Santiago: Vale de Casablanca de ônibus e táxi (dica do Fábio)

Vale de Casablanca

Conhecer uma vinícola do Vale de Casablanca era um dos planos do Fábio para sua viagem a Santiago. Ele queria fazer o passeio de forma independente e econômica, sem tour contratado. E o Fábio foi independente mesmo: ele e a esposa descobriram sozinhos como chegar até lá, usando transporte público e táxi. Bravo! A experiência deu muito certo, e o Fábio generosamente dividiu o passo-a-passo com a gente. Vai por ele:

Minha cara Bóia,

Eu estive em Santiago com minha esposa na semana de 19 de março e queria visitar pelo menos uma vinícola no Vale de Casablanca. O problema durante a fase de planejamento foi encontrar informações sobre como chegar lá sem gastar os olhos da cara com um tour particular. Acabei não encontrando nada e acho que acabamos desbravando o caminho ou, pelo menos, acho que somos um dos primeiros a escrever sobre ele.

Vou pular a parte do “ficamos perdidos em Santiago” e do desencontro de informações e ir direto ao ponto:

Pegue o metrô da linha vermelha (linha 1) e siga até a Estación Central. Logo acima dela, quando sair na rua, você verá um pequeno shopping (pequeno na largura mas muito comprido) chamado Paseo Arauco Estación. Entre nele e se dirija aos fundos. Você verá indicações nas placas para o “Terminal San Borja”. Ele fica bem lá na fundo, um nível acima da praça de alimentação do shopping. Para referência no Google Maps, basta procurar esta coordenada: -33° 27′ 16.60″, -70° 40′ 47.56″.

Procuramos pelo Tur-bus (acho que é a maior empresa de ônibus de lá) mas eles estavam sem sistema e não vendiam passagens. Fomos então ao guichê da Pullman e a atendente nos disse para ir para a plataforma 67 que um ônibus passaria dali a 15 minutos, com pagamento direto para o motorista. Localizamos o micro-ônibus e pagamos $ 2.000 pesos cada. Ele saiu 11h20 e chegou às 12h50 em Casablanca.

Aí você pergunta: se de Santiago até Valparaiso demora mais ou menos 1h30, como é que para Casablanca demora tanto assim?

Dois motivos: o primeiro é que é um micro-ônibus mais lento. O segundo, é que ele faz um belo tour por Curacavi (uma cidadezinha próxima a Casablanca) antes.

Curacavi fica no caminho entre Santiago e Casablanca, bem aqui: -33° 23′ 58.68″, -71° 7′ 39.28″ (também é só copiar a coordenada para o Google Maps). No caminho, só terreno árido.

Vale de Casablanca

Vale de Casablanca


Depois, mais próximos a Casablanca, começamos a ver as parreiras.

O ponto final é na praça da cidade, onde tem um ponto de táxi onde pegamos um para o vinhedo mais próximo, a Casas Del Bosque, e, do outro lado da rua, um pequeno salão com uma mesa e um atendente vendendo as passagens de volta para Santiago.

Duas coisas que devem ser consideradas: não perguntei qual a periodicidade do ônibus de Santiago para lá, mas a volta somente ocorria a cada 2 horas e o ônibus permite o embarque de pessoas em pé, ou seja, ele enche bem. Na volta, foi um ônibus normal (e não um micro) que atendeu o horário.

Pelo mesmo preço, saímos às 16h40 e chegamos ao Terminal San Borja às 18h10.

A vinícola Casas del Bosque fica bem próxima do centro e pagamos algo em torno de $ 1.000 pesos por trecho do táxi. O taxista me disse que por $7.000 pesos nos levaria até a Viña Indómita (que fica na beira da estrada) mas não chegamos a ir até lá.

Casas del Bosque

Casas del Bosque

Casas del Bosque


Sobre a vinícola, ela é linda e as parreiras estavam carregadas. Havia uma opção de participar da colheita mas ele estipulam um mínimo de 6 pessoas no grupo e no dia que estivemos por lá não houve esse quórum para a experiência.

Casas del Bosque

Casas del Bosque

Casas del Bosque


Fizemos somente a degustação acompanhados por um especialista e depois comemos uma tábua de frutos do mar no restaurante Tanino.

Para dar uma idéia dos preços do local (em pesos):

– Family Tasting (4 vinhos): 8.500 por pessoa
– Garrafa de Sauvignon Blanc Gran Reserva: 7.200 (Simplesmente fantástico!)
– Garrafa de Pinot Noir Gran Reserva: 8.200

No restaurante, pagamos 3.200 por taça de vinho (da própria viña), 3.800 por uma garrafa de água e 15.900 pela tábua de frutos do mar.

Sensacional, Fábio! Muito obrigada!

Leia mais:

139 comentários

Olá! Bom dia! Fomos a Casablanca de ônibus/táxi no dia 10 de março de 2024. Fomos ao Terminal San Borja e não tinha ônibus para lá. Os ônibus saem do Terminal Sur (metrô linha vermelha, descer na Estação Universidad de Santiago e caminhar até o Terminal Sur – Av. Libertador O Higgins, 3850). Fomos de Turbus, 6.000 pesos por pessoa (é preciso comprar passagem até Valparaiso, avisar o motorista e descer na passarela que leva a Casablanca) e, chegando em Casablanca, caminhamos até a praça central, pegamos um táxi que nos cobrou 4.000 pesos até a Casas del Bosque. Como não tínhamos reserva, não conseguimos entrar. Por sugestão do taxista, fomos à Kingston Family Vineyards. Que grata surpresa!! Vista, comida e vinhos maravilhosos. Pagamos 106.000 pesos por pessoa no menu 5 passos. Experiência inesquecível!!

É tranquilo fazer o vale casablanca, isla negra e valparaiso de carro? Com pernoites, não bate-volta.

    Olá, Georgea! Sim. O único inconveniente de turistar de carro no Chile são os roubos a porta-malas. Se você não deixar bagagem no carro estacionado, tudo bem.

Vi que tem a empresa Condor com ônibus em intervalos curtos indo de Santiago para Casablanca e vice-versa.
Alguém já pegou esse ônibus e deu tudo certo?

Estive no Chile em 04/2023 e aproveitei as dicas do Fábio e de todos que fizeram comentários para ir até Casablanca. Funciona!
Peguei o ônibus da Paravias no Terminal San Borja na plataforma 67, saiu às 10h30 e chegou às 12h10. O valor de 3000 pesos foi pago diretamente ao motorista.
Da praça de Casablanca peguei um taxi até a Casas del Bosque, 4000 pesos. Na volta o pessoal da vinícola me chamou um táxi e eu peguei o ônibus de volta às 16h30 (o motorista da empresa de ônibus disse que este seria o último do dia).
Na vinícola deu tempo de pegar um passeio com degustação de 4 vinhos (já tinha começado quando eu cheguei, mas não perdi muita coisa) e depois almoçar no restaurante deles.
Agradeço a todos que deixaram seus depoimentos aqui, me ajudaram muito!

Pessoal, alguem tem informacao atualizada sobre o vale de casablanca por conta propria? Li que dava pra pegar um onibus semi leito na rodoviaria até valparaiso e descer no meio do caminho. Queria saber se alguem fez e deu certo! Muito pouca informacao sobre este tema na internet e os tours, alem de caros, te prendem o dia todo com paradas para outros lugares que nao teria interesse. Se alguem puder me ajudar seria de grande valia!

    Olá, Juliana! É um passeio aventureiro. Você fica à mercê de ônibus e táxis locais. Entre em contato com as vinícolas que queira visitar, peça informações atuais de transporte e vá com espírito esportivo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito