Santiago

Ordem e progresso

• 0

A capital do Chile é o espelho perfeito da trajetória recente do país.

Limpa, ordeira, afável,  moderna – Santiago é um modelo de eficiência. Constatar a existência de uma cidade tão civilizada nas nossas latitudes já vale a viagem. Se bem que, quando o fog dá uma trégua e deixa entrever a Cordilheira ao fundo, o adjetivo que vem à sua cabeça é: linda.

O Centro ainda conserva alguns prédios históricos, e praticamente monopoliza as atrações turísticas. Continuando pela Alameda chega-se a Providencia, um importante bairro comercial. Mais adiante, El Golf e Vitacura revelam a nova Santiago, de avenidas amplas e prédios moderníssimos; é a região dos negócios e do lazer da elite.

O Chile inteiro não cabe numa viagem só. Aproveite para descobrir um pouco mais de Santiago a cada visita.

Vera Lucia Mastrangelo

Pretendo ir a Santiago em janeiro. Sou da terceira idade e fiquei um pouco assustada com os comentários sobre os serviços de táxi. O UBER funciona lá? Será que não há perigo de mulher da terceira idade fazer uso desse serviço? Obrigada.

Olá, Vera Lucia! O Uber funciona lá. Não há nenhuma diferença entre usar Uber lá e aqui; treine por aqui e tudo vai dar certo lá.

Felipe Chaves
Felipe ChavesPermalinkResponder

Vera, estive agora em agosto. O Uber funciona! Mas não é rápido. Das 4 vezes que chamei o Uber, em 3 demorou cerca de 30 minutos pra chegar (o motorista parecia perdido pra achar o endereço que eu estava e eles mesmos cancelavam a corrida), uma das vezes demorou tanto que eu cancelei a corrida e peguei um táxi (deu o mesmo preço que o Uber estimou).
Os taxistas de lá são mal falados, mas usei 2 vezes sem nenhum problema... Eu ia no lado deles com o GPS do celular na mão, pra intimidar mesmo.

Shelly
ShellyPermalinkResponder

Quero fazer um relato. Estou em Santiago e tive uma experiência ruim no restaurante 100 Montadito no Pátio Bela vista. Eu e meu marido jantamos , pagamos a conta e fomos embora esquecendo na mesa nossos documentos de identidade, nossos cartões de crédito e em torno de 50.000 pesos, tudo estava junto , amarrado com um elástico . Voltamos ao restaurante após 15 minutos para procurar e num primeiro momento disseram q só haviam encontrado meu cartão de crédito e minha identidade. Insistimos que estava tudo junto e magicamente uma garçonete apareceu e disse q a identidade e cartão de crédito do meu marido estavam caídos no chão . E o dinheiro, sumiu !!!! Cuidado com este restaurante!!!

Rodrigo Amorim

Olá!
Pretendo ir a Santigo do Chile mês que vem e vi que os voos mais baratos são com escala de ao menos 6 horas em Buenos Aires. Vale a pena sair do aeroporto durante a escala?

Olá, Rodrigo! Cuidado com esses vôos. Veja se não envolvem troca de aeroporto em Buenos Aires. Mesmo se não houver troca de aeroporto, a economia dificilmente vai compensar o transtorno e o aumento tempo de viagem para ir aqui do lado. Caso você queira mesmo ir nesse esquema, não invente. Essa parada não é uma oportunidade para turismo, não há tempo para nada além de aumentar o stress e acrescentar custos (sair e voltar de aeroportos sempre é caro, demorado e estressante).

Róridan
RóridanPermalinkResponder

Não é a mesma coisa daqui. No Chile existe e funciona, mas É PROIBIDO! Se você estiver sozinho, deve ir no banco da frente, para não dar na pinta. Se estiver acompanhado, um de vocês também deve ir na frente. No mais, tudo tranquilo!...

Paulo Ferreira

NÃO PEGUEM TÁXI EM SANTIAGO! Todos forma de alguma forma desonestos, exceto do aeroporto para o hotel. As autoridades deveriam tomar providências, policiais a paisana que pegasseem táxi nos pontos turísticos, pegariam vários desses ladrões e alguns perigosos

Alexandre Mendes

Srs.: Agradeço as dicas encontradas neste Site, todas excelentes. Estive em Santiago de 18/07/2017 a 24/07/2017 e foi maravilhoso. Adoramos a cidade e esperamos voltar, pois 7 dias foi muito corrido.

MARIA F G R VENTURA

Olá, estou embarcando para Santiago dia 01 de Setembro, daqui há 10 dias. Como estou indo com crianças e meu vôo chega 22h lá queria levar algumas coisas como leite em pó, biscoitos, iogurtes e doces na mala para eles comerem, pois chegaremos ao apto que alugamos bem tarde. Queria saber se é possível levar essas coisas na bagagem despachada, porque sei que o Chile tem uma política rígida com a entrada de alimentos no país. Desde já agradeço.

Olá, Maria! Nem pense em iogurte ou nada que esteja in natura.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi MARIA! O mais importante é que você declare esses produtos ao momento de entrar no Chile, no formulário que vão te entregar no avião. Biscoitos e doces podem entrar, o leite em pó só se estiver fechado e lacrado na lata. Já o iogurte acho que pode ser barrado, fora que pode estragar sem refrigeração. Carnes ou produtos que possam ter sementes (frutas ou feijão, por exemplo) não entram nem se estiverem com o Papa.
Depois de retirar suas malas despachadas da esteira, você vai passar pela aduana e pelo SAG (a Anvisa chilena), onde terá que entregar a declaração. Todas as malas passam por Raio-X, se você tiver declarado o fiscal só perguntará o que está trazendo e pode pedir para abrir a mala para ver o leite em pó. Se não declarar, a multa pode chegar a 500 dólares. Declarando você não deveria ter problema.