5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Revoada de flamingos no deserto do Atacama

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível fazer uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

Veja 5 roteiros práticos para visitar Argentina e Chile na mesma viagem:


View Argentina e Chile na mesma viagem in a larger map

–> SANTIAGO + MENDOZA

Ônibus de Santiago a Mendoza

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires — mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes — tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar). Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião — seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

–> BARILOCHE + LAGOS ANDINOS CHILENOS

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só. Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos. O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Ainda por conta da erupção do vulcão Pueyhue, o aeroporto de Bariloche segue pelo menos até março sem operações. Até lá, o jeito de fazer esta viagem é chegando e saindo pelo Chile. Voe até Puerto Montt (via Santiago). Fique uns dias no lado chileno (em Puerto Varas você pode ter vista para o vulcão Osorno), então faça a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto.

Note, porém, que ainda é possível a presença ocasional de cinzas na região de Bariloche. Trata-se de um roteiro que deve ficar mais interessante no verão de 2013.

–> EL CALAFATE + PUERTO NATALES

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente — e relativamente tão perto entre si — que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

–> USHUAIA + PUNTA ARENAS (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal). É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem). Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

–> SALTA + ATACAMA

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso — o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Leia também:

Primeira viagem a Buenos Aires: roteiro completo

Primeira viagem a Santiago: roteiro completo

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


465 comentários para “5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem”

  1. Estamos pensando em sair do Recife no inicio de junho até Buenos Aires, passarmos uns 4 dias lá e irmos para Santiago e depois voltarmos por Mendoza, Cordoba e as cidades interessantes que tiver no caminho, o que você acha? vou eu e o meu marido. Como procurar um hostel que fique bem localizado no centro de Santiago? alguma dica? queremos quarto com banheiro privativo. Pensamos em passar 30 dias, é suficiente para esse percurso que planejamos?

    1. Olá, Goretti! Infelizmente não somos especialistas em viagens deste gênero. Sugerimos procurar dicas em fóruns especializados.

      Para albergues, indicamos o http://www.hostelworld.com/.

  2. Olá boa noite!

    Meu marido e eu pretendemos visitar a Argentina em outubro, e gostaria de montar um roteiro que combine El Calafate, El Chaltén, Puerto Madryn, Península Valdez, Ushuaia e Torres del Paine, no Chile. Gostaria de algumas dicas. Será que consigo conhecer estes lugares em 10 dias de férias? Será minha primeira viagem para fora do Brasil e por mais informações que busque ainda estou bem perdida.

    Agradeço se poder me enviar alguma dica, sugestão.

    Abs.

    Gabriela.

    1. Olá, Gabriela! Só dá para fazer em 10 dias se você for The Flash, chegar e sair. Entenda que cada lugar tem passeios a ser feitos, não basta chegar. Em cada deslocamento você perde um dia. Ao chegar você precisa se encaixar em passeios que saiam nos dias seguintes.

    2. Ola pessoal, tudo bem?

      Entrem em contato que podemos montar o roteiro de acordo com a necessidade e desejo de viagem vocês.

  3. Olá!

    Adoro as dicas do site de vcs!!! Vou aproveitar e pedir uma pra mim.. rrss
    Caso em setembro e estou seriamente cogitando a viagem entre Bariloche e Lagos andinos. Mas a melhor opção de passagem aérea é ir primeiro pra Bariloche e voltar de Santiago. Pretendo sair num domingo e retornar no sábado seguinte. Pensei em 2 dias em Bariloche fazer a cruce, permanecer 3 dias em Puerto Varas e ficar apenas 1 dia em Santiago. O que me diz? Queria uma viagem inesquecível sem ficar pobre, essa é uma opção??
    Muito obrigada

    1. Olá, Flávia! Essa é uma viagem cheia de deslocamentos longos e que você aproveita melhor se puder ficar mais tempo em cada lugar. 3 dias em cada cidade já seria mais bacana.
      É melhor fazer a travessia no sentido Chile-Argentina, para não pegar o vulcão Osorno no contraluz.
      Leia mais:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/
      http://www.viajenaviagem.com/2014/01/chile-lagos-andinos-verao-dicas/

      Uma alternativa interessante é combinar Bariloche com Villa La Angostura, ou Bariloche com San Martín de Los Andes, fazendo a Rota dos Sete Lagos.
      http://www.viajenaviagem.com/2010/03/san-martin-de-los-andes-rota-dos-7-lagos-e-paso-cordoba/
      http://www.viajenaviagem.com/2012/12/san-martin-andes-dicas-roteiro/
      http://www.viajenaviagem.com/2013/08/cerro-bayo-a-estacao-de-esqui-de-villa-la-angostura/

      1. Fiz a travessia Chile – Argentina de bus (pela Cruz del Sur)e não me arrependi! A estrada é lindaaaaaaaaaaaaaaa!! E, é mais econômica.. ajuda a não ficar pobre…rs Em Bariloche, faça p passeio para o cerro tronador… é lindo

  4. Boa noite,

    Eu e minha namorada estamos planejando conhecer a Argetina, Chile e Peru agora em julho.
    Temos 20 dias e pretendemos ir sem muita coisa planejada, comprando apenas passagens de ida e volta saindo de Sao paulo.
    Gostariamos de uma força para montar este roteiro, conhecendo duas cidades de cada pais pelo menos.
    Sera nossa primeira viagem para fora juntos, gostaria de ter contato com belas paisagens e curtir as cidades tambem.
    Como voce pode me ajudar?

    Muito obrigado, aguardo retorno.

    1. Olá, Gabriel!

      Sua viagem vai sair caríssima, pelos deslocamentos disparatados, e vai ser de pouco proveito, já que você está querendo apenas ticar países da sua lista, e não visitar nenhum deles propriamente, como se deve. Estude primeiro os destinos, veja quais são os lugares que lhe apetecem, veja qual é a permanência mínima recomendada em cada um desses lugares.

      Argentina e Chile são fáceis de combinar entre si, têm inúmeras regiões fronteiriças com interesses dos dois lados da divisa. O Peru é uma outra viagem.

  5. Muito obrigado pela direçao.
    Levando em consideraçao seu ponte de vista, vamos focar na Argentina e Chile.
    Em 20 dias que temos, consegue nos guiar o melhor roteiro a ser feito ?

  6. Eu meu marido e dois filhos gostariamos de fazer uma viagem para Argentina ou Chile no período entre que compreenda a data de de 15 de junho a 10 de julho. Gostariamos de um pacote completo durante uns 5 dias. Saída e chegada em BH.
    Antecipadamente muito obrigada.
    Jackeline G.S.

    1. Olá, Jackeline! Não somos uma agência de viagens, mas um site independente. Não podemos ajudar! Mas você consegue começar a orçar a sua viagem fazendo pesquisas de passagens, hotéis e transporte pela Internet ou com uma operadora local.

  7. Ja estive em buenos aires e cidades ao redor, estou com muita vontade de levar minha namorada para aquela regiao, porem estou achando interessantissimo el calafafe e ushuaia. Tenho 6 dias la, mais os 2 e, buenos aires q minha namorada também não conhece.

    Em 6 dias, vale a pena conhecer el calafate e ushuaia? Não? Qual o melhor? Em caso afirmativo como é a travessi entre esses dois locais? Só vale a pena de avião? Que cia aerea faz esta rota?

    Penso em de repente sai de bsas pra calafate voar a ushuaia e voltar a bsas de la.

    Obrigado :)

    1. Ah, vou daqui 19 dias, final de maio

      1. Olá, João! Tenha em mente que cada dia de deslocamento é um dia perdido. Pense em pelo menos 4 dias inteiros em Ushuaia, sem contar o dia da chegada, e dois dias inteiros em Calafate, sem contar o dia da chegada.

        Leia sobre os destinos:

        http://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

        http://www.viajenaviagem.com/category/ushuaia

  8. Ola,
    eu meu namorado vamos sair de Bh – Minas gerais,de carro 4×4 e queremos conhecer o deserto de atacama e a Patagonia.
    Vcs teriam algum site ou blog para nos fornecer um roteiro bacana e tbem calculo de diesel….
    Obrigada
    Adriana Diniz

  9. vcs teriam um site com um roteiro bacana para conhecer a Patagonia e o deserto de atacama de carro 4×4?
    Obrigada,
    Adriana Diniz

    1. Olá, Adriana! Procure foruns de jipeiros.

      De San Pedro de Atacama a Ushuaia, atravessando a fronteira entre Puerto Varas e Villa La Angostura, são 5.500 km.

  10. Boa tarde, eu e meu esposo estamos planejando uma viagem de 5 dias em setembro para a travessia dos Lagos Andinos, como temos milhas, pretendemos voar até Santiago na ida , e comprar o passeio de ida pelos Lagos Andino até Bariloche passar uns dois dias lá e voltar para o Brasil, qual seria a melhor opção , a agencia mais segura com preços acessíveis?

    1. Olá, Noemi! É uma viagem bem mais longa do que você imagina. Pela TAM (com vôos de sua coligada Lan) são 8h de viagem a Puerto Montt, com conexão em Santiago, e 12h30 de viagem desde Bariloche, com conexão em Buenos Aires. É como ir a duas ilhas do Caribe em 5 dias. Recomendamos 2 a 3 dias no lado chileno e pelo menos 3 no lado argentino. A viagem fica melhor com um ou dois pernoites em Santiago na ida e em Buenos Aires na volta. É bastante difícil conseguir esses trechos para duas pessoas com milhas na TAM.

  11. Olá,
    gotaria de saber quanto tempo se leva p quem sai de buenos aires para patagonia? e de buenos aires para o chile? comprando as passagens no terminal de buenos aires .
    obrigado.

    1. Olá, Suammy! De ônibus? São 20 horas até Bariloche, 34 horas até El Calafate, 50 horas até Ushuaia — essas duas últimas, com baldeações.

      Foi por isso que inventaram o avião.

  12. Olá, meu marido e eu estamos pesquisando o roteiro Buenos Aires-Mendonza-Santiago, sairemos em 14/10 e estamos pensando em ficar de 8 a 10 dias, gostaria de saber se é o suficiente e qual a melhor opção, ir de SP a Santiago e voltar para SP de Buenos Aires ou vice e versa? E qual a opção mais proveitosa para o percurso Mendonza-Santiago? obrigada pela atenção

    1. Olá, Juliana! Voe para Santiago, siga para Mendoza de ônibus ou avião (o que achar melhor) e de lá, voe para Buenos Aires. 10 dias está ótimo.

  13. Olás! Sairei de férias em fevereiro e gostaria de saber se vocês recomendam algum desses roteiros combinados nessa época… Muito obrigada! :-)

    1. Olá, Aline! A época só não é propícia para ver neve nos arredores de Santiago ou em Bariloche. A Patagônia está no seu melhor momento no verão.

  14. Oi Bóia, tudo bem?
    Minha esposa e eu estamos nos programando para uma viagem à Patagênia no Reveilon/15. A idéia é conhecer El Calafate e ir ao parque Torres de Paine de carro. Porém estamos inseguros com relação aos trâmites nas aduanas. É bicho de sete cabeças??? Quais cuidados devemos ter???
    Thanks

    1. Olá, Marcus! Recomendamos ir de ônibus entre os dois países. Se quiser, alugue carro localmente. Cruzar a fronteira, encarar a burocracia da aduana e enfrentar uma estrada monótona e com poucos postos de gasolina é chato, inútil e arriscado.

      1. Oi Bóia, obrigado! Abraços!!!

      2. Oi Bóia, eu de novo!!! rs
        Mudança de Planos!!! Estamos avaliando a possibilidade de ficar apenas pela Patagônia Argentina. Alguns dias em El Calafate e outros em Ushuaia.
        Na sua opinião, esta é uma boa combinação? Quantos dias você considera ideal em cada lugar?
        Abraço e obrigado de novo!

        1. Olá, Marcus! 3 a 4 dias para Ushuaia, 2 a 3 dias inteiros para El Calafate.

  15. Boa noite!!!,
    Estou indo para Buenos Aires em setembro, gostaria de saber se da p fazer Buenos/Bariloche. Não sei se saio do RJ para Buenos/ Buenos para Bariloche ou RJ para Bariloche/ Bariloche para Buenos, irei ficar uns 15 dias por aí. O que seria melhor???.

    1. Olá, Izabelle! Quanto mais cedo em setembro em Bariloche, mais chance de ainda pegar neve.

  16. Olá, quero visitar a Argentina conhecer Buenos Aires, Mendoza e Santiago no chile em outubro, vinícolas, bons restaurantes e museus tudo isso em 5 dias depois voltar para o Brasil. qual melhor roteiro? Obrigado.
    Vila Nova.

    1. Olá, Vila Nova! Não dá tempo.

  17. Boa Noite . Primeiro gostaria de agradecer as orientaçoes que este site proporciona aos viajantes . Acompanho-o regulamente e vocês estão de parabéns . Gostaria que, por gentileza , me desse uma dica. Gostaria de viajar de carro de Belo Horizonte ao Chile com mais 3 pessoas agora em meados de junho . A intenção é fazer o caminho por Mendonza até Santiago , ir até o Sul do Chile e atravessar para Argentina e retornar . O carro é Gran Vitara mas sem tração . lendo as postagens fiquei na dúvida se é possível em função do clima . A travessia pelos Andes é difícil nesta época ? Pode estar nevando a ponto de não conseguir fazer ? Você pode me dar sua opinião sobre isto . Tenho 30 dias para fazer erra viajem . Já conheço o Norte do Chile e uma vez vim de Santiago ao Brasil por terra mas era verão e foi muito tranquilo . A intenção agora é conhecer o sul do Chile. Desde já agradeço a orientação . Abraços . Tâmara .

    1. Olá, Tamara! Desculpe, não somos especialistas neste tipo de viagem. O que sabemos é que a viagem de carro entre Santiago e Mendoza requer uma destreza ao volante que não é para qualquer um, especialmente no inverno. Procure no Google por “Los Caracoles”. Sugerimos buscar fóruns especializados.

    2. Oi Tamara,
      Eu atravessei de Santiago para Mendonza em junho e, sim, a estrada pode fechar por causa da neve. Como disse a Bóia, o caminho exige experiência na direção, são muitas curvas e intenso tráfego de caminhões pesados. Quando fui, ficamos 3 dias em Santiago esperando a estrada reabrir. A polícia só permite que você inicie o trajeto depois de confirmar que você tem correntes para os pneus e que sabe utiliza-los. Mas, adorei, o caminho é lindo.

      1. A estrada está fechada desde ontem por nevascas, sem data para a abertura, pois se espera um novo frente frio para o fim de semana. Está complicando a vida de milhares de chilenos que irão viajar ao Brasil para a Copa, e que vão ter que fazer desvios para cruzar a Cordilheira muito mais ao norte.
        Em compensação, em Santiago a Cordilheira está nevada inteira, o dia está lindo e caiu muita neve nos centros de esqui, que talvez adiantem a temporada.

  18. Olá…gostaria de uma opinião. Vamos viajar em 3 casais e uma amiga para o Chile e queria combinar com Buenos Aires. Dá certo? Dá pra fazer passeios no Chile sem ter que trocar de cidade, tipo dar um bate e volta, ou os lugares para se conhecer são longes? obrigada

    1. Olá, Mara! Onde vocês vão ficar no Chile? Combinar Santiago e Buenos Aires é um tanto redundante.

      Veja passeios para fazer a partir de Santiago aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

  19. Ah esqueci, o periodo é de 20 a 28/29 de dezembro…

  20. boa noite,gostaria se pusesse me dar um roteiro pois quero sair dia 18/07 de porto alegre ate sao pedro atacama via uruguaiana e salta e voltar por santiago mendonza uruguaina porto alegre,vai eu minha esposa e dois filhos ,meu carro e um audi q7,obrigado pela ajuda

    1. Olá, Arli! Desculpe, mas nós não fazemos roteiros personalizados. Veja dicas do Atacama aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/01/roteiro-atacama-50-dicas/

  21. desculpe,so mais uma ,volto dia 03/08 sera que da para fazer nesse periodo;;;serao 17 dias

  22. Qual a dica p/conhecer santiago-ch e mendoza-arg em única viagem,qto dias são necessários.

    1. Olá, Luis Carlos! Pense em 4 dias inteiros para Santiago e 3 dias inteiros para Mendoza.

  23. Vamos pra Santiago em outubro e gostaria de conhecer também Mendonza e Cordoba é facil comprar passagem em santiago ou devo ja sair do Brasil com tudo certo. 12 dias são suficientes?
    Se for inviavel me de uma sugestão a partir de santiago. Obrigada

    1. Olá, Marisa! Se você vai até o Chile, não seria mais bacana conhecer cidades ao redor de Santiago? Mendoza fica na Argentina, mas está ali por perto. Já Córdoba, não.

      Veja dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

  24. Oi Bóia!!! Simplesmente adorei seu site…

    Eu e meu marido adoramos suas dicas! Estamos planejando nossas férias em dezembro, queremos um passeio pela América do Sul.
    Saída 19/12/14 ou 20/12/14 retorno 02/01/15. Qual a melhor opção, visto que passaremos as festas viajando. Somos bastante animados.
    Sanitago- Mendoza – Buenos Aires ou Buenos Aires – Mendoza – Santiago? Ir de bus de Buenos Aires pra Mendoza que tem um bom preço, ou de avião tb consigo bom preço? Se puder me dar dicas de hospedagem, passeios e quantos dias em cada lugar considerando os deslocamentos ficarei agradecida.
    Eu já conheço BUE, mas o marido não, em 2008 viajei de ônibus pelo país e amei, são muito confortáveis. Na oportunidade fiz um mochilão com amigas, e fui de Buenos Aires até Republica del Chaco de ônibus e de lá pra Assunção.

    Obrigada desde já! Abraços. Bruna e Léo

    1. Olá, Bruna! O importante aí é vocês pensarem onde vão passar o Réveillon. (Leiam sobre passar o Natal fora de casa aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-noite-natal-durante-viagem/) As festas de Ano Novo fora do Brasil não são tão animadas quando as nossas. Se vocês são animados, talvez devessem considerar Valparaíso: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2014/

      Existem ônibus bastante confortáveis na rota Mendoza – Buenos Aires, mas há de se considerar que é uma viagem longa, e vocês já devem fazer uma viagem de ônibus entre Santiago e Mendoza. Orce também esse trecho de avião.

  25. Olá, pretendemos fazer uma viagem(Casal) para Buenos Aires e aproveitar para ir ate o Chile, qual seria a melhor sugestão e quantidade de dias ideal para esse roteiro? Grata,

    1. Olá, Rafaelly! Vocês podem fazer um roteiro roteiro Buenos Aires-Mendonza-Santiago ou qualquer um dos roteiros indicados no post acima. Considere pelo menos 7 noites para a viagem.

      Consulte também:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/
      http://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/comment-page-6/#comment-418387
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

  26. Oi, Bóia!!
    Estou planejando uma viagem para o Chile, mas já conheço Santiago/Valparaíso/Viña del Mar. Queria ir ao Atacama e aos Lagos Andinos na mesma viagem. É muita loucura?? Será que alguem já fez isso?? Não bebemos vinho… será que compensa Mendoza?? Obrigada!!

    1. Olá, Mariana! Por favor não repita perguntas. Obrigada.

  27. Será que é muita loucura ou muita empolgação fazer Atacama-Mendoza-Lagos Andinos??
    Obrigada!!

    1. Olá, Mariana! Pense em 6 dias inteiros para o Atacama, 3 dias inteiros para Mendoza, 5 dias inteiros para os Lagos Andinos, sem contar os dias de deslocamento. Inclua 4 dias para Santiago e pense em pelo menos 4 dias do lado argentino dos lagos, em Bariloche. O ideal seria voltar por Buenos Aires, ficando mais 4 dias — ou 5, se quiser dar uma chegadinha em Colonia del Sacramento.

  28. gostaria de saber se tem trem da argentina para o chile, vou em Dezembro vou passar 20 dias, se puder me passe lugares a serem visitados. bj

    1. Olá, Ana! Não tem. Se tivesse, estaria no texto.

  29. Boa noite! Bóia, eu e minha esposa vamos finalmente tirar férias juntos em novembro, gostariamos de conhecer Bariloche – Lagos Andinos e Ushuaia saindo do Rio de Janeiro. temos muitas duvidas quanto ao roteiro, quantidade de dias, etc. Teria como sugerir algo? Grato

    1. Olá, Marcus! Não há vôos diretos entre Bariloche e Ushuaia. Você precisaria voltar para Buenos Aires.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

      http://www.viajenaviagem.com/2014/01/chile-lagos-andinos-verao-dicas/

      http://www.viajenaviagem.com/category/ushuaia

  30. Boa noite Bóia,
    estou com duas dúvidas em relação a viagem para Ushuaia:
    1) O avião que faz o transporte até lá comporta muitos passageiros?
    2) O voo é seguro?
    As dúvidas decorrem de informação que obtive por conhecido que o avião seria bem pequeno, comportando apenas 8 passageiros, e de que não seria muito seguro voar pela Patagônia, o que me deixou apreensiva.
    Grata pela ajuda,
    Aline.

    1. Olá, Aline! De Buenos Aires são jatos. A viagem dura 4 horas.

  31. Olá, vou viajar com minha mãe no final de setembro. A princípio minha idéia era fazer apenas Buenos Aires mas depois resolvi estender mais um pouco e fazer Santiago junto. Estamos pretendendo ficar 10 dias. Vale a pena? Podemos incluir Mendoza sem ficar desgastante? É melhor começar por onde Santiago ou Buenos Aires? Grata

  32. Quantos dias seria o ideal para cada cidade? Quando estivermos em Buenos Aires pretendemos tirar um dia para Colônia del Sacramento.

    1. Olá, Silvane! Você precisaria de 3 dias inteiros em Santiago, 2 dias inteiros em Mendoza e 3 dias inteiros em Buenos Aires, pelo menos. Somando com os deslocamentos, seria um roteiro de no mínimo 12 dias. Veja dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/2014/03/santiago-mendoza-buenos-aires-roteiro/

  33. Olá!Estou pensando fazer Santiago(de avião partindo de São Paulo),depois vou de ônibus até Puerto Varas,estico a Pucon,faço Villa la Angostura,Bariloche e vôo novamente ao Brasil de Bariloche mesmo. Eu marido e filha de 10 anos. Dá pra conciliar,quantos dias seria ideal pra cada loca?

    1. Olá, Divina! Veja quantos dias o Comandante sugere para cada parte da viagem aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

      Acrescente mais 4 ou 5 dias para a parte Argentina do roteiro.

  34. Quero parabenizar e agradecer pelas dicas!Literalmente me fez viajar na viagem,olhar atenta a tudo,me animar com a programação em família,além de com esta programação realizar o desejo da filhota de ver neve. Valeu mesmo!

1 ... 3 4 5

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!