Praia em abril: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

  • 0
Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Praia em abril: Ferradurinha, Búzios

Querendo pegar praia em abril, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Foto: Praia da Ferradurinha, Búzios

  • Barra amarela | Praia no Brasil
  • Barra lilás | Praia no exterior

Praia em abril: Brasil

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em abril. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro... Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em abril, depois a do Caribe.

Praia em abril no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Termômetro | Temperatura média máxima abaixo de 24ºC pense bem
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

No Brasil, o trecho que melhor combina tempo firme (até 100mm de precipitação) e temperaturas convidativas a pegar praia é a parte mais alta do Sudeste, entre Vitória, no Espírito Santo, e Búzios, no Rio de Janeiro.

No Sul, Florianópolis tem o seu mês mais ensolarado; Torres, no Rio Grande do Sul, também costuma oferecer dias mais secos do que no verão.

Pode ir:

No Nordeste, a melhor aposta é o sul da Bahia, com as praias da região de Porto Seguro (Santo André, Arraial d'Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado) recebendo visitantes com areias desimpedidas e bons preços.

No Sudeste e no Sul, o outono costuma ser mais ensolarado do que o verão. O Rio de Janeiro tende a ser bastante aproveitável e Angra dos Reis aparece pela primeira vez com menos de 200mm de chuvas no mês.

No Sul, dá para escolher Ilha do Mel, no Paraná, e Balneário Camboriú, Bombinhas e Garopaba/Praia do Rosa com boa probabilidade de sucesso climático.

Melhor não ir:

Aqui ficam as regiões cujo registro histórico de chuvas fica entre 200mm e 300mm. Então, se chover, não dá para reclamar.

No Nordeste, estão nesta categoria o Rio Grande do Norte (Natal, Pipa), o arquipélago de Fernando de Noronha, a faixa entre Aracaju e o extremo norte da Bahia (Costa do Sauípe, Imbasssaí, Praia do Forte) e, mais ao sul, a região de Ilhéus (incluindo Itacaré e Barra Grande).

No Sudeste, Paraty, São Sebastião e Ubatuba ainda não estão no seu melhor momento.

Fora do país, Punta del Este, no Uruguai, terá tempo seco (nível "Vá!"), mas estará meio mortinha (ainda mais este ano, que a Páscoa, quando a cidade dá seu último suspiro antes de hibernar, vai cair no finzinho de março). A não ser que haja veranico, as temperaturas tampouco devem estimular a pegar praia.

Não vá!

Já é inverno no Nordeste. Por isso, esqueça São Luís, Jericoacoara, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi, Maceió, Salvador e Morro de São Paulo.

Praia em abril no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Abril tem tempo perfeito no Caribe. E depois da Páscoa os preços costumam cair bastante. (Como em 2016 a Páscoa vai ser no fim de março, o mês inteiro estará na melhor época).

É só decidir entre Aruba, Curaçao, San Andrés, Turks e Caicos, Ilhas Cayman, Barbados, Tobago, Bahamas, St. Maarten, St. Barth, Anguilla, Cuba, Cancún, Punta Cana, Los Roques e Cartagena.

Cidade do Panamá e Miami também contam com tempo seco.

Leia mais:

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

6 comentários

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Bóia, querida, uma dica para quem quer saber a temperatura da água/mês http://www.seatemperature.org/ Eu não suporto a água gelada do Rio, mas há quem goste wink

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Lu. É verdade, tem gosto pra tudo. Já eu não gosto da água quente do Nordeste e do Caribe, pra mim não refresca, parece piscina infantil. Mas também não gosto do mar gelado de partes do Sul, e do Pacífico no Chile e na Califórnia, é de doer os ossos.
Pra mim, a temperatura da água no Rio é simplesmente perfeita.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Neftalí,
Te entendo wink
O que eu acho estranho é que algumas pessoas associam a temperatura quente da água a água poluída!!!!

Chico Alves
Chico AlvesPermalinkResponder

Olá, vi este post no final de março e por conta dele quase cancelei minha viagem para Salvador e Morro de SP, ainda bem que não fiz isso!?

O sol apareceu forte todos os dias entre 11/04 e 17/04, e nem vi a cara dá chuva. Graças a Deus! ?

Não há receita de bolo para viagem e quem pensa demais não vai pra lugar algum...

Faça as malas e vá! Boa viagem a todos...⛵??✈

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Chico! A sorte de um pode ser o azar do outro. Mesmo na época de tempo seco, o tempo pode virar. O que a estatística faz é proporcionar alguma base para a decisão. Todos os dias tem gente viajando para lugares onde está avisado que vai chover e chove -- e ninguém volta aqui para dizer que se ferrou. É errado estimular o desdém às informações disponíveis. A chance de dar errado é maior do que a de dar certo.

Jorge Luis santos de campos

Poxa, fiquei 6 dias em Maceió com minha noiva no meio de abril deste ano. Fomos duas x para Maragoggi e não teve um dia que não estivesse com sol perfeito. Acho q demos sorte!!! smile

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 2 de outubro de 2017. Obrigado pela compreensão!
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar