Santiago

Santiago e as cordilheirasOrdem e progresso | Ricardo Freire

A capital do Chile é o espelho perfeito da trajetória recente do país. Limpa, ordeira, afável,  moderna – Santiago é um modelo de eficiência. Constatar a existência de uma cidade tão civilizada nas nossas latitudes já vale a viagem. Se bem que, quando o fog dá uma trégua e deixa entrever a Cordilheira ao fundo, o adjetivo que vem à sua cabeça é: linda.

O centro ainda conserva alguns prédios históricos, e praticamente monopoliza as atrações turísticas. Continuando pela Alameda chega-se a Providencia, um importante bairro comercial. Mais adiante, Las Condes e Vitacura revelam a nova Santiago, de avenidas amplas e prédios moderníssimos; é a região dos negócios e do lazer da elite.

O Chile inteiro não cabe numa viagem só. Aproveite para descobrir um pouco mais de Santiago a cada visita.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Plaza de Armas, Santiago "Juegos aéreos" em Farellones El Golf, em Las Condes Cerro Alegre, Valparaíso
Santiago é um destino para o ano inteiro.

Na primavera e no outono a temperatura está mais agradável. A vantagem do inverno é que você estará pertinho da neve – há quatro estações de esqui nas redondezas, que você pode visitar mesmo estando hospedado em Santiago.

Mas atenção: só há neve garantida para tocar em julho, agosto e meados de setembro. E não há neve em janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro.

O Réveillon mais animado é o de Valparaíso, que realiza a mais espetacular queima de fogos. Outra época interessante é março, quando ocorrem as festas de vindima (colheita da uva) nas regiões vinícolas, como o vale de Casablanca.

Há vôos diretos entre São Paulo e Santiago por TAM e Lan; passageiros do Rio de Janeiro não precisam sair do avião, mas de outras cidades é preciso fazer conexão em Guarulhos.

Mendoza, na Argentina, é uma boa escala entre Buenos Aires e Santiago. Tente fazer o trecho entre Mendoza e Santiago de ônibus, para atravessar a Cordilheira.

Para continuar viagem ao Atacama é preciso voar a Calama (2h), com Lan ou Skyairline. A viagem de ônibus leva 24 horas.

Para Puerto Montt, nos lagos andinos, são 13 horas de ônibus ou 1h15 de vôo por Lan ou Skyairline. Punta Arenas, na Terra do Fogo chilena, está a 4h30 de vôo.

Para Valparaíso e Viña del Mar saem ônibus a cada 15 minutos do terminal Alameda.

O centro da cidade é indicado para turistar e para estar perto da noite mais animada (e democrática).

Por ali, procure ficar perto das estações Universidad Católica e Baquedano do metrô.

O bairro de Providencia tem vida própria e está bem localizado para todo o resto: fazer as visitas turísticas na região central e aproveitar os restaurantes da moda nos bairros novos.

Las Condes é a melhor localização para quem quer se sentir na Santiago mais moderna e sofisticada. A parte mais caminhável do bairro é a avenida Isidora Goyenechea e seu entorno, “El Golf”.

Leia sobre 20 hotéis recomendados em Santiago aqui.

Para entender Santiago, suba ao Cerro San Cristóbal; ao descer, visite La Chascona, a casa-museu de Pablo Neruda.

Almoce frutos do mar no Mercado Central, visite o Museu Pré-Colombino e caminhe até o palácio de La Moneda. Encerre seu tour pelo centro no Cerro Santa Lucía.

Há zonas boêmias em Bellavista (calle Constitución), Bellas Artes (calle Lastarria) e Vitacura (avenida Nueva Costanera).

Você pode visitar vinícolas e fazer bate-voltas a estações de esqui próximas, como Farellones (tubing, tirolesa) e Valle Nevado (teleférico, melhor estrutura). Viña del Mar e Valparaíso cabem num só passeio – mas Valparaíso fica ainda melhor com pernoite numa sexta ou sábado, quando ferve o Cerro Alegre.

Leia também:

–> Primeira viagem: um roteiro dia a dia para Santiago (e como combinar com outros destinos chilenos) por Ricardo Freire

–> Índice de posts, sites e relatos sobre Santiago e o Chile, organizados por assunto por Ricardo Freire

–> Hotéis de Santiago comentados pelos leitores por Ricardo Freire

VIAGEM PRONTA: Buenos Aires + Santiago para descolados, by Viaje na Viagem, no ClickOn

VIAGEM PRONTA: Santiago + 3 vinícolas no Valle de Casablanca + Valparaíso, by Viaje na Viagem, no ClickOn


865 comentários para “Santiago”

  1. Pessoal, passo por aqui para informar que viajo para o Chile hoje!, Eu sou Chileno mas moro aqui em Fortaleza, estaremos com a minha esposa por lá até o 19 de fevereiro, e qualquer coisa que precisarem por lá, podem me enviar um email, que respondo sem problemas, estarei Em Santiago, Talca, Villarrica y Pucón, meu email é l.aravena.pro@gmail.com

    O que precisar por lá podem contar comigo, gostei muito do blog. Abs.

  2. Boa tarde,
    Vou para Santiago em Abril e ficarei apenas 07 dias. Quais passeios vocês me recomendam?
    Sei que farei o passeio para Valparaiso e Vina del Mar.
    Tem algum outro lugar interessante que consiga ir dentro dessa semana?
    Grata,

    1. Olá, Bruna! Você pode visitar vinícolas, ir a Cajón del Maipo, ir à Isla Negra, fazer um passeio ao Vale de Casablanca.

  3. Bom dia!
    Pretendo ir à Santiago no início do mês de abril. Como é o clima nesta época do ano? Pretendo também ir à Puerto Varas:quantos dias ficar por lá e quais passeios legais de se fazer? Obrigada!

    1. Olá, Luciana! Abril em Santiago é seco, com médias mínima e máxima de 8 e 23ºC respectivamente.

      Em Puerto Varas anda-se de barco no lago Todos Santos, vai-se às cachoeiras de Petrohue, visita-se a Puerto Montt e Frutillar, pode-se subir à base do Osorno, quem tem mais tempo dá uma chegadinha à ilha Chiloé. Não fique menos do que três dias inteiros.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/03/almoco-em-puerto-montt-sobremesa-em-frutillar/

  4. Bom dia, irei para a santiago na segunda semana de agosto,gostaria de saber como é o clima lá neste periodo e algumas dicas de passeios e lugares para visitar.Obrigada!

    1. Oi Nanda! Eu fui pra Santiago no dia 15 de agosto do ano passado passar duas semanas, e te aviso que tava bem frio! Chegou até a nevar um dia! Peguei chuva em alguns dias, mas no dia em que fui visitar Viña del Mar e Valparaíso o tempo tava melhor (mas ainda precisava de um casaquinho). Espero ter ajudado.

  5. Olá! Boa tarde! Eu e meu marido vamos a Santiago agora dia 31 de janeiro e ainda não reservei hotel. Estou na dúvida entre o NH Ciudad de Santiago e o Four Points by Sheraton. Os dois tem preços semelhantes. Entre os dois qual voçê me indicaria? Obrigada! Daniela

    1. Olá, Daniela! Os dois são recomendados pelo Ricardo Freire. Entenda a diferença das duas localizações neste post:

      http://www.viajenaviagem.com/2010/09/20-hoteis-em-santiago/

  6. Bom dia. Estarei passando pelo Chile numa conexao de vôo para Miami.Ficaremos no aeroporto por umas sete horas. Gostaria de saber se da tempo de conhecer algo de Santiago. agradeceria por umas dicas.
    Fabricio

    1. Olá, Fabricio! O táxi para o centro custa o equivalente a 30 dólares e pode ser pago no cartão. A viagem leva meia hora. Você pode dar uma passeada pelo Centro, mas tenha em mente que é preciso estar de volta ao aeroporto pelo menos 1h30 antes do embarque.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

      http://www.viajenaviagem.com/2010/03/fotoblog-lerezando-em-santiago/

  7. Bom dia, estou indo para Santiago em Abril e preciso de um hotel econômico com boa localização. Achei pelo Trip Advisor o Travel place apart hotel em Providencia. Algum já se hospedou lá? Sabe me dizer se o apartamento é bom? E a localização? Obrigada,

    1. Olá, Bruna! Não temos comentários de leitores sobre o Travel Place Apart Hotel. Considere as avaliações do Trip Advisor.
      As dicas do Ricardo Freire para hospedagem em Santiago estão aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/09/20-hoteis-em-santiago/
      Considere também as recomendações dos tripulantes:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-santiago-os-relatos-dos-leitores/

  8. Bruna, estive em Santiago em abril/2011 e fiquei no Hotel Boutique Le Rêve, na Orrego Lucco, 23, Providência. Adorei! Hotel excelente e localização excepcional.

  9. Boa tarde.
    Estou com passagem comprada para o Chile dia 24/02.
    Irei a santiago, Vina Del Mar e Valparaiso.
    Gostaia de saber como é o clima lá neste periodo e algumas dicas de passeios e lugares para visitar.Obrigado!

    1. Olá, Junior! Estará quente e seco. Veja sugestões de passeios clicando nos posts que você encontra nesta página mesmo.

  10. Saberia me dizer a media da temperatura.
    Obrigado

    1. Olá, Junior! Um dos links entre esses que eu indiquei para você clicar diz “Temperatura e chuvas, mês a mês”. Dá uma lidinha, amigão! Obrigada!

  11. Olá pessoal!

    Estou programando uma viagem à Santiago em Setembro 2012. Será possível encontrar neve neste período?

    Caso não haja neve, qual é o melhor mês para ir, visto que quremos ir até Farellones e Vale Nevada?

    Abraços!

    1. Olá, Raquel! Em setembro você vai pegar neve com certeza. Quanto mais cedo no mês, mais neve.

      A neve ocorre entre julho e setembro; pode começar um pouco antes, e pode durar até o início de outubro.

  12. Olá, vou para o chile no dia 8 e tenho um tur para VALLE NEVADO, LA PARVA Y FARELLONES no dia 09/02/2012 gostaria de saber se tem neve no mês de fevereiro ?

    Obrigada

  13. Olá, estou com vontade de visitar o Chile na segunda quinzena de julho, gostaria de saber se nesta época do ano irei encontrar opções de neve. Onde seria melhor eu me hospedar para realizar passeios na neve?

    1. Olá, Fábio! Em julho com certeza as estações estarão funcionando.

      A hospedagem nas estações de esqui só é recomendada para quem vai realmente esquiar.

      Só para entrar em contato com a neve, faça passeios como este:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/

  14. olá amigo,sou meia ogra ainda na net,mexendo por curiosidade achei voce rsrsrs ,me dá umas dicas por favor . do dia 04-07 a 08-87 estarei em santiago do chile sou marinheira de primeira viagem eu e meu marido, iremos ficar no hotel diego de velazquez, iremos com um grupo para vina del mar e valparaiso. desejo muito ver a neve
    vou te confessar nao tenho nenhuma roupa de frio.vc pode me dar uma dica “barata” onde alugar uns casacos, onde almoço bom e mais em conta e é claro onde eu encontro lembrançinhas baratas. um abraço e fica com Deus.ah quando chegarmos contarei minha experiencia. ah não tenho vergonha em dizer a vc outa duvida : não sou rica apenas juntei uns trocadinhos, sei que vc é estradeiro vou em média gastar quanto ? bj rsrsr

  15. Boa noite.
    O Hotel Gen Suite and Spa -Endereço: Portugal 415 (Centro) em Santiago é uma boa opcao para se hospedar>>>
    Irei no mes que vem…

  16. Olá! Vou para o Chile esse ano e gostaria de saber onde é o lugar melhor para ficar. Gostaria de ficar em algum lugar perto de tudo, ou quase tudo, que eu possa conhecer vários lugares a pé à noite e que seja mais ou menos perto de outras atrações turísticas. E que nao seja deserto à noite. Onde vc recomenda? Qual hotel vc acha melhor custo-benefício?
    Uma outra dúvida. Dá p/ conhecer o Vale Nevado estando em Santiago? Fica a quanto tempo de Santiago?

    Muito obrigada!

    1. Olá, Fernanda! Neste post o Comandante recomenda hotéis em Santiago e explica as localizações:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/09/20-hoteis-em-santiago/

      Ele também foi a Valle Nevado e Farellones. Siga as dicas!
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/

      Tenha em mente que esse passeio só vale a pena no inverno, durante a temporada das estações de esqui.

  17. ricardo amei suas dicas,agradeço de paixão. olha vc também faz viagens ? se faz me manda pelo meu e-mail, me dá as dicas completas com preço e tudo um abraço e fica com Deus.

  18. Ricardo, estou pensando em ir para o Chile em setembro ou outubro de 2012. Vou sozinha onde você me indica ficar, estando sozinha, e quais passeios você indica nesta época?

    1. Olá, Cristiana! Aqui quem fala é A Bóia! Eu respondi sua pergunta no outro post:
      http://www.viajenaviagem.com/seu-estilo/solo/comment-page-2/#comment-189197

      Por favor, não repita uma mesma pergunta em posts diferentes, para que a gente possa manter o site organizado ;)

  19. Bom dia. Estarei indo a Santiago na segunda quinzena de março. Pelo que pesquisei as temperaturas são amenas é isso? Mas o que me interessa saber é em relação ao dinheiro. Fora cartão é melhor levar dólar, peso, real…Usar dólar ou trocar pelo peso. Qual uma casa de cambio de procedência? Obrigada pela atenção.

    1. Angela, fui ano passado no mês de abril e as temperaturas não foram tão amenas, está mais para frio mesmo. Sou de Curitiba e estou acostumada com o frio, recomendo levar um casaco!!! Usei cartão de crédito e pesos chilenos, dependendo dos lugares que vc for visitar eles não aceitam dólares e vc acaba tendo que fazer a troca de qualquer jeito, só que eles devolvem o troco em pesos! Vc vai gostar bastante, já fui três vezes para lá … a cidade é muito organizada. Boa viagem!

  20. Olá, eu e minha namorada iremos para Santiago em julho, e pelo que me parece terá neve. Nos interessamos muito pelos passeios em Canjo del maipo, mas nossa duvida é se também tem passeios no inverno.Outra duvida é quanto tempo fica de santiago.

    Muito obrigado!

    1. Olá, Elói! Fique pelo menos 4 dias inteiros em Santiago; junto com arredores, a cidade tem programas para uma semana inteira. Veja sobre a disponibilidade de passeios a Cajón del Maipo no seu hotel, depois de chegar.

      1. Legal Bóia, ficaremos 6 dias em santiago, já estamos montando nosso roteiro! 1 dia é o suficiente para conhecer Cajón del Maipo?
        qnd vc diz arredores, viña e valparaiso são proximos?
        obrigado!

        1. Olá, Elói! Viña e Valparaíso são próximos. Cajón del Maipo também é um passeio de um dia.

          1. Muito obrigado! e parabens pelo site, tem nos ajudado muito!!

  21. Estarei em Santiago com a Família ( Esposa e duas crianças-9 e 1 ano), to mesclando http://www.viajenaviagem.com com chile com http://chileparacriancas.blogspot.com/, conheces alguma agencia de receptivo? é difícil encontrar restaurante com menu kids? como é o clima nesta época – fim de abril e inicio de maio?

    1. Olá, Vicente! Entre abril e maio as temperaturas ficam em torno de 14-12 graus.

      O maior receptivo é a TurisTour, tem gente que fala bem da Turistik, mas esse negócio de passeio sempre dá para resolver consultando catálogos no hotel.

      Dá para você se virar bem na cidade de maneira independente: http://www.viajenaviagem.com/2011/01/santiago-taxi-metro-onibus-ou-carro-alugado/

  22. Olá, estou indo no inicio de março para o Chile com Minha família (mulher e filho de 1 ano e sete meses)e ficaremos 4 dias, gostaria de saber algumas coisas se possivel: Clima nessa epoca? Vale apena comprar o que? Quanto de dinheiro e qual forma levar (dolar, real ou cartão de credito)? quais passeios fazer? e qualquer outra informação se possivel. Desde já grato

    1. Olá, Bernard! Você não mencionou onde no Chile! Se for Santiago, clicando nos links listados nessa página-guia você encontra todas as informações de que precisa. Leia com calma!
      Sobre qual moeda levar para o Chile, veja:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile/

  23. 1/2 século de vida!!!

  24. olá, quando é que posso ir ao chile para pegar neve, fim de maio/começo de junho?

    1. Olá, Fátima! Garantido mesmo, só em julho.

  25. Boias boa noite! Alguém poderia me dar alguma dica a respeito da voltagem no Chile e em Portugal?

  26. Oi Boia, estou indo para santiago dia 23 de setembro, e gostaria de saber como é o clima nessa epoca do ano, é possivel encontrar neve ??

    Boa noite

    1. Olá, Suzy! Você encontra neve de julho a setembro. Se puder viajar um pouco antes, é mais garantido!

  27. Oi Ricardo, vamos em julho para Santiago e já sei que tem neve.. beleza, agora meu receio é em relação às chuvas, pq ao contrário do Brasil pelo que sempre leio a época chuvosa lá é o inverno, e ao mesmo tempo dizem que a poluição fica beeem alta, o que me causa espanto sendo que as chuvas dissipam as particulas de poluição, mas enfim… a chuva que cai lá em julho, chegam a atrapalhar o turista? tipo torrenciais e duradouras??? Sabe algo sobre isso??? Obrigada!!! Adoro o site!

    1. Olá, Roberta! Aqui quem responde é A Bóia.

      Menina, desestresse, por favor. Se você for pensar sempre no pior cenário, não sai de casa.

  28. Desculpe insistir na pergunta mas preciso que alguém me oriente em relação a adaptadores de voltagem a
    serem usados no Chile e em Lisboa. Onde posso comprar aqui no Brasil? Qual o mais adequado? Obrigado

  29. Oi, Roberta,

    Estive em Santiago se 27/07 a 06/08 de 2011 e durante a minha estadia teve dias de sol intenso e pouca chuva ,nada que atrapalhasse o passeio, chovia mais durante a noite, o lado bom da chuva e que diminue a polluicao e aumenta a possibilidade de nevar. Quando estive la nevou em Santiago que segundo informacoes nao nevava ha muitos anos, claro que foi na regiao mais proxima da cordilheira .

    Abcs. Cassandra

  30. Olá queridos…que bom vcs existirem, pq adoro viajar e sempre tenho dúvidas terríveis para decidir onde ir e o que fazer…
    Gostaríamos de ir ao Chile nesse feriado de 1º de maio, mas, não faço ideia de onde é melhor…vi vários textos sobre locais do Chile, mas, queria uma dica de qual desses locais seria melhor pra irmos: somos 1 casal com 1 filha de 3,5 anos… qual cidade seria mais adequada para nós que temos criança pequena e ainda, meio alérgica…acho que locais mt secos não seria mt bom… Gostamos de coisas mais rústicas e contato com a Natureza, mas, tb de conhecer pontos turísticos interessantes e provar comidas diferentes e saborosas, mas, tudo isso com um certo conforto por causa da pequena; Qual localidade do Chile e passeios vcs me indicariam? Por favor, indique os textos pra eu ler ok!
    Muitíssimo Obrigada desde já!!!
    Patricia

    1. Olá, Patricia! O ponto mais importante você não falou: a duração da viagem. Com 4 dias de feriado, só dá para ir a Santiago mesmo.

  31. Então, pensamos em chegar na sexta, dia 27 e voltar na quarta, dia 02/05; e realmente vc tem razão, não é mt tempo, por isso queria saber se não seria melhor ficarmos hospedados em algum outro lugar, que não Santiago, para aproveitar melhor; pq pelo que venho lendo no site, se ficarmos em Santiago, temos que sair para as localidades onde têm as atrações mais indicadas…

    1. Olá, Patricia! Hospede-se em Santiago mesmo.

  32. Boa Tarde!! Estou indo dia dia 25 para Santiago, passar o feriado de carnaval com o namorado, e voltamos dia 22. Já agendamos o passeio para Concho Y Toro e reservamos um jantar no restaurante Astrid e Gaston no sábado. Gostaríamos de mais sugestões de restaurantes para almoço e jantar, e também de passeios durante o dia. Gostaria de saber se vale a pena a visita a vinicula Almaviva.
    Obrigada!

    1. Olá, Tatiana!

      Visitar mais de uma vinícola vale a pena se você entende ou quer vir a entender de vinhos; caso seja leiga, será apenas a repetição do mesmo roteiro num cenário ligeiramente diferente.

      Veja outros passeios nesta página abaixo, incluindo indicações de restaurantes. É só clicar.
      http://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/santiago-ricardo-freire-links-e-posts/

  33. Ola, estou indo com meu marido para Santiago, já estivemos por lá e amamos, Santiago tem muita coisa legal. Já conhecemos a concha e toro e gostaríamos de ir a outras vinícolas, uma delas seria a que produz o vinho Almaviva, alguém sabe se tem algum restaurante para comermos lá? Também pretendemos ir a vinha del mar e valparaiso. Como meu marido costuma dirigir em todos os lugares para onde vamos, gostaria de saber se vale a pena locar um veiculo e andar por nossa conta com gps ou e melhor ir de metro, taxi e tours. Para ir a vinha del mar vale a pena dormir lá ou voltamos no mesmo dia pra Santiago? Espero algumas dicas, obrigada, Helena.

  34. Olá boia, no link que você me mandou entendi algumas coisas, mas o que eu gostaria mesmo de saber é em media quanto um casal gasta por dia em real em santiago, incluindo tudo, passeios, alimentação e lembranças, já que passagem e estadia já estão pagos.
    Desde já grato.

    1. Olá, Bernard! Não podemos estimar gastos pessoais justamente porque são… pessoais ;)

  35. Olá A boia
    Gostaria de umas informações… Estou indo a Santiago com meu marido e meus 4 filhos em julho ( 11, 09, 09 04 anos) e de lá pretendemos ir a Farellones e Valla Nevado. A hospedagem nesses´lugares é cara e resolvemos ficar em Santiago. Qual o melhor para hospedar com cças? Centro?? e algum passeio além das estações de ski? Seria muito cansativo para as ccas este bate e volta nas estações??
    aguardo sugestões
    muito obrigada

    1. Olá, Cybelle! A viagem de Santiago às estações leva entre 1h10 e 1h30. Las Condes é o bairro que fica na saída da cidade.

      Onde ficar em Santiago: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/20-hoteis-em-santiago/

      Leia o blog Chile para crianças: http://chileparacriancas.blogspot.com/

  36. Olá Bóia,
    aprecio um bom vinho tinto, mas não sou nenhuma enóloga. Então você acha melhor eu visitar apenas una vinícola tipo Undurragua, Concha Y Toro ou alguma outra, pois comentou acima que será apenas a repetição do mesmo roteiro num cenário um pouco diferente.

    1. Olá, Mara! Essa é a opinião do Ricardo Freire, sim :D

  37. Oi, Ricardo! Estou indo pro Chile no próximo domingo e fico 1 semana. A idéia é ficar em Santiago mesmo, mas já me falaram que alugando um carro consigo conhecer cidadeszinhas com belas paisagens bem próximas a capital. Você consegue me indicar algumas perto de Santiago?

    Obrigada!

    1. Olá, Marina! Aqui quem responde é A Bóia! Você pode fazer um passeio combinando Valparaíso e Viña del Mar: http://www.viajenaviagem.com/2010/04/valparaiso-surpreendente/

  38. Oi Ric! Bom, estarei em abril visitando Atacama e Salar Uyuni… me sobrarão uns 4 dias no fim da viagem… e sempre a vontade de conhecer mais lugares! rs então estou super na dúvida se aproveito apra conhecer Santiago ou La Paz ou lago Titicaca… o que sugere? Obrigada! Roberta

    1. Olá, Roberta! Aqui quem responde é A Bóia.

      Onde você vai passar esses quatro dias dependem da logística da sua viagem. Se você for e voltar por Santiago, é mais lógico passar esses dias por lá. Se for e/ou voltar pela Bolívia, pode seguir a La Paz. Mas é mais tranqüilo/fluido voltar por Santiago.

  39. Boa tarde,
    Vou ficar apenas 7 dias em julho em Santiago.
    Programei passar um dia entre Valparaíso e Vina Del Mar e um bate volta no Vale Nevado.
    Quais passeios vocês me indicam nesta época e que dê para fazer em uma semana?
    Grata,
    Giselle

    1. Olá, Giselle! No fim das contas, você vai ficar só com três dias inteiros em Santiago, certo? Aproveite a cidade :)

  40. Olá a boia
    Estou indo com minha familia para Santiago e consegui passagens mais em conta da decolar pela pluna. Mas me disseram que é muito enrolada, desmarca vôos e por ai vai. A tam tem o mesmo trecho mas 2000 reias mais caro. O que vc acha? qual sua opinião sobre a pluna???
    Grata

    1. Cybelle,
      Estive recentemente em Santiago e San Pedro de Atacama. Entre São Paulo e Santiago voei pela Pluna.
      Na ida eles fizeram uma conexão não prevista, o que foi um trasntorno.
      Na volta foi um pesadelo, cancelaram meu voo sem nenhum aviso, fiquei sabendo somente na hora do chek-in.
      Perdi minha conexão em Montevideu para São Paulo e por consequencia meu voo para Curitiba.
      Me encaixaram em um voo para Foz do Iguaçu. O voo atrasou e perdi de novo a volta para Curitiba, via Foz do Iguaçu.
      Minha experiência com a Pluna foi péssima. Estou tomando as providências legais para isso.
      Espero que minha experiência te ajude!!!
      De qualquer forma, boa viagem!!! Santiago é muito legal!!!

  41. Ola, estou chegando s e, Santiago segunda dia 20 de fevereiro com meu namorado, sabe nos dizer se e longe o parque Las 7 tazas? Da para ir e voltar no mesmp dia?

    1. Olá, Fabienne! Segundo o Google Maps, para ir de carro leva mais de seis horas. São 326 quilômetros desde Santiago.

  42. Queridos,

    Estou indo para Santiago em Maio por volta do dia 05. Além de cutir a Capital queria me aventurar pela patagonia Chilena. Quais outros roteiro s vcs me indicam?

    1. Olá, Carlos! Para ajudar no seu roteiro, leia tudo já publicado sobre o Chile aqui: http://www.viajenaviagem.com/category/chile/

  43. Olá bom dia para todos aki. Antecipo também um excelente carná!!!
    Com viagem agendada ao Chile queria saber se é necessário receita recente/atualizada para uso de medicamentos para pressão e alergia e outros corriqueiros (descongestionante nasal, comp/dores de cabeça etc). Sou hipertenso e tenho rinite alérgica (mofo,carpetes etc).
    desde já fico grato.
    geraldo

    1. Olá, Geraldo! Recomendamos que você (1) leve um estoque dos seus remédios de estimação, (2) leve as receitas, sim, para uma eventual necessidade, (3) contrate um seguro-assistência. Não se deve sair do Brasil sem um seguro-assistência. São baratos, você contrata online mesmo e fica a um telefonema em português da resolução de qualquer contratempo de saúde.

1 ... 6 7 8