5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Revoada de flamingos no deserto do Atacama

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível fazer uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

Veja 5 roteiros práticos para visitar Argentina e Chile na mesma viagem:


View Argentina e Chile na mesma viagem in a larger map

--> SANTIAGO + MENDOZA

Ônibus de Santiago a Mendoza

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires -- mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes -- tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar). Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião -- seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

--> BARILOCHE + LAGOS ANDINOS CHILENOS

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só. Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos. O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Ainda por conta da erupção do vulcão Pueyhue, o aeroporto de Bariloche segue pelo menos até março sem operações. Até lá, o jeito de fazer esta viagem é chegando e saindo pelo Chile. Voe até Puerto Montt (via Santiago). Fique uns dias no lado chileno (em Puerto Varas você pode ter vista para o vulcão Osorno), então faça a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto.

Note, porém, que ainda é possível a presença ocasional de cinzas na região de Bariloche. Trata-se de um roteiro que deve ficar mais interessante no verão de 2013.

--> EL CALAFATE + PUERTO NATALES

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente -- e relativamente tão perto entre si -- que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

--> USHUAIA + PUNTA ARENAS (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal). É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem). Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

--> SALTA + ATACAMA

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso -- o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Leia também:

Primeira viagem a Buenos Aires: roteiro completo

Primeira viagem a Santiago: roteiro completo

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

614 comentários

Roberto de Lorenzi

Quero fazer uma viagem entre 24 de janeiro (ida) e 04 de fevereiro (retorno). Chego de Porto Alegre via Buenos Aires e vou no mesmo dia para Ushuaia. Fico 3 noites, alugo um carro e vou a Punta Arenas, faço um pernoite e vou a Puerto Natales onde ficarei 2 noites. De P. Natales quero visitar Torres del Paine. Depois vou a El Chalten e depois volto a Calafate. Posso ter porblemas em alugar um carro na Argentina e entar no Chile? Vou devolver o carro em Calafate. Quanto tempo preciso em el Chalten? Obrigado pela ajuda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Se você conseguir uma locadora que deixe você fazer esse percurso, nos conte...

Não dá não.

Augusta TC
Augusta TCPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Parabéns por seu especial site!!
Gostaria de pedir sua opinião e orientação sobre qual a melhor forma de fazer o seguinte roteiro.
Voo para Santiago -Chile dia 28-12 -14. Encontro com amigos que moram lá.
Vamos rumo sul de carro, até Coihaique.(para visitar familiares e deixar o carro).
Vamos direto, sem parar nas varias interessantes cidades deste trecho, por questão de tempo e porque o foco é Ushuaia.
Pensamos voar daí para Ushuaia (Passar - 3 dias)
Seguir para Punta Arenas (3 dias)
Seguir para El Calafate (3 dias) Retornar de avião para pegar o carro em Coihaique.
Voltar para Santiago de carro.
Porém me parece que Coihaique, não tem voo para Ushuaia..., então pensei no voo Puerto Montt -Ushuaia...Se assim fosse, onde poderíamos deixar o nosso carro... Por fim, entre as cidades citadas quais as opções de transporte, a melhor forma de custo benefício e se 3 dias em cada uma das cidades citadas é suficiente para vermos o melhor ou seja qual a sua opinião experiente, sobre este roteiro. Muitíssimo obrigado pela sua preciosa ajuda!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Augusta! Não existe vôo de Puerto Montt a Ushuaia. Existe de Bariloche a Ushuaia, mas é sazonal. Verifique se a Aerolíneas oferece esse vôo quando vocês forem. Note que todos os deslocamentos são complicados e você perde um dia a cada mudança de cidade. De Ushuaia a Punta Arenas são 12 horas de ônibus. De Punta Arenas a El Calafate são 3 horas de ônibus a Puerto Natales, e mais 6 horas a El Calafate, provavelmente sem que um ônibus tenha conexão com o outro.

Se você quer inventar roteiros fora do padrão, vá com bastante tempo sobrando. Tudo é longe, tudo é difícil, nada pode ser feito com pressa no fim do mundo.

Augusta TC
Augusta TCPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Muito obrigado por sua rápida resposta e pelas informações.
Você tem razão na sua ponderação quanto a questão do tempo e o" fim do mundo"... Vou refletir e reavaliar.
Porem tenho ainda uma duvida:
Se no roteiro padrão Patagônia, seria legal incluir Ushuaia, Punta Arenas com Torres Del Paine e El Calafate com o Perito Moreno...
E considerando a possibilidade Bariloche... já que chegaremos em Puerto Montt de carro, fazer a travessia dos Lagos( em um dia) ou para ganhar tempo, fazer voo Puerto Montt - Bariloche e daí seguir via Aerolíneas, conforme você sugeriu.
Agradeço se puder responder só mais esta pergunta.
Fiquei feliz de receber a sua resposta, pois há muito admiro o seu trabalho!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Augusta! Quem responde, esta e a outra pergunta, é a Bóia. Não entendi sua pergunta. Não há vôo de Puerto Montt a Bariloche, a travessia é feita de ônibus (6 horas) ou pelo Cruce de Lagos (12 horas, durante o dia).

Augusta TC
Augusta TCPermalinkResponder

Olá Boia!
Muitíssimo obrigado pela atenção e por todas as respostas, que certamente estão me ajudando a montar este roteiro especial!!

Virgínia Ferro

Quero visitar Torres del Paine e El Calafate em dezembro.
Voarei para El Calafate onde ficarei 2 a 3 dias daí gostaria de ir de carro para Torres del PAINE,é possível?Tem algum inconveniente ir de carro?É melhor de ônibus?
Em El Calafate tem Perito Moreno e gostaria de sugestões de quantos dias la e quais passeios fazer também.
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Virgínia! Veja como ir de El Calafate a Torres del Paine: http://www.viajenaviagem.com/2010/03/de-el-calafate-para-torres-del-paine-como-chegar/

Pense em 3 dias para El Calafate: um para visitar o parque e marcar passeios, outro para fazer o minitrekking, outro para o passeio Todos Glaciares.

igor florentino pimentel e silva

Boa noite,

Qual a distancia entre Buenos aires e Santiago?
Via terrestre, ônibus, qual o tempo para esse percurso?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Igor! São 18 a 20 horas de viagem.

Luiz Fernando
Luiz FernandoPermalinkResponder

A minha questão é no norte da Argentina. Pretendo ir de Salta (Argentina) a San Pedro de Atacama (Chile) de automóvel próprio, cruzando os Andes. Pelos mapas, o mais lógico parece ser pelo Paso de Jama. Gostaria de informações sobre a possibilidade deste trajeto. Também de dicas como distância, qualidade de estradas, tempo de percurso. Abç.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Fernando! São 630 km de asfalto em boas condições:

http://www.ruta0.com/rutas_argentinas.aspx?desde=12&hasta=763&tipo=1&tipoq=1

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá Bóia!

Gostaria de saber se vcs teriam alguma recomendação de dias pra fazer o roteiro de Ushuaia + Punta Arenas. E, também, se haveria algum dos destinos do roteiro que vcs considerassem como o top da viagem!

Abraço e obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Pense em pelo menos três dias inteiros, idealmente quatro dias, para Ushuaia. O melhor de Punta Arenas está no trajeto do cruzeiro Atlantis ou então em Puerto Natales, a 3 horas de ônibus, de onde se visita Torres del Paine. Pense em pelo menos três dias em Puerto Natales.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Obrigadíssima, Bóia! wink

Regina Celia Sorrentino Loureiro

Eu e meu marido estamos querendo fazer:
Rio- Buenos Aires -Rosario-Mendoza-Santiago-Rio,
Como chegar e onde hospedar em Rosario e Mendoza?
Para não cansar muito (somos maiores de 60 e menores de 65) os velhinhos precisamos de tempo, pensei em 12 dias. Nao gostamos de excursão e sempre traçamos o nosso rumo mas se for necessário ...adoro o Viaje na Viagem!!
Obrigada por responder abraço . Regina Sorrentino Loureiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Recomendamos um mínimo de 4 dias em Buenos Aires e 4 dias em Santiago.

De Buenos Aires a Rosário são 4h30 de ônibus.

De Rosário a Mendoza são 12 horas de ônibus.

De Mendoza a Santiago são 6 horas de ônibus.

O melhor é tirar Rosário do roteiro, ir de ônibus (12 horas) ou voar entre Buenos Aires e Mendoza, ficar 3 dias em Mendoza e aumentar um dia em Buenos Aires (para ir a Colonia del Sacramento) ou Santiago (de repente podem dormir em Viña del Mar, se for verão).

Veja onde dormir em Mendoza:
http://www.viajenaviagem.com/2011/08/hoteis-em-mendoza-os-relatos-dos-leitores

O site http://www.plataforma10.com informa horários e empresas de ônibus.

Aline
AlinePermalinkResponder

Bom dia!
Em primeiro lugar gostaria de parabenizar todos do site pelas dicas que são sempre enriquecedoras.
Pretendo ir a Mendonza e Santiago por volta de 02 de junho e tenho 07 dias disponíveis. Por onde começar, Santiago ou Mendonza? Nessa época ja há risco de pegar a pista interditada com gelo? Pretendo fazer o trajeto Mendonza-Santiago ou Santiago-Mendonza de ônibus. Devo comprar a passagem antes? Já conheço Buenos Aires por isso não vou inclui-la. Muito obrigada. Aline

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Dois posts devem ajudar você a desenhar o roteiro para essa viagem:
http://www.viajenaviagem.com/2014/03/santiago-mendoza-buenos-aires-roteiro (como Buenos Aires está no fim, é só cortar) e http://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus

Aline
AlinePermalinkResponder

Muito obrigada pela atenção. Li os posts. Fui comprar as passagens com milhas e consegui somente ida para Mendonza e volta por Santiago. Ainda em duvida sobre ir de Mendonza a Santiago de ônibus ou avião. Nos passeios por Mendonza da pra conhecer o Vale do Aconcagua? Li no post que a estrada está em obras. Sabe algo sobre contratação de motorista particular para ir até Santiago? Alguma indicação? Muito obrigada! Aline

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! No seu hotel em Mendoza você conseguirá contratar um motorista para levar a Santiago. Sairá carissíssimo. Há passeios para a Alta Montanha, que visitam a base do Aconcágua.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Olá pessoal!
Estou querendo fazer o seguinte roteiro:
Rio de Janeiro - Santiago
Santiago - Valdivia
Valdivia - Mendonza
Mendonza - Buenos Aires
Buenos Aires - Rio de Janeiro

Alguem saberia me informar se esse roteiro está legal e como faço para percorre-lo? Qual a melhor maneira, avião, ônibus ou aluguel de carro.

Agradeço a ajuda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Valdívia está no sul do Chile. Mendoza está no norte da Argentina. Veja no mapa, não há a menor condição de uma travessia entre as duas cidades. Por favor, veja os roteiros que estão neste post, são todos factíveis.

Dora Sterenberg

Olá, pretendo viajar um casal e uma criança de quase 6 anos neste roteiro de Ushuaia, Punta Arenas e o cruzeiro no período de natal e revellon. Queremos ver pinguins e Patagonia. Gostaria de saber qual o roteiro (qtos dias onde) sugerido e também, se possível, o link pro cruzeiro. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dora! Dê uma lida neste post para se inspirar em qual o melhor roteiro fazer - http://www.viajenaviagem.com/2010/03/de-onde-pra-onde-eis-a-questao/

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Vejo que em seus comentários, quase sempre há referência a viagens de ônibus. Sendo específico (Santiago a Mendoza), não consigo alugar um carro para ir e/ou vir ? Ou não recomendam ? Por que ? Grato !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Não recomendamos ir de carro alugado de um país para outro, pelas taxas cobradas pela locadora e pela encrenca que isso costuma ser na fronteira. A viagem de ônibus é confortável. smile

diego
diegoPermalinkResponder

Boa tarde.

Gostaria de saber se alguém já fez a viagem Brasil, Argentina, Chile e Peru por meio terrestre e se é possível alugar um motothome em algum destes paises e se tem alguma indicação para fazer. Nossa ideia e ficar 45 dias viajando e passar pelos principais pontos turisticos de cada lugar e ainda surfar . . .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! 45 dias é muito pouco para tanto chão. Alugar um veículo de qualquer tipo num desses países e atravessar fronteiras é dificílimo; é raríssimo encontrar uma locadora que esteja disposta a permitir. De todo modo, esse não é o fórum adequado; procure na internet fóruns de usuários de motorhome.

Ceni
CeniPermalinkResponder

Ricardo vc nos ajudou muito na viagem esse ano, deu dicas para o Claudio, fomos San Fancisco, Yossemit (maravilhoso) e descemos ate monterrey, continuamos ate los Angeles ...Las Vegas, Gran Canyon e muito mais......agora na correria compramos uma passagem para Santiago ida e volta 10/maio ate 30. Queremos ir Atacama e o que mais fazer nesses 20 dias, sendo a volta de Santiago. O q vc sugere ? Ano passado fomos a maravilhosa patagonia. Pensei em fazer Lagos Andinos, tentar um voo para Bariloche? Eu conheco, mas o Claudio nao.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ceni! Dar uma chegadinha em Bariloche ou Mendoza seria bacana se o retorno fosse pela Argentina. Fazendo ida e volta por Santiago, Atacama, Lagos Andinos, Chiloé e Santiago dão um roteiro bacana de 20 dias. Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2014/09/lagos-andinos-roteiro-4-dias
http://www.viajenaviagem.com/2014/01/chiloe-roteiro-dicas
http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/

Luiz Eduardo
Luiz EduardoPermalinkResponder

Ricardo,
Gostaria de saber mais informações sobre a volta de Bariloche para Puerto Montt de onibus regular como você mencionou no post:
"Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto."
Vamos de Puerto Varras para Bariloche de Cruce Andino e queríamos uma opção de volta mais econômica como você mencionou.
Muito obrigada,

Luiz Magalhaes

Ric, faremos a travessia Puerto Montt - Bariloche em 10.01, pela CRUCEROS ANDINOS. mas custa caro; quase US$ 300 !!! Como voltar de forma mais barata ? Outra alternativa seria alugar um carro em Bariloche, ir até San Martin. Cruzar a fronteira para Pucon de onibus... E seguir de ônibus (ou carro alugado) até Puerto Montt... Será que é possível ? Grato, abrs, Luiz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Quem responde é A Bóia. Há ônibus diários entre Bariloche e Puerto Montt. A viagem leva 6 horas.

Alternativente, você pode ir de ônibus a San Martín de los Andes e de lá a Pucón, voltando a Puerto Montt ou seguindo a Santiago. Sempre com pernoites, claro.

Flávia Alves
Flávia AlvesPermalinkResponder

Quero fazer uma viagem em junho de 2015 de 7 dias para Argentina e Chile. Vi muitas opções aqui. Mas vcs poderiam me indicar um roteiro em q eu contemplasse o melhor dos dois países? É que nunca visitei nenhum dos dois! Mas as vinícolas e, a neve se houver, eu gostaria de aproveitar! Saio do RJ! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Se ainda não conhece os dois países, vale a pena passar por Buenos Aires e Santiago.

Para ajudar na escolha do seu roteiro, veja algumas dicas de passeios aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Miguel
MiguelPermalinkResponder

Estou saindo de carro de Gramado até Mendoza. Quero saber os melhores lugares para conhecer e hospedagem? ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Miguel! Infelizmente não temos nenhum conteúdo a respeito desta rota.

THIAGO CARTAXO

Vou me casar no dia 18/07/2015 e gostaria de ver o que pode me oferecer de lua de mel, pois pretendo conhecer Argentina e Chile. Por favor, veja o que tem pra mim.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! A diferença numa lua de mel é maneirar no ritmo e escolher hotéis mais confortáveis, onde o romance fica mais possível.

Helio Faria
Helio FariaPermalinkResponder

Olá, bom dia.

Pretendo fazer uma trip entre : Chile - Argentina e Bolivia

Roteiro

Argentina
-Salta
- Mendonza

Bolívia
- Salar de Uyuni

Chile -
- Santiago
– Atacama
– Lagoa de Cristal
– Valparaíso e Vinã Del Mar
– Valle Nevado
– Vale do Colchágua (vinhedos)
– Pucon (cidade com praia)
– Puertos Varas (mais longe)
– Puerto Montt
- Ushuaia
- Patagônia

Pretendo viajar durante 20 a 23 dias, saindo de SP..as duvidas estão relacionadas as questões das conexões entre uma região a outra (qual melhor transporte, custo x beneficio x tempo, etc).
Qual o melhor mês para visitar essas 3 regiões?
Li que não há voos diretos para Ushuaia, nesse caso precisaria ir até Bariloche, ou há alguma outra opção?
O roteiro ainda esta no inicio e aceito sugestões.

Agradeço a Atenção de todos e desejo um excelente 2015, de paz e prosperidade.

@hlio (instagram)
Abraço !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helio! São destinos e experiências demais em uma só viagem, mesmo com 20 dias disponíveis. Boas combinações são Salta com Atacama e o Salar de Uyuni, ou então Ushuaia, El Calafate, Punta Arenas e Puerto Natales. Abra um mapa no Google Maps e tente visualizar as distâncias. Use o post acima para mais dicas.

Weider
WeiderPermalinkResponder

Bóia,
gostaria de saber se fevereiro é uma época boa para visitar a Patagônia e fazer o Cruzeiro da Australis? Você teria alguma informação sobre as diferenças entre as cabines do cruzeiro?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Weider! Sim, a melhor época para ir à Patagônia é o verão.

Maria Birkenhead

Olá Ricardo, adorei seu artigo sobre 5 roteiros para Chile e Argentina. Gostaria de fazer uma viagem de Santiago para Buenos Aires. Há jeito de fazer isso de ônibus passando pelos Andes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Quem responde é A Bóia. Faça Santiago-Mendoza-Buenos Aires.

Raoni Guedes
Raoni GuedesPermalinkResponder

Bóia e demais leitores, boa noite.
Pretendo fazer uma segunda viagem a região dos Lagos chilenos porém extendendo para o lado argentino (San Martin/Villa Angostura/Bariloche). Pretendo alugar um carro em Pucon Chile e depois retornar para devolver também em Pucon. Estive lendo que é ncecessário o "Permisso Internacional" para cruzar a fronteira e para isso pagar a Locadora. Porém estive vendo uma foto do Permisso e tem a mesma identificação que a minha PID (Permissão Internacional para Direção).
Vocês sabem se mesmo com a PÌD em mãos preciso solicitar e pagar pelo permisso para cruzar para a Argentina? Ele é solicitado no controle de fronteira argentino?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raoni! Por favor não repita perguntas em posts diferentes. Respondemos no post da travessia.

Raoni Guedes
Raoni GuedesPermalinkResponder

OK. Bóia, vi a resposta no outro post. Obrigado.

Fabrício
FabrícioPermalinkResponder

Olá Ricardo, parabéns pelo blog.

Sou de São Luís-MA e vou viajar em lua-de-mel, gostaria de orientações e dicas. Gostaria de ir em Buenos Aires, Ushuaia, Santiago. Tenho apenas 10 dias, ajude-me aí como puder.

Att,

Fabrício.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabrício! Com 10 dias você consegue fazer uma viagem bacana e sem correria entre Buenos Aires e Ushuaia. Deixe Santiago para outra oportunidade.

Edna Sales
Edna SalesPermalinkResponder

boa tarde,
gostaria de saber se tem este pacote com passagem de ônibus ? saindo de São Paulo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edna! Desculpe, não vendemos pacotes.

Simone
SimonePermalinkResponder

Sou de Belo Horizonte e gostaria de conhecer Buenos Aires e Bariloche. Qual o melhor roteiro? Pretendemos (meu marido e eu) viajar na segunda quinzena de março.
Posso ir de onibus de Buenos Aires a Bariloche?

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Olá

Pretendo fazer o roteiro Buenos Aires-Mendoza-Santiago, entre agosto e setembro.
Estou pensando em fazer todo o percurso de ônibus na ida, saindo de Foz do Iguaçu. E voltar de avião de Santiago. É uma boa idéia?
Tenho 15 dias.
Gostaria da sua opinião.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Murilo! Voe a Buenos Aires. De Puerto Iguazú até lá, de ônibus, são 20h de viagem tipo ninguém merece.

Michelle
MichellePermalinkResponder

Como é a travessia da fronteira Argentina/Chile ( Mendoza + Santiago ) em pleno inverno, mais especificamente, no início de Julho, indo de ônibus ? Corro o risco de não conseguir atravessar por causa da neve ?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelle! A estarda pode ficar interditada por algumas horas no caso de nevasca, sim.

Zenilde
ZenildePermalinkResponder

Olá! Em fevereiro vou ao Chile, queria fazer um roteiro assim: santiago-buenos aires-montevidéu, se possível, de ônibus ou outro meio, deixando o avião apenas para a volta ao Brasil, por Santiago. Gostaria da sua ajuda para viabilizar os roteiros, com distâncias horárias, melhores cidades para visitar. Tenho 20 dias. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zenilde! De Buenos Aires a Santiago você precisaria pegar avião. Em vez de visitar três capitais, que tal visitar duas e incluir cidades menores, com outro astral entre uma e outra?
Mais dicas: http://www.viajenaviagem.com/2011/11/5-roteiros-para-combinar-argentina-e-uruguai-na-mesma-viagem

Hugo Feltrin da Silva

Olá! Eu e minha esposa queremos ir pro Chile este ano, dispomos de +ou- R$10.000,00 para hospedagem e transportes.

Vamos de avião, o que na opinião de vocês dá pra fazer com esse valor, achamos legar ver neve, mas sabemos que em Julho é tudo mais caro, por isso achamos em Setembro melhor.

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hugo!

Em julho as passagens estarão mais caras. Em setembro você pode pagar menos no deslocamento internacional.

O quanto você vai fazer render essa verba depende do nível de hotel, do tamanho da viagem e dos deslocamentos que você vai fazer.

Veja:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Boa noite, muito interessante suas dicas.
Eu me esposo queremos fazer uma viagem. a principio pensamos em buenos aires mas me falaram que por conta da economia o turismo poderia ser comprometido então outra opção e´santigo. liso sobre a travessia dos lagos andinos e fiquei interessada. mas os voos para retorno de bariloche sao muito elavados. o que coe me recomendaria fazer vamos em março e ficariamos 8 dias chegando no sabado e retornando no domingo. queria que esta viagem fosse especial.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! O único inconveniente da Argentina neste momento é a necessidade de fazer câmbio paralelo, mas por outro lado os preços estão em conta.

Veja como combinar Argentina e Uruguai:
http://www.viajenaviagem.com/2011/11/5-roteiros-para-combinar-argentina-e-uruguai-na-mesma-viagem

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

no caso de optar por santiago é possivel fazer a travessia dos lagos andinos sem chegar ate bariloche. e possivel ir ate o meio e retornar no mesmo dia sem ter que dormir onde ocorre a parada para o almoço? nao consegui saber se os transportes se encontram. pois li uma reportagem que falava que no meio mudou o gui que retornou para o chle. e possivel fazer isso. Vale a pena?

Vera Gertel
Vera GertelPermalinkResponder

Uma amiga me sugeriu uma viagem Rio deJaneiro - Buenos Aires - Salta - Travessia dos Andes por ônibus até Santiago de Chile - Rio de Janeiro. Já fiz os lagos andinos, conheço relativamente bem Buenos Aires e já estive em Santiago, que adoro. A viagem duraria 3 dias em cada cidade, porém não sei quanto tempo leva a travessia dos Andes de ônibus. Não se falou em deserto do Atacama. O que acha, Salta e travessia dos Andes de ônibus valem a pena? Desde já, agradeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! Salta está à altura do Atacama. Seria a combinação óbvia. Sua amiga não consultou o mapa antes de propor esse roteiro.

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Olá,
Gostaria de dicas para um roteiro saindo de Bariloche a Ushuaia. A ideia seria alugar um carro em Bariloche para o trajeto.
Desde já, parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ernesto! Viagens de carro pelas imensidões patagônicas estão mais para rali do que para turismo; procure foruns de jipeiros, nós aqui não temos infelizmente como ajudar.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá, parabéns pela dedicação, gosto muito de ler suas dicas para montar meus roteiros. Vamos partir de BUENOS AIRES dia 09 de fevereiro para EL CALAFATE e dia 14 de fevereiro já estamos com voo e pousada para USHUAIA, minha duvida e como só partiremos para Buenos Aires dia 21 de fevereiro, gostaria de visitar TORRES DEL PAINE, quanto tempo de viagem?? Gostaria de dicas de algum outro lugar mais próximo e viável utilizando ônibus de linha, estaremos em casal com uma filha de 8 anos. Nos já conhecemos a neve, centro de esqui, mas ela tem muita vontade de brincar na neve, seria possível em algum lugar nesta época?? DEsde já agradeço, um abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Há ônibus de linha para Puerto Natales, de onde saem passeios de ônibus para o parque, ideais para ir com criança. Durma duas ou três noites em Puerto Natales.

Veja:
http://www.viajenaviagem.com/2015/01/patagonia-deslocamentos-onibus-aviao-dicas

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá Boia!
Meu esposo e eu estamos planejando uma viagem entre santiago, mendonza e buenos aires em agosto/2015 com as dicas daqui (voo do Brasil a Santiago, ônibus até mendonza, voo de lá para Buenos Aires e depois volta ao Brasil).
A nossa dúvida é quanto à bagagem, pois queremos comprar vinhos no chile e em mendonza (adoramos!). É possível levarmos as garrafas nessa combinação? Bagagem de mão ou despachada?
Obrigada e parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Não é possível trazer líquidos a bordo em vôos internacionais, a não ser que você compre no free shop, o que também implica em limitações para carregar a bordo. É possível trazer 12 litros de bebida dentro da cota de 500 dólares sem pagar imposto. Há embalagens próprias para acondicionar vinhos em malas.

jaira
jairaPermalinkResponder

Muito legal estas informações.Somos um casal e planejamos ir a Mendonza,Ushuaya saindo de Foz do Iguaçu-Pr via Puerto Iguaçu Argentina.Qual melhor roteiro,temos 10 dias .Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaira! Por favor, antes de fazer perguntas, veja as distâncias no mapa. Belém do Pará está mais perto de Foz do Uguaçu do que Ushuaia.

Rosane
RosanePermalinkResponder

Olá Bóia!

Adoro ler suas dicas de viagens. Estamos pensando em conhecer ushuaia e el calafete ( eu, meu marido e meu filho de 14anos) dezembro é uma boa época de 20/12 a 02/01/2016. É possivel fazer esse roteiro? Adoraria receber sugestões.
Obrigada,
Rosane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosane! O verão é a época de ir à Patagônia.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/patagonia

Raul Santana
Raul SantanaPermalinkResponder

Olá, preciso de um help.

Pretendo fazer um mochilão pela Argentina ( Buenos Aires e Norte Argentina / Salta) Peru (Machu Piccho) e CHile ( Atacama). Sei que uma lógica seria começar por Macchu Picho > Atacama > Norte Argentina > Buenos Aires. No entanto, gostaria de de deixar Atacama por último....Alguma sugestão? Pretendo gastar nesse mochilão de 20 até 25 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raul! É muito chão pra pouco dia, sobretudo de mochila, usando transporte público. De Lima a Buenos Aires são 70 horas de ônibus pela Cata.

Escolha entre Salta + Atacama (sem Peru) ou Peru + Bolívia (sem Argentina), e o roteiro caberá no tempo de que você dispõe.

Raul Santana
Raul SantanaPermalinkResponder

Olá Bóia! Obrigado pelo breve retorno. Considerando que ao inves do transporte público publico, eu utilize passagem aérea. Qual itinerario sugeriria? Considerando os destinos que eu citei.

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raul! Em 20 dias, escolha um dos dois roteiros. Até porque, quando você orçar quanto fica esse ziguezague aéreo Brasil-Lima-Cusco-Lima-Buenos Aires-Salta//Calama-Santiago-Brasil, vai ver que vai sair uma fortuna.

Raul Santana
Raul SantanaPermalinkResponder

Beleza Bóia. Muito obrigado

lissa aguiar andrade

Olá Bóia, vou para santiago no começo de maio/2015. Porém, como são 9 dias, queria conhecer também a patagônia chilena. Gostaria de algumas dicas de conforto e não muito caro:
1) como ir de santiago p/ patagônia chilena;
2) onde se hospedar;
3) dicas de passeios;

Acredito que terei 4 dias inteiros para ir e voltar para patagônia.

Adorei as dicas do seu site.

Abraço, Lissa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lissa! Dê uma olhadinha neste post: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Maria do Carmo

Boa Tarde!!!

Eu e emu marido vamos para Buenos Aires e Santiago no final de fevereiro e já compramos os bilhetes de avião para esses trechos. Entretanto, pensamos em ir também para Mendonza. Estamos programados para ficar de 20 a 26 de fevereiro em Buenos Aires e de 26 a 05 de março em em Santiago. Como poderíamos encaixar Mendonza nessa programação já que tínhamos comprado bilhetes de Salvador para Buenos Aires - Santiago - Salvador? Pensamos em ir também a Viña del Mar e Valparaíso.

Desde já agradeço suas orientações.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria do Carmo! Seria muito sacrificado ir e voltar de Mendoza a partir de Buenos Aires. Para ir desde Santiago, você pode ir de ônibus e voltar de avião. Há também lindas vinícolas nos arredores da capital chilena; você tem tempo suficiente até para se hospedar na região do Vale de Colchagua.

Leia mais: http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago

Maria do Carmo

Boa noite!

Obrigada pelas dicas! Já estávamos pretendendo ir de Santiago mesmo, mas estamos com receio de ficar muito corrido para ir para Mendonza, já que de ônibus gastaríamos 6h horas para ir e 6h para voltar. Temos 06 dias apenas no Chile e dessa forma teríamos 03 dias comprometidos só com Mendonza. Pretendemos ir também a Viña del Mar e Valparaíso, fazer o passeio no Hop On Hop Off e conhecer a Concha y Toro. Por isso estamos sem saber se ir para Mendonza realmente será viável.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria do Carmo! A cidade se chama Mendoza, sem n.
A viagem lógica teria sido ida a Buenos Aires, continuação a Mendoza e Santiago, volta de Santiago. Qualquer outra solução de vaivém roubará um tempo de que você não dispõe.

Francis cassa
Francis cassaPermalinkResponder

Olá Ricardo. Pretendo viajar ao Chile, região de Santiago por 7 dias. Pensei em fazer o básico val paraíso e vi na del mar e pelo que entendi na região não teria mais nada. De lá devo ir para algum outro local, pensei em mendonça. Como devo ficar 7 dias qual o melhor roteiro que me indicaria e caso for para mendonça como devo voltar ao Brasil? Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francis! Temos dicas sobre o que conhecer em Santiago e arredores aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago

Explicamos como combinar Santiago e Mendoza no post acima.

Thiago Soares
Thiago SoaresPermalinkResponder

Olá, tudo bem?

Eu e minha noiva temos como uma das opções de lua de mel, um roteiro entre Argetina e Chile. O que vc mais recomendaria?

Nossa viagem será entre 21/11 a 29/11

desde já agradeço.

abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Use as dicas do post acima wink Todas as idéias são compatíveis com lua-de-mel.

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Olá Bóia, pretendo ir a Puerto Varas e fazer a travessia até Bariloche no final de julho,tenho apenas 8 dias (lua de mel), vc acha que vale a pena, devido o pouco tempo?E compensaria ficar 8 dias só em Puerto Varas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Com oito dias dá para dividir irmãmente entre Puerto Varas e Bariloche, ou fazer Puerto Varas e Pucón.

http://www.viajenaviagem.com/destino/lagos-andinos

http://www.viajenaviagem.com/destino/bariloche

Lilia Rufino
Lilia RufinoPermalinkResponder

Olá queridos,
Qual o melhor roteiro?
Bom quero visitar Coyhaique no Chile e San Pedro do Atacama e finalizar minha viagem em Ushuaia. Qual o melhor roteiro e por onde eu não devo deixar de ir. Tenho tempo mais dinheiro.... Curto. Rs...
Posso sair de São Paulo ou Rio de Janeiro por onde for mas em conta embora, eu more em Manaus.
Aberta a sugestão.
Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilia! É uma viagem cara e de logística bastante difícil. Você vai ter que voar a Santiago (via Panamá, São Paulo ou Rio) e de lá a Calama, no norte, para ir ao Atacama. Então vai voar de volta a Santiago e seguir a Balmaceda, que é o aeroporto mais próximo de Coyahique. Então va voar de Coyahique a Punta Arenas, com conexão em Puerto Montt. De Punta Arenas vai pegar um ônibus (12h) ou um cruzeiro (4 dias) a Ushuaia. De lá ou você você voltaria a Punta Arenas e voaria a Santiago e então de volta a Manaus via São Paulo, Rio ou Panamá, ou voaria a Buenos Aires e seguiria a Manaus via São Paulo, Rio ou Panamá. Acredito que o preço vai fazer você pensar numa viagem mais simples.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2015/01/patagonia-deslocamentos-onibus-aviao-dicas

Matheus
MatheusPermalinkResponder

Fala Ricardo, tudo certo?
Parabéns pelo post!
Parceiro, seguinte: pretendo fazer uma viagem de carro pela América do Sul, combinando, em 30 dias, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e retornando ao Brasil. Minha dúvida é: qual o melhor caminho a se percorrer, de carro, entre Buenos Aires e Santiago? Gostaria de percorrer, em um dia, no máximo 500km. Pode me dar um dica de quais cidades passar (e dormir), e qual rodovia utilizar? Avião, nesse caso, não seria uma opção, quero viajar de carro mesmo...
Forte abs!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Matheus, que tal o seguinte: Buenos Aires, Córdoba (via Rosario), Mendoza, Santiago, Copiapó, Calama ou San Pedro do Atacama (são próximos). Daqui o próximo passo seria fazer a travessia dos Andes para a Argentina, mas eu consideraria um "pulo" na Bolívia. Acho que tem um salar por ali (a conferir). De Salta vc tem que dar um estirão até Resistência e de lá para Assunção. Já de Paraguai não entendo nada, mas imagino que vc vá na direção de Ciudad del Este e passe para o Brasil em Foz.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Que tal o seguinte: Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Santiago, Copiapó, Calama e/ou San Pedro do Atacama (são próximos), Salta e de lá vc tem que dar um estirão até Resistência e então para Assunção. Já de Paraguai não entendo nada, mas imagino que vc vá na direção de Ciudad del Este e passe para o Brasil em Foz.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! Quem responde é A Bóia.

Longas viagens de carro não são muito a nossa praia. De todo modo, o caminho mais curto entre Buenos Aires e Santiago é por Mendoza.

O http://maps.google.com traça a rota para você.

Francine
FrancinePermalinkResponder

Olá!!!
Eu e meu namorado queremos fazer 15 dias de viagem: Buenos Aires + Bariloce + Santiago do Chile na época de natal, ano novo...
É possível? Não vamos de carro!
Se tiver alguma dica, agradeço.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

É muito possível, mas vc teria que fazer os trajetos de avião.

Tiago Silveira

Boa noite, eu e mais três amigos pretendemos passar o fim de ano no Chile e alguns dias depois visitar a Argentina. O que sugere no quesito companhia aérea (site) que faça o roteiro Guarulhos - Santiago / Santiago - Buenos Aires / Buenos Aires - Guarulhos ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Só a Lan faz todos os trajetos. Dá também para fazer pela Gol, com o trecho Santiago-Buenos Aires pela Aerolíneas.

Rodrigo França Taves

Bóia, por que a Aerolíneas cobra tão caro de brasileiros? É possível resolver isso comprando as passagens em Buenos Aires?
É interessante ir de carro de Buenos Aires a Bariloche?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! São 1.600 km. Se você fosse argentino, você alugaria um carro para ir de carro de São Paulo a Porto Seguro porque a passagem está muito cara?

Rodrigo Taves
Rodrigo TavesPermalinkResponder

Mas é mais barato comprar a passagem aérea já em Buenos Aires?

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Provavelmente são as taxas aeroportuárias de Ezeiza. Não tem muito jeito não, acho que até argentino tem que pagar essas taxas. A Cristina está metendo a mão.

Rodrigo Taves
Rodrigo TavesPermalinkResponder

As taxas argentinas são caras mesmo, mas refiro-me ao fato de a Aerolineas ter um preço para brasileiros e outro bem mais baixo para residentes na Argentina. Isso é fácil de ver no site da companhia. Para maio, Buenos Aires/Bariloche custa 2600 pesos argentinos (cerca de 500 reais) ida e volta para argentinos e 1.500 reais para brasileiros (tambem ida e volta)

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Rodrigo. Não tente entender a Argentina atual, nem Freud explica. A Aerolineas é uma empresa estatal e populista que perde milhões de dólares por semana. Se você não é argentino e não vota lá, não vai ter direito a preços promocionais.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Nada garante que na Argentina não te cobrem preços de brasileiro. A Argentina tem tradição de cobrar preços diferentes para nacionais e estrangeiros. Em cima da hora, pode não haver lugar nos vôos, ou só haver a tarifa cheia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar