos ao fim do post).

Gornergratbahn

São 35 minutos até o Gornergrat, que fica a 3.100m de altitude (você pode acompanhar pelo mapa impresso na mesinha do trem — esse mesmo que fotografei).

Entre Zermatt e Gornergrat

Entre Zermatt e Gornergrat

Desembarcando em Gornergrat

Lá em cima, taráááááá: você cara a cara não apenas com o Matterhorn, mas também com o lindo glaciar Gorner e o Monte Rosa (do outro lado já é a Itália.

Gornergrat

Gornergrat

Matterhorn e helicóptero

O período da manhã é o melhor para fazer esta excursão, porque o Matterhorn está iluminado pelo sol. Mas à tarde o hotel que funciona no topo — o 3100 Kulmhotel — tem um programa interessante, o Starlight Dinner: você janta e depois pode observar as estrelas no telescópio do seu observatório astronômico. E se dormir por lá, no dia seguinte pode ver o pico do Matterhorn vermelhão de perto…

3100 Kulmhotel, Gornergrat

Voltamos de trem, mas paramos uma estação antes de Zermatt, em Findelbach. Ali experimentamos por meia hora o que muita gente faz o dia inteiro nos meses de temperatura amena: caminhar pelas trilhas de montanha. É tudo suiçamente bem sinalizado.

Descendo do Gornergrat a Zermatt

Estação de FindelbachA caminho de FuriA caminho de Furi

Nosso objetivo era a localidade de Furi, onde almoçaríamos.

FuriFuriFuri

Furi tem uma estação da linha de teleférico que vai ao Klein Matterhorn — rebatizado com fins marketeiros como Glacier Paradise. A linha usa dois tipos de bondinhos: um pequeno, nas partes menos altas, e um grandalhão (“gôndola”) na subida final.

Gôndola ao Glacier Paradise

Gôndola ao Glacier Paradise

Gôndola ao Glacier Paradise

O Klein Matterhorn/Glacier Paradise é o ponto mais alto da Europa a que se pode chegar de teleférico: você sobe a 3.800 m de altitude (e imediatamente se arrepende de ter tomado aquela cerveja no almoço).

Klein Matterhorn/Glacier Paradise

O lugar é tão alto que tem esqui até no verão. Chegamos quinze minutos depois de a pista ter fechado — nos meses de temperatura amena a pista funciona mais pela manhã, antes do sol começar a derreter o gelo.

Sommerski no Glacier Paradise

Palácio de Gelo no Glacier Paradise

Para quem não esquia, além da vista há o palácio de gelo — na minha opinião, com esculturas mais bonitas do que o do Jungraujoch. (E com um mini-esquibunda pra quem curte…)

Esquibunda no Glacier ParadiseEsquibunda no Glacier ParadiseEsquibunda no Glacier Paradise

Então, depois de um trem, uma caminhada e dois bondinhos, descemos de volta à civilização alpina 😀

Voltando a Zermatt

Quanto custa

São dois passeios separados.

–> De Zermatt a Gornergrat, ida e volta adulto: 82 francos suíços (41 francos suíços com Swiss Pass válido). Todos os preços aqui.

–> De Zermatt ao Glacier Paradise, ida e volta adulto: 99 francos suíços (45 francos suíços com Swiss Pass válido). O Palácio de Gelo é cobrado à parte: 8 francos suíços. Todos os preços aqui.

–> Peak Pass: 3 dias de viagens ilimitadas pelo trem ao Gornergrat e pelos teleféricos ao Glacier Paradise. Adulto: 190 francos suíços. Fora da temporada de inverno, portadores de Swiss Pass válido compram por 143 francos suíços. Preços incluem entrada no Palácio de Gelo.  Todos os preços aqui.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais::

Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna

Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra

Lugano, Suíça à italiana

Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz

Trens panorâmicos: como é o Glacier Express

Trens panorâmicos: como é o Bernina Express

Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line

Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn

Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

47 comentários

Bom dia,estou programando minha viagem para maio de 2015,assim q terminar o roteiro ,comprarei logo as passagens,para ter um desconto maior.tenho uma dúvida?Vou passar um dia em Zermatt,gostaria de ir de Zermatt a Gornegrat e tb ao glacier paradise.Para chegar ao glacier e pegar o teleférico tenho q fazer a trilha ou posso descer a Zermatt e pegar um teleférico?Parabens pelo site

Ricardo
Bom dia. Estamos planejando ir em Zermatt agora em Janeiro. Você sabe nos informar se domingo funciona a parte turística? Já que as informações que tenho é que tudo fecha nos domingos. Tenho uma filha de 6 anos, acha viável ir com ela para Zermatt ou é melhor ficar apenas em Zurich. Obrigada

    Olá, Gisela! Tudo funciona aos domingos. Zermatt será uma cidade mais divertida para uma criança do que Zurique.

Boa Tarde!

Este site é incrível! Não viajo sem antes olhar os comentários de vcs…

Pretendo ir para Suíça em maio de 2014! A época é boa? Quantos dias sugerem para explorar bem o país? De lá, pretendo ir para Veneza. Será que é melhor pegar trem, avião ou alugar um carro.

Muito obrigado.

Boa tarde!
Vocês sabe me informar mais oi menos a partir de que horas temos luz do dia e que horas o sol se põe no fim de novembro/começo de dezembro? Obrigada!
Daniela

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.